O Caminho do Adorador | Jônatas Hübner | IBNU
29/02/2016O Caminho do Adorador | Jônatas Hübner | IBNU
Fonte: IB Nações Unidas – SP
Legendas automáticas:
durante o mês de fevereiro nós na e benil nesse ano vamos ter meses com ênfases definidas e um mês de fevereiro a ênfase das nossas orações das pregações de tudo o que nós estamos fazendo era a adoração nós estamos fechando hoje a a série sobre a adoração é falando então levantar um pouquinho de questionamentos e jogar um pouco de luz nesse tema que é tão importante para a vida da igreja para a vida do cristão é falando sobre a adoração a gente sempre vai lembrar do que nós acabamos de fazer nem da música do momento de louvor e muitas vezes a gente acaba fixando o nosso olhar somente nisso a gente pensa que talvez a adoração ela se limite ou simplesmente seja satisfeita quando eu estou num ambiente de culto quando estou numa celebração quando eu participo de uma de uma celebração onde o canto onde a eu sinto que alguma coisa me tocou afinal é essa hoje realmente valeu a pena hoje foi muito bom de uma recarregada na pilha e eu quero trabalhar um pouquinho aqui hoje com cada um de vocês é ver se realmente isso é o que a palavra de deus fala sobre o tempo e nós temos muitas visões diferentes a respeito do quê que é a adoração mas o que eu quero ver é mais ou menos aquilo que jesus buscou ensinar para os seus discípulos e para aqueles seguidores que andaram com ele durante os três anos do seu ministério é muito interessante porque tem um texto na bíblia que é o texto que nós vamos trabalhar se você quiser pegar sua bíblia está em joão evangelista joão no capítulo 4 e esse texto ele pode ser aplicado para tantas coisas eu podia falar nas cinco em fazer sobre esse texto podia falar sobre a adoração sobre missões sobre ensino sobre comunhão serviço tudo porque ele é um texto muito rico ele possui muitas nuances dentro dele e eu queria trabalhar um pouquinho vamos ver primeiro sobre o evangelho de joão às vezes é uma informação que você não conhecia ou você já ouviu e vai relembrar é o evangelho de joão ele é o último dos quatro evangelhos a ser escrito autoria dele é muito pouco contestada apesar de que no evangelho não há dizendo assim eu joão escrevi esse evangelho isso não está escrito no evangelho de joão nenhum dos manuscritos mais os próprios pais da igreja da geração posterior eles atestam que realmente foi joão quem escreveu esse evangelho também foi joão quem escreveu as cartas e o apocalipse é sobre uma das cartas a uma questão de de autoria que ainda é muito discutida nos ambientes acadêmicos mais o evangelho com certeza isso não tem muita contestação e ele foi escrito provavelmente na cidade de éfeso vocês lembram que o apóstolo paulo na sua segunda viagem ele passa em éfeso e ele a monta a cria um grupo uma igreja que se forma lá e nos anos que seguem tanto a morte de paulo quanto à a seqüência da vida daquela comunidade aquela cidade se transformou num centro muito grande de difusão do evangelho muitas igrejas que foram fundadas em outras cidades daquela região é resultar na península da anatólia leão de hoje a turquia ficava no espaço chamado ásia menor no na subdivisão feita pelos romanos da ásia menor muitas igrejas que saíram que surgiram nas outras cidades sairão dessa igreja df principalmente naquela região da península e joão se muda para a f1 é no não se precisa muito a data de que ele vai morar em é fácil mas ele fica lá durante quase o final do seu o seu final do ministério todo a ilha de patmos que é a famosa ilha da revelação do apocalipse era uma ilha prisão que ficava de frente a fc ficava muito próximo de f então quando o imperador ele queria punir alguém e principalmente na época que o cristianismo estava sendo contestado ele mandava as pessoas para essa ilha joão foi mandado pra ele lá ele tem a revelação do apocalipse e foi escrito esse evangelho provavelmente entre os anos 95 e 100 do primeiro século da era cristã e ele tem uma perspectiva um pouco diferente dos outros evangelhos os outros evangelhos são chamados evangelhos sinóticos sinótico vem da palavra sinopse ou seja eles estão contando uma história e não abrangem não são exaustivos na história do ministério de jesus mas eles contam a história do ministério de um viés muito parecido por isso que eles possuem muito muito detectarem um dos evangelhos também está no outro eles é bem de uma fonte é comum que provavelmente foi o evangelho de marcos a 98% do evangelho de marcos está presente no evangelho de mateus e joão então provavelmente o primeiro evangelho ter sido compilado finalizar o show de marcos depois de ter o evangelho de lucas e de matheus é e esse evangelho e e e provavelmente marcos bebeu de uma outra fonte que ainda não se não se achou essas esses manuscritos se perderam e mas você consegue ver que os três primeiros evangelhos mateus marcos e lucas eles têm até a sequência dos acontecimentos é um pouco parecida o viés de matheus é um o viés de lucas é outro viés de marcos é outro mas eles quanto mais basicamente as mesmas histórias mesmo acontecimento já joão a perspectiva de jogar um pouco diferente e isso é importante entender porque a autoria dos três primeiros evangelhos ela é datada depois da década de 60 entre no final da década de 50 no início da década de 60 talvez até um ano 65 eles começam a escrever esses três primeiros evangelhos joão escreve no final são quase 30 anos depois e joão foi um dos apóstolos que viveu com jesus então joão ele ele se ele e lhe deseja com escrito do seu evangelho mostrar para as pessoas o porque que eles deveriam acreditar que realmente esse de quem o evangelho fala era o filho de deus a idéia perspectiva de joão é jesus ele é o filho de deus eu vou mostrar pra vocês porque ele começa a narrar os fatos da vida de jesus que comprovam essa alcunha e e vocês vão ver aqui eu achei isso muito interessante eu não tinha visto ainda nenhum dos estudos que eu já tinha feito eu comecei a pesquisar a uma adaptação que alguns algumas datas são obviamente contestáveis algumas não por exemplo a questão do martírio dos apóstolos os 12 você sabe que o primeiro que morreu morreu logo próxima com sua crucificação na que foi judas iscariotes mas os outros judas tadeu eu coloquei essa interrogação aí porque realmente é uma interrogação não se tem uma informação precisa da do falecimento dele do martírio dele a possibilidade de que ele tenha ido para a pérsia foi evangelizar a lado leste do território é mas thiago está escrito em atos capítulo 12 atos capítulo 12 diz que a arte agu foi preso e foi decapitado é ele morre no ano 44 natanael que na versão joanina chamado de bartolomeu é terão lucano é chamado de barcelona na lista que está em mateus capítulo 10 ele é chamado de natanael ele provavelmente foi pregar na região da rússia ali no cáucaso ou tenha ido para a índia ea partir dele é datado do ano 51 andré foi para a região da grécia foi martirizado anos 60 é tiago filho de alfeu morreu em jerusalém por volta à i do ano 62 pedro foi martirizado em roma na itália no ano 64 e aí temos simão ocelot que é o único que coloca uma interrogação em si é o último ou não porque o martírio de joão com o último detalhe marcado no ano 103 há uma possibilidade de que pedro o de simão ocelot tenha sido utilizado só no ano 107 e aí você vê as diferentes tradições o que falou dizem que ele foi mantida na armênia outro na pérsia e outro no castro que é uma região também da rússia e hoje pode ser utilizado nos 65 ou no ano 107 mateus o evangelista apóstolo foi utilizado em hierápolis na turquia nos 72 tomé foi para a índia é um dos apóstolos que a tradição disse que chegou a levar o evangelho pô até a índia e o seu martírio datada do ano de 78 e filipe foi confirmada que a tumba que existe na cidade de hierápolis lá hoje no território que a turquia é e são felipe como eles dizem lá e foi provavelmente por volta do ano 80 e joão é o último é nessa lista e com exceção dessa dúvida com relação à simon zelote ele provavelmente ele é um dos poucos que morre de morte natural não há um martírio joanino ele chega à sua idade avançada e morre de causas naturais depois que ele ficou preso empate mas ele volta a morar na cidade de éfeso e nós vamos tratar aqui do capítulo 4 de joão e joão vai falar de um episódio onde jesus precisa passar por um território que era conhecido como samaria ou samária e o mapa está muito bom vocês conseguem enxergar tudo aqui né eu voltar vou contar pra vocês as origens dos problemas como quando começa a rir arros da briga entre judeus e os samaritanos o próprio texto bíblico vai nos dar mais ou menos uma adaptação que é incontestável mas houve um comentarista famoso sobre do do antigo testamento falar que pode ter começado porque você vê que tem um roxo aqui no meio e um amarelo em cima é manassés e efraim manaças efraim são filhos de josé são os dois filhos que substituirão josé no reparar na repartição da terra quando israel já começa a bênção aos seus filhos ele abençoa mananciais e abençoe efraim ea elevar essa questão desde a época que os doze filhos de jacó já tinham seus problemas internos de relacionamento esse problema passou para os filhos de josé e por isso eles moram naquela mesma naquela região além de efraim e manassés que está bem no meio do mapa jerusalém também aqui na borda do lado de cá você tem o segundo mapa que é o mapa da divisão do reino você tem embaixo reino de judá em cima o reino de israel o reino de israel conquistado por salma zé e isso foi no reinado de oséias quando ele é 11 a 0 o rei do reino do norte e por conta disso os que ficaram aqui no reino de judá na volta do cativeiro quando ele oms regras vai contar essa história quando eles voltam do cativeiro e aí eles começam a reconstrução dos muros de jerusalém quem é o povo que começa a brigar com eles na reconstrução os que estão morando no reino do norte porque eles não querem que jerusalém mote a ser uma cidade importante porque eles têm agora uma importância muito grande o reino que está no norte e é interessante porque por conta disso eles têm diferenças textuais os judeus aqueles que ficam na parte sul eles têm aturar eles têm os inscritos eles têm os profetas no hebraico chamado de tornar autor a neve inquieto vi então eles têm esse conjunto de livros quis que é a sua bíblia para os do reino do norte ele só aceita uma torá então todas as profecias todos os inscritos posteriores eles rejeitam eles não trabalham com esse texto ele trabalha ou simplesmente com a lei e obedecem estritamente a lei e é muito interessante porque no que diz no que condiz a lei mosaica hoje em dia existe um grupo que é chamado de samaritano que se diz descendente desse grupo lá em israel e eles estão mais próximos do cumprimento da lei do que os próprios judeus isso por uma questão muito simples a gente vai ver mais na frente mais a um relacionamento entre os marita anos quando o exército grego começa a invadir vocês lembram que os persas dominam todo chegam lá a even leônidas os seus 300 né sabe aquela história lendária mas tudo bem aí eles começam a combater e alexandre consegue a unificação do povo grego através da macedônia da grécia então ele começa a trazer a peça de volta quando os exércitos alexandrino chega nessa região os samaritanos recebe de braços abertos favor da minha casa pode usar a cozinha fica à vontade isso pra os judeus foi um problema porque quando há o que é chamado de o grande sacrilégio do período dos macabeus é quando o líder o general grego que estava dominando essa parte coloca uma estátua de zeus dentro do templo de jerusalém isso causa uma revolta tão grande nos judeus que eles começam a revolta dos macabeus e começam a tomar de novo o poderio de toda essa região mas aí joão vai contar a respeito desse encontro de jesus com essa mulher essa mulher de santa maria que é conhecido muito por mulher samaritana e no capítulo 4 diz o seguinte os fariseus ouviram falar que jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que joão joão aqui o joão batista embora não fosse jesus que enfatizasse mas os seus discípulos quando o senhor ficou sabendo disso saiu da judéia e voltou uma vez mais a galiléia era necessário passar por santa maria assim chegou uma se chegou a uma cidade de samara chamadas ficar perto das terras que já coopera a seu filho josé ali havia havia lhe o poço de jacó jesus cansado da viagem sentou-se à beira do poço isso se deu por volta de meio-dia nisso veio uma mulher samaritana tirar água disse lhe jesus de um pouco de água os seus discípulos tinham ido comprar água é comprar a comida na cidade a mulher samaritana lhe perguntou como o senhor sendo judeu pede a mim uma samaritana água para beber pois os judeus não se dão bem com os samaritanos e essa é uma questão que vai ser muito importante para essa história também para o decorrer da do relacionamento entre os judeus e os povos que estavam na região os religiosos da época você vê os fariseus eles viram que o nome de jesus estava se propagando estava ficando famoso e ele já estava batizando mais pessoas do que o próprio joão batista batizado e isso estava causando já um incômodo então jesus percebendo isso sabendo que o seu ministério é muito mais extensa ele precisava se colocar a caminho talvez se ele tivesse ficado lá na mesma região onde joão estava batizando as pessoas é ele viesse enfrentar a receber uma confrontação mais rápido e é jesus sabiamente volta para a região norte para a região da galiléia mas há a questão aqui religiosa com relação ao samaritano é muito importante como mencionei a questão da rivalidade nos tempos de alexandre tem um elemento muito importante aqui para você entender essa rivalidade por conta desse relacionamento com o exército alexandrino os samaritanos eles receberam uma 1971 benefício que benefício eles tiveram a oportunidade de construir o seu próprio templo do monte gerizim vocês lembram que o tempo ficava em jerusalém do monte sião mas os samaritanos desde a época em que os reinos estavam divididos já tinham outros locais de adoração na verdade era um reino do norte que tinha isso você tinha um local em dam em outra em betel e nesse período eles recebem essa permissão e recebem ajuda para construir um templo em jerusalém e isso significava um um processo um uma vez um organização religiosa é a palavra uma organização religiosa concorrente com a organização religiosa que já vi em jerusalém em jerusalém já havia os cultos já viu sacerdócio já havia tudo isso mas agora você tem uma concorrência ea concorrência está lá no monte gerizim ok como já falei ah o absurdo que foi causado pela colocação daquela estátua de zeus dentro do tempo foi tão grande revoltou tantos judeus que eles se uniram e começaram a derrubar tudo que os alexandrinos que os o exército de alexandre tinha deixado por lá e aí eles aproveitam e destroem esse tempo eles chegam tomando vão tomando toda a região norte eles destroem o local de culto e quem faz isso tá e joão birkhan no que é um dos filhos do do judas macabeu que é neto do sacerdote matias que começa toda a revolta dos macabeus e aí o que acontece essa rivalidade e chelsea só cresceu ela se acentuou de tal forma que existe em samaria existia no tempo de jesus em santa maria um chamado caminho dos religiosos os religiosos vocês estão vendo agora aqui que dá pra ver um pouco é esse é o mapa do período em que herodes é reinou e passou para os seus filhos cada região dessa ficou com um dos filhos dele mas você tem aqui no meio judéia em cima tem samária pra você ir para a galiléia que tem aquele laguinho lá em cima que o lago da galiléia o mar da galiléia você saindo de jerusalém você vai em linha reta para cima os religiosos eles não se permitiram pisar em solo samaritan então o que eles faziam eles atravessavam por esse lado roxo do lado de cá chamado peréia subiam até sair da região da santa maria e atravessavam de novo o rio jordão para o lado da galileia só para não pisar dentro do território da samaria e isso jesus é muito interessante porque o texto vai dizer pra gente que olha só o verso 4 fala era ali necessário passar por santa maria na verdade não era havia outros caminhos como é que joão escreve era necessário passar pela santa maria o verbo que está aqui no grego verbo chama lei esse verbo ele significa uma ação que você é impelido a fazer vocês vão lembrar daquele episódio de jesus no templo com seus pais lá quando ele completa o 12º ano e aí os pais vão embora jesus fica quando os pais voltam desesperados e pergunto jesus que está fazendo você não sabe que tem que ir com a gente que jesus responde vocês não sabem que me é necessário estar na casa do meu pai o verbo é o mesmo então essa necessidade ela não há necessidade simplesmente é estratégica por conta da viagem é uma necessidade até espiritual jesus sabia que ele tinha que fazer ali nessa maria e quando joão continua o texto ele vai falar o seguinte jesus pede água pra mulher samaritana ela responde não é que vocês viram é como é que se pede água pra mim sabendo que eu sou bom samaritano e você um judeu ele diz se você conhecesse o dom de deus e quem está ali pedindo água você ele teria pedido e ele teria dado água viva mas a mulher responde o senhor não tem com que tirar a água eo poço fundo onde posso onde pode conseguir essa água viva a casa o senhor é maior do que o nosso pai jacó que nos deu o posto do que ele mesmo bebeu bem como seus filhos do seu gado jesus respondeu quem beber dessa água terá sede em outra vez mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede ao contrário a água que lhe der se formar há nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna a mulher e disse senhor da ami dessa água para que eu não tenha mais cedo e nem precise voltar aqui para tirar água e aqui nós entramos na questão da adoração tudo até agora foi a parte introdutória para você entender o contexto que jesus está enfrentando mas quando jesus começa a conversar com essa mulher e essa mulher vira pra ele fala quem é você você é maior que o nosso pai jacó como assim você pode dizer que você tem essa água essa água viva que vai me fazer não querer mais vai precisar vir aqui mais para bebê para ela jesus era uma outra pessoa como qualcomm uma pessoa qualquer ela não sabia que ela estava falando e isso muitas vezes é o que acontece com a gente a gente fica num relacionamento tão mecânico com não só com deus mas com jesus cristo que nós passamos a vida e não percebemos com quem nós estamos lidando nós faltamos muito conhecimento das coisas do alto do poder que vem do alto para essa mulher jesus poder provavelmente estava falando uma coisa que ela não tinha nem conhecimento que essa questão dessa água da vida nós temos aqui na nossa tradição o maior de todos foi nosso país já corre nos deu esse poço você quer dizer que você é maior que ele quem é você pra falar isso às vezes a gente fica nessa discussão com jesus a mas eu estou enfrentando uma situação que é uma situação que eu já fiz todo o esforço será que você realmente tem esse poder pra me libertar dessa dessa problemas que estão enfrentando e isso acontece muitas vezes inconscientemente porquê porque nos falta o hábito de buscar as coisas do alto nós muitas vezes passamos buscando os elementos da nossa subsistência nós passamos a vida correndo atrás das coisas correndo atrás daquilo que vai colocar a comida na nossa mesa e não percebemos quem é que dá a comida que a gente coloca na mesa ea gente passa a vida inteira correndo atrás de coisas que vão que são e que vão perecer são perecíveis e que vão perecer isso é muito sério e muito importante porque o que a adoração tem a ver com isso vocês vão ver que quando nós temos um relacionamento com deus que é superficial nós damos ao poder da adoração e adoração não como o conceito em si mas aquele momento em que eu vou lá pra igreja que o canto um monte de música que eu oro e tudo aquilo vira um uma forma de recarregar as baterias eu preciso ir na igreja porque lá eu vou recarregar minhas baterias na próxima semana e às vezes você tem um encontro numa situação como essa você ver uma situação cotidiana mulher foi lá tirar água do poço diz aquino no verso 6 que isso se deu por volta do meio dia e aqui tem mais uma informação importante porque essa mulher estava indo ao meio-dia tirar poço tirar água do poço o costume era que as mulheres que eram as responsáveis por fazer isso na altura judaica e na cultura também da região na sua cultura judaica na cultura do oriente médio era que elas fossem em grupo elas fossem juntas e uma talvez ajudasse a outra é essa mulher estava indo sozinha ela estava enfrentando alguma questão e jesus vai apontar isso pra ela na frente e ela precisava se blindar dos relacionamentos da sua própria comunidade então eu vou fazer o que eu tenho que fazer porque eu tenho que fazer mas eu não quero que ninguém se meta e aí ela tem um encontro que pode mudar a vida dela e ela não percebe que muitas vezes a gente passa por isso a gente tem as nossas dificuldades nossos problemas mas a gente não quer que ninguém sai gente esconde eu vou para a igreja e eu canto e eu louvo e eu oro e eu fico de joelho e eu saio renovado na segunda feira precisa enfrentar aquilo lá de novo e muitas vezes a gente não percebe que há um caminho alternativo jesus apresenta esse caminho pra ela e ela é maior que jacó aí jesus vai se apresentar no final aqui ela diz o senhor de nome dessa água para que eu não tenha mais sede nem precisa voltar aqui é a lei do menor esforço então a gente está fazendo as coisas mas tudo que exige um comprometimento ou um esforço maior eu quero colocar de lado não eu quero fácil você precisa se comprometer a fazer não não então isso não é pra mim eu preciso de uma coisa mais prática eu preciso que você resolveu o problema agora não quero saber se vai demorar para resolver o problema eu não quero saber se eu vou ter que me humilhar e voltar nos meus caminhos eu quero a solução agora o texto continua jesus disse vá chamar seu marido volte não tenho marido respondeu ela disse lhe jesus você falou corretamente dizendo que não tem marido o fato é que você já teve cinco e o homem com quem agora vive não é o seu marido o que você acabou de dizer é verdade quando nós falamos da questão de você ter conhecimento das coisas do alto é bem óbvio bem claro que a gente está falando você precisa ler a bíblia você precisa ter relacionamento com deus você precisa tirar um tempo na sua rotina diária para passar com deus para dedicar aquele dia a deus nada nada do que está aqui é por acaso é muito interessante quando você olha que jesus diz você falou corretamente dizendo que não tem marido o fato é que você já teve cinco porque joão registrou número de maridos que ela teve não podia falar você já teve vários maridos e você é o cara que você está morando agora nem maria do céu é na tradição era comum que até três divórcios é aceitável 5 ninguém queria mais nada com essa mulher essa é a questão joão registra isso para mostrar que a situação da mulher ela era calamitosa você não tem mais solução filha essa que é a verdade e muitas vezes a gente quer se esconder justamente pra ninguém botar dentro da nossa ferida mas aqui que jesus mostra o poder dele poder profético dele e aí continua o texto disse a mulher senhor vejo que é profeta opa se o cara sabe da minha vida esse cara tem alguma coisa importante para me dizer e aí ela pergunta nossos antepassados adoraram nesse monte monte gerizim mas vocês judeus dizem que jerusalém é o lugar onde se deve adorar a jesus declara que é aquilo que é o cerne da adoração ele diz crê em mim mulher está próxima hora em que vocês não adoraram o pai nem nesse monte nem jerusalém vocês samaritanos adoram que não conhecem nós adoramos o que conhecemos pois a salvação vem dos judeus no entanto está chegando a hora e de fato já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade são estes os adoradores que o pai procura deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade aqui começa o caminho do adorando jesus a primeira coisa que ele faz a escancara o problema da mulher ele está tendo uma conversa direta com ela aí ele vira pra ela fala olha seu problema tá aqui ó você tá querendo uma solução muito fácil você quer que eu te dessa água viva para que você não tenha mais cedo e não tem que continuar o seu trabalho mas o problema não está em buscar água o problema está em como você está vivendo a sua vida ea gente fica nessa luta com deus dizendo o senhor resolve a minha situação resolve a minha quer ela resolve o problema e deus pode até resolver o seu problema mas ele vai querer resolver sua vida também e aí a gente opa segura e calma não é bem assim vamos conversar e tal é interessante ver como a mulher quando ela é confrontada com a sua vida ela percebe com quem ela está falando ela não sabe que é o filho de deus mas ela sabe que ela está falando com alguém que conhece das coisas que ela vai fazer o pai então eu preciso me alinhar eu preciso colocar a minha forma eu preciso me ajustar com deus para ter certeza de que estou cumprindo tudo certinho e aí ela pergunta o senhor se eu sei que você profetas nossos antepassados adoraram nesse monte mas vocês judeus dizem que ela em jerusalém qual é o local de adoração como eu posso fazer para deixar o deus feliz como eu posso fazer pra que deus tenha piedade de mim e deus resolva minha situação isso significa eu tomar controle da divindade isso era o procedimento de todos os povos daquela região desde os pagãos os cananeus os assírios os gregos com toda sobre seu panteão os romanos os egípcios o que eles faziam eles faziam rituais e celebrações para aplacar a ira dos deuses eles tinham o controle da situação a a terra como era no caso do bal deus cananeu a terra não produzir homem então balta nervoso vamos começar a fazer rituais aqui para que bauru fique feliz e ele interceda em nosso favor ela quer fazer a mesma coisa ela quer aplicar a mesma lógica bom se eu tô adorando a 20º lugar jerusalém então vou passar a dor a jerusalém 10 vai ficar de boa comigo só que não é essa a questão isso não é a adoração não é eu me deslocar todo domingo de manhã e à noite aqueles que fazem nos dois horários para um local pra cantar um monte de música bonita que foi bem ensaiada e aí deus vai ficar feliz comigo o que você faz aqui tem que ser o reflexo da sua vida lá o caminho do adorador ele passa justamente pela transformação das suas acções das suas atitudes no seu cotidiano e essa é a verdadeira adoração a verdadeira adoração é quando eu consigo compreender que não é um local que não é uma música que não é um estilo de culto que não é um cumprimentar dez pessoas que não é vim pra cá para tomar café que não é pagar o dízimo tudo isso precisa ser reflexo do seu relacionamento com deus se você está fazendo qualquer uma dessas coisas porque você sente algum tipo de culpa puxa faltei três vezes na igreja então vou dar uma oferta este mês para poder equilibrar as coisas ah eu vou vou participar na cantata porque aí vai que deus fica mais feliz nem a mãe né não é á a a relação para trocada o que jesus apresenta para essa mulher é você está vendo que estou mostrando da sua vida você precisa estar com a sua vida direito quando você está com a sua vida direito você é transformado e você transforma e isso é que causa a diferença e isso é uma vida de adoração não é apenas um momento não é apenas uma decisão que você toma e divino domingo a igreja é você ter uma vida regrada e baseada naquilo que a palavra diz e aí eu volto a dizer falta-nos conhecimento das coisas do alto eu gosto de fazer perguntas eu vou fazer uma aqui que é bastante intrigante você não precisa levantar a sua mão se você não quiser quem aqui já leu a bíblia toda tem bastante baixo é básico como você quer conhecer o deus que você adora sem estudar a sua palavra e não estou falando que tem que ler para amanhã não faz um plano de leitura de um ano de dois anos no entanto plano na internet pessoal se digitar no google plano de leitura da bíblia vai surgir 52 hoje até agora os temáticos têm plano de leitura para preparação para a páscoa a páscoa está chegando aí plano de leitura para o natal aí você lê textos que são pensados que fazem você pensar e lembrar daquelas situações faça um plano de leitura ei a palavra de deus conheça esse deus que te oferece essa água viva passe tempo de oração dedique se à oração a gente ouve uma música belíssima que fala que ela com os agente consegue enfrentar qualquer coisa quando nós estamos de joelhos e tem uma frase eu não sei quem é o autor eu ouvia muito tempo atrás eu posso até tá falando errado aqui algum tema da frase mais dita assim que a igreja com suas próprias forças ela pode até conseguir vencer os 100 metros rasos mas quando ela está de joelhos ela vence qualquer maratona a igreja de joelhos têm o poder de transformar a sociedade você de joelhos têm o poder de poder não é seu poder vai ser colocado em você para transformar a sua vida ea vida da sua família você precisa investir tempo dedicar tempo do conhecimento da palavra e da comunhão com deus através da oração aí você vai começar a ver que isso tem desdobramentos você vai perceber que acontecem coisas que mudam a forma como você age a forma como você pensa a forma como você reage tudo isso passa por uma transformação muito grande e aí a mulher vira quando é confrontado com essa realidade e esse profeta que fala sobre a sua vida fala para ela que a questão da adoração ela não é a mais importante local a forma como você adora mas sim como você tem vivido a sua vida aí ela tenta saída pela tangente já que o negócio agora esse o esquema ficou mais pesado está muito mais ligado aqui vai dar trabalho não há então olha só eu sei que o messias o que é chamado cristo está por vir quando ele vier explicará tudo para nós aí ela pessoa fofa me livrei não quando ele vier a gente conversa não deixa aí quando a gente tem uma discussão aqui na igreja não quando saíam vier ele resolve tudo a gente já faz isso já aplica esse método aquino e benil e aí ela fica nessa né aquando ver se ele vai explicar todas as coisas vai ser uma maravilha vai ser tudo lindo vai ser uma beleza aí ela cai do cavalo porque vem jesus e diz eu sou o messias eu que estou falando com você isso é muito importante porque às vezes a gente faz isso sem perceber às vezes a gente toma alguma certo algumas atitudes a gente lê um texto na bíblia que confronta com uma fase da vida que nós estamos vivendo falar isso aqui também é difícil entender a bíblia é muito difícil compreender então eu vou deixar isso aqui de lado vou continuar na minha caminhada que e depois lá na frente eu pergunto pra alguém o que significa isso aí já pedalou já entrou na roda da vida você não lembra mais de perguntar e ficou tudo por isso mesmo mas assim quando você é confrontado com alguma coisa pela palavra ou pelo convívio você tem que buscar você tem que correr atrás olha o que acontece embaixo há um hiato aqui porque é o momento em que os discípulos encontrou jesus quando eles voltam da cidade ea mulher vai à cidade pra poder conversar com seus com a sua comunidade ela fala muito samaritano daquela cidade creram nela nele jesus desculpa por causa do seguinte testemunho dado pela mulher ele me disse tudo o que eu tenho feito assim quando se aproximaram dele os samaritanos insistiram em que ficasse com ele ficou dois dias e por causa da sua palavra muitos outros correram e disseram à mulher agora nós queremos não somente por causa do que você nos disse pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o salvador do mundo então quando nós tomamos o caminho da dor a dor e reconhecemos o senhorio de cristo sobre a nossa vida o que isso causa na gente isso traz a compreensão da nossa situação a mulher não tinha mais para onde fugir e você talvez não tenha mais para onde fugir você está sendo confrontado e tem alguma coisa na sua vida que você precisa resolver e você tem na sua frente aquele que tem o poder de resolver todas as coisas mas é interessante a gente perceber algumas coisas algumas nuances do texto porque quando é a mulher confrontada e jesus fala para ela que você tem cinco já teve cinco maridos o homem que você está morando agora nem marido seu é quando ela é confrontada com isso você vê que ela rompe com todo tipo de de orgulho e sentimento de autopreservação quando ela vai na sua comunidade e ela precisa falar com o pessoal olha eu encontrei um cara lá que está dizendo tudo de errado que estou fazendo ela precisa vencer isso então isso traz exatamente a compreensão de como nós estamos a situação e que nós estamos na situação em que nós estávamos quando nós não tínhamos a salvação em cristo o problema é uma vez que eu entendo que eu recebi essa salvação uma vez que eu entendo esse processo eu preciso caminhar para consertar as coisas e não simplesmente ficar não eu já entendi realmente estou fazendo tudo errado mas jesus é salvador e no final dos tempos ele vai me resgatar não é uma caminhada a adoração ela é um movimento ela não é algo estático você precisa caminhar para cada vez se tornar um melhorador a segunda coisa ela transforma a forma como encara os meus problemas a mulher não queria mais saber se ela ia ter que voltar 15 vezes para tirar ela precisava chamar o pessoal pra conhecer aquele que podia transformar a vida dela e ela rompe com todo tipo de orgulho ela vai lá atrás o pessoal e o que eu acho interessante é uma palavra de uma mulher nesse contexto não era algo que era muito levado em conta eu sei que as coisas mudaram esses dois mil anos amém esse aumento foi na namm nós tínhamos aqui na igreja um movimento que era o café dos homens mas perdemos então as coisas mudaram mudaram muito nós agora o café geral todos estão convidados mas enfim essa é a grande realidade ela precisava convencer aquelas pessoas da comunidade dela que tinha uma pessoa que transformou a vida dela o que estava em transformação da vida dela talvez ela sentou nesses dois dias e compreendeu mais quem era esse messias e isso a gente precisa fazer a gente precisa encarar o nosso problema de uma forma diferente a gente precisa romper com aquelas amarras que nós deixamos na nossa vida a mas isso é tão chato vou ter que falar com tanta gente vai ter que pedir desculpa pra pai mãe tio cachorro periquito papagaio tem que fazer tem que enfrentar e ela redireciona quando você tem o conhecimento de cristo você consegue agora ver redirecionar o foco da sua duração a sua adoração ela não vai ser mais um conjunto de ações que você tem e que você toma pra ficar em paz com o seu deus você vai adorar a deus pelo que deus já fez por você você não vai reservar um espaço na sua agenda para adorar a deus a sua agenda agora tem que adorar a deus todas as suas ações todas as suas atitudes todos os seus pensamentos precisam ser pensamentos ações e atitudes de um adorador de alguém que entende o que recebeu entende que de onde veio e entende porque é necessário você precisava disso porque muitas vezes a gente tem uma uma idéia meio errônea de que a gente é bonzinho poxa mas eu faço tudo tão direito eu pago os impostos eu não do calote tudo porque eu preciso ter essa vida tão é regrada dessa forma o problema da vida regrada está justamente naquilo que o com a comunidade causa na nossa vida quando nós estamos numa comunidade nós ficamos muitas vezes preocupados com que a outra pessoa vai falar a outra pessoa vai dizer então eu procuro me adequar ao ritmo e as ações daquela comunidade quando na verdade por dentro às vezes eu nem acredito no que estou fazendo o que eu tô falando mas quando você compreende que a adoração ela não é para ser vista por outros mas é uma oração que está ligada diretamente a deus o que o outro pensa de você não importa tanto importa o que deus pensa de você e isso causa toda a diferença o seu foco não é mais em si mesmo o seu foco agora está naquele que deve ser adorado e é interessante como joão também relata que essa adoração quando ela tem o foco correto quando você rompe as barreiras do seu próprio orgulho da sua própria limitação de raciocínio de pensamento e você permite que deus trabalho e que jesus trabalho na sua vida isso produz frutos para o rei no final do texto diz aqui que por causa da palavra da mulher e da palavra de jesus muitos outros samaritanos creram a sua ação ea sua atitude pode ser o gatilho para mudar uma vida para transformar uma pessoa mas quando você ainda não consegue direcionar não consegue visualizar para onde a sua adoração deve você às vezes está travando esse processo às vezes deus quer transformar vidas que estão ao seu redor mas por conta de ações e atitudes que a gente tem a gente não consegue eu garanto para vocês que se for da vontade de deus vai acontecer com ou sem você é melhor né eu acho melhor com as mãos e de repente acha que não mas tudo bem a grande questão é essa quando você realiza o seu foco de adoração quando você começa a andar ea caminhar em direção a uma adoração genuína sincera que ultrapassa as paredes da igreja ultrapassa as paredes do seu ego que ultrapassa as paredes do seu orgulho e que permite ser usado e ser transformado por deus os frutos são para o reino os frutos são meus e noção de vocês os frutos são do reino para sua cabeça queria morar nesse momento eu sei que muita gente pode estar enfrentando muita coisa muita dificuldade mas o meu desejo com esse texto com essa análise é mostrar pra vocês que muito mais do que forma muito mais do que forma está preocupado com o conteúdo deus quer um coração voltado pra ele e se você está passando por alguma dificuldade se você está enfrentando alguma coisa muito séria muito difícil e você quer pedir neste momento que deus intervém no seu a seu favor mas não com o intuito de deus te dar a água pra você não tem mais que voltar ao poço pra pegar água mas que deus te dê forças para se necessário for enfrentar todas as coisas e resolver a situação eu queria convidar ficar em pé nós vamos orar por você você está enfrentando alguma dificuldade mas você tem consciência de que a transformação tem que começar em você queria morar com você nesse momento vamos orar para nós te agradecemos por essa manhã agradecemos pela comunhão pelo convívio pelas amizades que nós desenvolvemos aqui pela oportunidade o pai que muitas e muitas pessoas ao redor desse planeta não têm de separar um o espaço na agenda para poder vir um lugar e e cantar louvores adorar o teu nome mas senhor nós queremos que a transformação causada pelos louvores ela não seja uma transformação externa uma transformação de aparência mas que nós possamos ter a consciência de que é o verdadeiro adorador que a adoração ela se faz em espírito e em verdade não é apenas um momento de culto não é apenas no momento em que nós estamos na igreja mas em cada momento das nossas vidas nós precisamos ter atitudes que nos coloque mais próximos de ti que nos traga mais perto de ti e que nos transforme para que nós possamos ser cada dia mais e mais parecidos com jesus cristo nós pedimos por essas vidas que estão aqui agora é péssimo sabes cada problema que cada um tem enfrentando o papai nós te pedimos o nome de jesus que se tem algum problema de saúde algum problema de emprego um problema de relacionamento que o teu espírito a tua mão aqui o pai possa nos guiar possa transformar a nossa vida possa nos transformar para que nós sejamos também agente de transformação para que nós possamos fazer parte da solução o pai não apenas receber algo que daqui a pouco nós vamos precisar de novo nós queremos ser transformados pelo teu espírito para que através de nós flua esse rio de água viva ii onde a vida de outras pessoas o pai então nós pedimos pela questão de que cada uma pessoa que está levantando confiadas no teu poder nós sabemos que o senhor ao médico dos médicos que o senhor é o senhor dos senhores que pode resolver todas as coisas nós agradecemos e nós já queremos receber a paz que cede todo entendimento porque nós estamos depositando nos teus pés toda a nossa sociedade todas as nossas preocupações e nós fazemos isso agradecidos e orando o nome do teu filho amado jesus amém