Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

O Caminho do Adorador | Jônatas Hübner | IBNU

O Caminho do Adorador | Jônatas Hübner | IBNU


Fonte: IB Nações Unidas – SP

Legendas automáticas:

durante o mês de fevereiro nós na e
benil nesse ano vamos ter meses com
ênfases definidas e um mês de fevereiro
a ênfase das nossas orações das
pregações de tudo o que nós estamos
fazendo era a adoração
nós estamos fechando hoje a a série
sobre a adoração é falando então
levantar um pouquinho de questionamentos
e jogar um pouco de luz nesse tema que é
tão importante para a vida da igreja
para a vida do cristão é falando sobre a
adoração
a gente sempre vai lembrar do que nós
acabamos de fazer nem da música do
momento de louvor e muitas vezes a gente
acaba fixando o nosso olhar somente
nisso a gente pensa que talvez a
adoração ela se limite ou simplesmente
seja satisfeita quando eu estou num
ambiente de culto quando estou numa
celebração quando eu participo de uma de
uma celebração onde o canto onde a eu
sinto que alguma coisa me tocou afinal é
essa hoje realmente valeu a pena hoje
foi muito bom de uma recarregada na
pilha e eu quero trabalhar um pouquinho
aqui hoje com cada um de vocês é ver se
realmente isso é o que a palavra de deus
fala sobre o tempo e nós temos muitas
visões diferentes a respeito do quê que
é a adoração
mas o que eu quero ver é mais ou menos
aquilo que jesus buscou ensinar para os
seus discípulos e para aqueles
seguidores que andaram com ele durante
os três anos do seu ministério é muito
interessante porque tem um texto na
bíblia que é o texto que nós vamos
trabalhar se você quiser pegar sua
bíblia está em joão evangelista joão no
capítulo 4
e esse texto ele pode ser aplicado para
tantas coisas eu podia falar nas cinco
em fazer sobre esse texto podia falar
sobre a adoração sobre missões sobre
ensino sobre comunhão serviço tudo
porque ele é um texto muito rico ele
possui muitas nuances dentro dele e eu
queria trabalhar um pouquinho vamos ver
primeiro
sobre o evangelho de joão às vezes é uma
informação que você não conhecia ou você
já ouviu e vai relembrar é o evangelho
de joão ele é o último dos quatro
evangelhos a ser escrito autoria dele é
muito pouco contestada apesar de que no
evangelho não há dizendo assim eu joão
escrevi esse evangelho
isso não está escrito no evangelho de
joão nenhum dos manuscritos mais os
próprios pais da igreja da geração
posterior eles atestam que realmente foi
joão quem escreveu esse evangelho também
foi joão quem escreveu as cartas e o
apocalipse é sobre uma das cartas a uma
questão de de autoria que ainda é muito
discutida nos ambientes acadêmicos mais
o evangelho com certeza isso não tem
muita contestação e ele foi escrito
provavelmente na cidade de éfeso vocês
lembram que o apóstolo paulo na sua
segunda viagem ele passa em éfeso e ele
a monta a cria um grupo uma igreja que
se forma lá e nos anos que seguem tanto
a morte de paulo
quanto à a seqüência da vida daquela
comunidade aquela cidade se transformou
num centro muito grande de difusão do
evangelho
muitas igrejas que foram fundadas em
outras cidades daquela região é resultar
na península da anatólia leão de hoje a
turquia ficava no espaço chamado ásia
menor no na subdivisão feita pelos
romanos da ásia menor
muitas igrejas que saíram que surgiram
nas outras cidades sairão dessa igreja
df principalmente naquela região da
península e joão se muda para a f1 é no
não se precisa muito a data de que ele
vai morar em é fácil mas ele fica lá
durante quase o final do seu o seu final
do ministério todo a ilha de patmos que
é a famosa ilha da revelação do
apocalipse
era uma ilha prisão que ficava de frente
a fc ficava muito próximo de f
então quando o imperador ele queria
punir alguém e principalmente na época
que o cristianismo estava sendo
contestado
ele mandava as pessoas para essa ilha
joão foi mandado pra ele lá ele tem a
revelação do apocalipse e foi escrito
esse evangelho provavelmente entre os
anos 95 e 100 do primeiro século da era
cristã e ele tem uma perspectiva um
pouco diferente dos outros evangelhos os
outros evangelhos são chamados
evangelhos sinóticos sinótico vem da
palavra
sinopse ou seja eles estão contando uma
história e não abrangem não são
exaustivos na história do ministério de
jesus mas eles contam a história do
ministério de um viés muito parecido por
isso que eles possuem muito muito
detectarem um dos evangelhos também está
no outro eles é bem de uma fonte é comum
que provavelmente foi o evangelho de
marcos a 98% do evangelho de marcos está
presente no evangelho de mateus e joão
então provavelmente o primeiro evangelho
ter sido compilado finalizar o show de
marcos
depois de ter o evangelho de lucas e de
matheus é e esse evangelho e e e
provavelmente marcos bebeu de uma outra
fonte que ainda não se não se achou
essas esses manuscritos se perderam e
mas você consegue ver que os três
primeiros evangelhos mateus marcos e
lucas eles têm até a sequência dos
acontecimentos é um pouco parecida
o viés de matheus é um o viés de lucas é
outro viés de marcos é outro mas eles
quanto mais basicamente as mesmas
histórias mesmo acontecimento já joão
a perspectiva de jogar um pouco
diferente e isso é importante entender
porque a autoria dos três primeiros
evangelhos
ela é datada depois da década de 60
entre no final da década de 50 no início
da década de 60 talvez até um ano 65
eles começam a escrever esses três
primeiros evangelhos joão escreve no
final
são quase 30 anos depois e joão foi um
dos apóstolos que viveu com jesus então
joão ele ele se
ele e lhe deseja com escrito do seu
evangelho mostrar para as pessoas o
porque que eles deveriam acreditar que
realmente esse de quem o evangelho fala
era o filho de deus
a idéia perspectiva de joão é jesus
ele é o filho de deus eu vou mostrar pra
vocês porque ele começa a narrar os
fatos da vida de jesus que comprovam
essa alcunha e e vocês vão ver aqui eu
achei isso muito interessante eu não
tinha visto ainda nenhum dos estudos que
eu já tinha feito
eu comecei a pesquisar a uma adaptação
que alguns algumas datas são obviamente
contestáveis algumas não por exemplo a
questão do martírio dos apóstolos os 12
você sabe que o primeiro que morreu
morreu logo próxima com sua crucificação
na que foi judas iscariotes
mas os outros judas tadeu eu coloquei
essa interrogação aí porque realmente é
uma interrogação não se tem uma
informação precisa da do falecimento
dele do martírio dele a possibilidade de
que ele tenha ido para a pérsia foi
evangelizar a lado leste do território é
mas thiago está escrito em atos capítulo
12 atos capítulo 12 diz que a arte agu
foi preso e foi decapitado é ele morre
no ano 44 natanael que na versão joanina
chamado de bartolomeu é terão lucano é
chamado de barcelona na lista que está
em mateus capítulo 10
ele é chamado de natanael ele
provavelmente foi pregar na região da
rússia ali no cáucaso ou tenha ido para
a índia ea partir dele é datado do ano
51 andré foi para a região da grécia foi
martirizado anos 60 é tiago filho de
alfeu morreu em jerusalém por volta à i
do ano 62 pedro foi martirizado em roma
na itália no ano 64 e aí temos simão
ocelot que é o único que coloca uma
interrogação em si é o último ou não
porque o martírio de joão com o último
detalhe marcado no ano 103
há uma possibilidade de que pedro o de
simão ocelot tenha sido utilizado só no
ano 107 e aí você vê as diferentes
tradições o que falou dizem que ele foi
mantida na armênia outro na pérsia e
outro no castro que é uma região também
da rússia e hoje pode ser utilizado nos
65 ou no ano 107 mateus o evangelista
apóstolo foi utilizado em hierápolis na
turquia nos 72 tomé foi para a índia é
um dos apóstolos que a tradição disse
que chegou a levar o evangelho pô até a
índia e o seu martírio datada do ano de
78 e filipe foi confirmada que a tumba
que existe na cidade de hierápolis lá
hoje no território que a turquia é e são
felipe como eles dizem lá e foi
provavelmente por volta do ano 80 e joão
é o último
é nessa lista e com exceção dessa dúvida
com relação à simon zelote ele
provavelmente ele é um dos poucos que
morre de morte natural
não há um martírio joanino ele chega à
sua idade avançada e morre de causas
naturais depois que ele ficou preso
empate mas ele volta a morar na cidade
de éfeso e nós vamos tratar aqui do
capítulo 4 de joão e joão vai falar de
um episódio onde jesus precisa passar
por um território que era conhecido como
samaria ou samária e o mapa está muito
bom
vocês conseguem enxergar tudo aqui né eu
voltar vou contar pra vocês
as origens dos problemas como quando
começa a rir arros da briga entre judeus
e os samaritanos o próprio texto bíblico
vai nos dar mais ou menos uma adaptação
que é incontestável mas houve um
comentarista famoso sobre do do antigo
testamento falar que pode ter começado
porque você vê que tem um roxo aqui no
meio e um amarelo em cima é manassés e
efraim manaças efraim são filhos de josé
são os dois filhos que substituirão josé
no reparar na repartição da terra quando
israel já começa a bênção aos seus
filhos ele abençoa mananciais e abençoe
efraim ea elevar
essa questão desde a época que os doze
filhos de jacó já tinham seus problemas
internos de relacionamento
esse problema passou para os filhos de
josé e por isso eles moram naquela mesma
naquela região além de efraim e manassés
que está bem no meio do mapa jerusalém
também aqui na borda do lado de cá você
tem o segundo mapa que é o mapa da
divisão do reino
você tem embaixo reino de judá em cima o
reino de israel
o reino de israel conquistado por salma
zé e isso foi no reinado de oséias
quando ele é 11 a 0 o rei do reino do
norte e por conta disso os que ficaram
aqui no reino de judá
na volta do cativeiro quando ele oms
regras vai contar essa história
quando eles voltam do cativeiro e aí
eles começam a reconstrução dos muros de
jerusalém quem é o povo que começa a
brigar com eles na reconstrução os que
estão morando no reino do norte porque
eles não querem que jerusalém mote a ser
uma cidade importante porque eles têm
agora uma importância muito grande
o reino que está no norte e é
interessante porque por conta disso eles
têm diferenças textuais os judeus
aqueles que ficam na parte sul eles têm
aturar
eles têm os inscritos eles têm os
profetas no hebraico chamado de tornar
autor a neve inquieto vi então eles têm
esse conjunto de livros quis que é a sua
bíblia para os do reino do norte ele só
aceita uma torá
então todas as profecias todos os
inscritos posteriores eles rejeitam eles
não trabalham com esse texto ele
trabalha ou simplesmente com a lei e
obedecem estritamente a lei e é muito
interessante porque no que diz no que
condiz a lei mosaica hoje em dia existe
um grupo que é chamado de samaritano que
se diz descendente desse grupo
lá em israel e eles estão mais próximos
do cumprimento da lei do que os próprios
judeus isso por uma questão muito
simples a gente vai ver mais na frente
mais a um relacionamento entre os
marita anos quando o exército grego
começa a invadir vocês lembram que os
persas dominam todo chegam lá
a even leônidas os seus 300 né sabe
aquela história lendária mas tudo bem aí
eles começam a combater e alexandre
consegue a unificação do povo grego
através da macedônia da grécia então ele
começa a trazer a peça de volta quando
os exércitos alexandrino chega nessa
região os samaritanos recebe de braços
abertos favor da minha casa pode usar a
cozinha fica à vontade
isso pra os judeus foi um problema
porque quando há o que é chamado de o
grande sacrilégio do período dos
macabeus é quando o líder o general
grego que estava dominando essa parte
coloca uma estátua de zeus dentro do
templo de jerusalém
isso causa uma revolta tão grande nos
judeus que eles começam a revolta dos
macabeus e começam a tomar de novo o
poderio de toda essa região
mas aí joão vai contar a respeito desse
encontro de jesus com essa mulher
essa mulher de santa maria que é
conhecido muito por mulher samaritana e
no capítulo 4 diz o seguinte os fariseus
ouviram falar que jesus estava fazendo e
batizando mais discípulos do que joão
joão aqui o joão batista
embora não fosse jesus que enfatizasse
mas os seus discípulos quando o senhor
ficou sabendo disso saiu da judéia e
voltou uma vez mais a galiléia era
necessário passar por santa maria
assim chegou uma se chegou a uma cidade
de samara chamadas ficar perto das
terras que já coopera a seu filho josé
ali havia havia lhe o poço de jacó jesus
cansado da viagem sentou-se à beira do
poço
isso se deu por volta de meio-dia nisso
veio uma mulher samaritana tirar água
disse lhe jesus de um pouco de água
os seus discípulos tinham ido comprar
água é comprar a comida na cidade
a mulher samaritana lhe perguntou como o
senhor sendo judeu pede a mim uma
samaritana água para beber pois os
judeus não se dão bem
com os samaritanos e essa é uma questão
que vai ser muito importante para essa
história também para o decorrer da do
relacionamento entre os judeus e os
povos que estavam na região
os religiosos da época você vê os
fariseus eles viram que o nome de jesus
estava se propagando estava ficando
famoso e ele já estava batizando mais
pessoas do que o próprio joão batista
batizado e isso estava causando já um
incômodo então jesus percebendo isso
sabendo que o seu ministério é muito
mais extensa ele precisava se colocar a
caminho talvez se ele tivesse ficado lá
na mesma região onde joão estava
batizando as pessoas é ele viesse
enfrentar a receber uma confrontação
mais rápido e é jesus sabiamente volta
para a região norte para a região da
galiléia
mas há a questão aqui religiosa com
relação ao samaritano é muito importante
como mencionei a questão da rivalidade
nos tempos de alexandre tem um elemento
muito importante aqui para você entender
essa rivalidade
por conta desse relacionamento com o
exército
alexandrino os samaritanos eles
receberam uma 1971 benefício que
benefício eles tiveram a oportunidade de
construir o seu próprio templo do monte
gerizim vocês lembram que o tempo ficava
em jerusalém do monte sião
mas os samaritanos desde a época em que
os reinos estavam divididos já tinham
outros locais de adoração na verdade era
um reino do norte que tinha isso você
tinha um local em dam em outra em betel
e nesse período eles recebem essa
permissão e recebem ajuda para construir
um templo em jerusalém e isso
significava um um processo um uma vez um
organização religiosa é a palavra uma
organização religiosa concorrente com a
organização religiosa que já vi em
jerusalém em jerusalém já havia os
cultos já viu sacerdócio já havia tudo
isso mas agora você tem uma concorrência
ea concorrência está lá no monte gerizim
ok como já falei ah o absurdo que foi
causado pela colocação daquela estátua
de zeus dentro do tempo foi tão grande
revoltou tantos judeus que eles se
uniram e começaram a derrubar tudo que
os alexandrinos que os o exército de
alexandre tinha deixado por lá e aí eles
aproveitam e destroem esse tempo eles
chegam tomando vão tomando toda a região
norte eles destroem o local de culto e
quem faz isso tá e joão birkhan no que é
um dos filhos do do judas macabeu que é
neto do sacerdote matias que começa toda
a revolta dos macabeus e aí o que
acontece essa rivalidade e chelsea só
cresceu ela se acentuou de tal forma que
existe em samaria existia no tempo de
jesus em santa maria um chamado caminho
dos religiosos
os religiosos vocês estão vendo agora
aqui que dá pra ver um pouco é esse é o
mapa do período em que herodes é reinou
e passou para os seus filhos cada região
dessa ficou com um dos filhos dele mas
você tem aqui no meio judéia em cima tem
samária pra você ir para a galiléia que
tem aquele laguinho lá em cima que o
lago da galiléia o mar da galiléia você
saindo de jerusalém você vai em linha
reta para cima
os religiosos eles não se permitiram
pisar em solo samaritan então o que eles
faziam eles atravessavam por esse lado
roxo do lado de cá chamado peréia subiam
até sair da região da santa maria e
atravessavam de novo o rio jordão para o
lado da galileia só para não pisar
dentro do território da samaria e isso
jesus é muito interessante porque o
texto vai dizer pra gente que olha só o
verso 4 fala era ali necessário passar
por santa maria na verdade não era
havia outros caminhos como é que joão
escreve era necessário passar pela santa
maria o verbo que está aqui no grego
verbo chama lei esse verbo ele significa
uma ação que você é impelido a fazer
vocês vão lembrar daquele episódio de
jesus no templo com seus pais
lá quando ele completa
o 12º ano e aí os pais vão embora jesus
fica quando os pais voltam desesperados
e pergunto jesus que está fazendo você
não sabe que tem que ir com a gente que
jesus responde
vocês não sabem que me é necessário
estar na casa do meu pai
o verbo é o mesmo então essa necessidade
ela não há necessidade simplesmente é
estratégica por conta da viagem é uma
necessidade até espiritual jesus sabia
que ele tinha que fazer ali nessa maria
e quando joão continua o texto
ele vai falar o seguinte jesus pede água
pra mulher samaritana ela responde não é
que vocês viram
é como é que se pede água pra mim
sabendo que eu sou bom samaritano e você
um judeu
ele diz se você conhecesse o dom de deus
e quem está ali pedindo água você ele
teria pedido e ele teria dado água viva
mas a mulher responde o senhor não tem
com que tirar a água eo poço fundo onde
posso onde pode conseguir essa água viva
a casa o senhor é maior do que o nosso
pai jacó que nos deu o posto do que ele
mesmo bebeu bem como seus filhos do seu
gado
jesus respondeu quem beber dessa água
terá sede em outra vez mas quem beber da
água que eu lhe der nunca mais terá sede
ao contrário a água que lhe der se
formar há nele uma fonte de água que
jorra para a vida eterna
a mulher e disse senhor da ami dessa
água para que eu não tenha mais cedo e
nem precise voltar aqui para tirar água
e aqui nós entramos na questão da
adoração tudo até agora foi a parte
introdutória para você entender o
contexto que jesus está enfrentando mas
quando jesus começa a conversar com essa
mulher e essa mulher vira pra ele fala
quem é você você é maior que o nosso pai
jacó
como assim você pode dizer que você tem
essa água essa água viva que vai me
fazer não querer mais vai precisar vir
aqui mais para bebê para ela
jesus era uma outra pessoa como qualcomm
uma pessoa qualquer ela não sabia que
ela estava falando e isso muitas vezes é
o que acontece com a gente
a gente fica num relacionamento tão
mecânico com não só com deus mas com
jesus cristo que nós passamos a vida e
não percebemos com quem nós estamos
lidando nós faltamos muito conhecimento
das coisas do alto do poder que vem do
alto
para essa mulher jesus poder
provavelmente estava falando uma coisa
que ela não tinha nem conhecimento que
essa questão dessa água da vida
nós temos aqui na nossa tradição o maior
de todos foi nosso país já corre nos deu
esse poço
você quer dizer que você é maior que ele
quem é você pra falar isso
às vezes a gente fica nessa discussão
com jesus a mas eu estou enfrentando uma
situação que é uma situação que eu já
fiz todo o esforço será que você
realmente tem esse poder pra me libertar
dessa dessa problemas que estão
enfrentando e isso acontece muitas vezes
inconscientemente porquê porque nos
falta o hábito de buscar as coisas do
alto
nós muitas vezes passamos buscando os
elementos da nossa subsistência
nós passamos a vida correndo atrás das
coisas correndo atrás daquilo que vai
colocar a comida na nossa mesa e não
percebemos quem é que dá a comida que a
gente coloca na mesa ea gente passa a
vida inteira correndo atrás de coisas
que vão que são e que vão perecer são
perecíveis e que vão perecer
isso é muito sério e muito importante
porque o que a adoração tem a ver com
isso
vocês vão ver que quando nós temos um
relacionamento com deus que é
superficial
nós damos ao poder da adoração e
adoração não como o conceito em si mas
aquele momento em que eu vou lá pra
igreja que o canto um monte de música
que eu oro e tudo aquilo vira um
uma forma de recarregar as baterias
eu preciso ir na igreja porque lá eu vou
recarregar minhas baterias na próxima
semana e às vezes você tem um encontro
numa situação como essa você ver uma
situação cotidiana mulher foi lá tirar
água do poço diz aquino no verso 6 que
isso se deu por volta do meio dia e aqui
tem mais uma informação importante
porque essa mulher estava indo ao
meio-dia tirar poço tirar água do poço
o costume era que as mulheres que eram
as responsáveis por fazer isso na altura
judaica e na cultura também da região na
sua cultura judaica na cultura do
oriente médio era que elas fossem em
grupo elas fossem juntas e uma talvez
ajudasse a outra é essa mulher estava
indo sozinha ela estava enfrentando
alguma questão e jesus vai apontar isso
pra ela na frente e ela precisava se
blindar dos relacionamentos da sua
própria comunidade
então eu vou fazer o que eu tenho que
fazer porque eu tenho que fazer mas eu
não quero que ninguém se meta
e aí ela tem um encontro que pode mudar
a vida dela e ela não percebe que muitas
vezes a gente passa por isso a gente tem
as nossas dificuldades nossos problemas
mas a gente não quer que ninguém sai
gente esconde
eu vou para a igreja e eu canto e eu
louvo e eu oro e eu fico de joelho e eu
saio renovado na segunda feira precisa
enfrentar aquilo lá de novo e muitas
vezes a gente não percebe que há um
caminho alternativo jesus apresenta esse
caminho pra ela e ela é maior que jacó
aí jesus vai se apresentar no final aqui
ela diz o senhor de nome dessa água para
que eu não tenha mais sede nem precisa
voltar aqui é a lei do menor esforço
então a gente está fazendo as coisas mas
tudo que exige um comprometimento ou um
esforço maior
eu quero colocar de lado não eu quero
fácil
você precisa se comprometer a fazer não
não então isso não é pra mim eu preciso
de uma coisa mais prática
eu preciso que você resolveu o problema
agora não quero saber se vai demorar
para resolver o problema
eu não quero saber se eu vou ter que me
humilhar e voltar nos meus caminhos
eu quero a solução agora o texto
continua
jesus disse vá chamar seu marido volte
não tenho marido respondeu ela disse lhe
jesus você falou corretamente dizendo
que não tem marido
o fato é que você já teve cinco e o
homem com quem agora vive não é o seu
marido o que você acabou de dizer é
verdade
quando nós falamos da questão de você
ter conhecimento das coisas do alto
é bem óbvio bem claro que a gente está
falando você precisa ler a bíblia você
precisa ter relacionamento com deus você
precisa tirar um tempo na sua rotina
diária para passar com deus para dedicar
aquele dia a deus nada nada do que está
aqui é por acaso é muito interessante
quando você olha que jesus diz você
falou corretamente dizendo que não tem
marido o fato é que você já teve cinco
porque joão registrou número de maridos
que ela teve não podia falar você já
teve vários maridos e você é o cara que
você está morando agora nem maria do céu
é na tradição era comum que até três
divórcios é aceitável
5 ninguém queria mais nada com essa
mulher
essa é a questão joão registra isso para
mostrar que a situação da mulher ela era
calamitosa
você não tem mais solução filha essa que
é a verdade
e muitas vezes a gente quer se esconder
justamente pra ninguém botar dentro da
nossa ferida mas aqui que jesus mostra o
poder dele poder profético dele e aí
continua o texto
disse a mulher senhor vejo que é profeta
opa se o cara sabe da minha vida esse
cara tem alguma coisa importante para me
dizer e aí ela pergunta
nossos antepassados adoraram nesse monte
monte gerizim mas vocês judeus dizem que
jerusalém é o lugar onde se deve adorar
a jesus declara que é aquilo que é o
cerne da adoração ele diz crê em mim
mulher está próxima hora em que vocês
não adoraram o pai nem nesse monte nem
jerusalém
vocês samaritanos adoram que não
conhecem
nós adoramos o que conhecemos pois a
salvação vem dos judeus
no entanto está chegando a hora e de
fato já chegou em que os verdadeiros
adoradores adorarão o pai em espírito e
em verdade são estes os adoradores que o
pai procura deus é espírito e é
necessário que os seus adoradores o
adorem em espírito e em verdade
aqui começa o caminho do adorando jesus
a primeira coisa que ele faz a escancara
o problema da mulher
ele está tendo uma conversa direta com
ela aí ele vira pra ela fala olha seu
problema tá aqui ó
você tá querendo uma solução muito fácil
você quer que eu te dessa água viva para
que você não tenha mais cedo e não tem
que continuar o seu trabalho mas o
problema não está em buscar água
o problema está em como você está
vivendo a sua vida ea gente fica nessa
luta com deus dizendo o senhor resolve a
minha situação resolve a minha quer ela
resolve o problema
e deus pode até resolver o seu problema
mas ele vai querer resolver sua vida
também
e aí a gente opa segura e calma não é
bem assim vamos conversar e tal
é interessante ver como a mulher quando
ela é confrontada com a sua vida ela
percebe com quem ela está falando ela
não sabe que é o filho de deus mas ela
sabe que ela está falando com alguém que
conhece das coisas que ela vai fazer
o pai então eu preciso me alinhar eu
preciso colocar a minha forma
eu preciso me ajustar com deus para ter
certeza de que estou cumprindo tudo
certinho e aí ela pergunta o senhor se
eu sei que você profetas nossos
antepassados adoraram nesse monte mas
vocês judeus dizem que ela em jerusalém
qual é o local de adoração como eu posso
fazer para deixar o deus feliz como eu
posso fazer pra que deus tenha piedade
de mim e deus resolva minha situação
isso significa eu tomar controle da
divindade
isso era o procedimento de todos os
povos daquela região desde os pagãos os
cananeus os assírios os gregos com toda
sobre seu panteão os romanos os egípcios
o que eles faziam eles faziam rituais e
celebrações para aplacar a ira dos
deuses
eles tinham o controle da situação a a
terra como era no caso do bal deus
cananeu a terra não produzir homem então
balta nervoso vamos começar a fazer
rituais aqui para que bauru fique feliz
e ele interceda em nosso favor
ela quer fazer a mesma coisa
ela quer aplicar a mesma lógica bom se
eu tô adorando a 20º lugar jerusalém
então vou passar a dor a jerusalém 10
vai ficar de boa comigo
só que não é essa a questão
isso não é a adoração não é eu me
deslocar todo domingo de manhã e à noite
aqueles que fazem nos dois horários para
um local pra cantar um monte de música
bonita que foi bem ensaiada e aí deus
vai ficar feliz comigo o que você faz
aqui tem que ser o reflexo da sua vida
lá o caminho do adorador ele passa
justamente pela transformação das suas
acções das suas atitudes no seu
cotidiano e essa é a verdadeira adoração
a verdadeira adoração é quando eu
consigo compreender que não é um local
que não é uma música que não é
um estilo de culto que não é um
cumprimentar dez pessoas que não é vim
pra cá para tomar café que não é pagar o
dízimo
tudo isso precisa ser reflexo do seu
relacionamento com deus
se você está fazendo qualquer uma dessas
coisas porque você sente algum tipo de
culpa puxa faltei três vezes na igreja
então vou dar uma oferta este mês para
poder equilibrar as coisas
ah eu vou vou participar na cantata
porque aí vai que deus fica mais feliz
nem a mãe né
não é á a a relação para trocada
o que jesus apresenta para essa mulher é
você está vendo que estou mostrando da
sua vida você precisa estar com a sua
vida direito quando você está com a sua
vida direito você é transformado e você
transforma e isso é que causa a
diferença e isso é uma vida de adoração
não é apenas um momento não é apenas uma
decisão que você toma e divino domingo a
igreja é você ter uma vida regrada e
baseada naquilo que a palavra diz
e aí eu volto a dizer falta-nos
conhecimento das coisas do alto
eu gosto de fazer perguntas eu vou fazer
uma aqui que é bastante intrigante você
não precisa levantar a sua mão se você
não quiser
quem aqui já leu a bíblia toda tem
bastante baixo é básico como você quer
conhecer o deus que você adora sem
estudar a sua palavra e não estou
falando que tem que ler para amanhã não
faz um plano de leitura de um ano de
dois anos
no entanto plano na internet pessoal se
digitar no google plano de leitura da
bíblia vai surgir 52 hoje até agora os
temáticos têm plano de leitura para
preparação para a páscoa a páscoa está
chegando aí plano de leitura para o
natal
aí você lê textos que são pensados que
fazem você pensar e lembrar daquelas
situações
faça um plano de leitura
ei a palavra de deus conheça esse deus
que te oferece essa água viva passe
tempo de oração
dedique se à oração a gente ouve uma
música belíssima que fala que ela com os
agente consegue enfrentar qualquer coisa
quando nós estamos de joelhos e tem uma
frase eu não sei quem é o autor eu ouvia
muito tempo atrás eu posso até tá
falando errado aqui algum tema da frase
mais dita assim que a igreja com suas
próprias forças ela pode até conseguir
vencer os 100 metros rasos mas quando
ela está de joelhos ela vence qualquer
maratona
a igreja de joelhos têm o poder de
transformar a sociedade você de joelhos
têm o poder de poder não é seu poder vai
ser colocado em você para transformar a
sua vida ea vida da sua família você
precisa investir tempo dedicar tempo do
conhecimento da palavra e da comunhão
com deus através da oração
aí você vai começar a ver que isso tem
desdobramentos
você vai perceber que acontecem coisas
que mudam a forma como você age a forma
como você pensa
a forma como você reage
tudo isso passa por uma transformação
muito grande e aí a mulher vira quando é
confrontado com essa realidade e esse
profeta que fala sobre a sua vida fala
para ela que a questão da adoração ela
não é a mais importante local a forma
como você adora mas sim como você tem
vivido a sua vida
aí ela tenta saída pela tangente já que
o negócio agora esse o esquema ficou
mais pesado está muito mais ligado aqui
vai dar trabalho
não há então olha só eu sei que o
messias o que é chamado cristo está por
vir quando ele vier explicará tudo para
nós
aí ela pessoa fofa me livrei não quando
ele vier a gente conversa não deixa aí
quando a gente tem uma discussão aqui na
igreja não quando saíam vier ele resolve
tudo
a gente já faz isso já aplica esse
método aquino e benil e aí ela fica
nessa né
aquando ver se ele vai explicar todas as
coisas vai ser uma maravilha vai ser
tudo lindo
vai ser uma beleza aí ela cai do cavalo
porque vem jesus e diz eu sou o messias
eu que estou falando com você
isso é muito importante porque às vezes
a gente faz isso sem perceber
às vezes a gente toma alguma certo
algumas atitudes a gente lê um texto na
bíblia que confronta com uma fase da
vida que nós estamos vivendo falar isso
aqui também é difícil entender a bíblia
é muito difícil compreender
então eu vou deixar isso aqui de lado
vou continuar na minha caminhada que e
depois lá na frente eu pergunto pra
alguém o que significa isso aí já
pedalou já entrou na roda da vida você
não lembra mais de perguntar e ficou
tudo por isso mesmo
mas assim quando você é confrontado com
alguma coisa pela palavra ou pelo
convívio
você tem que buscar você tem que correr
atrás
olha o que acontece embaixo há um hiato
aqui porque é o momento em que os
discípulos encontrou jesus quando eles
voltam da cidade ea mulher vai à cidade
pra poder conversar com seus com a sua
comunidade ela fala muito samaritano
daquela cidade creram nela nele jesus
desculpa por causa do seguinte
testemunho dado pela mulher ele me disse
tudo o que eu tenho feito
assim quando se aproximaram dele
os samaritanos insistiram em que ficasse
com ele ficou dois dias e por causa da
sua palavra
muitos outros correram e disseram à
mulher
agora nós queremos não somente por causa
do que você nos disse
pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que
este é realmente o salvador do mundo
então quando nós tomamos o caminho da
dor a dor e reconhecemos o senhorio de
cristo sobre a nossa vida o que isso
causa na gente
isso traz a compreensão da nossa
situação
a mulher não tinha mais para onde fugir
e você
talvez não tenha mais para onde fugir
você está sendo confrontado e tem alguma
coisa na sua vida que você precisa
resolver e você tem na sua frente
aquele que tem o poder de resolver todas
as coisas mas é interessante a gente
perceber algumas coisas algumas nuances
do texto porque quando é a mulher
confrontada e jesus fala para ela que
você tem cinco já teve cinco maridos o
homem que você está morando agora nem
marido seu é quando ela é confrontada
com isso você vê que ela rompe com todo
tipo de de orgulho e sentimento de
autopreservação quando ela vai na sua
comunidade e ela precisa falar com o
pessoal olha eu encontrei um cara lá que
está dizendo tudo de errado que estou
fazendo
ela precisa vencer isso então isso traz
exatamente a compreensão de como nós
estamos a situação e que nós estamos na
situação em que nós estávamos quando nós
não tínhamos a salvação em cristo
o problema é uma vez que eu entendo que
eu recebi essa salvação uma vez que eu
entendo esse processo eu preciso
caminhar para consertar as coisas e não
simplesmente ficar não eu já entendi
realmente estou fazendo tudo errado mas
jesus é salvador e no final dos tempos
ele vai me resgatar não é uma caminhada
a adoração ela é um movimento
ela não é algo estático você precisa
caminhar para cada vez se tornar um
melhorador a segunda coisa
ela transforma a forma como encara os
meus problemas
a mulher não queria mais saber se ela ia
ter que voltar 15 vezes para tirar ela
precisava chamar o pessoal pra conhecer
aquele que podia transformar a vida dela
e ela rompe com todo tipo de orgulho
ela vai lá atrás o pessoal e o que eu
acho interessante é uma palavra de uma
mulher
nesse contexto não era algo que era
muito levado em conta
eu sei que as coisas mudaram esses dois
mil anos
amém
esse aumento foi na namm nós tínhamos
aqui na igreja um movimento que era o
café dos homens mas perdemos
então as coisas mudaram mudaram muito
nós agora o café geral todos estão
convidados
mas enfim essa é a grande realidade ela
precisava convencer aquelas pessoas da
comunidade dela que tinha uma pessoa que
transformou a vida dela
o que estava em transformação da vida
dela talvez ela sentou nesses dois dias
e compreendeu mais quem era esse messias
e isso a gente precisa fazer a gente
precisa encarar o nosso problema de uma
forma diferente
a gente precisa romper com aquelas
amarras que nós deixamos na nossa vida a
mas isso é tão chato vou ter que falar
com tanta gente vai ter que pedir
desculpa pra pai mãe tio cachorro
periquito papagaio tem que fazer tem que
enfrentar e ela redireciona quando você
tem o conhecimento de cristo você
consegue agora ver redirecionar o foco
da sua duração a sua adoração
ela não vai ser mais um conjunto de
ações que você tem e que você toma pra
ficar em paz com o seu deus você vai
adorar a deus pelo que deus já fez por
você
você não vai reservar um espaço na sua
agenda para adorar a deus a sua agenda
agora tem que adorar a deus todas as
suas ações todas as suas atitudes todos
os seus pensamentos precisam ser
pensamentos ações e atitudes de um
adorador de alguém que entende o que
recebeu
entende que de onde veio e entende
porque é necessário você precisava disso
porque muitas vezes a gente tem uma uma
idéia meio errônea de que a gente é
bonzinho
poxa mas eu faço tudo tão direito eu
pago os impostos eu não do calote
tudo porque eu preciso ter essa vida tão
é regrada dessa forma o problema da vida
regrada está justamente naquilo que o
com a comunidade causa na nossa vida
quando nós estamos numa comunidade nós
ficamos muitas vezes preocupados com que
a outra pessoa vai falar a outra pessoa
vai dizer então eu procuro me adequar ao
ritmo e as ações daquela comunidade
quando na verdade por dentro às vezes eu
nem acredito no que estou fazendo o que
eu tô falando mas quando você compreende
que a adoração ela não é para ser vista
por outros mas é uma oração que está
ligada diretamente a deus o que o outro
pensa de você não importa tanto importa
o que deus pensa de você e isso causa
toda a diferença o seu foco não é mais
em si mesmo o seu foco agora está
naquele que deve ser adorado e é
interessante como joão também relata que
essa adoração quando ela tem o foco
correto quando você rompe as barreiras
do seu próprio orgulho da sua própria
limitação de raciocínio de pensamento e
você permite que deus trabalho e que
jesus trabalho na sua vida
isso produz frutos para o rei no final
do texto diz aqui que por causa da
palavra da mulher e da palavra de jesus
muitos outros samaritanos creram a sua
ação ea sua atitude pode ser o gatilho
para mudar uma vida para transformar uma
pessoa mas quando você ainda não
consegue direcionar não consegue
visualizar para onde a sua adoração deve
você às vezes está travando esse
processo
às vezes deus quer transformar vidas que
estão ao seu redor mas por conta de
ações e atitudes que a gente tem a gente
não consegue
eu garanto para vocês que se for da
vontade de deus vai acontecer com ou sem
você
é melhor né
eu acho melhor com as mãos e de repente
acha que não mas tudo bem
a grande questão é essa quando você
realiza o seu foco de adoração
quando você começa a andar ea caminhar
em direção a uma adoração genuína
sincera que ultrapassa as paredes da
igreja ultrapassa as paredes do seu ego
que ultrapassa as paredes do seu orgulho
e que permite ser usado e ser
transformado por deus
os frutos são para o reino os frutos são
meus e noção de vocês
os frutos são do reino para sua cabeça
queria morar nesse momento eu sei que
muita gente pode estar enfrentando muita
coisa muita dificuldade mas o meu desejo
com esse texto com essa análise é
mostrar pra vocês que muito mais do que
forma muito mais do que forma está
preocupado com o conteúdo
deus quer um coração voltado pra ele
e se você está passando por alguma
dificuldade
se você está enfrentando alguma coisa
muito séria muito difícil e você quer
pedir neste momento que deus intervém no
seu a seu favor mas não com o intuito de
deus te dar a água pra você não tem mais
que voltar ao poço
pra pegar água mas que deus te dê forças
para se necessário for enfrentar todas
as coisas e resolver a situação
eu queria convidar ficar em pé
nós vamos orar por você você está
enfrentando alguma dificuldade mas você
tem consciência de que
a transformação tem que começar em você
queria morar com você nesse momento
vamos orar para nós te agradecemos por
essa manhã
agradecemos pela comunhão pelo convívio
pelas amizades que nós desenvolvemos
aqui pela oportunidade o pai que muitas
e muitas pessoas ao redor desse planeta
não têm de separar um o espaço na agenda
para poder vir um lugar e e cantar
louvores adorar o teu nome
mas senhor nós queremos que a
transformação causada pelos louvores ela
não seja uma transformação externa uma
transformação de aparência mas que nós
possamos ter a consciência de que é o
verdadeiro adorador que a adoração ela
se faz em espírito e em verdade não é
apenas um momento de culto não é apenas
no momento em que nós estamos na igreja
mas em cada momento das nossas vidas nós
precisamos ter atitudes que nos coloque
mais próximos de ti que nos traga mais
perto de ti e que nos transforme para
que nós possamos ser cada dia mais e
mais parecidos com jesus cristo
nós pedimos por essas vidas que estão
aqui agora é péssimo
sabes cada problema que cada um tem
enfrentando o papai nós te pedimos o
nome de jesus que se tem algum problema
de saúde
algum problema de emprego um problema de
relacionamento que o teu espírito a tua
mão aqui o pai possa nos guiar possa
transformar a nossa vida possa nos
transformar para que nós sejamos também
agente de transformação para que nós
possamos fazer parte da solução o pai
não apenas receber algo que daqui a
pouco nós vamos precisar de novo
nós queremos ser transformados pelo teu
espírito para que através de nós flua
esse rio de água viva ii onde a vida de
outras pessoas
o pai então nós pedimos pela questão de
que cada uma pessoa que está levantando
confiadas no teu poder nós sabemos que o
senhor ao médico dos médicos que o
senhor é o senhor dos senhores que pode
resolver todas as coisas
nós agradecemos e nós já queremos
receber a paz que cede todo entendimento
porque nós estamos depositando nos teus
pés
toda a nossa sociedade todas as nossas
preocupações e nós fazemos isso
agradecidos e orando o nome do teu filho
amado jesus amém