Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Como Ser Feliz? – Gabriel Junqueira

Como Ser Feliz? – Gabriel Junqueira


Fonte: Igreja Presbiteriana de Santo Amaro

Legendas automáticas:

a pergunta que nós temos de fazer é como
que nós podemos ter a felicidade como
que nós podemos é aquilo que nos traz
felicidade
existe um filme que foi lançado há um
tempo atrás que se chama à procura da
felicidade feito
estrelada por will smith que muitos
tenham assistido nesse filme é muito
interessante nós observarmos a saga
deste homem a busca desse homem por um
momento de felicidade a vida toda dele
ali passa a história dele com o filho
dele a esposa que o deixe ele passa o
tempo todo buscando um trabalho buscando
um serviço para conseguir dinheiro para
conseguir alguma coisa para ajudar o
filho também e trazer um momento de
felicidade pra ele e é interessante
quando nós assistimos este filme que
chega em um momento específico depois
que ele consegue um emprego depois que
batalha muito e ele diz este momento
agora é o momento da felicidade é o
momento que ele alcançou essa felicidade
e esse filme é baseado em anaco
constituição americana que diz que todo
homem tem direito à busca da felicidade
todo homem tem direito à busca da
felicidade
e nós todos temos de fato o direito a
essa busca
a pergunta é nós podemos buscar mas onde
nós podemos encontrar essa felicidade
onde podemos encontrar onde podemos
buscar porque muitas pessoas buscam
ainda tem um escuro buscam a em diversos
lugares e nunca encontram onde nós
podemos de fato achar essa face a essa
felicidade convida a igreja abrirá a
palavra de deus nos salmos número 1
salmo de número 1 é um salvos e que é
conhecido por muitos já lido por muitos
já pregado por muitos mas é um salmo
importantíssimo e tem muito também a nos
ensinar sempre salmo de número 1
assim a palavra do senhor
bem aventurado o homem que não anda no
conselho dos ímpios não se detém no
caminho dos pecadores nem se assenta na
roda dos escarnecedores antes o seu
prazer está além do senhor e na sua lei
medita de dia e de noite
ele é como a árvore plantada junto à
corrente de água que no devido tempo dá
o seu fruto e cuja a colagem bucha e
tudo quanto ele faz será bem sucedido
o simples não são assim são porém como a
palha que o vento dispersa por isso os
perversos não prevalecerão do juízo nem
os pecadores na congregação dos justos
pois o senhor conhece o caminho dos
justos
mas o caminho dos ímpios oferecerá até a
palavra de deus vamos procurar meus
irmãos senhor nosso deus nós agradecemos
primeiramente pela sua palavra e pedimos
neste momento que o senhor nos capacity
nos ilumine para compreendê lo e nos
ajude pai também a aplicar nossas vidas
é isso que nós pedimos em nome de jesus
amém
meus irmãos ninguém sabe exatamente quem
escreveu este salmo ou qual que era o
contexto em que foi escrito
mas uma coisa é certa este salmo de
número 1 foi colocado aí pra abrir todo
o livro de salmos pra abrir todos os
outros alvos que viriam daí pra frente e
uma coisa que nós notamos aqui é que o
salmo 1 fala justamente a respeito da
palavra de deus a respeito da
importância da bíblia da importância da
palavra de deus e nos mostra como que um
homem pode ser feliz como
que é que alguém pode alcançar essa
felicidade e este salmos este salmo
inicia nos dizendo que feliz é o homem
que é guiado por essa palavra é guiado
pela palavra de deus versículo um fala
assim
bem aventurado o homem que não anda no
conselho dos ímpios não se detém no
caminho dos pecadores nem se assenta na
roda dos escarnecedores bem aventurados
aqueles que a não sabem é feliz feliz é
o homem ou quando as felicidades tem o
homem quanto as bênçãos tem um homem que
é assim
bem aventurado o homem aqui a palavra
original é no plural de uma idéia de
abundância muita felicidade tem muita
felicidade o homem que vive dessa
maneira e como que vive o homem que é
feliz
existe aqui neste versículo já uma
característica negativa diz que este
homem não anda no conselho dos ímpios
não se detém no caminho dos pecadores e
não se assenta na roda dos
escarnecedores em suma este homem não é
guiado pelos homens que não têm deus ele
não é influenciado ele não segue esse
estilo de vida dos índios pecadores
escarnecedores um homem que é feliz não
vive como essas pessoas vivem e se nós
observarmos aqui é interessante vemos
como que o salmista coloca uma idéia de
progressão de piora
ele começa falando que existem aqueles
que são índios
a idéia aqui é de pessoas que não têm
deus que não seguem a deus e depois fala
a respeito de pessoas que são pecadoras
e aqui a ideia são de pessoas que são
índias mas que não apenas em um momento
ou outro mas que têm uma vida de pecado
e vivem assim continuamente pecando e
por fim ele falou a respeito de pessoas
que são esclarecedoras
são pessoas que som bons e não zombam
apenas no sentido de qualquer coisa mais
um
principalmente das coisas de deus som
dom é também daqueles que a anda não com
deus daqueles que estão com deus
veja como essa progressão essa piora
passa dos índios para aplicadores para
escarnecedores ea mesma coisa acontece
com aquelas aquelas coisas da atitude
olha diz que a pessoa que não anda no
conselho dos ímpios andar no conselho
falou a respeito do modo de pensar no
que você pensa
este conselho você não anda neste
concelho mas depois fala também a
respeito de se deter no caminho e aqui
já é mais do que pensar e falar a
respeito do modo de vida da ação como
que você age está piorando está
aumentando
olha a progressão e por fim e fala que
essa pessoa também não se assenta na
roda dos escarnecedores e não se
assentar na roda tem a ver com não se
associar não ser considerado como um
deles
veja que o número versículo desses ao
falar a respeito de um estilo de vida e
de você ser guiado por pessoas que não
seguem a deus mas coloca uma grande
progressão aqui uma piora e aqui eu vejo
a progressão do pecado
eu entendo meus irmãos que o pecado
muitas vezes se assemelha a um buraco
negro mas a eu entendo também que o
buraco negro é uma coisa muito difícil
para a gente imaginar então eu tenho uma
figura que talvez seja um pouco mais
fácil de compreender eu imagino numa pia
cheia de água e todos aqui eu creio que
já viram uma pia cheia de alma então é
fácil de visualizar as mãos quando a
pista cheia de água e nós tiramos o
tampão do ralo
então o que acontece é que a água começa
a se esvair a água começa a sair mas
neste momento muitas vezes nós nem
percebemos que ela está indo embora
num segundo momento a água começa a
rodar e começa a baixar mais rapidamente
e num terceiro momento nós começamos a
ver aquilo rodando muito rápido e toda a
água embora daquela pia
eu sei que um exemplo corriqueiro mas
tem tudo a ver com o pecado o pecado é
assim no enem
se o agente muitas vezes nem percebe que
está acontecendo
muitas vezes o pecado se inicia e nós
nem estamos nos dando conta disso
num segundo momento o pecado já começa
nos atrair com mais força à luz puxar
com mais força e agora você não está
apenas com os ímpios andando no conselho
dos ímpios mas você já está se
derretendo no caminho dos pecadores já
passou por uma segunda instância e
depois em um deste momento você já não
está mais com os pecadores no caminho
deles mas você já se assentou na roda
dos escarnecedores e é o momento em que
o pecado já está a dominando você e você
já está se associando com essas pessoas
sendo visto como uma delas é isso que se
está dizendo que o pecado a progressão
ea gente muitas vezes começa ali ficando
pouco e vai aumentando e este pecado vai
tomando conta de nossa vida
pouco a pouco até aquele momento em que
você já está assentado na roda dos
escarnecedores zombando daqueles que
crêem em deus um bando da fé daqueles
que tem em deus meus irmãos
o texto diz que feliz é aquele que não é
como essas pessoas aquele que não é
envolvido por essa progressão do pecado
que não segue essas pessoas que buscam
fazer o pecado mas o seguinte que feliz
é aquele versículo 2 antes o seu prazer
está na lei do senhor e na sua lei
medita de dia e de noite feliz o homem
que não anda nem se assenta na ence
detém com essas pessoas do mundo mas
aquele que tem o seu prazer na lei do
senhor e nessa lei medita de dia e de
noite porque nós temos essas duas
situações colocadas uma depois da outra
nós como seres humanos somos
influenciáveis as pessoas
o mundo tudo nosso redor influencia
nossa vida
a questão que nós temos de colocar é o
que vai influenciar a sua vida o que
vai influenciar a minha vida se eu quero
que o pecador influencia minha vida
então eu vou seguir esses pecadores eu
vou me sentar com eles e vou passar um
tempo com eles vou andar como eles andam
mas se eu quero que deus influencia
minha vida não é isso que vou fazer mas
o que eu vou fazer é ler a palavra dele
porque é através da bíblia e da palavra
dele que deus fala conosco é através da
bíblia que deus nos influencia
nós como seres humanos somos
influenciáveis que está influenciando a
sua vida hoje
hoje será que você está sendo levado por
este redemoinho do pecado cada vez mais
preso nele
ou será que hoje você está buscando a
deus buscando a sua palavra
lendo compreendendo e buscando uma vida
influenciada por deus
o salmo nos diz que feliz é o homem que
tem prazer na lei do senhor e é curioso
nós pensarmos porque o salmista coloca
que é feliz aquele que tem prazer na lei
do senhor por que ele não fala feliz é
aquele que cumpre a lei do senhor ou
feliz é aquele que conhece a lei do
senhor feliz é aquele que segue essa lei
porque ele coloca que feliz é aquele que
tem prazer nessa lei ea explicação é
muito simples ao meu ver a explicação é
que quando nós temos prazer em alguma
coisa nós fazemos aquilo com gosto
quando nós temos prazer em alguma coisa
nós fazemos aquilo sem que ninguém nos
mande fazer e quando nós temos prazer em
alguma coisa nós fazemos aquilo e não
nos sentimos não sentimos um peso sobre
nós quando fazemos nós temos de ter
alegria
ao ler a palavra de deus temos de ter
prazer quando nós meditamos nessa
palavra muita gente olha para a bíblia e
vê às vezes como um remédio ruim como
algo que talvez seja bom para ele mas
que ele não gosta de ler
talvez seja bom pra ele vai ajudar mas
ele não tem prazer naquilo
ele tem que fazer o gol
não ele se senta na escrivaninha para
ler a palavra mas aquilo é um peso é uma
dificuldade em ler a palavra de deus
muita gente vê isso na bíblia e isso vai
do modo como a gente vê as coisas
observa as coisas entende isso vai da
nossa mente como que nós entendemos a
bíblia ea leitura
mas o salmo nos diz veja a leitura da
palavra de deus veja a meditação nessa
palavra como uma coisa prazerosa como
uma coisa que é gostosa de você fazer
isso me lembra as crianças
eu sempre gosto muito de exemplo de
crianças porque embora sejam menores
elas são como a gente
há algum tempo atrás e que na verdade
quando nós observamos as crianças é nós
vemos como que nós somos 100 semusa
influenciados por todas as outras coisas
e é interessante a criança porque muitas
vezes não sei quanto vocês já viram mas
a criança não gosta de comer às vezes
você se senta à mesa com a criança e à
frente dela existe um prato com arroz
feijão verduras salada carne tudo isso
cebola e aí a criança começa a comer um
pouquinho e depois já fala olha não
gosto disso porque é verde e eu não
gosto disso porque faz crack na boca
cebola não gosto ea criança vai e para
de comer não quer comer ela não quer
comer aquilo e é interessante porque o
pai tem que começar a forçar para que
ela compra o que é bom pra ela e muitas
vezes a palavra de deus é a mesma coisa
para nós adultos nós olhamos aquilo e
não queremos de modo algum muitas vezes
ler compreender e meditar
a questão é que nós temos de tomar gosto
por isso porque eu trouxe o exemplo da
criança da comida porque a criança
passando um tempo ela começa a tomar
gosto pela comida e ela diz olha até
carne é bom até que frango é bom até que
cebola é gostoso
olha até que verdura embora seja verde
gosmento é gostoso e aí ela começa a
comer e algumas correm até demais tem
que falar para mim é muito
interessante olhar isso como que a
criança passa de um de um estágio não
gosto para um estágio quero quero quero
mais quero mais e é isso que tem que
acontecer com a gente com a palavra de
deus
muitas vezes estamos no estágio já não
gosto de ler é bom pra mim mas não quero
não passe para outro estágio entenda que
é bom pra você entenda que é gostoso
entenda que isso faz diferença na tua
vida e tome gosto pela palavra de deus
pela leitura pela meditação e você
começando a fazer isso a tomar gosto por
isso assim como a criança que come bem
você também vai se alimentar bem e
crescer forte na palavra de deus
lendo e tendo prazer nessa palavra
salmista nos diz que nós temos de ter
prazer na lei do senhor e meditar nela
de dia e de noite
meditar essa idéia de você parar naquele
texto tentar compreender o que diz qual
é a diferença que faz na tua vida porque
o salmista fallet meditar na palavra de
deus
muitas vezes nós estamos lendo a bíblia
e aletas com apenas ao que é algo que
tem que ser feito
então você tem que ler um capítulo por
dia você vê aquele texto muitas vezes
nem compreende o que está lendo
eu quando estava estudando e e havia
muita leitura pra fazer e eu creio que
muitos talvez aqui se reconheçam e vejam
isso acontecer você começa a ler o livro
começa a ler ea e passa cinco dez
páginas você sabe que tem que terminar
você continua lendo e às vezes nem está
mais entendendo que você está lendo
por que você entrou no automático você
tem que acabar aquela leitura você tem
que fazer aquilo cumprir tabela e às
vezes nem está compreendendo mais o que
o livro está dizendo por que entrou no
automático
muitas vezes acontece isso com a palavra
de deus
nós estamos lendo a bíblia lendo os
versículos paramos
oramos ao senhor lemos um pequeno trecho
de 10 versículos e aí se você se
pergunta o que eu li o que isso muda na
minha vida que isso mudou na minha vida
e muitas vezes você perceberá que você
não sabe o que você leu
você não
sabe o que significa pra tua vida ea
leitura da palavra foi vazia e não fez
nenhuma diferença o que só me está a
falar é medite na palavra de deus
leia com cuidado procure compreender bem
o que ela diz
e não apenas isso fique remoendo remou a
ela se possível remover dia e noite
leia um versículo de manhã e pense nele
o dia todo como que este versículo se
aplica a minha vida é muito melhor você
é um versículo e aplicar a tua vida do
que você lê dez capítulos e não saber o
que está escrito
medite na palavra do senhor
de dia e de noite veja como é por
exemplo alguém que lê a palavra de deus
de maneira superficial ela lê na bíblia
está escrito não matarás e ela pensou no
mato
estou bem sou crente li a bíblia mas ela
não considera muitas vezes o que está
escrito no novo testamento onde a bíblia
nos diz que aquele que odeia os irmão já
é um assassino
então ela tem começará a pensar um pouco
com um pouco mais de profundidade como
que essa palavra se aplica de fato não
matará só quem não mata fisicamente mas
será que estou odiando alguém odiando
meu irmão tendo raiva
será que estou fazendo isso porque isso
já estou quebrando o mandamento isso é
acreditar na palavra isso é você entrar
com profundidade o que significa pra mim
como que isso muda minha vida
o importante da bíblia os irmãos da
palavra de deus é que ela faça diferença
em nossas vidas
se nós temos a bíblia apenas como um
livro míssil que nós abrimos a bíblia
colocamos na sala aberta em algum texto
e achamos que aquilo abençoou a nossa
vida estamos redondamente enganados ou
como um livro que nós apenas lemos e
achamos que apenas a leitura sistemática
é fazer uma diferença não é a bíblia faz
diferença quando nós compreendemos
meditamos e buscamos segui lá de dia e
de noite fazemos isso
feliz é um homem que faz isso porque
quando lê a palavra de deus o está
influenciando e não o mundo não o
pecador não está
vencedor não aquela pessoa que zomba
você está sendo influenciado por deus
por isso que esse homem feliz e ele
segue essa palavra e e e o texto
continua nos diz que o homem que é
guiado por essa palavra que é feliz
porque ele essa palavra
ele é feliz também porque ele será bem
sucedido em tudo o que realizar porque o
homem que lê a palavra de deus dia e
noite feliz porque este homem é feliz em
tudo que realizar essa é bem sucedido
que faz
veja o versículo 3 ele é como a árvore
plantada junto à corrente de água que no
devido tempo dá o seu fruto e cuja
folhagem não puxa e tudo quanto ele faz
será bem sucedido mesmo imagine uma
árvore grande omar vary frondosa uma
árvore forte
essa é a imagem colocada pelo salmista
ele nos diz que nós ou aqueles que
buscam a leitura da palavra de deus é a
meditação essa palavra dia e noite são
como essa árvore uma árvore que é forte
e é plantar na junta correntes de águas
e correntes de águas essa idéia de algo
abundante de muitas águas muitas
correntes
talvez a idéia do salmista aqui pensando
no ali onde estava situado onde estes ao
minha palavra com a escrita é possível
que ele tivesse em mente canais de
irrigação
muitas plantas naquela naquela região
ficam dependendo muito de quando vai
chover quando que vai ter um pouquinho
de chuva porque é um local muito artigo
então havia um modo de trazer a água
para aquelas plantas sem depender das
chuvas que vinham aqui e acolá e este
imóvel através de algum sistema de
irrigação então pequenos canos que
levavam as águas pra essas árvores e o
salmista diz o seguinte olha aquele que
me tornei do senhor de dia e de noite é
com uma árvore que está plantada junto a
esse sistema de irrigação porque ele tem
água o tempo todo
ele não depende de uma hora ou outra que
vai chover da situação mas ele está
sempre sendo alimentado por essa água e
os irmãos que tem planta em casa sabem
como é rápido para uma planta que não
têm água puxar e morrer é muito rápido
eu que me casei há pouco tempo comecei a
ter que cuidar de plantas mas eu não
cuido minha esposa corrida mas quando eu
esqueço e e quando talvez ela esquece
também nós vemos a planta no shopping e
rapidamente
nós chegamos aqui em são paulo também o
tempo de seca como é difícil passarmos
um tempo sem água
imagine uma planta sem água logo começa
a murchar
assim também é a nossa vida com deus
quando nós não estamos recebendo esta
água este alimento que vem da palavra de
deus quando nós não estamos buscando
este alimento que vem da palavra de deus
essa força que vem dali que é através do
conhecimento através do poder de deus
também operando em nossas vidas
então nós ficamos fracos e nós não mais
parecemos como esta árvore frondosa e
forte que está ali
nessas águas mas nós parecemos como o
que ele fala depois que aquela palha
seca lançada aumento
meus irmãos a palavra nos diz que nós
temos de ler a palavra dele a bíblia
editar nela porque é assim que nós
recebemos essa alimentação que vem dele
alimentação que vem da palavra dele e
alimentação que vem também do poder dele
mas o que significa exatamente que nós
tudo que nós fizemos será bem sucedido
significa que nossa vida será um mar de
rosas e isso nós sabemos que não há
palavra de deus deixa muito claro muitas
pessoas crentes muitos irmãos que
seguiram a cristo com toda a sua fé com
toda a sua força em toda sua vida
terminaram em uma vida humilde pobre
muitas vezes cassados pelos inimigos da
cruz não é um mar de rosas
significa que nossa vida
será cheia de riquezas muito menos o
próprio cristo não foi culpa nossa
nossa bíblia nos mostra que muitos
cristãos também passaram a vida e
humildade não é isso que nós devemos
esperar a ao ler a bíblia a palavra de
deus e meditar nela ao sermos essas
árvores frondosa
mas o que nós devemos esperar é que nós
façamos as coisas da maneira correta e
isso traz benefícios para a nossa vida
isso traz benefícios para nossa vida
será bem sucedido aqui nesse texto o
verbo da idéia de que o que aquela
pessoa está fazendo isso vai gerar essa
essa e sucesso a pessoa está fazendo
aquilo que vai trazer o sucesso porque
meus muita gente reclama que na vida
tudo errado
reclama que na vida tudo dá errado diz
que o emprego vai mal que o dinheiro não
vem que a família está em pedaços que os
filhos estão desrespeitando que a mulher
já está cheia que o marido não aguenta
mais que a igreja só da confusão que os
amigos só leva o caminho errado e essa
pessoa diz tudo dá errado na minha vida
e aí começa a se perguntar se é crente
ora será que é maldição hereditária
será que eu estou em algum pecado
espiritual será que alguém fez isso
contra mim
aqueles mais místicos será que o olho
gordo será que alguém fez algum trabalho
contra mim será que o diabo também
perseguindo
será que deus está pesando a mão na
minha vida quando as coisas vão mal
nós tendemos a procurar desculpas o que
está acontecendo mas via de regra na
grande maioria das vezes a grande culpa
por tudo der errado pelas coisas irem
mal está em nós a grande culpa está em
nós mesmos no diabo não no fulano nem
sicrano não é a culpa disso tudo está em
nós porque nós não seguimos a palavra de
deus corretamente
não seguimos a bíblia como
deve ser seguida de ver um exemplo
as pessoas reclamam minha família não
está indo bem e aí a gente pode
perguntar pra ela você está tratando a
sua mulher como o vaso mais fino
conforme a palavra diz que se você não
estiver talvez aí esteja o problema com
ela você está amando sua esposa a ponto
de dar a sua própria vida por ela
você está dando pra ela o que a palavra
diz você está respeitando o seu marido
você está sendo submetida a uma bíblia
ordena você está educando seus filhos
você está disciplinando os seus filhos
você está ensinando no caminho que ele
deve andar você não está irritando os
seus filhos como disse também em fezes
você está seguindo a palavra porque se
não estiver está aí a razão está indo
errado e está indo mal a sua vida você
mente ao seu cônjuge e fezes disse que
não devemos sentir você o trata mal com
falta de respeito você cobiça a mulher
de outro tudo isso meus irmãos mostra
que a pessoa não segue a bíblia como
deveria e porque não segue a bíblia a
sua vida vai mal porque não segue a
palavra sua vida vai mal
muitos dizem as finanças não vão bem e
se esquecem que devem trabalhar como se
estivessem trabalhando ao senhor que
devem dar o melhor no trabalho
independentemente do chefe que tem que
devem gastar o dinheiro de maneira
sóbria sem desperdiçar de maneira sóbria
sem querer demais
esquecem o que a bíblia diz a orientação
que ela dá muitos dizem que a vida
espiritual está terrível e aí se
esquecem de que tem que olhar sem cessar
esquecem de que tem que confiar em deus
que tem que acreditar na palavra de dia
e de noite que tem que ser fiel a deus
que tem que buscar a deus com toda sua
força do seu entendimento os irmãos
nossa vida vai mal
via de regra porque nós não seguimos a
palavra que deus deixou pra gente porque
nós não seguimos a palavra de deus
da quantas vezes você meu irmão quando
alguma coisa deu errado na tua vida ao
invés de começar a reclamar ou buscar
soluções aqui e acolá você e se sentou
por o adeus e buscou na palavra o que eu
tenho que fazer o que a bíblia diz que
eu tenho de fazer nessa situação
qual é o nosso primeiro socorro muitas
vezes não é esse
a bíblia fica geralmente alien última
situação é a última coisa que nós
buscamos a oração olha de vez em quando
aí meu deus é o máximo que nós fazemos
mas nós temos de ter a bíblia com o
primeira fonte de informação primeira
fonte de instrução para alegria pra
guiar a nossa vida é uma pessoa que
gosta muito de manuais é estranho eu sei
mas eu gosto de manual quando eu compro
alguma coisa leia o manual para saber
como funciona
e aí eu olhei aquilo e faço a coisa
funcionou e na minha vida as pessoas
sabem disso então quando alguma coisa dá
errado em alguma situação elas falam
comigo
gabriel tem como você me ajudar aqui
minha esposa time porque ela sabe que é
verdade
você pode me ajudar a resolver isso aqui
consertar esse telefone consertar o
laptop consertar isso aqui e aí a pessoa
acha que eu sou um gênio mas tudo o que
eu sou é é uma pessoa que gosta de ler o
manual porque eu sei como funciona
aquela coisa que eu leio entendo eu não
me arrisco a mexer em alguma coisa
principalmente se é muito complexa sem
começar entendendo como funciona nossa
vida é assim meus irmãos é algo muito
complexo
nossa vida é algo dificílimo de ser
vivido
mas nós temos algo como que o manual
como que instruções para nos ajudar a
viver essa vida e é isso o que é a
bíblia deus nos deixa princípios nos
deixa orientações nos deixa é este este
guia para nos ajudar a viver nossa vida
quando nós abrimos mão deste manual que
nos deixa neste guia que deus nos deixa
nós estamos abrindo mão do entendimento
de como que nós temos
a vida a bíblia foi deixada por deus que
é o nosso criador para nos ensinar a
viver a vida
quando nós não a lemos nós não sabemos
como fazer nós não entendemos que o que
então acontece nós vamos com olhos
fechados está tentando buscando fazer o
que é correto aos nossos olhos
buscando a orientação e informação e
outras coisas televisão livros de auto
ajuda e por aí vai
e aí o que é correto o que pode ser
feito que realmente muda a que realmente
traz algo de bom pra tua vida que está
na bíblia você deixa de lado meus irmãos
não corram esse risco não corram o risco
de ver uma vida errada que vai resultar
em algo ruim só porque você não quer ler
o manual que deus deixou nem a bíblia
leia a bíblia medite na palavra de deus
e você será feliz em tudo que você
realizar no sentido de que você vai
fazer corretamente e o que é feito
corretamente tem um final o correto
de acordo com a palavra de deus o homem
que lê a bíblia que é guiado pela
palavra de deus ele é muito feliz porque
tudo o que ele faz é bem sucedido mas
mais do que isso e ainda mais importante
e melhor
um homem que lembra que mesmo na palavra
de deus de dia e de noite
este homem é muito feliz principalmente
porque ele é salvo por jesus porque ele
é salvo por jesus
vejo versículo 4 os irmãos copa até os 6
diz assim os ímpios não são assim
são porém como a palha não só como a
árvore só com uma palha que o vento
dispersa por isso os perversos não
prevalecerão no juízo nem os pecadores
na congregação dos justos pois o senhor
conhece o caminho dos justos
mas o caminho dos ímpios perecerá
meus irmãos é colocado aqui uma
contraposição de imagens
primeiro o salmista fala a respeito
daquele que medita na lei do senhor que
não anda segundo o conselho dos ímpios
se assenta e detém essa pessoa é feliz e
ela é como uma árvore forte e frondosa
alimentado o tempo todo pela palavra de
deus e pelo poder de deus na vida dele
este é aquele que medita na lei do
senhor e ele coloca de outro lado aquele
que não medita aquele que não segue a
bíblia que não segue a palavra e esse
alguém não é com mármore mas é como
falha
olha a diferença daquela árvore que é
firme forte e gera frutos bons para
aquele que é falha que bate o vento e
leva e dispersa meu irmão existe mais do
que apenas essa simbologia que da palha
por ser mais fraca
muita gente olha essa
esse texto ou ver a bíblia e diz que
olha eu vejo muita muitas pessoas que
não são crentes que não lêem a bíblia
que não seguem a palavra que não são
tementes a deus mas que têm uma vida
muito melhor que a minha que tem muito
mais sucesso do que eu que tem muito
mais sucesso no trabalho nos
relacionamentos é nas finanças
essa pessoa parece que está muito melhor
do que eu e eu aqui seguindo a palavra
essas coisas não vêm
é possível que muitos digam isso e de
fato nesse mundo muitas vezes nós
veremos algumas pessoas que parecem como
árvores que parecem fortes como árvores
mas se nós abrimos ali no salmo 37
versículo 35 a 36
o salmista fala assim eu vi um ímpio
prepotente a expandir-se qual cedro do
líbano a crescer como se fosse uma
árvore grande
passei e esse que desaparecerá
procurei já não foi encontrado
a bíblia diz o seguinte aquelas pessoas
que muitas vezes índias
parecem estar tendo uma vida bem
sucedida parecem uma árvore frondosa uma
árvore que se alimenta e cresce com
força essas pessoas
depois de pouco tempo não são mais assim
eu passo e ela logo não está mais ali
mesmo mas uma hora ou outra os índios
que não seguem a palavra de deus que não
buscam a deus mas tem uma vida bem
sucedida
uma hora ou outra o julgamento vem nesta
vida ou na próxima
nós estamos passando agora com o momento
conturbado na política do brasil e
muitas pessoas que durante muito tempo
olhávamos e pensávamos
olha é bem sucedido está ali governando
bem sucedido fazendo coisas boas todos
todos olham com bons olhos bem sucedido
e aí
pouco tempo depois as coisas começam a
aparecer
o qs o que esses índios fazem começam a
aparecer
e aí vem a justiça eo julgamento
muitos destes políticos corruptos estão
sendo presos levados por que chegou a
hora a hora de pagar pelo que fizeram
mas também é certo que muitas pessoas
vão fazer muita coisa errada vão ter uma
vida totalmente desregrada contra a
vontade de deus em afronta a deus e vão
continuar aparecendo ótimos nessa vida
mas só nessa vida porque quando chega no
momento do julgamento final
então não há mais a deus não deixa mais
este tempo passar e não permite mais que
esta pessoa engane outros fazendo como
que se estivesse bem
se estivesse lá em cima eu falo a
respeito disso a respeito de condenação
porque é isso que o texto fala o texto
nos diz que aqueles que são índios
aqueles que são os jogadores aqueles que
são os pecadores que não seguem a bíblia
que não seguem a palavra de deus são
como palha que o vento dispersa e isso
vem de uma imagem uma imagem da
agricultura não sei quantos já viram já
puderam presenciar ou sabem como
funciona mas quando você
uma plantação e você tem os grãos você
deve de alguma forma separar o grão da
palha
talvez batendo chacoalhando várias
formas e o que era muito comum nesse
tempo era usa o vento pra separar o grão
da palha porque a falha é uma coisa leve
programa coisa pesada o que eles faziam
pegavam tudo e jogavam ao vento
o grão caía ficava no chão ea palha
voavam e aí você separava o que era bom
do que era ruim ea palha que era algo
ruim que não era usado pra nada
o que acontecia com essa falha ela era
queimada e para aquelas pessoas que
leram esse texto a primeira vez eu
imagino que isso tenha ficado muito
claro quando o salmista fala que eles
são como palha eles pensaram então
destino deles é ser queimado
o destino deles é o fim é a perdição é
desaparecer
isso nos lembra de um texto novo
testamento
mateus capítulo 3 versículo 11 a 12
jesus mateus o seguinte escreve o
seguinte eu os batizo com água para o
arrependimento falou a respeito joão
batista mas aquele que vem depois de mim
é mais poderoso do que eu
falando sobre jesus cuja sandálias não
sou digno de levar ele vos batizará com
o espírito santo e com fogo
isso é jesus versículo 12 a sua pá
ele tem na mão ele parar completamente a
sua ira recolherá o seu trigo no celeiro
mas queimar a palha em fogo
inextinguível meus irmãos a bíblia deixa
muito claro a palha do samu é o ímpio e
este índio que não busca a deus que não
segue a palavra de deus que não se
importa com as coisas de deus que não
medita nela de dia de noite extinto ué
como essa palha que será queimada em
fogo e neste incrível
isso fica claro também no salmon
no finalzinho versículo 5 e 6 por isso
os perversos não prevalecerão no juízo
nem os pecadores na congregação dos
justos pois o senhor conhece o caminho
dos justos
mas o caminho dos ímpios oferecerá o
caminho dos índios ofereceu aquele que
segue a palavra é como a árvore o que
não segue é como a palha que o vento
dispersa e logo após isso é quem manda
em meus irmãos veja que o texto foca na
palavra de deus como fica muito claro na
bíblia
quem medita na bíblia será bem sucedido
quem medita na bíblia será salvo em
jesus joão 539 fala assim é jesus
falando examinar mais as escrituras
porque julgar esther nela a vida eterna
e são elas mesmas de testificam a
respeito de mim
jesus diz vocês lêem a bíblia nos
discípulos dos apóstolos
vocês estão buscando nela vida eterna e
esta mesma bíblia que fala a respeito de
mim
a bíblia meus irmãos de gênesis ao
apocalipse fala sobre jesus desde o
início quando no é nos dito que viria um
descendente que nasceria da mulher
esmagaria a cabeça da serpente aquele
jesus nos fala de jesus até apocalipse
onde jesus vem com força para terminar
todas as coisas julgar os vivos e os
mortos
a bíblia fala a respeito de jesus do
começo ao fim é o que ela deste fica e
quando uma pessoa lê a bíblia medita de
dia de noite ela inevitavelmente tocada
pelo espírito santo vai se chegar a
jesus
é por isso que aquela pessoa que lê a
bíblia medita é feliz principalmente por
isso porque lendo a bíblia a palavra de
deus compreendendo que ela diz
ele vai encontrar o caminho verdadeiro
para a salvação e este caminho é jesus
jesus é o caminho que nos leva a vida ea
bíblia nos teste fica a respeito dele
e se pensarmos bem meus irmãos
de nós conseguimos realmente seguir a
vida perfeitamente
quantos de nós conseguimos realmente não
ouvimos os conselhos maus não nos
assentarmos com escarnecedores muitas
vezes não nos deteremos no caminho dos
pecadores muitas vezes
muitas vezes fazemos isso muitas vezes
nos perdemos caímos pecamos fazemos o
que é errado essa nossa condição humana
e nós fazemos muitas vezes isso a
pergunta então e aí você
sendo assim tão falho vai ser salvo
será que você não vai ser como a palha
será que você está buscando o suficiente
e aí nós lembramos do que é a graça de
jesus
meus irmãos o único que realmente
conseguiu seguir isso perfeitamente foi
jesus une conseguiu perfeitamente não se
assentar com aqueles espectadores não
não se deter no caminho dos pecadores
não ouvir o conselho destes ímpios une
conseguiu ver uma vida perfeitamente de
acordo com a bíblia com a palavra de
deus em perfeita a obediência a deus pai
foi jesus jesus cumpriu isso
perfeitamente
e é justamente por que ele fez isso que
nós hoje podemos ter a esperança não
temos palha de não sermos lançados ao
fogo mas dissemos essa árvore frondosa
porque lendo a bíblia esta palavra nos
leva a jesus e quando chegamos a jesus
nós nos colocamos nos passos dele
nós nos colocamos no lugar de cristo
como um cristão e podemos desfrutar dos
méritos dele do que ele conquistou na
sua vida e na sua morte quando nós lemos
a bíblia e nós chegamos até cristo
então nós podemos crer com o coração
aceitar com o coração e dizer com os
nossos lábios
jesus cristo é o senhor porque ele viveu
perfeitamente por que ele morreu à morte
que eu deveria morrer eu hoje possa ser
salvo
eu hoje posso ser como
a árvore que vai durar e permanecer e
não como a palha que é lançada ao vento
e depois queimada e lançado na perdição
por conta de cristo e é nele que deve
estar à nossa fé última no senhor jesus
com isso meus irmãos eu pergunto a todos
vocês o que tem guiado a sua vida o que
tem guiado que têm influenciado a sua
vida será que são as influências do
mundo o mundo a carne satanás as pessoas
as más influências a televisão o que tem
influenciado a tua vida é isso ou é deus
através da bíblia nas mãos
se não for deus reveja pense bem
pense bem como que você quer viver a sua
vida como árvore frondosa ou como palha
e o fim da palha você já sabe com ele
pergunta também se você quer ser bem
sucedido você quer ser feliz falamos da
felicidade no início à busca da
felicidade a felicidade vem com a
leitura da palavra quer ser feliz quer
de fato essa felicidade
busque a na bíblia usc na palavra porque
a bíblia nos traz essa felicidade
deus nos traz essa felicidade muitas
vezes por um breve tempo contra o
estados mas ainda assim felizes
olhando pra frente sabendo que mais pra
frente no futuro estaremos com deus
felizes totalmente felizes com o nosso
senhor
eu pergunto também meus irmãos que
frutos
você tem gerado aquele que lê a bíblia e
medita nela de noite é com mármore que
não puxa e gera bons frutos
se você não tem gerado frutos e pensa
que é uma árvore frondosa talvez seja o
motivo também de retenção e começar a
considerar
porque será que não todos os frutos que
eu deveria dar porque será que minha
vida não é como deveria ser então a
reconsiderar a sua vida talvez você não
esteja buscando a deus ea palavra dele
como deveria
os irmãos confiem na bíblia saibam que
ela tem respostas saibam que ela nos
leva a jesus saibam que ela pode mudar a
nossa vida com a intervenção é claro no
espírito santo e por fim eu conclamo os
irmãos a vocês como igreja com pessoas
que conhecem a bíblia que conhecem a
jesus que conhecem a deus prega essa
palavra prega o evangelho prega a bíblia
tanto as pessoas estão realmente
perdidas
tateando sem um manual buscando fazer o
que é certo aos olhos dela
buscando alguma salvação sabendo que ou
com dúvidas do que vai acontecer daqui
pra frente
meus irmãos a fé vem pelo ouvir e ouvir
a palavra mas como ouviram se não há
quem pregue e como pregaram se não a
quem vi meus irmãos
jesus disse ide por todo mundo vocês
foram enviados
peguem a palavra levem esta boa nova
aqueles que não a têm e assim ouvindo
essas pessoas poderão reconstruir as
suas vidas e aceitar a cristo aceitar a
deus e viver uma vida que agrada ele tem
uma vida que é boa pra eles também
tenham misericórdia dessas pessoas e se
esforcem isso que deus nos abençoe e
abençoe a sua palavra e nos ajude a
compreendê la e aplicá lo em nossas
vidas