Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

08. A Santificação de Deus – Sérgio Lima

08. A Santificação de Deus – Sérgio Lima


Fonte: Igreja Presbiteriana de Santo Amaro

Legendas automáticas:

vindo abrirem a palavra de deus na carta
de paula título carta de paulo ao seu
jovem amigo tito epístola de paulo a
tito estou pregando indo para o final
desta carta e eu estou neste momento
pela seqüência lógica do texto em título
capítulo 3 os versículos são dos
versículos 3 a 7 a perigo que a extensão
a passagem se tito capítulo 3 versículos
3 em diante até o versículo 7
eu parei aqui nessa passagem para falar
de algumas das coisas
algumas das principais coisas acerca da
pessoa de deus acerca da sublimidade do
que é esse deus e acerca da nossa
responsabilidade para com deus
assim que será que o pastor sérgio quer
dizer quando ele diz um deus assim eu
quero dizer que deus é assim no seu
jeito de como ele se fez e como ele se
revelou com deus
assim da forma dele como viver como
viver como viver diante de um deus que
nunca muda
como viver diante de um deus se você
falar seja menos bom deus ele não muda
mas também como viver diante de um deus
que a gente quer dizer que seja menos
rigoroso deus e ele não muda
como viver diante de uma estrutura
formada levantada revelada aberta sem se
preocupar com opiniões como conviver com
deus acima das opiniões como conviver
com um deus que instrui eu não entendi
eu não os ele instrui de novo pela mesma
palavra pela mesma direção
pelo mesmo poder eu não entendo de novo
ele continua se revelar mais
progressivamente mais mas eu demoro a
entender como nos relacionamos como um
deus que tem tudo pronto
tem tudo definido tudo está estabelecido
desde o princípio
e vai mostrando a nós
com o passar do tempo o seu querer quem
ele é
o que liberalizou onde chegar a obra
dele como nos relacionamos com um deus
assim quando paulo passou pela ilha de
creta e quis fundar uma igreja quando
idealizou quando passou na sua mente
creta uma ilha de um povo que o povo com
leis próprias
mas as suas leis feriam a esse mesmo
povo as suas leis o seu jeito de viver
colocava a este povo em perspectiva
diante dos povos da sua época como um
povo em conto como um povo não não
dotado de não tocar não dotado de
perseverança para ir até o fim quando
ele realizou se uma igreja em creta
idealizou-se levar a este povo de deus
não era a igreja pela igreja em creta
era deus em creta
não era só mais uma instituição muitas
instituições poderiam ser criadas em
concreto mas era mais do que isso era
deus e como é que deus chegaria à igreja
de creta chegaria à igreja de creta por
homens de deus quem são os homens de
deus são os homens que aprendem a
conviver com estes e na sua perfeição e
dizem é disso que eu preciso é diante
dele que eu quero viver
são homens que aprendem a conviver com
este rigor porque quanto se engana quem
pensa que deus não é rigoroso quanto se
engana quem pensa que deus se zomba de
deus que deus o amor dele o amor dele é
o suficiente para ele não me desprezar
quanto se engana quem pensa eu vou
confiar nisso e vou usar a palavra de
deus contra ele
mesmo quando o seu rigor foi muito forte
comigo enquanto se enganar alguém assim
enquanto se engana quem pede perspectiva
deus imutável no seu amor e na sua
justiça
quando paulo idealiza uma igreja em
creta a primeira coisa que paulo
idealiza é que essa liderança tem que
ser de um povo
separados por isso dois mil anos depois
quando a igreja realiza líderes é pra
tito que ela vai é pra instruções de
paulo a timóteo e dizem o diácono um
presbítero o pastor
eles têm uma cadeia de pré requisitos
muito fortes e não é tão incomum se
pensar vamos aliviar
vamos diminuir um pouco isso vamos
diminuir um pouco essas exigências
porque se as exigências forem estas
então não haverá mais pastor onde
encontraremos os presbíteros onde
encontraremos oceanos onde encontraremos
a liderança vamos aliviar e é tão
difícil aliviar meus irmãos porque
aliviar aliviar se a igreja deveria ser
organizada com líderes qualificando-os
em creta aliviar significaria permitir
uma igreja desqualificado em concreto
olha como é difícil
olha como uma tentativa de um ato de
bondade pode ser um ato de agressão à
igreja
ela deveria resistir aos falsos mestres
porque os falsos mestres estavam dizendo
eles tinham vindo do judaísmo e eles
estavam dizendo voltemos às práticas dos
sacrifícios a gente sempre soube que
deus se agrada dos sacrifícios voltemos
às práticas dos sacrifícios e então este
povo de liderança qualificada tinha que
dizer não não porque a prática dos
sacrifícios se jesus cristo se fez
sacrifício mas nós não acreditamos
suficientemente jesus cristo então o
problema não é o sacrifício
o problema é que vocês não crêem nele
vocês não querem nesse deus mas não é
possível que deus daria tudo dessa forma
de presente
mas então é porque vocês não acreditam
na graça
note que quando o paulo estabelece a
igreja em creta através de título
ele precisa de líderes ele precisa de
defensores
ele precisa que as senhoras idosas que
os homens idosos
a sony não as suas responsabilidades
para com os grupos que geraram eu tô num
apanhado geral da cap de títulos e vamos
ver em que deus quis plantar uma igreja
em creta excelente
a igreja tem se a perspectiva de ser
excelente
a igreja tem em si na sua essência no
seu dna na sua formação
a instrução para ser uma comunidade
maravilhosa mesmo meus irmãos
nada menos do que isso deve ser alegria
e tranqüilidade para os membros da
igreja de deus
as responsabilidades precisariam ser as
subidas
os homens idosos tenham que assumir sua
responsabilidade
jamais um homem idoso
mandado quanto à instrução das
escrituras poderia dizer me desculpe eu
não sei
me desculpe eu não estudei o suficiente
me desculpe porque a mesma idade que
causa a fragilidade muitas vezes causa a
desculpa eu não tenho mais condições de
ler a bíblia não tenho mais condições de
empregar das escrituras e o mesmo em
algum momento parecendo até ser um ato
de humildade é um ato de desprestígio à
fé porque o pai a mãe o avô ou avó
a rota tem a responsabilidade de educar
de ensinar os menores dentro das casas
primeiramente e depois aos jovens
vizinhos
as jovens vizinhos na igreja os irmãos
da igreja uma comunidade maravilhosa
paulo idealizou uma coisa perfeita na
verdade reproduziu uma coisa perfeita
porque deus idealizou uma igreja naquela
cidade naquela ilha
idealizou uma igreja que toda a conduta
cristã se apoiaria no trabalho
sacrificial da trindade
o que paulo mais quis em creta por que
nascesse ali uma igreja que a conduta
daqueles membros não estivesse sempre
sob júdice a conduta daqueles membros em
creta precisaria definir o reino de deus
chegou aqui há mentiras a preguiças a
necessidade óbvia jus a tudo em creta
- neste lugar que lugar é esse
a igreja do senhor jesus cristo a mauá
maledicência a inveja ao ro há crime em
todos os cantos dessa ilha enorme que a
ilha de creta
- nesse lugar aqui esse lugar aqui
brilha a luz do poderoso mas quem vive
neste lugar aqui os crentes mas o que é
ser crente é um povo que diz que é um
novo povo é um povo que sendo novo povo
vive dentro de novas leis mas este povo
não vive debaixo das nossas leis decreta
a eles vivem
eles pagam seus impostos eles obedecem
às leis de ir e vir mas eles dizem que
eles têm uma lei mais forte que as
nossas e que lei é essa alguém
perguntaria a lei que eles sabem que foi
instituída pelo deus deles eles são o
povo de deus em creta
é bonito não é uma igreja de deus ainda
que as culturas sejam terríveis e
horríveis e horrorosas é maravilhoso é
maravilhoso
nós vamos porque estou fazendo essa
introdução trazendo aumente um pouco da
idéia do que foi a pregação em creta eo
e instituir o ato de instituir uma
igreja em creta
eu estou trazendo essa essa ilustração e
ao mesmo tempo a parte da explicação da
perfeição da beleza de uma igreja que
deus quer que exista em um lugar por
causa dos nos textos versículos três na
frente tito 337 meus irmãos
o versículo 3 diz pois nós também
outrora eram os néscios desobediente
desgarradas escravos de toda sorte de
paixões e prazeres
vivendo e malícia em inveja odiosos e o
django nos uns aos outros
o versículo 3
é uma descrição ampla da depravação ao
total
a degravação total ela produz isso estas
coisas a de aprovação total ela em nós
ela produz gosto por desobediência à
depravação produz gosto por toda sorte
de paixões e prazeres como está aqui a
depravação em nós
produz gosto pelo mal a depravação total
eu combustível para muita gente vencer
na vida por que ele vence na vida pela
inveja que ele tem
às vezes de alguém dentro da sua própria
casa ou na competição com colegas de
trabalho a depravação total
ela permite uma convivência mínima mas
num momento em que o meu ego foi ferido
imediatamente o meu ódio aparece
qualquer coisa que tocar no meu ego o
ódio é a minha defesa
paulo está dizendo que é assim que a
gente era esse é assim a gente era a
idéia de aprovação total é que alguém
assim é que uma bomba prestes a explodir
o tempo inteiro e que sempre explode
sempre explode em algum momento explode
em alguma dessas situações aqui explode
é que alguém assim não consegue jamais
satisfazer a justiça de deus é que
alguém assim não consegue jamais agradar
a esse deus e falar a esse deus eu estou
dentro das suas leis
eu amo as suas leis isso é tão
impossível então impossível a aprovação
total é algo tão tão tão forte e tão
terrível que eu vou usar algumas
passagens das nossas nossas confissões
para lhes ajudar a pensar um pouquinho
sobre o peso da depravação total desse
capítulo desse versículo 3 na nossa vida
quando nós olhamos para a confissão de
fé de westminster
quando a confissão de fé de westminster
vai falar sobre a aprovação total
olha uma das formas da depravação da
forma como a depravação total é tratada
na confissão de fé de westminster
o homem diz a confissão ao cair no
estado de pecado perdeu inteiramente
todo o poder de vontade quanto a
qualquer bem espiritual que acompanha a
salvação perdeu a confissão de fé diz
que dê sorte que um homem natural
inteiramente avesso a esse bem e morto
no pecado é incapaz de pelo seu próprio
poder converter se ou mesmo a preparar
se para converter-se então quando nós
falamos de aprovação total nós nós
pensamos que pode ser alguma das
pequenas falhas que nós temos na nossa
vida mas a confissão de fé westmister
diz que a de aprovação total é o
impedimento do homem não só se converter
se preparar
ele não consegue melhorar o seu estado
não é ser transformado em um homem de
travado não consegue
segundo a confissão de fé melhorar no
seu estado
ele não só não se salva como ele não se
recupera de nada
quando nós olhamos para a confissão de
fé de westmister nós vamos perceber o
nível de dependência que nós temos então
que é o poder de deus que vem na nossa
direção e age de uma maneira a reparar o
irreparável que é chamada a vocação
eficaz ea confissão fala também dessa
vocação eficaz em relação à depravação
total
essa vocação eficaz provém unicamente da
livre especial graça de deus e não de
qualquer coisa prevista no homem nessa
vocação o homem é inteiramente passivo
até que vive ficado e renovado pelo
espírito santo fica habilitado a
corresponder a ela ea receber a graça
nela oferecida e comunicada à capacidade
que nos é dada na vocação eficaz quando
somos chamados eficazmente é que
conseguimos corresponder um tipo de vida
implantado em nós e nós conseguimos
corresponder a essa graça a este amor
que os próximos versículos é vamos falar
mas eu ainda quero permanecer um
pouquinho nesse nível da depravação
total para que possamos compreender
sempre e cada vez mais o que deus fez e
nós
ninguém compreenderá verdadeiramente a
salvação se não compreender do que foi
salva ninguém compreenderá
verdadeiramente as dimensões das meninas
de celestiais que o aguardo que o
esperam no tempo certo para que a doação
seja plena e para sempre
se antes não olhar para o seu pé e saber
que esse pé já esteve no lamaçal e que
esse pé já esteve sujo de algo que não
adiantaria querer se lavar ninguém
avançará para a grandiosidade das
dimensões da glória de deus se antes não
compreender perfeitamente quem era eo
que fazia para deus
a confissão de fé ainda trabalhando
sobre esse tema da vocação e ficar sobre
um homem é depravado lá no capítulo 16
também nos aponta para uma outra ideia
que é aaa a idéia do do que fazemos das
obras dos nossos serviços qual o sentido
das nossas obras
então está escrito lá não podemos pelas
nossas melhores obras merecer a mão de
deus perdão de pecado ou a vida eterna
então se tivesse uma pessoa só
nesse ambiente de culto nesta manhã que
pensasse que as obras garantem bondade e
benignidade da parte de deus que as
nossas obras contribuem para que de
alguma maneira deus nos aceite para que
sejamos salvos
a confissão de fé diz não podemos pelas
nossas melhores obras merecer da mão de
deus perdão de pecados ou a vida eterna
porque é grande a desproporção que há
entre elas ea glória por vir é grande
desproporção entre as nossas melhores
obras ea glória por vir e infinita a
distância que existe
entre nós e deus a quem não podemos ser
úteis por meio das nossas obras
se alguém pensa que pode ser útil a deus
que deus precisa as nossas obras não
ajudam deus nada nem saldar a dívida dos
nossos pecados anteriores pois como boas
obras procedem do espírito de deus
quando são nossas são impurezas
misturadas com tanta fraqueza e
imperfeição que não podem suportar a
severidade do juízo de deus
assim depois que tivermos feito tudo
quanto podemos cumprimos tão somente o
nosso dever que somos servos e no 3
meus irmãos pois nós diz o texto aqui
também outrora éramos nessa desobediente
desgarrado desses escravos de toda sorte
de paixões e prazeres vivendo em malícia
inveja odiosos e odiando nos uns aos
outros ea confissão de fé do smc diz
e mesmo que quisesse melhorar não
conseguiria e mesmo que achar assim mas
eu devo ter algum bem dentro de mim não
encontraria e mesmo que pensasse mas eu
não posso ser tudo isso aqui
a bíblia diz
por isso ser salvo
não é fazer uma pública profissão de fé
numa igreja
depois de da busca que eu tive depois do
esforço que eu tive para é buscar viver
uma vida santa então deus me aceitou
nessa igreja e agora então eu sou salvo
verdadeiramente porque eu fiz uma oração
e eu aceitei jesus
só é salvo quem é chamado por esse poder
mesmo sendo esse tipo de inimigo o
inimigo que odiava a deus e se
especializavam em odiar mais a deus
talvez alguns de nós que irão pensar
assim
pastor isso fui eu tudo bem mas isso faz
muito tempo eu não sou mais essa pessoa
e eu mudei e à minha pergunta é o meu
ponto de discussão é justamente esse
querido irmão querida irmã você mudou
mesmo
você mudou você percebe isso em você
mesmo porque essa situação da aprovação
total
é muito fácil a gente falar assim ok eu
era tudo isso mas agora não sou mais
agora eu sou salvo em jesus mas quando
alguém pisa no seu pé
ou seja os mesmos palavrões
mas quando você faz mal alguma pessoa
você usa a mesma linha de raciocínio
me desculpe não foi por mal deixa eu te
falar uma coisa um tanto quanto a exigir
um pouquinho do seu pensamento nem tudo
pode ser perdoado
nem tudo se resolve com o perdão não
passou daí jesus mandou pedro perdoa ele
tinha que perdoa assim o perdão resolve
tudo lhe contar uma historinha nessa
semana eu fui acometido de uma virose
primeiro patrícia decorreu domingo
passado eu estava mal aqui estive aqui
para estar com os meus irmãos mas não
estava bem durante a semana também com
muita luta muita dificuldade e eu levo
minhas crianças muito cedo que o
mackenzie antes das 6 horas da manhã já
estou na estrada e uma dessas manhãs eu
não consegui levantar simplesmente não
conseguia levantar e então quando deu
mas sete horas e pouco mais ou menos
marido e minha filha acordou e veio e
falou na nossa cama mas nós não vamos
hoje por uma 15
eu falei 'não vamos filha me perdoe
papai não está bem
hoje não vamos ela falou pai mas eu
tenho uma prova avaliativa eu falei me
perdoe filho papai não pode ir hoje ela
não poderia me perdoar
ela não tem do que perdoar
posso dizer filha é a fraqueza do papai
é doença do pai nesse momento só que ela
que fica sem nota lá eu poderia dizer
filha desculpa o papai perdoe o pai eu
olho pro estado do pai mas ela fica sem
nota lá
como é que se resolve isso
como é que se resolve quando o pedido de
perdão não chega a filha desculpa o
papai tá bom papai é desculpa você mas
eu reprova a apae
como é que se faz eu vou dizer como é
que faz faz
quando eu for lá no colégio fazer um
requerimento e justificar e pagará o
valor que é da segunda prova e dar a ela
a possibilidade de ela fazer a nova
prova
passou por que você tá falando isso
porque eu acho que tá tão comum nos dias
atuais
pk bater e fazer o que foi feito ea
gente desculpa aí a gente diz para
perdoar
às vezes não dá às vezes precisa reparar
a reparar quem quer reparar e quer
voltar atrás
quem quer refazer caminhos é tão mais
fácil jogar nas costas de jesus não é
é tão mais fácil de jesus perdoa nao não
na vida de santificação e é o que os
versículos seguintes vão falar não é só
perdoa e desculpa aí tá tudo certo
não é porque olha os textos dizem logo a
seguir no 4 quando porém se manifestou a
benignidade de deus nosso salvador e o
seu amor para com todos deixa ele falar
rapidamente sobre esse versículo a
expressão primeiro de tudo quando se
manifestou é uma idéia de de epifania é
é muito semelhante ao que aconteceu no
antigo testamento quando deus vinha e
aparecia e se fazia conhecido essa era a
ideia de deus vinha para falar com o
homem
a cpee fonia aconteceram no antigo
testamento demais porque era a forma de
deus vir se condensar com o limite de
compreensão do homem ele falar do que
ele queria então a epi família
a epifania de jesus cristo é a condição
que nós temos de ver deus de contemplar
a graça de ver nossas ações dele do
senhor jesus cristo as ações de deus a
bíblia diz aqui que em determinado
momento isso se manifestou e o que se
manifestou foram duas coisas que eu já
peguei aqui há um mês atrás mais ou
menos primeiro a bondade de deus mas a
bondade de deus que está no versículo
aqui
e é um pouco diferente da vontade de
deus é tão à vontade como mente
conhecida porque é uma bondade moral a
bondade moral de deus se manifestou ea
idéia de bondade moral de deus quando a
bondade moral de deus se manifestou
a salvação estava ali para que as
pessoas olhassem para um salvador agora
antes não tinha então a bondade de deus
ela se manifestou dizendo mas é para
todos os que nele crêem
e logo a seguir uma outra palavra que
não tá aqui no texto aqui no texto
versículo 4 diz
quando porém se manifestou benignidade
de deus nosso salvador e o seu amor para
com todos mas é essa frase não existe no
original original é filantropia
quando se manifestou a bondade ea
filantropia do senhor ea idéia de
filantropia é uma ação humana de
excelência é uma ação humana de
excelência sem retorno
um hospital filantrópico ele trabalha
sem o retorno daquilo ele não trabalha
pelo lucro ele atende o paciente não
pelo lucro
mas ele atende por um outro caminho ele
tem sua preservação mas não é pelo lucro
pois a idéia aqui é mais ou menos essa
quando se manifestou
o amor moral de deus ea disposição que
ele teve para amá los para torná-los
amigos
essa idéia de filantropia não por obras
de justiça diz o versículo 5 praticadas
por nós mas segundo a sua misericórdia
ele nos salvou
essa outra expressão nos a retoma a
depravação total 255 diz que ainda que
estivesse que tivéssemos em nós um tipo
de trabalho
o tipo de ação é uma prática ela não
seria aceita porque não não seria
suficiente para ser aceita por deus
então por causa da depravação total do
homem
a penney unidade de deus a filantropia
de deus
elas foram dispostas a nós não porque
fizemos ou fazemos alguma coisa para
merecer bondade filantropia e
misericórdia
mas a despeito de sermos os depravados
feito de sermos as más pessoas
a despeito de sermos os bandidos contra
deus
a despeito de sermos isso em um
determinado momento
em um momento da graça na plenitude dos
tempos bondade e misericórdia se
manifestaram
se manifestaram e aí venha última parte
do versículo 5 e ele nos salvou
mediante um lavar regenerador e
renovador do espírito santo ea expressão
salvar aqui também tão esvaziada de
sentido nos dias atuais
mas a expressão salvar tem a ver com
guardar e ele nos protegeu e ele não
segurou e ele nos colocou dentro de uma
caixa como essa e ele colocou a condição
que nós tínhamos de viver dentro dessa
nova desse novo lugar ele nos suspendeu
ele nos resgatou ele nos apanhou o
seguro com a sua forte mão e não nos
deixou cair
irmãos eu quero esse trazer um pouco
desses conceitos nesta manhã
o conceito de deus de quem é deus do que
deus faz de como deus trabalham da sua
perfeição do seu foco constante do seu
projecto imutável
eu quero lhes convidar a pensar nessa
manhã a cerca de um deus que é o mesmo
tempo que é bom que você não consegue
fazê lo parar de ser bom é o deus
que nos justificou numa dimensão e nos
santificou para viver com ele de uma
maneira que o nosso cristianismo não
pode se confundir com a cultura nossas
práticas nossos pensamentos e nossas
palavras não podem se confundir com o
que era moça porque nós literalmente
conforme diz a escritura já não somos
mais aquilo
nós não somos mais aqueles que viviam na
desobediência civil no desgarramento
viviam na escravidão viviam nos prazeres
viveu na malícia viu na inveja e dentro
do seu coração reinava o ódio e não amor
de deus eu estou trazendo esses
conceitos meus irmãos para uma reflexão
profunda acerca de como está a sua vida
cristã
só trazendo esses conceitos para um
desafio pessoal a você por que não
existe meio crente meus irmãos não
existe meio fiel a meus irmãos
ou você é fiel é adulto inteiro
ou você é crente ou se não é crente
eu sei que nos dias atuais muitos estão
apaixonados pelo sentido de ser crente
eu sei eu sei que muitos nos tempos
atuais estão encantados com a teologia
reformada eu sei isso foi prenunciado
isso foi dito que chegaria esse momento
seria assim o mundo vai ficando cada vez
mais depravado que muitos dos que estão
no meio da depravação não consegue mais
sobreviver no meio daquela de aprovação
eles não conseguem mais mesmo que eles
sejam maus mesmo que eles têm um ódio
sendo deste lado nos seus corações
mesmo que eles tenham uma lista dos seus
olhos mesmo que eles tenham a essas
coisas que o texto aqui parece trazer a
a a nossa mente as paixões os seus
prazeres
eles ainda assim não consegue mais viver
naquele naquele painel aberto e então eu
sei que muitos têm vindo para os limites
das igrejas reformadas
mas muitos continuam de aprovados quando
estavam antes
eles agora só não fazem publicamente
eles agora só não têm as mesmas palavras
públicas pois eles fazem escondido
e eles se especializam agora em fazer
isso escondido então eu sei que os
momentos atuais são momentos de atração
a teologia reformado está exercendo um
fascínio
mas deixa eu dizer qual é a palavra da
teologia reformada a palavra da teologia
reformada é existe a aprovação mas
existe a salvação ea salvação a salvação
é um antídoto para a depravação total
alguém salvo em jesus cristo alguém
chamado eficazmente em jesus cristo
a primeira coisa que ele faz é começar a
odiar aquilo que ele foi
ele não consegue mais o olhar para o
para sua vida anterior para suas
práticas anteriores ele não consegue
mais porque sabe por quê
porque aquilo é sua vergonha
sabe o que eu temo como pastor
presbiteriano com o pastor reformado os
pecados não serem mais motivos de
vergonha porque a gente diz assim ok
tudo isso eu era mas eu faço uma oração
eu confesso jesus como salvador eu
estudo teologia reformada e muitos
permanecem fazendo as mesmas coisas
com tanto normalidade de aço está pois o
que paulo esperava da igreja em creta é
que essa igreja fosse uma igreja de uma
comunidade que o mundo poderia estar
ruim do seu redor mas aquele grupo não
você não aquele grupo não teria
maledicência aquele grupo não teria o
ódio no seu coração aquele grupo não
viveria pela inveja aquele grupo não
viveria com a família desestruturada não
aquele grupo não porque aquele grupo
representa o deus vivo que regenera
o que faz de um ser o tráfico de um ser
que cheira mal
no novo ser uma nova criatura que agora
vive dentro de novas leis
por isso não existe nova criatura que
vive dentro das leis antigas por isso
não poderia existir igreja em creta que
não vive e se dentro das leis de deus
por isso não poderia existir um povo
cristão na ásia menor
se esse povo não fosse modificado - esse
povo não fosse transformado mesmo se
esse povo não fosse diferente mesmo
seria uma aparência
uma aparência de igreja mas não a igreja
por isso nem todos se resolve como
desculpa e por isso nem todos se resolve
com foi mal na nossa vida cristã é um
dos primeiros pontos fundamentais da
nossa vida cristã é que quando erramos
nós temos que ser os primeiros a tentar
reparar reparar o nosso erro
eu sei que é difícil a cultura diz que
não é pra fazer todo mundo diz que não é
pra fazer eu sei mas nós não porque nós
não somos regidos pelas leis da cultura
nós somos regidos pelas leis de deus
nós somos regidos por uma nova forma de
pensar
o irmão da aprovale ar nessa boa manhã
de domingo
como tem sido a sua caminhada que está a
nossa caminhada cristal pra fazer uma
breve análise sobre com o tecido isso
olhe para o texto de tito
você consegue descobrir aqui como o alvo
maravilhoso um alvo da trindade de deus
um alvo da bondade de deus note o deus
pai deus filho de deus espírito santo
aqui a bondade de deus
ao mesmo tempo o o salvar o salvar por
jesus cristo eo aplicar sobre nós
da graça da salvação pelo espírito santo
de deus
pensa nisso por um instante o que nos
traz a uma igreja presbiteriana a uma
igreja reformada uma igreja histórica
eu quero concluir essa meditação dizendo
que há muito tempo eu literalmente
desencarnei da ideia do cristianismo
fácil
o cristianismo é uma prática fácil
cristianismo não é uma prática que todos
conseguem praticar o cristianismo
a vivo o cristianismo que agrada o
senhor o cristianismo que faz diferença
no mundo
ele é feito pelos caminhos da
regeneração e logo após a regeneração
venha santificação não consegue avançar
em cristianismo sem santificação não
consegue mesmo porque a regeneração é o
começo a glorificação ao final mas o
percurso é percurso de santificação e de
vez em quando nós precisamos refletir
sobre o quanto a gente tem avançado
mesmo na real de verdade o quanto nós
temos avançado
eu quero concluir com esse meu irmão
pedindo que em nome de jesus se possa
refletir sobre três veículos e tipo este
saque
houve um tempo que eu não precisava
prestar conta de nava
só que agora e esse é o peso que eu vou
lhes dar sobre o cristianismo
agora eu e você temos que prestar conta
de tudo
houve um tempo que a gente não prestava
conta de absolutamente nada a gente era
o que era mas agora a gente tem que
prestar conta da nossa fé e nem sempre e
nem todos entendem isso com clareza e
acham que o cristianismo é uma vida sem
prestação de contas e não é e não é eu
digo porque não é não é pelo nome que
nós carregamos não é pelo sacrifício que
foi feito não é pelo pela proposta pelas
promessas que recebemos o cristianismo é
o privilégio que nós temos de sermos
mais obedientes hoje do que era ontem o
cristianismo é o privilégio que nós
temos de nos agradarmos com leis novas
que conhecemos de deus hoje que não
conhecíamos ontem o verdadeiro
cristianismo é o se alegrar que todas
essas leis foram feitas para que um povo
viver se uma geração diferente de como é
a sua cultura
por isso a igreja não pode se confundir
com a sua cultura
por isso a igreja em creta não poderia
se confundir com a sua cultura
por isso o nosso palavreado não pode se
confundir com palavreado da cultura
por isso o nosso pensamento acerca de
deus não pode se confundir com o
pensamento dessa cultura
por isso a nossa prática de amizade não
pode se confundir com a prática de
amizade dessa cultura
por isso a nossa forma de respeito de
homem para com a mulher de jovem para
jovem de adolescentes para adolescente
não pode se confundir com a prática de
respeito dessa cultura porque a igreja é
o grupo sim de gente diferente meio de
uma cultura que morre
mas a igreja não morre
que deus nos dê graça para amarmos ser
diferentes e não nos contentarmos com o
meio cristianismo com uma prática que
aparenta uma certa melhora
nós não somos um povo de melhorados nós
somos o povo de gente transformada
ou somos transformados ou não fomos
transformados ainda os ovos fiéis ou
ainda não fomos tornados fiéis ou somos
honestos ou ainda carregamos a mentira
dentro de nós não tem meio
não tem meio eu sei que em algum momento
muitos gostariam de um de um
cristianismo como sendo só alguma coisa
um pouquinho melhor que a cultura ele
não é melhor que a cultura é diferente
do que a cultura
o cristianismo é uma proposta diferente
de vida que jesus veio inaugurar
se você já vivi o cristianismo assim
grandeza ao senhor
se você não vive um cristianismo assim
ainda você sairia de uma dessas portas
meio crente meio salvo se sairia de uma
dessas portas com metade só da salvação
você sairia em paz dormiria em paz
penso que não vamos fechar nossos olhos
por um instante e oremos
euze pai senhor de glória santo demais
tudo santo tudo perfeito
olhar para as suas escrituras e perceber
a tua bondade
parece nos que cada ato mal contra o
senhor é um ato contra a tua bondade
como nós podemos fazer mal um deus tão
bom como nós podemos odiar desobedecer a
um deus tão maravilhoso como nós podemos
ridicularizar zombar de um deus é um bom
quando vemos ator filantropia a condição
que o senhor escolheu para que nós
ouvimos
nos seus atos de cuidados sobre nós como
nós poderíamos dizer tudo bem eu sei que
o senhor me ama mas deixa eu exigir do
meu irmão aqui justiça porque ele pecou
contra mim e eu exijo que ele a compra
os votos que ele fez comigo como nós
poderíamos fazer isso senhor
o senhor como viver diante de alguém que
exerceu a bondade a filantropia
a misericórdia como viver diante do
senhor que quis fazer isso sem que nós
tivéssemos pedido ou exigido qualquer
coisa de ti como a gente vive diante do
senhor assim a gente foge a gente diz é
demais pra mim é muita santidade eu não
consigo
eu sei nós já tivemos situações assim
humanamente falando nós já tivemos
situações de pessoas
o senhor é testemunha que se levantaram
de bancos de igrejas em que pegávamos e
saíram e disseram eu não consigo isso é
demais pra mim
nós já tivemos gente que saiu de
acampamento que não aguentou a pregação
mesmo porque era uma obrigação forte
mesmo eu sei que isso pode acontecer eu
sei só que o senhor não é o que nós
queremos é que nós buscamos nesta manhã
a nossa oração então o senhor para que
possamos viver diante do deus santos
justo e bom
diante desse deus que é o senhor um deus
assim que se fez assim que não muda é
que não vai mudar a nossa oração é que o
senhor toque nas áreas da nossa vida que
estejam lhe causando incômodo que
estejam lhe causando angústia de um pai
que olha o seu filho ele pensa porque
esse meu filho está fazendo isso contra
mim e então renova em nós
conforme a tua palavra mesmo diz pelo
espírito santo de deus um coração
adorador deus nós não podemos permanecer
acostumados aos pecados como se pecar
fosse normal
não podemos senhor nós não podemos viver
diante do belo da maravilhosa graça da
perfeição infindável com nossas roupas
manchadas com nossos ferimentos abertos
santifica nos deus científica nos pelo
teu poder santifica nos com o santo
temor santifica nos com a tristeza na
alma científica nos correr considerar
com a tentativa da reparação diante do
senhor
com a oração pelo menos para que
possamos dizer senhor não me deixe nesse
estado não me deixem o estado me deixou
o estado que eu posso me acostumar com
esse meu estado mas ele nunca será
normal diante do senhor
por isso nós oramos
fica a nossa vida senhor
permita-nos uma vida que na tua presença
senhor se a grade é a oração que nós
fazemos com o temor e com preocupação ao
senhor porque o que está diante do
senhor e o que está implícito nessa
oração é a nossa vida é a tentativa de
nos acostumarmos a ser de uma maneira
que talvez já não faça mais pressão
sobre a nossa mente mas parece que
diante do senhor precisa de um avanço
precisa dilma de um tipo de prática que
o mundo testemunhe que nossos filhos
testemunha em que nossos cônjuges
testemunho senhor
por isso eu olho nessa manhã o perdão
das nossas faltas em nome de jesus amém