Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Estudos no PENTATÊUCO 3/10 – Wilson Porte

Estudos no PENTATÊUCO 3/10 – Wilson Porte


Fonte: Escola Charles Spurgeon

Legendas automáticas:

boa noite irmãos irmãs grassi paz
vamos orar a deus bendito eu te louvo
por cada um dos que aqui estão te
agradeço pelo interesse deles de buscar
o senhor buscar a tua palavra buscarem
crescer na graça e no conhecimento do
senhor e da tua revelação
obrigado pai que o senhor mantenha viva
e acesa essa chama no coração de cada um
de nós de modo que nunca nos desanimemos
não apenas no aprendizado mas também no
ensino que haja sempre no coração de
todos nós
alegria pai prazer em falar e aprender
do senhor abençoe anos nessa noite nos
dois tempos que teremos que possamos
crescer em graça e sabedoria debaixo do
teu cuidado da tua orientação de baixo
da sua fácil pai
assim nós te pedimos em nome de jesus
amém muito bem nós estamos então nos
estudos no pentateuco ontem à noite eu
passei aqui com vocês um pouco sobre o
contexto religioso babilônico um pouco
sobre o contexto religioso egípcio e um
pouco sobre um pouco mais sobre
contextualização daquele período que que
viveu o povo israelita no antigo
testamento especialmente no período pós
egito e também no egito quando eles
receberam o pentateuco e nós terminamos
nesse slide ontem à noite e eu
argumentava com vocês sobre o fato de
gênesis 11 a 23 ser mito ou ser história
ser a historinha com ele não é como se
fosse uma firma um uma mitologia uma
poesia algo bonito que é ensinado com o
objetivo de contar uma outra verdade ou
seja adão e eva nunca existiram a árvore
da vida nunca existiu a árvore do
conhecimento bem do mal também nunca
existiu e todas as demais coisas que são
ali mencionados jamais existiram umas
são apenas ilustrasse
mais usadas para nos ensinar uma verdade
superior
essa é a ideia por detrás do pressuposto
liberal não temos aqui mais simples não
é a quem entende que o texto não é de
moisés e que o texto alguns ousam dizer
não é nem mesmo inspirado
mas que o texto possivelmente tenha sido
fabricado por várias comunidades ao
longo da história do antigo testamento
com um objetivo cada um desses grupos de
puxar sardinha para o seu lado para
favorecer o para louvar o seu próprio
partido
enquanto que por outro lado a gente tem
pessoas que dizem que essas histórias
são histórias verídicas que aconteceram
que tudo o que está ali há de fato
existiu e que existe um objetivo por
trás do autor do autor primário não do
autor secundário que foi moisés mas o
autor primário que é deus que foi é deus
na intenção de ensinar alguma coisa para
aquelas pessoas que saíram do egito com
a cabeça cheia de paganismo e de
cosmogonia sbe zahra é as quais eles
aprenderam no egito que por si mesmos
aprenderam na babilônia e essa é a razão
pela qual logo na porta de entrada de
gênesis nós vemos deus apresentando
tantas coisas interessantes com relação
à própria história daquele povo não
tentar entender um pouquinho aqui a
história é mito enfim a gente tem
algumas há porções que são muito
importantes a gente compreender não é o
capítulo 2 versículo 4 de gênesis ele
começa como se fosse uma repetição do
capítulo versículo 14 você vai a gênesis
1 lá está no princípio criou deus nem os
céus ea terra
quando você vai agentes 24 você tem
palavras semelhantes
estas são as origens dos céus e da terra
no dia em que o senhor as criou algumas
versões dizem quando o senhor acre ou
algumas versões traduzem na ocasião em
que o senhor uaç criou mas originalmente
a palavra que está lá é dia a mesma
palavra que está no capítulo 11 quando
diz
e neste ano
no dia deus fez isso no segundo dia fez
aquilo no terceiro dia fez aquele outro
em gênesis 24 diz que no único dia deus
fez tudo é que começa alguns choques
entre essas duas visões entre essas duas
escolas de interpretação de 16 tudo em 7
como está no capítulo 1
o deus fez tudo em um comutador capítulo
2 e então se você não entende o
propósito do texto você entra numa
sinuca de bico centra numa possível
contradição principalmente se você vai
pra gênesis com a intenção de achar
ciência de querer descobrir e depois
pregar e defender como deus fez como é é
empírico é algo experimental você está
explicando algo então a intenção esses
pensão é de deus era mostrar
passo-a-passo como ele fez
mas a grande pergunta é será que deus
queria mesmo ensinar isso para os judeus
será que deus queria ensinar passo a
passo como ele criou
ou será que por trás desse ensinamento
algo mais importante que ele quer
destruir para depois construir
será que o como é mais importante do que
o que será que o assunto principal que
no meu ponto de vista é a apresentação
da verdade de um único deus criador do
céu e da terra ela é menor do que a
explicação do como estressante que na
cultura judaica os judeus nunca se
preocuparam com como das coisas
quem se preocupou muito com isso foram
os romanos e tiveram na sua história
livros e pessoas que se preocuparam
muito com o como se faz as coisas judeus
nunca nunca se preocupou tanto com isso
nem mesmo os gregos um império grêmio
ele também não se preocupava muito com
isso os gregos se preocupavam mais com a
fonte das coisas não é a explicação das
coisas de uma maneira bastante e
filosófica digamos assim os romanos por
outro lado eles não eram muito filosofa
faz mas eles eram muito práticos é por
isso que você caminha
pela europa hoje você não vê nenhuma
estrada grega mas você vê e estradas
romanas intacta porque eles eram
preocupados com a prática com a coisa
feita mesmo como como aquilo é sefaz
para durar
eles eram preocupados como com essa
questão os gregos já com outra e uso
hebreus com outra de brews eles estavam
mais preocupados com as intenções como
espírito por trás da coisa com as
motivações exatamente por causa da
influência de deus por trás da
existência desse povo afinal de contas
foi deus que os instituiu quando
escolheu um homem e ele fez uma grande
nação logo esse povo é povo de deus é
geração de deus e esse povo já nasce com
essa idéia em mente no coração de que
eles querem entender por trás de tudo o
que há
o que é que deus quer nos ensinar com
isso e não uma coisa prática não enfim
por isso que a gente também não vê
muitos pedidos judeu e de emprego a
gente encontra ruína mas de romanos que
eram muito práticos nós encontramos
coisas que até hoje estão como estavam
nesta época
tudo isso para dizer que quando um judeu
lia passagens como estas que eu já
mencionei aqui no joelho ele não estava
preocupado em vão sentar numa sala de
aula e científicamente compreender passo
a passo como é que deus criou a lua
vamos entender passo a passo um método
divino da criação dos répteis
porque é que no quinto dia ele cria os
grandes animais marinhos que foi no
quinto dia não é e as aves
e qual a razão de no sexto dia ele ter
feito um homem quando aparentemente no
capítulo 2 ele dizer que ele cria o
homem num momento em que não havia
vegetais na terra parece confuso ele
porque no meio do capítulo 2 ele vai
dizer que não havia vegetal nenhum a
terra era uma
massa só não havia plantas nem
vegetações porque deus ainda não havia
feito chover na terra está no começo do
século 21 depois dos 55 e então subir
uma neblina do chão que chegavam à terra
lembra desse passagem e aí ele disse que
deus formou o homem dessa terra que era
regada por essa neblina e ele não repete
algumas coisas 2 como por exemplo as
vegetações plantas árvores frutíferas
que são criadas todas no terceiro dia
mas ele descreve a relação do homem com
uma espécie de recurso didático que é
muito comum na literatura hebraica que é
o tal do paralelismo que é um dos muitos
paralelismos que existem dentro da
literatura hebraica e ele vai repetir
algo que ele já falou pra enfatizar
algumas coisas que eram importantes que
ficassem gravadas na mente do povo e é
uma das coisas que eles que ele queria
que ficasse gravada na mente do povo era
a ideia de um público deus que com as
suas próprias mãos
criou o ser humano e que todas as demais
coisas ao invés de serem divinas como o
egípcio se cria a maré divino as águas
são divinas a terra é divina a cab na
atmosfera é divina a chuva são devidas
com a saliva que cai daquela divindade
tiamat a e outras religiões que tinham
outros astros como divinos quando a
gente vai pra genes de deus diz não é
divino fui eu que fiz só não é um deus
fui eu que fiz a lua fui eu que fiz o
mar que vocês adoram que diz que de lá
saiu todos os deus fui eu fiz o mar não
seja eu sou antes em sol maior
estou a fonte criadora da fonte divina
maior que vocês têm na vida e na crença
de vocês deus aparentemente está
querendo quebrar tudo aquilo que
religiosamente era mantido na mente e no
coração do povo tudo aquilo que o povo
havia aprendido por mais de 400 anos
agora eu estava quebrando ea casca
estava grossa na mente do povo israelita
e quando a coisa é grossa difícil de
quebrar
aqui no brasil a gente tem essa
dificuldade mesmo dentro de igrejas
cristãs contradição evangélica tem muita
dificuldade de pessoas que vieram de
outras tradições cristãs estão tão
acostumados com aqueles ensinamentos que
eles trazem boa parte daqueles
ensinamentos para dentro da igreja
evangélica hoje não são mais desta ou
daquela denominação ou religião mas
ainda assim trazem um será que não tem
isso não tem aquilo uma espécie de zelo
e dúvida com relação à veracidade
daquilo que aprenderam em outras
religiões e pouco a pouco vão quebrando
essas coisas
pouco a pouco vão quebrando todas essas
coisas que eu poderia dar vários
exemplos de coisas que aprendi por
exemplo no catolicismo é que quando a
pessoa se torna evangélica ela traz pra
dentro e demora um tempo até que ela
entenda que aquilo lá não é bíblico e
vou dizer pra vocês irmãos dando aula
pra pastores e para seminaristas
é impressionante a quantidade de
seminaristas e pastores que trai que tem
dentro de si uma mentalidade totalmente
pagam por causa de algo que eles
aprenderam e que está na cultura
religiosa brasileira ea coisa está tão
impregnada que lhes a eles já tomam
aquilo como por certo vou dar um exemplo
aqui pra vocês eu sei que vou me
complicar mas vou dar um exemplo
só para dar um exemplo o suicídio
via de regra se diz que a pessoa que se
suicida vai para o isso está na bíblia
isso é bíblico mas todo mundo diz isso
não disse
todo mundo acredita nisso não acredita
todo mundo não né
mas a grande maioria das pessoas
acredita nisso porque porque isso é uma
doutrina que nasce dentro de uma igreja
que é ensinada para um povo e que é
horas ou absorvida por esse povo que
agora faz parte daquilo que o povo é que
o povo se converte mas aquilo continua e
não se questiona
ele tem uma casca que precisa ser
quebrada porque hoje esta pessoa que se
converteu
ela tem a bíblia como a sua única regra
de fé
além da prática então se algo não é
bíblico eu não posso levar isso adiante
eu não estou dizendo aqui que você pode
sair daqui se matar você vai para o céu
não é isso que eu tô falando eu só estou
apenas dando um exemplo de tantos outros
que poderia nos quais a gente encontra
esse tipo de coisa no nosso tempo coisas
que estão na gente
idéias sobre a salvação por exemplo
idéias sobre comida e bebida idéias
sobre música idéias sobre liturgia
idéias sobre construção ecclesiastica
religiosa e outras e outras tantas
idéias que a gente traz conosco de
alguma religião pela qual passamos ou
por causa de alguma criação que tivemos
no caso dos nossos pais e avós ea gente
já toma aquilo como certo sem nunca nos
questionarmos na palavra se de fato
aquilo procede
eu não estou dizendo que é uma coisa
ruim são coisas via de regra boas mas
não são coisas bíblicas e às vezes são
coisas pelas quais nós brigamos e a
menos que a palavra de deus e o poder de
deus vem e quebre essa casca que um dia
foi colocada sobre nós nós
permaneceremos crendo nisso ou naquilo
sem nem mesmo nos convencemos de que
tais coisas não estão na palavra de deus
ensinadas a muitas outras coisas muitas
outras coisas que não nascem dentro de
um contexto é bíblico muito menos dentro
de um contexto evangélico não é muito
mesmo em um contexto reformado diria
também mas que estão por aí como por
exemplo adora vestir outra coisa né
como por exemplo a doutrina do livre
arbítrio onde nasci isso na bíblia não
nasce na bíblia
eu lamento informar que não estão nem na
bíblia detém 66 livros que vai de genes
é pouco
lippi não nas algumas frases ali que
parecem indicar isso tanto é que o
catolicismo romano medieval diferente
até do catolicismo romano atual que
deixou de crer e como criar naquela
época nisso nem eles mais crimes quando
criam na idade média quando a coisa
cresceu o volume novamente com intenções
financeiras por detrás delas cujo
objetivo era grandes construções de
grandes coisas que dependiam de certa
deliberação e decisão do próprio ser
humano mas isso está a epe é permeado
está agora é recebido e é bom está
embevecido tal como manhã uma esponja
cheia de água
se você aperta pessoa que só fala todo
mundo tem seu livre arbítrio para isso
tá nada isso tá na pessoa mas ela nunca
se questionou será que isso é bíblico
será que a palavra de deus nos ensina
esse tipo de liberdade humana esse tipo
de autonomia e mais esse tipo de
soberania do homem especialmente no que
tange à sua eternidade
será que está no poder do homem
a decisão de sua própria eternidade
será que o receber as bênçãos do poder
de deus e os e tudo aquilo que vem do
senhor está no poder do homem
impressionantemente a bíblia diz que não
que tudo isso é graça do senhor que a
salvação pertence ao senhor porque ele
nos viu quando estávamos mortos que o
seu espírito a quem nos convence do
pecado da justiça e do juízo e que se o
pai não nos trouxeram ao filho jamais
veremos a ele ninguém venha me se o pai
não trouxer e tantos outros textos que
nos ensinam a nossa condição de mortos
de perdidos de pobres cegos nos na numa
vida dentro da qual as nossas melhores
obras não passam de trato de mão disse
mas todas essas verdades foram deixadas
de lado em um momento da história e
nesse momento da história um homem foi
colocado no centro e às vezes
ações que ele tomasse poderiam mudar a
sua vida inclusive as decisões
financeiras porque nasci nesse contexto
a ponto de você poder ser alguém muito
abençoado e próspero se você tão somente
ofertar na casa de são pedro e mais
diziam eles se você tiver muita fé
pagando a melhor melhor comprando essa
indulgência que é uma espécie de
pagamento do dízimo da época você poderá
não apenas ter pecado seus atuais
perdoados mas você poderá livrar
inclusive parentes seus que já morreram
e que estão no purgatório o que você
está esperando porque você guardar esse
dinheiro para gastar com tanta besteira
enquanto você pode investir na obra do
senhor rio vindas para serem salvas
o tormento de quantos não estão no
purgatório gemendo e sofrendo enquanto
você está com dinheiro no bolso traga um
aqui agora
deposite no trono da igreja no trono no
cofre da igreja então a sua vida dos
seus parentes serão abençoadas por que
disse o senhor se prostrado me adorares
tudo te darei
foi o senhor que disse isso foi o diabo
curiosamente há um tempo atrás alguém
colocou isso na internet e um monte de
crente disse amém
eu recebo aí o cara lá no final disse
gente não foi deus foi o diabo que disse
isso porque nós vivemos nesse tempo
quando não se pensa mais se fala jesus
livre se fala qualquer coisa de glória
aleluia é de deus não pode julgar porque
se julgar você está lá semana com o
espírito santo
e aí cria-se uma casca muito grossa de
paganismo no coração daquele que é do
povo de deus
hoje em dia a gente vive essa realidade
ou se vive hoje em dia a gente tem gente
dentro das igrejas católicas e
evangélicas com práticas espíritas
africanas antiquíssimas como pondo fé em
sabonete em planta em toalha e em suor
duqu coisa mais nojenta
mas tem gente que acredita em tudo isso
e isso cria uma crosta daqui 200 anos os
filhos desta geração continuaram a
acreditar que para eles serem abençoados
eles precisam arrumar uma toalha da casa
do pastor cleiton
eles não vão se perguntar porque eles
precisam da toalha porque a crosta
estará lá
a camada se forma com o passar do tempo
a menos que alguém pare e diga isso é
bíblico que o que é que deus nos diz o
que a palavra nos ensina e não importa o
que eu aprendi na minha infância
não importa o que eu aprendi com meu pai
da minha mãe
não importa o que eu aprendi na igreja
em que o frequentam onde eu sempre vivi
o que importa é a revelação de deus é a
palavra do senhor
eu preciso me alimentar dela é nesse
contexto gente que a palavra do senhor
vem o início do pentateuco é nesse
contexto que deus vem para quebrar a uma
crosta de paganismo cd ensinamentos
esquisitos mas que estavam no coração do
povo e quando vocês perguntavam para o
povo
vocês acreditam no deus de abraão
desaque de jacó e dos vossos
antepassados eles diziam a mim com
certeza nós acreditamos nele mas com
essa crença eles mantinham ainda no
coração uma série de outras crenças que
eles tinham certeza que eram verdadeiras
assim como algumas que eu disse aqui e
que talvez hoje à noite até tenha gente
que tem que tem certeza de que coisas
que eu disse aqui que não são bíblicas
são porque há uma crosta
depois do intervalo a gente pode
conversar sobre se você quiser um ponto
então é que esse texto do pentateuco vem
com a idéia de começar uma história de
salvação uma história de redenção no
povo de israel e o pentateuco de um modo
muito especial trata disso
gênesis a idéia da eleição da escolha de
um povo quando deus vai não foi abraham
que veio foi deus que foi a vida inteira
é assim né
deus foi a terra de ur dos caldeus e lá
chama abraão e abraão curiosamente pele
levanta e vai como tantos fizeram é como
me lembra que de matheus por exemplo
levy não é que é o nome dele
do senhor jesus passa pela sua cidade
diz levy
vm segue levy que era publicano largou
tudo e foi que maggi ks não é mágica
isso é uma graça que não pode ser
resistida que não pode ser negada isso é
um convencimento que toca no coração do
homem com o fruto de um poder que vem de
deus porque a palavra de deus tem sim o
seu poder e quando deus chama uma pessoa
essa pessoa imediatamente tem os seus
olhos abertos e seu espírito e sua alma
convencidos de que eles estavam mortos
mas agora estão diante da vida que eles
estavam perdidos mas agora eles
encontraram o pastor e guia que os
tirará dessa perdição que eles estavam
condenados por causa do seu pecado mas
agora eles encontraram alguém que os
absolverá um justo juiz que se tornar
também um real no lugar deles e que
tomará a culpa deles sobre ele e isso
não vem com muitas palavras isso vem com
um toque do espírito santo isso vem com
um convencimento algo sobre o que o
próprio cristo disse está no evangelho
de joão e quando o espírito santo viesse
o que o espírito santo faria ele
convenceria não é um homem que se
convence um homem questiona o homem
lança olhares duvidosos
o homem inventa argumentações um homem
classifica a deus de injusto disso e
daquilo porque do homem não tem nada que
preste do homem não vêem nada senão
questionamentos e dúvidas mas do
espírito vem uma certeza que curva o
homem e faz com que o homem olhe pra
deus e diga eu te vejo e não te mereça
como isaías fez quando ele viu o senhor
no capítulo 6 da sua profecia o ano em
que morreu o rei os dias eu vi o senhor
um alto e sublime trono e ele descreve
uma espécie de liturgia celestial onde
alguns serafins com 6 asas dos guardas
dos cobriu o rosto descobriu os pés e
com a boca diziam santo santo santo é o
senhor dos exércitos
e aí então aquele que está centrado no
sentado no trono responde ao louvor dos
anjos e com a voz daquele que está no
trono se enche de fumaça todo o templo e
todas as paredes tremem e aí então
isaías responde depois que ele ouve a
voz de deus ea gente não sabe que deus
falou mas deus falou alguma coisa e
imediatamente isso gerou uma resposta no
coração de isaías porque deus falou
e qual foi a resposta de isaías
eu sou um homem impuro ele reconhece que
ele era intuito de lábios impuro de alma
e vivendo um meio de um povo de impuros
lábios e ele viu o senhor e ele sabe que
ele não é digno e aí uma terceira parte
de uma resposta do senhor por meio de um
outro anjo que vem ele toca nos lábios e
purifica com uma espécie de fogo
purificador como uma espécie de algo que
os regenerou eo transformou nessa visão
celestial que ele tem no capítulo 6 do
seu chamamento é parte do versículo oito
capítulos e isaías
ele descreve os propósitos desse chamado
e que aí não vem mais ao carro no qual
deus você vai falar isso você vai pra
quê lá mas eles não te ouvir se vai
pregar mas eu vou endurecer
eles vão ouvi você falando mas eu vou
tentar ouvir diz não entender nada e
mesmo assim é pra pegar porque a palavra
quando empregada ela é ela tem dois
objetivos
ela espada de dois gumes ela mata por um
lado mas ela salva por outro ela condena
por um lado mas ela absorve por outro
aqueles que se arrependem e criei por
graça de deus
essas pessoas são curadas pelo poder da
palavra com mas aqueles que permanecem
mortos e endurecidos e robustecidos por
causa do pecado que os envolve os
preenche desde o dia de seu nascimento
isso não é culpa de deus não
eles se tornam duplamente agora culpados
porque agora a palavra foi lançada sobre
eles e é nesse sentido que a bíblia diz
que as palavras de deus nunca volta
vazia
ela nunca se perde ainda que ninguém se
converta ela foi eficaz no seu propósito
de modo que nenhum daqueles que a
ouviram poderão dizer no dia do juízo
deve chegar a que jamais ouviram de sua
voz que jamais ouviram de sua palavra
então a palavra vem
e quando ela vem ela vem com esse
propósito é que eu quero tratar com
vocês sobre algo interessante que pode
ser percebido quando nós analisamos essa
porção essa passagem não é desde gênesis
1 até o verso 26 o capítulo 4
toda essa estrutura narrativa é é é a
arquitetado digamos assim com essas
palavrinhas eleitor e do outro
estas gerações ou estas são as gerações
estas são as famílias algo assim
onde nós temos a descrição da criação da
queda das consequências das duas
linhagens distintas em relação a deus
viagem de caírem ea linhagem de adão
depois perpetuada por seu filho sete que
substituirá bell como alguém temente a
deus e que é assinado então eles têm
outro filho que curiosamente também teme
a deus e tem filhos que também o temem
e como um todo esse bloco literário que
vai de gênesis 1 até gênesis 46 a
procura mostrar que deus e como deus
criou o mundo e qual é o deus que criou
todas as coisas
essa força então gente é importantíssima
para que compreendamos todo o restante
do pentateuco em como tudo aquilo que
está no restante do antigo testamento eu
quero pouco a pouco é tentar aqui
descrevê lá pra vocês um modo bastante
rápido vocês conseguem enxergar ali
pequenininho mas já falei então de
gênesis 11 até o verso 25 gênesis 1 de 1
a 25 nós temos obviamente a criação o
relato da criação é ali manifestado a
dos versos 26 a 30 o ser humano é
colocado como a coroa desta criação o
homem é visto como a o máximo dessa
criação então se estabelece com ele o
homem uma aliança de vida e de morte
a aliança de que se você tocar no árvore
do conhecimento bem do mal e com o
começo dela certamente morrerá
alice tem uma aliança de vida ou
morte que nós vemos na sequência é que o
ser humano não foi capaz de cumprir com
o seu papel nessa aliança e nós entramos
no capítulo 3 versículo 1 a 7
ah e com essa desobediência o ser humano
acarretou para si sobre se as maldições
da quebra da aliança e acabou trazendo
ao mundo a morte aí a gente chega quase
no final do capítulo 3 porque antes do
final do capítulo 3 nós temos uma
descrição desta que foi a completa
separação ou seja morte relacional entre
deus eo homem porque essa é a morte mais
importante sobre a qual deus disse
pratão lá em gênesis um sinalzinho do
capítulo à morte espiritual a morte de
separação entre nós e deus
na sequência então nós vemos como o
capítulo 4 acontece a expulsão do ser
humano da presença de deus e dois povos
distintos surgem um procedente de caim e
outro procedente de 7 com as suas
genealogias e por meio dos quais nós
temos aqueles que são chamados de filhos
de deus e filhos dos homens
no restante do texto embora existe um
pouco de confusão lá na frente alguns
vão achar que é filho de deus e anjo e
filho do homem é gente possuída pelo
diabo ou que filho de deus na verdade é
o filho dos demônios que são divindades
menores mas isso tudo é interpretação
atual moderna de pessoas que não vão
para dentro do contexto hebraico antigo
para entender o que era filho de deus e
filho dos homens naquela época de modo
bastante simples filho de deus eram
aqueles que eram descendentes de sete
filhos dos homens eram aqueles que eram
excelentes cair de um modo bastante
simples é isso e era assim que eles
compreendiam e o que eu acho legal aqui
é perceber que essa descrição da criação
da queda e da redenção e é essencial
para a compreensão da própria fé
judaico-cristã entender essa estrutura
criou a humanidade caio e aí deus vem no
final do 3 e promete resgatar por meio
do filho da mulher não é assim quando
ele nascer ele então irá esmagar a
cabeça da serpente
enquanto a serpente irá lhe picar o
calcanhar e curiosamente jesus descreve
isso os apóstolos inspirados pelo
espírito novo testamento descreve que
jesus cristo foi aquele que esmagou e
pisou a cabeça da serpente e que nós
como igreja pisamos com ele também e ele
está debaixo dos nossos pés e ele já
está de certo modo limitado e preso em
suas atribuições e funções por causa
daquilo que cristo já fez amarrando como
ele mesmo descreveu os fariseus sobre
amarrar o valente saque ea casa lembrou
da passagem certo modo o poder do diabo
já está limitado
aliás decerto não de todo modo é por
isso que joão quando escreve sua
primeira epístola no capítulo 5 ele vai
dizer que o maligno nem pode tocar em
você nem pode tocar em você porque ele
agora está debaixo de completa e
absoluta sujeição 1 diante do povo de
deus é importante que a gente compreenda
essa estrutura criação queda e redenção
já logo nos três primeiros capítulos de
genes para que a gente compreenda o
desenrolar de tudo isso nos restantes
dos livros
então nós temos em gênesis uma espécie
de escolha o início de uma espécie de
libertação em levítico uma espécie de
santificação em números uma espécie de
instrução para aqueles que foram
santificados em deuteronômio uma
exortação aqueles permaneça na
obediência vocês vão me ouvir falar mais
disso até o final da semana
e é exatamente o que deus faz com você
comigo deus nos chama como fez com
abraão nos escolhe como essa foi a
palavra que eles escolheram os apóstolos
deus nos chama
nós vimos a ele quando estamos com ele
nos liberta êxodo libertação uma vez
libertos eles no sant fica levítico nos
preparando para adorá-los precisa ser
seus certificados
uma vez certificados e no culto a deus
somos instruídos números e uma vez sendo
instruídos nós somos depois de um tempo
e incentivados a permanecemos e
perseverar nos na obediência o que quer
eu ter o nome é isso de modo que o
pentateuco uma espécie de resumão de
tudo aquilo que é a nossa história da
vida da história da nossa vida e é por
isso que quando jesus e os profetas
apontavam para moisés
eles sabiam que moisés moisés é o
pentateuco não é
é uma espécie de resumo de tudo aquilo
que deus queria que soubéssemos sobre a
criação imperfeita do homem à santidade
de deus
a queda que nos separou dessa santidade
nos afundou no mar de pecado de lama de
morte e destruição
e também fala sobre a redenção desse
deus que agora querem nos tirar dessa
perdição e destruição e morte e nos
colocar diante dele com vida com graça
com clareza com libertação
tanto dentro do antigo testamento quanto
dentro das tradições judaicas
os livros apócrifos por exemplo e vários
livros apócrifos trazem consigo essa
noção que é chamada de histórico de
querigma tica da história ou de gênesis
pelo menos a história de gênesis store
qual barrinha climática kerigma e
pregação é histórico de história então
ver em gênesis um livro com o propósito
de pregar por meio da história e ensinar
alguma coisa o povo e eu quero ver
algumas passagens com vocês agora para
que compreendamos melhores
a criação a queda ea redenção como temas
fundamentais
imagina o tripé sobre o qual você coloca
uma câmera bem estar aqui diante de mim
ó se tivesse um pé só não pararia de pé
tivesse dois também não pararia mas
sobre três bases se edifica e se coloca
alguma coisa com segurança
pensa na criação na queda e na redenção
como um tripé sobre o qual uma mensagem
de chamado para a salvação será
anunciada para todo aquele povo não
tentar entender isso
quando a gente abre em primeira crônicas
você pode abrir comigo lá por favor
primeira crônicas capítulo primeiro
verso suma 4
a gente vai levar os textos agora tá bom
é que você me acompanha e se possível já
acabou parecendo joy também depois você
quiser ir pra lá você abre comigo lá em
jogo também a primeira crônicas capítulo
11
é enquanto vocês acham deixe-me dizer o
qual é o meu objetivo com esse texto é
mostrar como eles entendiam a parte do
histórico dentro do histórico climático
o histórico não era só uma pregação não
era só uma parábola adão e eva vamos a
uma parábola não é apenas um kerigma não
é apenas uma proclamação mas trata se
também de um fato que um dia aconteceu e
que como fato é inserido no kerigma na
proclamação com o objetivo da redenção
então quando nós lemos a abertura do
livro das crônicas nós lemos assim adão
sete anos cainã maala léo ele está
falando da da genealogia de 7 aqui viu
dos filhos de deus
jared enoque matuzalém lameck noé sem
canja fé só tem aqui
ou seja ele liga noé adão
ele liga enoque que é outro personagem
criado como histórico adam se adão foi
um mito logo não é também foi senão é
foi um mito logo sem foi um mito e se
sem foi um mito abraão foi um mito ele é
descendente de 100
se abraham foi um mito já qual foi um
mito que foi descendente 1/12 nano neto
de abraão jacó foi um mito moisés foi um
mito porque moisés depois quatrocentos e
tantos anos um descendente de jacó
simões jeff foi o medo vai encurtar a
história de davi foi mito e davi foi um
mito quem mais foi mito percebe onde que
alinha nos leva e quando a gente pára
pra pensar nos nalguns dos pressupostos
dos teólogos liberais o que de fato eles
querem fazer é desacreditar não só a
divindade de nosso senhor jesus cristo
mas também a veracidade histórica de sua
pessoa quando muito se muito otimista
ricamente eles até acreditam que um tal
de jesus existiu mas que se jesus não
foi deus isso ele tem
a empresa que não foi e tudo isso nasce
com essa idéia de que adão nunca ouvi
agora vai comigo por favor lá pra j 31
livro de jó capítulo 31 versículo 33 se
com o adam encobrir as minhas
transgressões ocultando o meu delito no
seio velho 34 porque eu temia grande
multidão e o desprezo das famílias me
apavorava de sorte que me calei e não
sair da porta apenas até aqui ou seja
nessa descrição o que nós encontramos é
a apresentação de de adão quem está
escrevendo essas palavras e que jó está
dentro de uma declaração de jó na qual o
choque e adam existiu em que ele foi um
personagem histórico assim como ele
descreve no verso 33 se eu tivesse feito
como adão e encobrindo minhas
transgressões ocultando o meu delito
dentro de mim e ele está dentro do
contexto dele não é todo aquele
sofrimento agora vai lá pra oséias
comigo lá na frente oséias capítulo 6
versículo 7
ozéias capítulo 6 versículo 7
lá diz assim mas eles transgrediram a
aliança como adam eles se portaram
aleivosamente contra mim nos vimos então
no primeiro livro um livro histórico
o segundo livro um livro sapiencial
poético o terceiro livro o livro
profético ou seja dentro de estruturas
literárias diferente do antigo
testamento a mesma visão adão existiu de
fato os judeus criam nisso
seguindo tobias agora comigo lá em
tobias às vezes não tem tobias na bíblia
que você esquecer
lembra que eu falei há pouco tempo atrás
que não só dentro da tradição a do
antigo testamento mas também fora nos
livros apócrifos e isso também está
presente
vamos ver só parentes aqui o que
significa apócrifo
então não é apenas falso mas está
principalmente associado com algo que
não foi inspirado
trata se de um escrito não revela as não
revelado de um escrito que não foi
inspirado por deus mas não que se
inscrito seja falso porque o falso é o
pseudo do epigrafado já ouviu esse termo
seu de epígrafe opção de epígrafe pseudo
falso epígrafe de escrito não é de uma
maneira bem simples aqui então um falso
escrito na verdade não é o apócrifo mas
é opção de epígrafe os judeus liam os
apócrifos mas abominavam os seus
biógrafos não todos têm muito que
gostavam é mãe de tem gente que gosta de
porcaria em todo lugar de mentir em todo
lugar até hoje tem isso né
imaginando aquela época também tinha
então os apócrifos eram livros para os
quais os judeus iam pra me lembrar da
sua história conhecer sua história como
os livros de macabeus por exemplo
primeiro cinema cabelos e um terceiro e
quarto também mas esses a opção de pneus
são falsos os dois primeiros não são
tanto é que na época de jesus eles liam
esses textos eles iam por exemplo alguns
dos livros chamados livros de enoque não
que são inspirados mas são livros que
contam histórias como por exemplo a que
judas relata na sua pequena epístola
lembra lá em judas na epístola de judas
quando ele descreve uma espécie de
batalha entre moisés perdão entre miguel
e satanás pelo corpo de moisés
acho que ele aprendeu isso ele aprendeu
isso no livro apócrifo que não foi
inspirado mas quando entra na pena de
judas se torna pelo menos ali em judas
isso certo inspirado
assim a gente tem outros textos no novo
testamento que são descrições de de
livros apócrifos que não são mentirosos
não são falsos
eles são só eu a história alguma coisa
que aconteceu inclusive coisas que não
deviam ter acontecido aconteceram e não
foram está por exemplo em macabeus algo
que aconteceu e não deveria ter
acontecido foi que num determinado caso
algumas pessoas morreram eles se
juntaram para orar para aqueles mortos
os judeus não olham pelos mortos porque
eles entendem que essa é uma prática
errada e por isso que eles consideravam
livre de macau deus não está uma
história mas tem coisa errada então não
pode se inspirados estão entendendo que
eu tô passando gente está ficando claro
mas eles liam e tinham ali uma espécie
de boa lembrança de sua própria história
tobias era um desses livros eclesiástico
também pelo mencionar aqui pra vocês
tobias 8 de 1 a 10 depois do jantar
introduziram um jovem num aposento de
sarah está escrevendo aqui um casamento
e você vai ver as entidade por trás
disso e tobias fiel às indicações do
anjo tirou do seu alforje uma parte do
fígado e oposto sobre bases acesas nesse
momento o anjo rafael tomou o demônio e
prendeu-o no deserto do alto egito então
tobias encorajou a jovem com estas
palavras levanta-te sara e rogamos a
deus hoje amanhã e depois de amanhã
estaremos unidos a deus durante essas
três noites e depois da terceira noite
consumar emos a nossa união porque somos
filhos dos santos patriarcas e não nos
devemos casar como os pagãos que não
conhecem a deus se estão entendendo a
gente casou hoje à noite mas a gente vai
ficar três noites de vigília e oração na
quarta a gente a gente consuma a nossa
união está entendendo isso parece
bastante interessante não está no livro
apócrifo e no verso 6 levantaram-se
possamos e orar juntos fervorosamente
fervorosamente para que lhes fosse
conservada vida tem todo um contexto por
trás não vou explicar que agora não dá
tempo
tobias disse senhor deus de nossos pais
vendiam vos os céus a terra o mar as
fontes e os rios com todas as criaturas
que eles existem voz
agora que está o ponto que eu quero vós
fizestes adão no livro da terra e vestes
e eva por companheira ora vós sabeis ao
senhor que não é para satisfazer a minha
paixão que recebi a minha prima como
esposa mas unicamente com o desejo de
suscitar uma possibilidade pela qual o
vosso nome seja eternamente bendito
acrescentou tende piedade de nós senhor
tende piedade de nós e fazer que
chegamos juntos a uma idosa velhice sem
querer explicar o texto que a gente
encontra aqui é dentro de uma literatura
histórica que não é inspirada também a
compreensão de que adão existiu e ele
foi tomado do livro da terra e eva foi
tirada dele para que pudesse existir ele
como companheira também no livro do
eclesiástico que também não está na sua
bíblia não é crise hastes
nós temos as seguintes passagens
eclesiástico 3310 entre eles alguns que
deus levou e consagrou a outros pôs no
número dos dias comuns e foi assim que
deus tirou todos os homens do solo e da
terra de que foi chamada dadá que foi
formado adão e também no 49 19 7 e 100
foram glorificados entre os homens porém
acima de qualquer ser vivo da criação
acha-se adão aqui também nós encontramos
a crença em um adão que é histórico não
é que existiu em algum momento na
história seguindo aqui tem gente aí nós
temos esse texto está na sua bíblia para
lá comigo por favor
lucas aparece pra vocês não têm nada aí
foi lucas 3 23 saindo com um pouquinho
de atraso
lucas 3 23
até o 38 eu não vou ler tudo tá mas
apenas um pequeno trecho lucas 3 23 nós
vemos assim ora tinha jesus cerca de 30
anos ao começar o seu ministério
era como se cuidava filho de josé filho
dele ele filho de matar tima touch filho
de levi levi filho de meu que este filho
de janeiro e filho de josé e josé filho
de matar tias etc terá até que chega lá
no 38
cainã filho de enos e nos filhos de 7 e
este filho de adão filho de deus
qual é o propósito do espírito santo
usando aqui a vida de lucas não é
ao revelar essa genealogia é nos ensinar
que assim como segundo adão existiu como
um homem na história e foi para o
madeiro para a remissão da nossa vida
o primeiro adão também existiu por causa
de quem o pecado ea condenação entraram
no mundo
a evidência do primeiro adão está no
fato da existência do segundo adam se o
segundo adão não existiu
então tudo bem não creio que o primeiro
tenha existido mas se o primeiro existiu
e pecou como fez então foi necessária a
existência de um segundo adão mas o
segundo não se sabe do que eu estou
falando né
o senhor jesus cristo mas se o primeiro
adão não existiu e não pecou por que
então o segundo adão morreu no primeiro
adão não fez na prática não poética e
parabólica mente falando na prática se
ele não caiu e trouxe aos seus
descendentes a culpa ea condenação ea
morte então como é que isso começou por
meio de quem isso entrou na raça humana
razão pela qual o próprio deus teve que
se encarnar se fazer o homem
e pagar pela culpa dessa humanidade se o
primeiro a deus não existe um logo o
segundo é falso e é essa a razão pela
qual nas duas vezes em que a genealogia
de cristo é dimensionada
o último para kuki para quem chega é
sempre adão porque isso é importante
importantíssimo interessante essa
passagem também do capítulo 4 logo em
seguida
logo depois da genealogia de cristo ser
colocada lá em adam ele vai colocar uma
situação em jesus cristo muito
semelhante à situação do primeiro adão
lá em gênesis assim como o primeiro adão
foi tentado por uma serpente o segundo
adão também o primeiro adão foi tentado
por uma serpente no jardim quando tudo
era perfeito mas o segundo adão não
tinha mais nada de perfeito na
humanidade
logo este atentado num deserto figura
perfeita do estado da humanidade quando
este aqui é veio não é o senhor jesus
então o que nós encontramos em lucas 4
em um aparente paralelo com a queda no
qual também é oferecido a jesus aquilo
que foi oferecido adão o segundo adão
também foi tentado
o senhor jesus também foi à semelhança
de do primeiro adam é tentado pra que
desce as costas a palavra de deus ou
dúvidas pelo menos dela e assim como a
serpente colocou em xeque a palavra de
deus lá atrás
ele coloca a mesma palavra em xeque aqui
na frente quando ele está diante do
segundo adão
a grande diferença é que o primeiro adão
ele não deu ouvido nem viu a serpente é
quem viu foi a mulher dele foi a mulher
dele que travou o primeiro debate
teológico da história da humanidade
quando a serpente disse chegou a ela
disse o que deus disse começa o debate e
aí ela disse teologicamente assim disse
deus isso é tecnologia que temos disse
o conhecimento sobre a palavra ea
serpente disse não é se a tua
interpretação não foi isso que deus
disse o que eu disse foi a ele diz
e aí possivelmente um pouco mais de
discussão nem tudo está ali o que tem
caso só naquilo que está ali a discussão
termina com a vitória do teólogo lúcifer
satanás e vivência discussão porque ele
crê em deus
ele tem conhecimento do teor logo ele
tem login ia de george fez todos são
teólogos todas as criaturas que pensam
são teólogos
alguns são bons teólogos outros são
horrorosos teólogos
mas todos têm um ponto de vista sobre
quem deus é quando você encontra um joão
o manoel a sebastiana ea serafina na
esquina discutindo e você chega pra
evangelizá-los e você disse você diz a
eles você sabe que deus fez pra vocês ou
quem é deus pra você
eles vão dizer alguma coisa pra você e
você vai perceber e um monte de coisa
errada aí você vai dizer não não é bem
assim deixou apresentar realmente quem é
deus pra você
esse é um debate teológico isso é uma
contra argumentação de pontos de vista
diferentes sobre a pessoa de deus quando
você ensina seu filho sobre deus e o seu
filho chega pra você e diz pai mãe eu
acho estranho porque deus é isso eu acho
que deus é aquilo que tinha falou que a
gente tem que ter medo de deus que está
sentado lá no céu e se eu fizer uma
coisa errada vai pesar na minha cabeça
te ensinar uma musiquinha assim cuidado
onde pisa cuidado que fala cuidado onde
põe a mão porque ele está olhando pra
você não tem essa música seja né mas o
que está por trás dela passa a ideia é
essa idéia pode também passar a idéia do
cuidado né
mas não é isso que a gente ensina o
papai do céu tá olhando em ele sabe se
permite ou não e se sentiu se vai pro
inferno ea criança começa a tremer e aí
você pega aquele gancho para vencer o
debate nem com a criança e assim quando
você evangelizar alguém numa
penitenciária assim um ponto de pregação
assim uma pregação você o tempo todo
querendo ensinar às pessoas quem deus é
tudo gira em
ano um debate numa discussão sobre deus
lá no éden o que aconteceu foi
justamente isso um debate sobre deus e o
que ele disse quando chega no segundo
adão que agora não está mais no jardim
está no deserto a mesma serpente agora
aparece diante dele e satanás ali diz a
ele olha se você prostrado me adorares
tudo te darei prosperidade absoluta
conquista vitória vai nessa fé em jesus
disse não só o senhor deus adorarás nem
só ele prestará as culto e tudo mais e
aí ele me disse olha você tá com fome
manda essas pedras aí se transformar em
pão
se eu não tava lá não vi mas é possível
já tem até os adultos argumentos como
foi você que falou pra o sol existir e
ele existiu foi o senhor quem disse
porque joão no capítulo 1 diz que foi
ele o verbo que disse tudo aconteceu
foi o senhor talvez a serpente tenha
dito que disse haja luz ea gelos e ouvi
los
então falta dessas pedras aí ele
responde com a palavra mas também está
escrito nem só de pão viverá o homem
então é uma palavra que sair na palavra
dele vai ficar também está escrito na
palavra que se você se jogado aqui pra
baixo
ele está citando os salmos né vai mandar
os seus anjos para não deixar você ralar
os seus pés os seus joelhos
então se lança faz prova desse deus
coloque na parede pra ver se ele é deus
de verdade porque se ele for ele vai
falar o que ele prometeu em pastor que
prega isso hoje em dia isso foi palavra
do diabo no deserto é também pastor que
prega isso hoje em dia e aí jesus disse
olha mas também está escrito que a gente
não pode tentar ou fazer esse tipo de
prova do senhor deus ou seja o diabo era
péssimo não eu era péssimo gramática
também e também na na interpretação das
palavras porque como assim hoje são
muitos não é quando a bíblia diz fazer
prova de mim então vou colocar na parede
ele tá mandando você degusta
alô você conhecê lo como quando você
prova em turim
quando você prova uma melancia azul que
nunca viu na vida alguém falou isso é
bom e você vai provar melancia tony não
existe isso estou só imaginando que uma
vez e nunca provou que possa provar por
exemplo vem provar que no norte e
nordeste alguns algumas frutas que lá
não existem no estado de são paulo como
cajá
o culto à sua e outras coisas mais não é
do que frutas mas tem aqui que é essa
mas aí tem agora vou sair tem todo mundo
inteiro agora né
mas o bom é só nessa região lá que nem
tang que suco néon chegou a sair lá pra
nós é isso é isso aí é bom até lá não
daqui é bom então assim é e você prova e
conhece quando a bíblia fala de fazer
prova de mim
é nesse sentido gente não pode colocar
deus na parede como diabo show e disse
pra jesus então prova não é esse tipo de
prova é de conhecer porque quando nós
provarmos nós veremos que ele é bom
também diz a escritura provar e vede que
o senhor é bom prova é o açaí você verá
que ele é bom não é prova com aquele na
parede porque ele vai responder se vai
ver que ele é bom não faz sentido isso
mas tem muita gente que vai pôr serem
ruins de gramática como diabo também era
só o diabo sabia que estava fazendo
muitos hoje não sabem por isso que a
gente não pode culpar hoje as pessoas
o diabo a gente pode né e pronto é que
no final deste debate teológico do
segundo adão com a serpente ele vence ea
serpente saia ali com o seu primeiro
tapa na orelha ele não foi pisada ainda
mas ela já saiu o meu tom a obra não
havia sido completada por que foi na
cruz do calvário
mas ali ele já viu um pouco de sua
derrota acontecendo
e assim a gente tem vários paralelos
como também o de romanos a 5 eu peço que
você abra comigo lá por favor que é uma
compreensão paulina sobre a
historicidade de adão para o apóstolo
paulo assim como para os demais
apóstolos
adão não é mito adão não é poesia adão
não é parábola adão foi gente como você
e eu somos e assim como daqui alguns
anos
falaram de nós se é que vão falar com a
gente
hoje nós estamos aqui falando de adão
assim como nós existimos ele existiu e
aqui então paulo vai fazer uma
correlação entre a queda de adão a
condenação da humanidade o sacrifício de
cristo e abundância de água da graça
sobre muitos então nós vemos assim em
romanos
portanto assim como por um só homem
entrou o pecado no mundo e pelo pecado a
morte
assim também a morte passou a todos os
homens porque todos pecaram por que
todos pecaram por que a morte entrou
porque o pecado entrou e só existe hoje
aqui porque alguém introduziu esse
alguém foi um homem e esse homem chamado
adam eu dizia vocês na verdade nem foi
tanto adão né nem foi tanto vocês sabem
não for mantida
tudo começou por causa da eva foi ela
que perdeu o bate-boca lá com a serpente
foi entrar no debate perdeu pra ela foi
debater com o marido dela e aí eu
pergunto pra você ouve um debate
teológico entre esposa marido ela chegou
pra ele deu fruto pra ele e ele pegou e
comeu adão poderia ter feito setal luca
ele poderia ter olhado para ele falar do
que isso na tua mão fica longe de mim
não me revela e dar dez passos para trás
o que deus fala pra você que eu votei
não era nem pra tocar se comeu isso daí
você não sabe o que se fez com que deus
falou pra gente por que você fez isso
adão fez isso tem perguntou como eu
pensei pior do que ela é ela pelo menos
bateu-boca discutiu entrou num debate
teológico com a serpente a dom
ele nem isso fez preguiçoso ali o meu
professor dizia o carlos osório que
assim se telha que ontem a vale inicia a
história da banana
não da humanidade dos homens aqui mandar
um homem ali começa principalmente
quando deus vem pra falar com ele e é
interessante que deus não vai atrás dela
e foi ela que começou a bagunça foi ela
que começou a a besteira a deus vai
falar com adam por causa dos papéis que
deus deu a cada um deles adão você é o
homem você é o cabeça do lar
você responde pelo lar vocês ela pelo
lar então deus vai perguntar pra ele vai
perguntar pra ele que quis que você fez
e aí a banalização amadurece recebe um
upgrade e ele diz não foi a mulher que
tu me deste e bota a culpa em deus
se o senhor não tivesse tirado a costela
se o senhor tivesse me dado uma coisa
melhor não teria pecado sobre os maridos
que hoje fala olha porque eu não irei
mais tem esposa que faz também né porque
eu não falei com o pastor porque eu não
ouvi a minha mãe porque eu não se eu
tivesse jejuado um dia mais deus teria
revelado que não era ela a mulher da
minha vida
sabe esse tipo de coisa e seu adão hoje
são pessoas que acreditam que como nem
vou falar o que acredita né
mas é o que aconteceu ali no fundo do
fogo a dão achava que a culpa era de
deus
a culpa não estava nele ele não tinha
nada de errado
toda a culpa estava nela mas é
interessante que deus bota a culpa nele
ele tinha responsabilidades
ele tinha funções e papéis que ele
deveria viver e exercer e ele falhou e
aí ele vai falar com eva deus que atam
não fez isso de ter feito depois não é
quem eu acho até mesmo que eles se
converteram depois razão pela qual um
dos filhos dele eles temiam ao senhor e
oferecer uma oferta agradável ao senhor
e esse filho deles não tinha o antigo
testamento e um novo ale e nem mesmo uma
revelação especial de deus mas existe um
pai uma mãe que conheceram a deus e que
provavelmente se arrependeram
tanto é que quando esse filho morreu
outro filho que nasceu se tornou alguém
que tenha muito a deus e na geração
desse se voltou a invocar o nome do
senhor na terra mas isso é uma coisa que
eu tenho comigo então nós nós olhamos
para o outro lado vemos como desgraça
também
se perpetuou por meio de um homem que
com um duro coração deu as costas para o
senhor voltando a impor o texto de
romanos no verso 13 ele diz porque até
ao regime da lei ou seja até que moisés
viesse não é escrever se o pentateuco
havia pecado no mundo mas o pecado não é
levado em conta quando não há lei
entretanto reinou à morte desde adão até
moisés mesmo sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de
adão o qual prefigurava aquele que havia
de vir not essa expressão final de 14
prefigurava aquele que havia de vir
todavia não é assim o dom gratuito como
a ofensa porque se pela ofensa de um só
morreram muitos muito mais a graça de
deus e otton pela graça de um só homem
jesus cristo foram abundantes sobre
muitos o tom entretanto não é como no
caso em que somente um pegou porque o
julgamento deve vôo de uma sua ofensa
para a condenação
mas a graça transcorre de muitas ofensas
para a justificação ou seja a salvação
se pela ofensa de um e por meio de um só
reinou a morte é muito mais os que
recebem a abundância da graça e o dom da
justiça reinaram em vida por meio de um
só a saber jesus cristo pois assim como
por uma só ofensa veio juízo sobre todos
os homens para a condenação assim também
por um só ato de justiça veio a graça
sobre todos os homens para a
justificação que dá vida porque como
pela desobediência de um só homem
muitos se tornaram pecadores assim
também por meio da obediência de um só
muitos se tornaram justus sobreveio a
lei para que a voltar se a ofensa ou
seja a lei veio para que a gente
soubesse o que é errado
continuando mas onde abundou errado o
pecado superabundou a graça a fim de que
como um pecado reinou pela morte assim
também reinasse a graça pela justiça
para a vida eterna mediante jesus cristo
o nosso senhor
esse é um dos textos mais lindos de toda
a bíblia porque ele traça um paralelo
perfeito entre
desgraça para absolutamente que veio por
meio de adesão de adão ea superabundante
graça que vem por meio de nosso senhor
jesus cristo criação que é dada em adam
redenção em jesus cristo
mas a redenção de jesus cristo sem a
existência de adão não faz sentido na
mentalidade dos apóstolos não faz
sentido na mentalidade dos apócrifos não
faz sentido não pensar na mentalidade
dos evangelhos a gente leu o evangelho
de lucas não faz sentido não em
qualidade dos profetas ricos não faz
sentido na mentalidade dos que
escreveram literatura sapiencial não faz
sentido aumentar na cada dos históricos
do antigo testamento
logo toda a revelação bíblica todo o
cânon antigo testamento pressupõe a
existência literal de um homem chamado
adam
espero que isso vá criando corpo na sua
mente no seu coração para que você
entenda claramente daqui a pouco porque
da importância disso cruzou na área
disse o seguinte é praticamente
impossível aceitar a autoridade de
romanos 5 sem aceitar a inferência que a
graça em uma caça humana inteira advém
de um único progenitor
bem eu vou parar por aqui e aí logo em
seguida a gente entra no contexto
autoral fazer um intervalo ok