Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

O SARAU DE MARCOS ALMEIDA – BTPAPO #51

O SARAU DE MARCOS ALMEIDA – BTPAPO #51


Fonte: BTVlog

Legendas automáticas:

gravado tech 1
a gente só que com marcos almeida
bróder você marcos almeida que já está
há um bom tempo fazendo carreira solo
para conectar essa nova fase aí na tua
vida lembra que quando a agência deu
entrevista lá para o bibota ao que você
já estava já estava iniciando essa
carreira solo já passou o ano sabático
agora é marcos almeida directora
conectar é muito legal a gente está se
descobrindo né assim na estrada quando
fala a gente tem um ente no canto
sozinho né é a família tem os amigos que
ajuda na produção e está sozinho no
palco hoje é uma exposição pública de um
cara que está se descobrindo né e eu
quero ser sempre esse principiante né
não quero ser o cara que está no palco
com om esse cara sabe o que faz não eu
não to descobrindo esse frio na barriga
essa coisa de de tentar um novo de
tentar uma sentiu é um som diferente
fazer esses são diferentes
está sendo um tempo de de muita
descoberta e daquela aquele sentimento
de que algo vital sabe está tomando
conta sim sabe alguns aquela força da
criação é voltando enfim é uma
experiência exatamente de principiante
sabe eu me sinto assim que começando
legal mas já está começando muito bem
esse aqui é o primeiro trabalho ali
penal é problema dele
tem cara que vai lançar um de um lp cara
deus queira que eu acho muito legal né
acho muito legal
é isso aí e aqui está este primeiro
trabalho então marcos almeida eu sarau
ao vivo part e isso é muito legal
martin que tem parte dois né a gente
gravou quatro horas de gravataí
hora de show né cara assim quando a
gente foi ver assim tinha quatro horas
já gravando e ninguém percebeu sim e eu
pra mim tá tinha passado 40 minutos o
público também estava animada dão né
cara assim e os mesmo cara foram quatro
horas
néné da técnica estava louca e assim ele
falou assim acontecer alguma coisa
esquisita que nessa noite porque há o
público normalmente vai ficando mais
cansado né e foi o contrário do meio pra
frente à a turma ficou mais animada e
tal eu fui empolgando também foi
cantando mais música
só sei que foram 20 canções gravadas ea
gente dividiu se em duas partes a parte
1 que é apresenta algumas canções que
gravei anteriormente com a amanda
palavra antiga então tem sagrado de
manhã me socorrer
é essa aí tem que ser a gravar vídeos em
que acho que até hoje bomba na internet
ou é muito bonito casa por exemplo eu
trouxe também as novas linhas em média o
que tem de inédito aí
antes de falar com deus tudo por
enquanto esse valente trabalhando e ela
é ser valente é severa mas ainda é nova
nem valente não é santa e seus emblemas
mas eu nunca fui bom cuida da parte mas
eu admiro as letras mas então tem aí
antes de falar com deus é camarão ali
tenham entre paré porque eu ela ela tem
um apelido né porque o refrão i jacó a
cristã e espírito santo eu queria fazer
uma música assim mais assim que fosse
minha confissão de festa porque quando
pergunto pra mim que eu acredito em deus
né nem as pessoas nem sabiam que os
evangélicos
eles acham que eu sou de outra religião
fim mas quando me perguntam se eu
acredito em deus eu gosto de fazer
aquela pergunta tinha que o estoque
fazia né qual deus né
rubem alves também faz essa pergunta
como vai falar pô
então eu quis foi isso meu deus de
abraão de isaac
jacó que dá né e é uma música assim bem
bem de novo né é uma louvação né e fala
de abraham haim ficou se a música do
abraão que legal
e aí tenham acho que a primeira que tu
divulgou que pelo menos é que eu vi foi
essa toda a dor é por enquanto foi a
primeira que divulgou neto dudu por
enquanto uma das primeiras assim da leva
é depois do sabático assim né é o que
ficou mais conhecida assim mais um bem
nos bastidores né
é como se um cara que pesquisa muito né
de ter caído na sua rede mas ela também
é praticamente inédita porque nunca foi
gravada oficialmente gravação que na
internet uma coisa me caseiras muito bom
então tá aqui agente marcos almeida els
a cara que eu sei que tu não gosta que a
gente faça perguntas em obras
é eu sei que luis cara que você é um
cara conhecido as pessoas inventam mitos
ao senhor prefeito
isso é muito normal por exemplo nunca te
perguntei para explicar uma música tua
porque apesar de eu saber é que eu sei
porque realmente é nem deve ser entregue
a mesma máscara assim sarau o que que é
sarau desculpa tem que guardar porque
assim a resposta o google me deu não
achei convivência
eu imagino que você deve ter uma
resposta mais legal do que aquela que
encontrei no google é e eu tenho certeza
que tem muita gente ali nos assistindo
aqui também é que acha porque tem muita
gente que acha bonito mas sim o porto é
inteligente é um correta eu fico
agoniado quando eu entendo alguma coisa
paradela zé ou só porque marcos almeida
é mas é legal não preciso saber o que é
não eu quero saber né
então além da sonoridade né e o sarau né
que a gente escolhe palavras cada
sonoridade mas toda palavra tem uma
razão de existir nela era tipo um
embrulho de algum conteúdo então que o
sarau embrulho né
o sarau ele é uma reunião de amigos e
esses amigos se reuniam no final da
tarde às vezes na sexta feira e cada um
trazia alguma coisa uma poesia
não era uma canção o trio piano outro
sei lá
a exposição autoral é mas é uma coisa
bem assim é ali na sala de casa né a sem
aquela formalidade assim tipo de uma
apresentação e é uma troca né e eu nunca
gostei muito dessa coisa palavra dada a
palavra sim é carreira solo de
espetáculos solo o que às vezes parece
que o monólogo você tá ali sozinho no
palco mesmo né
quem quiser assistir assisti antônio que
vocês não eu eu sempre vocês sim dessa
interação com o público então na hora de
montar o espetáculo eu além de fazer uma
pesquisa é sobre o que tinha e né a
disponível de cantor sozinho no palco
então fiz uma pesquisa com ninguém assim
tocava tudo sozinho mesmo né
sempre tinha alguém ou algum outro
convidado com a interrupção alguma coisa
sempre pouco sozinho e que eu encontrava
voz violão e eu realmente um tem um
pouco assim sabe de voz e violão só na
terceira música já todo dormindo já tô
sem achando muito chato então eu vou
levar para o palco com essa
multiplicidade então toca um pouco de
guitarra toca o violão toca com um pouco
de piano então montei assim um pouco o
cenário e faltava algo mais rock'n'roll
assim e encontrei no bumbo essa
expressão mais do do rock e um bumbum e
uma guitarra sempre está fazendo um rock
novo você faz isso sozinho bom e tássio
e sozinho então e como já tinha um tique
assim no palco de bater com o pé
esquerdo então toco guitarra e vou bater
no pé esquerdo e vou aproveitar isso
então coloquei o mundo no pé esquerdo
depois descobri que estava fazendo algo
assim herético em relação à oferta é o
baterista não sei que eu fosse um cara
canhoto né normalmente o bumbum está no
pé direito de quem toca o bumbum e
quebrando paradigmas é esteticamente
ficou bonito também eu achei legal essa
coisa o pedestal que o boom do lado de
cá
as guitarras aqui enfim é eu achei isso
legal e um outro elemento que o achei
legal levar para o palco foi a poesia né
precária como é que vou chamar esse
espetáculo então pois é um sarau é um
sarau de um cara só
ela é é um solo sarau né quando eu fiz o
teste nerd defesa para a estréia no rio
duas sessões esgotadas é isso me animou
muito na neva reze um teatro dentro da
livraria cultura eu percebi que o solo
ele não é um monólogo ele é um diálogo
com a platéia então tolling constante
diálogo e eo a platéia acaba se
integrando com um palco em vir uma
grande sala né o espetáculo acabou
virando isso e um outro detalhe do do
sarau é que logo depois que acaba a
apresentação eu faço gente quer ficar aí
para bater um papo
só vou trocar de camisa ele já volta ea
gente troca idéia é que em janeiro
trocou três vezes de carregar a chama e
diz que lá tem ar condicionado a sair
beleza deixar gravado já era uma certeza
levando assim o leque é que aparecendo
o audi também parecendo a quinta legal
vamos lá seu lado
não não
o astro mel
isso é legal porque é e de um tempinho
pra pra turma perguntar é falar o que
achou do espetáculo e abrir assim foi
muito bom carro muito bom essa
experiência eu tenho mantido isso né no
nas apresentações
é essa coisa essa possibilidade de
conversar com o público e quebrar aquela
coisa de tipo arte estão sabe sai pelo
porto pelo sonda tal intocável sabe essa
coisa eu acho bem ridícula e eu acho que
muito desses dessas teria do público
sabe que a coisa é muito porque o
artista cultua o tua e faz sinal num
diferente dos de etanol
então eu estou tentando resgatar essa
coisa do da simplicidade do artista
enquanto artesão enquanto um cara que
está ali é possibilitando um grande
sonho de imaginação né e o sarau
signifiquem tudo e sempre uma resposta
mais legal é do google o google precisa
me ligar essas fazer o resgate dele é
legal marco muito bacana mesmo é aí onde
a galera encontra esse teu trabalho em
um link chama bit.ly barra já nas lojas
nossa meu filho vai ter um link é
estranho é porque é um tem uma página
enorme interesse novamente reduziu em
locais com a galera não vai ter aqui no
link e tem pela internet nas melhores
lojas do ramo também físicas nem tem no
itunes também quem gosta de fazer e
digital facilita é tá lá e o streaming é
você encontra músicas e valente né pra
quem quiser degustar da antt comprar o
disco todo está no itunes e nas lojas
boas e espero qual tenha ficado bom
porque enquanto se falava eu fiquei aqui
babando no cd deixando-o foi apontado
pela minha boca mas acho que vai dar
tudo certo legal marco é para a gente
encerrar essa entrevista eu queria te
perguntar uma pergunta que você vai
ouvir bastante você com música e tal
como o cara que produz
é como é que tu tá enxergando porque se
afastou e você nunca foi do gospel rg
neves e nunca foi do gosto mas como é
que como é que se sente produzindo algo
à margem do gospel ainda assim você tem
um teu público como é que enxerga esse
cenário você entre outras bandas que
conseguem romper um pouco desse cenário
geral da música seja uma pergunta
gigantesca é que poderia assim essa até
pra quem é músico está começando a
produzir música que admira então o que
acontece na minha música é ela tem um
caráter assim espiritual muito forte e
eu não consigo compor de outro jeito
assim né então é tem algumas canções que
são mais horizontais vamos colocar assim
que fala é por exemplo dança branca
também mas até essas já têm uma abertura
pra metafísico né pra espiritualidade é
o meu jeito de de computam esse elemento
é espiritual na música ele ao se
destacar
ele tornou essa canção não tão secular
quanto um artista de rock um cantor
popular é é a inclusão de com pouco ou
faria né
então o jeito mais fácil de de
categorizar uma música com conteúdo
espiritual evangélico no sentido é a
total do título gosto né eo que a gente
contesta é isso que a espiritualidade
ela está presente em toda a nossa música
popular e que o a tecnologia usada uma
com a parte da igreja evangélica que
sequer adepta movimento gosta essa
tecnologia ela não é tão adequada ela
acha que empobrece existem outras
palavras que que são é mais pertinentes
para aquilo que a gente faz né e se você
pensar em músicas e litúrgicas em
músicas não litúrgicas ou música pra de
palco com música de púlpito né mas eu
acho que todas as categorias
elas acabam
o só chegará perto daquilo que a
experiência musical
então eu e de fato eu me cansei um pouco
de tentar achar um rótulo né eu acho que
trabalhar com um gênero musical mais
saudável então na hora de comunicar
minha música você vai ver lá no itunes
nas plataformas digitais que está como
um mpb pop rock soul que nem pessoal
teve a liberdade de escolher lá porque é
que chegou à conclusão que gênero
musical é diferente de confissão
religiosa
então se você categorizar uma música a
partir da condição do compositor você
tem que mudar toda a estrutura da
indústria cultural brasileiro o mundial
então roberto carlos passaria a ser o
catholic music é o espiritismo music é é
a o selar o gilberto gil e margareth
menezes e que seria um banda muse que
obtive ano algumas coisas seria é
budismo music então não faz sentido
nenhum e você precisa usar categorias
musicais né instrumentos é lingüísticos
do campo da música de som de silêncio de
pausa de ritmo para definir o gênero
musical você não pode pegar um aspecto
tecnológico um aspecto é confessional
para determinar a um gênero né não faz
sentido algum então eu trabalho só
música sou um artista brasileiro e eu
sempre comuniquei isso desde a época da
banda né a gente era uma tensão
constante não é porque a gente na hora
de comunicar a gente não usava o aspecto
da espiritualidade e aquilo de
misterioso que acontece quando a gente
está no palco que as pessoas chamam de
unção que chama de poder de deus em si
não se usava isso como item
é o adereço comercial sáb
e porque é uma coisa tão graciosa e tão
misteriosa que não faz sentido você usar
como um aquela coisa de agregar conceito
de agregar valor ao produto
né então eu prefiro chamar de música de
arte em si só isso já é nobre né é a
possibilidade de dar a alguém a um asilo
em junho aumento de descanso de prazer
de reflexão não é de comunhão isso já é
belo o suficiente você não precisa usar
é aspectos da religiosidade para vender
isso eu acho que é até meio profano isso
né então assim como é que eu vejo
respondendo agora eu pergunto de forma
objetiva como é que eu vejo eu vejo que
já tem uma geração que cresceu dentro
dessa cultura gosta e que está
contestando ela e que está é esperançoso
por um pós movimento gospel né de uma
música brasileira decida na esperança né
de uma arte é popular né de uma arte que
ocupa as ruas que ocupa os teatros que
ocupará as rádios como demonstração com
o testemunho das implicações do
evangelho na vida da pessoa
então necessariamente não é pra
catequizar alguém não é pra pra tocar no
culto de domingo mas é a demonstração do
evangelho na nossa vida né eu acho que
hoje a gente tem expressões disso
enquanto o circuito cultural já está
emergindo isso se vê o rótulo vale cv o
lá em teresina tem um projecto e uma
pulsar tem oxigênio que a conferência lá
em recife que também já aponta pra isso
que não se utiliza da linguajar gospel
mas é profundamente cristão é
profundamente testemunhal e a faz essa
distinção sem separar então você tem a
distinção do que é uma música litúrgica
em uma música
pra para teatros por silvino no seu
carro a música que você marte que cabe
nesses lugares e eu acho que é uma arte
meio de uma janela sabe uma vitral uma
exposição é daquilo que nós somos né
então eu acho que é essa coisa de ter um
público hoje é que se interessa por que
eu faço é por que as pessoas estão
enxergando naquilo que o canto é aquilo
que eu falo do jeito que eu toco um
pouco da vida delas e talvez do titãs
não falam não conseguiria fazer o
arnaldo antunes o que o esperto gil não
conseguiu fazer porque é uma vida
diferente da dela se a gente tem algo em
comum e isso reverbera quando eu canto
isso reverbera como quando eu falo eu
acho que por aí muito bom gente esse é
marcos almeida era obrigado pela
entrevista que queria te perguntar mais
coisas mas eu sei que ele precisa se
preparar pra noite aí né podia te
perguntar mais a gente faz numa próxima
quem sabe eu quero eu espero que você
vai lá pra vila velha a gente toma um
café da manhã que gosta muito de café é
adam marcus almeida para sua os eventos
gosta de tomar café e uma garrafa sem
açúcar por favor
olha aí o sr obrigada caras vejam gente
valeu
i