Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Fórum: O misticismo religioso e a figura do líder

Fórum: O misticismo religioso e a figura do líder


Fonte: Missão na Íntegra

Legendas automáticas:

a eles desmo religioso sob jo que nos
afasta de r$1 avivamento para fora da
igreja a gente diz a imprensa
a acomac funcionais espiritualidade
brasileira e então entender novo momento
do ocidente principalmente é a
religiosidade brasileira uma
religiosidade de barganha sempre foi uma
religiosa religiosidade poder os
ameríndios nos ensinaram a negociar com
as entidades da floresta
os africanos nos ensinaram a negociar
com os eixos e com os orixás e os
português nos ensinaram a negociar com o
santos da religiosidade católica
então sempre foi uma religião de
barganha em busca de poder e tem mais
quem tem mais poder é barganha com o ser
humano o ser humano barganha com ele e
cada entidade cobra o que acham que é
devido
tem uns que cobram os sacrifícios têm
que cobra o boston celtics que cobram
dinheiro então essa sempre foi a
espiritualidade brasileira mais bonita
qualidade de barganha mas milito a
cidade poder
segundo o brasileiro sempre teve
consciência de transcendência
ou seja que há mais coisas entre o céu
ea terra do que supõe nossa vã filosofia
como diesel xv online na sua obra
então é o brasil sempre teve consciência
disso que o mundo é mágico que tem muita
coisa que acontece que o mundo é povoado
não só física mas também
somente então essa é a nossa cultura
sempre foi ea aveia romana que chegou
aqui era a fé da contra-reforma quer uma
fé iminente individual com muito pouco
ensino e muito bonito
então só aprofundou a a animosidade de
barganha do brasileiro quando o o
movimento pentecostal começou a crescer
no brasil
ele começou a oferecer a contrapartida a
busca pelo poder começou a anunciar a
todos os demais que quem tinha poder no
nome de jesus
e se a pessoa está precisando de poder
de vir pra jesus porque jesus é poderoso
sangue de jesus é poderoso nome de jesus
é poderoso e é mesmo
então construíram uma fé de milagres não
necessariamente uma fé é de misticismo
mais uma fé de milagres a e com a
chegada da da teologia da possibilidade
chegou uma noção e no seu de
contextualização que na verdade se
tornou o sincretismo então os não
pentecostais começaram até movimentos e
práticas sincrética se assumindo
estruturas de de fé do mundo ameríndio
do mundo de matriz africana e do mundo
da religiosidade popular romana
esse misticismo à igreja
a teologia da prosperidade assumiu
porque a teologia da prosperidade tem
uma mensagem objetiva mente de poder de
barganha de enriquecimento próprio e de
e de individualismo então
somado a isso nós tivemos no ocidente
desde e depois da segunda guerra mundial
nós tivemos uma crise de identidade
porque nós tivemos uma crise de conteúdo
é filosófico a ouvir um ceticismo
crescente da humanidade
por causa das duas guerras as duas
guerras eram uma denúncia de que alguma
coisa no mundo cristão tinha falhado
porque os cristãos indicar de ar duas
vezes seguidas num espaço de 15 anos e e
fizeram guerras fraxe dadas de um poder
destrutivo jamais conhecida até então
então parece que alguma coisa não
funcionou no ocidente
alguma coisa não funcionou no mundo no
mundo cristão
além disso tinham as escaramuças no
mundo cristão africano e inclinações
cristãs como ruanda por exemplo houve
genocídios e genocídios perpetrados
entre cristãos
então alguma coisa parece que não estava
dando certo no mundo cristão
isso tudo aliado ao existencialismo
niilista de sartre caminhe reggio não
revelou como chama aquele alemão não há
qualquer carta dinamarquesa o a um
chapéu depois el rocha é o do antigo
sabe quem é que eu estou falando
então esses caras a partir da
fenomenologia de russel é pai de ryder a
exata entre a e caminhe aí gémeas bond e
esses caras todos infundiram na
humanidade é a descrença no futuro eles
infundiu na humanidade é perú perda da
esperança e se isso claro cresceu na
europa mas foi invadindo todos os todos
os as nações que estão sob a órbita do
ocidente que o ocidente europeu é isso
criou uma perda de identidade uma perda
de de protótipo não tem mais modelo e um
estado de desespero
o relativismo é um estado de desespero
quando o camarada diz que não tem modelo
não tem nada que eu possa imitar e eu
não tô indo pra lugar nenhum
portanto qualquer coisa que eu fizer tá
bom
isso aliado à a quebra da união
soviética que matou a esperança
comunista ea degeneração do capitalismo
em lucre mesmo porque isso que nós os
chamamos de capitalismo não é o
capitalismo como ele nasceu elo crismo
tudo pelo lucro e não tem mais noção de
construção nacional nem tem mais noção
de construção de sociedade então o
relativismo é um estado de desespero e
esse estado de desespero é a negação não
apenas da identidade mas da
possibilidade de ter identidade
é nesse estado que nós vivemos e ea pós
modernidade é na verdade a perda da
crença na razão humana como caminho para
solucionar o dilema humano é nesse
estado que nós estamos nesse estado de
desespero e é esse estado de desespero
que permite a ascensão dos radicais
porque os radicais são o estertor do
desespero quando ninguém mais sabe o que
é um grupo se levanta violentamente para
tentarem um golo uma identidade na busca
de salvar se a si mesmo no meio do
desespero quando a gente fala em brasil
nós somos entender não só a matriz
cultural brasileira como matriz
religiosa brasileira com o se formou à
religião no país a matriz religiosa
brasileira
vocês vão ter que estou dizendo isso
quando essas três grupos
essas três etnias se encontrar no brasil
o negro
branco índio você tem um negro que vem
da áfrica
não é qualquer negro é o negro escravo
não é o negro livre
ele vem com uma mentalidade de escravo
tão doída tão pesada que muitos morriam
o mouz nos barcos morriam de saudades
que era o banzo ele morria porque eles e
foi lido e ele chega no brasil escravo
o português que vem aqui não é qualquer
português não é qualquer branco europeu
quem chega aqui é o branco ibérico da
península ibérica
esse branco que vem ocidental é europeu
ele já vem esse gerado por causa das
invasões ibéricas do norte da áfrica
então não é qualquer branco que vem não
é qualquer branco europeu é um branco
português emérico que já vem miscigenado
o índio é nativo que tac com as suas
crenças com a sua maneira de cultuar e
77 esse branco nesse gene nado ele se
ajunta ele se relaciona
tanto cuide como negro diferente do
holandês branco europeu que vai para a
áfrica do sul ele não se mistura só 11
miscigenação por causa de ser um branco
europeu o ibérico porque na áfrica do
sul o holandês vai por uma cerca de
negro palavra pra cá pois se você olhar
o seu redor você vai ver cara de todo
mundo
nós não temos um rosto a outro falava
bull já que lhe perguntei com a etnia do
japi alguém eu falei não tô falando
sério não falando sério ele para ele é
um brasileiro
aí me falaram que a tua mãe é bom já que
a índia eo teu pai polonês branco e
negro indy polonês é essa coisa
miscigenada
isso veio com o misticismo tanto
africano quanto portuguesa o catolicismo
quanto o a religião o indígena nativa
isso nesse gentle qual foi o espaço da
miscigenação ruim o casagrande a casa
grande ea senzala estavam juntas
isso tudo ocorre o coronel saiu da casa
grande e vai pegar a alegria por dentro
da sua casa e mantém relações com ela
ele não tem essa coisa de pureza questão
o palco onde isso tudo acontece no
engenhão
ali no engenhão
tudo está acontecendo é os tambores dos
negros se misturo com a prece católica
do branco e com os deuses da natureza do
índio
isso tudo isso aqui nós somos frutos
fruto disso só que brasil o comitê de
estudo não se tente se vive
daí contas falam novamente para não dar
muita muita volta enquanto vê na década
de 80 duas tecnologias e da prosperidade
da batalha espiritual da batalha
espiritual vê-la pelo fuller com o peter
wagner trazido por duas irmãs ea da
prosperidade lá conquête hagan e outros
trazendo o que ele ri gun dérbi no
quinquénio e vem pra cá e surge nós
estamos o contexto que esse limite sisu
está aí ea década perdida é a década
perdida da economia perdida
e aí vem uma igreja comece você tem dor
de cabeça ou se é você tá doente você
paga aluguel moro de aluguel
você foi a placa na frente da igreja e
diz ah o grande culpado e se culpado se
chama demônio então o esforço demônio
você vai ficar próximo porque agora isso
por exemplo dos países não pegue nova
iorquino pegou em portugal não pegou por
causa desse vício que nós temos aqui e
por causa da década que entre a teologia
da prosperidade e até hoje na batalha
espiritual
em outras palavras as igrejas obilale
seu momento ela sobre o momento que
estava diz
esse povo n 5 tem demônio aí as igrejas
não tão algumas pentecostais são mas não
estão fazendo isso agressivamente
ela entra dizendo que se sair esse
demônio
você vai ficar rico claro eu moro de
aluguel sou esse cara eu moro seu
homólogo na periferia a minha casa tem
goteira é eu estou desempregado claro a
década perdida
eu acho que aí acabou ontem mas eu acho
que nós devemos e aí a missão integral
pode nos ajudar muito com isso
uma biologia da missão integral de
entendermos esse nosso povo que
entendemos como esse povo caminho de
como esse povo sente e usá lo sair
lembrando do ricms o fator no sedec um
elo o ponto de contato que eu acho que
essa igreja que começa em 77 a universal
entendeu esse ponto de contato enquanto
o outro estava aqui pregando pra elite
pregando a racionalidade certo robô
doutrina
ele estava no meio do povo como
assembléia de deus hoje a segunda maior
igreja do brasil depois da igreja
católica ela fez o ponto de contato uo o
pessoal simples dando tirando aquele a
sacralização do sacerdote e quando o
povo leigo
eu me converti uma igreja pentecostal
uns primeiros anos já pregava não sabe
para o seminário quatro anos fazer uma
pós a apae sabido e vai pegar
mas o que que eu vou pregar abre a boca
e depois cheguei então todos esses é
certo e errado mas estou dizendo que é
de alguma maneira a o o o que não era
sacerdote o leigo foi usado como uma boa
força que entende a linguagem do povo ou
nação x pôde problema aqui e o satanás
brinca com a gente então no poder de
jesus vai pra cima e ele conseguir
transmitir o que aquele hóstis malignas
das regiões celestes o grande arquiteto
do universo vem inter vem através de uma
ação do espírito santo de deus pessoa é
da trindade caciques carta falando da
onde saiu esse ombro no céu
então é ler essa cultura e tá no meio
dessa cultura e falar ô ô ô segundo a
linguagem que essa cultura que esse povo
entende ea miss cué e aí o evangelho vai
dando as correções vai lhe mando aqui
vale mandar lhe e trazendo essa esse
povo trazendo segundo aquilo que
entendemos ser um verdadeiro evangelho
a ênfase demasiada a uma figura tem nada
dentro da igreja líder tem dificuldade
dificultado o olhar ao próximo
principalmente para fora de exposições a
nossa cultura principalmente nordestina
assembléia de deus tem um ethos
nordestino corona lista que é o senhor
do engenho é o senhor porque que você
tem hoje você tem na década de 60 70 o
padre chamado catarxo rolim que ele vai
trabalhar os pentecostais principalmente
são paulo rio de janeiro ele vai dizer
que os pentecostais chegam e porque
cresce essa religião a essa religião
cresce porque ele
bom para os pobres e aí o nordestino
chega em são paulo essas migrações
fluxos internos e ele não tem ninguém
ele está sozinho até ter o documentário
é santa cruz que mostra um pouquinho
isso aí ele chega lá em são paulo no rio
de janeiro não tem ninguém aí a religião
vai abrigá lo vai dar um senso de
pertença
ele vai chamar o outro irmão aos finais
de semana ele vai na casa dos irmãos e
ele se sente pleno
ele sente realizado bom essa cultura da
está sendo trabalhada e todo o brasil
começando lá nos pentecostais todas se
perdeu sai do pará e vem se instalar em
são paulo ela vem também com essa
cultura dos coronéis
você vê até hoje alguns são contrários
às cotas raciais por exemplo porque de
alguma maneira eles vão chegar à cultura
quando um negro é liberto pela lei áurea
com a princesa foi um desfavor ao negro
e que aspectos o negro cresceu dentro do
engenho trabalha na cana-de-açúcar a
vida inteira a à cultura economia
canavieira começam a cair
o senhor dg o coronel tem mais o que
fazer com o negro o negócios pediu 11 é
caro
aí chega se da lei áurea o negro o
coronel chega e diz agora você ali ele
sai livre dali três dias ele volta com o
pé inchado e com fome porque não sabe
trabalhar na cidade
eu não sabia o que fazer ele volta e diz
o coronel funciona do jeito que a jogou
solto a liberdade a por lei das sedas e
só que eu tô com fome o desemprego
bom então vou te fazer o favor eu vou te
quebrar um galho porque eu sou bonzinho
cristão
você pode morar na senzala e troca disse
trabalho um gênio as coisas que eu
preciso que criou se uma cultura do
favoritismo
aí o
negra subserviente até os dias de hoje e
quando nós falamos em cota racial é um
não é um favor alguns porque eu tenho
que dar minha vaga meu filho estuda
não é um favor é pagar a dívida social
que temos o negros e obrigado a dizer a
vocês que eu falo a vocês me devem
vocês não fazem mais do que obrigação
alguém tem que pagar essa conta porque
causa desequilíbrio o negros o índio nem
precisa falar do índio
o índio provavelmente iremos pôr mesmo
caminho que os norte americanos fizeram
com os índios
e aqui o negro de cabeça baixa sendo é
uma grande parte da população e ele sai
com uma cultura subserviente nisso entre
o empoderamento da região
ele entra com uma cultura coreana lista
onde prevalece o carisma do líder
ele é o grande líder carismático ainda
se a junta com o na figura do coronel e
da o que nós vemos hoje
então essa figura carismática c sendo
exaltado colocada eu me converti uma
igreja que os irmãos e assim quando o
pastor sobe no público deus tá falando é
diretamente ele tem uma ligação direta
com deus é inquestionável
até o ponto que uma vez ao ano o pulp e
diz irmão eu tô tendo uma visão deus
está me dando uma revelação eu tô vendo
no momento todo mundo tá aí ele disse eu
tô vendo um g de jesus bem grande no
meio da igreja
aí eu olhei e caramba homem é alguma
coisa ia eu comecei a desconfiar e todo
mundo a aleluia e glória aleluia aleluia
aleluia e olhos alguma coisa não tá
batendo pode ser que seja do hebraico né
e alguma coisa assim
é como uma irmã professando pra outra
diz
eis-me a serva né você pra mim é como é
zaqueu na cova dos leões aí ela parou
diz eis que me enganei me a serva é
daniel
aí é complicado mas essa nossa cultura
eis que me enganei me a serva é daniel
na cova dos leões
eu posso brincar que completei costal a
quem é sabe do que estou falando
mas esse é o nosso povo essa nossa gente
que vem dessa cultura tudo de uma elite
de um polonês e lato de de gente que vai
e domingo à cultura porque achei
fantástico ontem quando o neill falando
diz que o pessoal descendo o morro para
conversar com ele que lindo isso o povo
10 começa a conversar dialogar diesel
porque para o é assistencialista isso
mas por que parou
nós queremos saber porque isso não pode
ficar assim
qual é o episódio que os você vê hoje na
política é a mesma coisa
a igreja não está fora do mundo nós
alguma maneira como uma coisa que no
antigo testamento deus e falou israel
para tomar cuidado com a cultura dos
outros povos
eu quero que nós temos que absorver
almir sater chama sua cultura a cultura
do reino ea cultura do reino precisa ser
implantada é uma cultura da justiça é
uma cultura de não pôr o ato é uma
cultura do mundo não precisa o popular é
uma outra cultura que a igreja e não
pode absorver a cultura dos outros povos
no sentido de daqui a pouco chega o
politeísmo tá faltando pouca água
fluidificada é rosa sarou pedrinha de
davies é nós absorvemos a cultura
religiosa popular mística
aí nós absorvemos nós não conseguimos
implantar uma cultura do reino onde só o
mediador o intercessor nós começa
vamos absorver a escultura acabou essa
questão de líderes fortes carismáticos
mas isso sempre vai existir sempre
existiu na história e por causa de
alguns líderes carismáticos também houve
vários suicídios assassinatos multidão
multidões morreram por causa dos do
carisma equivocado é o homem carismático
mas é o conhecimento é equivocado e eu
acho que a gente passa por isso aqui no
brasil
carismáticos equivocados do conhecimento
então eu acho que a gente precisa é
alinhar essa situação o carisma não é
ruim desde que a gente use da forma
correta com o conhecimento e parece que
está desvinculado aquele que conhece não
tem carisma e aquele que tem carisma não
conhece então ele usa dada sua carisma
para do seu carisma pra atrair as
pessoas mas o evangelho e se ele dá
carisma a todos né então a o evangelho
jesus ele e lhe dar o carisma para todos
então isso significa o sacerdócio
universal jesus ele destitui 111 exemplo
ou uma pessoa que tá cheio do poder
eu acho que a comunidade em si ela tem o
poder e isso faz com que a gente possa
mudar a ideia é de ser igreja e que o
pastor em si o profeta e sim o
evangelista e se ele não é maior do que
aquele que que membro porque ele é
membro também ele não tá fora do corpo
ele não lhe der o corpo do lado de fora
e faz parte do corpo
o cabeça ainda jesus e é o que a gente
tá esquecendo e jesus dentro da religião
que faz com que as pessoas não acreditem
mais por causa dessa falta de dentes
ademais o homem ainda procura os seus
absolutos
por isso que procura a pessoa que pode
falar pra ele o que ele deve fazer e por
isso que o sacerdote universal não vinga
dentro do brasil porque eles estavam
sempre buscam tanto o feiticeiro sempre
está buscando o padre sempre está
buscando o pastor com poder e isso faz
com que é essa esse princípio termine o
que eu quero dizer com isso que tanto
que nós falamos ou o ar e falou bem
sobre a a falta de identidade mas o
evangelho ele vem pra dar uma identidade
de poder pra gente a todos e não é só
para alguns
então quando nós chegamos no evangelho
o evangelho não é uma religião então a
integralidade do evangelho é nós
assumimos todas as posições que deus
permite que nós possamos ter jesus ele
sempre destitui o tempo na sua vida
porém amplia onde eu posso adorar
então a religião ela sempre limita a
pessoa num espaço cult cu
mas jesus ele amplia o espaço cult pra
toda terra é a religião sempre limita em
um sacerdote em um líder religioso unido
é mágico
o oedt velho não o evangelho e amplia
para todo mundo da terra é é a religião
sempre estipula regras e dogmas para que
todos possam chegar até deus mas o
evangelho não o evangelho ele destitui
as regras e assumir a relação como a
parte mais importante da vida ea
religião também limita a o encontrará
deus em um dia um dia caótico mas o
evangelho não o evangelho ele amplia
para todos os dias
então se nós assumimos uma posição de
sermos membro desse co
o que o cabeça e jesus
acredito que voltando na outra pergunta
e acrescentando essa aí sim nós vamos
ter o avivamento porque nós não estamos
preocupado com uma pessoa e o que ela
vai achar o que ela manda mas não
estamos preocupado em agradar a deus e
ver no outro a necessidade que ele tem
pra que ele possa ser pessoa
então eu acho que o evangelho ele
responde quando ele dá os seus absolutos
ampliados que é não isso aqui é pra todo
mundo
não é só para um o poder não é sopão
poder é para todos então o evangelho ele
é coletivo
ele não é individual e por isso a gente
termina com essa esse monopólio do poder
esse monopólio é da autoridade que uma
pessoa tem outra e o evangelho também
ele muda né porque antigamente ou no
antigo testamento as pessoas procuravam
o profeta e isso dá continuidade no
pentecostalismo que a gente pode
perceber que todo mundo vai atrás do
profeta como ele mesmo disse
mas o evangelho não o evangelho faz com
que o profeta venha até a pessoa
isso é valorizar o ser humano através
daquilo que deus quer fazer ea gente
pode ver isso em paulo né quando água
com pega o cinto foge quem é esse sim
foi assim sinto aí é do paulista e vai
se ferrar
então parece que o evangelho ele
aglutina pessoas ele não centraliza em
uma pessoa e eu acho que é isso que a
igreja ea comunidade de jesus precisa
entender que o poder tá ligado à
religião mas o poder para todos está
ligado o evangelho
então nós precisamos assumir que nós
somos pessoas que podemos ser usados por
deus aonde de
é uma coisa que nós usamos talvez é
relembrar relação ao brasil é que o
brasil é uma igreja evangélica
brasileira uma igreja de evangelistas só
agora recentemente depois de quase 200
anos de missão evangélica do brasil
tenha gente começou a se depositar na
conta de que nós precisamos de pastores
e mestres mas a igreja evangelho de uma
igreja evangelista
nós herdamos isso dos missionários
eles vieram aqui para ganhar pessoas
para cristo ponto é a nossa grande
ênfase ganhar pessoas para cristo é a
outra coisa é que a igreja evangélica é
uma igreja que quer se distinguir da
diocese
o que é de o césio bispo é o bispo o
bispo romano é o bispo da cidade de
natal
ele parte do princípio de que todos os
natalenses não da igreja romana
nem todos os natalenses vão à missa mas
todos são membros da igreja romana é a
diocese d
essa que é a igreja dele o padre não é o
pastor da igreja romana é o auxiliar do
pastor porque o pastor da igreja romana
é o bispo o padre auxiliar do mesmo
ele não é o pastor da igreja local
ele é o auxiliar do pastor pastoral o
bispo bispo é o pastor da diocese e
quanto maior a diocese ele mais poder
ele tem no colégio episcopal essa idéia
por isso que de vez em quando o o o
bispo de roma interfere de vídeo uma
diocese para tirar poder do mesmo
o bicho tá com poder de mais então é uma
idéia da diocese
aí vêm os evangelhos que os evangélicos
têm de mostrar que não são da diocese
não são romanos nós somos cristãos
evangélicos e eles vão fazer isso
através das suas dos seus templos dos
seus locais de reunião
quanto maior o seu local de reunião mas
eles impõe ao mundo romano
mas ele disse que os romanos aqui não
aqui não aqui nós somos evangélicos por
isso que quando os humanos começaram a
liberar que os evangélicos tivessem suas
reuniões eles ordenavam que as nossos
locais reuniões não tinham de ter
aparência de tempo pra deixar claro que
só uma confissão cristã tem direito a
tempo no brasil
então se você não entende é o nascedouro
da história do brasil e como os
missionários encontro brasil quando
chegam você não entende o que aconteceu
conosco então aí você tem é a de o
sérgio bispo manda em tudo e aí você tem
inserção dos evangelhos os evangelhos
começa a romper com a diocese
aqui não aqui nós somos evangélicos e
qual é o papel do evangelho trazer o
maior número de romanos para dentro de
casa e tirar o maior número de humanos a
diocese e abrigar no seu tempo
por isso quanto maior é a o prédio
evangélico mais status de um líder
evangélico porque ele é o cara que mais
tirou gente da diocese e se você
considerar que as religiões de matriz
africana não eram religiões reconhecidas
como são agora inclusive são
reconhecidas em grande parte
por causa do crescimento evangélico que
se impôs como uma outra feição religiosa
no país e admitiu e finalmente o
brasileiro começou a admitir que era de
outra religião não humana estuda estuda
o bgs os censos que você vai perceber
isso
durante muito tempo a grande maioria
romã a romã a romã é humana uma de
repente começa a aparecer espírita
começa a aparecer candomblé umbanda
evangelho onde estava isso com exceção
dos evangélicos que já se dizem
evangélicos estava rompendo com a
diocese os outros se diziam humanos eu
lembro de uma entrevista de uma grande e
babalorixá na tv e perguntar para ela
com a sua religião ela diz católica
apostólica romana
eu não entendia a ação dela como uma
ruptura com a diocese
eu não rompe com a diocese eu continuo
me considerando é católica apostólica
romana
por isso que o sucesso do brasil é a
confusão até que os evangelhos começaram
a aparecer no censo os evangélicos é que
diziam nós um sonho da diocese não já
não faz parte de sair não
bom então isso primeiro quem é o cara
mais importante dentro da igreja
evangélica ouvir o evangelista por tempo
ele ganha as pessoas para cristo tira as
pessoas da diocese e tirar
a diocese retirar todo mundo que todo
mundo que não é evangélico se diz
católico apostólico romano mesmo que
esteja na umbanda e do candomblé na mesa
branca
no caso de sismo quando pergunta qual a
sua religião e é o evangelho e começa a
romper com essa lógica
então por isso se entende por que que os
pastores evangelistas tem tanta força e
depois eles não eles vão formar grandes
igrejas
só que eles são evangelistas e o
evangelista não sabe apascentar e não
sabe ensinar e ele é obrigado a saber
que não é o dom dele não é ou não é o
ministério dele não é o serviço que ele
presta o serviço que ele presta é
anunciar para a pessoa que não conhece
jesus jesus depois o pastor cuida dessa
pessoa e o mestre ensina para essa
pessoa
o evangelista não vai cuidar disso
só que por causa do problema
institucional qualquer líder que dirige
a igreja a instituição chama de pastor
tem de ser ordenado pastor não é pastor
evangelista
ele não é pastor
ele é profeta ele não é pastor
ele é o cara que quer fazer emissões
levando cristo onde ainda não foi
anunciado ele é uma aposta
ele não é pastor ele é um mestre negócio
veio ensinar ele não vai cuidar de
pessoas
ele vai ensinar pessoas o pastor é o
cara que gosta de cuidar de gente e aí
ele achar essa turma onde a crise estão
estão na igreja
só que quem é que ganha é o que ganha
notoriedade numa igreja que é iminente
20 evangelista em que quer escapar da
diocese
o evangelista
então nós temos no brasil a igreja
liderada por evangelistas e não uma
igreja que cresce cresce cresce cresce
mas nunca amadurece não amadurece que
não tem um pastor e não tem mestre
acerto então o evangelista não se
preocupa com o próximo
o próximo prêmio revista é o cara que
ele quer ganhar pra cristo não é o cara
que ele quer matar a fome
quem se preocupa com o próximo é o
pastor é o mestre que começa a dizer pra
igreja pessoal aqui no na bíblia diz que
é pra fazer mais do que falar de jesus
tem de mostrar jesus
o pastor dizer mesmo as pessoas aí do
lado estão morrendo de fome
mas a igreja liderada por evangelistas e
os evangelistas tão preocupado nem um
carro pra cristo
foto então o vôo o pastor conta pessoas
o evangelista conta cadeiras vazias
vocês vão mexer nessas cadeiras aí vão
aumentar esse tempo sam por mais gente
aqui tem que levar mais gente do céu
então só agora recentemente é que a
igreja evangélica brasileira começou a
se dar conta de que precisa de mestres e
precisa de pastores
por exemplo nosso movimento missão na
íntegra é um movimento para suscitar
astori semestres dentro da igreja de
pessoal
nós já ganhou o brasil nós precisamo
apascentar esse país
nós precisamos sinais país já ganhamos
mas não está mudando a cultura do brasil
não estão mexendo na estrutura social do
brasil porque nós vamos fazendo isso
porque evangelista não faz isso - ou vai
pedir que o evangelista se preocupar com
isso
ele vira pra mim pois assim aí quando
você está preocupado em melhorar o país
envolvendo gente inferno
aí eu digo pra ele vai tirar o cara do
inverno e depois entrega pra mim que
transforma o cara não há gente do céu
mas você não entrega o cara e você sobe
no domingo após domingo e fala pra todo
mundo se converter num cara já se
converteu
ele já se converteu o que vai fazer com
ele agora ele já nasceu de novo
aí você faz um apelo à aí o que você
tenha ensinado pra ele
desde que você vem aqui acompanhado de
um cara que tá que pode ser um potencial
é decidido quando eu fizer um apelo tá
tudo bem com você sempre trazendo gente
pra cristo ser um evangelizador seu
vizinho
se ele está falando com os caras do seu
trabalho de verdade é verdade
atrás do cara
por que por que domingo eu vou fazer
apelo e quando eu fizer pelo tem que ter
cara que seja do meu apelo
tá certo está errado tirar o carro do
inferno
mas o pastor tiro cara do evangelista
tira o cara do inferno
o pastor e o mestre tira o inferno do
cara e é isso que o problema na igreja
brasileira é uma igreja de evangelistas
e o cara vai do seminário e lá num
seminário não se trabalha a noção de
mistério porque o seminário não é para
apascentar a igreja local é para manter
a lógica do hino nacional
então o cara vai lá pra aprender a acer
batista
o outro vai lá para aprender a ser preso
teria outro vai lá pra se aprendesse
congregacional outro vai lá pra aprender
a ser metodista e não vai lá pra
é cuidar da igreja local entre a praia
ea doutrina da sua denominação e
intensifica a presença da sua
instituição
e aí gera essa igreja que nós temos
e essa igreja que nós temos não vê o
próximo vez só
o pecador o pecador precisa de salvação
o próximo e que precisa de amor mas o
próximo é só dentro de casa e olha lá
eu acho que o ar e ele tem razão quando
ele fala sobre essa situação do do
evangelista que eu fiquei pensando na
minha formação né ea minha formação foi
porque eu era evangelista porque eu
trazer um monte de gente pra dentro da
igreja então esse cara e também é um
sinal da vocação porque a igreja fala
não está trazendo muita gente pra igreja
a gente tem que investir nele e é uma
coisa interessante é essa dinâmica e eu
acho que a gente precisa quebrar isso
mesmo nós não podemos ver só as pessoas
que trazem outros pra dentro da igreja
mas nós temos que ver dentro da
comunidade cristã qual é o papel de cada
um porque esse é é o que paulo fala
todo mundo tem um dom e que precisa
desenvolver esse dom e se nós não dermos
oportunidade para que ele cresça
a comunidade vai ser frágil como é por
isso que muitas vezes as pessoas não
sabem nem o que é o evangelho às pessoas
não sabem nem o que ela está fazendo e
muitas vezes são cobrados porque não
estão no domingo na igreja porque é o
único dia que você tem que vir à igreja
é no domingo que se você não aparecer
você tem pecado a fazer alguma coisa de
errado né
então eu acho que essa proposta que o
ari e colocou é uma proposta pra ser
desenvolvida dentro da comunidade cristã
todos precisam olhar para todas as
qualidades e dons que as pessoas têm
é importante isso que a gente precisa
desenvolver essa situação e nem é mestre
vamos capacitá vamos capacitar esse
homem pra quê ou essa mulher para que
ela possa ensinar melhor é pastor vamos
capacitar para que ele possa cuidar
melhor né
então eu acho que essa essa proposta faz
com que a gente possa também caminhar
para uma igreja mais madura e essa
migração que nós temos também entre
denominações e religiões no brasil é
falta de conhecimento também