Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Fórum: O racionalismo exagerado e a ação do Espírito Santo

Fórum: O racionalismo exagerado e a ação do Espírito Santo


Fonte: Missão na Íntegra

Legendas automáticas:

[Música]
a pergunta que não está a propósito que
o debate é o racionalismo exagerado pode
ser um perigo oposto de tudo isso ou
seja não crê na ação um espírito santo
nos dias de hoje não sentir mais a
necessidade de chorar de buscar a
presença de deus de certificação e de
quebrantamento bom nós temos um problema
hoje na igreja brasileira que é o
surgimento eo crescimento do
sensacionalismo do determinismo é é um
grupo de pensadores cristãos que se
dizem evangélicos
eles estão caminhando o determinismo
vocês acham bonito eles estão dizendo
que que tudo está decidido já podemos é
a vontade de deus é e que depois que
fechou o cânon do novo pensamento é o
espírito santo parou de contribuir com
dons aos homens é então agora nós só não
investigamos as escrituras sagradas é
também sem nenhuma nenhuma razão que
justifique o que é afinal de contas
trata o determinado
isso é paganismo e blasfêmia contra o
espírito santos a que a fé cristã não é
determinista afeta os tanques e tem
responsabilidade moral a fé cristã
acredita independência de deus absoluta
dependência de deus ea fé cristã
acredita em ser dirigido por deus então
a fé cristã faz a diferença entre a
anuência e manutenção manutenção é o que
é a lógica bíblica de que tudo que
existe no universo é mantido por deus
e anuência anuência é aaa a crença a
revelação bíblica de que deus não
concorda com tudo o que acontece no
mundo que ele mantém por isso tem lei e
por isso tem chamado à conversão
por isso tem chamado arrependimento
porque e por isso o espírito santo sai
para convencer o homem do pecado da
justiça do juízo
por isso deus organizações e julga
nações na história e faz nações
desaparecerem porque deus mantém tudo
mas não concorda com tudo o que acontece
no universo que ele mantém por isso ele
vai fazer juízo
deus só pode fazer juízo porque os seres
alguém ele vai julgar são moralmente
responsáveis ou seja você fez
eu fiz não foi o diabo que fez e nem foi
deus que fez e nem fiz que deus mandou
porque nenhum nenhum ser humano vai
poder chegar diante de deus e deus dizer
se bonito em seu artigo o valdo eo
ariovaldo dizer bonito se o nelson
escreveu eu só fiz você ouve determinou
agora só vai me julgar por uma coisa que
o senhor determinou isso não existe nas
editoras sanadas
isso não existe nas escrituras sagradas
isso é paganismo as religiões cargas
acreditam assim a o islã acreditar sim
nós não
nós cremos em conversão
nós cremos em arrependimento
nós teremos em responsabilidade moral
o ser humano é responsável pelo que faz
mas toda alma que pekar morrer a
responsabilidade moral
então tá crescendo na igreja brasileira
o determinismo o determinismo é apenas e
tão somente uma boa desculpa como é a
religião carb que é para manutenção da
opressão porque o determinismo significa
que eu nasci senhor vos renasceu escravo
azar seu só de minha é a vontade de deus
não é vontade de deus
nenhum ser humano nasce senhor nenhum
ser humano nasce escravo
todo ser humano nasce livre diante de
deus
e como tal deve ser tratado como tal
deve crescer e tem de assumir as suas
responsabilidades e as suas decisões
então essa é uma conclusão que há na
igreja brasileira e entende este deu a
doutrina da eleição da sua tecnologia
para a vida como um todo
e isso é um equívoco
a doutrina da eleição uma doutrina
solteiro lógica
e tenta explicar porque é que duas
pessoas ouvir o evangelho mas converte
outra não pondo uma têm ouvido para
ouvir outra não
ontem ea briga entre os teólogos do s
all não há eleição mas baseado em que
deus elege não tem nenhum teólogo que
não acredita em rejeição a briga é
baseado em que deus elege a um grupo de
teólogos que diz que deus elege por
causas um ato soberano e outros que
dizem deus elege um ato presente
essa briga a briga não é fiel se ao não
eleição
só que a eleição é soh teológica ela só
explica a questão da salvação ou tenta
explicar a questão da salvação
só a partir daí é responsabilidade moral
e tem responsabilidade moral pra quem é
salvo e tem responsabilidade moral para
quem não é salvo por causa do marco
moral que é o o o grupo da ação
mantenedora de deus com sua graça
assim que a fé cristã trabalha
senão não tinha nenhum senão não era pra
te lei como é que eu vou punir um
sujeito que está fazendo que deus mandou
de fazer
e de punir deus
nem pune deus que mandou aquele camarada
estuprar aquela mulher que determinou
que aquela mulher ea seis do prado por
aquele imbecil
ele pune deus
o tempo de punir deus que determinou que
aquele pai é ser vice ao filho dele
que absurdo é esse onde tem isso nas
escrituras sagradas
esse é o deus dos filósofos
a tentativa de criar um deus à nossa
imagem e semelhança
e um deus que justifique a minha loucura
porque tira de mim a responsabilidade
moral
isso não está nas escrituras sagradas
isso é filosofia não é teologia
então tomar muito cuidado com isso
deus não é o pai do pecado
deus não é tentado e não tenta a ninguém
cuidado com isso deus é o pai das luzes
em que não há mudança nem sombra de
variação
ele é a fonte do bem toda boa dádiva e
todo dom perfeito vem de deus o pai das
luzes em que não há mudança nem sombra
de variação
deus há ninguém por ninguém é tentado ea
ninguém entenda o pecado é uma
responsabilidade humana
nós fizemos isso
[Música]
o senhor disse maldita é a terra por dua
causa
você fez isso
você fez isso você trouxe morte para a
realidade que eu criei pra você
você mudou a estrutura do planeta
mas eu vou buscar você eu vou salvar
você e vou salvar o seu padrinho
é você fez isso
então tem que tomar muito cuidado com
isso porque tem tem crescido no nosso
meio e quando cresce isso
primeiro com a primeira coisa que é
prejudicado a vida de oração ora por quê
agora porque eu já determinou tudo
mas não é isso que as escrituras dizem
por exemplo
o mário dá mais fez aqui o sermão do
falando sobre atos 27 em matos 27 o
apóstolo paulo disse para um centurião
que se eles embarcassem todo mundo ia
morrer
e teve um insight de deus o todo mundo
vai morrer nós vamos perder o button
soube perder as cargas
o centurião foi como o mário mostrou
estava lá no texto foi falar com o os
senhores do dadá o piloto pessoal no que
era o marinheiro e eles é não
bom aí veio o tufão
aconteceu que o paulo tinha dito que
acontecer mesmo
ou pelo menos começou a a acontecer o
que ele disse que acontecer eo paulo
professora
só que se sou eu e horace senhor me
disse eu avisei esses cabeça oca aí eles
o meu vidro e o senhor me disse que eu
vou para a roma
então quero ter a roma sofreu uma
promessa o senhor não descumpri promessa
então eu vou para roma não sei como o
senhor vai me levar para lá no que tange
a linha até o peixe do jonas serve um
tanto que eu chego em roma então
promessa da famosa então é tão esse é o
ponto
só que ele ao invés de fazer apuração e
ele fez é outra oração diferente do que
o valdo ele disse olha eu preciso dizer
pra esse pessoal como é que eu sabia de
tudo isso antes mas o senhor se eles
morrerem como é que eu faço ou com a
vida deles
deixa eu falar para eles
aí no 14º dia à noite o anjo do senhor
de quem paulo era a quem paulo seria
apareceu pra ele disse ok vocês vão
perder o barco sejam perderá a carga mas
deus por sua graça concedeu a você
todos os que navegam com você
corazón
e jesus que disse olha quando vocês
viram abominável da desolação no lugar
onde ele não deve estar se você tiver no
campo foge estiver no telhado nem entra
em casa a ele termina dizendo olhe hora'
para que não aconteça nem no sábado mas
no inverno o que ele está dizendo o que
vai acontecer é inevitável mas você pode
negociar a data
pede pra deus para não ser um sábado que
não sabe que só pode andar um cântico
assim e pede para não ser um inverno que
no inverno não dá pra fugir
pede pra ele já que vai vir ser que
venha no verão e que vem no domingo é a
gente tem a semana toda pra correr
que jesus está ensinando ore
ore oração é a forma como deus botou
vocês como agentes e protagonistas da
salvação dele na história
ore a luta é vossa a salvação é vossa e
deus botou vocês na história da sua
salvação ore
ora o espírito santo vai chamar você
precisa e intercessor o espírito santo
vai inspirar você orar
o espírito santo vai te dar tema de
oração não é porque o espírito santo não
sabe o que tem de fazer
mas por que essa é a sua participação na
operação retorno de deus porque a
redenção é nossa e somos nós que estamos
lutando pela humanidade
ore não me venham com essa história deus
sabe todas as coisas foi deus que disse
ores engessa hori quando eu disser pra
você olhar olhe você não sabe contra o
que é que eu tô lutando mas agora eu tô
lutando por você
ore
aí vem um bando de enfatuados senhores
de deus diz né precisa não só deus sabe
de todas as coisas
vai te catar rapaz eu tô lendo as
escrituras sagradas as escrituras
sagradas disse para orar rapaz
é a minha participação na história cara
quando o senhor me chamou de e do
inferno pra vida
ele me botou como missionário
e mesmo agora você é meu parceiro
chamei o operador nós vamos trabalhar
juntos pela salvação do seu povo
ore quando eu disser pra você olha você
dobra o joelho hora
vou fazendo você participar da sua
salvação e da salvação dos seus irmãos
então muito cuidado com isso porque esse
carinho esse determinismo primeiro deus
se torna pai do pecado e depois essa
coisa do sensacionalismo dizer que deus
é ter o espírito santo não dá mais dó
porque e fechou o campeão do novo
testamento
primeiro essa é uma exegese
absolutamente frágil e fraca é quase é
quase do conseqüente é impossível pensar
aqui gente que sabe mínimo de exegese e
é fácil mas é de certeza
agora o pior é que os caras vezes isso
aí de calvino
eu escrevi um texto contra o
sensacionalismo só usando calvinho eu
fiz isso há lá escrito meu nome
fui eu que fiz só peguei aqui o calvino
e o calvino não diz o que vocês estão
dizendo na onde eles tiraram isso
o calvino diz que enquanto a gente tiver
vivo gente precisa de dons e que os dons
só nos deixam quando a gente morre
porque depois a gente vai ressuscitar lá
não precisa mais
da onde tirar uns
dessa exegese corta aí
e aí mata a igreja e blasfema contra o
espírito santo
e vem dar aulas de teologia pra mim não
veio não companheiro não vem não
se não sabem fazer arvorismo da da
exegese e vem encher a paciência com
essa porcaria
você já se porta mal feita e plus fema
com outro espírito santo
e aí tira o povo da oração e tira o povo
da submissão do espírito santo e não
entende que paulo tentou ensinar pra
gente pelo pelo espírito santo e romanos
8
o que significa é de lutar contra a
carne
como meu quadro mental está comprometido
pela minha visão do corpo mas esse é o
modo história já estourei demais o meu
tempo fica um bom motor do ano quando a
gente pensa no racionalismo um
nacionalismo é fatalista né atualidade
agora quando a gente vai para a bíblia a
gente percebe que o racionalismo está
imbuído da ira de deus porque as
tecnologias que vêm sendo é criada sem
relação a deus é sempre um afastamento
do homem de deus
hoare falou de uma vertente existe uma
outra vertente que já está muito forte
no brasil que é o terrorismo aberto deus
não sabe nada deus não sabe o seu futuro
não sabe o que vai acontecer amanhã
a trilogia do offline acabou num ele não
tem uma seqüência é é isso mesmo né o
terrorismo aberto diz agora tem um outro
teísmo que também fala que deus criou a
humanidade e abandonou
tem uma tecnologia que diz ó deus não
sabe o seu futuro e tem outra tecnologia
que diz da seguinte forma
deus nos abandonou aqui agora no novo
testamento paulo vai falar em romanos
capítulo 11 que o evangelho é o poder de
deus
e aí quando nós olhamos para o poder de
deus que é o evangelho e depois ele vai
continuar descendo da seguinte forma que
a ira de deus se manifesta do céu
por mais que o homem queira se afastar
de deus com os seus pensamentos que isso
é a racionalidade que acredita que o
óbito para me corrigir o avaí também que
começa no iluminismo quando eles não
querem mais a a pressão é histórica da
religião então eles abandonem falam de
deus não tem nada a ver com a gente não
temos nada a ver com ele
essa situação me faz pensar que todo
romanos em diante vai dizer sobre
racionalidade porque porque no resumo de
romanos paulo vai dizer da seguinte
forma deus entregou o homem ao seu
próprio pensamento ao seu próprio desejo
seu próprio coração e uma das coisas que
paulo deixa muito claro é você não me
quer tudo certo eu vou entregar você a
você mesmo
isso é racionalismo é deus entregando
homem a si mesmo e essa é a pior
situação que pode acontecer o que
acontece
se nós estamos entregues a nós mesmos
acabou arrependimento porque eu tudo que
nós fizemos é um equívoco pode consertar
não tem repercussão no outro na
população no povo é um individualismo
outra coisa que repercute eu não preciso
orar eu sei o que fazer eu sei o que
fazer eu não tenho mais não preciso mais
do contato com deus
então parece que além disso né apesar da
racionalidade ou do racionalismo deus
ainda tá tendo misericórdia do homem
para que ele possa encontrá lo e é uma
das coisas que paulo começa em romanos 1
16 que vai dizer olha o evangelho é o
poder de deus apesar do homem está longe
ele pode trazer para perto apesar de
todos os pensamentos né que ele tem
deus pode trazer pra perto um dos caras
que eu admiro é um homem chamado call
batian já falecido mas ele foi um
teólogo liberal mas quando ele certo é
não ele ele começou como não ele começou
como liberal e quando ele se aproximou
dos mineiros
ele percebeu que a teologia dele não
dava com e ele teve que repensar o caso
do outro então por mais que a rã o
racionalismo nos leva
nos leva para longe né
por mais que os nossos pensamentos
possam nos levar para longe de deus
uma hora nós vamos encontrar com ele e e
se encontra só pode se dar aquele que
dobra o joelho daquele se arrepende e
daquele que quer a independência dele a
dependência de deus é de suma
importância para a gente poder terminar
com o racionalismo e eu acho que o
racionalismo nada mais é do que a ira de
deus tem muita gente fala não era de
deus é o terremoto eo furacão acabou com
ante deus thabalala pondo a mão e tal
isso tudo pra mim é não tem nada a ver
com com a tecnologia se mas quando o
homem está entregue a si mesmo
os seus pensamentos do desejo no seu
próprio coração a itown racionalismo que
acaba relação com dance
eu vou tentar pegar uma outra vertente
dentro da pergunta quando a gente fala
do racionalismo exacerbado
parece que de alguma maneira é a dois
blocos e pensamento é no mundo bloco se
deitar o bloco oriental
se você pegar o cliente eles têm uma
maneira de pensar uma arqueologia do
pensamento e você tem o bloco ocidental
outra maneira de pensar mas que de
alguma maneira nós pensamos sempre no
mundo bipartido bem mal céu terra
racionalismo espiritualidade o
racionalismo e fé
essa tensão antiga então alguém que
estuda muito não pode ter fé alguém que
ora muito alguém que busca muito é
ignorante não pensa com a razão e mas o
que diz que assim jesus que é o nosso
exemplo ele não é só assinava ele é
ignorante
ele ficava falando em línguas o tempo
todo chorando o tempo todo ele não
ensinavam elaborava teologia só ficava
de joelhos andava de joelhos
olhando o tempo todo no livro nenhum ou
do paulo paulo não elabora nenhum
pensamento e só ficou olhando é só fica
joan duru só fica falando línguas e
profetizando tempo todo
ele está na prisão ele pede para que
leve os livros
ele continua lento ele continua lendo e
um homem de oração
o ares i tô calvino e eu tenho
proximidade
a universidade presbiteriana mackenzie
no mais calvino
ele era um teólogo de oração
parece que melhorava mais do que escrevi
uma piedad tremenda chegou às minhas
mãos parte do livro de oração de caulino
extremamente piedoso o homem de oração e
não elaborou uma boa tecnologia
então fica se a se tiver razão exagerada
ele perdeu oração aí serão o pedroso e
perde quentes estão surgiu esse negócio
eu creio que o teólogo de joelhos
enxerga muito mais longe do que o
filósofo na ponta dos pés
o teólogo que anda de joelhos piedoso e
lindo elaborando teologia é fantástico
agora a gente fica nessa tensão ou você
daqui você dali
ou você concorda você discorda ou branco
e preto
mas quem disse isso vamos ser acho que
sempre com sentimentos que são seus
exercícios de voltar
jesus de nazaré
extremamente piedoso de oração e de uma
inteligência pessoal apóstolo paulo e
tantos outros
então se nós ficarmos navegando no mundo
de couro de cotonicultura
ou é assim ou assim essa briga entre
históricos e pentecostais entre teólogos
e perigosos
eu acho que é irrelevante es não só os
cortar esse negócio cedam olha o teu
nacionalismo exagerado
ontem uma piedad exagerado eles andam de
mãos dadas
são como as duas pernas se você dá como
só você mão se você dá com a outra você
mãe você tem que andar com as duas
harmoniosamente o próprio lutero serão
edp doso e também inteligentíssimo
calvino gente extremamente p2 geração
suíno e tantos os santos da igreja são
assim então terminou dizendo vou tentar
fugir dessa dicotomia
então se você lê você não olha só
senhora você não lê pedindo que no
facebook também para que a gente pudesse
falar uma bibliografia socando alguns
livros do que está falando
por exemplo você tem da década de 30
sérgio buarque de hollanda reais do
brasil e gilberto freyre casa grande
senzala que são os primeiros intérpretes
têm o intérprete anterior
mas a década de 30 são esses dois
juntamente com caio prado formação
econômica do brasil esses três vão
trazer um pouco dessa tese de doutorado
do bittencourt que matriz religiosa
brasileira e saiu ano passado lembra o
autor agora intérpretes do brasil com
essa questão também guarida
racionalidade de santo lembra a morte da
razão do francês chez essa relação entre
o evangelho cultura tem uma série
lausanne
74 que é do da missão integral em
lausanne evangélico cultura onde que se
reúne o grupo de iniciá los e vão
trabalhar em missões de acordo o o o
evangelho ea cultura então livre o filme
mas só uma comissão organizou todas
pensamento
não sei se sou ou eu acho que esses são
assim que é lembrou o último importante
é também da sociedade e da sida não é
esse negócio farisaica que o paulo falou
é que diz a bíblia sagrada
ela não se instale porque afinal esse a
gente está só a bíblia meio e diz mas
tem outros livros que complementam na
leitura da bíblia é sempre esse mundo né
de cotonicultura fariseu pegando o
gancho aqui eu acho que uma das coisas
que nos torna racionalistas também a
educação teológica no brasil as pessoas
quando vão da igreja para o seminário é
a igreja olha a fé da pessoa que está
enviando o seminário chegando ao
seminário
alguns professores estão proporcionando
a morte da fé desses jovens porque eles
tiram a fé desses jovens e não colocam
nada no lugar
então essa desconstrução da fé faz com
que o o jovem acha que ele só precisa
pensar e não existe prática acabou
quando entra no seminário o primeiro ano
ele leva a bíblia é fato
todos os primeira lista estão com a
bíblia debaixo do braço
na metade do segundo luís que ciro já
esquecer aquilo que trouxe fé
acho que todos nós passamos por isso né
então eu acredito que no seminário seria
o acrescentar a fé com a racionalidade
mas a gente tira fé da pessoa e isso é
uma das praias é isso é isso é algo que
nós precisamos é nós precisamos corrigir
nós não podemos dar só para o
seminarista ações acadêmicas
precisamos de ações práticas onde a
pessoa tem que encontrar o pobre onde a
pessoa tem que encontrar o rico onde a
pessoa tem que encontrar os desabrigados
para que a piedade não tem mini e essa é
uma das coisas que a gente falha
eu acho que essa questão tentará unir a
racionalidade com a piedade começa com
os futuros líderes que nós vamos ter
daqui pra frente que estão nos
seminários hoje se acabando r 28
joe agora que eu fiquei deixou deixou só
falta a outra coisa quando eu entrei no
no mundo acadêmico
a primeira coisa que falaram pra mim no
primeiro encontro foi a sua fé tem que
ficar do portão para fora
eu fiquei pensando com esse cara tem
autoridade de fazer algo e falar pra mim
que eu tenho que tirar minha fé e
colocar lá fora porque agora o estudar
uma ciência não tem jeito
a fé é algo que me tocou eu não posso
viver sem ela mudar ou eu acredito que a
gente precisa motivar os professores
acadêmicos a fazer com que a pessoa
cresça na fé
[Música]