Rev. Augustus Nicodemus – 05/07/2015
06/07/2015Rev. Augustus Nicodemus – 05/07/2015
Fonte: Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
Legendas automáticas:
queria dizer então hoje pela manhã a nós estamos aqui em classe da escola dominical é uma mistura de pregação estudo não é eu sinceramente não consigo fazer muita diferença entre os dois para mim toda a pregação ela tem que ensinar ela não pode o objetivo da pregação não é entreter os crentes ou fazer os querem se sentir bem mas ensinar a palavra de deus e todo o estudo se também não for o aplicativo ou não pudesse ser aplicado ao coração do crente não faz sentido ficar coisa teórica então eu nunca soube fazer muita diferença entre é pregar são estudo bíblico no fim pra mim as duas coisas se confundem bastante mas hoje pela manhã nós vamos fazer uma exposição de lucas 12 de 13 34 sobre o lugar dos bens materiais na nossa vida lucas 12 de 13 e 34 vou pedir que você abra sua bíblia aí nessa passagem lucas 12 e 13 e 34 são palavras do senhor jesus eu gostaria de fazer algumas aplicações aí eu vou começar com a relevância desse assunto nós estamos vivendo uma época é de problemas econômicos em nosso país os especialistas eles embora um pouco divididos com relação à intensidade e tempo mas todos eles são com cortes em afirmar que o brasil está entrando numa um momento difícil momento econômico difícil causado por muitos fatores e que isso se dotar de acaba afetando a vida de todos nós todos nós tiramos o nosso sustento de algum lugar a atividade econômica todos nós estamos envolvidos na atividade econômica ou assalariados ou como empresários enfim aposentados tudo é todos nós temos de alguma forma alguma ligação com o que acontece no país e o que acontece no país acaba nos afetando de uma forma ou de outra nós fazemos parte do mundo a do mundo que está em desenvolvimento embora todo mundo diga que o brasil tem ficado para trás com relação a outros países como a índia a china por exemplo e nós temos toda aquela nossa tradição de opressão corrupção desigualdade pobreza fome e miséria violência e tudo isso particularmente acirrado nos últimos meses e com a alta do desemprego baixos salários à falência social em alguns aspectos e o grito de crise que nós o vimos em todo lugar o resultado é que as pessoas ficam ansiosas angustiados preocupadas e algumas de fato estão passando por necessidade sérias e os cristãos não são exceção eu costumo dizer você já me ouvirão fazê lo várias vezes que nesse ponto deus não sei que deus resolva na sua graça fazer uma diferença mas o que acontece com o inpi acontece também com o justo que acontece com descrente acontece também com crente numa época de recessão de inflação alta de estagnação econômica pouca atividade econômica o credit eles and isso no seu negócio no seu salário na hora de fazer a compra na hora de colocar as contas de casa na ponta do lápis e vai-se disso também da mesma forma que um que um descrente a não sei que deus irá colocar a mente e livrá lo disso mas o normal é que nós sofremos com o resto dos cidadãos brasileiros não vamos esperar que o fato de sermos crentes garante uma espécie de isenção dos problemas que assolam nosso país e nessa situação várias questões podem se levantar do tipo ah sim de que maneira nós devemos encarar essa situação qual o lugar dos bens materiais na nossa vida e assim por diante e é isso que nós gostaríamos de tratar nessa manhã no texto que nós temos diante de nós jesus traz primeiro uma palavra aos irmãos que têm alguma posse aqui nesse mundo e depois ele dá uma palavra aos que não têm então eu acho que você vai se encaixar num dos dois né então essas questões elas não são novas na época de cristo na época do senhor jesus a situação econômica era relativamente tranquila embora houvesse sempre à sombra do fato de que a palestina estava debaixo do jogo romano e os romanos impunham pesados impostos aos países conquistados então haviam tributos que deveriam ser pagos taxas e uma certa limitação imposta pelo governo romano quanto o desenvolvimento econômico porque não era muito do interesse dele que os países conquistados desenvolvesse uma espécie de autonomia financeira por isso que o império romano mandava procuradores mandava governadores que se instalavam naqueles países conquistados e dirigiu toda a questão econômica parte tributária toda aquela atividade é financeira passava por procuradores governadores como por exemplo pôncio pilatos que era enviaram de roma exatamente para cuidar de tudo aquilo então não era uma época muito boa financeiramente a palestina tinha você palestina poderia encontrar judeus que tinham posses de um propriedade geralmente eram herdadas via de família era herança de família que ele recebeu dos seus pais e certamente passaria também para os seus filhos havia judeus que eram bons negócios antes nós temos no dizem que o comércio dos judeus havia se espalhado por toda a palestina a por todo o império romano isso fica claro por exemplo quando paulo está pregando o evangelho a um império romano ele chega numa cidade ele vai direto para uma sinagoga a sinagoga sinal da presença judaica naquela cidade e havia sinagogas em praticamente todas as cidades os judeus eram muito ativos comercialmente onde eles iam para começar um comércio um negócio eles abriram também uma sinagoga onde eles freqüentavam no sábado então você encontrava judeus que eram é comerciantes era um homem de posses tinham propriedades enquanto você pode encontrar judeus que eram latifundiários que tinham rebanhos há muitas plantações e e gente trabalhando pra ele e nalguns desses se interessavam com é pelo senhor jesus e alguns deles seguiram jesus e do outro lado você tinha gente que parecia o passava por dificuldades financeiras você tinha desde aquele que é extremamente pobre e que vivia da esmola e da caridade geralmente eram os excluídos o pessoal que tinham de deficiências físicas não é como hoje e que as pessoas que têm deficiência física graças a deus elas têm ainda poderia ser melhor mas já é bem melhor do que era antes elas têm acesso a muitas coisas hoje naquele tempo a pessoa que era deficiente e aleijados ego o banco ele não tinha menor possibilidade a única alternativa realmente era viver de esmolas por que não não tinha mais nenhuma possibilidade lembra que não tinha trabalho intelectual muito naquela época o trabalho era braço uma pessoa que tivesse deficiência física estava impedido de trabalhar na roça trabalhar no comércio cuidar de ovelhas a ser vendedor e uma série de outras coisas ela não tinha muita outra opção e você tinha as viúvas por causa das guerras as viúvas eram muitas e consequentemente também os órfãos que eram bem desamparados também e pequenos comerciantes você tinha muito jornaleiros soldados quando fala o jornaleiro venda vem do termo jornal que era o termo que se usa para o salário diário o jornaleiro alguém que trabalhava pelo pela paga de união diarista então ele podia trabalhar numa cuidando de de porcos ele podia trabalhar cuidando de fora da palestina nem pequeno não tinha porcos para criar a aba podia cuidar de delegado cuidar de cuidá la à terra enfim a todos aqueles trabalhos manuais e ele ganhava por dia ele era um diarista era chamado jornaleiro que ele fazia isso há pequenos comerciantes já falei então não tinha classe média como nós temos hoje face médio estaria mais ou menos ali no meio não era gente que é muito rica mas também não é gente que não tem nada classe média é um fenômeno do mundo ocidental moderno é que é relativamente novo mas naquela época ou você era patrão você era empregado sendo dia para servir esses padrões veículos não tinha ali nada no meio e é nesse contexto que jesus estava ministrando e nós temos que lembrar também que embora jesus não fosse um rabino ordenado não é mas ele era reconhecido como mestre e os mestres naquela época eles falavam não somente acerca das coisas pertinentes ao reino de deus as coisas espirituais mas as pessoas procuravam os mestres para obter ajuda em questões práticas do dia a dia você encontra muita gente chegando pra gente de acordo com os evangelhos com perguntas e questionamentos que não têm a ver diretamente com a vida espiritual como é o caso aqui desse homem que se aproxima de jesus com uma pergunta versus 13 e 14 do capítulo 2 jesus está falando à multidão e nesse ponto penso 13 um homem que estava no meio da multidão lhe falhou lhe falou mestre ordeira meu irmão que reparta comigo a herança então como eu disse jesus era um mestre dos mestres costumavam receber pedidos de orientação sobre qualquer assunto da vida e esse homem particular queria que jesus intercedesse junto talvez ao seu irmão mais velho noel queria que jesus intercedesse junto ao seu irmão para resolver um problema de partilha resolver um problema de partilha de uma herança provavelmente tinha havido um impasse ninguém estava chegando no acordo e aquele moço resolveu recorrer a jesus talvez pensando que a influência de jesus o prestígio de jesus tinha poderia comoveu o seu irmão a fazer uma partilha justa mas a resposta de jesus foi no verso 14 homem quem me constituiu juiz opart dor entre vós pode parecer meio rude mas o fato é que jesus não quis se envolver com aquela questão e eu penso que a razão é está clara nos versos seguintes nos versos seguintes e quando jesus então fala a respeito das riquezas e na sequência da falta delas vamos então tentar entender a palavra do senhor aqui pra a multidão tomando como gancho como dica a pergunta daqueles daquele moço então a resposta de jesus está aí quem me constituiu juiz ou parte do entre vós ele dá duas orientações então com relação aos bens materiais a primeira é nós temos que nos guardar de toda e qualquer varejista verso 15 então lhes recomendou falando agora para a multidão não somente para aquele moço também para aquele moço mas pra toda a multidão tende cuidado e guardai vos de toda e qualquer avareza avareza é o desejo ea ambição de você ter mais e mais é o espírito daquele que emprega todos os meios para tirar proveito de qualquer situação desde que ele tenha lucro avareza e amor ao dinheiro é apego ao dinheiro e foi isso que jesus detectou naquele homem por isso que ele não quis fazer parte ele não quis ajudar aquele rapaz porque o problema naquele rapaz não era um problema técnico vamos dividir a herança de fazer uma conta o problema era o motivo que o levou a procurar jesus é que o coração dele estava naquilo e se você dá uma olhada no contexto dos versos anteriores do verso 1 até o verso 12 jesus está dizendo aos discípulos não vivam anciosos não vivam preocupados porque deus vai cuidar de vocês e deus vai dar orientações nas questões mais difíceis da vida e parece que aquele moço que estava lá no meio da multidão não estava escutando isso resulta a dizer exatamente isso não se ocupem com a vida de vocês aí ele interrompe jesus diz mesmo posso fazer rapel o senhor pode me ajudar aqui eu tenho a minha parte de uma herança se escutou nada do que eu disse jesus podia dizer pra ele se sentava pensando que eu falei porque porque o coração daquele homem estava naquela herança aquilo ocupava os seus pensamentos ele só pensava naquilo dia e noite o que eu vou fazer quando recebi a minha parte em que eu vou gastar que propriedade e vou comprar que tipo de roupa eu vou poder ter agora ele só pensava naquilo por isso a advertência de jesus tende cuidado que guardai vos de toda e qualquer avareza a causa daquele moço até que podia ser justa mas a motivação dele era errada por isso o senhor jesus disse eu não vou te atender quem é que me colocou como juiz e partidor de vocês eu não quero nada a ver com esse assunto gente o amor ao dinheiro é o grande motor da maioria das questões e brigas na humanidade em tiago capítulo quatro versos de 1 a 2 tiago pergunta de onde vêm as contendas e brigas e ciúmes que há entre vocês se não dos desejos que militam no vosso coração da cobiça do desejo de ter mais que está no coração de vocês e de fato a raiz das guerras das dissensões hahahha a raiz de muitos dos problemas da humanidade e da igreja é o amor ao dinheiro pessoas apegadas ao dinheiro que olham pro dinheiro como sendo o seu salvador e até o seu deus quando entra dinheiro na história se separam casais amigos irmãos e até igrejas quando às vezes a questão é dinheiro não dinheiro mas amor ao dinheiro veja como paulo fala lá em 1ª de mote o capítulo 6 no verso 9 os que querem ficar ricos os avarentos cai em tentação e cilada em muitas concupiscência sensatas e perniciosa as quais afogam os homens na ruim na perdição porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males e alguns nessa cobiça se desviaram da fé ea si mesmos e atormentaram com muitas dores o amor ao dinheiro e raiz de toda sorte de males gente que vivia muito bem famílias unidas na hora que o chefe da família morre e vem a partilha dos bens aí o pau quebra que antes era amigo irmão agora vira inimigo e não poucas vezes vai parar nas barras do tribunal porque entrou dinheiro você já viu o que vem depois por isso jesus aqui diz cuidado com a avareza não seja o começo em mons a causa pode até ser justa mas o que está por detrás é um amor ao dinheiro amor ao dinheiro essa exortação que jesus da então para os que têm bens aqui nesse mundo os que pretendem ter bens desse modelo dá uma segunda palavra também ainda no verso 15 cuidado com toda a avareza porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui a vida de um homem não consiste na abundância daquilo que ele possui nós não devemos pensar que a vida se resume aos bens materiais esse é o quadro típico da sociedade moderna não é as pessoas pensarem que a vida se resume aos bens materiais por isso as pessoas se dedicam a ael o alvo da vida delas é amealhar mais é ter mais é se sentirem seguras porque elas têm uma conta bancária gorda tem uma poupança um plano de aposentadoria têm propriedades as pessoas se dedicam a obter isso durante a sua vida fazem disso a coisa mais importante eu não estou dizendo que isso tá errado e jesus não está dizendo que isso tá errado isso aqui tá errado quando a motivação é a avareza como talvez aquele moço que queria a partilha dos bens nas cadeiras não tava errado mas o problema era o motivo avareza um apego aos bens materiais o amor estas coisas e aqui jesus contou uma parábola para ilustrar esse ponto de que a vida de uma pessoa não consiste nos bens que ele possuía uma palavra muito conhecida vamos ler do verso 16 a 21 ele proferiu ainda uma parábola dizendo o campo de um homem rico produziu com abundância e razoável consigo mesmo dizendo que farei pois não têm onde recolheu os meus frutos e disse farei isso destruirei os meus celeiros reconstruí los ei maiores e aí recolher ei todo o meu produto todos os meus bens então direi a minha alma tem em depósito muitos bens para muitos anos descansa come bebe e regá las mas deus me disse louco essa noite que pediram a tua alma e o que tem se preparado para quem será assim o que interessou era pra si mesmo e não é rico para com deus aos olhos do mundo esse homem era muito esperto era um homem bem sucedido era o homem que provavelmente participaria desse estoque shows e desses problemas que existem na televisão hoje dando entrevista a respeito das chaves dos seus e muita gente olhar admirado e dizer eu quero ser como essa pessoa aos olhos do mundo e se eu era muito bem sucedido ele enriqueceu ele venceu na vida continuava enriquecer os seus campos estavam produzindo cada vez mais ele tinha visão ele estava pensando em expandir os seus negócios porque o que ele tinha já estava pequena visava expandir não tem que em vez de ser um cara bem conservador não ele era é visionário ele queria enfrentar seus negócios era uma pessoa que economizar vá poupava não dava nada ninguém segurava o seu dinheiro tinha um plano de aposentadoria muito bom o plano dele era viver de renda e gozar a vida depois que a ele fizesse a segunda etapa dos seus negócios seria maior do que a primeira ele iria então dizer pronto agora eu vou viver um avô viajar e conhecer o mundo né meu negócio está crescendo está rendendo eu tenho um estoque tem tudo o resto da vida então eu vou aproveitar a vida não é esse o quadro exato do homem moderno parece que jesus estava vivendo e nossos dias porque esse é o quadro de sucesso que as pessoas almejam esse é o modelo padrão que muitos jovens que estão agora terminando a universidade entrando no mercado de trabalho e eu quero ser assim eu quero começar um negócio quero começar a trabalhar prosperar e vou expandir e depois de uma certa altura vou ter o suficiente para me aposentar e gozar a vida o que estava errado o que tá errado com esse quadro aqui que parece tão bom diante do dos olhos modernos que está errado com ele o primeiro eu vou dizer o que não está errado né primeiro não é errado ser rico não é errado ter um bom negócio negócio próspero o negócio de rende bem isso aqui não tem nada de errado tem nada na bíblia contra isso promete diz que aquele que é diligente aquele que é trabalhador aquele que faz as coisas corretamente aquele que que investe no seu negócio algum livro de provérbios diz a o trabalhador tenha mão remista esse vai empobrecer mas o dirigente esse vai e que esse livro de provérbios está cheio de administração contra o preguiçoso contra o vagabundo e se sair não vou para lugar nenhum mas o que trabalha sim esse vai colher o fruto do seu trabalho então o problema não é que o homem era dirigente o problema não é que o homem tinha posses o problema é que ele não era nem desonesto jesús molina jesus está dizendo que ele era desonesto parece que o trabalho dele era um trabalho decente estava tudo certo ele não era e ele não chegou nesse ponto com desonestidade e também um erro dele não é que ele está planejando o futuro que às vezes as pessoas pensam você não sabe quem vai acontecendo a bíblia contra planejar o futuro e acho que devia ter um plano para sua vida que você planeja ser como é que vai ser o futuro e de que maneira você vai viver quando você fica velho que não poder trabalhar se aposentar e vai viver e que se está planejando casar ter filhos como é que vai ser penalizado com isso aqui não tem nada errado com esse homem dessa perspectiva mas quando você olha para esse quadro do ponto de vista cristão do ponto de vista da bíblia se perceber algumas coisas primeiro que esse homem não pensava em ninguém além dele mesmo a palavra eu aparece 12 vezes ou implicitamente como sujeito oculto do verbo ou explicitamente eu farei isso eu farei aquilo direi a minha alma eu eu eu o homem só estava pensando nele não está pensando em mais ninguém segundo não tem lugar pra deus nos planos desse homem onde está deus aqui nos planos dele tem plano nenhum deus não aparece aqui isso aqui é o que nós chamamos um ateu na prática ele está planejando a vida dele imaginando como vai ser a vida dele e deus não está presente esse homem se jesus está contando essa parábola aqui no contexto judaica até que poderia ser um judeu geralmente os judeus eram religiosos mas quando chegou na parte de dinheiro esse homem deixou deus de fora quando chegou na na na hora de planejar o seu negócio tratado seus negócios deus não era uma opção deus não era uma variável não tá que tá completamente ausente e não são poucos os que são com esse homem que tem uma religião que vem na igreja que leu a bíblia tem uma vida devocional com deus mas quando se trata de finanças de negócios dos bens de das coisas dessa vida não tem diferença nenhuma entre ele e um homem que não conhece a deus diferença nenhum deus estar de fora dos planos desse homem e outra coisa que estava errado aqui e que é parecida com isso é que o homem não pensava em nada além dessa vida todos os planos dele estavam relacionados ali com o presente ele até pensava que a viver muito óleo velho 19 tem sim depósito muitos bens para muitos anos ele pensava que ele ainda viver muitos anos mas só não tem nada falando do além do que vem depois nem pra ele a vida se resume aquilo ali e quando morrer se então tudo teria terminado e aí venha penetrante pergunta do senhor verso 20 deus lhe disse deus quando aparece aqui ele aparece não ao lado do homem mais para confrontá-lo deus lhe disse louco esta noite de pediram a tua alma e o que tem se preparado para quem será porque aquele homem era louco todos os motivos que eu disse pra vocês aos olhos dos homens ele era sábio mas aos olhos de deus ele era completamente louco ele pensava que ia viver muito ele pensava que os bens lhe dariam segurança eles pensavam que os bens materiais era tudo que existia e que não há nada depois da morte louco esta noite de pediram a alma você passou a vida toda correndo atrás das necessidades do seu corpo e do seu conforto mas ea sua alma ele não fez provisão nenhuma pra alma dele ele não se preocupou com a alma somente com as coisas dessa vida e naquela noite deus lhe pediam ele haveria de morrer naquela noite compareceria diante de deus para julgamento completamente despreparado porque ele passou a vida toda correndo atrás das coisas aqui desse mundo e não cuidou da sua alma ea pergunta de deus pra ele o que você preparou vai ser para quem não vai te ajudar na hora do juízo na hora que você comparecer diante de deus sua conta bancária não é ter menor influência em suas propriedades vão ter a menor influência seus títulos de suas ações o que você tiver no seu negócio vai ter menor influência quando você chegar diante de deus o que você passou a vida toda fazendo de que vai lhe servir aqui está um exemplo de um homem que jogou fora sua vida toda e embora pareça que aos olhos do mundo ele tenha sido um homem bem sucedido mas na verdade ele estava jogando fora sua vida de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma é isso que jesus está dizendo aqui o que tem se preparado pra quem será não vai servir para nada tem um ditado espanhol que lhes assim a mortalha não tem bolso ou seja você não leva nada mortalha não tem bolso o corpo dele ainda estaria quente no caixão e os herdeiros já estariam brigando já começar a briga ou então rindo e se divertindo e gastando tudo o que aquele homem passou a vida toda acumulando em resumo que jesus está querendo ensinar aqui é os seus discípulos que têm bens opostos irmãos guardemos da avareza a vida de uma pessoa não consiste na quilo que ela tem não gastar nossas vidas um acúmulo de patrimônio e se esquecer de deus volto a dizer o problema a onu não há nada errado com a diligência com a prosperidade financeira que deus concedeu esse a todos vocês própria prosperidade financeira que ele fizesse isso amém o problema não é esse o problema é como você lida com isso é como você olha para as questões financeiras para os recursos e jesus aqui está proibindo a avareza o materialismo e você se concentrar nessas coisas a ponto de você esquecer que você tem uma alma que você tem uma alma de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma em seguida jesus se dirige aos que não têm e isso foi para os que têm eles se dirigem aos que não têm do verso 22 até o verso 34 o senhor jesus orienta então aqueles aqueles discípulos é como se a primeira parte ele falasse para a multidão e na segunda parte ele se virar se para os discípulos noites disso não é que não havia discípulos que tivessem posses mas geralmente os discípulos de jesus pelo que a gente lê nos evangelhos era do pessoal das classes mais baixas da sociedade então ele se vira para o município é como diz aí no verso 22 a seguir dirigiu-se jesus aos seus discípulos dizendo por isso eu vos aliviarei não andeis anciosos pela vossa vida quanto ao que a vez de comer nem pelo vosso corpo quanto ao que a vez de investir porque a vida é mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes observar os covos os quais não semeia não sei falar não tem dispensa em celeiros todavia deus o sustenta quanto mais valeis do que as aves qual de vós por ansioso que esteja pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida se portanto nada podeis fazer quantas coisas mínimas por que andais anciosos pelas outras observar os lírios do campo eles não ficam não tecem nem tecem eu conto vos afirmou que nem salomão em toda sua glória se vestiu como um deles como qualquer deles ora se deus veste assim a eva que hoje está no campo e amanhã avançará no forno quanto mais tratando-se de vós homens de pequena a fé não andeis pois a indagar o que a vez de comer o bebê e não vos entreguei a inquietações porque o gentil de todo mundo que procuram estas coisas mas nosso pai sabe que necessitais delas e aí o senhor dá quatro orientações na verdade três orientações primeira busca antes de tudo seu reino e estas coisas vos serão acrescentadas segunda não tem mais o pequeno rebanho porque vosso pai se agradou ainda realizou seu reino terceira vendem os nossos bens e da esmola fazer para vós outros bolsas que não desgasta em tesouro neste incrível inextinguível nos céus onde não chegou o ladrão nem a traça consome porque onde está o vosso tesouro aí estará também o vosso coração a primeira parte nós já vimos foi com relação aos bens materiais e agora quando eles falta ou quando nós não temos a orientação de jesus em primeiro lugar no verso 22 é que nós não devemos andar anciosos não andeis ansiosa palavra ansioso no grego é uma palavra que na raiz da na língua original significa dividido uma pessoa ansiosa uma pessoa dividida a mente dela não está coesa não tem harmonia exatamente porque a mente está dividida é que a mente fica trabalhando trabalhando procurando encaixar resolver o quebra cabeça unir os pontos fechar conta a mente está dividida aí isso é a ansiedade isso é ansiedade e jesus nos diz aqui que nós não devemos estar ansiosos com as coisas básicas da vida como aquele rico que ele acaba de escrever na parábola não há desvio osos pela vossa vida ou seja com aquelas coisas que são necessárias para a vida como comida e bebida e comida bebida e vestuário não não se preocupem não andem inquietos não fiquem ociosos deprimidos a com relação a estas coisas que são necessárias para viver e ele dá quatro razões para isso nos versos seguintes a primeira é que deus das coisas mais difíceis e quanto mais as mais fáceis 23 a vida é mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes se deus deu a vida e se deus deu corpo com muito mais facilidade como civis houvessem deus fácil ou difícil mas falando humanamente com mais facilidade deus que deu o corpo vai das vestes para o corpo e o deus que deu a vida ele vai dar aquilo que é necessário para manter a vida quando nós pensamos em deus como o autor da vida o criador da raça humana sustentador de todas as coisas já quitamos diante dele a segunda razão que jesus coloca está aí nos versos 24 27 e 28 deus sustenta as criaturas mínimas quanto mais o homem foi feito à sua imagem e semelhança 1024 observar os covos os quais não semeiam nem ceifam não tem dispensa nem celeiro todavia deus o sustenta quanto mais valentes do que as aves deus sustenta os corpos que eram pássaro que é meio que é que depende a viver do que ele achava morto né é o comia qualquer coisa o povo come do que viesse o que encontrasse e ninguém nunca viu um corpo com enxaqueca pensando que ele vai comer no dia de amanhã é o tomando algum tipo de remédio para ansiedade pensando que queria comigo que deus os sustenta o ponto de jesus s deus cuida das criaturas mínima socorro aqui é colocado como a menor das criaturas talvez porque é aquele animal urubu não é espécie de urubu e seus sustentos urubus né quanto mais você não vale mais do que o urubu você foi feito à imagem e semelhança de deus e se deus cuida da menor das suas criaturas quanto mais é de você que foi feito à sua imagem e semelhança o mesmo argumento aparece aí no verso 27 olhem os lírios flor flores do campo eles não ficam não tece conteúdos afirma que nem salomão com toda a sua glória se vestiu como qualquer um deles os lírios eram florzinhas que a cobriam as ruas campinas da palestina durante a primavera eram havia lírio branco é vermelho azul amarelo muito bonitos mas quando o sol saía e eles queimavam e ressecável a dona de casa passava cortava aquilo ali e levava para servir de combustível para o fogão no verso 28 deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã lançada no forno quanto mais tratando-se de vós homens de pequena fé ora se deus cuida de vestir a 11 essas plantas se ele assim faz isso de uma maneira tão bonita a planta dura poucos dias e vai terminar lá no fogão da dona de casa será que deus não vai vestir você será que deus não vai cuidar para que não lhe falta e vestuário homens de pequena fé e com isso jesus colocou o dedo na ferida a pequena fé a falta de confiança em deus é que leva muito dessa inquietação dessa preocupação com o futuro dessa angústia com relação às coisas que vão acontecer um terceiro argumento de jesus nós não podemos realizar coisas mínimas quanto mais as maiores daí porque angustias diversos 25 e 26 qual de vós porém ansioso que esteja pode acrescentar um cover do o curso da sua vida se portanto nada podeis fazer quantas coisas mínimas porque andares ansiosas pelas outras o argumento de jesus aqui muito simples ele diz assim a você por mais angustiado que você esteja você pode acrescentar um côvado a sua vida ninguém sabe direito o que jesus está querendo dizer aqui porque como a do tanto pode ser uma medida de tempo pode ser usada para medir o tempo quanto pra medir a distância assim for a distância da cerca de 50 centímetros ou o poucos centímetros então por mais que você se preocupe você consegue acrescentar alguns minutos a sua vida ou você pode aumentar 5 centímetros da sua estatura é uma dessas duas coisas que jesus está dizendo se você não pode fazer uma coisa mínima que é antes que você vai ver os dez próximos minutos porque está preocupado com outras maiores se você não sabe o que vai acontecer daqui a quinze minutos você não pode aumentar isso na sua vida que está preocupado com o que vai acontecer amanhã a preocupação não vai resolver nada na última argumento dele verso 2930 existe uma grande diferença entre nós e as pessoas que não confiam em deus ou pelo menos deveria haver não andeis pois todo 29 não andeis pois a indagar o que a vez de comer ou beber e nem se nem vos entreguei a inquietações se entregará inquietações é muito comum hoje né a pessoa está entregue às inquietações ela desistiu de ter pais ela desistiu de lutar pela tranquilidade mas ela se rendeu às demandas ela está em que ela vivia ansiosa ela vive muito preocupada jesus diz vamos entregar a inquietações e lhe dá um motivo aqui verso 30 porque os gentios' de todo mundo é uma expressão que ele usa para dizer o não judeu portanto aquele que não conhece a deus e que adora outros deus o gentil de todo mundo que procuram estas coisas eles é que vivem atrás disso porque os deuses deles não são como o nosso deus e como é o nosso deus final do curso 30 ele sabe o nosso pai sabe que você necessita destas coisas os deuses pagãos não se envolviam a esse nível com os seus adoradores mas o nosso pai o nosso deus primeiro ele é pai e ele sabe exatamente daquilo que nós precisamos então quando nós estamos entregues a inquietações o que vai acontecer amanhã crise brasileira o negócio vai acabar eu não vou ter emprego vou sair da universidade não vou ter um trabalho e tudo quando a gente se entrega às inquietações é como se a gente tivesse dizendo pai eu não não acredito que vai cuidar de mim e eu não confio que vai dar conta e aí você exatamente como os pagãos e os seus deuses você é como pagam os seus deuses existe uma grande diferença nós temos um pai celeste que sabe do que é que nós necessitamos de jesus como eu disse termina com três orientações já estamos caminhando para o final eu vou dar depois a oportunidade para perguntas e respostas ele daqui três orientações para todos é como se ele fechasse aquele episódio ele se dirige à a a multidão e aos seus discípulos com três orientações de cada uma dessas orientações é seguida de uma promessa três orientações e cada uma delas seguido a promessa primeiro primeira orientação à luz de tudo isso que ele falou cuidado com a avareza a a vida de um homem não não se resume aos bens que ele tem a não passem a vida toda de vocês dedicados a prosperar financeiramente em detrimento dos cuidados e espirituais não andem anciosos com relação ao futuro quanto ao que comer beber a não se entreguem a inquietações no final disso ele dá três orientações práticas a primeira no verso 31 buscai antes de tudo o reino de deus e estas coisas vos serão acrescentadas aqui a primeira orientação prática o nosso foco é o reino de deus as coisas referentes a deus ao seu filho jesus cristo a vontade dele pra mim agradar a deus e ainda nos caminhos de deus eu estava ouvindo um monte com quando a gente estava vindo ontem de paracatu química e eu no carro ela vinha lendo um livro ela sempre faz isso vai me deixar acordado a filha vinha lendo o livro sobre aconselhamento estava lendo lá um exemplo de um monte de um casal a que ilustra bem essa questão de buscar em primeiro lugar o reino de deus casarão ele/ela trabalhavam e ambos queriam progredir na carreira e de repente ambos receberam eles viviam numa cidade onde tinha uma igreja muito boa era uma igreja que pastoreava tinha palavra tinha escola dominical muito ativa e eles estavam vivendo uma vida muito boa e espiritualmente falando na fase muito boa e de repente receber um convite para ir para uma outra cidade onde lá o emprego era melhor e eles teriam condição de prosperar financeiramente ainda mais e aí sem pensar muito a única coisa que eles fizeram eles resolveram aceitar a oferta disseram sim e depois foram no google procurar onde é que tinha uma igreja se mudaram para lá resultado não tinha igreja boa acabaram ficando lá de igrejas mais igrejas que não alimentavam igrejas que eram voltadas para a teologia da prosperidade igrejas é que estava com um problema lá a água e fim eles não encontrar um lugar onde eles pudessem ter comunhão ser instruídos e orientados resultado depois de um ano a situação financeira deles tinha melhorado depois de um ano ele já não queriam saber mais voltava muito desanimados com relação às coisas de deus será que vale a pena será que vale a pena qual é a prioridade da sua vida buscai primeiro o reino de deus e as demais coisas serão acrescentadas deus vai cuidar de você às vezes um aquilo que parece ser um passo a mais na sua vida financeira pode representar um retrocesso na sua vida espiritual e aí que vem a grande pergunta qual é a prioridade da sua vida de repente outro emprego no outro lugar que vai deixar você longe da sua família você não vai ter tempo mais para ler a bíblia para orar gastar tempo com deus as armadilhas são muitos os desafios são muitos e quando a gente coloca ganhar dinheiro e prosperar em primeiro lugar no fim a nós vamos podemos nos ver na situação daquele rico incensado segundo a orientação de jesus verso 32 não tem mais o pequeno rebanho porque porque vosso pai se agradou em davos o seu reino segundo a orientação de jesus é não tenham medo aqui nesse mundo não tenham medo porque ao pai agradou pequeno rebanho dar a vocês o reino deles dele o reino de deus é tudo é o mundo cosmos universo vocês são herdeiros de deus ele chama pequeno rebanho para dizer sim nós somos poucos e somos frágeis mas nós somos herdeiros do dono do mundo então não tenha medo mesmo que a gente pareça tão vulnerável aqui nesse mundo não tenha medo porque deus lhe prometeu o reino dele eu acho que você já viu isso na traseira do caminhão teologia pura né eu não sou o dono do mundo mas o filho do dono já viu isso na traseira do caminhão eu não sei se o caminhoneiro é crente mas aquela tecnologia perfeito não sou dono do mundo mas o filho do dono e é exatamente isso que está dito aqui por isso não tenha medo a terceira orientação ea mais difícil que é uma das passagens mais difíceis de lucas 33 vender os nossos bens e da esmola fazer para vós outros bolsos que não desgastem tesouro neste incrível nos céus onde não chega o ladrão nem a traça consome e aí a promessa ficou com o argumento onde está o vosso tesouro aí estará também o vosso coração a grande pergunta que se levanta 9033 se jesus está dizendo isso literalmente se ele está dizendo para os discípulos vendam tudo o que você tem o que vocês têm e dengue esmola aos pobres é isso que ele está dizendo tem várias respostas a essa pergunta sim jesus está dizendo isso literalmente essa foi uma interpretação que foi adotada durante a idade média e que deu dois resultados dos resultados primeiro à criação dos grupos comunitários que mais tarde na reforma protestante desembocaram em é comunidades como os gêmeos são pessoas que não têm posses o que eles têm deles vivem em colônias aonde eles criam seus filhos e ninguém tem nada que é próprio deles ah mas é a vida comunitária repartida a tem muitas dessas comunidades nos estados unidos na europa também há eu penso que boa parte quando surgiu o movimento de - símbolos os menonitas eles tinham essa idéia mais ou menos depois alterou um pouquinho mas ao longo da história da igreja alguns grupos e entender o que jesus estava dizendo aqui que é proibido para o crente ter propriedades ele tem que viver em comunidade com seus irmãos ele não ele não deveria ter propriedade porque as riquezas são um entrave para a vida do crente elas podem se constituir um entrave eles não estão totalmente errado riqueza e bens e propriedades pode ser mesmo entrave na vida do crente é uma grande tentação se ele não souber lidar direito com isso aí mas nós não queremos que essa interpretação correta uma outra linha de interpretação literal disso aqui foi a que criou a os mosteiros a eles interpretaram que jesus tinha dois ensinamentos para os crentes em geral era permitido ter propriedades mas para os discípulos já que ele está falando sprurs discípulos os apóstolos então eles não poderiam ter bens nem propriedades isso desembocou na idéia do voto de na idade média o o o acre ação dos mosteiros e os padres que fazem o voto de obediência de pobreza e castidade o voto de pobreza era baseado nisso padre não tinha nada não tinha nada não casava com ninguém e era obediente a o seu superior então é essa é a orientação foi dada na idade média baseando se nisso aqui mas eu prefiro uma interpretação é que eu entendo faz mais justiça o que jesus está dizendo aqui quando você lê se a gente tem que ler o texto à luz do contexto maior do livro de todo novo testamento eu tenho que jesus embora colocando de forma tão radical aqui o que ele está dizendo pode ser explicado a em casos como o do jovem rico que é narrado aqui nesse próprio evangelho o moço que chega pra jesus e diz assim o que eu faço para herdar o reino de deus jesus diz você conhece os mandamentos já guardei tudo jesus olhou pra ele disse então venda seus bens deus pobres e me siga e você terá um tesouro no céu o jovem virou as costas e foi embora mostrando que tinha um andamento que não guardava não cobiçarás então em casos em que a riqueza é um tropeço essa palavra de jesus vale é melhor você ser pobre se a riqueza é um tropeço pra você se desfaça desse negócio se desfaça desses bens entregue a briga e qual o problema é a partilha abra mão da sua parte é isso que jesus está dizendo quando a riqueza for um tropeço intransponível entre você em deus que está criando divisão está criando problema está acabando com sua vida espiritual se livra disso pois o que ele disse é um jovem que quer ver uma outra situação zaqueu estou pensando em situações do próprio evangelho de lucas em que isso pode ser aplicado já que era um homem muito rico mas ladrão desonesto quando ele conhece jesus ele se levanta lá na festa que deu a jesus e disse eu vou dar os pobres metade dos meus bens e roberto devolvo quatro vezes mais certinho aqui está um caso em que isso se aplica quando você vai usar o dinheiro você tem pra reparar os erros e os pecados que você cometeu as injustiças que você cometeu quem você defraudou quem você roubou então vendo que você tem e pague coloque senhora diante de deus é mais uma situação em que você pode fazer isso ou então você tem tem abundância e você conhece gente que não tem está passando necessidade e graças a deus porque muitos crentes fazem isso crentes a quem deus deu prosperidade por gratidão a deus eles vendem uma propriedade pegam uma cota ações pega dinheiro e eles dão livremente para abençoá outras pessoas a história da igreja está cheia de exemplos de irmãos que têm posses e que prosperaram financeiramente e que voluntariamente deram muitas avultadas somas de dinheiro pra sustentar os pobres necessitados e obra missionária em resumo o que jesus está dizendo aqui a melhor maneira de você combater a avareza é você dar vender os nossos bens da esmola a ele fala que faça pra você uma bolsa que não se desgaste quando é que peço é para entender isso aqui é que o pessoal guardava dinheiro naquele tempo tinha banco eram bolsas de couro cheia de moedas que era colocado embaixo da cama do armário não sei só que jesus diz aquela bolsa de couro ela desgasta nem com os anos o metal vai corroer metal vai em ferro já é a palavra que usa embora ouro e prata não enferruja mas ele cria uma crosta com o tempo nem parece hoje aquilo passa é melhor você ter o o o bolsa no céu porque lá não chega o ladrão ea traça não consome boa parte daquela da riqueza naquela época investidos né o homem rico ele tinha as roupas respondessem vários exemplos no novo testamento de sua linha de roupas é fã de santis fazia parte da riqueza hoje em dia é celular e carro não é naquele tempo era túnica nesse pedrosa era sinal de riqueza de opulência celular não todo mundo tem hoje no celular mas não só o iphone de ouro aqui vender os nossos bens e aí fazem para vós bolsas que não se corrompe investir 34 porque onde está o vosso tesouro aí estará também o vosso coração se o seu tesouro está aqui nesse mundo seu coração vai estar aqui se pode estar na igreja você pode freqüentar a igreja mas isso aqui é um apêndice mas onde está o seu tesouro que é mais importante para você o único o que é valioso pra você porque a resposta a essa pergunta vai dizer onde é que você está diante de deus você vai ser como aquele rico em insensato ou você vai ser como pequeno rebanho que não tem queridos pra todos estes casos a solução sempre é dar generosamente eu quero terminar aqui perguntando nem pedindo que você faça essa análise qual a diferença entre você e os que não têm a deus no que se refere às questões financeiras e econômicas e materiais você poderia apontar alguma coisa que identificasse você como crente nessa área há pessoas que como eu disse participam da vida da igreja já compreenderam o caminho da salvação sabem há muita coisa relacionada à doutrina mas quando se trata de negócios dinheiro propriedade economia eles agem idêntico ao mundo é você um deles a sua ética financeiro maneira como é que você olha para essa questão do dinheiro outra pergunta quem você dado prioridade há certas coisas que não o reino de deus ambiciona vencer na vida acima de tudo e se preocupa com isso esquecendo de dar tempo para a sua alma para o seu coração para as coisas de deus para estar com os irmãos se tem separado tempo para cultivar comunhão com deus a palavra final se você tem sido abençoado materialmente por deus meu irmão cuidado com a avareza não pense que a prosperidade é sempre um sinal do bom relacionamento com deus porque não é lembre se dá graças a deus e acima de tudo seja generoso reparta invista no reino abençoe a vida de outras pessoas com aquilo que deus me deu se você está apertado financeiramente não fica ansioso não mury contra deus e contra os outros e por incrível que pareça contribua o fato de que nós estamos apertados não quer dizer que nós não podemos contribuir porque sempre vai ter gente mais apertado do que você precisando da sua ajuda sempre vai ter sempre vai ter finalmente aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho ânimo eu se sabe quando é que se não sei se vocês notaram papel aqui amarelinho isso aqui é um sermão que eu preguei 25 anos atrás da primeira igreja presbiteriana do recife naquele tempo quem lembra a inflação a crise econômica atravessamos aquilo ali passamos por aquela dificuldade depois de um tempo de prosperidade e agora parecem parece que nós temos tempo de dificuldade outra vez se deus quiser eles vão passar e vai haver prosperidade outra vez momento financeiro bom outra vez a vida é cheia de altos e baixos eu falei essas coisas há 25 anos estou repetindo agora como se fosse se a igreja sempre passou por isso os clientes sempre passaram por isso há 25 anos atrás tinha gente ouvindo precisando isso exatamente como vocês precisam ouvir como é que nós vamos reagir diante de deus porque o mundo ele é assim altos e baixos hoje você está tranqüilo amanhã você não tem hoje seu negócio prospera amanhã você está na falência hoje você tem emprego amanhã você não tem se sua vida espiritual vai depender dos altos e baixos da economia mundial e brasileira você vai ser um crente de altos e baixos também mas o nosso deus que é perseverança que nós estejamos filmes sempre em toda e qualquer situação cuidado com a avareza a vida não consiste nos bens ver o que tem seja generoso confia em deus dê prioridade ao reino de deus e ele haverá de nos abençoar e da paz amém