Culto 24/03/2016 – A importância das Obras
25/03/2016Culto 24/03/2016 – A importância das Obras
Fonte: Bíblia Freestyle
Legendas automáticas:
E aí o Olá amigos do projeto discrepantes.com.br estamos aqui mais uma semana reunidos online né dessa vez a sexta-feira muita gente perguntou assim para o problema técnico que houve durante essa semana para ter que mudar de dia foi a sua saída ao show do Iron Maiden né Mais ou menos na verdade eu marquei tocar um pouco na minha agenda e eu não percebi que eu não teria disponível nesta terça por conta de eu ter ganhado obviamente os ingressos para o show e na semana que vem também que eu vou fazer uma viagem família né então tivemos que mudar a data do Lance eu não poderia fazer remotamente não poderia ter feito lá de Brasília mesmo nesta terça ou na semana que vem na onde eu vou estar né O problema é que a iluminação todo equipamento que a gente tem aqui de ficar bem complicado da gente conseguir transportar para fazer essa parada de outro lugar então por conta disso resolvemos mudar o dia apenas nessas duas semanas depois voltamos normalmente as terças-feiras bom então nessa semana nós estamos fazendo na quinta-feira e na semana que vem o nosso culto será na sexta-feira tá aí já na semana seguinte Voltaremos para a terça tá bom Um abraço a todos aqueles que estão chegando pela primeira vez com certeza vai ter muita gente nova aí até pela questão da mudança de dia né Tem muita gente que às vezes tem dificuldade com as datas que a gente trabalha de terça né E às vezes uma véspera de feriado esse pessoal tá de bobeira por aí tô vendo Shake aqui super animado um monte de gente enchendo de perguntas sobre o tema que nós vamos trabalhar essa semana antes de entrar no teu quero relembrar a todos né E falar aqueles que estão chegando sobre aquilo que a nossa proposta como o grupo Online Igreja online que se reúne através dos vídeos que tem transmissão semanal e através do grupo do Facebook hoje de fato a oportunidade da gente cuidar uns dos outros da gente falar sobre as nossas lutas as nossas dores pedimos oração compartilhar os recursos E tantas outras coisas e é grupo no Facebook é a nossa proposta é ser uma igreja online para aqueles que não têm encontrado igreja e também é um grupo que pode tentar trabalhar as coisas com pouco mais de coerência um pouco mais de desafio para essa realidade da vida online que querendo ou não faz parte desta geração a geração na qual nós estamos a inseridos né então muita gente que tem procurado por uma palavra desafiadora tem feitos parte disso que nós entendemos que é o projeto de escrever né nossos canais de comunicação oficial apenas o site descrente. Com.br estamos reformulando o site porque no dia 8 o senhor me engano deixa olhar a agenda aqui direitinho dia oito de Abril eu estarei no programa Na rit né na rit lembra que eu foi uns dois anos atrás falar sobre a Bíblia freestyle então estarei lá agora falando sobre o projeto de crentes Olha que legal eu estarei na Ritchie e a gente quer chegar lá Jaque tudo afiadinho site novo fazendo com o jeans todos que o pessoal cadastrou na época nós temos 1.500 pessoas cadastradas nos projetos estejam funcionando tem uma área própria para testemunhos tem uma área própria para pedido de oração já com ser amento tudo com privacidade e ao mesmo tempo a gente possa melhorar a interatividade entre nós beleza bom muito bom tá com vocês mais uma vez o tema dessa semana é a importância das obras essa questão das obras é uma temática muito complicada de trabalhar porque no geral os evangélicos se dividem em dois grupos né aqueles que acabam achando que as obras são as coisas mais importantes que existem na caminhada de um cristão e aqueles que criam uma fé que às vezes se torna tão teórica mas estão teórica cujas obras são irrelevantes E aí então quando você entra nessa questão de obras você mexe Ali no lugar complicado né você mexe no lugar que dói e muita gente Mas é isso mesmo vamos lá Hoje vamos falar sobre aquilo que que a palavra de Deus diz para nós a respeito das obras né Beleza bom toda vez que eu vou falar sobre essa questão eu tenho sem Prefeito uma meditação a respeito de como a narrativa do Evangelho se apresenta para nós muita gente às vezes quer entender Deus a partir da teologia produzida em cima da escritura e acaba desprezando que até mesmo a forma pela qual a escritura se apresenta traz a nossa algumas lógicas que a sistematização desse ensino é não percebe não percebe porque porque a tentativa de sistematizar o ensino da escritura para gerar teorias para gerar é dogmas para gerar doutrinas isso tudo acaba muitas vezes atropelando distanciando as pessoas da simplicidade da apresentação do texto e deu quando você olha os Evangelhos você vê nos Evangelhos muito a prática de Jesus do que propriamente sobre a teoria você não vê um Jesus que está preocupado com as motivações que querendo ou não são a grande razão das brigas que ocorrem principalmente na internet né entre os grupos Pentecostais os grupos é formados os grupos tradicionais os grupos liberais e por aí vai né esse pessoal tá brigando por conta de que porque eles querem colocar Deus dentro daquilo que eles entendem que a maneira pela qual Deus está habilitado a gira fazer e que também determinaria como que o cristão deve agir dentro da sua vida dentro da sua maneira de proceder aqueles que não se encaixam dentro desses padrões obviamente eles vão jogando fora é bom olhar que se a gente considerasse que se o mesmo crivo que Jesus aplica para os religiosos de sua época fosse aplicado para os religiosos nós nos nossos dias a grande verdade é que o próprio Eu queria um rejeitado da nossa religião cristã protestante evangélica reformada Pentecostal nome que você quiser por quê Porque Jesus andava com gente que às vezes é exatamente o oposto daquilo que são as virtudes que nós proclamamos em nós mesmos e não as virtudes que deveríamos estar proclamando que são as virtudes de Deus né que devem se manifestar em nossa em favor do outro bom voltando na questão da narrativa do Evangelho a narrativa do Evangelho é extremamente simples e eu separei alguns desses aqui para que a gente Perceba o como Cristo não está preocupado com essa sistematização do conhecimento Cristo insiste na ideia de que ele não veio ao mundo para trazer uma nova teologia no sentido de um novo ensino mas sim de uma nova percepção a respeito do velho ensino daquilo que todo o antigo testamento vinha apontando para que combinasse na sua presença na Encarnação do d e em favor dos homens né então Jesus lá em Mateus Capítulo 23 versus três quando fala sobre as práticas dos religiosos diz assim ó todas as coisas pois que vos disserem né os fariseus uns Os Caras todos aqui você tava na mesa que disserem que observeis observar áreas e fazendas mas não procedais em conformidade com as suas obras porque eles dizem e não fazem Então olha só Jesus na narrativa do Evangelho é aquele que diz assim aquilo que dizem ser uma vida de devoção a Deus de fato é o problema está na atitude daqueles que dizem ser Devotos de Deus E na verdade querem escravizar as outras pessoas o as suas doutrinas com aquilo que constrói em cima da simplicidade das palavras de Deus para o homem então cuidado com essas pessoas porque eles querem dominar a sua vida mas as obras dessas pessoas e nem sempre são as obras que verdadeiramente tem a ver com aquilo que a vontade de Deus e outro texto né que é Mateus capítulo 5 verso 18 onde Jesus diz assim em verdade vos digo que até que o céu EA Terra passem nem um jota ou um til jamais passará da Lei sem que tudo seja cumprido Cristo não vem para revogar a lei Mas para cumpri-la através do ensino da Graça que é sede o cumprimento da lei pela aplicação do amor do amor e da Misericórdia Então o que nós precisamos perceber é que o evangelho de Jesus embora ele é endossado por tudo aquilo que temos no antigo testamento E como tem lei como tem mandamento como tem fundamentação fundamentação teórica como tem escrito rabínico como tem coisas que estão fora da escritura tradição dos judeus Como que tem um monte de coisa para gente considerar aí né a prática daquilo que era o povo de Israel as transmissões com toda essa bagagem Jesus pega e fala assim olha eu quero ensinar o caminho de simplicidade e ao falar desse caminho simplicidade ele não usa palavras bonitas que vão fazer com que seja gerada uma doutrina uma nova doutrina mas ele diz assim a simplicidade tudo aquilo que que na verdade é inscrito já nos trouxe basta o que nós precisamos é de um olhar de misericórdia e de amor entendendo que Deus resolveu então agora é geraram as condições através de Cristo para que a gente pudesse ser alcançado por sua bondade por sua graça né E então entendendo isso devemos mudar a nossa maneira de viver como nós vamos mudar a vamos entrar agora gerar uma nova lista novos mandamentos novas coisas que podemos ou não podemos fazer Quais são as obras que agradam a Deus são as mesmas obras são as velhas coisas são tudo aquilo que escritor sempre falou Para gente só que agora com uma motivação diferente a motivação ela é o coração muito mais por aquilo que nos inspiramos em vemos Jesus em ação do que propriamente por palavras teóricas que os homens constroem onde falam a respeito daquilo que Cristo PIS daquilo que Cristo pensou naquilo que Cristo na verdade estava questionando e a gente acaba ficando sempre nesse campo das ideias e nunca chega no campo das práticas né bom a construção da teologia querendo ou não ela é a sistematização do conhecimento de Deus né E ela é baseada no modelo filosófico a gente vê Santo Agostinho dos primeiros a pegar então essa ideia do conhecimento teológico e tentar traduzir ele num pensamento filosófico no pensamento filosófico né tanto que a gente pode dizer que a teologia seria a filosofia da religião não é a maneira pela qual nós entendemos o Deus o Divino agora qual que é a crise da construção da teologia a crise da construção é que muitas vezes ela vai por alguns às vezes né que infelizmente não são muito úteis para a prática da vida das pessoas eu não estou desprezando conhecimento teológico eu entendo que todas as perguntas que são feitas é São perguntas que acabam surgindo em determinado momento na vida de algumas pessoas mas infelizmente quando você começa a ter uma experiência com Deus a partir da teologia e não da simplicidade da vida de Cristo você acaba gastando tempo demais com uma teoria que não tem o poder de mudar a sua vida o que tem o poder de mudar a sua vida é a simplicidade do Evangelho é a maneira pela qual Cristo viveu e que agora somos chamados para viver também né Então a nossa teologia se tornou a teorização das motivações nós queremos saber o porque Jesus batizou é o porquê que na verdade era tantos litros da água o porquê que ele pegou o vinho e se era vinho mesmos entendeu quanto vinho era se era uma vez por semana que ele tomou seu com seu discípulo se era toda vez que ele sentava na mesa então a gente fica olhando motivações tentando discernir motivações e perdemos a simplicidade daquilo que o exemplo Deixado Para nós se fosse importante esse debate a respeito daquilo que Cristo fez no sentido dessas minúcias que a teologia acaba buscando obviamente Jesus teria sido muito claro ele teria dito assim olha eu estou aqui para dizer para vocês que na verdade estão todos os predestinados mesmo então Não se preocupem aliás eu não sei nem porque que eu tô aqui pregando pra vocês né ou então tipo assim olha não existe nada de predestinação se alguém venha falando isso daí fuja dessa parada Então você percebe como Jesus não amarra essas questões Por que fazemos questão de amarrar esses pontos e por que que Ao fazermos isso acabamos entrando em conflito com a simplicidade o velho que é um homem que entende o amor EA misericórdia de Deus em seu favor e que agora se move na direção dos outros porque porque confundimos tudo isso né então nós transformamos é a Praxis você já pratica do evangelho que era algo muito normal na vida do Cristão ali naquela Igreja Primitiva ou seja ele via a maneira dos discípulos de Jesus viverem eles viam o testemunho de Jesus aquilo que Jesus fez e aquilo que os seus discípulos então fizeram e baseado naquilo então eles tinham um dia para entenderem como eles deveriam viver até mesmo a compilação da escritura é algo que demora alguns séculos para ser feito e então a tradição tinha um peso muito grande Só que essa tradição ela não tinha esse viés de amarrar as coisas tanto não tem que a gente encontra na história o apóstolo Paulo o apóstolo Paulo ele não vem para honrar a tradição a lógica construída até então net tá toda definida tá tudo certinho mas ele vem de um chamado especial obviamente de uma maneira exclusiva né Cristo aparece para ele ali ressurreto ele vive aquela experiência e então ele se torna aquele que querendo ou não escreve a maior parte do novo testamento né ele escreve um monte de cartas que são colocadas para nós agora dentro de uma densidade de conhecimento muito maior do que aquela simplicidade do Evangelho Qual que é o problema da construção da teologia quando a gente tenta falar da prática Cristã né dessa necessidade de saindo da teoria quando nós chegamos nas cartas de Paulo o problema é o seguinte nós Muitas vezes confundimos os objetivos pelos quais Paulo escreveu as suas cartas E acabamos fazendo das cartas Paulinas ferramentas de construção doutrinárias que podem se tornar per e eu não estou desprezando nenhuma parte da escritura e muito menos dizendo tem alguma parte dela não seja a palavra de Deus mas o que eu estou dizendo é que se temos que colocar em uma balança aquilo que são as palavras e os exemplos de Jesus e aquilo que é a nossa teologia construída em cima das cartas Paulinas precisamos encontrar um equilíbrio perfeito onde as palavras de Jesus sempre tem o maior peso mas que ao mesmo tempo não entra em contradição com o ensino Paulino nós precisamos de coerência ao fazermos isso porque porque se olharmos apenas para o exemplo de Jesus o nosso evangelho fica dissociado de um modelo de igreja prático mas se olhamos para o modelo da Igreja Primitiva que querendo ou não nas cartas escritas por Paulo é descrito até com uma riqueza de detalhes interessante nós focamos tanto nessa teorização que Paulo constrói em cima dos problemas que a igreja apresentou no primeiro momento E esquecemos da simplicidade do Evangelho de Jesus olha que tamanho paradoxo né as cartas de Paulo não são cartas normativas por isso a construção doutrinária em cima das cartas Paulinas pode se tornar algo extremamente perigoso Paulo não escreve uma carta para dizer coisas como Jesus fez como é como os Evangelhos foram escritos para contar a história a respeito daquilo que Jesus fez Paulo escreveu cartas todas elas destinados alguém então tem a carta aos romanos e a carta aos Efésios tem a carta é a sei lá para os Tessalonicenses aos Filipenses em cada uma dessas cartas Paulo Fala especificamente de problemas locais que estão acontecendo nas igrejas que se encontravam naquela região e então Paulo a luz do Evangelho no entendimento da simplicidade do ensino de Cristo que ele possui e da densidade daquilo que Deus a sua vida ele olha para o problema e ele traz então uma visão prática né fundamentada com grandes argumentações Paulo querendo não é o cara que acaba escrevendo mais coisas teológicas do que qualquer um novo testamento aí para nós mas ele acaba argumentando fundamentando constrangendo aqueles irmãos Para que se voltem a simplicidade do Evangelho o problema é que se você diz contextualizar as as cartas Paulinas do com do momento em que ela foi escrito e com objetivo para o Cola foi escrito e tentar Trazer isso para nossa vida você vai acabar amarrando aquilo que seria o ensino Cristão numa série doutrinária que infelizmente vai se distanciar demais daquilo que são as obras de Jesus a gente vai ficar preocupado demais com a ordem do culto Ali vai ficar preocupado demais com o hino da igreja a gente vai ficar preocupado demais com tanto de coisa e vai dizer que se não for daquele jeito então não é de Deus então Deus não se agrada então não serve né e Jesus não estava muito preocupado com esse daí Jesus deixou com que os seus discípulos pudessem experimentar da novidade na construção agora nas liturgias dos modelos e tudo mais e não ouvir essa uniformidade de ideias entre eles desde o princípio como muitos pensam né tanto que a gente vê as pessoas em muitas ocasiões os discípulos debatendo entre si e a respeito do que seria lista o primeiro Concílio é o Concílio de Jerusalém é um Concílio a respeito do que seria necessário que aqueles que são convertidos agora que não são judeus deveriam obedecer os mandamentos ou não né Então olha só não há uma uniformidade de pensamento entre eles então por que que a gente acaba é o partido para essa linha onde a gente acha que tu tem que ser a ferro e fogo e nós desprezamos a simplicidade do evangelho que age e não apenas do Evangelho cheio de doutrinas e teorias que fica muito no campo filosófico e pouco do campo prático aí a gente chega no exemplo de Tiago né o Thiago tem apelo à prática né você pega a carta de Tiago a epístola de Tiago ela esse chapéu a prática ela é um constrangimento a tudo aquilo que acabou sendo do gerado no entendimento dos cristãos do primeiro século né com relação a essa ideia da salvação pela graça né mediante a fé é óbvio que a salvação é pela graça ela é mediante a fé que Deus fez tudo por nós que nós não poderíamos ter feito nada para que nos tornássemos agradáveis a Deus tudo isso é verdade mas Tiago faz um apelo aqui para nós para que a nossa teoria de a coerência com o modelo de vida de Jesus Jesus quando veio ao o que que ele faz ele multiplica os pães e peixes porque diz eu não vou deixar esses caras ir embora eles mandaram distâncias absurdas é passando fome e se alguém passar mal pelo caminho Esse é o ensino de Jesus né Jesus é aquele que dizer vai lá dar tudo aos pobres e me segue então Jesus tem uma coerência na sua praia Jesus é aquele que reparte o que tem leva os amigos para casa ele não faz questão de viver apenas do campo filosófico ele vive principalmente no campo prático e aí a gente vê Tiago Capítulo 2 verso 15 em diante né Tiago diz assim e se o irmão ou irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano e algum de vós lhes disser ide em paz aqui em taipus de fartar vos mas não libertes as coisas necessárias para o corpo que proveito terá daí assim também a fé se não tiver obras é morta em si mesma né e por fim ele completa mas dirá alguém tu tens a fé e eu tenho as obras a minha a tua fé sem as suas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras então gente é óbvio que não dá para gente dissociar as duas coisas né A fé sem as obras é morta porque nós fomos feitos para andarmos por um caminho de boas obras as obras não são para que nós Alcancemos a Deus as obras são um dos maiores sinais na vida de um cristão de que de fato ele está sendo transformado pelo poder do Espírito Santo à semelhança de quem Jesus é então na simplicidade do entendimento de qualquer questão essa pessoa agora é movida em compaixão por aqueles que estão ao seu redor é por isso que uma pessoa que seja analfabeta que dependa de que alguém Leia a Bíblia para ela essa pessoa pode ter uma vida com Deus genuína ela não depende da densidade teológica para que ela tem uma vida de coerência porque ela consegue na simplicidade daquilo que entende daquilo que ela vê que a vida de Jesus a traduzir isso em obras para que Deus seja visto na sua vida beleza encerramos por aqui a parte teórica e vamos para as perguntas tenho certeza que as perguntas desse assunto vão doer bastante né Vamos bater muito em algumas feridas aí doutrinárias que querendo ou não às vezes a gente tem medo de que trocar beleza Vamos partir para as perguntas vamos lá primeira pergunta Mário Henrique pergunta como ser um cristão eficiente nas obras e na fé sendo existencialista apenas o suficiente para a dose diária de problemas e não extremar dores e dramas ao viver a realidade né Olha nós precisamos desse equilíbrio da fé e obras no sentido de que a fé é o porquê fazemos e as obras é o como fazemos Então esse equilíbrio ele ele se dá quando a gente pega aquilo que são as palavras de Jesus e trazemos para nossa vida como verdades agora que são fundamentais mais fundamentais do que essas doutrinas que criamos é feito por exemplo de como se dá a salvação ou Em que momento que você recebe o espírito santo entendeu essas coisas Jesus não ficou preocupado explicar mas ele ficou muito preocupado e explicar inclusive em mais de uma ocasião quando ele disse que a gente não deveria viver em ansiedade que a gente não deveria se preocupar com o dia de amanhã que a gente não deve de se preocupar com as coisas de comer mas que a gente deveria dedicar a nossa vida à luta a busca por aqui o que é a vontade a justiça de Deus e que quando a gente cuidasse destas coisas Deus cuidaria de nós aí Encontramos então o equilíbrio para que a gente não sofra demasiadamente nesse mundo existencialista onde as pessoas querendo ou não se anestesiam para as dores né Para poderem viver o dia a dia porque se você parar para pensar e o que acontece é que não dá para você nem levantar da cama de manhã porque você não tem um bom motivo Você não tem uma razão né então nós temos muitas razões nós entendemos que Deus te moveu na nossa direção e então por isso nós temos que nos mover na direção dos outros Como vamos fazer como vamos fazer isso vamos traduzir então aquilo que a nossa fé que Deus fez tudo isso por nós fazendo isso pelas outras pessoas e assim Deus será glorificado na nossa vida nossa prática beleza Andrei Pontes pergunta are porque na sua opinião ainda no meio evangélico uma grande Associação das obras a trabalhos específicos do ministério né obreiros Levitas Olha isso daí é uma herança daquilo que é o modelo velho testamentário né da do Povo de Deus é uma herança daquilo que a ver no templo daquilo que haviam das construções e por aí vai por quê Porque a gente olha Aquele modelo sacerdotal a onde tem algumas pessoas especiais que podem fazer coisas especiais e tenta Trazer isso para igreja se você olhar com cuidado tudo aquilo que existe na Igreja Primitiva você vai perceber que a influência dessa cultura Judaica naquilo que se torna o culto cristão no primeiro momento é muito grande agora será que isso necessariamente representa princípios imutáveis da vontade de Deus para a igreja para o culto para a liturgia ou será simplesmente uma influência cultural que na verdade é difícil do judeu se dissociar num primeiro momento então naturalmente a igreja acabou repetindo o modelo eles saíram daquilo que era o modelo da Sinagoga e nós construímos prédios para reunirmos pessoas que na verdade são a mesma coisa então você mudou o endereço Mas você não mudou a geografia o modelo geográfico de E você continua dizendo que existe um lugar chamado Templo Então olha como é que isso é um absurdo né então herdamos está aonde dessa cultura Judaica Jesus falou que ele não seria mais adorado nem a licença Maria nem lá em Jerusalém onde havia o tempo né mas ele seria adorado onde houvessem aqueles são os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade então porque nós herdamos essa ideia quando a gente tem um tempo chegamos então agora aos elementos que compõem o tempo nós queremos colocar profissionais que vão conduzir a adoração e chamamos essas pessoas e Levitas Isso é um absurdo primeiro que não tem ninguém aqui da Tribo de Levi né e segundo que o conceito de Levita era aquele que fazia todo o serviço não era aquele que montava tenda desmontar a tenda carregava as coisas e hoje o cara acha que isso aí é privilégio no modelo da igreja porque nós herdamos esse modelo agora sacerdotal Onde existe um Alô especial que são os únicos autorizados a estarem lá ministrando adoração sendo que Cristo disse que Deus seria adorado onde houvessem adoradores que o adorem em espírito e em verdade né então por que damos isso então se você for olhar para aquilo que nós construímos como igreja você vai perceber que às vezes a nossa construção doutrinária ela é viciada ela infelizmente vem com uma série de elementos que Cristo não se preocupou nem um pouquinho Cristo simplesmente não amarrou ele nunca disse que tinha que ser assim né mas os caras vem argumentando dizendo não mas tem um princípio Regulador do culto que tem que ter música Tem Que Ter leitura da escritura tem que ter oração beleza tranquilo mas agora quando você lê a Bíblia eu te pergunto Jesus orou todas as vezes toda vez que ele se reunia com alguém eu orava para começar eu olhava para terminar essa é uma pergunta boa para se fazer outra questão é Jesus fez ceia todas as vezes que se reunia com alguém a outra questão é Jesus cantava uma música Toda vez que ele ia falar a respeito das coisas do Reino de Deus ou será que Jesus simplesmente vivia no meio das pessoas e vivendo no meio das pessoas é com suas obras ele manifestava quem Deus era e qual era o caminho de Deus para a vida dos homens tá vendo Então às vezes a gente vai ver que um tanto de coisa que nós construímos são cópias daquilo que é o modelo que na verdade Jesus está dizendo que não é ser um adorador de verdade não é dor a Deus Em Espírito Em Verdade né Aí você fala os obreiros Levitas estatal Olha o que que é trabalhar no ministério trabalha no ministério entender o seguinte todos nós que fazemos parte de alguma igreja todos nós que nos reunimos no nome do Senhor Jesus nós somos ministros nós somos aqueles que representam Deus e é nós recebemos uma incumbência de fazer tornar um trabalho de Deus conhecido através dos nossos esforços através da nossa vida isso não é para algumas pessoas especiais ensinar para o Pastor se não é para O diácono Presbítero apenas uma pessoa lá que alguém colocou a mão na cabeça dela e disse que era alguma coisa isso é para todo Cristão então ou entendemos isso ou então nosso evangelho sempre vai ficar no campo da teoria beleza Tiago resolver pergunta não existe fé sem obras mas do que Valeri as obras sem fé e do que Valeri as obras sem o amor né Essa é a grande questão as obras é sem a fé sem o devido entendimento ela na verdade é um senso de preservação ela é um pouco da manifestação talvez da Graça comum né que é percebida Mas ela é destituída de verdade porque a verdade é a gente entender que aqui nós fazemos embora isso possa provocar algum senso de satisfação em fazemos algo não é isso que nos torna bons e não é isso que nos torna aptos da salvação muito pelo contrário a nossa consciência de que estamos impossibilitados de alcançar a salvação pelos nossos esforços é que traz a nós agora um coração puro na hora de praticar nos boas obras porque entendemos assim eu tenho que fazer o meu melhor mas eu não tenho que fazer o meu melhor por mim porque nada que eu fizer por lim será suficiente eu devo fazer agora o melhor pelo outro porque o meu objetivo a minha missão Ou seja a missão de Deus que se manifesta na minha vida é que Deus seja conhecido através das minhas obras através da minha maneira de viver né então fazer as coisas mesmo que você faça as coisas certas sem esse entendimento de daquilo que Deus Fez por você com certeza é um tiro no pé com e é você acabar entrando por um vírus perigoso onde você vai o filme uma sensação que você tá se justificando Tá então não é por aí que queremos trabalhar a ideia do Evangelho Tá bom Gabriel Silva Vejam o paradoxo muito grande sobre as obras no que se refere a salvação Paulo disse que aquele que crer Será salvo tu e tua casa com tudo Tiago disse que a fé sem obras é morta né Qual sua posição com relação ao a obra fé salvação Olha esse texto de Paulo nós até falante na semana passada né quando ele fala creia no senhor Jesus e Será salvo tu e tua casa ele tá falando no caso específico para um pessoal específico no caso soldado ali que tava tá querendo se matar Porque as cadeiras vice Abril é e outra foi Paulo falou isso não foi Pedro não né bom que que acontece com essa questão é não podemos pegar dessas passagens específicas E generalizarmos ela como como verdade para todas as pessoas na verdade Universal isso seria uma construção doutrinária que não re é o sentido pelo qual o texto foi empregado foi escrito né o sentido da narrativa que tá lá no livro de Atos e que foi usada para nós certificação então é óbvio que a gente crer que a salvação é pela fé e não por esse versículo por outros né e Paulo defende isso grandemente Claro agora as obras não são para que nós Alcancemos a salvação as obras são os sintomas de que a salvação nos alcançou Este é o entendimento e aí e independe se você quer emprego destinação ou não porque na verdade a diferença entre as duas doutrinas se dá apenas no como ela termina né como ela ela conclui a obra de salvação aqueles que creem na predestinação creem que tudo depende de Deus Deus se moveu 100% na minha direção e aí então ele faz a obra ele me atrai a ele de maneira Irresistível aqueles que não creem na predestinação e eles inteire-se de fato são cristãos bíblicos se de fato são coerentes com aquilo que a escritura apresenta que Deus já fez a parte impossível ao homem ele manifestou a sua salvação e a possibilidade de que essa pessoa possa agora ser salva então Deus anda metade do caminho a metade que nós seremos impossibilitados de andarmos por que pelas Nossas obras nunca nos tornaremos justos ou bons o suficiente para que chegasse nos lábios e agora Ele estende a mão aos homens dizendo venham E aí vai até ele aqueles que quiserem né se você parar para pensar as obras de ambas as pessoas são as mesmas todos eles oram todos eles jejum evangelismo louvam vivem em comunidade cultuam né E por aí vai só que a grande diferença entre eles são as motivações Aquele que crer na predestinação entende que faz é porque ele é Deus o chamou para ser e ele entender Nossa vocação agora vive segundo ela agora aquele que não crer na predestinação Qual que é a crise dele ele entende que ele precisa fazer para que ele responda ao Chamado de Deus então ele ainda faz para ser Mas querendo ou não as obras são as mesmas a única coisa que tá sendo discutida são as motivações o que é. Pacífico nesse debate é de que chegar em Deus seria impossível isso aí todo mundo concorda a única possibilidade de haver salvação e nós é mediante a fé por conta de que Deus já fez aquilo que era impossível se movendo na nossa direção certo agora se ele andou 100% Você nem deixou um espaço para a gente dar na direção dele isso aí é uma construção doutrinária que embora seja importante você saber o porquê você crê no que crer e esse Jesus não se preocupou em amarrar isso daí então viva pelas boas obras entendem nós fomos feitos Para vivermos por elas entendeu Mas não acho que são as suas roupas suas boas obras que compram o seu caminho para chegar em Deus porque não funciona desse jeito você não é capaz de pelas suas boas obras convencer Deus e que você é digno da salvação porque a verdade é que ninguém é digno de salvação né somos servos inúteis fazemos apenas aquilo que nós somos mandados bem complicado né David brasileiro Leite pergunta como praticar as obras sente orgulho sentimento de eu sou o cara exista dentro desse né esses dias de um trabalho feito com moradores de rua e os membros da instituição fazer um selfies para quê né olha eu tenho também uma dificuldade às vezes de tirar foto quando a gente tá fazendo trabalho de rua e muitas vezes se torna é necessário né pra gente conseguir fazer uma recadação melhor de alimentos para poder ir para rua eu dependo de fazer uma boa divulgação daquilo que a gente já tá fazendo Eu também sinto um constrangimento imenso né porque eu falo Poxa aqui o que eu faço com a mão direita + esquerda e Me virei saber né Quanto mais ficar tirando selfie vou botar no Facebook bom é uma crise é um paradoxo mesmo mas eu entendo que a gente não vai ter esse sentimento de eu sou o cara quando quando tivemos uma experiência com o Evangelho com a escritura que traga nós O verdadeiro sentimento de que a salvação que nos alcança não é por competência de que nós realmente não valemos nada de que nós somos pecadores como a escritura diz que somos e não há quem não pega aqui nós continuamos na vida na numa luta contra o pecado A única diferença que embora haja a possibilidade agora pelo poder do Espírito da gente não mais ceder ao pecado eventualmente ele ainda acontece na nossa vida então quando este sentimento traz a nós agora a consciência de quem nós somos nós então em humildade vivemos pelo caminho das boas obras e fazemos as coisas batendo no peito achando que somos melhores do que os outros muito pelo contrário a gente sempre ainda se sente frustrado feliz por ver as vezes o sorriso no rosto de alguém o a vida de alguém transformada Como é gostoso e para rua a gente faz um trabalho de submissão de marmitex aqui de vez em quando e aí você vai lá conversar com os morador de rua e aí pô cara vem te abraça velho sabe eu quero te cumprimenta e você fica cheirando o cara né E aí aquele constrangimento porque você tá cheirando igual o cara está fedendo rua né E ao mesmo tempo você tá feliz porque a demonstração de afeto do cara pois teu coração de alegria mas por outro lado também é um sentimento de que você fala assim poxa alimentamos dez pessoas alimentamos 25 pessoas Mas e o resto o que a grande crise Não é quantas pessoas eu alimento a grande crise é porque que existem pessoas para serem alimentadas Essa é a crise então quando o nosso foco está no evangelho na prática de Jesus um coração que se compadece do outro você não vai ao distribuir alimento para alguém achar que você é alguma coisa muito pelo contrário você vai voltar mal para casa você vai dizer assim olha eu matei a fome do cara hoje mas é amanhã amanhã já com fome de novo e aí e aí você volta mal aí de repente você volta questionando todas as coisas que adicionar naquele gostam fazendo como igreja questionando as questões políticas questionando tudo questionando aquilo que são as verdades doutrinárias EA e o modelo de organização social bem complicado né então eu acho que esse tipo de coisa esse tipo de reflexão tem que se tornou uma realidade na nossa vida se você não passar por esse tipo de reflexão de tentar entender que você não é nada que é só pela bondade de Deus você vai acaba caindo nesse golpe perigoso aí nesse nessa cilada de achar que a gente alguma coisa porque faz alguma coisa certa sabe quem são as pessoas que mais me impressionam às vezes na vida da igreja eu falo isso muito quando eu vou pegar em outros lugares né aquelas velhinhas que levanta quatro horas da manhã do círculo de oração da igreja velhinha do corte né Elas vão lá e reúne lá no prédio da igreja e começa a orar por que que eu acho legal porque se você olhar em termos pragmáticos né tentando Assis pensar no na eficiência daquilo que elas fazem você pode achar que aquilo que elas fazem extremamente ineficiente porque as velhas não faz nada elas acordam cedo para ficar mais tempo sem fazer nada vão para o prédio da igreja se reúne em si callar orando por um tanto de coisa que ninguém nunca pediu para orar e nem mandou orar né então por que que elas fazem isso essa é a ideia a ideia delas é o seguinte é o que nós podemos fazer E aí dentro das possibilidades que elas não entendem elas o que fazem elas não ficam esperando que alguém Diga a elas que tem que ser feito e oração é uma coisa que a escritura a ponta como importante Jesus orava em diversas ocasiões Jesus às vezes passava a noite orando não é verdade então Essas mulheres já entendeu alguma coisa Elas entenderam que se aquilo que elas podem fazer a isso elas vão lá e fazem Será que nós entendemos Qual é a nossa parcela de responsabilidade confesso para vocês que eu não tenho essa vocação embora eu já gastei muitos anos da minha vida tentando colar nas velhinhas por conta até do como que isso favorece dentro da comunidade Onde você tá para conseguir ganhar o coração da igreja né mas essa vocação de todo dia ir lá e ficar duas três horas de oração não é a minha vocação A Minha Vocação É muito mais de rua é muito mais de conversa de responder 50 e-mails por dia de gastar tempo nas redes sociais sabe de receber telefonema de irmãos de pastores e tudo mais de viajar de pregar o evangelho de receber as pessoas essa é muito mais a minha bom então dentro daquilo que ele tem a minha prática aquilo que são as obras que estão ao meu alcance que são possíveis de serem feitos eu vou lá e faço agora eu sou bom porque eu faço isso não muito pelo contrário eu faço isso que Deus é bom né então é por isso que eu gasto da minha vida viajando pregando o evangelho porque Deus foi bom comigo então como eu não vou ser bom com os outros né E de vez em quando a gente tem esses privilégios como aconteceu até no texto que eu escrevi nessa semana lá no show do Iron botou Eu no show do Aion e de Fora um cara até que depois postou a foto nos comentários e o povo are gosto demais do trabalho tal massa isso né mas também dentro quando eu tava na pista lá no meio do show e aquele ginásio lotado sabe de só que ele só falta o vestido de preto e eu cheguei em cima da hora aí você imagina cê Entra naquele caos cara escuro e alguém pega e você se fala para o Ari E aí cara beleza tipo isso é surpreendente isso para mim é o entendimento de que é colocar algo para eu fazer e quando eu faço isso essas obras glorificam o pai essa conta que precisa ser feita na nossa vida aquilo que eu faço glorifica o pai o glorifica mim mesmo né porque eu não ganho nada fazendo essas coisas eu não ganho nada no sentido de lucrar como tantos lucram com o evangelho né eu mal ou se paga as minhas contas e mal consigo às vezes desempenhar até mesmo o ministério dentro do padrão que eu entendo que eu deveria está desempenhando de Olha que nós padrão bem embaixo viu De vez em quando tem os privilégios presente como ganhar ingresso para show né De vez em quando eu vou para praia na casa de algum irmão mas isso não é uma meu padrão de realidade só o padrão de exceção né bom vamos Aline Oliveira Ari obra é ação é atitude aonde quer que eu vá estarei fazendo a obra de Deus uma vez que já compreende seus mandamentos e vontade tipo ir no show do Iron E lá se relacionar com pessoas que não iriam conhecer e depois apresentar Jesus né seria isso uma ó Ah sim com certeza é tem gente que perguntou assim nos comentários quando eu falei que fui no show do Iron né você põe fletor lá falo não eu levei uma coisa muito melhor panfleto eu levei eu eu você tá ligado porque quando eu converso com as pessoas não tem jeito eu só sei conversar como cristão Eu só sei conversar com meu irmão eu só sei falar das coisas de Deus então seja no trato com a pessoa que tá me vendendo um lanche ali na porta ou seja no trato com segurança na hora que eu tô sendo revistado para entrar no show ou seja na conversa com as pessoas que estão ali junto comigo a única coisa que eu sei fazer é falar sobre as coisas que eu vivo falar sobre o como Deus é bom e eu não preciso ficar caindo em clichês para manifestar a a obra de Deus através daquilo que eu faço a vida dos outros muito pelo contrário na simplicidade da nossa maneira de viver a gente já leva as pessoas às perguntas as pessoas vão olhar e não falou assim espera aí cara você tava lá e no lugar desse mas como assim Teve muita gente que me escreveu fazer esse tipo de pergunta fala mais você tava lá cara mas como assim como que você tava lá eu achei que todo crente fosse aquele está Patrick agora é só escuta a música gospel Então não é bem por aí né a escritura nunca mandou a gente se afastar da Cultura a escritura nunca mandou a gente se distanciar daquilo que são os Elos de comunicação entre nós e as outras pessoas a escritura nunca mandou a gente fazer isso ah mas tá escrito para não se assenta na roda dos escarnecedores não eu não me assentei não meu irmão Muito pelo contrário eu sei muito bem que eu sou eu sei muito bem que eu tava fazendo lá eu sei muito bem como eu curtir aquilo lá e cada um tava ali com a sua motivação da mesma maneira que quando Jesus e é na casa dos fariseus e ali se sentava ele tinha uma motivação ele era luz no meio das Trevas aonde ele estivesse mesmo que a única coisa que eu estivesse fazendo era comendo junto com esse povo e as outras pessoas cada um tinha uma suas motivações então a gente é o seguinte não dá para padronizar aquilo que a obra não dá para olhar para a vida do outro e ver aquilo que o outro faz e tentar entender que só não fizer aquilo então eu não sou cristão de verdade porque se você for trabalhar com esse padrão você vai chegar um paradoxo na sua vida que vai gerar confusão no seu entendimento por exemplo pega a Madre Teresa de Calcutá beleza pega as obras aquela mulher trabalhando com o leprosario na Índia tá bom como para sua vida com a dela eu me sinto um bosta eu me sinto um lixo eu olho as obras dessa mulher e fala assim eu não sou crente não precisa ir longe não vamos pegar na sua irmão Paulo cappelletti pastor Ali em Santo André certo que tem a missão sal que trabalha com o pessoal de rua que trabalha com a sua sacolândia e também com travestis e também com prostitutas um monte de gente tem uma vida muito sofrida vai lá vai lá visitar o irmão Poxa Aí você olha a maneira deles viverem que é extremamente simples e você faz Oi gente eu sou crente crente é esse cara crente a Madre Teresa de Calcutá E aí você entra num paradoxo num paradoxo de falar assim cara se eu não fizer isso eu não sou crente não não é assim que funciona o que nós temos que entender é o seguinte é obra é ação é atitude Mas quais são as atitudes entendeu que Deus tem colocado na minha mão que são possíveis de serem feitas então eu pego aquilo que está ao meu alcance e faço melhor com aquilo que está ao meu alcance aquilo que eu faço a Madre Teresa de Calcutá nunca poderia fazer e aquilo que ela fez eu nunca vou poder fazer tá tudo certo a pergunta é será que nós como igreja temos essa dimensão de como Deveríamos ser influentes no mundo na sociedade e na vida das pessoas ao nosso redor e entendendo que a nossa maneira de viver deveria influenciar a vida das pessoas profundamente para que elas conhecessem Deus por aquilo que a gente faz por aqui o quê e essa é a grande pergunta né o Gabriel Silva Você acredita que existe alguma relação entre as nossas obras e um suposto galardão no céu olha aí Jesus fala muito sobre isso né fala que aquele que muito trabalha que trabalha com esmero ele acaba é isso que dá entender né que ele acaba recebendo um galardão prêmio melhor só que eu faço uma reflexão sempre sobre isso eu pregados em muitos lugares pensando a respeito do que seria um galardão desejável quando você fala em céu você vai para o céu esse aqui é o quê se você quer levar o carro você quer ter um Camaro amarelo do céu você quer ter uma mansão Celestial você quer ter uma pedrinha na sua coroa já parou para pensar que todas essas bobagens que a gente fala são as maiores besteiras que a nossa construção religiosa acabou gerando né porque tudo isso que esse pessoal chama de galardão para mim não tem valor nenhum Se eu quisesse ter um Camaro amarelo eu podia era só arrumar um trampo aí que eu mando uns dois conto e meio três compra um Camaro financiado no carnê grossura da Bíblia e pronto tá resolvido vou pagando parcela mal tem dinheiro para por gasolina mal tem dinheiro para comer para vestir para viver com a minha família certo mas eu consigo comprar esse carro qualquer um consegue é só se esforçar um pouquinho é morar no condomínio fechado está achando que o céu é um condomínio fechado então dinheiro e o cara falou assim não eu quero ter dinheiro que quando eu tiver dinheiro vou viajar desculpa velho eu tô viajando sem dinheiro para pregar o Evangelho às pessoas me chamam E aí o cara fala pow Quais são as condições para você vir eu falo a condição é eu não tenho como pagar a viagem eu não tenho eu não tenho como tirar o pão da mesa da minha família entendeu para dar para os outros se eu tivesse eu faria com o maior prazer Se eu ganhar na mega-sena nunca mais ia cobrar nem gasolina de ninguém mas o cara não que que é isso faço questão de pagar só gasolina até aqui olha só que coisa legal né então enquanto tem gente que tá achando que galardão é ter riquezas a gente tá vivendo uma vida onde a gente usufruir daquilo que o cara sonha alcançar só que a riqueza não pode trazer Então eu penso assim ó o quê que é um verdadeiro galardão galardão é algo que eu gostaria de receber a eternidade que me faria plenamente feliz e eu vou te falar a única coisa que me faria plenamente feliz na eternidade é eu saber que aqueles que Deus colocou no meu bom e que Deus pesou a mão no meu coração para que eu amasse essas pessoas essas pessoas estivesse no céu junto comigo e é por isso que eu vivo pelo caminho das boas obras para que Deus seja conhecido na vida delas a minha esperança é que o meu galardão no céu seja é o meu filho seja minha esposa seja o meu pai a minha mãe seja o meu sogro na minha sogra seja os meus amigos porque De que adianta eu ganhar tudo isso Você tá entendendo e eu não ganhei as coisas que são mais preciosas para mim sabe quais são as coisas mais preciosas as pessoas que Deus me levou amar e sabe o que que é louco de você andar no meio dos perdidos assim né no meio das pessoas que às vezes não têm entendimento de Deus voltando no assunto do show do Iron Maiden né então eu lá no meio do show e Olha aquele tanto de gente e a galera toda lá e aí eu olho aquilo tudo e fala assim cara olha quanta gente cara que precisa ficar sabendo de coisas que eu sei é preciso Um receber abraços que eu já recebi cara aí eu começo a marca elas pessoas e aí eu entro na paranoia que eu falo assim de que adianta eu ir para o céu se esses caras não forem como que eu vou ser pleno sabendo que esses caras aqui vão tá no inferno vai entendendo aí então eu me movo por um caminho de boas obras que aonde eu estiver aonde eu eu viver as pessoas vão ver Cristo na minha vida e você vai fazer isso aí no seu lugar na sua vida e cada Cristão vai fazer isso E aí a gente cai na graça do Povo porque as pessoas vêm Deus através da nossa maneira de agir a gente não tenta convencer os com doutrina a gente consegue convencê-los pela coerência da nossa maneira de viver né me deixou o espírito santo trazer esse convencimento não é por argumentação Débora Ramos como se distanciar dos atos considerados de fariseus né Por Jesus e passaram a cultivar boas obras por amor né quando tento escorpião contrário o excesso de trading a cidade já me vem como herege né ou quase isso bom os fundamentos até teológicos acabou sendo necessários aquilo que você faz você tem que saber o porquê que você faz só que muitas as coisas que a gente faz a gente deveria discutir menos e fazer mais porque até Paulo fala se a fé que você tem tem para ti mesmo tá entendendo não entra em questões loucas não entra em debates que na verdade não vão terminar em lugar nenhum fica na simplicidade do Evangelho de Jesus Então como que a gente distância dessa obra do fariseu o fariseu é o cara que tá tão preocupado com a motivação que ele não vai ele não faz nada ele pega a letra da música e fica assim não deixa eu ver essa letra de Deus mesmo tal licença poética zero entendeu se tiver um bagulho que não foram dos Salmos ele não serve para cantar e Se você começar a cantar os salmos ele vai reclamar ele vai virar fala assim não vai ser nunca cantando em hebraico não tá no idioma original então não tá legal ele e vai arrumar um porquê dele não fazer nada eu como se distanciar disso para de ficar presa essa ideia da dessa fundamentação tudo para ter sua fundamentação tão amarrada e começa a amar as pessoas como Cristo amou quando você amar as pessoas como Cristo amou você vai se mover na direção delas um por um legado por um negar é um nome que legal né você falou sobre motivação Mas você concorda que ver se separar um tempo para encontrar e significado Você concorda e talvez separar um tempo para encontrar significado antes de começar a fazer para não cair no erro de fazer pela motivação errada e acabaram frustrados eu acredito o seguinte que muita gente faz errado faz pela motivação errada porque foram ensinadas no seu discipulado bíblico né de maneira equivocada então eu não atribuo O equívoco daquele que vai para rua pelo motivo errado aí ele mesmo eu atribuo a quem me ensinou porque se um discípulo de Jesus mesmo tivesse ensinado esse cara ele estaria fazendo as coisas pela motivação correta agora eu acredito também uma coisa que é o seguinte eu acho que muita gente tá precisando ir para rua para ter um tratamento de choque tá precisando ter uma experiência com a prática das obras para pessoa se sentir um lixo mesmo sabe ela pegar fala assim ah eu não eu não E por que esse tipo de coisa traz para você depois uma crise pessoal onde você reler aquilo que Jesus fez e fala assim ah eu tô muito distante isso daí isso te move agora a fazer aquilo que deveria estar fazendo a massa né Leo Ferreira Ari Então seria a distorção da Bíblia que muitos religiosos fazem que levam muitos a não conhecerem a Jesus com certeza infelizmente a nossa religião nessa crise de defender ideias como se fossem verdades inflexíveis acabamos perdendo a simplicidade do exemplo de Jesus lá então quê que a gente tem que fazer Temos que estudar Teologia temos que ter uns porque se temos mais gente na boa na boa você privam alguém de tomar ceia com você porque o cara foi batizado uma grande quantidade de água diferente E é disso que nós estamos falando é por causa disso que as igrejas estão brigando até hoje você tá entendendo um chama o outro de primo Por que o cara foi batizado lá e não pode tomar ceia aqui porque a sei aqui é só para os aqui só para os que fizeram curso que tem nome no papel vai tomar banho cara vou tomar banho que desgraça de religião é essa que nós estamos construindo Jesus não ficou preocupado em explicar essa é porque se ele quisesse ele tinha explicado lá na lei quando era para construir a arca arca tem medida tá dizendo Qual madeira que é para usar como que é para calafetar ela entendeu agora para fazer a Arca da Aliança fala tudo a medida das paradas material fala tudo né quando vai fazer tabernáculo fala tudo agora Jesus não fala nada e a gente fica nesse tanto aí de distorção tentando Trazer isso lá da cultura lá atrás que Cristo veio quebrando tudo dizendo que não é isso que Deus está procurando né e a gente tenta colocar isso na vida das pessoas Deus nos livre disso né Wallace Douglas Nascimento diz como posso lidar com pessoas de doutrina diferente da minha né passa por constrangimentos com certos comentários que ouço a respeito das obras que não são praticadas dentro do tempo Olha a gente tem que ter misericórdia gente tem que ter paciência às vezes com entendimento dos irmãos que às vezes são brancos na fé com relação a tudo que eles entendem que e são obras né Por exemplo eu sei de muita gente que acha que é prática de boas obras ser um bom cristão é está envolvido no serviço da igreja é o cara estava mergulhado aquilo que eu chamo de ministério e eu vou falar para você eu Deus me livre de viver do jeito que essas pessoas vivem certo agora eu convivo com essa pessoa sem crise entendeu ela conta aquilo que ela tá fazendo eu conto aquilo que eu tô fazendo e deixa o Espírito Santo falar para ela então o cara fica assim nossa eu vou lá eu fico lá cuidando da igreja ou limpar a igreja eu cuido do som eu ensaiar a banda a gente toca no culto falei legal falei agora eu tô andando com gente na rua eu sento com gente na rua eu tô andando em São Paulo com um vem conversar comigo porque eu não sei porque eu atrás gente esquisita nessa vida sabe é um vai trocar ideia e o cara o velho eu pago um churrasco grego ali para mim né 2 e 50 aí eu pago vamos lá vamos comer e aí a gente vai conversando a gente fica trocando ideia e aí Aí o cara começa a olhar para aquilo que eu tô vivendo e está vivendo e ele que tira as conclusões dele agora eu não tenho essa pretensão de falar assim não eu é que sou crente porque eu tô na rua e você que está aí gastando tempo dentro seu tempo dentro do tempo não é né não é por aí eu entendo que o Espírito Santo vai trazer entendimento para essa pessoa só que eu conto para as pessoas aquilo que eu vivo E aí Deus fala com elas dentro daquilo que elas são capazes de entender Roberto França o Evangelho é uma vocação ou uma profissão o Evangelho é um caminho é a verdade de Deus para nós e é para todos nós né para todos nós que entendemos que fomos chamados então a vocação não uma profissão você acha que um dia eu sentei assim na boa eu sentei nessa cadeira e falei assim você pastor sabe eu tava fazendo engenharia elétrica me adaptei tomei muita Bomba Lá em muitas disciplinas e arrependi de ter entrado no curso mudei para um curso na área de computação formei abrir empresa e aí você acha que você não tem falei não eu já sei você pastor sinuca a vida cara eu simplesmente tem que ser coerente com a fé que eu professava e fazendo isso Aos Trancos e Barrancos e que Trancos e Barrancos viu os meus amigos mesmo de longa data amigo de 10 15 20 anos que sabem das minhas coerências e incoerências mas no meio desse processo eu me agarrei naquilo que eu entendi que Deus estava me chamando para fazer entendeu e eu comecei então a fazer aquilo que para mim era coerente fazendo isso eu me tornei pastor então é uma profissão e não mas eu não sei fazer outra coisa eu não sou bom com outra coisa Leandro José Boa noite are porque no velho testamento Tinha pessoas justas né E hoje não tem olha eu te falar um negócio é esse papo pessoa justa do Antigo Testamento né Igual você fala por exemplo e Abraão creu em Deus em Deus e isso lhe foi imputado Por Justiça outro cara é Jô era um cara justo né então vamos pegar só esses dois aí mas a gente pode estar vários E aí Social cara é justo e aqui no ar Olha só sabe por quê que esses caras são citados como justos porque eles têm o pleno entendimento de quem Deus é de quem eles são não é pela competência daquilo que eles fazem porque se você olhar por exemplo a vida de Abraão você tem que Abraão mijou no barranco um monte de vez o carinha que atropelava as coisas que Deus estava querendo fazer na vida dele enfiar os pés pelas mãos em João não tenho dúvida nenhuma de que também João Olha a família de Jó ele apresentava sacrifício diante de Deus que a senhora Deus eu nem sei que pecado que meus filhos pode estar comentando lá quando ele se juntaram Então por via das dúvidas já tô aqui apresentando sacrifício para o Senhor então a isso é um homem convencido de que ele é tu tá entendendo é muito melhor que o convertido né não é só um cara que mudou de rumo é um cara que além de ter mudado de rumo na sua vida ele está convencido de quem deu Zé e da sua finitude de quem ele não é do quanto que ele não vale nada né dureza né Roni e Júnior meu amigo lá de São Paulo parabéns pelo casamento do irmão Glória a Deus a minha atitude pode ser a minha boa obra sim com certeza as nossas obras se manifestam Pelas nossas atitudes pela nossa coerência na nossa maneira de viver e não apenas esse lance a vou fazer algo extraordinario gente Deus quer ser visto na nossa vida no ordinário na simplicidade das coisas corriqueiras e não apenas nas Coisas extraordinárias extraordinária deixa para Deus fazer ele aqui é o senhor do Sobrenatural tá última Pergunte a ele o e Alessandro aí o que que você acha que deve acontecer para igreja deixar de frescura e comece a limitar as obras de Cristo vou te dizer meu irmão nós temos que começar nos e nós temos que começar a fazer a partir de nós então se mova Vai na direção do perdido é por isso que nós passamos tarefas quase todas as semanas sabe as tarefas para que você saia do seu conforto para que você se mova na direção daquele que sofre daquele que precisa de uma palavra que você tem que você recebeu aí quando você faz isso você fica mal e de repente você chama um amigo e já são dois agora ainda de repente três aí quando você vê a gente virou a igreja de cabeça para baixo tá falei que a última chegou mais uma aqui Daniel Lemos como faço para saber se as obras que eu produzo agradam a Deus aí você tem que ler a Bíblia né irmão você tem que mergulhar o evangelho de Jesus você tem que olhar para a vida de Jesus e entender o amor que ele manifesta pelas pessoas sem negociar aquilo que são as verdades aquilo que são as verdades de Deus e os quatro que são os princípios de Deus para nossa vida será que você tem feito a mesma coisa tem vivido da mesma maneira se tem então glória a Deus por aí Tá mas porque você vive beleza irmãos essa semana não haverá tarefa da semana tá folga para vocês no feriado descanso em curtam feriadão que começa agora amanhã espero que você tenha uma semana abençoada aí tá nos reuniremos então na sexta-feira da semana que vem e depois voltamos para terça-feira só para lembrar a contribuição financeira algumas pessoas têm colaborado com o nosso projeto financeiramente eu sou muito grato a isso viu lembrando mais uma vez que nós ainda estamos debaixo nesse desafio de arrecadar mais dinheiro para pagar combustível pedágio para a gente ir para São Paulo no dia oito de Abril que nós vamos participar do programa da RIT mais uma vez né no programa Vejam Só então se você quer contribuir financeiramente entra no nosso site descrentes. Com.br Lá em cima tem um menino lá com contribuição Você pode depositar em conta você pode fazer uma assinatura no PagSeguro ou pode fazer uma doação aleatória de qualquer valor ou também no Paypal do jeito que você quiser tá é E ai ai eu vou dar o meu dízimo aí não meu irmão a gente está livre do mandamento a gente faz agora por consciência por amor por misericórdia que você acredita naquilo que nós estamos fazendo juntos por favor seja Generoso como Deus tem sido generoso com você eu confesso que eu tenho sido alcançado pela generosidade de Deus tanto quando eu tenho quanto também quando também quando eu não tenho nada sabe eu tenho sido alcançado pela generosidade de Deus eu espero que Deus possa ser generoso com você e que essa generosidade passe por você e nos alcance para que a gente possa continuar abençoando tanta gente tá bom a esse projeto Vai parar Então se eu não der me oferta irmão não não vai nós entendemos que essa é a nossa vocação e nós vamos continuar esse projeto enquanto nós podemos enquanto o nosso conseguimos manter essa estrutura funcionando Tá bom então fique em paz e se Deus mover no seu coração colabore com a gente vamos orar que Deus abençoe a nossa semana tá bom Senhor Deus te agradecemos porque o Senhor é bom e porquê O que as obras que o Senhor nos chama para vivemos não são aquilo que nos tornam dignos da sua salvação e do seu amor mas é porque o Senhor é bom e o Senhor nos amou primeiro que agora entendemos que não há outra maneira para gente ver se não por esse caminho de humildade de autonegação de sacrifício no sentido de manifestar o seu amor na vida do outro Pai perdoa o nosso pecado o nosso egoísmo e nos dá uma semana abençoada cheia de boas obras para abençoar aqueles que o senhor colocou nosso caminho em nome de Jesus amém Valeu irmão Deus abençoe acendemos um pouquinho aí o tempo em 4 minutos nos vemos sexta-feira da semana que vem tá bom o tema da semana que vem vai ser pedrada viu vamos falar sobre política tá bom Deus abençoe e até lá tchau