Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Culto 24/03/2016 – A importância das Obras

Culto 24/03/2016 – A importância das Obras


Fonte: Bíblia Freestyle

Legendas automáticas:

E aí
o Olá amigos do projeto
discrepantes.com.br estamos aqui mais
uma semana reunidos online né dessa vez
a sexta-feira muita gente perguntou
assim para o problema técnico que houve
durante essa semana para ter que mudar
de dia foi a sua saída ao show do Iron
Maiden né Mais ou menos na verdade eu
marquei tocar um pouco na minha agenda e
eu não percebi que eu não teria
disponível nesta terça por conta de eu
ter ganhado obviamente os ingressos para
o show e na semana que vem também que eu
vou fazer uma viagem família né então
tivemos que mudar a data do Lance eu não
poderia fazer remotamente não poderia
ter feito lá de Brasília mesmo nesta
terça ou na semana que vem na onde eu
vou estar né O problema é que a
iluminação todo equipamento que a gente
tem aqui de ficar bem complicado da
gente conseguir
transportar para fazer essa parada de
outro lugar então por conta disso
resolvemos mudar o dia apenas nessas
duas semanas depois voltamos normalmente
as terças-feiras bom então nessa semana
nós estamos fazendo na quinta-feira e na
semana que vem o nosso culto será na
sexta-feira tá aí já na semana seguinte
Voltaremos para a terça tá bom Um abraço
a todos aqueles que estão chegando pela
primeira vez com certeza vai ter muita
gente nova aí até pela questão da
mudança de dia né Tem muita gente que às
vezes tem dificuldade com as datas que a
gente trabalha de terça né E às vezes
uma véspera de feriado esse pessoal tá
de bobeira por aí tô vendo Shake aqui
super animado um monte de gente enchendo
de perguntas sobre o tema que nós vamos
trabalhar essa semana antes de entrar no
teu quero relembrar a todos né E falar
aqueles que estão chegando sobre aquilo
que a nossa proposta como o grupo Online
Igreja online que se reúne através dos
vídeos que tem transmissão semanal e
através do grupo do Facebook hoje de
fato a oportunidade da gente cuidar uns
dos outros da gente falar sobre as
nossas lutas as nossas dores pedimos
oração compartilhar os recursos E tantas
outras coisas e é grupo no Facebook é a
nossa proposta é ser uma igreja online
para aqueles que não têm encontrado
igreja e também é um grupo que pode
tentar trabalhar as coisas com pouco
mais de coerência um pouco mais de
desafio para essa realidade da vida
online que querendo ou não faz parte
desta geração a geração na qual nós
estamos a inseridos né então muita gente
que tem procurado por uma palavra
desafiadora tem feitos parte disso que
nós entendemos que é o projeto de
escrever né nossos canais de comunicação
oficial apenas o site descrente. Com.br
estamos reformulando o site porque no
dia 8 o senhor me engano deixa olhar a
agenda aqui direitinho dia oito de Abril
eu estarei no programa Na rit né na rit
lembra que eu foi uns dois anos atrás
falar sobre a Bíblia freestyle então
estarei lá agora falando sobre o projeto
de crentes Olha que legal eu estarei na
Ritchie e a gente quer chegar lá Jaque
tudo afiadinho site novo fazendo com o
jeans todos que o pessoal cadastrou na
época nós temos 1.500 pessoas
cadastradas nos projetos estejam
funcionando tem uma área própria para
testemunhos tem uma área própria para
pedido de oração já com ser amento tudo
com privacidade e ao mesmo tempo a gente
possa melhorar a interatividade entre
nós beleza bom muito bom tá com vocês
mais uma vez o tema dessa semana é a
importância das obras essa questão das
obras é uma temática muito complicada de
trabalhar porque no geral os evangélicos
se dividem em dois grupos né aqueles que
acabam achando que as obras são as
coisas mais importantes que existem na
caminhada de um cristão e aqueles que
criam uma fé que às vezes se torna tão
teórica mas estão teórica cujas obras
são irrelevantes E aí então quando você
entra nessa questão de obras você mexe
Ali no
lugar complicado né você mexe no lugar
que dói e muita gente Mas é isso mesmo
vamos lá Hoje vamos falar sobre aquilo
que que a palavra de Deus diz para nós a
respeito das obras né Beleza bom toda
vez que eu vou falar sobre essa questão
eu tenho sem Prefeito uma meditação a
respeito de como a narrativa do
Evangelho se apresenta para nós muita
gente às vezes quer entender Deus a
partir da teologia produzida em cima da
escritura e acaba desprezando que até
mesmo a forma pela qual a escritura se
apresenta traz a nossa algumas lógicas
que a sistematização desse ensino é não
percebe não percebe porque porque a
tentativa de sistematizar o ensino da
escritura para gerar teorias para gerar
é dogmas para gerar doutrinas isso tudo
acaba muitas vezes atropelando
distanciando as pessoas da simplicidade
da apresentação do texto e deu quando
você olha os Evangelhos você vê nos
Evangelhos muito a prática de Jesus do
que propriamente sobre a teoria você não
vê um Jesus que está preocupado com as
motivações que querendo ou não são a
grande razão das brigas que ocorrem
principalmente na internet né entre os
grupos Pentecostais os grupos é formados
os grupos tradicionais os grupos
liberais e por aí vai né esse pessoal tá
brigando por conta de que porque eles
querem colocar Deus dentro daquilo que
eles entendem que a maneira pela qual
Deus está habilitado a gira fazer e que
também determinaria como que o cristão
deve agir dentro da sua vida dentro da
sua maneira de proceder aqueles que não
se encaixam dentro desses padrões
obviamente eles vão jogando fora é bom
olhar que se a gente considerasse que se
o mesmo crivo que Jesus aplica para os
religiosos de sua época fosse aplicado
para os religiosos nós nos nossos dias a
grande verdade é que o próprio Eu queria
um rejeitado da nossa religião cristã
protestante evangélica reformada
Pentecostal nome que você quiser por quê
Porque Jesus andava com gente que às
vezes é exatamente
o oposto daquilo que são as virtudes que
nós proclamamos em nós mesmos e não as
virtudes que deveríamos estar
proclamando que são as virtudes de Deus
né que devem se manifestar em nossa em
favor do outro bom voltando na questão
da narrativa do Evangelho a narrativa do
Evangelho é extremamente simples e eu
separei alguns desses aqui para que a
gente Perceba o como Cristo não está
preocupado com essa sistematização do
conhecimento Cristo insiste na ideia de
que ele não veio ao mundo para trazer
uma nova teologia no sentido de um novo
ensino mas sim de uma nova percepção a
respeito do velho ensino daquilo que
todo o antigo testamento vinha apontando
para que combinasse na sua presença na
Encarnação do d e em favor dos homens né
então Jesus lá em Mateus Capítulo 23
versus três quando fala sobre as
práticas dos religiosos diz assim ó
todas as coisas pois que vos disserem né
os fariseus uns Os Caras todos aqui você
tava na mesa que disserem que observeis
observar áreas e fazendas mas não
procedais em conformidade com as suas
obras porque eles dizem e não fazem
Então olha só Jesus na narrativa do
Evangelho é aquele que diz assim aquilo
que dizem ser uma vida de devoção a Deus
de fato é o problema está na atitude
daqueles que dizem ser Devotos de Deus E
na verdade querem escravizar as outras
pessoas o as suas doutrinas com aquilo
que constrói em cima da simplicidade das
palavras de Deus para o homem então
cuidado com essas pessoas porque eles
querem dominar a sua vida mas as obras
dessas pessoas e nem sempre são as obras
que verdadeiramente tem a ver com aquilo
que a vontade de Deus e outro texto né
que é Mateus capítulo 5 verso 18 onde
Jesus diz assim em verdade vos digo que
até que o céu EA Terra passem nem um
jota ou um til jamais passará da Lei sem
que tudo seja cumprido Cristo não vem
para revogar a lei Mas para cumpri-la
através do ensino da Graça que é sede o
cumprimento da lei pela aplicação do
amor do amor e da Misericórdia Então o
que nós precisamos perceber é que o
evangelho de Jesus embora ele é
endossado por tudo aquilo que temos no
antigo testamento E como tem lei como
tem mandamento como tem fundamentação
fundamentação teórica como tem escrito
rabínico como tem coisas que estão fora
da escritura tradição dos judeus Como
que tem um monte de coisa para gente
considerar aí né a prática daquilo que
era o povo de Israel as transmissões com
toda essa bagagem Jesus pega e fala
assim olha eu quero ensinar o caminho de
simplicidade e ao falar desse caminho
simplicidade ele não usa palavras
bonitas que vão fazer com que seja
gerada uma doutrina uma nova doutrina
mas ele diz assim a simplicidade tudo
aquilo que que na verdade é inscrito já
nos trouxe basta o que nós precisamos é
de um olhar de misericórdia e de amor
entendendo que Deus resolveu então agora
é
geraram as condições através de Cristo
para que a gente pudesse ser alcançado
por sua bondade por sua graça né E então
entendendo isso devemos mudar a nossa
maneira de viver como nós vamos mudar a
vamos entrar agora gerar uma nova lista
novos mandamentos novas coisas que
podemos ou não podemos fazer Quais são
as obras que agradam a Deus são as
mesmas obras são as velhas coisas são
tudo aquilo que escritor sempre falou
Para gente só que agora com uma
motivação diferente a motivação ela é
o coração muito mais por aquilo que nos
inspiramos em vemos Jesus em ação do que
propriamente por palavras teóricas que
os homens constroem onde falam a
respeito daquilo que Cristo PIS daquilo
que Cristo pensou naquilo que Cristo na
verdade estava questionando e a gente
acaba ficando sempre nesse campo das
ideias e nunca chega no campo das
práticas né bom a construção da teologia
querendo ou não ela é a sistematização
do conhecimento de Deus né E ela é
baseada no modelo filosófico a gente vê
Santo Agostinho dos primeiros a pegar
então essa ideia do conhecimento
teológico e tentar traduzir ele num
pensamento filosófico no pensamento
filosófico né tanto que a gente pode
dizer que a teologia seria a filosofia
da religião não é a maneira pela qual
nós entendemos o Deus o Divino agora
qual que é a crise da construção da
teologia a crise da construção é que
muitas vezes ela vai por alguns às vezes
né que infelizmente não são
muito úteis para a prática da vida das
pessoas eu não estou desprezando
conhecimento teológico eu entendo que
todas as perguntas que são feitas é São
perguntas que acabam surgindo em
determinado momento na vida de algumas
pessoas mas infelizmente quando você
começa a ter uma experiência com Deus a
partir da teologia e não da simplicidade
da vida de Cristo você acaba gastando
tempo demais com uma teoria que não tem
o poder de mudar a sua vida o que tem o
poder de mudar a sua vida é a
simplicidade do Evangelho é a maneira
pela qual Cristo viveu e que agora somos
chamados para viver também né Então a
nossa teologia se tornou a teorização
das motivações nós queremos saber o
porque Jesus batizou é o porquê que na
verdade era tantos litros da água o
porquê que ele pegou o vinho e se era
vinho mesmos entendeu quanto vinho era
se era uma vez por semana que ele tomou
seu com seu discípulo se era toda vez
que ele sentava na mesa
então a gente fica olhando motivações
tentando discernir motivações e perdemos
a simplicidade daquilo que o exemplo
Deixado Para nós se fosse importante
esse debate a respeito daquilo que
Cristo fez no sentido dessas minúcias
que a teologia acaba buscando obviamente
Jesus teria sido muito claro ele teria
dito assim olha eu estou aqui para dizer
para vocês que na verdade estão todos os
predestinados mesmo então Não se
preocupem aliás eu não sei nem porque
que eu tô aqui pregando pra vocês né ou
então tipo assim olha não existe nada de
predestinação se alguém venha falando
isso daí fuja dessa parada Então você
percebe como Jesus não amarra essas
questões Por que fazemos questão de
amarrar esses pontos e por que que Ao
fazermos isso acabamos entrando em
conflito com a simplicidade o velho que
é um homem que entende o amor EA
misericórdia de Deus em seu favor e que
agora se move na direção dos outros
porque porque confundimos tudo isso né
então nós transformamos é a Praxis você
já pratica do evangelho que era algo
muito normal na vida do Cristão ali
naquela Igreja Primitiva ou seja ele via
a maneira dos discípulos de Jesus
viverem eles viam o testemunho de Jesus
aquilo que Jesus fez e aquilo que os
seus discípulos então fizeram e baseado
naquilo então eles tinham um dia para
entenderem como eles deveriam viver até
mesmo a compilação da escritura é algo
que demora alguns séculos para ser feito
e então a tradição tinha um peso muito
grande Só que essa tradição ela não
tinha esse viés de amarrar as coisas
tanto não tem que a gente encontra na
história o apóstolo Paulo o apóstolo
Paulo ele não vem para honrar a tradição
a lógica construída até então net tá
toda definida tá tudo certinho mas ele
vem de um chamado especial obviamente de
uma maneira
exclusiva né Cristo aparece para ele ali
ressurreto ele vive aquela experiência e
então ele se torna aquele que querendo
ou não escreve a maior parte do novo
testamento né ele escreve um monte de
cartas que são colocadas para nós agora
dentro de uma densidade de conhecimento
muito maior do que aquela simplicidade
do Evangelho Qual que é o problema da
construção da teologia quando a gente
tenta falar da prática Cristã né dessa
necessidade de saindo da teoria quando
nós chegamos nas cartas de Paulo o
problema é o seguinte nós Muitas vezes
confundimos
os objetivos pelos quais Paulo escreveu
as suas cartas E acabamos fazendo das
cartas Paulinas
ferramentas de construção doutrinárias
que podem se tornar per e eu não estou
desprezando nenhuma parte da escritura e
muito menos dizendo tem alguma parte
dela não seja a palavra de Deus mas o
que eu estou dizendo é que se temos que
colocar em uma balança aquilo que são as
palavras e os exemplos de Jesus e aquilo
que é a nossa teologia construída em
cima das cartas Paulinas
precisamos encontrar um equilíbrio
perfeito onde as palavras de Jesus
sempre tem o maior peso mas que ao mesmo
tempo não entra em contradição com o
ensino Paulino nós precisamos de
coerência ao fazermos isso porque porque
se olharmos apenas para o exemplo de
Jesus o nosso evangelho fica dissociado
de um modelo de igreja prático mas se
olhamos para o modelo da Igreja
Primitiva que querendo ou não nas cartas
escritas por Paulo é descrito até com
uma riqueza de detalhes interessante nós
focamos tanto nessa teorização que Paulo
constrói em cima dos problemas que a
igreja apresentou no primeiro momento
E esquecemos da simplicidade do
Evangelho de Jesus olha que tamanho
paradoxo né as cartas de Paulo não são
cartas normativas por isso a construção
doutrinária em cima das cartas Paulinas
pode se tornar algo extremamente
perigoso Paulo não escreve uma carta
para dizer coisas como Jesus fez como é
como os Evangelhos foram escritos para
contar a história a respeito daquilo que
Jesus fez Paulo escreveu cartas todas
elas destinados alguém então tem a carta
aos romanos e a carta aos Efésios tem a
carta é a sei lá para os Tessalonicenses
aos Filipenses em cada uma dessas cartas
Paulo Fala especificamente de problemas
locais que estão acontecendo nas igrejas
que se encontravam naquela região e
então Paulo a luz do Evangelho no
entendimento da simplicidade do ensino
de Cristo que ele possui e da densidade
daquilo que Deus a sua vida ele olha
para o problema e ele traz então uma
visão prática né fundamentada com
grandes argumentações Paulo querendo não
é o cara que acaba escrevendo mais
coisas teológicas do que qualquer um
novo testamento aí para nós mas ele
acaba argumentando fundamentando
constrangendo aqueles irmãos Para que se
voltem a simplicidade do Evangelho o
problema é que se você diz
contextualizar as as cartas Paulinas do
com do
momento em que ela foi escrito e com
objetivo para o Cola foi escrito e
tentar Trazer isso para nossa vida você
vai acabar amarrando
aquilo que seria o ensino Cristão numa
série doutrinária que infelizmente vai
se distanciar demais daquilo que são as
obras de Jesus a gente vai ficar
preocupado demais com a ordem do culto
Ali vai ficar preocupado demais com o
hino da igreja a gente vai ficar
preocupado demais com tanto de coisa e
vai dizer que se não for daquele jeito
então não é de Deus então Deus não se
agrada então não serve né e Jesus não
estava muito preocupado com esse daí
Jesus deixou com que os seus discípulos
pudessem experimentar da novidade na
construção agora nas liturgias dos
modelos e tudo mais e não ouvir essa
uniformidade de ideias entre eles desde
o princípio como muitos pensam né tanto
que a gente vê as pessoas
em muitas ocasiões os discípulos
debatendo entre si e a respeito do que
seria lista o primeiro Concílio é o
Concílio de Jerusalém é um Concílio a
respeito do que seria necessário que
aqueles que são
convertidos agora que não são judeus
deveriam obedecer os mandamentos ou não
né Então olha só não há uma uniformidade
de pensamento entre eles então por que
que a gente acaba é o partido para essa
linha onde a gente acha que tu tem que
ser a ferro e fogo e nós desprezamos a
simplicidade do evangelho que age e não
apenas do Evangelho cheio de doutrinas e
teorias que fica muito no campo
filosófico e pouco do campo prático aí a
gente chega no exemplo de Tiago né o
Thiago tem apelo à prática né você pega
a carta de Tiago a epístola de Tiago ela
esse chapéu a prática ela é um
constrangimento a tudo aquilo que acabou
sendo do gerado no entendimento dos
cristãos do primeiro século né com
relação a essa ideia da salvação pela
graça né mediante a fé é óbvio que a
salvação é pela graça ela é mediante a
fé que Deus fez tudo por nós que nós não
poderíamos ter feito nada para que nos
tornássemos agradáveis a Deus tudo isso
é verdade mas
Tiago faz um apelo aqui para nós para
que a nossa teoria de a coerência com o
modelo de vida de Jesus Jesus quando
veio ao o que que ele faz ele multiplica
os pães e peixes porque diz eu não vou
deixar esses caras ir embora eles
mandaram distâncias absurdas é passando
fome e se alguém passar mal pelo caminho
Esse é o ensino de Jesus né Jesus é
aquele que dizer vai lá dar tudo aos
pobres e me segue então Jesus tem uma
coerência na sua praia Jesus é aquele
que reparte o que tem leva os amigos
para casa ele não faz questão de viver
apenas do campo filosófico ele vive
principalmente no campo prático e aí a
gente vê Tiago Capítulo 2 verso 15 em
diante né Tiago diz assim e se o irmão
ou irmã estiverem nus e tiverem falta de
mantimento cotidiano e algum de vós lhes
disser ide em paz aqui em taipus de
fartar vos mas não libertes as coisas
necessárias para o corpo que proveito
terá daí assim também a fé se não tiver
obras é morta em si mesma né e por fim
ele completa mas dirá alguém tu tens a
fé e eu tenho as obras a minha a tua fé
sem as suas obras e eu te mostrarei a
minha fé pelas minhas obras então gente
é óbvio que não dá para gente dissociar
as duas coisas né A fé sem as obras é
morta porque nós fomos feitos para
andarmos por um caminho de boas obras as
obras não são para que nós Alcancemos a
Deus as obras são um dos maiores sinais
na vida de um cristão de que de fato ele
está sendo transformado pelo poder do
Espírito Santo à semelhança de quem
Jesus é então na simplicidade do
entendimento de qualquer questão essa
pessoa agora é movida em compaixão por
aqueles que estão ao seu redor é por
isso que uma pessoa que seja analfabeta
que dependa de que alguém Leia a Bíblia
para ela essa pessoa pode ter uma vida
com Deus genuína ela não depende da
densidade teológica para que ela tem uma
vida de coerência porque ela consegue na
simplicidade daquilo que entende daquilo
que ela vê que a vida de Jesus a
traduzir isso em obras para que Deus
seja visto na sua vida beleza encerramos
por aqui a parte teórica e vamos para as
perguntas tenho certeza que as perguntas
desse assunto vão doer bastante né Vamos
bater muito em algumas feridas aí
doutrinárias que querendo ou não às
vezes a gente tem medo de que trocar
beleza Vamos partir para as perguntas
vamos lá primeira pergunta Mário
Henrique pergunta como ser um cristão
eficiente nas obras e na fé sendo
existencialista apenas o suficiente para
a dose diária de problemas e não
extremar dores e dramas ao viver a
realidade né Olha nós precisamos desse
equilíbrio da fé e obras no sentido de
que a fé é o porquê fazemos e as obras é
o como fazemos Então esse equilíbrio ele
ele se dá quando a gente pega aquilo que
são as palavras de Jesus e trazemos para
nossa vida como verdades agora que são
fundamentais mais fundamentais do que
essas doutrinas que criamos é feito por
exemplo de como se dá a salvação ou Em
que momento que você recebe o espírito
santo entendeu essas coisas Jesus não
ficou preocupado explicar mas ele ficou
muito preocupado e explicar inclusive em
mais de uma ocasião quando ele disse que
a gente não deveria viver em ansiedade
que a gente não deveria se preocupar com
o dia de amanhã que a gente não deve de
se preocupar com as coisas de comer mas
que a gente deveria dedicar a nossa vida
à luta a busca por aqui o que é a
vontade a justiça de Deus e que quando a
gente cuidasse destas coisas Deus
cuidaria de nós aí Encontramos então o
equilíbrio para que a gente não sofra
demasiadamente nesse mundo
existencialista onde as pessoas querendo
ou não se anestesiam para as dores né
Para poderem viver o dia a dia porque se
você parar para pensar
e o que acontece é que não dá para você
nem levantar da cama de manhã porque
você não tem um bom motivo Você não tem
uma razão né então nós temos muitas
razões nós entendemos que Deus te moveu
na nossa direção e então por isso nós
temos que nos mover na direção dos
outros Como vamos fazer como vamos fazer
isso vamos traduzir então aquilo que a
nossa fé que Deus fez tudo isso por nós
fazendo isso pelas outras pessoas e
assim Deus será glorificado na nossa
vida nossa prática beleza Andrei Pontes
pergunta are porque na sua opinião ainda
no meio evangélico uma grande Associação
das obras a trabalhos específicos do
ministério né obreiros Levitas Olha isso
daí é uma herança daquilo que é o modelo
velho testamentário né da do Povo de
Deus é uma herança daquilo que a ver no
templo daquilo que haviam das
construções e por aí vai por quê Porque
a gente olha Aquele modelo sacerdotal
a onde tem algumas pessoas especiais que
podem fazer coisas especiais e tenta
Trazer isso para igreja se você olhar
com cuidado tudo aquilo que existe na
Igreja Primitiva você vai perceber que a
influência dessa cultura Judaica naquilo
que se torna o culto cristão no primeiro
momento é muito grande agora será que
isso necessariamente
representa princípios imutáveis da
vontade de Deus para a igreja para o
culto para a liturgia ou será
simplesmente uma influência cultural que
na verdade é difícil do judeu se
dissociar num primeiro momento então
naturalmente a igreja acabou
repetindo o modelo eles saíram daquilo
que era o modelo da Sinagoga e nós
construímos prédios para reunirmos
pessoas que na verdade são a mesma coisa
então você mudou o endereço Mas você não
mudou a geografia o modelo geográfico de
E você continua dizendo que existe um
lugar chamado Templo Então olha como é
que isso é um absurdo né então herdamos
está aonde dessa cultura Judaica Jesus
falou que ele não seria mais adorado nem
a licença Maria nem lá em Jerusalém onde
havia o tempo né mas ele seria adorado
onde houvessem aqueles são os
verdadeiros adoradores que o adorem em
espírito e em verdade então porque nós
herdamos essa ideia quando a gente tem
um tempo chegamos então agora aos
elementos que compõem o tempo nós
queremos colocar
profissionais que vão conduzir a
adoração e chamamos essas pessoas e
Levitas Isso é um absurdo primeiro que
não tem ninguém aqui da Tribo de Levi né
e segundo que o conceito de Levita era
aquele que fazia todo o serviço não era
aquele que montava tenda desmontar a
tenda carregava as coisas e hoje o cara
acha que isso aí é privilégio no modelo
da igreja porque nós herdamos esse
modelo agora sacerdotal Onde existe um
Alô especial que são os únicos
autorizados a estarem lá ministrando
adoração sendo que Cristo disse que Deus
seria adorado onde houvessem adoradores
que o adorem em espírito e em verdade né
então por que damos isso então se você
for olhar para aquilo que nós
construímos como igreja você vai
perceber que às vezes a nossa construção
doutrinária ela é viciada ela
infelizmente vem com uma série de
elementos que Cristo não se preocupou
nem um pouquinho Cristo simplesmente não
amarrou ele nunca disse que tinha que
ser assim né mas os caras vem
argumentando dizendo não mas tem um
princípio Regulador do culto que tem que
ter música Tem Que Ter leitura da
escritura tem que ter oração beleza
tranquilo mas agora quando você lê a
Bíblia eu te pergunto Jesus orou todas
as vezes toda vez que ele se reunia com
alguém eu orava para começar eu olhava
para terminar essa é uma pergunta boa
para se fazer outra questão é Jesus fez
ceia todas as vezes que se reunia com
alguém a outra questão é Jesus cantava
uma música Toda vez que ele ia falar a
respeito das coisas do Reino de Deus ou
será que Jesus simplesmente vivia no
meio das pessoas e vivendo no meio das
pessoas é com suas obras ele manifestava
quem Deus era e qual era o caminho de
Deus para a vida dos homens tá vendo
Então às vezes a gente vai ver que um
tanto de coisa que nós construímos são
cópias daquilo que é o modelo que na
verdade Jesus está dizendo que não é ser
um adorador de verdade não é dor a Deus
Em Espírito Em Verdade né Aí você fala
os obreiros Levitas estatal Olha o que
que é trabalhar no ministério trabalha
no ministério entender o seguinte todos
nós que fazemos parte de alguma igreja
todos nós que nos reunimos no nome do
Senhor Jesus nós somos ministros nós
somos aqueles que representam Deus e
é nós recebemos uma incumbência de fazer
tornar um trabalho de Deus conhecido
através dos nossos esforços através da
nossa vida isso não é para algumas
pessoas especiais ensinar para o Pastor
se não é para O diácono Presbítero
apenas uma pessoa lá que alguém colocou
a mão na cabeça dela e disse que era
alguma coisa isso é para todo Cristão
então ou entendemos isso ou então nosso
evangelho sempre vai ficar no campo da
teoria beleza Tiago resolver
pergunta não existe fé sem obras mas do
que Valeri as obras sem fé e do que
Valeri as obras sem o amor né Essa é a
grande questão as obras é sem a fé sem o
devido entendimento
ela na verdade é um senso de preservação
ela é um pouco da manifestação talvez da
Graça comum né que é percebida Mas ela é
destituída de verdade porque a verdade é
a gente entender que aqui nós fazemos
embora isso possa provocar algum senso
de satisfação em fazemos algo não é isso
que nos torna bons e não é isso que nos
torna aptos da salvação muito pelo
contrário a nossa consciência de que
estamos impossibilitados de alcançar a
salvação pelos nossos esforços é que
traz a nós agora um coração puro na hora
de praticar nos boas obras porque
entendemos assim eu tenho que fazer o
meu melhor mas eu não tenho que fazer o
meu melhor por mim porque nada que eu
fizer por lim será suficiente eu devo
fazer agora o melhor pelo outro porque o
meu objetivo a minha missão Ou seja a
missão de Deus que se manifesta na minha
vida é que Deus seja conhecido através
das minhas obras através da minha
maneira de viver né então fazer as
coisas mesmo que você faça as coisas
certas sem esse entendimento de daquilo
que Deus Fez por você com certeza é um
tiro no pé com e é você
acabar entrando por um vírus perigoso
onde você vai
o filme uma sensação que você tá se
justificando Tá então não é por aí que
queremos trabalhar a ideia do Evangelho
Tá bom Gabriel Silva Vejam o paradoxo
muito grande sobre as obras no que se
refere a salvação Paulo disse que aquele
que crer Será salvo tu e tua casa com
tudo Tiago disse que a fé sem obras é
morta né Qual sua posição com relação ao
a obra fé salvação Olha esse texto de
Paulo nós até falante na semana passada
né quando ele fala creia no senhor Jesus
e Será salvo tu e tua casa ele tá
falando no caso específico para um
pessoal específico no caso soldado ali
que tava tá querendo se matar Porque as
cadeiras vice Abril é e outra foi Paulo
falou isso não foi Pedro não né bom que
que acontece com essa questão é não
podemos pegar dessas passagens
específicas E generalizarmos ela como
como verdade para todas as pessoas na
verdade Universal isso seria uma
construção doutrinária que não re é o
sentido pelo qual o texto foi empregado
foi escrito né o sentido da narrativa
que tá lá no livro de Atos e que foi
usada para nós certificação então é
óbvio que a gente crer que a salvação é
pela fé e não por esse versículo por
outros né e Paulo defende isso
grandemente Claro agora as obras não são
para que nós Alcancemos a salvação as
obras são os sintomas de que a salvação
nos alcançou Este é o entendimento e aí
e independe se você quer emprego
destinação ou não porque na verdade a
diferença entre as duas doutrinas se dá
apenas no como ela termina né como ela
ela conclui a obra de salvação aqueles
que creem na predestinação creem que
tudo depende de Deus Deus se moveu 100%
na minha direção e aí então ele faz a
obra ele me atrai a ele de maneira
Irresistível aqueles que não creem na
predestinação e eles inteire-se de fato
são cristãos bíblicos se de fato são
coerentes com aquilo que a escritura
apresenta que Deus já fez a parte
impossível ao homem ele manifestou a sua
salvação e a possibilidade de que essa
pessoa possa agora ser salva então Deus
anda metade do caminho a metade que nós
seremos
impossibilitados de andarmos por que
pelas Nossas obras nunca nos tornaremos
justos ou bons o suficiente para que
chegasse nos lábios e agora Ele estende
a mão aos homens dizendo venham E aí vai
até ele aqueles que quiserem né se você
parar para pensar
as obras de ambas as pessoas são as
mesmas todos eles oram todos eles jejum
evangelismo louvam vivem em comunidade
cultuam né E por aí vai só que a grande
diferença entre eles são as motivações
Aquele que crer na predestinação
entende que faz é
porque ele é Deus o chamou para ser e
ele entender Nossa vocação agora vive
segundo ela agora aquele que não crer na
predestinação Qual que é a crise dele
ele entende que ele precisa fazer para
que ele responda ao Chamado de Deus
então ele ainda faz para ser Mas
querendo ou não as obras são as mesmas a
única coisa que tá sendo discutida são
as motivações o que é. Pacífico nesse
debate é de que chegar em Deus seria
impossível isso aí todo mundo concorda a
única possibilidade de haver salvação e
nós é mediante a fé por conta de que
Deus já fez aquilo que era impossível se
movendo na nossa direção certo agora se
ele andou 100% Você nem deixou um espaço
para a gente dar na direção dele isso aí
é uma construção doutrinária que embora
seja importante você saber o porquê você
crê no que crer e esse Jesus não se
preocupou em amarrar isso daí então viva
pelas boas obras entendem nós fomos
feitos Para vivermos por elas entendeu
Mas não acho que são as suas roupas suas
boas obras que compram o seu caminho
para chegar em Deus porque não funciona
desse jeito você não é capaz de pelas
suas boas obras convencer Deus e que
você é digno da salvação porque a
verdade é que ninguém é digno de
salvação né somos servos inúteis
fazemos apenas aquilo que nós somos
mandados bem complicado né
David brasileiro Leite pergunta como
praticar as obras sente orgulho
sentimento de eu sou o cara exista
dentro desse né esses dias de um
trabalho feito com moradores de rua e os
membros da instituição fazer um selfies
para quê né olha eu tenho também uma
dificuldade às vezes de tirar foto
quando a gente tá fazendo trabalho de
rua e muitas vezes se torna é necessário
né pra gente conseguir fazer uma
recadação melhor de alimentos para poder
ir para rua eu dependo de fazer uma boa
divulgação daquilo que a gente já tá
fazendo
Eu também sinto um constrangimento
imenso né porque eu falo Poxa aqui o que
eu faço com a mão direita + esquerda e
Me virei saber né Quanto mais ficar
tirando selfie vou botar no Facebook bom
é uma crise é um paradoxo mesmo mas eu
entendo que a gente não vai ter esse
sentimento de eu sou o cara quando
quando tivemos uma experiência com o
Evangelho com a escritura que traga nós
O verdadeiro sentimento de que a
salvação que nos alcança não é por
competência de que nós realmente não
valemos nada de que nós somos pecadores
como a escritura diz que somos e não há
quem não pega aqui nós continuamos na
vida na numa luta contra o pecado A
única diferença que embora haja a
possibilidade agora pelo poder do
Espírito da gente não mais ceder ao
pecado eventualmente ele ainda acontece
na nossa vida então quando este
sentimento traz a nós agora a
consciência de quem nós somos nós então
em humildade vivemos pelo caminho das
boas obras
e fazemos as coisas batendo no peito
achando que somos melhores do que os
outros muito pelo contrário a gente
sempre ainda se sente frustrado feliz
por ver as vezes o sorriso no rosto de
alguém o a vida de alguém
transformada Como é gostoso e para rua a
gente faz um trabalho de submissão de
marmitex aqui de vez em quando e aí você
vai lá conversar com os morador de rua e
aí pô cara vem te abraça velho sabe eu
quero te cumprimenta e você fica
cheirando o cara né E aí aquele
constrangimento porque você tá cheirando
igual o cara está fedendo rua né E ao
mesmo tempo você tá feliz porque a
demonstração de afeto do cara pois teu
coração de alegria mas por outro lado
também é um sentimento de que você fala
assim poxa alimentamos dez pessoas
alimentamos 25 pessoas Mas e o resto
o que a grande crise Não é quantas
pessoas eu alimento a grande crise é
porque que existem pessoas para serem
alimentadas
Essa é a crise então quando o nosso foco
está no evangelho na prática de Jesus um
coração que se compadece do outro você
não vai ao distribuir alimento para
alguém achar que você é alguma coisa
muito pelo contrário você vai voltar mal
para casa você vai dizer assim olha eu
matei a fome do cara hoje mas é amanhã
amanhã já com fome de novo e aí e aí
você volta mal aí de repente você volta
questionando todas as coisas que
adicionar naquele gostam fazendo como
igreja questionando as questões
políticas questionando tudo questionando
aquilo que são as verdades doutrinárias
EA e o modelo de organização social bem
complicado né então eu acho que esse
tipo de coisa esse tipo de reflexão tem
que se tornou uma realidade na nossa
vida se você não passar por esse tipo de
reflexão de tentar entender que você não
é nada que é só pela bondade de Deus
você vai acaba caindo nesse golpe
perigoso aí nesse nessa cilada de achar
que a gente alguma coisa porque faz
alguma coisa certa sabe quem são as
pessoas que mais me impressionam às
vezes na vida da igreja eu falo isso
muito quando eu vou pegar em outros
lugares né aquelas velhinhas que levanta
quatro horas da manhã do círculo de
oração da igreja velhinha do corte né
Elas vão lá e reúne lá no prédio da
igreja e começa a orar por que que eu
acho legal porque se você olhar em
termos pragmáticos né tentando Assis
pensar no na eficiência daquilo que elas
fazem você pode achar que aquilo que
elas fazem extremamente ineficiente
porque as velhas não faz nada elas
acordam cedo para ficar mais tempo sem
fazer nada vão para o prédio da igreja
se reúne em si callar orando por um
tanto de coisa que ninguém nunca pediu
para orar e nem mandou orar né então por
que que elas fazem isso essa é a ideia a
ideia delas é o seguinte é o que nós
podemos fazer E aí dentro das
possibilidades que elas não entendem
elas o que fazem elas não ficam
esperando que alguém Diga a elas que tem
que ser feito e oração é uma coisa que a
escritura a ponta como importante Jesus
orava em diversas ocasiões Jesus às
vezes passava a noite orando não é
verdade então Essas mulheres já entendeu
alguma coisa Elas entenderam que se
aquilo que elas podem fazer a isso elas
vão lá e fazem Será que nós entendemos
Qual é a nossa parcela de
responsabilidade
confesso para vocês que eu não tenho
essa vocação embora eu já gastei muitos
anos da minha vida tentando colar nas
velhinhas por conta até do como que isso
favorece dentro da comunidade Onde você
tá para conseguir ganhar o coração da
igreja né mas essa vocação de todo dia
ir lá e ficar duas três horas de oração
não é a minha vocação A Minha Vocação É
muito mais de rua é muito mais de
conversa de responder 50 e-mails por dia
de gastar tempo nas redes sociais sabe
de receber telefonema de irmãos de
pastores e tudo mais de viajar de pregar
o evangelho de receber as pessoas essa é
muito mais a minha bom então dentro
daquilo que ele tem a minha prática
aquilo que são as obras que estão ao meu
alcance que são possíveis de serem
feitos eu vou lá e faço agora eu sou bom
porque eu faço isso não muito pelo
contrário eu faço isso que Deus é bom né
então é por isso que eu gasto da minha
vida viajando pregando o evangelho
porque Deus foi bom comigo então como eu
não vou ser bom com os outros né E de
vez em quando a gente tem esses
privilégios como aconteceu até no texto
que eu escrevi nessa semana lá no show
do Iron botou Eu no show do Aion e de
Fora um cara até que depois postou a
foto nos comentários e o povo are gosto
demais do trabalho tal massa isso né mas
também dentro quando eu tava na pista lá
no meio do show e aquele ginásio lotado
sabe de só que ele só falta o vestido de
preto e eu cheguei em cima da hora aí
você imagina cê Entra naquele caos cara
escuro e alguém pega e você se fala para
o Ari E aí cara beleza tipo isso é
surpreendente isso para mim é o
entendimento de que é colocar algo para
eu fazer e quando eu faço isso
essas obras glorificam o pai essa conta
que precisa ser feita na nossa vida
aquilo que eu faço glorifica o pai o
glorifica mim mesmo né porque eu não
ganho nada fazendo essas coisas eu não
ganho nada no sentido de lucrar como
tantos lucram com o evangelho né eu mal
ou se paga as minhas contas e mal
consigo às vezes desempenhar até mesmo o
ministério dentro do padrão que eu
entendo que eu deveria está
desempenhando de Olha que nós padrão bem
embaixo viu De vez em quando tem os
privilégios presente como ganhar
ingresso para show né De vez em quando
eu vou para praia na casa de algum irmão
mas isso não é uma meu padrão de
realidade só o padrão de exceção né bom
vamos Aline Oliveira Ari obra é ação é
atitude aonde quer que eu vá estarei
fazendo a obra de Deus uma vez que já
compreende seus mandamentos e vontade
tipo ir no show do Iron E lá se
relacionar com pessoas que não iriam
conhecer e depois apresentar Jesus né
seria isso uma ó Ah sim com certeza é
tem gente que perguntou assim nos
comentários quando eu falei que fui no
show do Iron né você põe fletor lá falo
não eu levei uma coisa muito melhor
panfleto eu levei eu eu você tá ligado
porque quando eu converso com as pessoas
não tem jeito eu só sei conversar como
cristão Eu só sei conversar com meu
irmão eu só sei falar das coisas de Deus
então seja no trato com a pessoa que tá
me vendendo um lanche ali na porta ou
seja no trato com segurança na hora que
eu tô sendo revistado para entrar no
show ou seja na conversa com as pessoas
que estão ali junto comigo a única coisa
que eu sei fazer é falar sobre as coisas
que eu vivo falar sobre o como Deus é
bom e eu não preciso ficar caindo em
clichês para
manifestar a a obra de Deus através
daquilo que eu faço a vida dos outros
muito pelo contrário na simplicidade da
nossa maneira de viver a gente já leva
as pessoas às perguntas as pessoas vão
olhar e não falou assim espera aí cara
você tava lá e no lugar desse mas como
assim Teve muita gente que me escreveu
fazer esse tipo de pergunta fala mais
você tava lá cara mas como assim como
que você tava lá eu achei que todo
crente fosse aquele está Patrick agora é
só escuta a música gospel Então não é
bem por aí né a escritura nunca mandou a
gente se afastar da Cultura a escritura
nunca mandou a gente se distanciar
daquilo que são os Elos de comunicação
entre nós e as outras pessoas
a escritura nunca mandou a gente fazer
isso ah mas tá escrito para não se
assenta na roda dos escarnecedores não
eu não me assentei não meu irmão Muito
pelo contrário eu sei muito bem que eu
sou eu sei muito bem que eu tava fazendo
lá eu sei muito bem como eu curtir
aquilo lá e cada um tava ali com a sua
motivação da mesma maneira que quando
Jesus e é na casa dos fariseus e ali se
sentava ele tinha uma motivação ele era
luz no meio das Trevas aonde ele
estivesse mesmo que a única coisa que eu
estivesse fazendo era comendo junto com
esse povo e as outras pessoas cada um
tinha uma suas motivações então a gente
é o seguinte não dá para padronizar
aquilo que a obra não dá para olhar para
a vida do outro e ver aquilo que o outro
faz e tentar entender que só não fizer
aquilo então eu não sou cristão de
verdade porque se você for trabalhar com
esse padrão você vai chegar um paradoxo
na sua vida que vai gerar confusão no
seu entendimento por exemplo pega a
Madre Teresa de Calcutá beleza pega as
obras aquela mulher trabalhando com o
leprosario na Índia tá bom como para sua
vida com a dela eu me sinto um bosta eu
me sinto um lixo eu olho as obras dessa
mulher e fala assim eu não sou crente
não precisa ir longe não vamos pegar na
sua irmão Paulo cappelletti pastor Ali
em Santo André certo que tem a missão
sal que trabalha com o pessoal de rua
que trabalha com a sua sacolândia e
também com travestis e também com
prostitutas um monte de gente tem uma
vida muito sofrida vai lá vai lá visitar
o irmão Poxa Aí você olha a maneira
deles viverem que é extremamente simples
e você faz Oi gente eu sou crente crente
é esse cara crente a Madre Teresa de
Calcutá E aí você entra num paradoxo num
paradoxo de falar assim cara
se eu não fizer isso eu não sou crente
não não é assim que funciona o que nós
temos que entender é o seguinte é obra é
ação é atitude Mas quais são as atitudes
entendeu que Deus tem colocado na minha
mão que são possíveis de serem feitas
então eu pego aquilo que está ao meu
alcance e faço melhor com aquilo que
está ao meu alcance aquilo que eu faço a
Madre Teresa de Calcutá nunca poderia
fazer e aquilo que ela fez eu nunca vou
poder fazer tá tudo certo a pergunta é
será que nós como igreja temos essa
dimensão de como Deveríamos ser
influentes no mundo na sociedade e na
vida das pessoas ao nosso redor e
entendendo que a nossa maneira de viver
deveria influenciar a vida das pessoas
profundamente para que elas conhecessem
Deus por aquilo que a gente faz por aqui
o quê e
essa é a grande pergunta né
o Gabriel Silva Você acredita que existe
alguma relação entre as nossas obras e
um suposto galardão no céu olha aí Jesus
fala muito sobre isso né fala que aquele
que muito trabalha que trabalha com
esmero ele acaba é isso que dá entender
né que ele acaba recebendo um galardão
prêmio melhor só que eu faço uma
reflexão sempre sobre isso eu pregados
em muitos lugares pensando a respeito do
que seria um galardão desejável quando
você fala em céu você vai para o céu
esse aqui é o quê
se você quer levar o carro você quer ter
um Camaro amarelo do céu você quer ter
uma mansão Celestial você quer ter uma
pedrinha na sua coroa já parou para
pensar que todas essas bobagens que a
gente fala são as maiores besteiras que
a nossa construção religiosa acabou
gerando né porque tudo isso que esse
pessoal chama de galardão para mim não
tem valor nenhum Se eu quisesse ter um
Camaro amarelo eu podia era só arrumar
um trampo aí que eu mando uns dois conto
e meio três compra um Camaro financiado
no carnê grossura da Bíblia e pronto tá
resolvido vou pagando parcela mal tem
dinheiro para por gasolina mal tem
dinheiro para comer para vestir para
viver com a minha família certo mas eu
consigo comprar esse carro qualquer um
consegue é só se esforçar um pouquinho é
morar no condomínio fechado está achando
que o céu é um condomínio fechado então
dinheiro
e o cara falou assim não eu quero ter
dinheiro que quando eu tiver dinheiro
vou viajar desculpa velho eu tô viajando
sem dinheiro para pregar o Evangelho às
pessoas me chamam E aí o cara fala pow
Quais são as condições para você vir eu
falo a condição é eu não tenho como
pagar a viagem eu não tenho eu não tenho
como tirar o pão da mesa da minha
família entendeu para dar para os outros
se eu tivesse eu faria com o maior
prazer Se eu ganhar na mega-sena nunca
mais ia cobrar nem gasolina de ninguém
mas o cara não que que é isso faço
questão de pagar só gasolina até aqui
olha só que coisa legal né então
enquanto tem gente que tá achando que
galardão é ter riquezas a gente tá
vivendo uma vida onde a gente usufruir
daquilo que o cara sonha alcançar só que
a riqueza não pode trazer Então eu penso
assim ó o quê que é um verdadeiro
galardão galardão é algo que eu gostaria
de receber a eternidade que me faria
plenamente feliz e eu vou te falar a
única coisa que me faria plenamente
feliz na eternidade é eu saber que
aqueles que Deus colocou no meu bom e
que Deus pesou a mão no meu coração para
que eu amasse essas pessoas essas
pessoas estivesse no céu junto comigo e
é por isso que eu vivo pelo caminho das
boas obras para que Deus seja conhecido
na vida delas a minha esperança é que o
meu galardão no céu seja é o meu filho
seja minha esposa seja o meu pai a minha
mãe seja o meu sogro na minha sogra seja
os meus amigos porque De que adianta eu
ganhar tudo isso Você tá entendendo e eu
não ganhei as coisas que são mais
preciosas para mim sabe quais são as
coisas mais preciosas as pessoas que
Deus me levou amar e sabe o que que é
louco de você andar no meio dos perdidos
assim né no meio das pessoas que às
vezes não têm entendimento de Deus
voltando no assunto do show do Iron
Maiden né então eu lá no meio do show e
Olha aquele tanto de gente e a galera
toda lá e aí eu olho aquilo tudo e fala
assim cara olha quanta gente cara que
precisa ficar sabendo de coisas que eu
sei
é preciso Um receber abraços que eu já
recebi cara aí eu começo a marca elas
pessoas e aí eu entro na paranoia que eu
falo assim de que adianta eu ir para o
céu se esses caras não forem como que eu
vou ser pleno sabendo que esses caras
aqui vão tá no inferno vai entendendo aí
então eu me movo por um caminho de boas
obras que aonde eu estiver aonde eu eu
viver as pessoas vão ver Cristo na minha
vida e você vai fazer isso aí no seu
lugar na sua vida e cada Cristão vai
fazer isso E aí a gente cai na graça do
Povo porque as pessoas vêm Deus através
da nossa maneira de agir a gente não
tenta convencer os com doutrina a gente
consegue convencê-los pela coerência da
nossa maneira de viver né me deixou o
espírito santo trazer esse convencimento
não é por argumentação
Débora Ramos como se distanciar dos atos
considerados de fariseus né Por Jesus e
passaram a cultivar boas obras por amor
né quando tento escorpião contrário o
excesso de trading a cidade já me vem
como herege né ou quase isso bom os
fundamentos até teológicos acabou sendo
necessários aquilo que você faz você tem
que saber o porquê que você faz só que
muitas as coisas que a gente faz a gente
deveria discutir menos e fazer mais
porque até Paulo fala se a fé que você
tem tem para ti mesmo tá entendendo não
entra em questões loucas não entra em
debates que na verdade não vão terminar
em lugar nenhum fica na simplicidade do
Evangelho de Jesus Então como que a
gente distância dessa obra do fariseu o
fariseu é o cara que tá tão preocupado
com a motivação que ele não vai ele não
faz nada ele pega a letra da música e
fica assim não deixa eu ver essa letra
de Deus mesmo tal licença poética zero
entendeu se tiver um bagulho que não
foram dos Salmos ele não serve para
cantar e Se você começar a cantar os
salmos ele vai reclamar ele vai virar
fala assim não vai ser nunca cantando em
hebraico não tá no idioma original então
não tá legal ele e vai arrumar um porquê
dele não fazer nada eu como se
distanciar disso para de ficar presa
essa ideia da dessa fundamentação tudo
para ter sua fundamentação tão amarrada
e começa a amar as pessoas como Cristo
amou quando você amar as pessoas como
Cristo amou você vai se mover na direção
delas
um por um legado por um negar é um nome
que legal né você falou sobre motivação
Mas você concorda que ver se separar um
tempo para encontrar e significado Você
concorda e talvez separar um tempo para
encontrar significado antes de começar a
fazer para não cair no erro de fazer
pela motivação errada e acabaram
frustrados eu acredito o seguinte que
muita gente faz errado faz pela
motivação errada porque foram ensinadas
no seu discipulado bíblico né de maneira
equivocada então eu não atribuo O
equívoco daquele que vai para rua pelo
motivo errado aí ele mesmo eu atribuo a
quem me ensinou porque se um discípulo
de Jesus mesmo tivesse ensinado esse
cara ele estaria fazendo as coisas pela
motivação correta agora eu acredito
também uma coisa que é o seguinte eu
acho que muita gente tá precisando ir
para rua para ter um tratamento de
choque tá precisando ter uma experiência
com a prática das obras para pessoa se
sentir um lixo mesmo sabe ela pegar fala
assim ah eu não eu não E por que esse
tipo de coisa traz para você depois uma
crise pessoal onde você reler aquilo que
Jesus fez e fala assim ah eu tô muito
distante isso daí isso te move agora a
fazer aquilo que deveria estar fazendo
a massa né Leo Ferreira Ari Então seria
a distorção da Bíblia que muitos
religiosos fazem que levam muitos a não
conhecerem a Jesus com certeza
infelizmente a nossa religião nessa
crise de defender ideias como se fossem
verdades
inflexíveis acabamos perdendo a
simplicidade do exemplo de Jesus lá
então quê que a gente tem que fazer
Temos que estudar Teologia temos que ter
uns porque se temos mais gente na boa na
boa você privam alguém de tomar ceia com
você porque o cara foi batizado uma
grande quantidade de água diferente E é
disso que nós estamos falando é por
causa disso que as igrejas estão
brigando até hoje você tá entendendo um
chama o outro de primo Por que o cara
foi batizado lá e não pode tomar ceia
aqui porque a sei aqui é só para os aqui
só para os que fizeram curso que tem
nome no papel vai tomar banho cara vou
tomar banho que desgraça de religião é
essa que nós estamos construindo Jesus
não ficou preocupado em explicar essa é
porque se ele quisesse ele tinha
explicado lá na lei quando era para
construir a arca arca tem medida tá
dizendo Qual madeira que é para usar
como que é para calafetar ela entendeu
agora para fazer a Arca da Aliança fala
tudo a medida das paradas material fala
tudo né quando vai fazer tabernáculo
fala tudo agora Jesus não fala nada e a
gente fica nesse tanto aí de distorção
tentando Trazer isso lá da cultura lá
atrás que Cristo veio quebrando tudo
dizendo que não é isso que Deus está
procurando né e a gente tenta colocar
isso na vida das pessoas Deus nos livre
disso né Wallace Douglas Nascimento diz
como posso lidar com pessoas de doutrina
diferente da minha né passa por
constrangimentos com certos comentários
que ouço a respeito das obras que não
são praticadas dentro do tempo Olha a
gente tem que ter misericórdia gente tem
que ter paciência às vezes com
entendimento dos irmãos que às vezes são
brancos na fé com relação a tudo que
eles entendem que
e são obras né Por exemplo eu sei de
muita gente que acha que é prática de
boas obras ser um bom cristão é está
envolvido no serviço da igreja é o cara
estava mergulhado aquilo que eu chamo de
ministério e eu vou falar para você eu
Deus me livre de viver do jeito que
essas pessoas vivem certo agora eu
convivo com essa pessoa sem crise
entendeu ela conta aquilo que ela tá
fazendo eu conto aquilo que eu tô
fazendo e deixa o Espírito Santo falar
para ela então o cara fica assim nossa
eu vou lá eu fico lá cuidando da igreja
ou limpar a igreja eu cuido do som eu
ensaiar a banda a gente toca no culto
falei legal falei agora eu tô andando
com gente na rua eu sento com gente na
rua eu tô andando em São Paulo com um
 vem conversar comigo porque eu
não sei porque eu atrás gente esquisita
nessa vida sabe é um vai trocar
ideia e o cara o velho eu pago um
churrasco grego ali para mim né 2 e 50
aí eu pago vamos lá vamos comer e aí a
gente vai conversando a gente fica
trocando ideia e aí Aí o cara começa a
olhar para aquilo que eu tô vivendo e
está vivendo e ele que tira as
conclusões dele agora eu não tenho essa
pretensão de falar assim não eu é que
sou crente porque eu tô na rua e você
que está aí gastando tempo dentro seu
tempo dentro do tempo não é né não é por
aí eu entendo que o Espírito Santo vai
trazer entendimento para essa pessoa só
que eu conto para as pessoas aquilo que
eu vivo E aí Deus fala com elas
dentro daquilo que elas são capazes de
entender Roberto França o Evangelho é
uma vocação ou uma profissão o Evangelho
é um caminho é a verdade de Deus para
nós e é para todos nós né para todos nós
que entendemos que fomos chamados então
a vocação não uma profissão você acha
que um dia eu sentei assim na boa eu
sentei nessa cadeira e falei assim você
pastor sabe eu tava fazendo engenharia
elétrica me adaptei tomei muita Bomba Lá
em muitas disciplinas e arrependi de ter
entrado no curso mudei para um curso na
área de computação
formei abrir empresa e aí você acha que
você não tem falei não eu já sei você
pastor sinuca a vida cara eu
simplesmente tem que ser coerente com a
fé que eu professava e fazendo isso Aos
Trancos e Barrancos e que Trancos e
Barrancos viu os meus amigos mesmo de
longa data amigo de 10 15 20 anos que
sabem das minhas coerências e
incoerências mas no meio desse processo
eu me agarrei naquilo que eu entendi que
Deus estava me chamando para fazer
entendeu e eu comecei então a fazer
aquilo que para mim era coerente fazendo
isso eu me tornei pastor então é uma
profissão e não mas eu não sei fazer
outra coisa eu não sou bom com outra
coisa Leandro José
Boa noite are porque no velho testamento
Tinha pessoas justas né E hoje não tem
olha eu te falar um negócio é esse papo
pessoa justa do Antigo Testamento né
Igual você fala por exemplo e Abraão
creu em Deus em Deus e isso lhe foi
imputado Por Justiça outro cara é Jô era
um cara justo né então vamos pegar só
esses dois aí mas a gente pode estar
vários E aí Social cara é justo e aqui
no ar Olha só sabe por quê que esses
caras são citados como justos porque
eles têm o pleno entendimento de quem
Deus é de quem eles são não é pela
competência daquilo que eles fazem
porque se você olhar por exemplo a vida
de Abraão você tem que Abraão mijou no
barranco um monte de vez o carinha que
atropelava as coisas que Deus estava
querendo fazer na vida dele enfiar os
pés pelas mãos em João não tenho dúvida
nenhuma de que também João Olha a
família de Jó ele apresentava sacrifício
diante de Deus que a senhora Deus eu nem
sei que pecado que meus filhos pode
estar comentando lá quando ele se
juntaram Então por via das dúvidas já tô
aqui apresentando sacrifício para o
Senhor então a isso é um homem
convencido de que ele é
tu tá entendendo é muito melhor que o
convertido né não é só um cara que mudou
de rumo é um cara que além de ter mudado
de rumo na sua vida ele está convencido
de quem deu Zé e da sua finitude de quem
ele não é do quanto que ele não vale
nada né
dureza né Roni e Júnior meu amigo lá de
São Paulo parabéns pelo casamento do
irmão Glória a Deus a minha atitude pode
ser a minha boa obra sim com certeza as
nossas obras se manifestam Pelas nossas
atitudes pela nossa coerência na nossa
maneira de viver e não apenas esse lance
a vou fazer algo extraordinario gente
Deus quer ser visto na nossa vida no
ordinário na simplicidade das coisas
corriqueiras e não apenas nas Coisas
extraordinárias extraordinária deixa
para Deus fazer ele aqui é o senhor do
Sobrenatural tá última Pergunte a ele o
e Alessandro aí o que que você acha que
deve acontecer para igreja deixar de
frescura e comece a limitar as obras de
Cristo vou te dizer meu irmão nós temos
que começar nos e nós temos que começar
a fazer a partir de nós então se mova
Vai na direção do perdido é por isso que
nós passamos tarefas quase todas as
semanas sabe as tarefas para que você
saia do seu conforto para que você se
mova na direção daquele que sofre
daquele que precisa de uma palavra que
você tem que você recebeu aí quando você
faz isso você fica mal e de repente você
chama um amigo e já são dois agora ainda
de repente três aí quando você vê a
gente virou a igreja de cabeça para
baixo tá falei que a última chegou mais
uma aqui Daniel Lemos como faço para
saber se as obras que eu produzo agradam
a Deus aí você tem que ler a Bíblia né
irmão você tem que mergulhar o evangelho
de Jesus você tem que olhar para a vida
de Jesus e entender o amor que ele
manifesta pelas pessoas sem negociar
aquilo que são as verdades aquilo que
são as verdades de Deus e os quatro que
são os princípios de Deus para nossa
vida será que você tem feito a mesma
coisa tem vivido da mesma maneira se tem
então glória a Deus por aí Tá mas porque
você vive beleza irmãos essa semana não
haverá tarefa da semana tá folga para
vocês no feriado descanso em curtam
feriadão que começa agora amanhã espero
que você tenha uma semana abençoada aí
tá nos reuniremos então na sexta-feira
da semana que vem e depois voltamos para
terça-feira só para lembrar a
contribuição financeira algumas pessoas
têm colaborado com o nosso projeto
financeiramente eu sou muito grato a
isso viu lembrando mais uma vez que nós
ainda estamos debaixo nesse desafio de
arrecadar mais dinheiro para pagar
combustível pedágio para a gente ir para
São Paulo no dia oito de Abril que nós
vamos participar do programa da RIT mais
uma vez né no programa Vejam Só então se
você quer contribuir financeiramente
entra no nosso site descrentes. Com.br
Lá em cima tem um menino lá com
contribuição Você pode depositar em
conta você pode fazer uma assinatura no
PagSeguro ou pode fazer uma doação
aleatória de qualquer valor ou também no
Paypal do jeito que você quiser tá é
E ai ai eu vou dar o meu dízimo aí não
meu irmão a gente está livre do
mandamento a gente faz agora por
consciência por amor por misericórdia
que você acredita naquilo que nós
estamos fazendo juntos por favor seja
Generoso como Deus tem sido generoso com
você eu confesso que eu tenho sido
alcançado pela generosidade de Deus
tanto quando eu tenho quanto também
quando também quando eu não tenho nada
sabe eu tenho sido alcançado pela
generosidade de Deus eu espero que Deus
possa ser generoso com você e que essa
generosidade passe por você e nos
alcance para que a gente possa continuar
abençoando tanta gente tá bom a esse
projeto Vai parar Então se eu não der me
oferta irmão não não vai nós entendemos
que essa é a nossa vocação e nós vamos
continuar esse projeto enquanto nós
podemos enquanto o nosso conseguimos
manter essa estrutura funcionando Tá bom
então fique em paz e se Deus mover no
seu coração colabore com a gente vamos
orar que Deus abençoe a nossa semana tá
bom Senhor Deus te agradecemos porque o
Senhor é bom e porquê O que as obras que
o Senhor nos chama para vivemos não são
aquilo que nos tornam dignos da sua
salvação e do seu amor mas é porque o
Senhor é bom e o Senhor nos amou
primeiro que agora entendemos que não há
outra maneira para gente ver se não por
esse caminho de humildade de autonegação
de sacrifício no sentido de manifestar o
seu amor na vida do outro Pai perdoa o
nosso pecado o nosso egoísmo e nos dá
uma semana abençoada cheia de boas obras
para abençoar aqueles que o senhor
colocou nosso caminho em nome de Jesus
amém Valeu irmão Deus abençoe acendemos
um pouquinho aí o tempo em 4 minutos nos
vemos sexta-feira da semana que vem tá
bom o tema da semana que vem vai ser
pedrada viu vamos falar sobre política
tá bom Deus abençoe e até lá tchau