Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

O PROJETO – 5 de 6 – Executando atitudes positivas

O PROJETO – 5 de 6 – Executando atitudes positivas


Fonte: Nova Semente

Legendas automáticas:

E aí
Oi boa noite grande prazer recebê-los de
novo aqui na nova semente uma Comunidade
Adventista do Sétimo Dia existe pelo
propósito de poder proporcionar semana
após semana uma experiência real com
Deus
damos um abraço pessoal a você que nos
acompanha pela internet seja na
transmissão ao vivo ou em algum momento
durante a semana e se você ainda não
venha nos conhecer por favor convite
está feito Estamos aqui na Rua Cubatão
77 bairro do Paraíso em São Paulo se
você é de São Paulo favor Muito faço
chegar aqui metrô Avenida Paulista muito
próximo se você é de outro estado de
algum lugar do Brasil quando vieram a
São Paulo temos um encontro marcado aqui
na nova semente da nova semente é uma
grande produtora de conteúdo e a ideia é
poder facilitar o acesso a todo esse
Universo de conteúdo gerado aqui o jeito
mais fácil de acessar é pelo site
www nova o Ponto Org onde você
encontrará toda a programação da
comunidade da nova semente além de você
também poderá acessar
vídeos de séries anteriores e também os
vídeos da sua própria série o projeto
que estamos envolvendo agora hoje
estamos na quinta mensagem as anteriores
já estão todas postadas ali um outro
jeito é você ter a nova semente na palma
da sua mão basta você baixar o
aplicativo da nova semente e aí você
pode acessar todo esse conteúdo Você
pode ter também as transmissões ao vivo
diretamente no seu celular ou no seu
tablet acesso a rádio da nova semente
transmitido 24 horas por dia as mídias o
blog o informativo Enfim tudo aquilo que
é o universo da comunicação da nova
semente lembrando a vocês também nós
temos uma rede wi-fi aqui e convidamos a
que Todos se conectam em é a rede NS
conecta a senha é nova semente E aí
é sobre programações a nossa mente
primeiro lugar que lembrar a vocês que a
nova semente oferece um programa modelo
de estudos da Bíblia chamado começos
começo já existe há vários anos e
atingiu centenas de pessoas e você é
nosso convidado começo será oferecido em
três dias e horários diferentes durante
a semana sábados às 15horas e segundas e
terças às dezenove e trinta os estudos
são propostos na forma de séries é um
formato aberto você está convidado traga
seus amigos sua família tem uma equipe
pronta para acompanhar você nessa
jornada de estudos programa começos
temos também alguns programas para
grupos etários especiais junto ao
primeiro viva das dezessete horas temos
a programação da Sementinha que também
um programa modelo para crianças 0 a 11
anos então se você tem um filho e uma
filha nessa faixa de idade talvez você
devesse escolher o horário das sete
horas já parar e ao vivo das 19 temos o
Papa aberto que é um programa voltado
aos adolescentes programa que já tem
mais de um ano temos cerca de 40 50 e 60
jovens adolescentes se reunindo neste
horário e você também é nosso convidado
nós estamos lançando um novo projeto e
pouco a pouco ao longo das próximas
semanas e meses vocês vão tomar uma hora
conhecimento nós estamos projetando aí
uma imagem e a nova semente vai lançar
um centro de influência nessa região nós
acabamos de conseguir alugar um imóvel
que ele é adjacente a esse imóvel de
frente para rua de trás e ali nós vamos
lançar um centro de influência nós vamos
precisar de muita ajuda de todos vocês
grandes oportunidades para participar de
diversas maneiras deste novo projeto nos
acompanhe nas próximas semanas falaremos
um pouco mais sobre o centro de
influência nova semente daqui a
pouquinho Pastor Fabiano vai estar aqui
no palco
apresentando a quinta mensagem desta
série de seis o projeto que foi pensado
sentido de nos proporcionar algum
conhecimento alguns instrumentos para
construirmos um projeto de vida melhor
mais saudável a mensagem de hoje tem
pute e executando atitudes positivas que
aliás vivendo um momento que nós estamos
vivendo nesse país precisamos de muitas
atitudes positivas daqui a pouquinho
também abandonar você mente já está aqui
grupo de louvor da nova semente já vai
subir aqui é o palco também queremos
desejar a vocês uma excelente
programação não desliguem seus celulares
mais coloquem no modo silencioso um
grande abraço a vocês até a semana que
vem você está na nova semente nosso
objetivo é proporcionar todos os dias
dia após dia uma experiência real com
Deus
E aí
oi oi
E aí
Oi
luri
no começo
ele
deu o sua palavra
todo o universo sifrer
O
que foi prometido
eu vou morrer
não é
E aí
e eu
caminho
pela
agir a vida
à Solta são quem crê
mei
mão de
morrer Day
e
mandou
para você
para pagar o preço
de todo o mercado
E aí
o
meu meu meu
meu meu meu meu
irmão do Thor 1
E aí
Oi
como você tá pintando bem em mamãe viu
Nossa eu devia eu voltei ao meus bons
tempos é verdade é verdade tendo muito
sabe olha
aqueles quadros em casa já dá para fazer
uma exposição não dá você sabe que é meu
sonho
ai mãe sonho a gente não põe na gaveta
vamos fazer Olha que nós
vamos fazer
Oi Bia Barros como vai você Dr Carlos
tudo bem e você como está Olha eu tô
passando o fim de semana aqui no campo e
que eu te falei e eu vim conferir porque
às dicas suas são sempre são boas Então
vale a pena conferir lindo lugar não é
legal Sabe muito que eu gosto do mato da
natureza
um tem borrachudo tem esse probleminha
né tem um probleminha da Zika e como é
que eu faço é culpa da Deixa para lá não
vamos nem lembrar disso vai ser tem um
pouco de repelente então você pode tempo
todo
lembra como ela tava em depressão hoje
faz tá bem veio até o fim de semana no
campo e com a gente olha e essas sessões
de terapia você falava muito dela Olha
que diferença vem cá mamãe Dr
catta-preta Como vai a senhora está bem
Que bom vê-la bonito quadro Parabéns
muito parabéns quadros ele mamãe é mesmo
Lembrei de uma coisa Acabei de chegar
fala
e lembrei que você pode estar com o
celular né com a bateria carregada Estou
sim se me empresta para ver meus e-mails
para vício não ninguém Larga esse
celular Google e vai vai lá vai passa um
dia e a sua filha é rainha do WhatsApp
viu pensa nossa
Olá você que nos trabalho gosto
mais ou menos não entendo muito mais
gosto
e eu gosto muito bonito o trabalho esse
verde é muito lindo hein eu acho que
eu acho ai gente aí vocês eu vou parar
tudo vou parar que aconteceu ela pode
parar pode parar que aconteceu naquele
emprego que eu tava esperando a seis
meses sei foi tema da nossa terapia
durante várias sessões Nossa você cansou
né fala que aconteceu mas me chamaram
que bom Parabéns fico feliz por você
olha como
eu sonho acredito Nossa que bom que você
sabe aqui eu não tenho mais 22 anos né E
você nunca me chá duas horas dá para
perceber né
Pois é a gente não tem 22 anos mas você
é uma mulher extremamente competente
Você tem uma inteligência emocional
fortíssima e você tem bagagem
experiência a pagar hoje experiência
experiência ninguém a experiência Eu
acho que eu acabei de perder minha
inteligência emocional e se eu morrer de
medo aí eu e você delícia Nacional
procura que você acha
Bia você é uma mulher forte eu te
conheço há oito anos pelo amor de Deus
mãe
mãe Você escutou a mãe
olha que eu escutei minha cura eu tô com
medo
seis vezes perdendo por isso nossa legal
né legal né mãe é legal
lembra que você falou comigo dois
minutos atrás pois é sonho de poder
olhar os meus sonhos que eu não devia
engavetado é isso
nossa mas Gilmário as crianças Falando
nisso cadê o Mário
Mário 1
E ai fica tranquila eu dou uma carona
para ela levar lá para São Paulo aí ela
não pode perder essa oportunidade
e você toma conta do Mario e dos meninos
é crianças não têm que eu tô fazendo uma
surpresa para o Mário olha até mais
valeu valeu valeu já peguei tudo olha
peguei tudo cuidado nada não tá
favorável não se preocupe eu é que tô
apavorada ele Sua filha toda
quinta-feira durante oito anos conheço
bem
ainda viu
Não vai brigar muito com
você e as crianças estão na tuas mãos e
o Mário Fique calmo em não provoca tá
bom que eu tô fazendo
imagino eu quase certeza obrigado tchau
tchau tchau
e o Mário vai gostar mesmo
e vai ficar tão feliz com a minha obra
de arte
E aí
e vamos orar
G1
e é sempre bom quando paramos bom Deus
para
pensarmos na nossa vida
se pensarmos na situações que Estamos
envolvidos agora
e eu vimos também os teus conselhos a
tua voz
e lutando orientação no chamado à
reflexão
E é isso que precisamos neste momento
quando paramos os compromissos da semana
e podemos neste momento
e se encontra especial contigo por isso
a nossa oração mais uma vez fala conosco
o esteja presente com a gente nós Oramos
em nome de Jesus amém
Oi boa noite
você já todos muito bem vindos ao
programa viva uma experiência real
Obrigado por escolher estar conosco hoje
também quero cumprimentar nosso amigos
que acompanha a nossa transmissão ao
vivo em nosso Website também é você que
nos assiste pela TV Muito obrigado pela
sua audiência essa é a nova semente uma
Comunidade Adventista do Sétimo Dia que
existe para buscar juntos a cada semana
uma experiência real com Deus nessa
série O projeto nós buscamos explorar a
cada semana semanas anteriores um
conceito fundamental para uma vida mais
significativa e feliz olhando ao longo
do ano como podemos conduzir o nosso
projeto de vida e nós compreendemos que
ter um projeto de vida é o único ponto
de partida em que se visualizam um ponto
de chegada e a nossa visão de propósito
precisa estar bem definida se nós
quisermos aproveitar ao máximo a
experiência da vida o título da mensagem
de hoje e
executando atitudes positivas eu queria
começar perguntando a você você se
considera uma pessoa positiva
e para você o copo pela metade está meio
cheio ou meio vazio
é normalmente você se concentrem
discutir problemas ou Soluções
e quando alguém apresenta um plano a
você o que você faz primeiro apoia
o ou crítica
e as nossas atitudes para com a vida são
como uma paleta de cores e nós pintamos
o mundo ao nosso redor com as cores que
nós temos a forma como vemos o mundo é
crucial para o sucesso do nosso projecto
de vida por isso precisamos parar e
pensar um pouco nele hoje é a nossa
visão de mundo que determine o curso das
nossas ações de a uma ligação muito
grande entre essas duas coisas
eu li recentemente a história de um
pequeno Vilarejo lugar muito Aprazível
no Alto das montanhas
comunidade pequena as pessoas se
conhecem compartilham a vida mas tinha
um problema
e sempre que o pessoal se reunia tinha
algo a ser resolvido
e no Alto das montanhas eles também
estavam próximos a um penhasco e de
quando em quando havia um acidente esse
momento em que marca a vida das pessoas
e famílias feridas com recordações
tristes acidentes em alguns casos
morte e agora eles estavam ali
precisamos tomar uma uma decisão
possamos fazer algo em relação a essa
situação e entre a as discussões Surgiu
uma sugestão nós precisamos comprar uma
ambulância que fique à disposição 24
horas por dia sete dias por semana com
pessoal treinado três equipes para dar
plantão durante o dia a gente que fez
curso e nós possamos ser muito agem sem
pegar as vítimas o pessoal de um
possível acidente e levá-lo rapidamente
pro Vale em busca do hospital e eles
estavam ali naquela loucura como
organizar um plano tão complexo como
esse que a qualquer momento nunca se
sabe quando um acidente acontece a
ambulância estivesse à disposição
e a tentar salvar uma vida quando no
meio daquela discussão toda
Alguém pede a palavra e diz isso em vez
de ambulância a gente colocasse uma
cerca no penhasco
é um guarda-corpo
e muitas vezes a gente está discutindo
as consequências dos problemas
mas não estamos focados ou nós estamos
concentrados naquilo que de fato é o
melhor caminho por sufocar a nossa visão
no que é importante
a tocar nossa visão do que é importante
pode revolucionar as nossas atitudes
pode fazer de mim e de você uma pessoa
mais proativa que está de fato
interessado em buscar melhores
resultados para nossa vida para vida das
pessoas ao nosso redor
um tricologista
Dr Leon festinger
público no trabalho no estudo em que ele
é chegou à seguinte conclusão
e as pessoas acreditam no que elas fazem
mais do que fazem o que elas acreditam
é interessante a conclusão do estudo
dele em outras palavras as coisas que
você faz
e tem um efeito Impacto formam as nossas
convicções e normalmente não é o
contrário
a concordar com algo não é suficiente
para agir de acordo com aquilo
o poder das atitudes sobre a nossa visão
de mundo é muito forte os especialistas
em comportamento humano chamam isso de
dissonância cognitiva de acordo com esta
teoria é impossível continuar fazendo
algo com que você discorda firmemente a
tendência é que as ações mudem ou
conforme a nossa opinião
O que é mais ou menos o seguinte que
acontece nós começamos a racionalizar a
justificar e aí vem algumas frases que
talvez eu e você já tenhamos usado
algumas vezes é só mais essa vez só
oi
ou então todo mundo faz isso
E outra eu preciso para falar a verdade
eu mereço isso
oi ou então eu acho que isso não vai
prejudicar ninguém então vou fazer
quem sabe nós nós justificamos
e por isso é importante cultivarmos
atitudes positivas diante da vida
baseada em hábitos saudáveis para termos
uma visão saudável da vista por quê da
vida porque é um impacto daquilo que a
gente faz sobre aquilo que a gente pensa
por exemplo você pode fazer a mesma
palestras em vezes sobre voluntariado
para adolescentes e você vai obter
pouquíssimos resultados quase nada de
atenção dos garotos são mudança de vida
agora leva um adolescente com um grupo
de amigos a participar de uma ação
social e você vai transformar a vida
dele para sempre
e é mais fácil pensar a partir das
nossas experiências pessoais
se você até pode ter uma opinião ou um
conhecimento prévio só saudável nos
informarmos Qual a nossa primeira
opinião mas serão as experiências que
vão confirmar ou questionar a forma como
você pensava Jesus falando de um assunto
paralelo a esse afirmou certa vez pois
onde estiver o seu tesouro aí também
estará o seu coração
a Jesus compreendia os fundamentos da
mente humana Nosso tesouro
nosso tempo Nossa energia nossos bens
aquilo que de fato é importante para nós
onde quer que você deposite essas coisas
você estará revelando e reforçando o seu
interior a nossa visão de mundo ela é
construída uma ação e um pensamento por
vez e os resultados podem ser
inimagináveis ao longo prazo a forma
como você começa a agir hoje vai
determinar as suas ações no futuro e a
forma de pensar e encarar a vida no
futuro muito seus livros o autor
britânico se esse livros fez a seguinte
afirmação o bem e o mal crescem na razão
de nossos interesses Por isso as
pequenas decisões que você e eu tomamos
a cada dia são de infinito importância a
menor atitude positiva de hoje é a
conquista de um Pou o jogo do qual
poucos meses no futuro você poderá
alcançar vitórias pessoais com as quais
você nunca sou eu
nós precisamos compreender essa dinâmica
entre as nossas atitudes e a nossa mente
precisamos buscar meios para desenvolver
atitudes positivas bem Como Uma Mente
positiva
e ao conselho da palavra de Deus para
nós que diz
Confia ao Senhor as tuas obras e os teus
desígnios os teus pensamentos os teus
planos os teus propósitos serão
estabelecidos
e hoje eu quero compartilhar com vocês
pelo menos quatro passos para
desenvolvermos atitudes mais positivas
no nosso dia-a-dia
passos que influenciam as nossas ações e
os nossos pensamentos
o primeiro deles para executar meus
atitudes positivas reconheça a sua
perspectiva sobre as coisas
E como você enxerga o mundo ao seu redor
Precisamos de uma análise a Bíblia
afirma há sempre uma maneira ou outra de
justificarmos As Nossas ações mas o
Senhor conhece os nossos pensamentos e
as nossas intenções você concorda com
isso
a todos nós temos a tendência de
julgarmos a nós mesmos com mais nós uma
boa palavra assim generosidade
é do que a gente julga as demais pessoas
um dos outros falham achamos as suas
desculpas esfarrapadas mas quando a
falha está com a gente as nossas
justificativas são mais do que razoáveis
é o na verdade
É a coisa funciona mais ou menos assim
quando o problema é com eles a também
não escutam bem não tentaram o
suficiente perderam o auto controle são
afetados sensíveis demais deveriam ser
mais cuidadosos agora quando a coisa é
do nosso lado
Tu sabe como é eu não recebi orientações
Claras
eu não tive tempo suficiente
e precisa extravasar meus sentimentos
explodir
e quando sob muita pressão ultimamente
eu sinto muito simplesmente não pude
evitar não era minha vontade
eu percebi
essa perspectiva alterada entre nós e
eles nos leva a uma cegueira da nossa
visão de mundo a gente acha que as
coisas estão bem e a gente não para para
avaliar isso prejudica a nossa
capacidade de reconhecer a nossa
verdadeira condição e passarmos por um
processo de mudança nos tornarmos
pessoas mais positivas
E aí
e recentemente mar pesquisa que eu li
muito interessante trazia a opinião dos
entrevistados sobre relacionamentos
basicamente a pergunta feita era o
seguinte
nós temos no mundo pessoas fáceis e
pessoas difíceis para os relacionamentos
se você é uma pessoa fácil ou difícil
você tá no grupo dos fáceis ou no grupo
das pessoas que são difíceis de
relacionar-se
E olha que interessante o resultado
a matemática não ajuda nessa situação
sem por cento dos entrevistados disseram
eu faço parte dos cinquenta por cento
que são fáceis de lidar
E aí
em dias difíceis a onde se 100 porcento
tá no Face né
e mais do que isso
e além de fazer parte da metade fácil de
relacionamento
sessenta por cento dos entrevistados
disseram eu estou entre os dez porcento
mais fáceis
e sessenta por cento disseram eu faço
parte dos dez porcento mais fáceis de se
lidar é ótimo conviver comigo
eu pelo menos adora
e olha só que interessante
25% 25 porcento das pessoas disseram que
eu faço parte do um por cento que é o
sonho de consumo de todas as pessoas em
termos de relacionamento
e todo mundo gosta de ficar tempo comigo
passar tempo com ele
Eu compraria todas as normas de pesquisa
de resultado Tá pior do que o IBGE ou
pesquisa eleitoral né
Quem sabe em relação a perspectiva da
vida
existem dois tipos básicos
aqueles que exigem e aqueles que usam os
que exigem esperam que a vida seja justa
enquanto eles insistem que os seus
desejos pessoais sejam realizados os que
exigem é estão em busca de controle de
poder querem tudo e todos ao seu redor a
sua disposição os que exigem querem que
a vida seja maravilhosamente boa e
quando não é ficam frustrados com raiva
desequilibradas
e aos que ousam
há os que usam desejam que a vida seja
Justa e contribui para que ela seja
há os que usam reconhecem o fato de que
não é possível que todos os seus desejos
pessoais sejam realizados Além disso
compreendem que realizar todos os seus
desejos pode não contribuir para o bem
das outras pessoas e isso é um fator que
guia suas decisões não apenas eu mas o
outro o bem-estar do outro também eles
estão felizes com seus relacionamentos
mesmo sabendo que as pessoas são falhas
incluindo eles próprios os que ousam
querem tornar o mundo melhor e para isso
eles acolhem adaptam agradecem e agem
e se queremos construir uma perspectiva
usada da vida nós precisamos permitir
que as exigências do eu fiquem de lado
E isso não é uma tarefa simples
eu separei uma lista que eu encontrei
achei muito interessante sobre
e atitudes que precisamos formar para
deixar o eu de lado e podemos nos
concentrar nessa atitude positiva que
envolve as demais pessoas também
primeiro para deixar o eu de lado pare
de ficar ofendido quem se ofende por
qualquer coisa É porque o eu está muito
em evidência
pare de ficar ofendido para deixar o eu
de lado pare de ter que ganhar sempre na
vida às vezes ganhamos e às vezes
perdemos não podemos Sempre Esperar
vencer
e para deixar o erro de lado pare de
estar sempre certo
Ninguém está sempre certo tempo todo
e nós cometemos erros erros de
julgamento erros de conhecimentos
prévios
o quarto para deixar o eu de lado Pare
de se sentir superior
e para que eu seja superior eu preciso
considerar o outro menor do que eu e eu
normalmente faço isso intencionalmente
escolho as pessoas que eu julgo tem
defeitos que eu não tenho e deixo de
olhar para as pessoas que têm qualidades
que eu não tenho
e nenhum homem nenhuma mulher é medida
suficiente para os demais somos seres
únicos deixe o erro de lado e pare de se
sentir superior
a outra atitude pare de querer ter
sempre mais precisamos aprender as
lições do contentamento Em algum momento
aquilo que a gente construiu aquilo que
a gente acumulou tem que fazer sentido
ser suficiente para nossa não podemos
estar sempre querendo levar vantagem à
frente das pessoas e ter o que ainda não
temos
e para deixar o erro de lado Pare de se
dar valor pelo que você tem
o nosso valor deve estar em quem nós
somos nos nossos relacionamentos
e não nas coisas que nós acumulamos
e para deixar o Edi lado Pare de se
importar tanto com que os outros pensam
abra mão
e da imagem perfeita que você quer
construir na mente das outras pessoas
seja você de verdade
e quando a gente pensa em todas essas
questões ligadas à Perspectiva da vida
de ser alguém positivo a gente encontra
uma qualidade humildade Essa é a grande
qualidade de quem está buscando uma vida
mais positiva
consegue olhar para os demais ao mesmo
tempo que olha para ser Jesus fez a
seguinte afirmação
portanto quem se faz humilde como esta
criança Este é o maior no reino dos céus
humildade definitivamente é a grande
atitude dos fortes dos que usam uma vida
mais positiva
E além disso além da perspectiva para
executar atitudes positivas nós
precisamos também descobrir o Nosso
propósito pessoal o sentido para a vida
e encontramos a expressão de propósito
de Paulo escrevendo um texto do novo
testamento
suas palavras Porém uma coisa eu faço
esqueço aquilo que fica para trás e
avanço para o que está na minha frente
corro direto para a linha de chegada a
fim de conseguir o prêmio da Vitória
esse prêmio é a nova vida para a qual
Deus me chamou por meio de Jesus Cristo
E aí
a perceber as palavras que ele usou
eu corro alvo direção
é uma visão Clara nos oferece um
objetivo para perseguir enquanto um novo
propósito nos preenche com uma razão
para viver
e quando estamos lutando para continuar
seguindo em frente mais um passo mais um
dia nós conseguimos visualizar um futuro
melhor e reunir forças para perseverar
por causa da visão por causa do sentido
de propósito
os cientistas da educação analisaram
estudantes e os dividiram em dois grupos
Você conhece bem esses dois grupos de
estudantes você em algum momento e foi
um deles
e o grupo de alunos de Alto desempenho
acadêmico e o grupo de alunos de baixo
desempenho Acadêmico
e depois de ver investigar diversas
possibilidades
é a questão de propósito apareceu muito
forte nos dois grupos o grupo de alunos
com baixo desempenho acadêmico
constantemente trazia a característica
de serem alunos que não tem perspectiva
de futuro
e não conseguem enxergar um futuro não
faz sentido hoje não faz sentido estudar
não faz sentido se preparar
o e pasmem quando o grupo de alunos de
melhor rendimento acadêmico foi
analisado as características mais
determinantes para o seu desempenho não
foi o estímulo dos pais não foi sua
condição financeira nem as oportunidades
que tiveram mas a sua visão de futuro
alunos que
idealizam o futuro
e estão mais dispostos a no presente se
dedicar aos estudos para alcançar o
futuro que estão buscando
e por isso quando uma criança diz a você
o que ela quer ser quando crescer leve
isso a sério
E ouça os seus sonhos fortaleça suas
decisões Deus eu incentivo você estará
ajudando para que a visão se torne
realidade da experiência daquela criança
descobrir o Nosso propósito
cultivar meus objetivos realizáveis isso
previne tanto pensamento quanto as
atitudes negativas
é o que temos um alvo
e em relação as atitudes negativas aos
pensamentos negativos um dos maiores
vilões é a famosa frase eu não consigo
e como fazer um exercício junto agora
E aí cê topa
só pensa em uma coisa que é muito
difícil para você fazer vou dar alguns
exemplos você precisa dizer para o seu
chefe que você não gostou de uma decisão
dele
E é difícil para você
se você precisa conversar com alguém um
amigo alguém da sua família e dizer que
o comportamento dele não está adequado
que você tá muito frustrado chateado
você precisa dessa conversa é fácil é
difícil
e pense alguma coisa que é difícil para
você
é só
você que tá em casa pensa também tem
alguma
a atitude e para você é muito difícil de
fazer eu não consigo fazer isso pessoal
e muda um pouquinho essa frase agora em
vez de eu não consigo fazer tal coisa
e Reescreva essa frase na sua mente eu
não quero de verdade fazer tal coisa e
aí como que é o impacto disso como é que
você se sente agora mudando as palavras
eu não quero falar com meu chefe
eu não quero Bom dia Dr quando chegar em
casa
tô falando de algumas coisas que a gente
viu nas últimas semanas para o nosso
projeto de vida
e eu não gosto de salada
eu não quero comer salada eu não gosto
de fazer atividade física eu não quero a
fazer atividade física
se você percebe que você mudando essa
frase você deixa de ser uma vítima
e eu não consigo e passa a ser o
protagonista de fato eu não quero
E isso tem o potencial de mudar a nossa
percepção a nossa perspectiva sobre as
coisas Posso te dar uma dica
e Reescreva essa frase
e quando você tem um propósito quando
você tem uma visão quando as suas
atitudes estão sendo Reunidas para que
você se tornar uma pessoa mais positiva
você precisa reescrever essa frase eu
posso eu não quero mas eu posso
e eu não consigo nunca usa essa frase
e eu não quero mais eu posso É nesse
ponto que o propósito faz a diferença
ele desafios obstáculos nos faz seguirem
adiante em momentos em que você se sente
desafiado pelas circunstâncias que
levaram a sua caminhada lembre-se sempre
desse pensamento alguém não sabendo que
era impossível foi lá e fez
e ninguém avisou para ele que não dava
para fazer ele fez
em grande parte das Barreiras que
enfrentamos elas podem ser superadas com
uma atitude de coragem que Brota do
Propósito por isso é importante Qual o
sentido para minha vida é impressionante
o que as pessoas conseguem realizar
quando são movidos por um ideal elas
simplesmente saem do lugar-comum
e além de avaliar Mas a nossa
perspectiva e de buscarmos
esclarecer O Nosso propósito ideal de
vida
o outro passo para cultivarmos e
executar mos atitudes positivas na vida
precisamos aprender a cultivar um
espírito de gratidão Esse é um outro
elemento que é fundamental para
transformar as nossas atitudes
é o mesmo Paulo escrevendo um conselho
geral os cristãos ele disse sejam sempre
agradecidos ele tá falando aqui de
gratidão e Isso muda as pessoas
e por uma simples razão
gratidão nos faz perceber que as outras
pessoas também tem qualidades e que nós
não precisamos ser auto-suficientes nós
podemos reconhecer que precisamos dos
outros e podemos ser gratos por isso ser
grato é uma atitude que nos torna
pessoas mais positivas é gostoso tá do
lado de alguém que reconhece as coisas e
que é grato e desenvolver gratidão
sempre traz bons resultados e nos
permite ver a vida com outros olhos com
os olhos das outras pessoas
eu vi também sobre um experimento que
fizeram com três grupos de pessoas
pediram para que acompanhassem as
notícias de alguns veículos jornais
telejornais da região daquela comunidade
e durante seis meses cada participante
dos três grupos deveriam registrar
o mesmo tipo de informações o primeiro
grupo e a se concentrar nas notícias
aquilo que os inspirava aquilo que os
fazia ser gratos o teu sentimento de
gratidão por fazer parte daquela
comunidade as coisas boas que aquela
comunidade gerava as boas notícias que
saíram daquela comunidade
e o segundo grupo e apenas fazer um
o repórter sobre
o fatos comuns como estava o tempo
algumas questões políticas mas coisas
que não influenciava muito na vida da
cidade e uma piando essas informações e
o terceiro grupo o terceiro grupo
durante seis meses e a filtrar as
informações
sobre os problemas da comunidade aquilo
que causava preocupações e desafiava
Vida naquela comunidade
bem ao final dos seis meses você pode
imaginar o resultado do desempenho
desses três grupos
em qual dos três grupos estava melhor
que uma melhor qualidade de vida ao
final dos seis meses
e o grupo que ficou responsável por
aquilo que inspirava os indivíduos do
grupo que registrou os eventos pelos
pais agradecer eles tinham algumas
características que os outros não tinham
se exercitavam com maior frequência a 25
- eram mais otimistas e sentiu-se
confiante quanto ao futuro porque foram
durante um grande período de tempo
alimentados com uma boa perspectiva
sobre a vida que gera gratidao com essa
atitude de gratidão ao remédio
extraordinário para saúde humana tem um
impacto sobre a nossa vida sobre a nossa
saúde que poucas vezes a gente dá
atenção para isso a Bíblia registra essa
interação dizendo que um olhar animador
da alegria ao coração e as boas notícias
revigoram os ossos
é sempre agradável estar na companhia de
alguém que olha o lado bom das coisas
que sabe rir dos próprios erros que não
se abala quando as coisas não vão bem
naquele momento Oi gente que tá de bem
com a vida é gostoso tá do lado essas
pessoas
e agora
a Candy nos gosta de ficar perto de
alguém que só reclama
Olá tudo dá errado para ele para os
outros sempre dá certo mas para ele
sempre dá errado
é difícil de aguentar ficar lado uma
pessoa assim tempo inteiro
com essa Perspectiva da vida não permite
agente Celebrar as vitórias dos outros
porque a gente tá sempre concentrado nos
nossos problemas a gente nunca para
perceber as coisas boas que estão
acontecendo ao nosso redor e me lembro
de uma que o programa de televisão uma
pegadinha que fizeram bem interessante
ela acontecia num supermercado e
e ali estavam a fila com as pessoas para
passar as compras os carrinhos cheios e
alguém tava com apenas uma caixinha de
leite assim para passar você já deve ter
visto
ou vivido essa experiência no
supermercado né alguém chega e fala por
favor posso passar na sua frente tem um
item só e
o ator começou a pedir para passar na
frente
o e os clientes com os carrinhos de
compra pão tá bom é só isso aí pode
passar né não tava muito feliz estava
logo chegando já a sua vez mas já que é
um só pode passar e a hora que o cacho é
registrava o produto tocava uma sirene
na loja aparecer um monte de gente
correndo parabéns você ganhou ganhou um
carro zero
você foi o cliente número 101 foi
sorteado
se
você é imagina a situação de quem tava
com carrinho de compras a tracks
e em purê sido com a situação
e ninguém tava ali feliz que o camarada
foi sorteado
é uma das clientes começou a brigar
pegou o leite jogou no chão mostrou a
caixa falou ele não é o 101 sou eu sou
eu
É impressionante como a gente está
sempre preocupado com o que acontece ao
nosso redor E que nos traz prejuízos
ninguém naquela reportagem naquele
programa apareceu dizendo
de conseguir hoje fui 102 é
quem sabe a medida em que você consegue
Celebrar as vitórias dos outros
o indica o quanto você está preparado
para reconhecer e festejar as suas
próprias vitórias
é uma atitude de gratidão para com a
vida é o caminho para o desenvolvimento
da nossa perspectiva positiva sobre a
vida tanto Nossa quanto das pessoas ao
nosso redor
a avaliar a nossa Perspectiva da vida
a buscar propósito pessoal
cultivar um espírito de gratidão
o e buscar paz interior o último passo
para construirmos uma atitude mais
positiva frente à Vida
e a Bíblia nos dá um conselho
o que a paz do coração que vende Cristo
esteja sempre presente no coração e na
vida de vocês pois isto é a
responsabilidade eo privilégio que vocês
tem como membros do seu corpo
é desse item nós estamos falando de um
sentimento de paz falamos um pouco sobre
isso semana passada mas o verdadeira paz
interior tem uma origem muito especial
e ela foi prometida por Deus Jesus
prometeu nos dar paz
e hoje eu gostaria de falar um pouquinho
sobre o segredo para receber essa paz
para desenvolver essa peça ela Brota de
um relacionamento com Deus baseado em
uma palavrinha muito importante
confiança
a paz interior é resultado de um
relacionamento com Deus baseado em
confiança
sentir que é possível confiar nas
promessas que Deus nos faz por meio da
sua palavra quando eu gasto tempo
ouvindo quais os propósitos os sonhos
aquilo que ele espera para nossa vida e
confio no que ele promete
a parte inferior se
contam nos dedos
de quantas pessoas você pode confiar
sobre qualquer situação não importa o
que aconteça você pode contar com aquela
pessoa quantas pessoas
é de pedir dinheiro emprestado a contado
as suas dos seus fracassos das suas
derrotas em quem você pode confiar
quantas pessoas
e essa importância de Deus na nossa vida
em conta a história de dois meninos
estavam ali brincando fazendo continhas
da escola de matemática e um coleguinha
perguntou para o outro
e imagina que você tem 10 reais você
pede 20 para o seu pai quando é que você
vai ficar e menino disse 10 o coleguinha
disse não foi errado 10 + 20 e 30 não
você não conhece meu pai
a Deus nos chama de filhos
Oi e a Bíblia nos garante que nós
podemos chamar o pai
Oi e essa relação é superior a qualquer
outra que eu e você podemos ter na vida
a aprender a confiar em Deus nos prover
um benefício muito grande
o que nos permite Ter uma atitude mais
Positiva em relação à Vida
é porque onde a confiança não existe
medo vento negativo as pessoas fazem
coisas inacreditáveis por causa do medo
medo geralmente afasta as pessoas geram
desconfiança queria intrigas uma outra
confiança do Medo são as preocupações a
gente tá sempre desconfiado sempre
querendo o sentido que estamos fazendo
as coisas por nós mesmos as preocupações
grenão nossas forças a nossa energia
Nossa vitalidade Você já viu como as
pessoas envelhecem rápido por causa das
preocupações
a testa franzida cabelo cai fica branco
as pessoas que desenvolveram uma atitude
positiva para a vida aprenderam a vencer
o medo e as preocupações
Olá sejam conselho da palavra de Deus
para nós entrega em todas as suas
preocupações à Deus
pois ele cuida de vocês é
em algumas vezes contei para vocês a
minha experiência durante a faculdade já
fui casado faculdade período integral
trabalho nas férias e como Deus cuidou e
comum tive experiências fantásticas ao
lado de Deus
é mas quando terminei o primeiro ano
Tá chegando as férias de verão dezembro
e janeiro a minha filha tinha seis meses
recém-nascida pequena ainda
e a Paula minha esposa ficou em São
Paulo com a nossa família deixamos a
casa lá no interior próximo da faculdade
e eu fui trabalhar no Rio Grande do Sul
foi trabalhar na região da Serra Gaúcha
bom e quando comecei período de trabalho
era li as primeiras semanas ainda do mês
de dezembro e parecia que as coisas
estavam muito difíceis no trabalho não
tava rolando não tava conectando eu me
sentia sentia que não ia dar certo
a e depois de duas semanas trabalhando
Vou chegar no período próximo do dia 24
25 de dezembro e aí aquela angústia
começou a crescer dentro de mim aquela
insegurança pensando na minha filha as
coisas que eu tava perdendo as coisas
que ela devia tá fazendo e eu tão longe
de casa
E eu simplesmente acordei de manhã
deixei o carro lá as minhas coisas lá e
corri e peguei um ônibus de achei
vim passar o natal e o ano novo em casa
é muito inseguro
e faz alguma coisa aconteceu comigo e
foi aquele episódio em que você
identifica que a chave da sua vida virou
quando cheguei em casa minha esposa
estava bem minha filha estava bem nossos
pais estavam bem e eu comecei a me
lembrar das coisas Deus havia feito na
minha vida
e eu podia confiar eu podia contar com
Deus mesmo nesse momento difícil
e foi como se ele falasse comigo eu já
não cuidei de você não vou cuidar de
você agora da sua família confia em mim
Oi eu voltei na primeira semana de
Janeiro para o trabalho
eu trabalhei como nunca aquelas férias
porque eu tinha essa certeza interior
que Deus estava cuidando de mim e da
minha família
se a mudança foi tão grande que o meu
resultado de trabalho nas férias foi tão
expressivo que o período que ia ficar
longe de casa eu pude encurtar em pelo
menos 15 dias e pude voltar antes do
final das férias para casa aquilo que eu
nesse estava período de trabalho Deus
havia me dado
a confiança em Deus
e essa paz interior
a desenvolver confiança em Deus é o
melhor caminho
e para termos esse ponto de equilíbrio
EA possibilidade de executar atitudes
positivas no mundo negativa
E aí
e precisamos aprender a confiar em Deus
e antes de terminar a nossa reflexão de
hoje
eu gostaria de lembrá-lo que você pode e
deve tomar decisões nessa área da sua
vida
e buscar ser uma pessoa mais positiva
nós podemos ter atitudes positivas ou
negativas Depende das escolhas que nós
vamos fazer podemos continuar agindo por
reação ou com intencionalidade Depende
do que queremos para nossa vida
e se você acha que você precisa de algo
novo para você
é
algo que precisamos fazer
e a Bíblia conta a história de um homem
o João Capítulo 3 Nicodemos
alguma coisa não estava certa no mundo
dele
e tudo parecia no lugar
o status
em família
é um homem religioso
e mais alguma coisa não fechava no seu
mundo
o e ouvindo falar sobre Jesus
E aí achou que talvez Jesus pudesse
oferecer o que estava faltando para ele
ajudá-lo a identificar o que estava fora
de lugar no seu mundo
o e uma noite
envolvido pela escuridão
protegido sem se expor
e ele tem um encontro com Jesus
a Jesus Olha aquele homem e faz a
leitura da vida dele
e entende o que de fato aquele homem
pergunta precisava
bom e com uma única afirmação uma única
afirmação
Jesus revolucionou a vida dele daquele
dia em diante Nicodemos nunca mais foi a
mesma pessoa
a Jesus olhou para ele e disse ninguém
pode ver o reino de Deus
e se não nascer de novo é
e se você sente que chegou o seu momento
de mudar você precisa mudar
Ah entendeu que uma outra pessoa precisa
nascer dentro de você para que as coisas
sejam diferentes de como tem sido até
aqui então você pode ter certeza que o
novo está chegando para você
eu e Deus é especialista em criar faz
isso como ninguém em casos bem sucedidos
é muito grande e o seu nome o meu nome
com certeza tem lugar nessa lista
e se você quer ter novas atitudes
atitudes mais positivas nova perspectiva
da vida Deus pode oferecer Exatamente
isso para você
e basta uma coisa
oi oi
se você precisa pedir
bom e Talvez hoje você já à Noite Escura
em que você pode ter esse encontro com
Jesus e o vídeo dele as palavras que vão
mudar a sua vida também
e basta pedir
o senhor
toma o meu coração
é porque eu não posso dar
e a tua propriedade
conserva-o puro Pois eu não posso
conservá-lo para ti
a salvar-me
i salva-me a despeito de mim mesmo tão
fraco tão diferente de Cristo mal também
Armani e e leva-me a uma atmosfera pura
e Santa onde a rica corrente do teu amor
possa fluir por minha alma
e lembre-se
uma coisa
e basta ter
Que bom Deus
o que desafio é viver neste mundo
Há muitos de nós já desistimos
E aí
fim de alcançar a Plenitude a realização
do bem
É porque quando olhamos ao redor
as injustiças a violência o crime a
falta de caráter
e são tantas coisas negativas ao nosso
redor
em que nos sentimos cansados
esgotados
sem forças para fazer algo diferente
bom e muitas vezes estamos apenas
buscando o conforto da Noite Escura
tô esperando que algum momento da ação
novo dia
Ah mas essa noite pensamos e repetimos
na chamado no convite que a tua palavra
faz para sermos pessoas positivas neste
mundo
e fazer umas pessoas que com as nossas
atitudes
transformamos as coisas ao nosso redor
Oi gente que olha a vida com prazer de
vivê-la que olha para as pessoas
o que reconhece no olhar de cada um
e como nós podemos ser um presente um
presente do céu na vida das pessoas
e por isso o nosso pedido hoje Senhor
e nos transforma
eu queria dentro de nós essa nova pessoa
o que enxerga a vida
e em todo o seu potencial
o e compreende que ao teu lado com a sua
presença em nossa vida nós podemos
seguir em frente a renova a nossa
energia a nova Nossa disposição e nos
ajuda a construirmos
Um Mundo Melhor ao nosso redor
e a sermos aquilo que vai fazer a
diferença na vida das pessoas que
convivem com a gente
nós não podemos sair desse momento de
reflexão como nós chegamos aqui
simplesmente não podemos continuar sendo
as mesmas pessoas nós precisamos dessa
transformação interior essa é a nossa
oração esse é o nosso pedido
bom e como Lemos na tua palavra
e basta pedir
bom e como um pai
que não nega aquilo que é bom para os
seus filhos
o senhor vai fazer o que nós não podemos
fazer por nós mesmos
E mais uma vez pedimos ouve a nossa
oração e nos atende
e Oramos em nome de Jesus amém
que Deus abençoe você
e ele e proporcionar você é uma semana
em que coisas novas vão acontecer
bom e que você consiga fazer diferença
aonde você estiver vai paz Deus abençoe
você a gente se encontra próximo sábado
para finalizar essa primeira série Se
assim Deus permitir um abraço e até
semana que vem cá
E aí