Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Na Real – Episódio 2 – 20/02/2016

Na Real – Episódio 2 – 20/02/2016


Fonte: IASD Vila Olímpia

Legendas automáticas:

bom dia gente essa aqui é rebecca ó ea
gente está muito feliz hoje que o
primeiro dia dela aqui na vila né
ela estava dormindo ali daí o pai dela
acordou ela para vir aqui mas é essa a
nossa princesinha
e aí a gente teve que desmarcar a
apresentação dela que teria acontecido
já por conta de alguns familiares que
não poderiam estar na data enfim então
ficou marcado para o dia 9 de abril
a gente vai apresentar ela na igreja de
moema o pastor bem vai fazer a
apresentação dela e depois a gente vai
vir pra cá e fazer a apresentação e
dedicação dela também aqui pra igreja da
vila então tá aí pra vocês conhecerem
essa daqui r bequinha pra nós é uma
alegria muito grande amor brigado jô pa
a gente é demais o pessoal falava assim
ó depois que você tem bebê pra sair de
casa não é mais a mesma coisa porque às
vezes está saindo acontece alguma coisa
e hoje foi assim
a gente estava prontinho peguei ela no
colo ela deu uma rejeitada na minha
camisa assim e vai passar outra camisa
vai ter que ficar com a copa lá mas
gente é uma delícia viu isso muda mesmo
a vida da gente nós estamos como
humberto mencionou no terceiro dos dez
dias de oração
alguns grupos do aa sabe que nós já
temos aqui na igreja começaram a receber
as instruções sobre o tema que nós
devemos orar a cada dia e você pode
participar disso também
eu vou pedir para os meus amigos lá do
media colocar o número aqui na tela
se você não tem o meu número ainda anota
aí salva ele nos seus contatos não só
pra isso mas porque você precisa tá bom
estou à disposição de vocês e anota o
número se você quer participar desses
dez dias com a gente receber as
instruções
mães vídeo sobre os temas que nós
estaremos orando a cada dia
mandou matzá pra mim quando você puder
aí dizendo assim pastor quero participar
dos 10 dias e aí eu vou colocar você no
nosso grupo você vai receber esse
material durante a semana e ao final
aqui do nosso culto
nós temos algumas revistas como essa
aqui que foram preparadas para esses dez
dias de oração com uma reflexão sobre
cada um dos temas nós não temos uma para
cada pessoa
mas é possível que nós tenhamos uma por
família
então ao final o pessoal da recepção vai
estar à porta entregando para você então
pegue uma por família e para que todos
possam ter esse material em casa e
desfrutarem então da bênção desse
material
semana passada a gente começou essa
série na real
procurando quebrar alguns paradigmas
algumas tradições que nós temos de
responder algumas perguntas muito
importante para a nossa vida espiritual
para a nossa caminhada aqui nesse mundo
para que a nossa fé seja uma fé
consciente uma fé bem fundamentada e o
tema da semana passada foi na real por
que é que você está aqui porque é que
você vem à igreja porque é que você crê
no que você crê
por que é que você deixa de fazer o que
você deixa de fazer porque é que você
observa esse corpo de doutrinas que você
procura seguir faz sentido isso pra você
e nós pensamos um pouco e se tudo isso
fosse uma grande mentira
se todo esse ensinamento que o
cristianismo nos traz fosse apenas mais
uma saída que o ser humano inventou pra
poder querer alguma em alguma coisa e
satisfazer essa necessidade que o ser
humano tem de adorar alguém ou alguma
coisa transcendente
nós vemos que temos evidências para crê
- de que esse deus é real e quando nós
colocamos a nós
a origem nele as coisas fazem sentido à
nossa vida ganha propósito ganha
significado e nós passamos a viver de
uma maneira diferente quando nós
colocamos a nossa origem nas mãos desse
deus criador porque entendemos que ele
tem um propósito para com cada um de nós
a sua vida não é fruto do acaso a sua
existência foi pensada foi desejada por
esse deus ea nossa vida diferente por
isso hoje o tema como conseqüência desse
primeiro que nós tratamos na real se
deus existe porque é que ele não fala
comigo porque é que deus não aparece
porque talvez ele não manda um anjo para
ter certeza que é ele que está me
dizendo que ele está dizendo porque deus
não fala pra mim o que eu tenho que
fazer a cada passo para que não erre
mais para que eu saiba qual é a vontade
dele em todos os momentos e
circunstâncias da minha vida
será que eu estou falando com alguém que
já fez algumas dessas perguntas ou que
têm procurado ansiosamente por isso para
que deus fala com você
quantas vezes você já olhou e não ouviu
nenhuma resposta
e pareceu que realmente deus não
respondeu aquilo que você pediu
talvez alguém aqui pensei olha eu já
entreguei minha vida a deus porque é que
ele não me diz o que fazer a cada passo
talvez você tenha enfrentado momentos e
situações difíceis do trabalho que
tenham exigido de você algumas decisões
e você pergunta pra deus o que é que
você deve fazer e muitas vezes o que
você ouve apenas um silêncio já passou
por situações assim passa por alguma
situação assim desejou em algum momento
que deus aparecer se provasse que aquilo
era real e que aquilo vinha realmente da
parte dele nós vamos analisar alguns
detalhes da história
para entendermos como deus se relaciona
se relacionou no passado como foi que
deus escolheu falar em alguns momentos
da história e porque talvez hoje muitas
vezes nós não ouvimos como gostaríamos
de ouvi lo
precisamos para isso voltar desde o
jardim e eu vou fazer assim um apanhado
geral para a gente ter uma visão
panorâmica da coisa e depois eu vou
voltar e vou me deter em alguns momentos
pra gente tirar algumas conclusões
juntos deus cria adão e eva e os coloca
no jardim como era comunicação de deus
com o casal ali no jardim era pessoal
deus vinha todo final de dia toda tarde
conversar com eles no jardim se
apresentar para eles e mostrar pra eles
quem deus é comunicação direta
face-a-face pessoal audível visível até
que o homem decide pecar come do fruto é
expulso do jardim e agora por causa do
pecado homem não pode mais estar diante
da plena presença de deus porque essa
glória consumiria o pecador mas percebo
um homem sai do jardim mas deus continua
falando com o homem você ver isso
claramente na história
o primeiro relato depois desse de que
deus fala com o ser humano e que nos
mostra que deus realmente continuam
mantendo contato pelo menos audível com
o ser humano a experiência de caim com
abel quando caem mata ao seu irmão abel
deus fala diretamente com caim
perguntando onde está o teu irmão
e aí quem responde pra ele acaso sou o
tutor o cuidador do irmão e deus fala
com ele olha mas a terra clama o sangue
do teu irmão
deus fala diretamente com ele
agora percebo cair em abel são uma
geração
que não viu o senhor que conhece a deus
através daquilo que os seus pais contam
do que viram
são duas gerações uma que viu a deus que
conheceu deus face a face e uma segunda
geração que já não viu deus que recebe
as informações de quem deus é através
dos seus pais que viram e através desse
deus que fala com eles em alguns
momentos não tempo todo mas em alguns
casos especiais
a história continua e passam dois mil
anos de história
nós vemos nesse período uma pessoa que
teve uma amizade íntima com deus que foi
norte mas enoque já está assim uma
geração que já não teve contato com
aqueles que viram deus porque quando
norte surge na história dão e eva já
tinham morrido então enoque já tem a sua
experiência baseada naquilo que ele
ouviu de pessoas que ouviram de pessoas
que ouviram de pessoas que ouviram são
só dois mil anos para chegar até as que
virão deus
e aí você tem não é depois disso mas não
é já faz parte de uma geração que também
só ouviu de quem ouviu de quem ouviu e
que já nem ouviram mais de quem viu
então você percebe dois mil anos de
história o conhecimento a respeito de
quem deus é que adão e eva tiveram no
jardim porque viram a deus vai se
perdendo
vai-se diminuindo agora deus fala com
noé diretamente não é ouvir a voz de
deus pedindo para ele olha construir
marca e ele passa ali os 120 anos
construindo a arca veio o dilúvio
todo mundo que não entrou na acabou
morrendo no dilúvio
eram apenas 8 pessoas aqui neste mundo
após o dilúvio haviam apenas oito
pessoas que ouviram de alguém que ouviu
falar desse deus está sobre estas
pessoas agora a responsabilidade de
transmitir esse conhecimento a respeito
de quem deus é percebe como isso vai se
perdendo na história
e aí começam a vir as gerações
depois de muito tempo deus resolve falar
com um homem
deus fala com abraão e você conhece as
histórias e os momentos nos quais deus
falou com abraão deus fala com o seu
filho isaac deus fala com jacó
mas se você ler o gênesis de uma só você
vai perceber um detalhe você ler
procurando observar e se essa
perspectiva a maneira como deus falou
com os antepassados até não é e até
mesmo com abraão isaque é diferente da
maneira como deus fala com jacó até
abraão e até isaac deus fala com eles
eles ouvem a voz de deus para jacó deus
não fala deus dá um sonho ele vê uma
escada que liga à terra até o céu
percebe o tipo de comunicação muda e aí
de jacó para josé também deus dá um
sonho mostra pra ele que ele vai ser
governador do egito que os seus irmãos
vão se curvar diante dele usa o faraó e
dá um sonho pra falar olha através desse
sonho fala com josé mas já não é uma
comunicação ao desvio através de sonhos
e aí acontece toda aquela história de
josé se tornar governador do egito dos
familiares dele irem até lá ea partir
dali a partir dos descendentes de jacó
começa surgir então o povo de israel
quando deus muda o nome de jacó que era
enganador para israel
agora se torna um representante de deus
e eles permanecem ali nas terras do
egito
eles vão ficar ali 400 anos
metade desses na verdade 430 anos metade
desses 430 anos como escravos
ali no egito principalmente nos últimos
duzentos e quinze anos
o povo é tratado como bicho como animal
única coisa que o povo sabe fazer agora
tijolo e só conhecem a linguagem da
chicotada o povo não adora mais povo não
guarda mais o sábado o povo não cultua
mais a deus
o conhecimento desse deus que chegou até
eles através de pessoas que só ouviram
de quem ouviu de quem ouviu de quem
ouviu se perde mais ainda ea única e
pouca referência que eles têm é de que é
um deus mas esse deus é aquele deus que
falou um dia lá com abraão com isaac com
jacó
mas não é o deus que falou com a gente
por isso você vê diversas vezes essa
expressão a um deus é um deus mas é o
deus lado abraão de isaac e de jacó é o
deus que falou com eles que não está
falando com a gente agora
e é interessante você notar na história
maneira como deus escolhe fazer as
coisas apresentar as coisas porque aqui
deus escolhe ficar 400 anos em silêncio
numa profeta no meio do povo
não há intervenção direta de deus
não há em si quer que poderia dizer no
meio daquele povo que tinha ouvido a voz
de deus
surge moisés
depois dos 400 anos eu fico pensando
quais seriam os questionamentos desse
povo a respeito desse deus deus não fala
com a gente
será que deus esqueceu será que existe
mesmo deus se manifesta através de
moisés e através de moisés deus começa a
falar com o povo interessante as coisas
que deus faz deus aparece para o povo de
deus fala para o povo de deus da comida
para o povo manifestações
visíveis do poder e da presença de deus
são conferidos ao povo durante a
peregrinação no deserto 40 anos deu se
manifestando diariamente diante do povo
de maneiras extraordinárias falando
através de moisés aparecendo na coluna
de nuvem de fogo que os protegia do
calor e do frio do deserto através do
maná sendo derramado através do mar
vermelho que se abre do rio jordão que
também se abre
deus se manifesta constantemente durante
40 anos diante desse povo arrasando
exércitos que se levantavam contra o seu
povo derrubando muralha sem que ninguém
coloque a sua mão manifestações
extraordinárias de deus
depois disso época dos juízes deus
levanta os profetas de tempos em tempos
para que o povo permaneça no caminho e
aí deus se manifesta na vida desses
projetos de maneiras extraordinárias mas
um detalhe deus age com poder até o
ministério de elias e eliseu você ver
fogo descendo do céu você vê eliseu em
cima do monte só com seu ajudante ali
não temendo o exército porque o exército
de anjos estava circundando eles as
russas aparecem destroem aqueles que
blasfemaram contra o profeta e contra
deus
ele faz o cajado lá flutuar coisas
extraordinárias a partir daí deus não
usa mais o poder
os profetas que vem depois de elias e
eliseu e isaías jeremias oséias
habacuque todos eles ezequiel deus se
manifesta apenas com o poder da sua
palavra deus fala eles profetizam não há
mais milagres acontecendo
não há mais manifestações
extraordinárias elas cessaram
então surgiu o último profeta do antigo
testamento malaquias deus se manifesta
através de malaquias para que o povo
permaneça fiel de malaquias até a
próxima manifestação de deus
mais 400 anos de silêncio de deus e eu
fico imaginando aquele conhecimento que
adão e eva tiveram respeito de quem deus
é lá no jardim depois de todo esse
período ele se perdeu muito no tempo
então para que todos conheçam
verdadeiramente quem é deus vê em cristo
jesus que a manifestação a revelação
completa de quem deus é de qual é o
modelo para a nossa vida que nós devemos
seguir e através dos seus apóstolos
esse plano para a nossa vida o ideal de
deus para todos nós é difundido pelo
mundo todo quando principalmente paulo
começa a espalhar o evangelho pelo
gentios' pra você ter um panorama geral
e agora através da oração nós podemos
ter esse contato direto com deus
mas como é que isso vai funcionar se
deus estabelece agora a oração pra gente
poder ter esse contato com ele
diretamente ao trono de deus
ele vai falar com a gente como falou do
antigo testamento
sim não talvez porque e agora que nós
vamos retomar alguns desses pontos já
que nós temos um panorama geral nós
vamos entender algumas coisas porque é
que deus às vezes se manifesta porque às
vezes ele fala porque é que às vezes ele
não fala pra isso eu convido você abrir
a sua bíblia em gênesis capítulo 15 e
nós vamos ver algumas coisas muito
interessantes aqui
muitas vezes questionamos porque deus
não fala porque deus não aparece e manda
um anjo
fala pra mim o anjo falou lá com maria
falou com josé falou com tanta gente
falou com abraão mesmo porque o senhor
no anjo pra mim aqui eu vou ter certeza
de que é isso que o senhor que é gênesis
capítulo 15
eu não vou ler o capítulo todo vou ler
apenas um verso aqui talvez um ou dois
mas eu vou escrever a história você pode
levar a melhor depois a gente vai
perceber alguns detalhes que podem
trazer conforto pra gente hoje na
maneira como deus escolheu se relacionar
conosco deus ele faz uma promessa para
abraão e ele chama de abraão para fora
da sua tese diz abram contas estrelas do
céu e abrahão dia senhor impossível que
deus diz assim pois é abraão como
incontáveis são as estrelas do céu
assim será a tua descendência detalhe
ele era casado com uma mulher estéreo
então deus promete que vai dar um filho
para alguém que não pode ter filhos de
abraão dúvida por que humanamente
falando isso é impossível
e ele pede pra deus você pode ler isso
no capítulo 15 ele diz mas senhor senhor
está falando que você pode uma grande
nação e que a minha descendência vai
habitar a terra que garantiu o senhor me
dá disso e eu creio já peguei isso aqui
pra vocês uma vez sobre esse capítulo
que garantia o senhor me dá a perceber
ele está falando diretamente com deus
aqui ele fala e ouve a voz de deus
e aí deus diz pra ele assim que garantiu
do faz o seguinte pega alguns animais de
deus descreve os animais aí tem uns três
ou quatro
e deus diz assim abraão corta os animais
no meio e agora separa as metades assim
coloca o animal deitado corta o animal
no meio e afasta um pouco as partes do
animal para que o sangue escorria ali no
meio
ela sim se faziam os acordos naquela
época se alguém entrar em acordo com uma
outra pessoa
se eu fosse entrar em acordo com rogério
a gente estabelece a cláusula do acordo
olha minha parte é essa sua parte essa
do acordo então vamos fechar negócio
vamos fechar então a gente matava um
cordeiro separávamos as partes do
cordeiro e deixávamos o sangue escorrer
entre as partes e para selar o acordo eu
passaria no meio das partes pisando do
sangue e ele também
a partir do momento que os dois
passassem por cima do sangue
o acordo estava fechado e aquilo
simbolizar o seguinte quem não cumprir a
sua parte do acordo paga com o seu
sangue era assim que eram feitos os
acordos
então se eu não cumpri a minha parte eu
pago morrendo palco a minha vida deus
pede se para uns e para as partes deixa
o sangue escorrer e aí olha só o relato
bíblico disso versículo 12 gênesis 15
versículo 12 ao pôr do sol caiu profundo
sono sobre abraham e grande pavor esse
radar das trevas o acometeram então lhe
foi dito sabe com certeza que atua
posteridade será peregrina em terra
alheia e será reduzida a escravidão e
será afligida por 400 anos mas também
não julgarei a gente aqui têm de
sujeitar se e depois saíram com grandes
riquezas e do ir as para os teus pais em
paz será sepultou sepultado em ditosa
velhice na quarta geração tornaram para
aqui porque não se encheu ainda a medida
da iniqüidade dos a morreu aos olhos o
versículo 17 interessante e sucedeu que
posto sol houve densas trevas e eis um
fogareiro fumegante e uma tocha de fogo
que passou entre aqueles pedaços
naquele mesmo dia fez o senhor aliança
com abraão percebe densas trevas o sol
se põe
fica tudo escuro
de repente abraão olha e ele vê uma
tocha um fogareiro símbolo da presença
de deus ali como ele vai aparecer nas
ars a queimando para moisés depois deus
aparecem no fogareiro e passa por entre
as partes na teologia a gente chama isso
de theofania é uma manifestação visível
de deus ali abraão ver uma manifestação
de deus passando por entre as partes e
dizendo para ele essa aliança que eu
faço com você
se eu não cumprir eu vou pagar com a
minha vida
outro detalhe interessante é que deus
não requer que a bra um passe pelo meio
das partes porque eu já sabia que o
homem não cumpriria sua parte mas mesmo
assim ele assume o nosso lugar e morre
mesmo que nós sejamos aqueles que não
cumprimos a nossa parte
perceber o que aconteceu deus fala com
abraão obviamente e deus se mostra para
abraão prometendo pra ele que daria uma
descendência e que essa descendência
itália terra qual foi a consequência
disso na experiência de abraão
apesar de abraão ter ouvido a voz de
deus e ter visto a presença de deus ele
mesmo sem dúvida isso mostra para nós
que isso não é garantia de que nós vamos
fazer a coisa certa se deus falaram 'se
deus aparecer mais tarde se você ler o
capítulo 18
o próprio jesus com mais dois anjos vão
até a tenda de abraão comem com ele
jesus passar tempo com ele está diante
de abraão ali fisicamente e reafirma a
promessa porque ele já tinha tido ismael
agora reafirma a promessa eu vou dar um
herdeiro pra você não vai ser com a tua
serva não vai ser contra a esposa
o que é que sarah fez quando ouviu isso
do anjo
ela riu e o que é que abraão fez
continua duvidando mesmo o próprio
cristo tendo estado na tenda dele
ainda assim ele duvidou então deus
aparecer deus falar audivelmente com
você não é garantia de que você vai
fazer o que é certo e daqui a pouco a
gente vai complementar ainda essa
resposta você percebe ele conversa passa
tempo com jesus intercedendo por sodoma
e gomorra e mesmo assim continua
duvidando a inace isaac deus dá o
privilégio pra ele tiver pelo menos o
primeiro dos seus descendentes
aí é por isso que deus pede o sacrifício
pra ele lá no monte moriá alguns falar
porque isaa que tomou o lugar de deus no
coração de abraão abril não fala isso
deus pediu esse sacrifício porque tinha
um plano para abraão de fazer dele o pai
da fé
mas como é que você vai chamar de pai da
fé alguém que duvidou que descumprir a
promessa então deus pede o sacrifício
para que ele renove a sua fé e há um
detalhe interessante né
deus pede o sacrifício são três dias de
viagem da tenda de abraão até o monte
moriá nesses três dias quantas vezes
deus fala com abraão nenhuma deu se
mantém em silêncio e esse período de
silêncio de deus é oportunidade para
abraão desenvolver a sua fé que a
resposta que deus quer deus poderia
falar pra você o que você tem que fazer
a cada passo claro que sim mas porque é
que ele não faz porque deus criou o ser
livre e quando você escolhe fazer o que
você aprendeu dele você dá pra ele uma
resposta de amor para e pensa que pai
que vivem no telefone dizendo pro filho
que é que ele tem que fazer a cada
esquina é impossível um relacionamento
de se ouvir
é impossível um relacionamento desse não
dá pra ser assim porque aí o filho não
vai ser ele vai ser o pai e não dá para
ser assim agora quando o filho escolhe
fazer aquilo que o pai ensinou lhe fazer
é uma resposta de amor do filho para o
pai
valorizando aquilo que o pai passou e é
isso que deus espera uma resposta de
amor e você demonstrou seu amor por ele
quando você obedece quando você segue os
seus princípios
aí vamos lá para o êxodo deus falar com
moisés através da sarça moisés vê tudo
aquilo o povo vê as pragas
o povo sai do egito ver um mar se
abrindo
a gente já parou para pensar que com
extraordinária isso aí o povo está
diante do sinai deus desce no monte deus
se manifesta com poder o povo vê deus
agora moisés sobe no mundo e diante da
manifestação da presença de deus quando
moisés desce o que é que o povo tinha
acabado de fazer um bezerro de ouro se
percebe deus aparece mas com a resposta
idolatria
então deus aparecer também não resolve
só porque apesar de estarem na presença
de deus povo constrói um bezerro de ouro
olha que absurdo isso deus acompanhe o
povo 40 anos se manifestando e o que
acontece com o povo eles banalizam a
presença de deus porquê de tanto deu se
manifestar isso acaba se tornando comum
e provar normal deus se manifestavam vê
glória dele no tabernáculo tá bom
normal e se tornou normal como um povo e
pela nossa natureza a gente não consegue
lidar com essas
a gente se acostuma com elas a gente
acaba banalizando todas elas
então deus aparecer deus falar
audivelmente com você também não é
garantia percebe deus num determinado
momento da história
ele escolhe deixar de se manifestar
deixar de falar diretamente para que nós
possamos desenvolver uma experiência de
fé
foi assim com josé de deus deus sonho
pra ele não falou mais nada o que é que
josé fez ele se agarrou esse sonho
aí deus mostra no sonho queria ser
governador do egito no caminho que
acontece com ele vai preso
para se tornar governador mas aqui no
brasil parece um caminho comum é pra
isso acontecer só um parente aqui mas a
lógica humana absurdo como é que alguém
que eu quero que se torne governador vai
para a prisão fica esquecido lá mas ele
se agarra aquilo que deus deu pra ele e
ele confia diante das atribulações e
isso é o que aproxima mais ele de deus
de entender o propósito de deus em tudo
isso de buscar entender porque é que
deus está fazendo a coisa dessa maneira
é uma oportunidade pra você confiar
e para você dar uma resposta de amor a
ele agora já imaginou
nós temos na bíblia revelação de qual é
o plano de deus em cristo jesus deixou
muito claro para nós qual é o modelo
deixando quais são os princípios que nós
precisamos levar em conta para tomarmos
as decisões da nossa vida e seguimos em
frente
e é simples uma pergunta que ajuda muito
você decidir é o que jesus faria no meu
lugar
esse é um bom parâmetro para saber se
jesus faria isso não
então como é que você tem que decidir as
coisas descida de maneira favorável
aquilo que agrada a deus
se existe alguém em algum dos caminhos
que você pode tomar que não agrada a
deus
é óbvio que não é aquele caminho
é óbvio que não pode ser aquela decisão
mas isso agrada a deus eu tenho dois
caminhos
nenhum deles fere os princípios que deus
me deixou
então tá bom o seu livro deus vai te
abençoar em qual você escolher
deus vai conduzir você então vai indo
porque se for aquele caminho e vai abrir
a porta se não for ele vai mostrar outra
e queridos
a grande verdade é que deus ele não
parou de falar completamente mas em
alguns momentos deus se manifesta na
vida dos seus filhos para nos trazer
esperança e evidências de que ele está
no controle de que ele está conduzindo a
nossa vida
fui pegar agora no carnaval no
acampamento de uma igreja lá de curitiba
conhecer a história de um irmão e deus
tem falado com esse irmão e quando eu
digo que deus fala não estou dizendo que
deus está trazendo uma nova luz alguma
coisa
apesar de existirem muitas pessoas que
surgem dizendo que tem uma nova
revelação
mas a igreja bem criteriosa com isso
para avaliar se realmente vem de deus
essa mensagem ou não e surgem muitos
mesmo dizendo que são profetas aí mas eu
estou dizendo que deus fala no sentido
relacional deus a impressionar a sua
vida
se você tem essa palavra no seu coração
e muitos momentos deus vai impressionar
a sua mente colocando um verso da bíblia
que vai ajudar você a entender qual o
caminho que você deve seguir e outras
impressões deus pode dar nas menores
situações da vida
a história desse irmão que eu conheci lá
diz o seguinte se não ele decidiu ser um
pregador da palavra ele até faz um
programa muito bonito aquele momento
com deus eu quero ver se eu trago aqui
pra fazer com a gente pensei até no
acampamento eu vou conversar com ajuda
depois ele vive pregando ele vive de fé
das coisas que deus concede para ele
estava chegando próximo de um
aniversário de casamento dele e ele
queria dar de presente para a esposa uma
cômoda mas ele não tinha dinheiro pra
isso
em um determinado dia e ele sente uma
impressão muito forte de uma voz que
dizia para ele assim vai lá na loja você
vai comprar aquela comida que você vai
dar pra ela porque ele tinha comentado
escondeu senhora queria tanto mas só
comentou com deus nem pediu o fla senhor
me ajuda financeira seria um presente
legal comentou com deus ele conversou
com deus e deus falou assim para ele
falar na loja mas eu não tenho dinheiro
não vai passar num honda vai lá na loja
ele foi à loja sem ter dinheiro pra
comprar conversou com a vendedora
mostrou como da conversa sobre ela tudo
mais e avó sendo assim passa o cartão e
ele nossa vergonha que eu vou passar
ainda não autorizado esse negócio aqui
eu vou ficar na cara desse tamanho ea
voz passa o cartão
ele passou o cartão entregar a comida na
casa dele
deus fala
contei aqui alguns dias a história do e
de um amigo meu líder de jovens da
igreja
ele está tomando umas decisões também
muito bacanas na vida dele quer se
retirar da cidade onde ele viveu em
joinville
eles querem para uma chácara para criar
os filhos lá e se prepararem mesmo com a
volta de jesus lá naquele contexto
ajudar outras pessoas têm uma igrejinha
perto da casa deles que não é adventista
e falou que a missão dele é mudar a
placa da igreja a primeira missão e eles
querem pra lá estavam pesquisando um
lugar na internet pra achar com esse
perfil
achar um lugar que no momento que eles
viram na imagem ele dissesse olha
em seu lugar sentiram que deus te
chamando eles pra ir para aquele lugar
eles viajaram porque tinham visto alguns
lugares próximos a essa localidade
outras chácaras que tinha o endereço mas
não conseguiu obter o endereço dessa
especificamente que queriam foram
visitar essas outras chácaras chegando
lá falar assim olha se deus quiser que
nós estejamos naquele lugar
ele vai colocar a gente no caminho que a
gente vai chegar lá começaram a visitar
algumas chácaras de repente olhar um
lugar familiar
o mesmo lugar que tinha um visto na
internet e foram parar lá adiante da
chácara que ele se encontrava em que não
tinha o endereço agora imagina
probabilidade de isso acontecer
a estrada de chão várias rosinhas vários
sítios total foram conversar com a
pessoa lá o proprietário falar assim
olha é infelizmente não dá já vendi não
dá mais
eles explicaram flora a gente está
olhando pra deus guiar e se for a
vontade de deus mesmo vai dar certo mas
enfim tá bom paciência deixar o contato
dois dias depois do dono liga diz que o
financiamento do outro não deu certo não
tá mais vendido
então deus guiando as coisas sabe e
agora parece que eles vão conseguir
mesmo comprar essa chácara porque outro
que estava tentando comprar desistiu
para a gente terminar no terceiro ano do
curso de teologia
a gente tem que fazer um estágio que a
gente sai do colégio passa semestre fora
fazendo evangelismo foi fazer vandalismo
no interior do paraná
uma cidadizinha uma cidade chamada
guarapuava a gente ia começar a
conferência lá
montamos a tenda vários teólogos ali
reunidos
mas antes de começar a conferência ali
o evangelista da associação escolheu
dois jovens para que fossem até uma
outra cidade ficava 40 km
para fazer evangelismo sozinhos nessa
outra cidade lá ea escolher um amigo e
eu pra irmos até essa outra cidade
fazemos evangelismo lá sozinhos
vamos lá ficava 40 quilômetros de
guarapuava ficava na cidade do turno mas
assim em alguns dias da semana
determinava o culto lá e tínhamos que
vir correndo pra cá pegar o final da
conferência aqui pra gente ter uma
reunião com o evangelista e traçar os
planos para os próximos dias
a gente fazia sempre esse trajeto estava
de carro e conhecia muito bem a
estradinha pra gente ganha tempo acaba
pisando muito no acelerador 140 160 por
hora o tempo inteiro pra gente poder
rápido e voltar rápido loucura né mas
enfim o pessoal fala que hoje não vai
mais do que 120 mas vai ver eu descobrir
que vai numa dessas noites agente
horário marcado para chegar em
guarapuava terminamos o culto e demorou
para terminar
fechamos a igreja entramos no carro e
saímos correndo para guarapuava
era uma estradinha de mão dupla e
conhecia muito bem a estrada podia fazer
esse caminho de olhos fechados ali ea
gente estava muito rápido estavam 150
160 por hora em um determinado momento
de uma subida com uma curva para a
direita e quando começa a fazer aquela
subida uma voz que me disse o seguinte
reduz a velocidade
falei eu vi aquela coisa eu garanto ea
voz muito forte reduz a velocidade e
reduzir bruscamente a velocidade de 150
160 eu baixei pra 110 quilômetros por
hora
e novamente aquela voz dos mais a
velocidade ou terminando de fazer subir
de reduzir para 1 100 90 por hora mais
ou menos
quando eu começo a fazer a curva que eu
consigo ver a pista de novo um caminhão
vindo desgovernado pela contra mão de
frente para nós foi uma questão de
segundo para tirar o carro para o
acostamento e poder voltar para a pista
se eu estivesse quem sabe uns dez
quilômetros mais rápido talvez não daria
do tempo de poder ter desviado carro
eu aprendi com isso que deus fala que
deus pode falar com você nos momentos
mais simples inusitados da vida seja
para livrar você de um acidente seja pra
dizer pra você já vai em algum lugar dá
um abraço nessa pessoa de um sorriso pra
ela
deus ele fala o que nós precisamos fazer
é ter os nossos ouvidos sensíveis à voz
do senhor ea manifestação do espírito
santo ao trazer essas impressões na
nossa mente quando jesus fala a respeito
da missão do consolador diz ele vos
guiar a toda a verdade e vos falar
lembrar dessa verdade quando for
necessário mas pra que ele possa trazer
isso em você você precisa estar
conectado com ele através da sua palavra
e se deus não se manifestar
se deus não aparecer visivelmente pra
você aproveite para desenvolver a sua fé
no que está escrito em apocalipse 21
versículo 3 que diz o seguinte a valer a
partir de 1 até o 3/1 quando joão diz
assim vi novo céu e uma nova terra pois
o primeiro céu ea primeira terra
passaram eo mar já não existe
vi também a cidade de santa a nova
jerusalém que descia do céu da parte de
deus ataviado como noiva
a dor nada para o seu esposo então houve
grande voz vinda do trono dizendo eis o
tabernáculo de deus com os homens deus
habitará com eles eles serão povos de
deus e deus mesmo estará com eles
se deus de repente não aparecer
visivelmente pra você que creia e
alicerce a sua fé nessa esperança de que
um dia o nosso redentor que vive se
levantará sobre a terra e voltará para
nos buscar
e nós passaríamos a eternidade podendo
contemplar a sua beleza a beleza da sua
santidade e conversarmos com ele faça
fácil esse dia vai chegar
enquanto esse dia não chega
aproveite para desenvolver a sua fé
nesse deus que pode sim falar com você
que tem um plano especial para a sua
vida e que um dia vai acabar com essa
distância porque ele vai estar conosco
para todo sempre faz seus olhos querido
deus às vezes nós não entendemos por que
é que o senhor não faz algumas coisas e
nos perguntamos por que é que o senhor
não aparece e acaba de uma vez por todas
com a dúvida que o mundo tem se o senhor
existe mesmo ou não e até mesmo aparecer
para cada um de nós mandando um anjo sei
lá parecendo de alguma maneira para que
possamos crer com maior facilidade mas
vimos na experiência do teu povo que só
isso não é necessário não é suficiente e
às vezes nem é bom porque diante da tua
presença acabaram idolatrando que o
senhor nos ajude a temos uma experiência
diferente uma experiência como foi a de
josé que se apegou na promessa pela fé e
creio que o senhor operaria em cumprir o
seu plano
ajuda-nos a deus a nos firmarmos na tua
palavra que esta
palavra possa guiar a nossa vida pois o
senhor mesmo disse que eram lâmpada para
os nossos pés e luz para o nosso caminho
que possamos ouvir a tua voz através da
leitura da sua palavra e que essa
palavra estando em nós possa ser usada
pelo teu santo espírito
para impressionar a nossa mente o nosso
coração e como disse o profeta isaías
nos desviamos para a direita ou para a
esquerda que possamos ouvir a tua voz
dizendo este é o caminho e andarei por
ele
por favor deus impressiona nossa vida
nos momentos que o senhor julgar
oportuno fala connosco permita-nos o
vemos a tua voz
mas se isso não acontecer ajudamos a
confiar nos de que o senhor está no
controle de todas as coisas e que um dia
por a fim a toda essa distância que
existe entre nós e poderemos ver o
senhor face a face fica conosco deus
abençoe anos nessa caminhada espiritual
em nome de jesus cristo
amém