Na Real, por que você esta aqui ? – Episódio 1 – 13/02/2016
15/02/2016Na Real, por que você esta aqui ? – Episódio 1 – 13/02/2016
Fonte: IASD Vila Olímpia
Legendas automáticas:
Oi bom dia a nossa tão animados em bom hoje era para Rebeca estar sendo dedicado aqui e ter sido apresentado lá em Moema é mas devido alguns detalhes aí de algumas pessoas que a gente gostaria que estivessem lá e tal não pode acontecer hoje então nós vamos remarcar lá e no dia que nós marcarmos nós vamos avisar a igreja novamente Hoje nós estamos começando uma série chamada na real hoje eu vou falar para vocês na real porque é que eu tô falando daqui hoje não dali da ponta a igreja tá fazendo alguns ajustes por isso nós vamos ficar um período de tempo sem iluminação que comumente nós temos aqui ok e esperamos em breve poder realizarmos todos esses ajustes que são necessários para que nós possamos ter toda a iluminação novamente mas nós estamos começando essa série na real é porque eu gostaria de tratar alguns assuntos com vocês é na realidade que o assunto exige mesmo sem paradigmas em tradições e para que você possa ter uma vida espiritual leve e real com Deus e se desvencilhar de algumas coisas que mais se torna um fardos é do que contribui mesmo para nossa espiritualidade bom então não perca essa série nós vamos tratar de alguns assuntos muito importantes e hoje você já vai ter uma ideia De que tipos de assuntos nós vamos tratar durante a nossa reflexão de hoje eu vou mencionar algumas perguntas alguns questionamentos e durante toda essa série nós vamos procurar responder a esses questionamentos que talvez você já tenha feito em algum momento da sua experiência da sua vida mas para a gente começar eu gostaria que você abre se a sua Bíblia em João no capítulo 8 o Rivaldo tá ligado vou pedir para você desligar se eu não aguentar o calor ligar de novo aqui porque senão minha voz vai embora esse ar aqui não me ajuda muito não que maravilha deu uma melhorada Valeu obrigado se eu não aguentar de calor daí eu te dou um toque de novo João Capítulo 8 encontraram em e nós vamos ver o Versículo 32 e ele diz assim e Conhecereis a É verdade e ela vai fazer o quê com você e ela te libertará e eu tenho um compromisso com vocês durante essa série e na verdade durante uma Ministério todo que é de falar para você a verdade é da maneira como ela é é porque se você se deparar com a verdade da maneira como ela é e ela vai libertar você E hoje nós vamos começar ver de uma parte dessa verdade que é muito Ampla muito profunda o e ao contrário do que muitos pensam é absoluta é porque a verdade daquele que criou todas as coisas Oi eu gostaria que nessa série você se deparasse com algumas questões e que talvez você não tenha se deparado Oi e aí vai depender da sua experiência do tipo de vida que você teve até hoje Oi eu gostaria de começar a fazer algumas perguntas para você e a primeira delas é a seguinte o que te trouxe aqui nessa manhã Ah e não somente nessa manhã mas o que é que te traz aqui a cada sábado o que é que você faz você acordar cedo ou pelo nosso horário que não tão cedo assim mas que é que faz você acordar cedo e se arrumar e pegar o seu carro eu pegar um ônibus e vir para cá todo sábado E por que que você faz isso E porque é que você escolheu estar aqui numa igreja se você vir aqui por causa das pessoas para ter esse momento social E aí ou você vem aqui a cada sábado pelas suas crenças pela sua convicção espiritual é porque você acredita que realmente aqui você vai ter um momento especial com Deus e isso vai ajudar você na sua fé E porque é que você guarda o sábado E por que que no sábado você deixa de fazer tantas coisas que você poderia fazer é mas se você não faz E qual é o motivo que te leva isso a não fazer abrir mão dessas coisas porque você é um adventista do sétimo dia você poderia ser tantas outras coisas E porque é que você escolheu o serviço a e seguir isso e isso é algo mecânico para você e o fazer isso faz sentido para você e se faz sentido Qual o sentido eu estou fazendo essas perguntas porque eu quero que você reflita na sua condição e você tenha consciência daquilo que você faz é porque é muito fácil a gente fazer as coisas sem pensar É eu sei que é fácil porque eu fiz isso muitas vezes e eu não sei se você já passou por alguma crise espiritual e onde você não encontrou a resposta para um monte de coisas ou se encontrou o que encontrou foram respostas prontas que não preencheram é mas eu vou falar para você que eu já passei por uma crise dessa Ah e não faz muito tempo e já era pastor e foi a pior crise que eu já enfrentei na minha vida e espiritualmente falando e eu fiquei preocupado comigo mesmo é porque sendo sincero eu fiquei a ponto de não crerem quase nada mais e sabe por quê bom e talvez essa seja a experiência de alguém aqui hoje e eu nasci na igreja é só que faz parte da minha vida e o que desde que eu me conheço por gente eu vou à igreja o vídeo que eu me conheço por gente desde que o começo entender as coisas eu ouço pregarem a respeito da volta de Jesus e ouço falarem a respeito das nossas doutrinas Oi e para mim sempre foi muito fácil aceitar todas essas coisas e sem questionamentos é porque todo meu contexto me favorecia para isso e eu aceito é porque eu vejo alguma lógica Claro não mas aceito e sem Barreiras sem restrições se a isso então tá bom é isso é mais viver assim não dá por muito tempo e chega uma hora que você tem que enfrentar esses questionamentos entendeu porque é que você tem que fazer isso Oi e a partir do momento da minha experiência eu comecei a ter alguns questionamentos que eu nunca tinha tido e eu comecei a tentar olhar para coisa de fora eu não sei se você já tentou pensar fora da caixinha o que pensar que dentro é muito fácil é muito cômodo às vezes é mas eu comecei a me questionar Será que eu tô certo e nisso aí que eu tô pensando que eu tô seguindo Mas será que isso é verdade mesmo ou será que tudo isso é real ou será que não é só mais uma coisa mais uma crença mais uma saída mais um escape no meio de tantos que a humanidade já criou a e é muito fácil a gente ir na onda dessas coisas e talvez as primeiras perguntas que eu me fiz foram essas aqui ó será que tudo isso é verdade ou será que foi Deus quem realmente criou tudo que existe que me criou que um dia vai voltar e eu tentei a começar a analisar ver se outras teorias outros pensamentos Oi poderia me dar um outro sentido poderiam responder aqueles questionamentos e satisfazerem o coração e preencherem o coração e queridos foi desesperador passar por esses momentos e o ser humano em algum momento da vida ele tem que achar a resposta para pelo menos três perguntas essenciais encontre não encontrou uma resposta para essas três perguntas ele não tem paz ele não encontra o sentido da vida e essas perguntas são de onde eu vim quem eu sou e para onde eu vou e além dessas perguntas que eu fiz e que eu já mencionei para vocês algumas outras perguntas que começaram a me virar mente e o que eu encontrei foram respostas muito rasas respostas prontas mas que muitas vezes não faziam muito sentido não preenchiam e eu vou mencioná-las aqui para vocês e essas perguntas nós trataremos ao longo de toda essa série que começa hoje A Bíblia diz que Satanás Fez uma acusação contra Deus de que Deus era arbitrário de que ele não criou os seres livres bom e que todo esse tempo de história de Pecado desde que Adão e Eva pecaram até hoje aproximadamente 6.000 anos de história tem servido para que fique provado para o universo para os mundos não caídos quem é Deus e quem é Satanás Qual é o caráter de cada um deles esse essa acusação de satanás tem fundamento E aí eu fico pensando há seis mil anos é nós que somos limitados Por que somos pecadores temos a nossa condição intelectual limitada porque não somos mais perfeitos já entendemos quem é quem nessa história bom e você precisou apenas da tua idade para você chegar nessa conclusão ou menos do que isso eu fico pensando qual é o problema desse povo desses mundos que não caíram que em 6.000 anos ainda não entenderam e já não podia ter ficado Claro antes e essa história já não podia ter terminado antes há seis mil anos de história de pecados já não foram suficientes e quando terá fim o sofrimento e por que tanto sofrimento porque Deus não aparece de uma vez se existe e assim todo mundo vai saber que de fato existe E aí nós vamos ter essa certeza o que Deus existe e falou com tanta gente no antigo testamento segundo que a Bíblia diz porque aqui hoje ele não fala comigo o seu entreguei minha vida Deus e pedir para Deus guiar cada um dos meus passos E porque é que ele não me diz o que eu tenho que fazer então pelo não errar mais é porque aqui muitas vezes eu pergunto e não tenho resposta e não sei o que fazer diante das situações da vida se eu já pedi para ele e conduzir a minha vida se eu voluntariamente já entreguei minha vida para ele E porque é que o justo tem que sofrer a Deus não poderia dar uma proteção especial para aqueles que o aceitaram e deixá-los Livres das consequências do Mal desse mundo porque que Deus permite o justo ser assaltado enganado enfim morrer porque muitas vezes nós Oramos o e as coisas não acontecem é E essas foram algumas das perguntas que e eu fiz para Deus nessa minha busca por entender se tudo aquilo que eu sempre cri e sempre aceitei era de fato a verdade e deveria ser realmente seguido não parece haver dentro do ser humano uma necessidade de adorar algo transcendente algo ou alguém e é por isso que nós temos o ser humano criando inúmeros Deuses que vão desde o sol a Deus esculpidos na madeira enfim até o próprio eu mas o ser humano parece ter essa necessidade de adoração do transcendente de algo que seja que esteja além dessa terra dessa realidade Mas voltando as primeiras perguntas Será que Deus existe será que tudo isso foi ele que criou olhar um propósito que ele colocou mesmo o tempo em pensar de uma outra maneira e m demorei pensando naquilo que diz a evolução para ver se realmente isso traz sentidos isso pode responder essas perguntas e eu comecei a pensar e se realmente de repente do nada da vida surgiu no universo Oi e aí o único propósito disse a gente existir aí quem sabe eu 80 90 anos e depois de Deixar de existir e quem sabe não seja só isso é mas eu fiquei pensando E se for só isso o porquê de tudo isso e como tudo isso foi acontecer Qual o propósito disso porque se eu me baseio nisso para entender o sentido da minha vida aí a vida se torna muito vazia mesmo é porque se você voltar à sua origem você vai descobrir que você é simplesmente obra do acaso então pouco importa o que você faz da sua vida um pouco importam os valores porque se eu acaso e tu não interessa Qual é a minha verdade com a sua verdade faça o que você quiser porque é só isso aqui que você tem bom e cada vez está ficando menos o início retrospecto quanto mais para trás você for pior fica porque você vai chegar numa melba antes disso numa explosão e antes disso nada Oi e aí a sua vida vai estar fundamentada no nada é porque não tem propósito é porque não tem sentido viver se a origem for essa aí Oi e aí queridos e antecipando e a solução para pelo menos essas questões e nós precisamos entender que o mundo ele não traz esperança e do Mundo Melhor de uma vida melhor e além da Sepultura Oi para o mundo a morte é o fim eu não quis pensar assim e eu precisava de um sentido e entender essas coisas para que essas coisas façam sentido Existem duas maneiras de você chegar às respostas a essas perguntas iniciais é a primeira delas é científicamente Oi e a segunda é empiricamente de maneira experiencial E aí nessa minha busca eu gostaria de compartilhar algumas coisas que eu encontrei como resultado dessa busca com vocês não vai dar tempo da gente colocar tudo nem tratar tudo mais a gente vai ter os outros sábados para conversarmos sobre esses assuntos esse ser muito bom a primeira maneira científicamente Será que Deus existe Hum será que faz sentido pensar que a nossa origem está em Deus e não no que evolução diz Oi e aí eu vou pedir para o pessoal lá em cima colocar para mim a projeção e ela tá mais antes um pouquinho de segura aí só para fazer um comentário antes a e aqui uma coisa muito interessante Quando você vai para a questão da ciência bom e que já ajuda a gente responder algumas questões entender o porquê de algumas coisas a Deus ele é justo Oi e a justiça de Deus Nos Surpreende e semana passada eu fui surpreendido Por que um amigo pastor me fez pensar no meu Deus Ele criou seres livres e ele fez muito mais do que Nós pensamos porque ele não somente o Bill para o ser humano essa capacidade de escolher se quer segui-lo sequer amá-lo não É mas ele também deixou o caminho aberto para quem não quiser segui-lo fazê-lo E porque é que eu estou dizendo isso quando você ler aquele livro não tenho fé suficiente para ser um ateu Em algum momento o autor trabalhando essa questão ele diz o seguinte que Deus respeitou tanto livre arbítrio o que ele não tirou da natureza todas as ambiguidades que ela tem e sabe por quê E aqui isso é fascinante porque se você aceitar Crer em Deus e vou pedir desculpa para os nossos amigos que estão assistindo na internet vai ficar meio escuro aqui né mas é que eu não me controlo me contem de ficar lá atrás só e amamentando gente daqui a pouco vai passar isso aqui e onde é que Gustavo e nas ambiguidade exato se você quer Crer em Deus e você vai achar na natureza e na ciência evidências que te permitam Crer em Deus é mas se você não quer crer nele e você vai achar na natureza evidências que vão te permitir não crer nele e isso é fantástico da parte de Deus porque ele respeita mesmo aquilo que ele criou é porque não seria justo se tu aprontasse só para ele bom então seria uma liberdade velada que na verdade não sei de liberdade porque não adianta para qualquer lado que eu for eu vou chegar nele então como é que eu vou ser livre para não crer nele que ele tá me obrigando a ver ele em tudo tá percebe e isso É extraordinário agora a gente nós podemos através da ciência chegarmos até um limite existe um limite tanto para o lado do criacionismo como pro lado de evolucionismo que você precisa de fé é só que eu concordo com o autor desse livro que eu preciso de mais fé para ser ateu do que para crer em Deus mas cada um pode ter a sua opinião então David pode colocar para mim por favor Oi e aí vou começar a fazer alguns questionamentos para vocês conforme um dia um pastor é um professor nosso lá disse no seminário e vocês acreditam na história dos Três Porquinhos tá dando para ver bem ler pelo menos tá aí a gente não se apaga a luz aqui você acredita na história dos Três Porquinhos é sim ou não e diz que está em dúvida ainda lembra Os Três Porquinhos conselho das casas morava umas casas Vinho Novo Mauá só pra derruba as casas acaba com os porquinhos Mas lembra se você acredita nessa história que ele é real sim ou não e a bom alguns tava no Vale ele conseguir ajudar né porque que você não acredita nessa história hum hum é uma fábula porque que ela é uma fábula Ah mas por que que faz de conta o que que faz pensar que é uma fábula que não faz de conta e que te leva não acreditar porco não constrói casa que mais porco não fala logo o nosso obra daquele jeito Existe algum visão algumas evidências a gente acreditar que ela não é verdadeira então por quê Porque não constrói casa porque Lobo uma sobra daquele jeito e por quê Porque eu não fala mas aí se eu fosse uma eu perguntaria para você e aí você quer me convencer acreditar numa história de que uma serpente falou que uma mulher enganou ela e por isso a gente tá nessa história aqui Oi e aí se vira nos 30 Oi como é que você sai dessa o percebe eu já quero deixar claro a gente consegue até um limite depois desse limite é fé e a gente tem que colocar o aspecto espiritual junto mas a gente consegue ir muito longe pela ciência a ciência ajuda a gente a ter uma fé consciente a ter uma fé bem fundamentada E é isso que eu quero passar brevemente com vocês arqueologia uma das principais ferramentas que nos ajudam nessa construção nessa fundamentação arqueologia ela se dispõe a fazer algumas perguntas para ir atrás das respostas e as perguntas são as testemunhas alguém viu a registros Harmonia nesses registros são os principais perguntas da arqueologia para a gente poder chegar em uma conclusão e nós temos encontrado nós que eu falo tô mexendo no ar que eu alugo aqui né mas arqueologia ela já encontrou material e até do Terceiro Milênio antes de Cristo bom então isso é muito tempo 3000 Anos Antes de Cristo o documento mais antigo que já foi achado e esses achados nos ajudam muito existem uma série uma evolução na escrita que foi da pictograma e até cuneiforme e ali antes é uma um desenho na parede representava apenas aquele desenho aquele objeto é a pictograma fica depois da ideogrâmica onde um desenho representa todo uma ideia e não são um objeto depois veio a fonográfica que daí é fonográfica mesmo né isso que aí as marcas os símbolos representam sons que vão formar sílabas que vão compor as palavras e depois a cuneiforme onde isso foi evoluindo e começaram a talhar mesmo esse símbolos de uma maneira mais sistemática e enfim numa escavação na antiga Mesopotâmia encontraram algumas coisas muito interessantes cartas recibos documentos de propriedade listas genealógicas e histórias sobre o início da humanidade dá um documento importantíssimo alguns detalhes muito importantes dentro desses documentos que foram achados e se Nós cremos que a Bíblia está tratando da Verdade e se realmente isso representa a verdade nós temos que encontrar nesses registros dessas civilizações a menção de um único casal progenitor de alguém que deu origem a tudo como Nós cremos que o Adão e Eva foram os primeiros pais da humanidade Será que encontraram e nas variações Porque nós já estamos falando aí de mil anos de história pelo menos e alguns desses registros até mais novos do que isso Mas eles encontraram algo interessante a criança civilizações ela se reportavam Ao Único casal para o diretor Oi e o nome do líder desse casal do homem desse casal era mencionado com algumas variações e eles encontraram esses nomes Adamo outra civilização chamava Jimmy adapa alulin helorus a TAM EA do Muse se você percebeu a semelhança ali o que é que você vê claramente dentro desses todos nós de todos esses nomes aí a raiz do nome Adão e ela está presente isso seria explicado como as variações que nos vemos hoje que seriam variações de um mesmo nome por exemplo João que pode ser Yohan Jhon Ruan Jean são todos variações de um mesmo nome então algo muito interessante essa civilizações mais antigas ela se reportam a um único casal progenitor e o nome que elas apresentam do homem desse casal tem a mesma raiz poucas alterações interessante em 1939 no sítio de cor Sabbath 22km de nínive encontrado uma lista de reis assírios e interessante o segundo nome do segundo rei o que se chamava adamo e o que eles julgam ser Possivelmente uma homenagem a um ancestral coisa que a comum na Bíblia ali nós colocamos apenas uma das referências de tubalcaim que claramente fez homenagem ao seu astral Caim e como títulos por exemplo que os Papas usam hoje que os imperadores usavam que não usavam seu próprio nome para se chamarem mas usavam nomes de ancestrais como uma certa homenagem e aqui o segundo o rei assírio tem o nome Adamo e você vê ali a raiz do nome Adão de dentro de todos esses achados eles encontraram seis pontos em comum em todos eles de todas as civilizações da Mesopotâmia Quais são esses seis pontos em comum Agora não dá para ler de lá não a criação e desobediência de um casal humano que perdeu Paraíso todas essas civilizações fizeram menção a isso então isso nos ajuda a chegarmos muito próximo do Éden todas elas mencionam a maldição que seguiu a desobediência trazendo morte aos habitantes da terra e o início da família humana marcado por uma pela tragédia de um fratricídio quando Caim mata Abel todos eles mencionavam isso e a humanidade que se tornou o mar e por isso foi destruída num dilúvio em todas essas Nações civilizações e mencionam a ocorrência do dilúvio o perecimento de quase todos menos alguns que foram preservados pelos Deuses perceba Aqui nós já temos Mil Anos de história você percebe outras outras crianças já estavam vigentes na época uma confusão de idiomas que espalhou os homens pelos quatro cantos da terra veja só algo muito perto do Jardim do Éden o que nós conseguimos encontrar civilizações fazendo referências a respeito disso em algumas tradições dessas civilizações também dos contam algumas coisas muito interessantes e ao norte de Calcutá na Índia uma antiga tradição ela dizia respeito da criação do homem com barro de dentro dos registros de um povo da birmânia a criação e um fruto da Tentação era mencionado nos seus escritos enuma elish encontrados na Biblioteca Real de assurbanipal em nínive datado do sétimo século antes de Cristo o que que é esse nome lixa se você procurar no Google lá você vai achar a foto dessa peças chamada em uma ele shi é um relato que está registrado em sete tabletes de barro da descrição conforme os babilônios criam ter acontecido a criação do mundo e veja do sétimo século antes de Cristo quando você lê o enuma elish esse documento esse registro e você compara com Gênesis 1 você encontra inúmeras semelhanças e número as semelhanças então isso me dá evidência para acreditar que isso esse livro pode estar tratando o outro detalhe muito interessante arqueologia descobriu qual deve ter sido a primeira cidade do mundo e a existir é interessante Olha o nome da cidade e o a cidade se chamava e lido ou e Denon e ela ficava entre o rio tigre tigre eo Eufrates segunda descrição bíblica O que é que ficava entre Rio Tigre e Eufrates no começo o Éden E aí você percebe a questão do nome e lido ou e de no você vê claramente ali a raiz do nome do jardim e isso leva os cientistas e os arqueólogos a deduzir em o seguinte como foram expulsos do Jardim se estabeleceram muito próximo de onde ele estava Ah e por uma Saudosa Lembrança do que tinha um jardim colocar um nome daquele lugar fazendo referência ao lugar de onde vieram isso é muito comum hoje não mais porque deixou-se de colonizar mas os povos que colonizavam outras terras faziam isso aqui no Brasil mesmo nós temos inúmeras cidades que fazem referência às cidades de outros continentes a cidade dos colonizadores Novo Hamburgo Nova Odessa por exemplo Nova Orleans que é uma referência a uma outra cidade cidade natal de alguém que veio para cá e se formou ele e Aqui nós temos uma evidência científica da primeira cidade do mundo a existir que faz uma referência Clara ao paraíso e esse talvez seja o mais próximo do Éden que nós consigamos chegar e aí a descoberta mais recente 1947 um dos maiores achados da arqueologia os manuscritos do Mar Morto que foram encontrados ali nas cavernas de qumran e os manuscritos do Mar Morto podem ser considerados a maior descoberta arqueológica do século 20 graças a eles caiu por terra alegação de que a Bíblia com teria erros oriundos de copistas descuidados ou mal intencionados é datado seguramente de até duzentos e cinquenta anos antes de Cristo os pergaminhos preservados nas cavernas de qumran no deserto da Judeia e descobertas em 1947 deixaram claro que e as versões bíblicas existentes até então E logicamente as de hoje também eram plenamente confiáveis e refletiam conteúdo da versão corrente no tempo de Jesus a versão que ele leu e considerou autorizado percebam seus manuscritos de qumran datam de 250 anos antes de Cristo Possivelmente Essa foi a versão dos manuscritos que ele mesmo usou na sinagoga e ele legitimou e quando comparados com a nossa versão de hoje e eles texte ficaram que realmente não houve alteração e no texto sagrado é algo muito especial algo extraordinário e sabe que até como consequência disso algo interessante aconteceu o Salmo 145 se eu não me engano ou 143 deixa eu ver aqui o Salmo 145 e ele é formado da seguinte maneira cada verso começa com a letra correspondente do alfabeto hebraico como se fosse para nós aqui primeiro verso começa com ao segundo com b o terceiro com seus segundo o quarto com de enfim assim por diante no alfabeto hebraico acontecia isso também dentro desse Capítulo Mas tinha uma parte na nossa Bíblia o que nós não temos é porque já sido perdido é através desse achado e eles acrescentaram um trecho dentro de um verso da Bíblia que estava nos manuscritos e que não estava em muitas versões da Bíblia de hoje e Esse verso a verso 13 então se você tem sua Bíblia Você pode abrir Salmo 145 13 inclusive na minha assim bom e você vai ver um detalhe interessante ali no Meio do verso algumas bíblias tem outras não É mas no meio do verso essa parte que estava faltando Na minha Bíblia ele começa em no meio do verso o Salmo 145 Versículo 13 o texto que a gente já tinha dizia assim ó o teu reino de todos os séculos e o Teu Domínio subsiste por todas as gerações na Bíblia de alguém aí já vai para o 14 a partir daqui eu já mas tem gente que já tem gente que tem Bíblia aí que já vai para 14 quem tá com a Bíblia de papel vai perceber que a próxima vogal aqui o o tá em na sua Bíblia tá em também esse essa foi a parte acrescentando a parte que foi apresentada foi o senhor é fiel em todas as suas palavras e Santo em todas as suas obras por causa desses escritos dos achados do Mar Morto David brigado pode tirar aqui voltar a outra tela e se percebe e são algumas evidências científicas de que esse livro fala a verdade a respeito da minha da sua origem o e pensar assim faz mais sentido eu cortei o começa a entender que eu não sou obra do acaso é mas que Deus pensou em mim me criou e tem um propósito para minha vida é através da ciência mesmo eu posso ter evidências que me levam a crer assim e para que minha fé seja racional é mas a segunda maneira que eu disse para vocês que nós podemos responder essas perguntas é de maneira empírica ou experiencial e você pode buscar ter uma experiência com Deus e agora eu gostaria que você abre a sua Bíblia em Jeremias Capítulo 29 G1 e o Rogério já leu um texto maravilhoso desse Capítulo Qual é o versículo 11 eu gosto muito também desse Versa e nós vamos complementar agora além do outros dois versos essa verdade que ele já começou a revelar para nós em Jeremias Capítulo 29 Versículo 13 14 ele diz o seguinte e buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração sereis as serei achado de vós diz o senhor e farei mudar a vossa sorte congregar vi usei de todas as nações e de todos os lugares para para onde vos lancei Diz o Senhor e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio é a que Deus diz o seguinte se você me buscar de todo o seu coração você vai me achar é interessante que ele disse seria achado de vós é como se ele tivesse dizendo assim olha não vai precisar muita coisa é porque eu vou me deixar ser encontrado por você porque é isso que ele quer G1 Olá queridos enquanto estava vivendo esse momento de muitos questionamentos e eu confesso para vocês que algumas vezes eu subi no púlpito para pregar sem acreditar naquilo que eu estava pregando o e aquilo estava me incomodando é mas aquilo me impulsionava para buscar cada vez mais e se Deus e quando eu lancei aquele primeiro plano 21 que muitos aqui participaram e foi na verdade para me ajudar e nessa busca e eu Perdi as contas de quantas madrugadas eu passei na minha sacada e olhando para o céu e pedindo o Senhor por que que o senhor não aparece e me dá um sinal e mostra alguma coisa eu briguei com Deus algumas vezes ali e para que ele se mostrasse para que ele aparecesse e enquanto isso eu precisava que Deus resolvesse uma situação diante da qual eu até poderia interferir mas não queria e eu orava para Deus pedindo Senhor ver se é tudo isso mesmo então faz isso a mentira da onde eu estou e me leva para outro lugar para outra condição Ah mas faz o senhor muda o senhor e eu posso fazer mas eu não quero resolver eu quero ver o senhor agindo se tudo isso é verdade mesmo e eu quero ter essa experiência com o senhor é uma das madrugadas estava na sala de casa e orando lutando com Deus tá pedindo para ele senhor faz alguma coisa me mostra que tudo isso é real a MV uma impressão na mente Oi e essa impressão dizer o seguinte Abre A sua Bíblia o Josué Capítulo 24 Versículo 7 e eu pensei assim comigo eu não sei a coisa da minha cabeça porque Josué não vai até o 24 vai ter o 14 bom então não pode ser é mas aquilo ficou me incomodando vai lá Josué 24 set aí eu falei então é minha mente me traindo porque eu tenho certeza absoluta que o livro de Josué vai até o Capítulo 14 não até o 24 e eu não tava conseguindo mais orar porque aquilo estava me incomodando eu falei assim então tá bom eu vou abrir a Bíblia para mostrar para mim mesmo que não vai ter 24 vai ter 14 quando eu abri a Bíblia José vai até ao 24 e eu percebi que não era minha mente porque eu tinha convicção de que não ia e eu comecei a ler a partir do Versículo 7 e ele Deus estava dizendo para mim o seguinte se você leva a partir do 27 até o final do trecho e ele diz assim eu fui eu o que tirei o povo do Egito bom e que os fios entrar em Canaã e não foi por mãos humanas que eles conseguiram isso é mas foi porque eu fiz os dias depois desse momento Deus me tira daquela situação e me coloca numa outra situação o que eu aprendi com isso o que se você realmente o buscar e ele se deixará ser achado por você e ele é real é diferente do que esse mundo pode oferecer para nós Nós cremos num Deus e temos uma palavra que mostra para nós que a Sepultura não é o fim E aí eu comecei a me perguntar ao invés de perguntar e se isso for mentira e eu comecei a me perguntar e se for verdade é porque se for verdade é diferente do que o mundo diz você vai ter uma vida eterna esperando por você e Se isso for verdade e a sua vida daqui até lá vai ser diferente porque Tendo isso que a palavra de Deus nos traz que é a verdade sim Você atravessa os problemas com esperança se você vive cada dia com propósito com significado e a nossa vida é diferente a partir disso porque ela não está baseada no nada mas está baseado num Deus que Criou Você e que tem um propósito para sua resistência que colocou você aqui por um motivo e esse deve ser o motivo que te faz acordar todos os sábados pela manhã e estar aqui é porque esse Deus ilumina a sua vida porque esse Deus traz sentido significado para você e te traz principalmente esperança de algo muito melhor E hoje você pode escolher o que caminho você vai seguir hei de viver uma vida vazia e hoje aceitares sentido que Deus quer dar para você bom e que a partir disso de entender verdadeiramente Qual é a sua origem e de que ela é real e que Deus possa transformar a sua experiência com ele que você possa reconhecer a sua voz e principalmente achá-lo para viver o resto da sua vida ao lado dele que Deus te abençoe nessa tua busca nessa tua caminhada e que juntos nós possamos encontrar as respostas para as outras perguntas sábado que vem nós vamos tratar a respeito do segundo tema que é porque que Deus não fala comigo que que tá acontecendo que eu não ouço a voz de Deus é porque ele não se manifesta Então venha sábado que vem traga os seus amigos para cá e fecha seus olhos vamos orar querido Deus é muito obrigado porque a tua palavra diz para nós De onde viemos e diz para nós quem não somos ah e também nos mostra Para onde vamos bom e quando pensamos nisso nosso coração se encheu de esperança Muito obrigado a Deus porque o Senhor tem um plano para nós muito obrigado porque o Senhor se deixa ser achado por aqueles que o buscam não existe hoje alguém aqui o Deus que precisa desse encontro real e verdadeiro com o senhor o que o senhor permita-se ser achado por essa pessoa e que transforme a sua vida e a sua condição espiritual a fim de que todos juntos possamos caminhar rumo à salvação que há em Cristo por favor a Deus toca na nossa vida hoje nos transforma por completo e que a luz da tua palavra ilumine o nosso caminho e nos traga libertação em nome de Jesus Cristo amém Deus abençoe você um bom restante de sábado e quem sabe você poderia desejar isso para pessoa que está do seu lado também e nos vemos o nosso próximo encontro aqui ó