Fórum: O misticismo religioso e a figura do líder
11/03/2016Fórum: O misticismo religioso e a figura do líder
Fonte: Missão na Íntegra
Legendas automáticas:
a eles desmo religioso sob jo que nos afasta de r$1 avivamento para fora da igreja a gente diz a imprensa a acomac funcionais espiritualidade brasileira e então entender novo momento do ocidente principalmente é a religiosidade brasileira uma religiosidade de barganha sempre foi uma religiosa religiosidade poder os ameríndios nos ensinaram a negociar com as entidades da floresta os africanos nos ensinaram a negociar com os eixos e com os orixás e os português nos ensinaram a negociar com o santos da religiosidade católica então sempre foi uma religião de barganha em busca de poder e tem mais quem tem mais poder é barganha com o ser humano o ser humano barganha com ele e cada entidade cobra o que acham que é devido tem uns que cobram os sacrifícios têm que cobra o boston celtics que cobram dinheiro então essa sempre foi a espiritualidade brasileira mais bonita qualidade de barganha mas milito a cidade poder segundo o brasileiro sempre teve consciência de transcendência ou seja que há mais coisas entre o céu ea terra do que supõe nossa vã filosofia como diesel xv online na sua obra então é o brasil sempre teve consciência disso que o mundo é mágico que tem muita coisa que acontece que o mundo é povoado não só física mas também somente então essa é a nossa cultura sempre foi ea aveia romana que chegou aqui era a fé da contra-reforma quer uma fé iminente individual com muito pouco ensino e muito bonito então só aprofundou a a animosidade de barganha do brasileiro quando o o movimento pentecostal começou a crescer no brasil ele começou a oferecer a contrapartida a busca pelo poder começou a anunciar a todos os demais que quem tinha poder no nome de jesus e se a pessoa está precisando de poder de vir pra jesus porque jesus é poderoso sangue de jesus é poderoso nome de jesus é poderoso e é mesmo então construíram uma fé de milagres não necessariamente uma fé é de misticismo mais uma fé de milagres a e com a chegada da da teologia da possibilidade chegou uma noção e no seu de contextualização que na verdade se tornou o sincretismo então os não pentecostais começaram até movimentos e práticas sincrética se assumindo estruturas de de fé do mundo ameríndio do mundo de matriz africana e do mundo da religiosidade popular romana esse misticismo à igreja a teologia da prosperidade assumiu porque a teologia da prosperidade tem uma mensagem objetiva mente de poder de barganha de enriquecimento próprio e de e de individualismo então somado a isso nós tivemos no ocidente desde e depois da segunda guerra mundial nós tivemos uma crise de identidade porque nós tivemos uma crise de conteúdo é filosófico a ouvir um ceticismo crescente da humanidade por causa das duas guerras as duas guerras eram uma denúncia de que alguma coisa no mundo cristão tinha falhado porque os cristãos indicar de ar duas vezes seguidas num espaço de 15 anos e e fizeram guerras fraxe dadas de um poder destrutivo jamais conhecida até então então parece que alguma coisa não funcionou no ocidente alguma coisa não funcionou no mundo no mundo cristão além disso tinham as escaramuças no mundo cristão africano e inclinações cristãs como ruanda por exemplo houve genocídios e genocídios perpetrados entre cristãos então alguma coisa parece que não estava dando certo no mundo cristão isso tudo aliado ao existencialismo niilista de sartre caminhe reggio não revelou como chama aquele alemão não há qualquer carta dinamarquesa o a um chapéu depois el rocha é o do antigo sabe quem é que eu estou falando então esses caras a partir da fenomenologia de russel é pai de ryder a exata entre a e caminhe aí gémeas bond e esses caras todos infundiram na humanidade é a descrença no futuro eles infundiu na humanidade é perú perda da esperança e se isso claro cresceu na europa mas foi invadindo todos os todos os as nações que estão sob a órbita do ocidente que o ocidente europeu é isso criou uma perda de identidade uma perda de de protótipo não tem mais modelo e um estado de desespero o relativismo é um estado de desespero quando o camarada diz que não tem modelo não tem nada que eu possa imitar e eu não tô indo pra lugar nenhum portanto qualquer coisa que eu fizer tá bom isso aliado à a quebra da união soviética que matou a esperança comunista ea degeneração do capitalismo em lucre mesmo porque isso que nós os chamamos de capitalismo não é o capitalismo como ele nasceu elo crismo tudo pelo lucro e não tem mais noção de construção nacional nem tem mais noção de construção de sociedade então o relativismo é um estado de desespero e esse estado de desespero é a negação não apenas da identidade mas da possibilidade de ter identidade é nesse estado que nós vivemos e ea pós modernidade é na verdade a perda da crença na razão humana como caminho para solucionar o dilema humano é nesse estado que nós estamos nesse estado de desespero e é esse estado de desespero que permite a ascensão dos radicais porque os radicais são o estertor do desespero quando ninguém mais sabe o que é um grupo se levanta violentamente para tentarem um golo uma identidade na busca de salvar se a si mesmo no meio do desespero quando a gente fala em brasil nós somos entender não só a matriz cultural brasileira como matriz religiosa brasileira com o se formou à religião no país a matriz religiosa brasileira vocês vão ter que estou dizendo isso quando essas três grupos essas três etnias se encontrar no brasil o negro branco índio você tem um negro que vem da áfrica não é qualquer negro é o negro escravo não é o negro livre ele vem com uma mentalidade de escravo tão doída tão pesada que muitos morriam o mouz nos barcos morriam de saudades que era o banzo ele morria porque eles e foi lido e ele chega no brasil escravo o português que vem aqui não é qualquer português não é qualquer branco europeu quem chega aqui é o branco ibérico da península ibérica esse branco que vem ocidental é europeu ele já vem esse gerado por causa das invasões ibéricas do norte da áfrica então não é qualquer branco que vem não é qualquer branco europeu é um branco português emérico que já vem miscigenado o índio é nativo que tac com as suas crenças com a sua maneira de cultuar e 77 esse branco nesse gene nado ele se ajunta ele se relaciona tanto cuide como negro diferente do holandês branco europeu que vai para a áfrica do sul ele não se mistura só 11 miscigenação por causa de ser um branco europeu o ibérico porque na áfrica do sul o holandês vai por uma cerca de negro palavra pra cá pois se você olhar o seu redor você vai ver cara de todo mundo nós não temos um rosto a outro falava bull já que lhe perguntei com a etnia do japi alguém eu falei não tô falando sério não falando sério ele para ele é um brasileiro aí me falaram que a tua mãe é bom já que a índia eo teu pai polonês branco e negro indy polonês é essa coisa miscigenada isso veio com o misticismo tanto africano quanto portuguesa o catolicismo quanto o a religião o indígena nativa isso nesse gentle qual foi o espaço da miscigenação ruim o casagrande a casa grande ea senzala estavam juntas isso tudo ocorre o coronel saiu da casa grande e vai pegar a alegria por dentro da sua casa e mantém relações com ela ele não tem essa coisa de pureza questão o palco onde isso tudo acontece no engenhão ali no engenhão tudo está acontecendo é os tambores dos negros se misturo com a prece católica do branco e com os deuses da natureza do índio isso tudo isso aqui nós somos frutos fruto disso só que brasil o comitê de estudo não se tente se vive daí contas falam novamente para não dar muita muita volta enquanto vê na década de 80 duas tecnologias e da prosperidade da batalha espiritual da batalha espiritual vê-la pelo fuller com o peter wagner trazido por duas irmãs ea da prosperidade lá conquête hagan e outros trazendo o que ele ri gun dérbi no quinquénio e vem pra cá e surge nós estamos o contexto que esse limite sisu está aí ea década perdida é a década perdida da economia perdida e aí vem uma igreja comece você tem dor de cabeça ou se é você tá doente você paga aluguel moro de aluguel você foi a placa na frente da igreja e diz ah o grande culpado e se culpado se chama demônio então o esforço demônio você vai ficar próximo porque agora isso por exemplo dos países não pegue nova iorquino pegou em portugal não pegou por causa desse vício que nós temos aqui e por causa da década que entre a teologia da prosperidade e até hoje na batalha espiritual em outras palavras as igrejas obilale seu momento ela sobre o momento que estava diz esse povo n 5 tem demônio aí as igrejas não tão algumas pentecostais são mas não estão fazendo isso agressivamente ela entra dizendo que se sair esse demônio você vai ficar rico claro eu moro de aluguel sou esse cara eu moro seu homólogo na periferia a minha casa tem goteira é eu estou desempregado claro a década perdida eu acho que aí acabou ontem mas eu acho que nós devemos e aí a missão integral pode nos ajudar muito com isso uma biologia da missão integral de entendermos esse nosso povo que entendemos como esse povo caminho de como esse povo sente e usá lo sair lembrando do ricms o fator no sedec um elo o ponto de contato que eu acho que essa igreja que começa em 77 a universal entendeu esse ponto de contato enquanto o outro estava aqui pregando pra elite pregando a racionalidade certo robô doutrina ele estava no meio do povo como assembléia de deus hoje a segunda maior igreja do brasil depois da igreja católica ela fez o ponto de contato uo o pessoal simples dando tirando aquele a sacralização do sacerdote e quando o povo leigo eu me converti uma igreja pentecostal uns primeiros anos já pregava não sabe para o seminário quatro anos fazer uma pós a apae sabido e vai pegar mas o que que eu vou pregar abre a boca e depois cheguei então todos esses é certo e errado mas estou dizendo que é de alguma maneira a o o o que não era sacerdote o leigo foi usado como uma boa força que entende a linguagem do povo ou nação x pôde problema aqui e o satanás brinca com a gente então no poder de jesus vai pra cima e ele conseguir transmitir o que aquele hóstis malignas das regiões celestes o grande arquiteto do universo vem inter vem através de uma ação do espírito santo de deus pessoa é da trindade caciques carta falando da onde saiu esse ombro no céu então é ler essa cultura e tá no meio dessa cultura e falar ô ô ô segundo a linguagem que essa cultura que esse povo entende ea miss cué e aí o evangelho vai dando as correções vai lhe mando aqui vale mandar lhe e trazendo essa esse povo trazendo segundo aquilo que entendemos ser um verdadeiro evangelho a ênfase demasiada a uma figura tem nada dentro da igreja líder tem dificuldade dificultado o olhar ao próximo principalmente para fora de exposições a nossa cultura principalmente nordestina assembléia de deus tem um ethos nordestino corona lista que é o senhor do engenho é o senhor porque que você tem hoje você tem na década de 60 70 o padre chamado catarxo rolim que ele vai trabalhar os pentecostais principalmente são paulo rio de janeiro ele vai dizer que os pentecostais chegam e porque cresce essa religião a essa religião cresce porque ele bom para os pobres e aí o nordestino chega em são paulo essas migrações fluxos internos e ele não tem ninguém ele está sozinho até ter o documentário é santa cruz que mostra um pouquinho isso aí ele chega lá em são paulo no rio de janeiro não tem ninguém aí a religião vai abrigá lo vai dar um senso de pertença ele vai chamar o outro irmão aos finais de semana ele vai na casa dos irmãos e ele se sente pleno ele sente realizado bom essa cultura da está sendo trabalhada e todo o brasil começando lá nos pentecostais todas se perdeu sai do pará e vem se instalar em são paulo ela vem também com essa cultura dos coronéis você vê até hoje alguns são contrários às cotas raciais por exemplo porque de alguma maneira eles vão chegar à cultura quando um negro é liberto pela lei áurea com a princesa foi um desfavor ao negro e que aspectos o negro cresceu dentro do engenho trabalha na cana-de-açúcar a vida inteira a à cultura economia canavieira começam a cair o senhor dg o coronel tem mais o que fazer com o negro o negócios pediu 11 é caro aí chega se da lei áurea o negro o coronel chega e diz agora você ali ele sai livre dali três dias ele volta com o pé inchado e com fome porque não sabe trabalhar na cidade eu não sabia o que fazer ele volta e diz o coronel funciona do jeito que a jogou solto a liberdade a por lei das sedas e só que eu tô com fome o desemprego bom então vou te fazer o favor eu vou te quebrar um galho porque eu sou bonzinho cristão você pode morar na senzala e troca disse trabalho um gênio as coisas que eu preciso que criou se uma cultura do favoritismo aí o negra subserviente até os dias de hoje e quando nós falamos em cota racial é um não é um favor alguns porque eu tenho que dar minha vaga meu filho estuda não é um favor é pagar a dívida social que temos o negros e obrigado a dizer a vocês que eu falo a vocês me devem vocês não fazem mais do que obrigação alguém tem que pagar essa conta porque causa desequilíbrio o negros o índio nem precisa falar do índio o índio provavelmente iremos pôr mesmo caminho que os norte americanos fizeram com os índios e aqui o negro de cabeça baixa sendo é uma grande parte da população e ele sai com uma cultura subserviente nisso entre o empoderamento da região ele entra com uma cultura coreana lista onde prevalece o carisma do líder ele é o grande líder carismático ainda se a junta com o na figura do coronel e da o que nós vemos hoje então essa figura carismática c sendo exaltado colocada eu me converti uma igreja que os irmãos e assim quando o pastor sobe no público deus tá falando é diretamente ele tem uma ligação direta com deus é inquestionável até o ponto que uma vez ao ano o pulp e diz irmão eu tô tendo uma visão deus está me dando uma revelação eu tô vendo no momento todo mundo tá aí ele disse eu tô vendo um g de jesus bem grande no meio da igreja aí eu olhei e caramba homem é alguma coisa ia eu comecei a desconfiar e todo mundo a aleluia e glória aleluia aleluia aleluia e olhos alguma coisa não tá batendo pode ser que seja do hebraico né e alguma coisa assim é como uma irmã professando pra outra diz eis-me a serva né você pra mim é como é zaqueu na cova dos leões aí ela parou diz eis que me enganei me a serva é daniel aí é complicado mas essa nossa cultura eis que me enganei me a serva é daniel na cova dos leões eu posso brincar que completei costal a quem é sabe do que estou falando mas esse é o nosso povo essa nossa gente que vem dessa cultura tudo de uma elite de um polonês e lato de de gente que vai e domingo à cultura porque achei fantástico ontem quando o neill falando diz que o pessoal descendo o morro para conversar com ele que lindo isso o povo 10 começa a conversar dialogar diesel porque para o é assistencialista isso mas por que parou nós queremos saber porque isso não pode ficar assim qual é o episódio que os você vê hoje na política é a mesma coisa a igreja não está fora do mundo nós alguma maneira como uma coisa que no antigo testamento deus e falou israel para tomar cuidado com a cultura dos outros povos eu quero que nós temos que absorver almir sater chama sua cultura a cultura do reino ea cultura do reino precisa ser implantada é uma cultura da justiça é uma cultura de não pôr o ato é uma cultura do mundo não precisa o popular é uma outra cultura que a igreja e não pode absorver a cultura dos outros povos no sentido de daqui a pouco chega o politeísmo tá faltando pouca água fluidificada é rosa sarou pedrinha de davies é nós absorvemos a cultura religiosa popular mística aí nós absorvemos nós não conseguimos implantar uma cultura do reino onde só o mediador o intercessor nós começa vamos absorver a escultura acabou essa questão de líderes fortes carismáticos mas isso sempre vai existir sempre existiu na história e por causa de alguns líderes carismáticos também houve vários suicídios assassinatos multidão multidões morreram por causa dos do carisma equivocado é o homem carismático mas é o conhecimento é equivocado e eu acho que a gente passa por isso aqui no brasil carismáticos equivocados do conhecimento então eu acho que a gente precisa é alinhar essa situação o carisma não é ruim desde que a gente use da forma correta com o conhecimento e parece que está desvinculado aquele que conhece não tem carisma e aquele que tem carisma não conhece então ele usa dada sua carisma para do seu carisma pra atrair as pessoas mas o evangelho e se ele dá carisma a todos né então a o evangelho jesus ele e lhe dar o carisma para todos então isso significa o sacerdócio universal jesus ele destitui 111 exemplo ou uma pessoa que tá cheio do poder eu acho que a comunidade em si ela tem o poder e isso faz com que a gente possa mudar a ideia é de ser igreja e que o pastor em si o profeta e sim o evangelista e se ele não é maior do que aquele que que membro porque ele é membro também ele não tá fora do corpo ele não lhe der o corpo do lado de fora e faz parte do corpo o cabeça ainda jesus e é o que a gente tá esquecendo e jesus dentro da religião que faz com que as pessoas não acreditem mais por causa dessa falta de dentes ademais o homem ainda procura os seus absolutos por isso que procura a pessoa que pode falar pra ele o que ele deve fazer e por isso que o sacerdote universal não vinga dentro do brasil porque eles estavam sempre buscam tanto o feiticeiro sempre está buscando o padre sempre está buscando o pastor com poder e isso faz com que é essa esse princípio termine o que eu quero dizer com isso que tanto que nós falamos ou o ar e falou bem sobre a a falta de identidade mas o evangelho ele vem pra dar uma identidade de poder pra gente a todos e não é só para alguns então quando nós chegamos no evangelho o evangelho não é uma religião então a integralidade do evangelho é nós assumimos todas as posições que deus permite que nós possamos ter jesus ele sempre destitui o tempo na sua vida porém amplia onde eu posso adorar então a religião ela sempre limita a pessoa num espaço cult cu mas jesus ele amplia o espaço cult pra toda terra é a religião sempre limita em um sacerdote em um líder religioso unido é mágico o oedt velho não o evangelho e amplia para todo mundo da terra é é a religião sempre estipula regras e dogmas para que todos possam chegar até deus mas o evangelho não o evangelho ele destitui as regras e assumir a relação como a parte mais importante da vida ea religião também limita a o encontrará deus em um dia um dia caótico mas o evangelho não o evangelho ele amplia para todos os dias então se nós assumimos uma posição de sermos membro desse co o que o cabeça e jesus acredito que voltando na outra pergunta e acrescentando essa aí sim nós vamos ter o avivamento porque nós não estamos preocupado com uma pessoa e o que ela vai achar o que ela manda mas não estamos preocupado em agradar a deus e ver no outro a necessidade que ele tem pra que ele possa ser pessoa então eu acho que o evangelho ele responde quando ele dá os seus absolutos ampliados que é não isso aqui é pra todo mundo não é só para um o poder não é sopão poder é para todos então o evangelho ele é coletivo ele não é individual e por isso a gente termina com essa esse monopólio do poder esse monopólio é da autoridade que uma pessoa tem outra e o evangelho também ele muda né porque antigamente ou no antigo testamento as pessoas procuravam o profeta e isso dá continuidade no pentecostalismo que a gente pode perceber que todo mundo vai atrás do profeta como ele mesmo disse mas o evangelho não o evangelho faz com que o profeta venha até a pessoa isso é valorizar o ser humano através daquilo que deus quer fazer ea gente pode ver isso em paulo né quando água com pega o cinto foge quem é esse sim foi assim sinto aí é do paulista e vai se ferrar então parece que o evangelho ele aglutina pessoas ele não centraliza em uma pessoa e eu acho que é isso que a igreja ea comunidade de jesus precisa entender que o poder tá ligado à religião mas o poder para todos está ligado o evangelho então nós precisamos assumir que nós somos pessoas que podemos ser usados por deus aonde de é uma coisa que nós usamos talvez é relembrar relação ao brasil é que o brasil é uma igreja evangélica brasileira uma igreja de evangelistas só agora recentemente depois de quase 200 anos de missão evangélica do brasil tenha gente começou a se depositar na conta de que nós precisamos de pastores e mestres mas a igreja evangelho de uma igreja evangelista nós herdamos isso dos missionários eles vieram aqui para ganhar pessoas para cristo ponto é a nossa grande ênfase ganhar pessoas para cristo é a outra coisa é que a igreja evangélica é uma igreja que quer se distinguir da diocese o que é de o césio bispo é o bispo o bispo romano é o bispo da cidade de natal ele parte do princípio de que todos os natalenses não da igreja romana nem todos os natalenses vão à missa mas todos são membros da igreja romana é a diocese d essa que é a igreja dele o padre não é o pastor da igreja romana é o auxiliar do pastor porque o pastor da igreja romana é o bispo o padre auxiliar do mesmo ele não é o pastor da igreja local ele é o auxiliar do pastor pastoral o bispo bispo é o pastor da diocese e quanto maior a diocese ele mais poder ele tem no colégio episcopal essa idéia por isso que de vez em quando o o o bispo de roma interfere de vídeo uma diocese para tirar poder do mesmo o bicho tá com poder de mais então é uma idéia da diocese aí vêm os evangelhos que os evangélicos têm de mostrar que não são da diocese não são romanos nós somos cristãos evangélicos e eles vão fazer isso através das suas dos seus templos dos seus locais de reunião quanto maior o seu local de reunião mas eles impõe ao mundo romano mas ele disse que os romanos aqui não aqui não aqui nós somos evangélicos por isso que quando os humanos começaram a liberar que os evangélicos tivessem suas reuniões eles ordenavam que as nossos locais reuniões não tinham de ter aparência de tempo pra deixar claro que só uma confissão cristã tem direito a tempo no brasil então se você não entende é o nascedouro da história do brasil e como os missionários encontro brasil quando chegam você não entende o que aconteceu conosco então aí você tem é a de o sérgio bispo manda em tudo e aí você tem inserção dos evangelhos os evangelhos começa a romper com a diocese aqui não aqui nós somos evangélicos e qual é o papel do evangelho trazer o maior número de romanos para dentro de casa e tirar o maior número de humanos a diocese e abrigar no seu tempo por isso quanto maior é a o prédio evangélico mais status de um líder evangélico porque ele é o cara que mais tirou gente da diocese e se você considerar que as religiões de matriz africana não eram religiões reconhecidas como são agora inclusive são reconhecidas em grande parte por causa do crescimento evangélico que se impôs como uma outra feição religiosa no país e admitiu e finalmente o brasileiro começou a admitir que era de outra religião não humana estuda estuda o bgs os censos que você vai perceber isso durante muito tempo a grande maioria romã a romã a romã é humana uma de repente começa a aparecer espírita começa a aparecer candomblé umbanda evangelho onde estava isso com exceção dos evangélicos que já se dizem evangélicos estava rompendo com a diocese os outros se diziam humanos eu lembro de uma entrevista de uma grande e babalorixá na tv e perguntar para ela com a sua religião ela diz católica apostólica romana eu não entendia a ação dela como uma ruptura com a diocese eu não rompe com a diocese eu continuo me considerando é católica apostólica romana por isso que o sucesso do brasil é a confusão até que os evangelhos começaram a aparecer no censo os evangélicos é que diziam nós um sonho da diocese não já não faz parte de sair não bom então isso primeiro quem é o cara mais importante dentro da igreja evangélica ouvir o evangelista por tempo ele ganha as pessoas para cristo tira as pessoas da diocese e tirar a diocese retirar todo mundo que todo mundo que não é evangélico se diz católico apostólico romano mesmo que esteja na umbanda e do candomblé na mesa branca no caso de sismo quando pergunta qual a sua religião e é o evangelho e começa a romper com essa lógica então por isso se entende por que que os pastores evangelistas tem tanta força e depois eles não eles vão formar grandes igrejas só que eles são evangelistas e o evangelista não sabe apascentar e não sabe ensinar e ele é obrigado a saber que não é o dom dele não é ou não é o ministério dele não é o serviço que ele presta o serviço que ele presta é anunciar para a pessoa que não conhece jesus jesus depois o pastor cuida dessa pessoa e o mestre ensina para essa pessoa o evangelista não vai cuidar disso só que por causa do problema institucional qualquer líder que dirige a igreja a instituição chama de pastor tem de ser ordenado pastor não é pastor evangelista ele não é pastor ele é profeta ele não é pastor ele é o cara que quer fazer emissões levando cristo onde ainda não foi anunciado ele é uma aposta ele não é pastor ele é um mestre negócio veio ensinar ele não vai cuidar de pessoas ele vai ensinar pessoas o pastor é o cara que gosta de cuidar de gente e aí ele achar essa turma onde a crise estão estão na igreja só que quem é que ganha é o que ganha notoriedade numa igreja que é iminente 20 evangelista em que quer escapar da diocese o evangelista então nós temos no brasil a igreja liderada por evangelistas e não uma igreja que cresce cresce cresce cresce mas nunca amadurece não amadurece que não tem um pastor e não tem mestre acerto então o evangelista não se preocupa com o próximo o próximo prêmio revista é o cara que ele quer ganhar pra cristo não é o cara que ele quer matar a fome quem se preocupa com o próximo é o pastor é o mestre que começa a dizer pra igreja pessoal aqui no na bíblia diz que é pra fazer mais do que falar de jesus tem de mostrar jesus o pastor dizer mesmo as pessoas aí do lado estão morrendo de fome mas a igreja liderada por evangelistas e os evangelistas tão preocupado nem um carro pra cristo foto então o vôo o pastor conta pessoas o evangelista conta cadeiras vazias vocês vão mexer nessas cadeiras aí vão aumentar esse tempo sam por mais gente aqui tem que levar mais gente do céu então só agora recentemente é que a igreja evangélica brasileira começou a se dar conta de que precisa de mestres e precisa de pastores por exemplo nosso movimento missão na íntegra é um movimento para suscitar astori semestres dentro da igreja de pessoal nós já ganhou o brasil nós precisamo apascentar esse país nós precisamos sinais país já ganhamos mas não está mudando a cultura do brasil não estão mexendo na estrutura social do brasil porque nós vamos fazendo isso porque evangelista não faz isso - ou vai pedir que o evangelista se preocupar com isso ele vira pra mim pois assim aí quando você está preocupado em melhorar o país envolvendo gente inferno aí eu digo pra ele vai tirar o cara do inverno e depois entrega pra mim que transforma o cara não há gente do céu mas você não entrega o cara e você sobe no domingo após domingo e fala pra todo mundo se converter num cara já se converteu ele já se converteu o que vai fazer com ele agora ele já nasceu de novo aí você faz um apelo à aí o que você tenha ensinado pra ele desde que você vem aqui acompanhado de um cara que tá que pode ser um potencial é decidido quando eu fizer um apelo tá tudo bem com você sempre trazendo gente pra cristo ser um evangelizador seu vizinho se ele está falando com os caras do seu trabalho de verdade é verdade atrás do cara por que por que domingo eu vou fazer apelo e quando eu fizer pelo tem que ter cara que seja do meu apelo tá certo está errado tirar o carro do inferno mas o pastor tiro cara do evangelista tira o cara do inferno o pastor e o mestre tira o inferno do cara e é isso que o problema na igreja brasileira é uma igreja de evangelistas e o cara vai do seminário e lá num seminário não se trabalha a noção de mistério porque o seminário não é para apascentar a igreja local é para manter a lógica do hino nacional então o cara vai lá pra aprender a acer batista o outro vai lá para aprender a ser preso teria outro vai lá pra se aprendesse congregacional outro vai lá pra aprender a ser metodista e não vai lá pra é cuidar da igreja local entre a praia ea doutrina da sua denominação e intensifica a presença da sua instituição e aí gera essa igreja que nós temos e essa igreja que nós temos não vê o próximo vez só o pecador o pecador precisa de salvação o próximo e que precisa de amor mas o próximo é só dentro de casa e olha lá eu acho que o ar e ele tem razão quando ele fala sobre essa situação do do evangelista que eu fiquei pensando na minha formação né ea minha formação foi porque eu era evangelista porque eu trazer um monte de gente pra dentro da igreja então esse cara e também é um sinal da vocação porque a igreja fala não está trazendo muita gente pra igreja a gente tem que investir nele e é uma coisa interessante é essa dinâmica e eu acho que a gente precisa quebrar isso mesmo nós não podemos ver só as pessoas que trazem outros pra dentro da igreja mas nós temos que ver dentro da comunidade cristã qual é o papel de cada um porque esse é é o que paulo fala todo mundo tem um dom e que precisa desenvolver esse dom e se nós não dermos oportunidade para que ele cresça a comunidade vai ser frágil como é por isso que muitas vezes as pessoas não sabem nem o que é o evangelho às pessoas não sabem nem o que ela está fazendo e muitas vezes são cobrados porque não estão no domingo na igreja porque é o único dia que você tem que vir à igreja é no domingo que se você não aparecer você tem pecado a fazer alguma coisa de errado né então eu acho que essa proposta que o ari e colocou é uma proposta pra ser desenvolvida dentro da comunidade cristã todos precisam olhar para todas as qualidades e dons que as pessoas têm é importante isso que a gente precisa desenvolver essa situação e nem é mestre vamos capacitá vamos capacitar esse homem pra quê ou essa mulher para que ela possa ensinar melhor é pastor vamos capacitar para que ele possa cuidar melhor né então eu acho que essa essa proposta faz com que a gente possa também caminhar para uma igreja mais madura e essa migração que nós temos também entre denominações e religiões no brasil é falta de conhecimento também