08. A Santificação de Deus – Sérgio Lima
10/03/201608. A Santificação de Deus – Sérgio Lima
Fonte: Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
Legendas automáticas:
vindo abrirem a palavra de deus na carta de paula título carta de paulo ao seu jovem amigo tito epístola de paulo a tito estou pregando indo para o final desta carta e eu estou neste momento pela seqüência lógica do texto em título capítulo 3 os versículos são dos versículos 3 a 7 a perigo que a extensão a passagem se tito capítulo 3 versículos 3 em diante até o versículo 7 eu parei aqui nessa passagem para falar de algumas das coisas algumas das principais coisas acerca da pessoa de deus acerca da sublimidade do que é esse deus e acerca da nossa responsabilidade para com deus assim que será que o pastor sérgio quer dizer quando ele diz um deus assim eu quero dizer que deus é assim no seu jeito de como ele se fez e como ele se revelou com deus assim da forma dele como viver como viver como viver diante de um deus que nunca muda como viver diante de um deus se você falar seja menos bom deus ele não muda mas também como viver diante de um deus que a gente quer dizer que seja menos rigoroso deus e ele não muda como viver diante de uma estrutura formada levantada revelada aberta sem se preocupar com opiniões como conviver com deus acima das opiniões como conviver com um deus que instrui eu não entendi eu não os ele instrui de novo pela mesma palavra pela mesma direção pelo mesmo poder eu não entendo de novo ele continua se revelar mais progressivamente mais mas eu demoro a entender como nos relacionamos como um deus que tem tudo pronto tem tudo definido tudo está estabelecido desde o princípio e vai mostrando a nós com o passar do tempo o seu querer quem ele é o que liberalizou onde chegar a obra dele como nos relacionamos com um deus assim quando paulo passou pela ilha de creta e quis fundar uma igreja quando idealizou quando passou na sua mente creta uma ilha de um povo que o povo com leis próprias mas as suas leis feriam a esse mesmo povo as suas leis o seu jeito de viver colocava a este povo em perspectiva diante dos povos da sua época como um povo em conto como um povo não não dotado de não tocar não dotado de perseverança para ir até o fim quando ele realizou se uma igreja em creta idealizou-se levar a este povo de deus não era a igreja pela igreja em creta era deus em creta não era só mais uma instituição muitas instituições poderiam ser criadas em concreto mas era mais do que isso era deus e como é que deus chegaria à igreja de creta chegaria à igreja de creta por homens de deus quem são os homens de deus são os homens que aprendem a conviver com estes e na sua perfeição e dizem é disso que eu preciso é diante dele que eu quero viver são homens que aprendem a conviver com este rigor porque quanto se engana quem pensa que deus não é rigoroso quanto se engana quem pensa que deus se zomba de deus que deus o amor dele o amor dele é o suficiente para ele não me desprezar quanto se engana quem pensa eu vou confiar nisso e vou usar a palavra de deus contra ele mesmo quando o seu rigor foi muito forte comigo enquanto se enganar alguém assim enquanto se engana quem pede perspectiva deus imutável no seu amor e na sua justiça quando paulo idealiza uma igreja em creta a primeira coisa que paulo idealiza é que essa liderança tem que ser de um povo separados por isso dois mil anos depois quando a igreja realiza líderes é pra tito que ela vai é pra instruções de paulo a timóteo e dizem o diácono um presbítero o pastor eles têm uma cadeia de pré requisitos muito fortes e não é tão incomum se pensar vamos aliviar vamos diminuir um pouco isso vamos diminuir um pouco essas exigências porque se as exigências forem estas então não haverá mais pastor onde encontraremos os presbíteros onde encontraremos oceanos onde encontraremos a liderança vamos aliviar e é tão difícil aliviar meus irmãos porque aliviar aliviar se a igreja deveria ser organizada com líderes qualificando-os em creta aliviar significaria permitir uma igreja desqualificado em concreto olha como é difícil olha como uma tentativa de um ato de bondade pode ser um ato de agressão à igreja ela deveria resistir aos falsos mestres porque os falsos mestres estavam dizendo eles tinham vindo do judaísmo e eles estavam dizendo voltemos às práticas dos sacrifícios a gente sempre soube que deus se agrada dos sacrifícios voltemos às práticas dos sacrifícios e então este povo de liderança qualificada tinha que dizer não não porque a prática dos sacrifícios se jesus cristo se fez sacrifício mas nós não acreditamos suficientemente jesus cristo então o problema não é o sacrifício o problema é que vocês não crêem nele vocês não querem nesse deus mas não é possível que deus daria tudo dessa forma de presente mas então é porque vocês não acreditam na graça note que quando o paulo estabelece a igreja em creta através de título ele precisa de líderes ele precisa de defensores ele precisa que as senhoras idosas que os homens idosos a sony não as suas responsabilidades para com os grupos que geraram eu tô num apanhado geral da cap de títulos e vamos ver em que deus quis plantar uma igreja em creta excelente a igreja tem se a perspectiva de ser excelente a igreja tem em si na sua essência no seu dna na sua formação a instrução para ser uma comunidade maravilhosa mesmo meus irmãos nada menos do que isso deve ser alegria e tranqüilidade para os membros da igreja de deus as responsabilidades precisariam ser as subidas os homens idosos tenham que assumir sua responsabilidade jamais um homem idoso mandado quanto à instrução das escrituras poderia dizer me desculpe eu não sei me desculpe eu não estudei o suficiente me desculpe porque a mesma idade que causa a fragilidade muitas vezes causa a desculpa eu não tenho mais condições de ler a bíblia não tenho mais condições de empregar das escrituras e o mesmo em algum momento parecendo até ser um ato de humildade é um ato de desprestígio à fé porque o pai a mãe o avô ou avó a rota tem a responsabilidade de educar de ensinar os menores dentro das casas primeiramente e depois aos jovens vizinhos as jovens vizinhos na igreja os irmãos da igreja uma comunidade maravilhosa paulo idealizou uma coisa perfeita na verdade reproduziu uma coisa perfeita porque deus idealizou uma igreja naquela cidade naquela ilha idealizou uma igreja que toda a conduta cristã se apoiaria no trabalho sacrificial da trindade o que paulo mais quis em creta por que nascesse ali uma igreja que a conduta daqueles membros não estivesse sempre sob júdice a conduta daqueles membros em creta precisaria definir o reino de deus chegou aqui há mentiras a preguiças a necessidade óbvia jus a tudo em creta - neste lugar que lugar é esse a igreja do senhor jesus cristo a mauá maledicência a inveja ao ro há crime em todos os cantos dessa ilha enorme que a ilha de creta - nesse lugar aqui esse lugar aqui brilha a luz do poderoso mas quem vive neste lugar aqui os crentes mas o que é ser crente é um povo que diz que é um novo povo é um povo que sendo novo povo vive dentro de novas leis mas este povo não vive debaixo das nossas leis decreta a eles vivem eles pagam seus impostos eles obedecem às leis de ir e vir mas eles dizem que eles têm uma lei mais forte que as nossas e que lei é essa alguém perguntaria a lei que eles sabem que foi instituída pelo deus deles eles são o povo de deus em creta é bonito não é uma igreja de deus ainda que as culturas sejam terríveis e horríveis e horrorosas é maravilhoso é maravilhoso nós vamos porque estou fazendo essa introdução trazendo aumente um pouco da idéia do que foi a pregação em creta eo e instituir o ato de instituir uma igreja em creta eu estou trazendo essa essa ilustração e ao mesmo tempo a parte da explicação da perfeição da beleza de uma igreja que deus quer que exista em um lugar por causa dos nos textos versículos três na frente tito 337 meus irmãos o versículo 3 diz pois nós também outrora eram os néscios desobediente desgarradas escravos de toda sorte de paixões e prazeres vivendo e malícia em inveja odiosos e o django nos uns aos outros o versículo 3 é uma descrição ampla da depravação ao total a degravação total ela produz isso estas coisas a de aprovação total ela em nós ela produz gosto por desobediência à depravação produz gosto por toda sorte de paixões e prazeres como está aqui a depravação em nós produz gosto pelo mal a depravação total eu combustível para muita gente vencer na vida por que ele vence na vida pela inveja que ele tem às vezes de alguém dentro da sua própria casa ou na competição com colegas de trabalho a depravação total ela permite uma convivência mínima mas num momento em que o meu ego foi ferido imediatamente o meu ódio aparece qualquer coisa que tocar no meu ego o ódio é a minha defesa paulo está dizendo que é assim que a gente era esse é assim a gente era a idéia de aprovação total é que alguém assim é que uma bomba prestes a explodir o tempo inteiro e que sempre explode sempre explode em algum momento explode em alguma dessas situações aqui explode é que alguém assim não consegue jamais satisfazer a justiça de deus é que alguém assim não consegue jamais agradar a esse deus e falar a esse deus eu estou dentro das suas leis eu amo as suas leis isso é tão impossível então impossível a aprovação total é algo tão tão tão forte e tão terrível que eu vou usar algumas passagens das nossas nossas confissões para lhes ajudar a pensar um pouquinho sobre o peso da depravação total desse capítulo desse versículo 3 na nossa vida quando nós olhamos para a confissão de fé de westminster quando a confissão de fé de westminster vai falar sobre a aprovação total olha uma das formas da depravação da forma como a depravação total é tratada na confissão de fé de westminster o homem diz a confissão ao cair no estado de pecado perdeu inteiramente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanha a salvação perdeu a confissão de fé diz que dê sorte que um homem natural inteiramente avesso a esse bem e morto no pecado é incapaz de pelo seu próprio poder converter se ou mesmo a preparar se para converter-se então quando nós falamos de aprovação total nós nós pensamos que pode ser alguma das pequenas falhas que nós temos na nossa vida mas a confissão de fé westmister diz que a de aprovação total é o impedimento do homem não só se converter se preparar ele não consegue melhorar o seu estado não é ser transformado em um homem de travado não consegue segundo a confissão de fé melhorar no seu estado ele não só não se salva como ele não se recupera de nada quando nós olhamos para a confissão de fé de westmister nós vamos perceber o nível de dependência que nós temos então que é o poder de deus que vem na nossa direção e age de uma maneira a reparar o irreparável que é chamada a vocação eficaz ea confissão fala também dessa vocação eficaz em relação à depravação total essa vocação eficaz provém unicamente da livre especial graça de deus e não de qualquer coisa prevista no homem nessa vocação o homem é inteiramente passivo até que vive ficado e renovado pelo espírito santo fica habilitado a corresponder a ela ea receber a graça nela oferecida e comunicada à capacidade que nos é dada na vocação eficaz quando somos chamados eficazmente é que conseguimos corresponder um tipo de vida implantado em nós e nós conseguimos corresponder a essa graça a este amor que os próximos versículos é vamos falar mas eu ainda quero permanecer um pouquinho nesse nível da depravação total para que possamos compreender sempre e cada vez mais o que deus fez e nós ninguém compreenderá verdadeiramente a salvação se não compreender do que foi salva ninguém compreenderá verdadeiramente as dimensões das meninas de celestiais que o aguardo que o esperam no tempo certo para que a doação seja plena e para sempre se antes não olhar para o seu pé e saber que esse pé já esteve no lamaçal e que esse pé já esteve sujo de algo que não adiantaria querer se lavar ninguém avançará para a grandiosidade das dimensões da glória de deus se antes não compreender perfeitamente quem era eo que fazia para deus a confissão de fé ainda trabalhando sobre esse tema da vocação e ficar sobre um homem é depravado lá no capítulo 16 também nos aponta para uma outra ideia que é aaa a idéia do do que fazemos das obras dos nossos serviços qual o sentido das nossas obras então está escrito lá não podemos pelas nossas melhores obras merecer a mão de deus perdão de pecado ou a vida eterna então se tivesse uma pessoa só nesse ambiente de culto nesta manhã que pensasse que as obras garantem bondade e benignidade da parte de deus que as nossas obras contribuem para que de alguma maneira deus nos aceite para que sejamos salvos a confissão de fé diz não podemos pelas nossas melhores obras merecer da mão de deus perdão de pecados ou a vida eterna porque é grande a desproporção que há entre elas ea glória por vir é grande desproporção entre as nossas melhores obras ea glória por vir e infinita a distância que existe entre nós e deus a quem não podemos ser úteis por meio das nossas obras se alguém pensa que pode ser útil a deus que deus precisa as nossas obras não ajudam deus nada nem saldar a dívida dos nossos pecados anteriores pois como boas obras procedem do espírito de deus quando são nossas são impurezas misturadas com tanta fraqueza e imperfeição que não podem suportar a severidade do juízo de deus assim depois que tivermos feito tudo quanto podemos cumprimos tão somente o nosso dever que somos servos e no 3 meus irmãos pois nós diz o texto aqui também outrora éramos nessa desobediente desgarrado desses escravos de toda sorte de paixões e prazeres vivendo em malícia inveja odiosos e odiando nos uns aos outros ea confissão de fé do smc diz e mesmo que quisesse melhorar não conseguiria e mesmo que achar assim mas eu devo ter algum bem dentro de mim não encontraria e mesmo que pensasse mas eu não posso ser tudo isso aqui a bíblia diz por isso ser salvo não é fazer uma pública profissão de fé numa igreja depois de da busca que eu tive depois do esforço que eu tive para é buscar viver uma vida santa então deus me aceitou nessa igreja e agora então eu sou salvo verdadeiramente porque eu fiz uma oração e eu aceitei jesus só é salvo quem é chamado por esse poder mesmo sendo esse tipo de inimigo o inimigo que odiava a deus e se especializavam em odiar mais a deus talvez alguns de nós que irão pensar assim pastor isso fui eu tudo bem mas isso faz muito tempo eu não sou mais essa pessoa e eu mudei e à minha pergunta é o meu ponto de discussão é justamente esse querido irmão querida irmã você mudou mesmo você mudou você percebe isso em você mesmo porque essa situação da aprovação total é muito fácil a gente falar assim ok eu era tudo isso mas agora não sou mais agora eu sou salvo em jesus mas quando alguém pisa no seu pé ou seja os mesmos palavrões mas quando você faz mal alguma pessoa você usa a mesma linha de raciocínio me desculpe não foi por mal deixa eu te falar uma coisa um tanto quanto a exigir um pouquinho do seu pensamento nem tudo pode ser perdoado nem tudo se resolve com o perdão não passou daí jesus mandou pedro perdoa ele tinha que perdoa assim o perdão resolve tudo lhe contar uma historinha nessa semana eu fui acometido de uma virose primeiro patrícia decorreu domingo passado eu estava mal aqui estive aqui para estar com os meus irmãos mas não estava bem durante a semana também com muita luta muita dificuldade e eu levo minhas crianças muito cedo que o mackenzie antes das 6 horas da manhã já estou na estrada e uma dessas manhãs eu não consegui levantar simplesmente não conseguia levantar e então quando deu mas sete horas e pouco mais ou menos marido e minha filha acordou e veio e falou na nossa cama mas nós não vamos hoje por uma 15 eu falei 'não vamos filha me perdoe papai não está bem hoje não vamos ela falou pai mas eu tenho uma prova avaliativa eu falei me perdoe filho papai não pode ir hoje ela não poderia me perdoar ela não tem do que perdoar posso dizer filha é a fraqueza do papai é doença do pai nesse momento só que ela que fica sem nota lá eu poderia dizer filha desculpa o papai perdoe o pai eu olho pro estado do pai mas ela fica sem nota lá como é que se resolve isso como é que se resolve quando o pedido de perdão não chega a filha desculpa o papai tá bom papai é desculpa você mas eu reprova a apae como é que se faz eu vou dizer como é que faz faz quando eu for lá no colégio fazer um requerimento e justificar e pagará o valor que é da segunda prova e dar a ela a possibilidade de ela fazer a nova prova passou por que você tá falando isso porque eu acho que tá tão comum nos dias atuais pk bater e fazer o que foi feito ea gente desculpa aí a gente diz para perdoar às vezes não dá às vezes precisa reparar a reparar quem quer reparar e quer voltar atrás quem quer refazer caminhos é tão mais fácil jogar nas costas de jesus não é é tão mais fácil de jesus perdoa nao não na vida de santificação e é o que os versículos seguintes vão falar não é só perdoa e desculpa aí tá tudo certo não é porque olha os textos dizem logo a seguir no 4 quando porém se manifestou a benignidade de deus nosso salvador e o seu amor para com todos deixa ele falar rapidamente sobre esse versículo a expressão primeiro de tudo quando se manifestou é uma idéia de de epifania é é muito semelhante ao que aconteceu no antigo testamento quando deus vinha e aparecia e se fazia conhecido essa era a ideia de deus vinha para falar com o homem a cpee fonia aconteceram no antigo testamento demais porque era a forma de deus vir se condensar com o limite de compreensão do homem ele falar do que ele queria então a epi família a epifania de jesus cristo é a condição que nós temos de ver deus de contemplar a graça de ver nossas ações dele do senhor jesus cristo as ações de deus a bíblia diz aqui que em determinado momento isso se manifestou e o que se manifestou foram duas coisas que eu já peguei aqui há um mês atrás mais ou menos primeiro a bondade de deus mas a bondade de deus que está no versículo aqui e é um pouco diferente da vontade de deus é tão à vontade como mente conhecida porque é uma bondade moral a bondade moral de deus se manifestou ea idéia de bondade moral de deus quando a bondade moral de deus se manifestou a salvação estava ali para que as pessoas olhassem para um salvador agora antes não tinha então a bondade de deus ela se manifestou dizendo mas é para todos os que nele crêem e logo a seguir uma outra palavra que não tá aqui no texto aqui no texto versículo 4 diz quando porém se manifestou benignidade de deus nosso salvador e o seu amor para com todos mas é essa frase não existe no original original é filantropia quando se manifestou a bondade ea filantropia do senhor ea idéia de filantropia é uma ação humana de excelência é uma ação humana de excelência sem retorno um hospital filantrópico ele trabalha sem o retorno daquilo ele não trabalha pelo lucro ele atende o paciente não pelo lucro mas ele atende por um outro caminho ele tem sua preservação mas não é pelo lucro pois a idéia aqui é mais ou menos essa quando se manifestou o amor moral de deus ea disposição que ele teve para amá los para torná-los amigos essa idéia de filantropia não por obras de justiça diz o versículo 5 praticadas por nós mas segundo a sua misericórdia ele nos salvou essa outra expressão nos a retoma a depravação total 255 diz que ainda que estivesse que tivéssemos em nós um tipo de trabalho o tipo de ação é uma prática ela não seria aceita porque não não seria suficiente para ser aceita por deus então por causa da depravação total do homem a penney unidade de deus a filantropia de deus elas foram dispostas a nós não porque fizemos ou fazemos alguma coisa para merecer bondade filantropia e misericórdia mas a despeito de sermos os depravados feito de sermos as más pessoas a despeito de sermos os bandidos contra deus a despeito de sermos isso em um determinado momento em um momento da graça na plenitude dos tempos bondade e misericórdia se manifestaram se manifestaram e aí venha última parte do versículo 5 e ele nos salvou mediante um lavar regenerador e renovador do espírito santo ea expressão salvar aqui também tão esvaziada de sentido nos dias atuais mas a expressão salvar tem a ver com guardar e ele nos protegeu e ele não segurou e ele nos colocou dentro de uma caixa como essa e ele colocou a condição que nós tínhamos de viver dentro dessa nova desse novo lugar ele nos suspendeu ele nos resgatou ele nos apanhou o seguro com a sua forte mão e não nos deixou cair irmãos eu quero esse trazer um pouco desses conceitos nesta manhã o conceito de deus de quem é deus do que deus faz de como deus trabalham da sua perfeição do seu foco constante do seu projecto imutável eu quero lhes convidar a pensar nessa manhã a cerca de um deus que é o mesmo tempo que é bom que você não consegue fazê lo parar de ser bom é o deus que nos justificou numa dimensão e nos santificou para viver com ele de uma maneira que o nosso cristianismo não pode se confundir com a cultura nossas práticas nossos pensamentos e nossas palavras não podem se confundir com o que era moça porque nós literalmente conforme diz a escritura já não somos mais aquilo nós não somos mais aqueles que viviam na desobediência civil no desgarramento viviam na escravidão viviam nos prazeres viveu na malícia viu na inveja e dentro do seu coração reinava o ódio e não amor de deus eu estou trazendo esses conceitos meus irmãos para uma reflexão profunda acerca de como está a sua vida cristã só trazendo esses conceitos para um desafio pessoal a você por que não existe meio crente meus irmãos não existe meio fiel a meus irmãos ou você é fiel é adulto inteiro ou você é crente ou se não é crente eu sei que nos dias atuais muitos estão apaixonados pelo sentido de ser crente eu sei eu sei que muitos nos tempos atuais estão encantados com a teologia reformada eu sei isso foi prenunciado isso foi dito que chegaria esse momento seria assim o mundo vai ficando cada vez mais depravado que muitos dos que estão no meio da depravação não consegue mais sobreviver no meio daquela de aprovação eles não conseguem mais mesmo que eles sejam maus mesmo que eles têm um ódio sendo deste lado nos seus corações mesmo que eles tenham uma lista dos seus olhos mesmo que eles tenham a essas coisas que o texto aqui parece trazer a a a nossa mente as paixões os seus prazeres eles ainda assim não consegue mais viver naquele naquele painel aberto e então eu sei que muitos têm vindo para os limites das igrejas reformadas mas muitos continuam de aprovados quando estavam antes eles agora só não fazem publicamente eles agora só não têm as mesmas palavras públicas pois eles fazem escondido e eles se especializam agora em fazer isso escondido então eu sei que os momentos atuais são momentos de atração a teologia reformado está exercendo um fascínio mas deixa eu dizer qual é a palavra da teologia reformada a palavra da teologia reformada é existe a aprovação mas existe a salvação ea salvação a salvação é um antídoto para a depravação total alguém salvo em jesus cristo alguém chamado eficazmente em jesus cristo a primeira coisa que ele faz é começar a odiar aquilo que ele foi ele não consegue mais o olhar para o para sua vida anterior para suas práticas anteriores ele não consegue mais porque sabe por quê porque aquilo é sua vergonha sabe o que eu temo como pastor presbiteriano com o pastor reformado os pecados não serem mais motivos de vergonha porque a gente diz assim ok tudo isso eu era mas eu faço uma oração eu confesso jesus como salvador eu estudo teologia reformada e muitos permanecem fazendo as mesmas coisas com tanto normalidade de aço está pois o que paulo esperava da igreja em creta é que essa igreja fosse uma igreja de uma comunidade que o mundo poderia estar ruim do seu redor mas aquele grupo não você não aquele grupo não teria maledicência aquele grupo não teria o ódio no seu coração aquele grupo não viveria pela inveja aquele grupo não viveria com a família desestruturada não aquele grupo não porque aquele grupo representa o deus vivo que regenera o que faz de um ser o tráfico de um ser que cheira mal no novo ser uma nova criatura que agora vive dentro de novas leis por isso não existe nova criatura que vive dentro das leis antigas por isso não poderia existir igreja em creta que não vive e se dentro das leis de deus por isso não poderia existir um povo cristão na ásia menor se esse povo não fosse modificado - esse povo não fosse transformado mesmo se esse povo não fosse diferente mesmo seria uma aparência uma aparência de igreja mas não a igreja por isso nem todos se resolve como desculpa e por isso nem todos se resolve com foi mal na nossa vida cristã é um dos primeiros pontos fundamentais da nossa vida cristã é que quando erramos nós temos que ser os primeiros a tentar reparar reparar o nosso erro eu sei que é difícil a cultura diz que não é pra fazer todo mundo diz que não é pra fazer eu sei mas nós não porque nós não somos regidos pelas leis da cultura nós somos regidos pelas leis de deus nós somos regidos por uma nova forma de pensar o irmão da aprovale ar nessa boa manhã de domingo como tem sido a sua caminhada que está a nossa caminhada cristal pra fazer uma breve análise sobre com o tecido isso olhe para o texto de tito você consegue descobrir aqui como o alvo maravilhoso um alvo da trindade de deus um alvo da bondade de deus note o deus pai deus filho de deus espírito santo aqui a bondade de deus ao mesmo tempo o o salvar o salvar por jesus cristo eo aplicar sobre nós da graça da salvação pelo espírito santo de deus pensa nisso por um instante o que nos traz a uma igreja presbiteriana a uma igreja reformada uma igreja histórica eu quero concluir essa meditação dizendo que há muito tempo eu literalmente desencarnei da ideia do cristianismo fácil o cristianismo é uma prática fácil cristianismo não é uma prática que todos conseguem praticar o cristianismo a vivo o cristianismo que agrada o senhor o cristianismo que faz diferença no mundo ele é feito pelos caminhos da regeneração e logo após a regeneração venha santificação não consegue avançar em cristianismo sem santificação não consegue mesmo porque a regeneração é o começo a glorificação ao final mas o percurso é percurso de santificação e de vez em quando nós precisamos refletir sobre o quanto a gente tem avançado mesmo na real de verdade o quanto nós temos avançado eu quero concluir com esse meu irmão pedindo que em nome de jesus se possa refletir sobre três veículos e tipo este saque houve um tempo que eu não precisava prestar conta de nava só que agora e esse é o peso que eu vou lhes dar sobre o cristianismo agora eu e você temos que prestar conta de tudo houve um tempo que a gente não prestava conta de absolutamente nada a gente era o que era mas agora a gente tem que prestar conta da nossa fé e nem sempre e nem todos entendem isso com clareza e acham que o cristianismo é uma vida sem prestação de contas e não é e não é eu digo porque não é não é pelo nome que nós carregamos não é pelo sacrifício que foi feito não é pelo pela proposta pelas promessas que recebemos o cristianismo é o privilégio que nós temos de sermos mais obedientes hoje do que era ontem o cristianismo é o privilégio que nós temos de nos agradarmos com leis novas que conhecemos de deus hoje que não conhecíamos ontem o verdadeiro cristianismo é o se alegrar que todas essas leis foram feitas para que um povo viver se uma geração diferente de como é a sua cultura por isso a igreja não pode se confundir com a sua cultura por isso a igreja em creta não poderia se confundir com a sua cultura por isso o nosso palavreado não pode se confundir com palavreado da cultura por isso o nosso pensamento acerca de deus não pode se confundir com o pensamento dessa cultura por isso a nossa prática de amizade não pode se confundir com a prática de amizade dessa cultura por isso a nossa forma de respeito de homem para com a mulher de jovem para jovem de adolescentes para adolescente não pode se confundir com a prática de respeito dessa cultura porque a igreja é o grupo sim de gente diferente meio de uma cultura que morre mas a igreja não morre que deus nos dê graça para amarmos ser diferentes e não nos contentarmos com o meio cristianismo com uma prática que aparenta uma certa melhora nós não somos um povo de melhorados nós somos o povo de gente transformada ou somos transformados ou não fomos transformados ainda os ovos fiéis ou ainda não fomos tornados fiéis ou somos honestos ou ainda carregamos a mentira dentro de nós não tem meio não tem meio eu sei que em algum momento muitos gostariam de um de um cristianismo como sendo só alguma coisa um pouquinho melhor que a cultura ele não é melhor que a cultura é diferente do que a cultura o cristianismo é uma proposta diferente de vida que jesus veio inaugurar se você já vivi o cristianismo assim grandeza ao senhor se você não vive um cristianismo assim ainda você sairia de uma dessas portas meio crente meio salvo se sairia de uma dessas portas com metade só da salvação você sairia em paz dormiria em paz penso que não vamos fechar nossos olhos por um instante e oremos euze pai senhor de glória santo demais tudo santo tudo perfeito olhar para as suas escrituras e perceber a tua bondade parece nos que cada ato mal contra o senhor é um ato contra a tua bondade como nós podemos fazer mal um deus tão bom como nós podemos odiar desobedecer a um deus tão maravilhoso como nós podemos ridicularizar zombar de um deus é um bom quando vemos ator filantropia a condição que o senhor escolheu para que nós ouvimos nos seus atos de cuidados sobre nós como nós poderíamos dizer tudo bem eu sei que o senhor me ama mas deixa eu exigir do meu irmão aqui justiça porque ele pecou contra mim e eu exijo que ele a compra os votos que ele fez comigo como nós poderíamos fazer isso senhor o senhor como viver diante de alguém que exerceu a bondade a filantropia a misericórdia como viver diante do senhor que quis fazer isso sem que nós tivéssemos pedido ou exigido qualquer coisa de ti como a gente vive diante do senhor assim a gente foge a gente diz é demais pra mim é muita santidade eu não consigo eu sei nós já tivemos situações assim humanamente falando nós já tivemos situações de pessoas o senhor é testemunha que se levantaram de bancos de igrejas em que pegávamos e saíram e disseram eu não consigo isso é demais pra mim nós já tivemos gente que saiu de acampamento que não aguentou a pregação mesmo porque era uma obrigação forte mesmo eu sei que isso pode acontecer eu sei só que o senhor não é o que nós queremos é que nós buscamos nesta manhã a nossa oração então o senhor para que possamos viver diante do deus santos justo e bom diante desse deus que é o senhor um deus assim que se fez assim que não muda é que não vai mudar a nossa oração é que o senhor toque nas áreas da nossa vida que estejam lhe causando incômodo que estejam lhe causando angústia de um pai que olha o seu filho ele pensa porque esse meu filho está fazendo isso contra mim e então renova em nós conforme a tua palavra mesmo diz pelo espírito santo de deus um coração adorador deus nós não podemos permanecer acostumados aos pecados como se pecar fosse normal não podemos senhor nós não podemos viver diante do belo da maravilhosa graça da perfeição infindável com nossas roupas manchadas com nossos ferimentos abertos santifica nos deus científica nos pelo teu poder santifica nos com o santo temor santifica nos com a tristeza na alma científica nos correr considerar com a tentativa da reparação diante do senhor com a oração pelo menos para que possamos dizer senhor não me deixe nesse estado não me deixem o estado me deixou o estado que eu posso me acostumar com esse meu estado mas ele nunca será normal diante do senhor por isso nós oramos fica a nossa vida senhor permita-nos uma vida que na tua presença senhor se a grade é a oração que nós fazemos com o temor e com preocupação ao senhor porque o que está diante do senhor e o que está implícito nessa oração é a nossa vida é a tentativa de nos acostumarmos a ser de uma maneira que talvez já não faça mais pressão sobre a nossa mente mas parece que diante do senhor precisa de um avanço precisa dilma de um tipo de prática que o mundo testemunhe que nossos filhos testemunha em que nossos cônjuges testemunho senhor por isso eu olho nessa manhã o perdão das nossas faltas em nome de jesus amém