O PROJETO – 5 de 6 – Executando atitudes positivas
28/02/2016O PROJETO – 5 de 6 – Executando atitudes positivas
Fonte: Nova Semente
Legendas automáticas:
E aí Oi boa noite grande prazer recebê-los de novo aqui na nova semente uma Comunidade Adventista do Sétimo Dia existe pelo propósito de poder proporcionar semana após semana uma experiência real com Deus damos um abraço pessoal a você que nos acompanha pela internet seja na transmissão ao vivo ou em algum momento durante a semana e se você ainda não venha nos conhecer por favor convite está feito Estamos aqui na Rua Cubatão 77 bairro do Paraíso em São Paulo se você é de São Paulo favor Muito faço chegar aqui metrô Avenida Paulista muito próximo se você é de outro estado de algum lugar do Brasil quando vieram a São Paulo temos um encontro marcado aqui na nova semente da nova semente é uma grande produtora de conteúdo e a ideia é poder facilitar o acesso a todo esse Universo de conteúdo gerado aqui o jeito mais fácil de acessar é pelo site www nova o Ponto Org onde você encontrará toda a programação da comunidade da nova semente além de você também poderá acessar vídeos de séries anteriores e também os vídeos da sua própria série o projeto que estamos envolvendo agora hoje estamos na quinta mensagem as anteriores já estão todas postadas ali um outro jeito é você ter a nova semente na palma da sua mão basta você baixar o aplicativo da nova semente e aí você pode acessar todo esse conteúdo Você pode ter também as transmissões ao vivo diretamente no seu celular ou no seu tablet acesso a rádio da nova semente transmitido 24 horas por dia as mídias o blog o informativo Enfim tudo aquilo que é o universo da comunicação da nova semente lembrando a vocês também nós temos uma rede wi-fi aqui e convidamos a que Todos se conectam em é a rede NS conecta a senha é nova semente E aí é sobre programações a nossa mente primeiro lugar que lembrar a vocês que a nova semente oferece um programa modelo de estudos da Bíblia chamado começos começo já existe há vários anos e atingiu centenas de pessoas e você é nosso convidado começo será oferecido em três dias e horários diferentes durante a semana sábados às 15horas e segundas e terças às dezenove e trinta os estudos são propostos na forma de séries é um formato aberto você está convidado traga seus amigos sua família tem uma equipe pronta para acompanhar você nessa jornada de estudos programa começos temos também alguns programas para grupos etários especiais junto ao primeiro viva das dezessete horas temos a programação da Sementinha que também um programa modelo para crianças 0 a 11 anos então se você tem um filho e uma filha nessa faixa de idade talvez você devesse escolher o horário das sete horas já parar e ao vivo das 19 temos o Papa aberto que é um programa voltado aos adolescentes programa que já tem mais de um ano temos cerca de 40 50 e 60 jovens adolescentes se reunindo neste horário e você também é nosso convidado nós estamos lançando um novo projeto e pouco a pouco ao longo das próximas semanas e meses vocês vão tomar uma hora conhecimento nós estamos projetando aí uma imagem e a nova semente vai lançar um centro de influência nessa região nós acabamos de conseguir alugar um imóvel que ele é adjacente a esse imóvel de frente para rua de trás e ali nós vamos lançar um centro de influência nós vamos precisar de muita ajuda de todos vocês grandes oportunidades para participar de diversas maneiras deste novo projeto nos acompanhe nas próximas semanas falaremos um pouco mais sobre o centro de influência nova semente daqui a pouquinho Pastor Fabiano vai estar aqui no palco apresentando a quinta mensagem desta série de seis o projeto que foi pensado sentido de nos proporcionar algum conhecimento alguns instrumentos para construirmos um projeto de vida melhor mais saudável a mensagem de hoje tem pute e executando atitudes positivas que aliás vivendo um momento que nós estamos vivendo nesse país precisamos de muitas atitudes positivas daqui a pouquinho também abandonar você mente já está aqui grupo de louvor da nova semente já vai subir aqui é o palco também queremos desejar a vocês uma excelente programação não desliguem seus celulares mais coloquem no modo silencioso um grande abraço a vocês até a semana que vem você está na nova semente nosso objetivo é proporcionar todos os dias dia após dia uma experiência real com Deus E aí oi oi E aí Oi luri no começo ele deu o sua palavra todo o universo sifrer O que foi prometido eu vou morrer não é E aí e eu caminho pela agir a vida à Solta são quem crê mei mão de morrer Day e mandou para você para pagar o preço de todo o mercado E aí o meu meu meu meu meu meu meu irmão do Thor 1 E aí Oi como você tá pintando bem em mamãe viu Nossa eu devia eu voltei ao meus bons tempos é verdade é verdade tendo muito sabe olha aqueles quadros em casa já dá para fazer uma exposição não dá você sabe que é meu sonho ai mãe sonho a gente não põe na gaveta vamos fazer Olha que nós vamos fazer Oi Bia Barros como vai você Dr Carlos tudo bem e você como está Olha eu tô passando o fim de semana aqui no campo e que eu te falei e eu vim conferir porque às dicas suas são sempre são boas Então vale a pena conferir lindo lugar não é legal Sabe muito que eu gosto do mato da natureza um tem borrachudo tem esse probleminha né tem um probleminha da Zika e como é que eu faço é culpa da Deixa para lá não vamos nem lembrar disso vai ser tem um pouco de repelente então você pode tempo todo lembra como ela tava em depressão hoje faz tá bem veio até o fim de semana no campo e com a gente olha e essas sessões de terapia você falava muito dela Olha que diferença vem cá mamãe Dr catta-preta Como vai a senhora está bem Que bom vê-la bonito quadro Parabéns muito parabéns quadros ele mamãe é mesmo Lembrei de uma coisa Acabei de chegar fala e lembrei que você pode estar com o celular né com a bateria carregada Estou sim se me empresta para ver meus e-mails para vício não ninguém Larga esse celular Google e vai vai lá vai passa um dia e a sua filha é rainha do WhatsApp viu pensa nossa Olá você que nos trabalho gosto mais ou menos não entendo muito mais gosto e eu gosto muito bonito o trabalho esse verde é muito lindo hein eu acho que eu acho ai gente aí vocês eu vou parar tudo vou parar que aconteceu ela pode parar pode parar que aconteceu naquele emprego que eu tava esperando a seis meses sei foi tema da nossa terapia durante várias sessões Nossa você cansou né fala que aconteceu mas me chamaram que bom Parabéns fico feliz por você olha como eu sonho acredito Nossa que bom que você sabe aqui eu não tenho mais 22 anos né E você nunca me chá duas horas dá para perceber né Pois é a gente não tem 22 anos mas você é uma mulher extremamente competente Você tem uma inteligência emocional fortíssima e você tem bagagem experiência a pagar hoje experiência experiência ninguém a experiência Eu acho que eu acabei de perder minha inteligência emocional e se eu morrer de medo aí eu e você delícia Nacional procura que você acha Bia você é uma mulher forte eu te conheço há oito anos pelo amor de Deus mãe mãe Você escutou a mãe olha que eu escutei minha cura eu tô com medo seis vezes perdendo por isso nossa legal né legal né mãe é legal lembra que você falou comigo dois minutos atrás pois é sonho de poder olhar os meus sonhos que eu não devia engavetado é isso nossa mas Gilmário as crianças Falando nisso cadê o Mário Mário 1 E ai fica tranquila eu dou uma carona para ela levar lá para São Paulo aí ela não pode perder essa oportunidade e você toma conta do Mario e dos meninos é crianças não têm que eu tô fazendo uma surpresa para o Mário olha até mais valeu valeu valeu já peguei tudo olha peguei tudo cuidado nada não tá favorável não se preocupe eu é que tô apavorada ele Sua filha toda quinta-feira durante oito anos conheço bem ainda viu Não vai brigar muito com você e as crianças estão na tuas mãos e o Mário Fique calmo em não provoca tá bom que eu tô fazendo imagino eu quase certeza obrigado tchau tchau tchau e o Mário vai gostar mesmo e vai ficar tão feliz com a minha obra de arte E aí e vamos orar G1 e é sempre bom quando paramos bom Deus para pensarmos na nossa vida se pensarmos na situações que Estamos envolvidos agora e eu vimos também os teus conselhos a tua voz e lutando orientação no chamado à reflexão E é isso que precisamos neste momento quando paramos os compromissos da semana e podemos neste momento e se encontra especial contigo por isso a nossa oração mais uma vez fala conosco o esteja presente com a gente nós Oramos em nome de Jesus amém Oi boa noite você já todos muito bem vindos ao programa viva uma experiência real Obrigado por escolher estar conosco hoje também quero cumprimentar nosso amigos que acompanha a nossa transmissão ao vivo em nosso Website também é você que nos assiste pela TV Muito obrigado pela sua audiência essa é a nova semente uma Comunidade Adventista do Sétimo Dia que existe para buscar juntos a cada semana uma experiência real com Deus nessa série O projeto nós buscamos explorar a cada semana semanas anteriores um conceito fundamental para uma vida mais significativa e feliz olhando ao longo do ano como podemos conduzir o nosso projeto de vida e nós compreendemos que ter um projeto de vida é o único ponto de partida em que se visualizam um ponto de chegada e a nossa visão de propósito precisa estar bem definida se nós quisermos aproveitar ao máximo a experiência da vida o título da mensagem de hoje e executando atitudes positivas eu queria começar perguntando a você você se considera uma pessoa positiva e para você o copo pela metade está meio cheio ou meio vazio é normalmente você se concentrem discutir problemas ou Soluções e quando alguém apresenta um plano a você o que você faz primeiro apoia o ou crítica e as nossas atitudes para com a vida são como uma paleta de cores e nós pintamos o mundo ao nosso redor com as cores que nós temos a forma como vemos o mundo é crucial para o sucesso do nosso projecto de vida por isso precisamos parar e pensar um pouco nele hoje é a nossa visão de mundo que determine o curso das nossas ações de a uma ligação muito grande entre essas duas coisas eu li recentemente a história de um pequeno Vilarejo lugar muito Aprazível no Alto das montanhas comunidade pequena as pessoas se conhecem compartilham a vida mas tinha um problema e sempre que o pessoal se reunia tinha algo a ser resolvido e no Alto das montanhas eles também estavam próximos a um penhasco e de quando em quando havia um acidente esse momento em que marca a vida das pessoas e famílias feridas com recordações tristes acidentes em alguns casos morte e agora eles estavam ali precisamos tomar uma uma decisão possamos fazer algo em relação a essa situação e entre a as discussões Surgiu uma sugestão nós precisamos comprar uma ambulância que fique à disposição 24 horas por dia sete dias por semana com pessoal treinado três equipes para dar plantão durante o dia a gente que fez curso e nós possamos ser muito agem sem pegar as vítimas o pessoal de um possível acidente e levá-lo rapidamente pro Vale em busca do hospital e eles estavam ali naquela loucura como organizar um plano tão complexo como esse que a qualquer momento nunca se sabe quando um acidente acontece a ambulância estivesse à disposição e a tentar salvar uma vida quando no meio daquela discussão toda Alguém pede a palavra e diz isso em vez de ambulância a gente colocasse uma cerca no penhasco é um guarda-corpo e muitas vezes a gente está discutindo as consequências dos problemas mas não estamos focados ou nós estamos concentrados naquilo que de fato é o melhor caminho por sufocar a nossa visão no que é importante a tocar nossa visão do que é importante pode revolucionar as nossas atitudes pode fazer de mim e de você uma pessoa mais proativa que está de fato interessado em buscar melhores resultados para nossa vida para vida das pessoas ao nosso redor um tricologista Dr Leon festinger público no trabalho no estudo em que ele é chegou à seguinte conclusão e as pessoas acreditam no que elas fazem mais do que fazem o que elas acreditam é interessante a conclusão do estudo dele em outras palavras as coisas que você faz e tem um efeito Impacto formam as nossas convicções e normalmente não é o contrário a concordar com algo não é suficiente para agir de acordo com aquilo o poder das atitudes sobre a nossa visão de mundo é muito forte os especialistas em comportamento humano chamam isso de dissonância cognitiva de acordo com esta teoria é impossível continuar fazendo algo com que você discorda firmemente a tendência é que as ações mudem ou conforme a nossa opinião O que é mais ou menos o seguinte que acontece nós começamos a racionalizar a justificar e aí vem algumas frases que talvez eu e você já tenhamos usado algumas vezes é só mais essa vez só oi ou então todo mundo faz isso E outra eu preciso para falar a verdade eu mereço isso oi ou então eu acho que isso não vai prejudicar ninguém então vou fazer quem sabe nós nós justificamos e por isso é importante cultivarmos atitudes positivas diante da vida baseada em hábitos saudáveis para termos uma visão saudável da vista por quê da vida porque é um impacto daquilo que a gente faz sobre aquilo que a gente pensa por exemplo você pode fazer a mesma palestras em vezes sobre voluntariado para adolescentes e você vai obter pouquíssimos resultados quase nada de atenção dos garotos são mudança de vida agora leva um adolescente com um grupo de amigos a participar de uma ação social e você vai transformar a vida dele para sempre e é mais fácil pensar a partir das nossas experiências pessoais se você até pode ter uma opinião ou um conhecimento prévio só saudável nos informarmos Qual a nossa primeira opinião mas serão as experiências que vão confirmar ou questionar a forma como você pensava Jesus falando de um assunto paralelo a esse afirmou certa vez pois onde estiver o seu tesouro aí também estará o seu coração a Jesus compreendia os fundamentos da mente humana Nosso tesouro nosso tempo Nossa energia nossos bens aquilo que de fato é importante para nós onde quer que você deposite essas coisas você estará revelando e reforçando o seu interior a nossa visão de mundo ela é construída uma ação e um pensamento por vez e os resultados podem ser inimagináveis ao longo prazo a forma como você começa a agir hoje vai determinar as suas ações no futuro e a forma de pensar e encarar a vida no futuro muito seus livros o autor britânico se esse livros fez a seguinte afirmação o bem e o mal crescem na razão de nossos interesses Por isso as pequenas decisões que você e eu tomamos a cada dia são de infinito importância a menor atitude positiva de hoje é a conquista de um Pou o jogo do qual poucos meses no futuro você poderá alcançar vitórias pessoais com as quais você nunca sou eu nós precisamos compreender essa dinâmica entre as nossas atitudes e a nossa mente precisamos buscar meios para desenvolver atitudes positivas bem Como Uma Mente positiva e ao conselho da palavra de Deus para nós que diz Confia ao Senhor as tuas obras e os teus desígnios os teus pensamentos os teus planos os teus propósitos serão estabelecidos e hoje eu quero compartilhar com vocês pelo menos quatro passos para desenvolvermos atitudes mais positivas no nosso dia-a-dia passos que influenciam as nossas ações e os nossos pensamentos o primeiro deles para executar meus atitudes positivas reconheça a sua perspectiva sobre as coisas E como você enxerga o mundo ao seu redor Precisamos de uma análise a Bíblia afirma há sempre uma maneira ou outra de justificarmos As Nossas ações mas o Senhor conhece os nossos pensamentos e as nossas intenções você concorda com isso a todos nós temos a tendência de julgarmos a nós mesmos com mais nós uma boa palavra assim generosidade é do que a gente julga as demais pessoas um dos outros falham achamos as suas desculpas esfarrapadas mas quando a falha está com a gente as nossas justificativas são mais do que razoáveis é o na verdade É a coisa funciona mais ou menos assim quando o problema é com eles a também não escutam bem não tentaram o suficiente perderam o auto controle são afetados sensíveis demais deveriam ser mais cuidadosos agora quando a coisa é do nosso lado Tu sabe como é eu não recebi orientações Claras eu não tive tempo suficiente e precisa extravasar meus sentimentos explodir e quando sob muita pressão ultimamente eu sinto muito simplesmente não pude evitar não era minha vontade eu percebi essa perspectiva alterada entre nós e eles nos leva a uma cegueira da nossa visão de mundo a gente acha que as coisas estão bem e a gente não para para avaliar isso prejudica a nossa capacidade de reconhecer a nossa verdadeira condição e passarmos por um processo de mudança nos tornarmos pessoas mais positivas E aí e recentemente mar pesquisa que eu li muito interessante trazia a opinião dos entrevistados sobre relacionamentos basicamente a pergunta feita era o seguinte nós temos no mundo pessoas fáceis e pessoas difíceis para os relacionamentos se você é uma pessoa fácil ou difícil você tá no grupo dos fáceis ou no grupo das pessoas que são difíceis de relacionar-se E olha que interessante o resultado a matemática não ajuda nessa situação sem por cento dos entrevistados disseram eu faço parte dos cinquenta por cento que são fáceis de lidar E aí em dias difíceis a onde se 100 porcento tá no Face né e mais do que isso e além de fazer parte da metade fácil de relacionamento sessenta por cento dos entrevistados disseram eu estou entre os dez porcento mais fáceis e sessenta por cento disseram eu faço parte dos dez porcento mais fáceis de se lidar é ótimo conviver comigo eu pelo menos adora e olha só que interessante 25% 25 porcento das pessoas disseram que eu faço parte do um por cento que é o sonho de consumo de todas as pessoas em termos de relacionamento e todo mundo gosta de ficar tempo comigo passar tempo com ele Eu compraria todas as normas de pesquisa de resultado Tá pior do que o IBGE ou pesquisa eleitoral né Quem sabe em relação a perspectiva da vida existem dois tipos básicos aqueles que exigem e aqueles que usam os que exigem esperam que a vida seja justa enquanto eles insistem que os seus desejos pessoais sejam realizados os que exigem é estão em busca de controle de poder querem tudo e todos ao seu redor a sua disposição os que exigem querem que a vida seja maravilhosamente boa e quando não é ficam frustrados com raiva desequilibradas e aos que ousam há os que usam desejam que a vida seja Justa e contribui para que ela seja há os que usam reconhecem o fato de que não é possível que todos os seus desejos pessoais sejam realizados Além disso compreendem que realizar todos os seus desejos pode não contribuir para o bem das outras pessoas e isso é um fator que guia suas decisões não apenas eu mas o outro o bem-estar do outro também eles estão felizes com seus relacionamentos mesmo sabendo que as pessoas são falhas incluindo eles próprios os que ousam querem tornar o mundo melhor e para isso eles acolhem adaptam agradecem e agem e se queremos construir uma perspectiva usada da vida nós precisamos permitir que as exigências do eu fiquem de lado E isso não é uma tarefa simples eu separei uma lista que eu encontrei achei muito interessante sobre e atitudes que precisamos formar para deixar o eu de lado e podemos nos concentrar nessa atitude positiva que envolve as demais pessoas também primeiro para deixar o eu de lado pare de ficar ofendido quem se ofende por qualquer coisa É porque o eu está muito em evidência pare de ficar ofendido para deixar o eu de lado pare de ter que ganhar sempre na vida às vezes ganhamos e às vezes perdemos não podemos Sempre Esperar vencer e para deixar o erro de lado pare de estar sempre certo Ninguém está sempre certo tempo todo e nós cometemos erros erros de julgamento erros de conhecimentos prévios o quarto para deixar o eu de lado Pare de se sentir superior e para que eu seja superior eu preciso considerar o outro menor do que eu e eu normalmente faço isso intencionalmente escolho as pessoas que eu julgo tem defeitos que eu não tenho e deixo de olhar para as pessoas que têm qualidades que eu não tenho e nenhum homem nenhuma mulher é medida suficiente para os demais somos seres únicos deixe o erro de lado e pare de se sentir superior a outra atitude pare de querer ter sempre mais precisamos aprender as lições do contentamento Em algum momento aquilo que a gente construiu aquilo que a gente acumulou tem que fazer sentido ser suficiente para nossa não podemos estar sempre querendo levar vantagem à frente das pessoas e ter o que ainda não temos e para deixar o erro de lado Pare de se dar valor pelo que você tem o nosso valor deve estar em quem nós somos nos nossos relacionamentos e não nas coisas que nós acumulamos e para deixar o Edi lado Pare de se importar tanto com que os outros pensam abra mão e da imagem perfeita que você quer construir na mente das outras pessoas seja você de verdade e quando a gente pensa em todas essas questões ligadas à Perspectiva da vida de ser alguém positivo a gente encontra uma qualidade humildade Essa é a grande qualidade de quem está buscando uma vida mais positiva consegue olhar para os demais ao mesmo tempo que olha para ser Jesus fez a seguinte afirmação portanto quem se faz humilde como esta criança Este é o maior no reino dos céus humildade definitivamente é a grande atitude dos fortes dos que usam uma vida mais positiva E além disso além da perspectiva para executar atitudes positivas nós precisamos também descobrir o Nosso propósito pessoal o sentido para a vida e encontramos a expressão de propósito de Paulo escrevendo um texto do novo testamento suas palavras Porém uma coisa eu faço esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da Vitória esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Jesus Cristo E aí a perceber as palavras que ele usou eu corro alvo direção é uma visão Clara nos oferece um objetivo para perseguir enquanto um novo propósito nos preenche com uma razão para viver e quando estamos lutando para continuar seguindo em frente mais um passo mais um dia nós conseguimos visualizar um futuro melhor e reunir forças para perseverar por causa da visão por causa do sentido de propósito os cientistas da educação analisaram estudantes e os dividiram em dois grupos Você conhece bem esses dois grupos de estudantes você em algum momento e foi um deles e o grupo de alunos de Alto desempenho acadêmico e o grupo de alunos de baixo desempenho Acadêmico e depois de ver investigar diversas possibilidades é a questão de propósito apareceu muito forte nos dois grupos o grupo de alunos com baixo desempenho acadêmico constantemente trazia a característica de serem alunos que não tem perspectiva de futuro e não conseguem enxergar um futuro não faz sentido hoje não faz sentido estudar não faz sentido se preparar o e pasmem quando o grupo de alunos de melhor rendimento acadêmico foi analisado as características mais determinantes para o seu desempenho não foi o estímulo dos pais não foi sua condição financeira nem as oportunidades que tiveram mas a sua visão de futuro alunos que idealizam o futuro e estão mais dispostos a no presente se dedicar aos estudos para alcançar o futuro que estão buscando e por isso quando uma criança diz a você o que ela quer ser quando crescer leve isso a sério E ouça os seus sonhos fortaleça suas decisões Deus eu incentivo você estará ajudando para que a visão se torne realidade da experiência daquela criança descobrir o Nosso propósito cultivar meus objetivos realizáveis isso previne tanto pensamento quanto as atitudes negativas é o que temos um alvo e em relação as atitudes negativas aos pensamentos negativos um dos maiores vilões é a famosa frase eu não consigo e como fazer um exercício junto agora E aí cê topa só pensa em uma coisa que é muito difícil para você fazer vou dar alguns exemplos você precisa dizer para o seu chefe que você não gostou de uma decisão dele E é difícil para você se você precisa conversar com alguém um amigo alguém da sua família e dizer que o comportamento dele não está adequado que você tá muito frustrado chateado você precisa dessa conversa é fácil é difícil e pense alguma coisa que é difícil para você é só você que tá em casa pensa também tem alguma a atitude e para você é muito difícil de fazer eu não consigo fazer isso pessoal e muda um pouquinho essa frase agora em vez de eu não consigo fazer tal coisa e Reescreva essa frase na sua mente eu não quero de verdade fazer tal coisa e aí como que é o impacto disso como é que você se sente agora mudando as palavras eu não quero falar com meu chefe eu não quero Bom dia Dr quando chegar em casa tô falando de algumas coisas que a gente viu nas últimas semanas para o nosso projeto de vida e eu não gosto de salada eu não quero comer salada eu não gosto de fazer atividade física eu não quero a fazer atividade física se você percebe que você mudando essa frase você deixa de ser uma vítima e eu não consigo e passa a ser o protagonista de fato eu não quero E isso tem o potencial de mudar a nossa percepção a nossa perspectiva sobre as coisas Posso te dar uma dica e Reescreva essa frase e quando você tem um propósito quando você tem uma visão quando as suas atitudes estão sendo Reunidas para que você se tornar uma pessoa mais positiva você precisa reescrever essa frase eu posso eu não quero mas eu posso e eu não consigo nunca usa essa frase e eu não quero mais eu posso É nesse ponto que o propósito faz a diferença ele desafios obstáculos nos faz seguirem adiante em momentos em que você se sente desafiado pelas circunstâncias que levaram a sua caminhada lembre-se sempre desse pensamento alguém não sabendo que era impossível foi lá e fez e ninguém avisou para ele que não dava para fazer ele fez em grande parte das Barreiras que enfrentamos elas podem ser superadas com uma atitude de coragem que Brota do Propósito por isso é importante Qual o sentido para minha vida é impressionante o que as pessoas conseguem realizar quando são movidos por um ideal elas simplesmente saem do lugar-comum e além de avaliar Mas a nossa perspectiva e de buscarmos esclarecer O Nosso propósito ideal de vida o outro passo para cultivarmos e executar mos atitudes positivas na vida precisamos aprender a cultivar um espírito de gratidão Esse é um outro elemento que é fundamental para transformar as nossas atitudes é o mesmo Paulo escrevendo um conselho geral os cristãos ele disse sejam sempre agradecidos ele tá falando aqui de gratidão e Isso muda as pessoas e por uma simples razão gratidão nos faz perceber que as outras pessoas também tem qualidades e que nós não precisamos ser auto-suficientes nós podemos reconhecer que precisamos dos outros e podemos ser gratos por isso ser grato é uma atitude que nos torna pessoas mais positivas é gostoso tá do lado de alguém que reconhece as coisas e que é grato e desenvolver gratidão sempre traz bons resultados e nos permite ver a vida com outros olhos com os olhos das outras pessoas eu vi também sobre um experimento que fizeram com três grupos de pessoas pediram para que acompanhassem as notícias de alguns veículos jornais telejornais da região daquela comunidade e durante seis meses cada participante dos três grupos deveriam registrar o mesmo tipo de informações o primeiro grupo e a se concentrar nas notícias aquilo que os inspirava aquilo que os fazia ser gratos o teu sentimento de gratidão por fazer parte daquela comunidade as coisas boas que aquela comunidade gerava as boas notícias que saíram daquela comunidade e o segundo grupo e apenas fazer um o repórter sobre o fatos comuns como estava o tempo algumas questões políticas mas coisas que não influenciava muito na vida da cidade e uma piando essas informações e o terceiro grupo o terceiro grupo durante seis meses e a filtrar as informações sobre os problemas da comunidade aquilo que causava preocupações e desafiava Vida naquela comunidade bem ao final dos seis meses você pode imaginar o resultado do desempenho desses três grupos em qual dos três grupos estava melhor que uma melhor qualidade de vida ao final dos seis meses e o grupo que ficou responsável por aquilo que inspirava os indivíduos do grupo que registrou os eventos pelos pais agradecer eles tinham algumas características que os outros não tinham se exercitavam com maior frequência a 25 - eram mais otimistas e sentiu-se confiante quanto ao futuro porque foram durante um grande período de tempo alimentados com uma boa perspectiva sobre a vida que gera gratidao com essa atitude de gratidão ao remédio extraordinário para saúde humana tem um impacto sobre a nossa vida sobre a nossa saúde que poucas vezes a gente dá atenção para isso a Bíblia registra essa interação dizendo que um olhar animador da alegria ao coração e as boas notícias revigoram os ossos é sempre agradável estar na companhia de alguém que olha o lado bom das coisas que sabe rir dos próprios erros que não se abala quando as coisas não vão bem naquele momento Oi gente que tá de bem com a vida é gostoso tá do lado essas pessoas e agora a Candy nos gosta de ficar perto de alguém que só reclama Olá tudo dá errado para ele para os outros sempre dá certo mas para ele sempre dá errado é difícil de aguentar ficar lado uma pessoa assim tempo inteiro com essa Perspectiva da vida não permite agente Celebrar as vitórias dos outros porque a gente tá sempre concentrado nos nossos problemas a gente nunca para perceber as coisas boas que estão acontecendo ao nosso redor e me lembro de uma que o programa de televisão uma pegadinha que fizeram bem interessante ela acontecia num supermercado e e ali estavam a fila com as pessoas para passar as compras os carrinhos cheios e alguém tava com apenas uma caixinha de leite assim para passar você já deve ter visto ou vivido essa experiência no supermercado né alguém chega e fala por favor posso passar na sua frente tem um item só e o ator começou a pedir para passar na frente o e os clientes com os carrinhos de compra pão tá bom é só isso aí pode passar né não tava muito feliz estava logo chegando já a sua vez mas já que é um só pode passar e a hora que o cacho é registrava o produto tocava uma sirene na loja aparecer um monte de gente correndo parabéns você ganhou ganhou um carro zero você foi o cliente número 101 foi sorteado se você é imagina a situação de quem tava com carrinho de compras a tracks e em purê sido com a situação e ninguém tava ali feliz que o camarada foi sorteado é uma das clientes começou a brigar pegou o leite jogou no chão mostrou a caixa falou ele não é o 101 sou eu sou eu É impressionante como a gente está sempre preocupado com o que acontece ao nosso redor E que nos traz prejuízos ninguém naquela reportagem naquele programa apareceu dizendo de conseguir hoje fui 102 é quem sabe a medida em que você consegue Celebrar as vitórias dos outros o indica o quanto você está preparado para reconhecer e festejar as suas próprias vitórias é uma atitude de gratidão para com a vida é o caminho para o desenvolvimento da nossa perspectiva positiva sobre a vida tanto Nossa quanto das pessoas ao nosso redor a avaliar a nossa Perspectiva da vida a buscar propósito pessoal cultivar um espírito de gratidão o e buscar paz interior o último passo para construirmos uma atitude mais positiva frente à Vida e a Bíblia nos dá um conselho o que a paz do coração que vende Cristo esteja sempre presente no coração e na vida de vocês pois isto é a responsabilidade eo privilégio que vocês tem como membros do seu corpo é desse item nós estamos falando de um sentimento de paz falamos um pouco sobre isso semana passada mas o verdadeira paz interior tem uma origem muito especial e ela foi prometida por Deus Jesus prometeu nos dar paz e hoje eu gostaria de falar um pouquinho sobre o segredo para receber essa paz para desenvolver essa peça ela Brota de um relacionamento com Deus baseado em uma palavrinha muito importante confiança a paz interior é resultado de um relacionamento com Deus baseado em confiança sentir que é possível confiar nas promessas que Deus nos faz por meio da sua palavra quando eu gasto tempo ouvindo quais os propósitos os sonhos aquilo que ele espera para nossa vida e confio no que ele promete a parte inferior se contam nos dedos de quantas pessoas você pode confiar sobre qualquer situação não importa o que aconteça você pode contar com aquela pessoa quantas pessoas é de pedir dinheiro emprestado a contado as suas dos seus fracassos das suas derrotas em quem você pode confiar quantas pessoas e essa importância de Deus na nossa vida em conta a história de dois meninos estavam ali brincando fazendo continhas da escola de matemática e um coleguinha perguntou para o outro e imagina que você tem 10 reais você pede 20 para o seu pai quando é que você vai ficar e menino disse 10 o coleguinha disse não foi errado 10 + 20 e 30 não você não conhece meu pai a Deus nos chama de filhos Oi e a Bíblia nos garante que nós podemos chamar o pai Oi e essa relação é superior a qualquer outra que eu e você podemos ter na vida a aprender a confiar em Deus nos prover um benefício muito grande o que nos permite Ter uma atitude mais Positiva em relação à Vida é porque onde a confiança não existe medo vento negativo as pessoas fazem coisas inacreditáveis por causa do medo medo geralmente afasta as pessoas geram desconfiança queria intrigas uma outra confiança do Medo são as preocupações a gente tá sempre desconfiado sempre querendo o sentido que estamos fazendo as coisas por nós mesmos as preocupações grenão nossas forças a nossa energia Nossa vitalidade Você já viu como as pessoas envelhecem rápido por causa das preocupações a testa franzida cabelo cai fica branco as pessoas que desenvolveram uma atitude positiva para a vida aprenderam a vencer o medo e as preocupações Olá sejam conselho da palavra de Deus para nós entrega em todas as suas preocupações à Deus pois ele cuida de vocês é em algumas vezes contei para vocês a minha experiência durante a faculdade já fui casado faculdade período integral trabalho nas férias e como Deus cuidou e comum tive experiências fantásticas ao lado de Deus é mas quando terminei o primeiro ano Tá chegando as férias de verão dezembro e janeiro a minha filha tinha seis meses recém-nascida pequena ainda e a Paula minha esposa ficou em São Paulo com a nossa família deixamos a casa lá no interior próximo da faculdade e eu fui trabalhar no Rio Grande do Sul foi trabalhar na região da Serra Gaúcha bom e quando comecei período de trabalho era li as primeiras semanas ainda do mês de dezembro e parecia que as coisas estavam muito difíceis no trabalho não tava rolando não tava conectando eu me sentia sentia que não ia dar certo a e depois de duas semanas trabalhando Vou chegar no período próximo do dia 24 25 de dezembro e aí aquela angústia começou a crescer dentro de mim aquela insegurança pensando na minha filha as coisas que eu tava perdendo as coisas que ela devia tá fazendo e eu tão longe de casa E eu simplesmente acordei de manhã deixei o carro lá as minhas coisas lá e corri e peguei um ônibus de achei vim passar o natal e o ano novo em casa é muito inseguro e faz alguma coisa aconteceu comigo e foi aquele episódio em que você identifica que a chave da sua vida virou quando cheguei em casa minha esposa estava bem minha filha estava bem nossos pais estavam bem e eu comecei a me lembrar das coisas Deus havia feito na minha vida e eu podia confiar eu podia contar com Deus mesmo nesse momento difícil e foi como se ele falasse comigo eu já não cuidei de você não vou cuidar de você agora da sua família confia em mim Oi eu voltei na primeira semana de Janeiro para o trabalho eu trabalhei como nunca aquelas férias porque eu tinha essa certeza interior que Deus estava cuidando de mim e da minha família se a mudança foi tão grande que o meu resultado de trabalho nas férias foi tão expressivo que o período que ia ficar longe de casa eu pude encurtar em pelo menos 15 dias e pude voltar antes do final das férias para casa aquilo que eu nesse estava período de trabalho Deus havia me dado a confiança em Deus e essa paz interior a desenvolver confiança em Deus é o melhor caminho e para termos esse ponto de equilíbrio EA possibilidade de executar atitudes positivas no mundo negativa E aí e precisamos aprender a confiar em Deus e antes de terminar a nossa reflexão de hoje eu gostaria de lembrá-lo que você pode e deve tomar decisões nessa área da sua vida e buscar ser uma pessoa mais positiva nós podemos ter atitudes positivas ou negativas Depende das escolhas que nós vamos fazer podemos continuar agindo por reação ou com intencionalidade Depende do que queremos para nossa vida e se você acha que você precisa de algo novo para você é algo que precisamos fazer e a Bíblia conta a história de um homem o João Capítulo 3 Nicodemos alguma coisa não estava certa no mundo dele e tudo parecia no lugar o status em família é um homem religioso e mais alguma coisa não fechava no seu mundo o e ouvindo falar sobre Jesus E aí achou que talvez Jesus pudesse oferecer o que estava faltando para ele ajudá-lo a identificar o que estava fora de lugar no seu mundo o e uma noite envolvido pela escuridão protegido sem se expor e ele tem um encontro com Jesus a Jesus Olha aquele homem e faz a leitura da vida dele e entende o que de fato aquele homem pergunta precisava bom e com uma única afirmação uma única afirmação Jesus revolucionou a vida dele daquele dia em diante Nicodemos nunca mais foi a mesma pessoa a Jesus olhou para ele e disse ninguém pode ver o reino de Deus e se não nascer de novo é e se você sente que chegou o seu momento de mudar você precisa mudar Ah entendeu que uma outra pessoa precisa nascer dentro de você para que as coisas sejam diferentes de como tem sido até aqui então você pode ter certeza que o novo está chegando para você eu e Deus é especialista em criar faz isso como ninguém em casos bem sucedidos é muito grande e o seu nome o meu nome com certeza tem lugar nessa lista e se você quer ter novas atitudes atitudes mais positivas nova perspectiva da vida Deus pode oferecer Exatamente isso para você e basta uma coisa oi oi se você precisa pedir bom e Talvez hoje você já à Noite Escura em que você pode ter esse encontro com Jesus e o vídeo dele as palavras que vão mudar a sua vida também e basta pedir o senhor toma o meu coração é porque eu não posso dar e a tua propriedade conserva-o puro Pois eu não posso conservá-lo para ti a salvar-me i salva-me a despeito de mim mesmo tão fraco tão diferente de Cristo mal também Armani e e leva-me a uma atmosfera pura e Santa onde a rica corrente do teu amor possa fluir por minha alma e lembre-se uma coisa e basta ter Que bom Deus o que desafio é viver neste mundo Há muitos de nós já desistimos E aí fim de alcançar a Plenitude a realização do bem É porque quando olhamos ao redor as injustiças a violência o crime a falta de caráter e são tantas coisas negativas ao nosso redor em que nos sentimos cansados esgotados sem forças para fazer algo diferente bom e muitas vezes estamos apenas buscando o conforto da Noite Escura tô esperando que algum momento da ação novo dia Ah mas essa noite pensamos e repetimos na chamado no convite que a tua palavra faz para sermos pessoas positivas neste mundo e fazer umas pessoas que com as nossas atitudes transformamos as coisas ao nosso redor Oi gente que olha a vida com prazer de vivê-la que olha para as pessoas o que reconhece no olhar de cada um e como nós podemos ser um presente um presente do céu na vida das pessoas e por isso o nosso pedido hoje Senhor e nos transforma eu queria dentro de nós essa nova pessoa o que enxerga a vida e em todo o seu potencial o e compreende que ao teu lado com a sua presença em nossa vida nós podemos seguir em frente a renova a nossa energia a nova Nossa disposição e nos ajuda a construirmos Um Mundo Melhor ao nosso redor e a sermos aquilo que vai fazer a diferença na vida das pessoas que convivem com a gente nós não podemos sair desse momento de reflexão como nós chegamos aqui simplesmente não podemos continuar sendo as mesmas pessoas nós precisamos dessa transformação interior essa é a nossa oração esse é o nosso pedido bom e como Lemos na tua palavra e basta pedir bom e como um pai que não nega aquilo que é bom para os seus filhos o senhor vai fazer o que nós não podemos fazer por nós mesmos E mais uma vez pedimos ouve a nossa oração e nos atende e Oramos em nome de Jesus amém que Deus abençoe você e ele e proporcionar você é uma semana em que coisas novas vão acontecer bom e que você consiga fazer diferença aonde você estiver vai paz Deus abençoe você a gente se encontra próximo sábado para finalizar essa primeira série Se assim Deus permitir um abraço e até semana que vem cá E aí