Como Ser Feliz? – Gabriel Junqueira
01/03/2016Como Ser Feliz? – Gabriel Junqueira
Fonte: Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
Legendas automáticas:
a pergunta que nós temos de fazer é como que nós podemos ter a felicidade como que nós podemos é aquilo que nos traz felicidade existe um filme que foi lançado há um tempo atrás que se chama à procura da felicidade feito estrelada por will smith que muitos tenham assistido nesse filme é muito interessante nós observarmos a saga deste homem a busca desse homem por um momento de felicidade a vida toda dele ali passa a história dele com o filho dele a esposa que o deixe ele passa o tempo todo buscando um trabalho buscando um serviço para conseguir dinheiro para conseguir alguma coisa para ajudar o filho também e trazer um momento de felicidade pra ele e é interessante quando nós assistimos este filme que chega em um momento específico depois que ele consegue um emprego depois que batalha muito e ele diz este momento agora é o momento da felicidade é o momento que ele alcançou essa felicidade e esse filme é baseado em anaco constituição americana que diz que todo homem tem direito à busca da felicidade todo homem tem direito à busca da felicidade e nós todos temos de fato o direito a essa busca a pergunta é nós podemos buscar mas onde nós podemos encontrar essa felicidade onde podemos encontrar onde podemos buscar porque muitas pessoas buscam ainda tem um escuro buscam a em diversos lugares e nunca encontram onde nós podemos de fato achar essa face a essa felicidade convida a igreja abrirá a palavra de deus nos salmos número 1 salmo de número 1 é um salvos e que é conhecido por muitos já lido por muitos já pregado por muitos mas é um salmo importantíssimo e tem muito também a nos ensinar sempre salmo de número 1 assim a palavra do senhor bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores antes o seu prazer está além do senhor e na sua lei medita de dia e de noite ele é como a árvore plantada junto à corrente de água que no devido tempo dá o seu fruto e cuja a colagem bucha e tudo quanto ele faz será bem sucedido o simples não são assim são porém como a palha que o vento dispersa por isso os perversos não prevalecerão do juízo nem os pecadores na congregação dos justos pois o senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios oferecerá até a palavra de deus vamos procurar meus irmãos senhor nosso deus nós agradecemos primeiramente pela sua palavra e pedimos neste momento que o senhor nos capacity nos ilumine para compreendê lo e nos ajude pai também a aplicar nossas vidas é isso que nós pedimos em nome de jesus amém meus irmãos ninguém sabe exatamente quem escreveu este salmo ou qual que era o contexto em que foi escrito mas uma coisa é certa este salmo de número 1 foi colocado aí pra abrir todo o livro de salmos pra abrir todos os outros alvos que viriam daí pra frente e uma coisa que nós notamos aqui é que o salmo 1 fala justamente a respeito da palavra de deus a respeito da importância da bíblia da importância da palavra de deus e nos mostra como que um homem pode ser feliz como que é que alguém pode alcançar essa felicidade e este salmos este salmo inicia nos dizendo que feliz é o homem que é guiado por essa palavra é guiado pela palavra de deus versículo um fala assim bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores bem aventurados aqueles que a não sabem é feliz feliz é o homem ou quando as felicidades tem o homem quanto as bênçãos tem um homem que é assim bem aventurado o homem aqui a palavra original é no plural de uma idéia de abundância muita felicidade tem muita felicidade o homem que vive dessa maneira e como que vive o homem que é feliz existe aqui neste versículo já uma característica negativa diz que este homem não anda no conselho dos ímpios não se detém no caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores em suma este homem não é guiado pelos homens que não têm deus ele não é influenciado ele não segue esse estilo de vida dos índios pecadores escarnecedores um homem que é feliz não vive como essas pessoas vivem e se nós observarmos aqui é interessante vemos como que o salmista coloca uma idéia de progressão de piora ele começa falando que existem aqueles que são índios a idéia aqui é de pessoas que não têm deus que não seguem a deus e depois fala a respeito de pessoas que são pecadoras e aqui a ideia são de pessoas que são índias mas que não apenas em um momento ou outro mas que têm uma vida de pecado e vivem assim continuamente pecando e por fim ele falou a respeito de pessoas que são esclarecedoras são pessoas que som bons e não zombam apenas no sentido de qualquer coisa mais um principalmente das coisas de deus som dom é também daqueles que a anda não com deus daqueles que estão com deus veja como essa progressão essa piora passa dos índios para aplicadores para escarnecedores ea mesma coisa acontece com aquelas aquelas coisas da atitude olha diz que a pessoa que não anda no conselho dos ímpios andar no conselho falou a respeito do modo de pensar no que você pensa este conselho você não anda neste concelho mas depois fala também a respeito de se deter no caminho e aqui já é mais do que pensar e falar a respeito do modo de vida da ação como que você age está piorando está aumentando olha a progressão e por fim e fala que essa pessoa também não se assenta na roda dos escarnecedores e não se assentar na roda tem a ver com não se associar não ser considerado como um deles veja que o número versículo desses ao falar a respeito de um estilo de vida e de você ser guiado por pessoas que não seguem a deus mas coloca uma grande progressão aqui uma piora e aqui eu vejo a progressão do pecado eu entendo meus irmãos que o pecado muitas vezes se assemelha a um buraco negro mas a eu entendo também que o buraco negro é uma coisa muito difícil para a gente imaginar então eu tenho uma figura que talvez seja um pouco mais fácil de compreender eu imagino numa pia cheia de água e todos aqui eu creio que já viram uma pia cheia de alma então é fácil de visualizar as mãos quando a pista cheia de água e nós tiramos o tampão do ralo então o que acontece é que a água começa a se esvair a água começa a sair mas neste momento muitas vezes nós nem percebemos que ela está indo embora num segundo momento a água começa a rodar e começa a baixar mais rapidamente e num terceiro momento nós começamos a ver aquilo rodando muito rápido e toda a água embora daquela pia eu sei que um exemplo corriqueiro mas tem tudo a ver com o pecado o pecado é assim no enem se o agente muitas vezes nem percebe que está acontecendo muitas vezes o pecado se inicia e nós nem estamos nos dando conta disso num segundo momento o pecado já começa nos atrair com mais força à luz puxar com mais força e agora você não está apenas com os ímpios andando no conselho dos ímpios mas você já está se derretendo no caminho dos pecadores já passou por uma segunda instância e depois em um deste momento você já não está mais com os pecadores no caminho deles mas você já se assentou na roda dos escarnecedores e é o momento em que o pecado já está a dominando você e você já está se associando com essas pessoas sendo visto como uma delas é isso que se está dizendo que o pecado a progressão ea gente muitas vezes começa ali ficando pouco e vai aumentando e este pecado vai tomando conta de nossa vida pouco a pouco até aquele momento em que você já está assentado na roda dos escarnecedores zombando daqueles que crêem em deus um bando da fé daqueles que tem em deus meus irmãos o texto diz que feliz é aquele que não é como essas pessoas aquele que não é envolvido por essa progressão do pecado que não segue essas pessoas que buscam fazer o pecado mas o seguinte que feliz é aquele versículo 2 antes o seu prazer está na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite feliz o homem que não anda nem se assenta na ence detém com essas pessoas do mundo mas aquele que tem o seu prazer na lei do senhor e nessa lei medita de dia e de noite porque nós temos essas duas situações colocadas uma depois da outra nós como seres humanos somos influenciáveis as pessoas o mundo tudo nosso redor influencia nossa vida a questão que nós temos de colocar é o que vai influenciar a sua vida o que vai influenciar a minha vida se eu quero que o pecador influencia minha vida então eu vou seguir esses pecadores eu vou me sentar com eles e vou passar um tempo com eles vou andar como eles andam mas se eu quero que deus influencia minha vida não é isso que vou fazer mas o que eu vou fazer é ler a palavra dele porque é através da bíblia e da palavra dele que deus fala conosco é através da bíblia que deus nos influencia nós como seres humanos somos influenciáveis que está influenciando a sua vida hoje hoje será que você está sendo levado por este redemoinho do pecado cada vez mais preso nele ou será que hoje você está buscando a deus buscando a sua palavra lendo compreendendo e buscando uma vida influenciada por deus o salmo nos diz que feliz é o homem que tem prazer na lei do senhor e é curioso nós pensarmos porque o salmista coloca que é feliz aquele que tem prazer na lei do senhor por que ele não fala feliz é aquele que cumpre a lei do senhor ou feliz é aquele que conhece a lei do senhor feliz é aquele que segue essa lei porque ele coloca que feliz é aquele que tem prazer nessa lei ea explicação é muito simples ao meu ver a explicação é que quando nós temos prazer em alguma coisa nós fazemos aquilo com gosto quando nós temos prazer em alguma coisa nós fazemos aquilo sem que ninguém nos mande fazer e quando nós temos prazer em alguma coisa nós fazemos aquilo e não nos sentimos não sentimos um peso sobre nós quando fazemos nós temos de ter alegria ao ler a palavra de deus temos de ter prazer quando nós meditamos nessa palavra muita gente olha para a bíblia e vê às vezes como um remédio ruim como algo que talvez seja bom para ele mas que ele não gosta de ler talvez seja bom pra ele vai ajudar mas ele não tem prazer naquilo ele tem que fazer o gol não ele se senta na escrivaninha para ler a palavra mas aquilo é um peso é uma dificuldade em ler a palavra de deus muita gente vê isso na bíblia e isso vai do modo como a gente vê as coisas observa as coisas entende isso vai da nossa mente como que nós entendemos a bíblia ea leitura mas o salmo nos diz veja a leitura da palavra de deus veja a meditação nessa palavra como uma coisa prazerosa como uma coisa que é gostosa de você fazer isso me lembra as crianças eu sempre gosto muito de exemplo de crianças porque embora sejam menores elas são como a gente há algum tempo atrás e que na verdade quando nós observamos as crianças é nós vemos como que nós somos 100 semusa influenciados por todas as outras coisas e é interessante a criança porque muitas vezes não sei quanto vocês já viram mas a criança não gosta de comer às vezes você se senta à mesa com a criança e à frente dela existe um prato com arroz feijão verduras salada carne tudo isso cebola e aí a criança começa a comer um pouquinho e depois já fala olha não gosto disso porque é verde e eu não gosto disso porque faz crack na boca cebola não gosto ea criança vai e para de comer não quer comer ela não quer comer aquilo e é interessante porque o pai tem que começar a forçar para que ela compra o que é bom pra ela e muitas vezes a palavra de deus é a mesma coisa para nós adultos nós olhamos aquilo e não queremos de modo algum muitas vezes ler compreender e meditar a questão é que nós temos de tomar gosto por isso porque eu trouxe o exemplo da criança da comida porque a criança passando um tempo ela começa a tomar gosto pela comida e ela diz olha até carne é bom até que frango é bom até que cebola é gostoso olha até que verdura embora seja verde gosmento é gostoso e aí ela começa a comer e algumas correm até demais tem que falar para mim é muito interessante olhar isso como que a criança passa de um de um estágio não gosto para um estágio quero quero quero mais quero mais e é isso que tem que acontecer com a gente com a palavra de deus muitas vezes estamos no estágio já não gosto de ler é bom pra mim mas não quero não passe para outro estágio entenda que é bom pra você entenda que é gostoso entenda que isso faz diferença na tua vida e tome gosto pela palavra de deus pela leitura pela meditação e você começando a fazer isso a tomar gosto por isso assim como a criança que come bem você também vai se alimentar bem e crescer forte na palavra de deus lendo e tendo prazer nessa palavra salmista nos diz que nós temos de ter prazer na lei do senhor e meditar nela de dia e de noite meditar essa idéia de você parar naquele texto tentar compreender o que diz qual é a diferença que faz na tua vida porque o salmista fallet meditar na palavra de deus muitas vezes nós estamos lendo a bíblia e aletas com apenas ao que é algo que tem que ser feito então você tem que ler um capítulo por dia você vê aquele texto muitas vezes nem compreende o que está lendo eu quando estava estudando e e havia muita leitura pra fazer e eu creio que muitos talvez aqui se reconheçam e vejam isso acontecer você começa a ler o livro começa a ler ea e passa cinco dez páginas você sabe que tem que terminar você continua lendo e às vezes nem está mais entendendo que você está lendo por que você entrou no automático você tem que acabar aquela leitura você tem que fazer aquilo cumprir tabela e às vezes nem está compreendendo mais o que o livro está dizendo por que entrou no automático muitas vezes acontece isso com a palavra de deus nós estamos lendo a bíblia lendo os versículos paramos oramos ao senhor lemos um pequeno trecho de 10 versículos e aí se você se pergunta o que eu li o que isso muda na minha vida que isso mudou na minha vida e muitas vezes você perceberá que você não sabe o que você leu você não sabe o que significa pra tua vida ea leitura da palavra foi vazia e não fez nenhuma diferença o que só me está a falar é medite na palavra de deus leia com cuidado procure compreender bem o que ela diz e não apenas isso fique remoendo remou a ela se possível remover dia e noite leia um versículo de manhã e pense nele o dia todo como que este versículo se aplica a minha vida é muito melhor você é um versículo e aplicar a tua vida do que você lê dez capítulos e não saber o que está escrito medite na palavra do senhor de dia e de noite veja como é por exemplo alguém que lê a palavra de deus de maneira superficial ela lê na bíblia está escrito não matarás e ela pensou no mato estou bem sou crente li a bíblia mas ela não considera muitas vezes o que está escrito no novo testamento onde a bíblia nos diz que aquele que odeia os irmão já é um assassino então ela tem começará a pensar um pouco com um pouco mais de profundidade como que essa palavra se aplica de fato não matará só quem não mata fisicamente mas será que estou odiando alguém odiando meu irmão tendo raiva será que estou fazendo isso porque isso já estou quebrando o mandamento isso é acreditar na palavra isso é você entrar com profundidade o que significa pra mim como que isso muda minha vida o importante da bíblia os irmãos da palavra de deus é que ela faça diferença em nossas vidas se nós temos a bíblia apenas como um livro míssil que nós abrimos a bíblia colocamos na sala aberta em algum texto e achamos que aquilo abençoou a nossa vida estamos redondamente enganados ou como um livro que nós apenas lemos e achamos que apenas a leitura sistemática é fazer uma diferença não é a bíblia faz diferença quando nós compreendemos meditamos e buscamos segui lá de dia e de noite fazemos isso feliz é um homem que faz isso porque quando lê a palavra de deus o está influenciando e não o mundo não o pecador não está vencedor não aquela pessoa que zomba você está sendo influenciado por deus por isso que esse homem feliz e ele segue essa palavra e e e o texto continua nos diz que o homem que é guiado por essa palavra que é feliz porque ele essa palavra ele é feliz também porque ele será bem sucedido em tudo o que realizar porque o homem que lê a palavra de deus dia e noite feliz porque este homem é feliz em tudo que realizar essa é bem sucedido que faz veja o versículo 3 ele é como a árvore plantada junto à corrente de água que no devido tempo dá o seu fruto e cuja folhagem não puxa e tudo quanto ele faz será bem sucedido mesmo imagine uma árvore grande omar vary frondosa uma árvore forte essa é a imagem colocada pelo salmista ele nos diz que nós ou aqueles que buscam a leitura da palavra de deus é a meditação essa palavra dia e noite são como essa árvore uma árvore que é forte e é plantar na junta correntes de águas e correntes de águas essa idéia de algo abundante de muitas águas muitas correntes talvez a idéia do salmista aqui pensando no ali onde estava situado onde estes ao minha palavra com a escrita é possível que ele tivesse em mente canais de irrigação muitas plantas naquela naquela região ficam dependendo muito de quando vai chover quando que vai ter um pouquinho de chuva porque é um local muito artigo então havia um modo de trazer a água para aquelas plantas sem depender das chuvas que vinham aqui e acolá e este imóvel através de algum sistema de irrigação então pequenos canos que levavam as águas pra essas árvores e o salmista diz o seguinte olha aquele que me tornei do senhor de dia e de noite é com uma árvore que está plantada junto a esse sistema de irrigação porque ele tem água o tempo todo ele não depende de uma hora ou outra que vai chover da situação mas ele está sempre sendo alimentado por essa água e os irmãos que tem planta em casa sabem como é rápido para uma planta que não têm água puxar e morrer é muito rápido eu que me casei há pouco tempo comecei a ter que cuidar de plantas mas eu não cuido minha esposa corrida mas quando eu esqueço e e quando talvez ela esquece também nós vemos a planta no shopping e rapidamente nós chegamos aqui em são paulo também o tempo de seca como é difícil passarmos um tempo sem água imagine uma planta sem água logo começa a murchar assim também é a nossa vida com deus quando nós não estamos recebendo esta água este alimento que vem da palavra de deus quando nós não estamos buscando este alimento que vem da palavra de deus essa força que vem dali que é através do conhecimento através do poder de deus também operando em nossas vidas então nós ficamos fracos e nós não mais parecemos como esta árvore frondosa e forte que está ali nessas águas mas nós parecemos como o que ele fala depois que aquela palha seca lançada aumento meus irmãos a palavra nos diz que nós temos de ler a palavra dele a bíblia editar nela porque é assim que nós recebemos essa alimentação que vem dele alimentação que vem da palavra dele e alimentação que vem também do poder dele mas o que significa exatamente que nós tudo que nós fizemos será bem sucedido significa que nossa vida será um mar de rosas e isso nós sabemos que não há palavra de deus deixa muito claro muitas pessoas crentes muitos irmãos que seguiram a cristo com toda a sua fé com toda a sua força em toda sua vida terminaram em uma vida humilde pobre muitas vezes cassados pelos inimigos da cruz não é um mar de rosas significa que nossa vida será cheia de riquezas muito menos o próprio cristo não foi culpa nossa nossa bíblia nos mostra que muitos cristãos também passaram a vida e humildade não é isso que nós devemos esperar a ao ler a bíblia a palavra de deus e meditar nela ao sermos essas árvores frondosa mas o que nós devemos esperar é que nós façamos as coisas da maneira correta e isso traz benefícios para a nossa vida isso traz benefícios para nossa vida será bem sucedido aqui nesse texto o verbo da idéia de que o que aquela pessoa está fazendo isso vai gerar essa essa e sucesso a pessoa está fazendo aquilo que vai trazer o sucesso porque meus muita gente reclama que na vida tudo errado reclama que na vida tudo dá errado diz que o emprego vai mal que o dinheiro não vem que a família está em pedaços que os filhos estão desrespeitando que a mulher já está cheia que o marido não aguenta mais que a igreja só da confusão que os amigos só leva o caminho errado e essa pessoa diz tudo dá errado na minha vida e aí começa a se perguntar se é crente ora será que é maldição hereditária será que eu estou em algum pecado espiritual será que alguém fez isso contra mim aqueles mais místicos será que o olho gordo será que alguém fez algum trabalho contra mim será que o diabo também perseguindo será que deus está pesando a mão na minha vida quando as coisas vão mal nós tendemos a procurar desculpas o que está acontecendo mas via de regra na grande maioria das vezes a grande culpa por tudo der errado pelas coisas irem mal está em nós a grande culpa está em nós mesmos no diabo não no fulano nem sicrano não é a culpa disso tudo está em nós porque nós não seguimos a palavra de deus corretamente não seguimos a bíblia como deve ser seguida de ver um exemplo as pessoas reclamam minha família não está indo bem e aí a gente pode perguntar pra ela você está tratando a sua mulher como o vaso mais fino conforme a palavra diz que se você não estiver talvez aí esteja o problema com ela você está amando sua esposa a ponto de dar a sua própria vida por ela você está dando pra ela o que a palavra diz você está respeitando o seu marido você está sendo submetida a uma bíblia ordena você está educando seus filhos você está disciplinando os seus filhos você está ensinando no caminho que ele deve andar você não está irritando os seus filhos como disse também em fezes você está seguindo a palavra porque se não estiver está aí a razão está indo errado e está indo mal a sua vida você mente ao seu cônjuge e fezes disse que não devemos sentir você o trata mal com falta de respeito você cobiça a mulher de outro tudo isso meus irmãos mostra que a pessoa não segue a bíblia como deveria e porque não segue a bíblia a sua vida vai mal porque não segue a palavra sua vida vai mal muitos dizem as finanças não vão bem e se esquecem que devem trabalhar como se estivessem trabalhando ao senhor que devem dar o melhor no trabalho independentemente do chefe que tem que devem gastar o dinheiro de maneira sóbria sem desperdiçar de maneira sóbria sem querer demais esquecem o que a bíblia diz a orientação que ela dá muitos dizem que a vida espiritual está terrível e aí se esquecem de que tem que olhar sem cessar esquecem de que tem que confiar em deus que tem que acreditar na palavra de dia e de noite que tem que ser fiel a deus que tem que buscar a deus com toda sua força do seu entendimento os irmãos nossa vida vai mal via de regra porque nós não seguimos a palavra que deus deixou pra gente porque nós não seguimos a palavra de deus da quantas vezes você meu irmão quando alguma coisa deu errado na tua vida ao invés de começar a reclamar ou buscar soluções aqui e acolá você e se sentou por o adeus e buscou na palavra o que eu tenho que fazer o que a bíblia diz que eu tenho de fazer nessa situação qual é o nosso primeiro socorro muitas vezes não é esse a bíblia fica geralmente alien última situação é a última coisa que nós buscamos a oração olha de vez em quando aí meu deus é o máximo que nós fazemos mas nós temos de ter a bíblia com o primeira fonte de informação primeira fonte de instrução para alegria pra guiar a nossa vida é uma pessoa que gosta muito de manuais é estranho eu sei mas eu gosto de manual quando eu compro alguma coisa leia o manual para saber como funciona e aí eu olhei aquilo e faço a coisa funcionou e na minha vida as pessoas sabem disso então quando alguma coisa dá errado em alguma situação elas falam comigo gabriel tem como você me ajudar aqui minha esposa time porque ela sabe que é verdade você pode me ajudar a resolver isso aqui consertar esse telefone consertar o laptop consertar isso aqui e aí a pessoa acha que eu sou um gênio mas tudo o que eu sou é é uma pessoa que gosta de ler o manual porque eu sei como funciona aquela coisa que eu leio entendo eu não me arrisco a mexer em alguma coisa principalmente se é muito complexa sem começar entendendo como funciona nossa vida é assim meus irmãos é algo muito complexo nossa vida é algo dificílimo de ser vivido mas nós temos algo como que o manual como que instruções para nos ajudar a viver essa vida e é isso o que é a bíblia deus nos deixa princípios nos deixa orientações nos deixa é este este guia para nos ajudar a viver nossa vida quando nós abrimos mão deste manual que nos deixa neste guia que deus nos deixa nós estamos abrindo mão do entendimento de como que nós temos a vida a bíblia foi deixada por deus que é o nosso criador para nos ensinar a viver a vida quando nós não a lemos nós não sabemos como fazer nós não entendemos que o que então acontece nós vamos com olhos fechados está tentando buscando fazer o que é correto aos nossos olhos buscando a orientação e informação e outras coisas televisão livros de auto ajuda e por aí vai e aí o que é correto o que pode ser feito que realmente muda a que realmente traz algo de bom pra tua vida que está na bíblia você deixa de lado meus irmãos não corram esse risco não corram o risco de ver uma vida errada que vai resultar em algo ruim só porque você não quer ler o manual que deus deixou nem a bíblia leia a bíblia medite na palavra de deus e você será feliz em tudo que você realizar no sentido de que você vai fazer corretamente e o que é feito corretamente tem um final o correto de acordo com a palavra de deus o homem que lê a bíblia que é guiado pela palavra de deus ele é muito feliz porque tudo o que ele faz é bem sucedido mas mais do que isso e ainda mais importante e melhor um homem que lembra que mesmo na palavra de deus de dia e de noite este homem é muito feliz principalmente porque ele é salvo por jesus porque ele é salvo por jesus vejo versículo 4 os irmãos copa até os 6 diz assim os ímpios não são assim são porém como a palha não só como a árvore só com uma palha que o vento dispersa por isso os perversos não prevalecerão no juízo nem os pecadores na congregação dos justos pois o senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios perecerá meus irmãos é colocado aqui uma contraposição de imagens primeiro o salmista fala a respeito daquele que medita na lei do senhor que não anda segundo o conselho dos ímpios se assenta e detém essa pessoa é feliz e ela é como uma árvore forte e frondosa alimentado o tempo todo pela palavra de deus e pelo poder de deus na vida dele este é aquele que medita na lei do senhor e ele coloca de outro lado aquele que não medita aquele que não segue a bíblia que não segue a palavra e esse alguém não é com mármore mas é como falha olha a diferença daquela árvore que é firme forte e gera frutos bons para aquele que é falha que bate o vento e leva e dispersa meu irmão existe mais do que apenas essa simbologia que da palha por ser mais fraca muita gente olha essa esse texto ou ver a bíblia e diz que olha eu vejo muita muitas pessoas que não são crentes que não lêem a bíblia que não seguem a palavra que não são tementes a deus mas que têm uma vida muito melhor que a minha que tem muito mais sucesso do que eu que tem muito mais sucesso no trabalho nos relacionamentos é nas finanças essa pessoa parece que está muito melhor do que eu e eu aqui seguindo a palavra essas coisas não vêm é possível que muitos digam isso e de fato nesse mundo muitas vezes nós veremos algumas pessoas que parecem como árvores que parecem fortes como árvores mas se nós abrimos ali no salmo 37 versículo 35 a 36 o salmista fala assim eu vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do líbano a crescer como se fosse uma árvore grande passei e esse que desaparecerá procurei já não foi encontrado a bíblia diz o seguinte aquelas pessoas que muitas vezes índias parecem estar tendo uma vida bem sucedida parecem uma árvore frondosa uma árvore que se alimenta e cresce com força essas pessoas depois de pouco tempo não são mais assim eu passo e ela logo não está mais ali mesmo mas uma hora ou outra os índios que não seguem a palavra de deus que não buscam a deus mas tem uma vida bem sucedida uma hora ou outra o julgamento vem nesta vida ou na próxima nós estamos passando agora com o momento conturbado na política do brasil e muitas pessoas que durante muito tempo olhávamos e pensávamos olha é bem sucedido está ali governando bem sucedido fazendo coisas boas todos todos olham com bons olhos bem sucedido e aí pouco tempo depois as coisas começam a aparecer o qs o que esses índios fazem começam a aparecer e aí vem a justiça eo julgamento muitos destes políticos corruptos estão sendo presos levados por que chegou a hora a hora de pagar pelo que fizeram mas também é certo que muitas pessoas vão fazer muita coisa errada vão ter uma vida totalmente desregrada contra a vontade de deus em afronta a deus e vão continuar aparecendo ótimos nessa vida mas só nessa vida porque quando chega no momento do julgamento final então não há mais a deus não deixa mais este tempo passar e não permite mais que esta pessoa engane outros fazendo como que se estivesse bem se estivesse lá em cima eu falo a respeito disso a respeito de condenação porque é isso que o texto fala o texto nos diz que aqueles que são índios aqueles que são os jogadores aqueles que são os pecadores que não seguem a bíblia que não seguem a palavra de deus são como palha que o vento dispersa e isso vem de uma imagem uma imagem da agricultura não sei quantos já viram já puderam presenciar ou sabem como funciona mas quando você uma plantação e você tem os grãos você deve de alguma forma separar o grão da palha talvez batendo chacoalhando várias formas e o que era muito comum nesse tempo era usa o vento pra separar o grão da palha porque a falha é uma coisa leve programa coisa pesada o que eles faziam pegavam tudo e jogavam ao vento o grão caía ficava no chão ea palha voavam e aí você separava o que era bom do que era ruim ea palha que era algo ruim que não era usado pra nada o que acontecia com essa falha ela era queimada e para aquelas pessoas que leram esse texto a primeira vez eu imagino que isso tenha ficado muito claro quando o salmista fala que eles são como palha eles pensaram então destino deles é ser queimado o destino deles é o fim é a perdição é desaparecer isso nos lembra de um texto novo testamento mateus capítulo 3 versículo 11 a 12 jesus mateus o seguinte escreve o seguinte eu os batizo com água para o arrependimento falou a respeito joão batista mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu falando sobre jesus cuja sandálias não sou digno de levar ele vos batizará com o espírito santo e com fogo isso é jesus versículo 12 a sua pá ele tem na mão ele parar completamente a sua ira recolherá o seu trigo no celeiro mas queimar a palha em fogo inextinguível meus irmãos a bíblia deixa muito claro a palha do samu é o ímpio e este índio que não busca a deus que não segue a palavra de deus que não se importa com as coisas de deus que não medita nela de dia de noite extinto ué como essa palha que será queimada em fogo e neste incrível isso fica claro também no salmon no finalzinho versículo 5 e 6 por isso os perversos não prevalecerão no juízo nem os pecadores na congregação dos justos pois o senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios oferecerá o caminho dos índios ofereceu aquele que segue a palavra é como a árvore o que não segue é como a palha que o vento dispersa e logo após isso é quem manda em meus irmãos veja que o texto foca na palavra de deus como fica muito claro na bíblia quem medita na bíblia será bem sucedido quem medita na bíblia será salvo em jesus joão 539 fala assim é jesus falando examinar mais as escrituras porque julgar esther nela a vida eterna e são elas mesmas de testificam a respeito de mim jesus diz vocês lêem a bíblia nos discípulos dos apóstolos vocês estão buscando nela vida eterna e esta mesma bíblia que fala a respeito de mim a bíblia meus irmãos de gênesis ao apocalipse fala sobre jesus desde o início quando no é nos dito que viria um descendente que nasceria da mulher esmagaria a cabeça da serpente aquele jesus nos fala de jesus até apocalipse onde jesus vem com força para terminar todas as coisas julgar os vivos e os mortos a bíblia fala a respeito de jesus do começo ao fim é o que ela deste fica e quando uma pessoa lê a bíblia medita de dia de noite ela inevitavelmente tocada pelo espírito santo vai se chegar a jesus é por isso que aquela pessoa que lê a bíblia medita é feliz principalmente por isso porque lendo a bíblia a palavra de deus compreendendo que ela diz ele vai encontrar o caminho verdadeiro para a salvação e este caminho é jesus jesus é o caminho que nos leva a vida ea bíblia nos teste fica a respeito dele e se pensarmos bem meus irmãos de nós conseguimos realmente seguir a vida perfeitamente quantos de nós conseguimos realmente não ouvimos os conselhos maus não nos assentarmos com escarnecedores muitas vezes não nos deteremos no caminho dos pecadores muitas vezes muitas vezes fazemos isso muitas vezes nos perdemos caímos pecamos fazemos o que é errado essa nossa condição humana e nós fazemos muitas vezes isso a pergunta então e aí você sendo assim tão falho vai ser salvo será que você não vai ser como a palha será que você está buscando o suficiente e aí nós lembramos do que é a graça de jesus meus irmãos o único que realmente conseguiu seguir isso perfeitamente foi jesus une conseguiu perfeitamente não se assentar com aqueles espectadores não não se deter no caminho dos pecadores não ouvir o conselho destes ímpios une conseguiu ver uma vida perfeitamente de acordo com a bíblia com a palavra de deus em perfeita a obediência a deus pai foi jesus jesus cumpriu isso perfeitamente e é justamente por que ele fez isso que nós hoje podemos ter a esperança não temos palha de não sermos lançados ao fogo mas dissemos essa árvore frondosa porque lendo a bíblia esta palavra nos leva a jesus e quando chegamos a jesus nós nos colocamos nos passos dele nós nos colocamos no lugar de cristo como um cristão e podemos desfrutar dos méritos dele do que ele conquistou na sua vida e na sua morte quando nós lemos a bíblia e nós chegamos até cristo então nós podemos crer com o coração aceitar com o coração e dizer com os nossos lábios jesus cristo é o senhor porque ele viveu perfeitamente por que ele morreu à morte que eu deveria morrer eu hoje possa ser salvo eu hoje posso ser como a árvore que vai durar e permanecer e não como a palha que é lançada ao vento e depois queimada e lançado na perdição por conta de cristo e é nele que deve estar à nossa fé última no senhor jesus com isso meus irmãos eu pergunto a todos vocês o que tem guiado a sua vida o que tem guiado que têm influenciado a sua vida será que são as influências do mundo o mundo a carne satanás as pessoas as más influências a televisão o que tem influenciado a tua vida é isso ou é deus através da bíblia nas mãos se não for deus reveja pense bem pense bem como que você quer viver a sua vida como árvore frondosa ou como palha e o fim da palha você já sabe com ele pergunta também se você quer ser bem sucedido você quer ser feliz falamos da felicidade no início à busca da felicidade a felicidade vem com a leitura da palavra quer ser feliz quer de fato essa felicidade busque a na bíblia usc na palavra porque a bíblia nos traz essa felicidade deus nos traz essa felicidade muitas vezes por um breve tempo contra o estados mas ainda assim felizes olhando pra frente sabendo que mais pra frente no futuro estaremos com deus felizes totalmente felizes com o nosso senhor eu pergunto também meus irmãos que frutos você tem gerado aquele que lê a bíblia e medita nela de noite é com mármore que não puxa e gera bons frutos se você não tem gerado frutos e pensa que é uma árvore frondosa talvez seja o motivo também de retenção e começar a considerar porque será que não todos os frutos que eu deveria dar porque será que minha vida não é como deveria ser então a reconsiderar a sua vida talvez você não esteja buscando a deus ea palavra dele como deveria os irmãos confiem na bíblia saibam que ela tem respostas saibam que ela nos leva a jesus saibam que ela pode mudar a nossa vida com a intervenção é claro no espírito santo e por fim eu conclamo os irmãos a vocês como igreja com pessoas que conhecem a bíblia que conhecem a jesus que conhecem a deus prega essa palavra prega o evangelho prega a bíblia tanto as pessoas estão realmente perdidas tateando sem um manual buscando fazer o que é certo aos olhos dela buscando alguma salvação sabendo que ou com dúvidas do que vai acontecer daqui pra frente meus irmãos a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra mas como ouviram se não há quem pregue e como pregaram se não a quem vi meus irmãos jesus disse ide por todo mundo vocês foram enviados peguem a palavra levem esta boa nova aqueles que não a têm e assim ouvindo essas pessoas poderão reconstruir as suas vidas e aceitar a cristo aceitar a deus e viver uma vida que agrada ele tem uma vida que é boa pra eles também tenham misericórdia dessas pessoas e se esforcem isso que deus nos abençoe e abençoe a sua palavra e nos ajude a compreendê la e aplicá lo em nossas vidas