Fórum: O racionalismo exagerado e a ação do Espírito Santo
18/03/2016Fórum: O racionalismo exagerado e a ação do Espírito Santo
Fonte: Missão na Íntegra
Legendas automáticas:
[Música] a pergunta que não está a propósito que o debate é o racionalismo exagerado pode ser um perigo oposto de tudo isso ou seja não crê na ação um espírito santo nos dias de hoje não sentir mais a necessidade de chorar de buscar a presença de deus de certificação e de quebrantamento bom nós temos um problema hoje na igreja brasileira que é o surgimento eo crescimento do sensacionalismo do determinismo é é um grupo de pensadores cristãos que se dizem evangélicos eles estão caminhando o determinismo vocês acham bonito eles estão dizendo que que tudo está decidido já podemos é a vontade de deus é e que depois que fechou o cânon do novo pensamento é o espírito santo parou de contribuir com dons aos homens é então agora nós só não investigamos as escrituras sagradas é também sem nenhuma nenhuma razão que justifique o que é afinal de contas trata o determinado isso é paganismo e blasfêmia contra o espírito santos a que a fé cristã não é determinista afeta os tanques e tem responsabilidade moral a fé cristã acredita independência de deus absoluta dependência de deus ea fé cristã acredita em ser dirigido por deus então a fé cristã faz a diferença entre a anuência e manutenção manutenção é o que é a lógica bíblica de que tudo que existe no universo é mantido por deus e anuência anuência é aaa a crença a revelação bíblica de que deus não concorda com tudo o que acontece no mundo que ele mantém por isso tem lei e por isso tem chamado à conversão por isso tem chamado arrependimento porque e por isso o espírito santo sai para convencer o homem do pecado da justiça do juízo por isso deus organizações e julga nações na história e faz nações desaparecerem porque deus mantém tudo mas não concorda com tudo o que acontece no universo que ele mantém por isso ele vai fazer juízo deus só pode fazer juízo porque os seres alguém ele vai julgar são moralmente responsáveis ou seja você fez eu fiz não foi o diabo que fez e nem foi deus que fez e nem fiz que deus mandou porque nenhum nenhum ser humano vai poder chegar diante de deus e deus dizer se bonito em seu artigo o valdo eo ariovaldo dizer bonito se o nelson escreveu eu só fiz você ouve determinou agora só vai me julgar por uma coisa que o senhor determinou isso não existe nas editoras sanadas isso não existe nas escrituras sagradas isso é paganismo as religiões cargas acreditam assim a o islã acreditar sim nós não nós cremos em conversão nós cremos em arrependimento nós teremos em responsabilidade moral o ser humano é responsável pelo que faz mas toda alma que pekar morrer a responsabilidade moral então tá crescendo na igreja brasileira o determinismo o determinismo é apenas e tão somente uma boa desculpa como é a religião carb que é para manutenção da opressão porque o determinismo significa que eu nasci senhor vos renasceu escravo azar seu só de minha é a vontade de deus não é vontade de deus nenhum ser humano nasce senhor nenhum ser humano nasce escravo todo ser humano nasce livre diante de deus e como tal deve ser tratado como tal deve crescer e tem de assumir as suas responsabilidades e as suas decisões então essa é uma conclusão que há na igreja brasileira e entende este deu a doutrina da eleição da sua tecnologia para a vida como um todo e isso é um equívoco a doutrina da eleição uma doutrina solteiro lógica e tenta explicar porque é que duas pessoas ouvir o evangelho mas converte outra não pondo uma têm ouvido para ouvir outra não ontem ea briga entre os teólogos do s all não há eleição mas baseado em que deus elege não tem nenhum teólogo que não acredita em rejeição a briga é baseado em que deus elege a um grupo de teólogos que diz que deus elege por causas um ato soberano e outros que dizem deus elege um ato presente essa briga a briga não é fiel se ao não eleição só que a eleição é soh teológica ela só explica a questão da salvação ou tenta explicar a questão da salvação só a partir daí é responsabilidade moral e tem responsabilidade moral pra quem é salvo e tem responsabilidade moral para quem não é salvo por causa do marco moral que é o o o grupo da ação mantenedora de deus com sua graça assim que a fé cristã trabalha senão não tinha nenhum senão não era pra te lei como é que eu vou punir um sujeito que está fazendo que deus mandou de fazer e de punir deus nem pune deus que mandou aquele camarada estuprar aquela mulher que determinou que aquela mulher ea seis do prado por aquele imbecil ele pune deus o tempo de punir deus que determinou que aquele pai é ser vice ao filho dele que absurdo é esse onde tem isso nas escrituras sagradas esse é o deus dos filósofos a tentativa de criar um deus à nossa imagem e semelhança e um deus que justifique a minha loucura porque tira de mim a responsabilidade moral isso não está nas escrituras sagradas isso é filosofia não é teologia então tomar muito cuidado com isso deus não é o pai do pecado deus não é tentado e não tenta a ninguém cuidado com isso deus é o pai das luzes em que não há mudança nem sombra de variação ele é a fonte do bem toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de deus o pai das luzes em que não há mudança nem sombra de variação deus há ninguém por ninguém é tentado ea ninguém entenda o pecado é uma responsabilidade humana nós fizemos isso [Música] o senhor disse maldita é a terra por dua causa você fez isso você fez isso você trouxe morte para a realidade que eu criei pra você você mudou a estrutura do planeta mas eu vou buscar você eu vou salvar você e vou salvar o seu padrinho é você fez isso então tem que tomar muito cuidado com isso porque tem tem crescido no nosso meio e quando cresce isso primeiro com a primeira coisa que é prejudicado a vida de oração ora por quê agora porque eu já determinou tudo mas não é isso que as escrituras dizem por exemplo o mário dá mais fez aqui o sermão do falando sobre atos 27 em matos 27 o apóstolo paulo disse para um centurião que se eles embarcassem todo mundo ia morrer e teve um insight de deus o todo mundo vai morrer nós vamos perder o button soube perder as cargas o centurião foi como o mário mostrou estava lá no texto foi falar com o os senhores do dadá o piloto pessoal no que era o marinheiro e eles é não bom aí veio o tufão aconteceu que o paulo tinha dito que acontecer mesmo ou pelo menos começou a a acontecer o que ele disse que acontecer eo paulo professora só que se sou eu e horace senhor me disse eu avisei esses cabeça oca aí eles o meu vidro e o senhor me disse que eu vou para a roma então quero ter a roma sofreu uma promessa o senhor não descumpri promessa então eu vou para roma não sei como o senhor vai me levar para lá no que tange a linha até o peixe do jonas serve um tanto que eu chego em roma então promessa da famosa então é tão esse é o ponto só que ele ao invés de fazer apuração e ele fez é outra oração diferente do que o valdo ele disse olha eu preciso dizer pra esse pessoal como é que eu sabia de tudo isso antes mas o senhor se eles morrerem como é que eu faço ou com a vida deles deixa eu falar para eles aí no 14º dia à noite o anjo do senhor de quem paulo era a quem paulo seria apareceu pra ele disse ok vocês vão perder o barco sejam perderá a carga mas deus por sua graça concedeu a você todos os que navegam com você corazón e jesus que disse olha quando vocês viram abominável da desolação no lugar onde ele não deve estar se você tiver no campo foge estiver no telhado nem entra em casa a ele termina dizendo olhe hora' para que não aconteça nem no sábado mas no inverno o que ele está dizendo o que vai acontecer é inevitável mas você pode negociar a data pede pra deus para não ser um sábado que não sabe que só pode andar um cântico assim e pede para não ser um inverno que no inverno não dá pra fugir pede pra ele já que vai vir ser que venha no verão e que vem no domingo é a gente tem a semana toda pra correr que jesus está ensinando ore ore oração é a forma como deus botou vocês como agentes e protagonistas da salvação dele na história ore a luta é vossa a salvação é vossa e deus botou vocês na história da sua salvação ore ora o espírito santo vai chamar você precisa e intercessor o espírito santo vai inspirar você orar o espírito santo vai te dar tema de oração não é porque o espírito santo não sabe o que tem de fazer mas por que essa é a sua participação na operação retorno de deus porque a redenção é nossa e somos nós que estamos lutando pela humanidade ore não me venham com essa história deus sabe todas as coisas foi deus que disse ores engessa hori quando eu disser pra você olhar olhe você não sabe contra o que é que eu tô lutando mas agora eu tô lutando por você ore aí vem um bando de enfatuados senhores de deus diz né precisa não só deus sabe de todas as coisas vai te catar rapaz eu tô lendo as escrituras sagradas as escrituras sagradas disse para orar rapaz é a minha participação na história cara quando o senhor me chamou de e do inferno pra vida ele me botou como missionário e mesmo agora você é meu parceiro chamei o operador nós vamos trabalhar juntos pela salvação do seu povo ore quando eu disser pra você olha você dobra o joelho hora vou fazendo você participar da sua salvação e da salvação dos seus irmãos então muito cuidado com isso porque esse carinho esse determinismo primeiro deus se torna pai do pecado e depois essa coisa do sensacionalismo dizer que deus é ter o espírito santo não dá mais dó porque e fechou o campeão do novo testamento primeiro essa é uma exegese absolutamente frágil e fraca é quase é quase do conseqüente é impossível pensar aqui gente que sabe mínimo de exegese e é fácil mas é de certeza agora o pior é que os caras vezes isso aí de calvino eu escrevi um texto contra o sensacionalismo só usando calvinho eu fiz isso há lá escrito meu nome fui eu que fiz só peguei aqui o calvino e o calvino não diz o que vocês estão dizendo na onde eles tiraram isso o calvino diz que enquanto a gente tiver vivo gente precisa de dons e que os dons só nos deixam quando a gente morre porque depois a gente vai ressuscitar lá não precisa mais da onde tirar uns dessa exegese corta aí e aí mata a igreja e blasfema contra o espírito santo e vem dar aulas de teologia pra mim não veio não companheiro não vem não se não sabem fazer arvorismo da da exegese e vem encher a paciência com essa porcaria você já se porta mal feita e plus fema com outro espírito santo e aí tira o povo da oração e tira o povo da submissão do espírito santo e não entende que paulo tentou ensinar pra gente pelo pelo espírito santo e romanos 8 o que significa é de lutar contra a carne como meu quadro mental está comprometido pela minha visão do corpo mas esse é o modo história já estourei demais o meu tempo fica um bom motor do ano quando a gente pensa no racionalismo um nacionalismo é fatalista né atualidade agora quando a gente vai para a bíblia a gente percebe que o racionalismo está imbuído da ira de deus porque as tecnologias que vêm sendo é criada sem relação a deus é sempre um afastamento do homem de deus hoare falou de uma vertente existe uma outra vertente que já está muito forte no brasil que é o terrorismo aberto deus não sabe nada deus não sabe o seu futuro não sabe o que vai acontecer amanhã a trilogia do offline acabou num ele não tem uma seqüência é é isso mesmo né o terrorismo aberto diz agora tem um outro teísmo que também fala que deus criou a humanidade e abandonou tem uma tecnologia que diz ó deus não sabe o seu futuro e tem outra tecnologia que diz da seguinte forma deus nos abandonou aqui agora no novo testamento paulo vai falar em romanos capítulo 11 que o evangelho é o poder de deus e aí quando nós olhamos para o poder de deus que é o evangelho e depois ele vai continuar descendo da seguinte forma que a ira de deus se manifesta do céu por mais que o homem queira se afastar de deus com os seus pensamentos que isso é a racionalidade que acredita que o óbito para me corrigir o avaí também que começa no iluminismo quando eles não querem mais a a pressão é histórica da religião então eles abandonem falam de deus não tem nada a ver com a gente não temos nada a ver com ele essa situação me faz pensar que todo romanos em diante vai dizer sobre racionalidade porque porque no resumo de romanos paulo vai dizer da seguinte forma deus entregou o homem ao seu próprio pensamento ao seu próprio desejo seu próprio coração e uma das coisas que paulo deixa muito claro é você não me quer tudo certo eu vou entregar você a você mesmo isso é racionalismo é deus entregando homem a si mesmo e essa é a pior situação que pode acontecer o que acontece se nós estamos entregues a nós mesmos acabou arrependimento porque eu tudo que nós fizemos é um equívoco pode consertar não tem repercussão no outro na população no povo é um individualismo outra coisa que repercute eu não preciso orar eu sei o que fazer eu sei o que fazer eu não tenho mais não preciso mais do contato com deus então parece que além disso né apesar da racionalidade ou do racionalismo deus ainda tá tendo misericórdia do homem para que ele possa encontrá lo e é uma das coisas que paulo começa em romanos 1 16 que vai dizer olha o evangelho é o poder de deus apesar do homem está longe ele pode trazer para perto apesar de todos os pensamentos né que ele tem deus pode trazer pra perto um dos caras que eu admiro é um homem chamado call batian já falecido mas ele foi um teólogo liberal mas quando ele certo é não ele ele começou como não ele começou como liberal e quando ele se aproximou dos mineiros ele percebeu que a teologia dele não dava com e ele teve que repensar o caso do outro então por mais que a rã o racionalismo nos leva nos leva para longe né por mais que os nossos pensamentos possam nos levar para longe de deus uma hora nós vamos encontrar com ele e e se encontra só pode se dar aquele que dobra o joelho daquele se arrepende e daquele que quer a independência dele a dependência de deus é de suma importância para a gente poder terminar com o racionalismo e eu acho que o racionalismo nada mais é do que a ira de deus tem muita gente fala não era de deus é o terremoto eo furacão acabou com ante deus thabalala pondo a mão e tal isso tudo pra mim é não tem nada a ver com com a tecnologia se mas quando o homem está entregue a si mesmo os seus pensamentos do desejo no seu próprio coração a itown racionalismo que acaba relação com dance eu vou tentar pegar uma outra vertente dentro da pergunta quando a gente fala do racionalismo exacerbado parece que de alguma maneira é a dois blocos e pensamento é no mundo bloco se deitar o bloco oriental se você pegar o cliente eles têm uma maneira de pensar uma arqueologia do pensamento e você tem o bloco ocidental outra maneira de pensar mas que de alguma maneira nós pensamos sempre no mundo bipartido bem mal céu terra racionalismo espiritualidade o racionalismo e fé essa tensão antiga então alguém que estuda muito não pode ter fé alguém que ora muito alguém que busca muito é ignorante não pensa com a razão e mas o que diz que assim jesus que é o nosso exemplo ele não é só assinava ele é ignorante ele ficava falando em línguas o tempo todo chorando o tempo todo ele não ensinavam elaborava teologia só ficava de joelhos andava de joelhos olhando o tempo todo no livro nenhum ou do paulo paulo não elabora nenhum pensamento e só ficou olhando é só fica joan duru só fica falando línguas e profetizando tempo todo ele está na prisão ele pede para que leve os livros ele continua lento ele continua lendo e um homem de oração o ares i tô calvino e eu tenho proximidade a universidade presbiteriana mackenzie no mais calvino ele era um teólogo de oração parece que melhorava mais do que escrevi uma piedad tremenda chegou às minhas mãos parte do livro de oração de caulino extremamente piedoso o homem de oração e não elaborou uma boa tecnologia então fica se a se tiver razão exagerada ele perdeu oração aí serão o pedroso e perde quentes estão surgiu esse negócio eu creio que o teólogo de joelhos enxerga muito mais longe do que o filósofo na ponta dos pés o teólogo que anda de joelhos piedoso e lindo elaborando teologia é fantástico agora a gente fica nessa tensão ou você daqui você dali ou você concorda você discorda ou branco e preto mas quem disse isso vamos ser acho que sempre com sentimentos que são seus exercícios de voltar jesus de nazaré extremamente piedoso de oração e de uma inteligência pessoal apóstolo paulo e tantos outros então se nós ficarmos navegando no mundo de couro de cotonicultura ou é assim ou assim essa briga entre históricos e pentecostais entre teólogos e perigosos eu acho que é irrelevante es não só os cortar esse negócio cedam olha o teu nacionalismo exagerado ontem uma piedad exagerado eles andam de mãos dadas são como as duas pernas se você dá como só você mão se você dá com a outra você mãe você tem que andar com as duas harmoniosamente o próprio lutero serão edp doso e também inteligentíssimo calvino gente extremamente p2 geração suíno e tantos os santos da igreja são assim então terminou dizendo vou tentar fugir dessa dicotomia então se você lê você não olha só senhora você não lê pedindo que no facebook também para que a gente pudesse falar uma bibliografia socando alguns livros do que está falando por exemplo você tem da década de 30 sérgio buarque de hollanda reais do brasil e gilberto freyre casa grande senzala que são os primeiros intérpretes têm o intérprete anterior mas a década de 30 são esses dois juntamente com caio prado formação econômica do brasil esses três vão trazer um pouco dessa tese de doutorado do bittencourt que matriz religiosa brasileira e saiu ano passado lembra o autor agora intérpretes do brasil com essa questão também guarida racionalidade de santo lembra a morte da razão do francês chez essa relação entre o evangelho cultura tem uma série lausanne 74 que é do da missão integral em lausanne evangélico cultura onde que se reúne o grupo de iniciá los e vão trabalhar em missões de acordo o o o evangelho ea cultura então livre o filme mas só uma comissão organizou todas pensamento não sei se sou ou eu acho que esses são assim que é lembrou o último importante é também da sociedade e da sida não é esse negócio farisaica que o paulo falou é que diz a bíblia sagrada ela não se instale porque afinal esse a gente está só a bíblia meio e diz mas tem outros livros que complementam na leitura da bíblia é sempre esse mundo né de cotonicultura fariseu pegando o gancho aqui eu acho que uma das coisas que nos torna racionalistas também a educação teológica no brasil as pessoas quando vão da igreja para o seminário é a igreja olha a fé da pessoa que está enviando o seminário chegando ao seminário alguns professores estão proporcionando a morte da fé desses jovens porque eles tiram a fé desses jovens e não colocam nada no lugar então essa desconstrução da fé faz com que o o jovem acha que ele só precisa pensar e não existe prática acabou quando entra no seminário o primeiro ano ele leva a bíblia é fato todos os primeira lista estão com a bíblia debaixo do braço na metade do segundo luís que ciro já esquecer aquilo que trouxe fé acho que todos nós passamos por isso né então eu acredito que no seminário seria o acrescentar a fé com a racionalidade mas a gente tira fé da pessoa e isso é uma das praias é isso é isso é algo que nós precisamos é nós precisamos corrigir nós não podemos dar só para o seminarista ações acadêmicas precisamos de ações práticas onde a pessoa tem que encontrar o pobre onde a pessoa tem que encontrar o rico onde a pessoa tem que encontrar os desabrigados para que a piedade não tem mini e essa é uma das coisas que a gente falha eu acho que essa questão tentará unir a racionalidade com a piedade começa com os futuros líderes que nós vamos ter daqui pra frente que estão nos seminários hoje se acabando r 28 joe agora que eu fiquei deixou deixou só falta a outra coisa quando eu entrei no no mundo acadêmico a primeira coisa que falaram pra mim no primeiro encontro foi a sua fé tem que ficar do portão para fora eu fiquei pensando com esse cara tem autoridade de fazer algo e falar pra mim que eu tenho que tirar minha fé e colocar lá fora porque agora o estudar uma ciência não tem jeito a fé é algo que me tocou eu não posso viver sem ela mudar ou eu acredito que a gente precisa motivar os professores acadêmicos a fazer com que a pessoa cresça na fé [Música]