Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Mudança de Rotina na Vida das Três Marias | Lucitânia Egg Verotti | IBNU

Mudança de Rotina na Vida das Três Marias | Lucitânia Egg Verotti | IBNU


Fonte: IB Nações Unidas – SP

Legendas automáticas:

esse mesmo nós comemoramos né o mês das
mulheres que vemos é o dia internacional
da mulher e semana passada eu cheguei lá
na mesa de som falei aucélio
marcelo semana que vem eu quero tudo
cor-de-rosa aqui e eles carinhosamente
colocar as lâmpadas cor-de-rosa muito
obrigada
nós ficam todos de rosa hoje e muito
feliz porque nós já tivemos de manhã na
lúcia trazendo a mensagem fazendo a
ministração aqui do louvor com as
mulheres e com o apoio do renatinho né
que deu aqui o super apoio pra gente e
quando saíam falou di tá podendo trazer
a mensagem eu comecei a pensar o que
seria interessante naquele naquela
celebração poder falar e comecei a
pensar ver uns textos ver algumas
mensagens que eu já dei
e aí eu me veio à mente esse tema
mudança de rotina na vida das três
marias porque eu tenho uma admiração
muito especial por algumas maria sair da
bíblia e eu queria trazer nessa tarde
justamente uma reflexão a respeito
dessas marias e a primeira maria que eu
vou falar aqui é não está mudando aqui
aí sim a primeira maria que eu vou falar
aqui é é a maria de betânia quem foi
essa maria é onde que fala a respeito
dela
vamos ver lá em lucas capítulo 10 verso
32 a 42 caminhando jesus e seus
discípulos chegaram povoado onde certa
mulher chamada martha o recebeu em sua
casa
mari sua irmã ficou sentado aos pés do
senhor ouvindo ea palavra
a marca porém estava ocupada com muito
serviço e aproximando se de lhe
perguntou senhor não se importa que
minha irmã tenha me deixado sozinha com
serviço diz ele que me ajude
respondeu o senhor mata mata você está
muito preocupada e inquieta com muitas
coisas
todavia apenas uma é necessário
maria escolheu a boa parte e esta não
lhe será tirada olhando trave dessas
duas irmãs
eu imagino assim como que poderia ser o
relacionamento dela como a gente não
conviveu a gente fica imaginando eu sou
é tem mais quatro irmãs mulheres e mais
quatro irmãos homens uma família de nove
então eu fico imaginando como é que
seria esse relacionamento de marta e
maria na nossa casa nós tínhamos
obrigações né então no passado e se
existir os pais né você faz isso faz
aquilo faz aquilo então a gente divide
os serviços da casa e nesse momento
quando o texto relata maria estava ali
preocupado com aquilo que era mais
importante está os pés do senhor e marta
com excelente intenção era justamente
foi querer fazer o melhor o senhor fazer
um prato bacana arrumar a mesa e fazer o
melhor promessa porque não estou
recebendo qualquer um eu estou recebendo
jesus cristo na minha casa e eu trago
para o nosso contexto hoje quantas vezes
quando a gente recebe alguém em casa a
gente se preocupa tanto porque a gente
quer fazer a melhor comida a gente quer
deixar a casa super arrumada e aí a
visita vai embora a gente não deu
atenção a gente ofereceu uma comida
maravilhosa mas aí não deu aquela tensão
mas o que o texto relata é que a
intenção realmente de marta era melhor
porque estava recebendo um mestre na
casa dela mas a sua irmã foi usufruído
melhor momento de estar os pés de jesus
e olhando para o nosso cotidiano uma
cidade como são paulo que você sai de
manhã ea cidade de empurra
mesmo que você não queira se empurrado a
cidade vai te empurrando
chega uma hora gente você perde o
essencial da vida cristã
você perde esse aconchego de estar com o
senhor
e aí no caso de de maria qual que ela
fez a melhor opção de
aos pés de jesus quantas vezes a semana
passa ea gente deixa de lado a leitura
da palavra
a gente deixa de lado a intimidade com
deus a gente deixa de lado de usufruir
momentos agradáveis como igreja
aprendendo de deus porque as nossas
prioridades passam a ser outras
e se nós colocarmos numa balança nem
marta nem maria nenhuma melhor que a
outra mas elas estavam com prioridades
erradas quando a gente tenha prioridade
certo quando a gente tem um horário
marcado com o nosso mestre
isso tem que ser prioridade na nossa
filha isso tem que fazer parte do nosso
relógio diário o nosso tempo com deus o
nosso tempo de oração eu não estou
dizendo que você para cultura e vai
estar com deus hoje nós temos muitos
meios de estarmos perto do senhor
falando com ele
o trânsito de são paulo proporciona isso
na nossa vida
quantas vezes dentro do carro a gente
pode estar falando com deus quantas
vezes numa caminhada dentro 11 do metrô
a gente pode está tendo uma proximidade
com o senhor e às vezes a gente fica pra
lá e pra cá agitada de um lugar para o
outro e esquece totalmente daquilo que é
mais importante na nossa vida
maria escolheu a melhor parte e ela saiu
da rotina do dia a dia porque naquele
dia a prioridade era jesus
naquele dia a pessoa mais importante era
jesus cristo
então ela largou tudo e foi está nos pés
do mestre é uma coisa que a gente
precisa aprender muito com essas irmãs e
principalmente olhar para a vida da
maria pra gente poder saber escolher a
melhor parte dessa vida cristã
uma outra pessoa que mudou a rotina foi
maria mãe de jesus e é interessante
porque há alguns anos atrás eu não tinha
caído a ficha adolescentes nem saber cai
a ficha na época a tia me notado né
que a importância de maria não tinha
andado aquele clique né porque eu fui
criada no contexto onde maria muitas
vezes tinham lugar mais significativo do
que jesus
e quando que eu realmente entendi o
valor dessa mulher e o significado dela
na vida de jesus olha esse texto
quando você ler esse texto que explica
tudo
no sexto mês deus enviou anjo gabriel à
nazaré cidade da galiléia a uma virgem
prometida em casamento
há certo homem chamado josé descendente
de davi o nome da virgem era maria o
anjo aproximam-se dela e disse alegre se
agraciada o senhor está com você
maria ficou perturbada com essas
palavras pensando no que poderia
significar esta saudação
mas o anjo lhe disse não tenhamos medo
maria você foi agraciada por deus você
ficará grávida e dará a luz a um filho
ele por ao nome de jesus
ele será grande e será chamado filho do
altíssimo
o senhor deus dará trono o trono do seu
pai davi e ele reinará para sempre sobre
o povo de jacó seu reino jamais terá fim
perguntou maria o anjo como acontecera
isso se eu sou virgem imagina crise de
maria naquele momento não estava
entendendo nada né
o anjo respondeu o espírito santo virar
sobre você e o poder do altíssimo o
cobrirá com sua sombra
assim aquele que há de nascer será
chamado santo filho de deus
também isabel só aparenta ter um filho
na velhice
aquela que diziam ser estéreo já está no
seu sexto mês de gestação pois nada é
impossível para deus olha a resposta de
maria
sou serva do senhor que aconteça comigo
conforme a tua palavra então anjo deixou
sou serva do senhor não é fácil essa
situação eu fico imaginando a crise de
maria naquele momento sem entender nada
né esse fosse trazer para os dias de
hoje né que está acontecendo o qq onde
que eu entro aqui nessa história mas ela
não questionou em absoluto a vida de
jesus
o anjo ela não questionou o anjo
justamente ela aceitou e ela falou sou
serra
estou aqui para servir e quantas vezes
na nossa vida a gente questiona tantas
coisas a gente não aceita aquilo que
deus tem colocado para nós
a gente não entende não está captando
que o senhor que é para nós naquele
momento
maria estava passando por uma situação
até vergonhosa porque era muito difícil
como é que ela iria explicar toda essa
situação para o povo e é interessante o
quanto essa mulher nos dá o exemplo de
cerva
uma mulher digna uma mulher que criou o
filho não para ela para os outros
uma mulher que desde cedo quem teve que
ver o seu filho sair para o que sempre
servir os outros ajudar os outros corais
por sá demônio e quando chega o momento
da sua morte
em nenhum momento essa mulher questionou
mas simplesmente ela colocou eu sou
serva ea gente nesse mês conversando
sobre serviço aquino e benil tão difícil
às vezes a gente servir a gente
questiona a manutenção bom assim aquela
igreja tem esse defeito que ele pastor
tem aquele defeito aquele líder tem
aquele defeito
ao invés de a gente chegar e serviu que
eu posso ajudar é catando lixo é
recolhido aqui os envelopes né como é
que a gente vai ajudando e às vezes
gente a gente está tão insensível então
e sensível às necessidades dos outros e
as necessidades das pessoas
as necessidades daquela pessoa que está
perdida
a gente olha simplesmente para o nosso
umbigo
eu quero desse jeito e pronto acabou e
maria ela sair completamente da sua
rotina
imagino que ela teria outras coisas para
fazer
outros alvos né mas ali ela foi
escolhida
e quando você ler mais a fundo sobre
vida a vida de maria maria tem muito
significado ea gente tem que aprender
muito com ela e simplesmente aprender a
servir aprender a deixar deus trabalhar
na nossa vida e outra maria que eu quero
falar
lucy tânia maria tem maioria no meu nome
ah ah ah vocês gostaram viorel levaria
no meu nome
e deus mudou minha rotina completamente
no domingo às 10 horas da manhã foi
completamente a mudança de rotina
aqui sou eu com seis meses já era
gordinha então não adianta querer que eu
fique magra já era se aos seis meses né
aqui eu quando vejo esta foto eu fico
vendo assim o cuidado de deus né
quando vem uma criança ao mundo gente
uma criança é assim um milagre do senhor
na nossa vida
então a gente tem que cuidar zelar muito
pelas crianças e eu vejo como que deus
foi gracioso na minha família com nove
irmãos meus pais uma vida extremamente
simples e poder ver o quanto deus foi
cuidadoso
aqui eu tinha mais ou menos cinco anos
né
o vestido em ao toque ou tá alves e duda
é né
e aqui olha eu aqui eu sou a segunda
depois de cabelo curtinho estão vendo
com o cabelo cumprido a minha família
era uma família muito religiosa ea minha
mãe fazia promessas neta tinha um cabelo
comprido eu pagava promessa dela né
então tinha o cabelo comprido até a hora
que eu mesmo falei não aguento mais
naquela época não tinha creme de chá
o agen sabe que é isso pentear o cabelo
desse tamanho
ninguém merece né então na minha
adolescência fui mãe não aguento mais
então eu de uma certa forma quebrei
aquilo e nessa época eu fui extremamente
influenciado pelo meu pai que deve amiga
lídia eu fui muito influenciado pelo meu
pai porque desde muito cedo eu fui
acompanhante né do meu pai e muitas
saídas dele meu pai saía pra tocar em
vários lugares
a roda de samba e tal eu sempre
acompanhava meu pai
e essa essa foto em especial ela tem um
significado muito grande pra mim porque
meu pai já tinha sido salvo nessa nessa
data
eu preciso jesus com 70 anos
eu vivenciei com meu pai desde criança
até mais ou menos 20 anos caminhando com
meu pai como dependente do álcool
vocês não têm noção que isso não tem
noção com a gente sofre a família sofre
e aqui você vê alguém feliz que aqui meu
pai ele tinha feito a oração feita na
jesus e ele fez no silêncio lá na uti e
ele falou pra jesus que ele queria ter
uma experiência ele saiu daquele
hospital
ele parou de beber completamente deus
operou um milagre
meu pai fumava dois maços de continental
sem filtro que é um cigarro da época ele
parou com tudo ea nossa casa a gente não
entende ele começou a ler a bíblia é a
bíblia é a bíblia
depois de alguns anos ele confessou que
ele teve um papo sério lá com jesús
joana que a uti pedindo uma prova desse
jesus e eu tenho lembranças lindas com
meu pai e eu era uma dessas
acompanhantes né que eu tinha que que
ajudá lo nos momentos difíceis para um
adolescente gente não era fácil aos 15
anos vendendo de um ônibus e venceu o
pai praticamente caído
sarjeta segurá-lo levar pra casa não é
fácil
e hoje eu sinto muito mesmo quando eu
vejo muitos jovens dando todo o valor
a fotos com bebida chamando a atenção
só quem passa eu sou uma co dependente e
quase fui um dependente por que eu
namorei um rapaz viciado em drogas e por
muito pouco não fui presa com ele
então gente é muito sério mas aqui essa
foto meu pai já tinha entregue a sua
vida jesus e aqui ele estava feliz e
jesus hoje ele já está com o senhor
eu queria cantar duas músicas eu cantava
com ele vamos lá
4 horas da manhã da manhã sai de casos é
amar me ita pendurado na posta do trem é
marmita vaivém para para papá 4 horas da
manhã da manhã sai de casa josé marmé
menino pendurado na porta do trem até
marmita vai ser uma lá osmar mita pega
bóia que ainda sobrou do jantar meio dia
osmar mita acende o fogo para comida e
esquentar
osmar mita barriga cheia passado domingo
no bate bola de meia para para papá
eu nunca vi fazer tanta exigência nem
fazer o que você me faz você não sabe o
que é consciência eu sei que eu sou
pobre rapaz
mas você só pensa em luxo e riqueza
tudo que você vê vão sequer
ai meu deus que saudade da amélia
aquilo sim é que era mulher
às vezes passava fome ao meu lado e
achava bonito não ter o que comer e
quando muse a contrária do que dizia meu
filho o que se há de fazer
amélia não tinha a menor vaidade
amélia que era a mulher de verdade vamos
lá todo mundo
há nela não tinha a menor vaidade
amélia que a mulher de verdade
e olhem chances músicas elas elas
fizeram parte da minha história e muitas
outras então até hoje quando a gente eu
estou lá em bh
a gente junta à família a gente faz um
pouco rio aí que a gente canta muito
samba e eu aprendi a gostar né de música
através do meu pai
e um detalhe meu pai e minha mãe foram
pessoas de um caráter invejável
tudo o que eu aprendi de integridade e
aprendi com eles tudo o que aprendi
integridade foram com meus pais mesmo
meu pai passando por essa fase difícil
eu aprendi com ele e hoje eu trago isso
de uma maneira muito especial
mas como disse para vocês a minha rotina
mudou minha casa a gente tinha
obrigações então o domingo era acordar
arrumar a casa depois almoçar arrumar a
cozinha e no fim da tarde eu tinha a
hora de dançante que hoje o pessoal fala
baladinha então tinha hora da sade
então todo domingo às 5 horas eu ia pra
aquela hora dançante mas nesse domingo
em especial eu acabei de arrumar a casa
e meu irmão estava freqüentando uma
igreja lá em bh já tinha realmente
tomado a sua decisão por jesus e eu
falei mãe eu vou lá na igreja do
memorando foi lá ver como é que aquilo
lá cheguei naquela igreja gente era um
dia de assembleia decisões financeiras
não tinha louvor não tinha a pregação
eles estavam tratando das finanças da
igreja e eu cheguei sentei e ali eu
fiquei aí até o final e no final passou
falou quem está visitando eu levantei
minha mão eu imagino como meu irmão deva
ter ficado extremamente frustrado por
cima dela que hoje em dia de assembleia
gente mas quando eu saí daquela daquele
templo eu fui rodeada pelos jovens
daquela igreja
eles me abraçaram ele
conversaram comigo ganhei um novo
testamento e aquilo me impactou de uma
forma maneira com que eu recebi foi
recebida
aí a 5 eu ia pra aquela hora dançante eu
falei não vou pra caramba eu vou pagar a
igreja de novo e aí eu voltei pra aquela
igreja e aí comecei a conviver com
aqueles jovens na semana seguinte tinha
um trabalho na praça sete ao ar livre já
fui com eles aí passaram algumas semanas
e esse texto falou profundamente o meu
coração
busquem o senhor enquanto é possível
achar lo clamem por ele quando está
perto
eu aprendi a buscar de luz de uma forma
muito diferente do que eu busco hoje eu
não falava diretamente com deus eu fazia
orações repetidas mas eu não tinha
nenhum tipo de intimidade e aos 15 anos
no acampamento eu pude tomar a minha
decisão ao lado de jesus
a partir daí comecei a conviver com a
palavra de deus aquela igreja tinha um
grupo de discipulado aquele grupo andou
comigo aquele grupo me ensinou a palavra
nunca tinha aberto uma bíblia me ensinou
abrir a bíblia e aí eu comecei a
desenvolver minha vida cristã
comecei a andar perto do senhor e uma
das coisas que me chamou atenção na vida
cristã foi justamente o conhecimento da
palavra
eu nunca poderia imaginar o que a bíblia
pode transformar quando a gente lê a
palavra e eu passei por muitas crises
nestes nestes momentos muitas provas
mesmo eu tinha muito medo de não ter
feito a decisão tinha medo de ir pro céu
e eu fiz oração à feita na jesus várias
vezes até a hora que eu tiver toda
convicção de que realmente nada
absolutamente nada poderia me afastar
desse amor de deus e comecei a servir a
igreja já cheguei servindo na igreja
aí comecei a ajudar os jovens ajudavam
nos acampamentos e aquele trabalho
voluntário na igreja fazia toda a
diferença na minha vida e na nossa
geração eu conhecer o acir meu marido
numa equipe de vencedores ea gente
namorou distância ele ia pra lá né não
tinha internet telefone era muito caro a
sua cartinha e uma vez por mês a gente
se falava que era muito caro mas quando
ele ia lá me ver em bh
primeiro que a minha mãe eu tinha que
deixar a casa a fach nada né tudo tudo
limpo chegava da escola fazia faxina
também à noite para poder namorar meu
namorado e chegada em são paulo e ele
chegava ea gente sabe qual era se o
nosso nossa saída certa com a turma da
igreja era a programação dos jovens
néné e quando eu vinha para são paulo
quem eram os nossos amigos dos jovens da
igreja a gente saía e aí eu ia pra
acordo fazia tudo isso sempre servindo
ao senhor e quando a gente aprende a
servir a deus deus trabalho do nosso
dia-a-dia nossa rotina muda como a gente
viu aqui maria de betânia mudou
completamente imagino que marta deveria
naquela época da mil ordens para ela mas
ela parou e ficou nos pés de jesus maria
mãe de jesus simplesmente aceitou aquilo
que era a vontade do pai e eu recebi o
toque do espírito santo e aceitei esse
novo nascimento em cristo jesus
e é interessante quando a gente fala de
serviço onde a bíblia fala esse texto
gente puxa o nosso tapete totalmente
olha cada um exercício do que recebeu
para servir quem a lusitânia cada um
serve a si mesmo como é que é né servir
quem os outros está na palavra de deus
administrando fielmente a graça de deus
em suas múltiplas formas e formas
deus não nos deu do ons para a gente
ficar sentado deus não nos deu
dons pra gente ficar acomodado e hoje
pela manhã ela falou bastante sobre esse
serviço às necessidades aqui daí benilde
outras igrejas
a gente às vezes se está implorando as
pessoas vêm ajudar a gente vem com a
gente e deus nos deu o dom só pra gente
servir para a gente ajudar o outro e vai
ficando a nossa não e uma das coisas
importantes nem que a gente pode ver né
servimos a deus outros cristãos e não
cristãos e se slide é de uma mensagem do
saiam que eu peguei que ele falou sobre
serviço então a outros cristãos não é
pra gente é um trabalho que vai ser
feito pelos casais sabe é esse nós
estamos cumprindo o papel trabalho lá no
btt na cracolândia
nós estamos obedecendo serviu que não
cristãos voz o que o sal da terra e luz
do mundo
deus não nos deu o dom se a gente
ficasse na nossa mas pra gente servir
aos outros e olha qual é o slogan da
nossa igreja uma comunidade saudável
para uma cidade melhor
a gente quer fazer dessa cidade uma
cidade melhor
nós temos que servir se nós ficarmos só
aqui dentro dessas quatro paredes
ninguém vai saber que essa igreja existe
ninguém vai saber que nós estamos aqui
mas a gente tem que sair e fazer
diferença
às vezes você nem precisa falar que é
crente mas tenha uma atitude diferente
uma atitude que vai fazer um impacto na
vida da pessoa
essa esse é o nosso lema aqui na ibm ou
nós queremos fazer dessa cidade uma
cidade melhor
só que só liderança não vai dar conta de
toda a igreja está envolvida para que as
crianças possam ser bem assistidas bem
cuidadas o ensino bem feito a dani
precisa de voluntários para que a parte
da adoração aconteça nós vamos ter um
evento da páscoa
renato andressa precisam de junho
voluntários domingo 3 horas da manhã
ensaiar é fácil
três da tarde quer dizer mas se fosse 3
da manhã
se for sair da manhã o povo viria é três
da tarde que eu falei manhã é três da
tarde é fácil no domingo não é fácil mas
o pessoal estava ensaiando né então nós
temos aqui diversos ministérios e deus
tem algo especial uns ministério
especial pra poder você poder servir
quer sair da rotina
quer fazer alguma coisa que nem benil
quer fazer alguma coisa no reino
você tem que sair do sol zona de
conforto sabe sair da sua cadeira e e
atrás porque jesus ele muda a história
da nossa rotina
ele muda completamente quando a gente
quer realmente servir que o dia a dia
não é uma coisa fácil
o dia a dia não é uma coisa fácil mas
nós temos que fazer a nossa opção onde
eu vou investir meu tempo
onde eu vou investir meu tempo eo ele
falando diretamente agora para as
mulheres
nós mulheres temos uma agenda muito
cheia temos agenda da casa temos agenda
dos filhos temos agenda do trabalho
profissional ea gente tem que planejar
muito bem essa nossa agenda para a gente
poder servir a deus
e olha que muitas arrumou um tempinho
saia da rotina deus quer trabalhar na
sua vida mas não está não sei fazer um
monte de coisa não tem problema
vem aqui e sirva com os seus dons com
seus talentos porque deus tem alguma
coisa muito importante essa canção eu
gravei de uma amiga muito querida e ela
fala justamente da rotina né
você pode sair totalmente dela e
voltasse pra deus
de manhã cedo quando a gente acorda
levantar da cama e faço de igual ea
rotina sem pedir licença começa a ditar
suas regras sem dó a alegria da gente se
vai a vida é só palidez disposição é o
que resta pra gente ter
de manhã cedo quando a gente acorda
levantar da cama e faço de igual ea
rotina sem pedir licença começar a ditar
suas regras em dó a alegria da gente vai
a vida é só palidez disposição é o que
resta pra gente ter mas quando jesus
entrar na história tá rotina coisas eles
se tornam nó roupas a cada manhã
jesus dá cor à vida jesus da vida vida
jesus é a razão de ser
a gente pode acordar de manhã e viver
uma vida bem diferente seguir em frente
olhar para cristo esquecer das coisas
que ficam para trás
ele promete renovar as forças daquele
que nem lhe esperar e assim voa como a
gás correr não se fática a soul quando
jesus entrar na história tá botina
coisas filha se tornam novas a cada
manhã
jesus dá cor à vida jesus da vida vida
jesus é a razão de ser
jesus é a razão de ser feliz sem ele não
há razão e nem
jesus é razão de ser feliz sem ele não
há razão e dave z
esse é o grande desafio pra você
nessa celebração neste fim de tarde que
você saia da rotina chegasse às mangas
a gente tem muita coisa para fazer aqui
na e benil para servir aos de dentro e
serviã os de fora
que deus te abençoe grandemente e que
você tenha coragem de sair da sua
cadeira da sua zona de conforto e servir
ao senhor e se por acaso tem alguém que
ainda não entregou a vida jesus empregar
vida jesus é fazer aquilo que fala em
romanos se você confessar com a sua boca
que jesus é senhor e crer em seu coração
que ele ressuscitou dentre os mortos
será salvo
é muito fácil ter a salvação em jesus
mas eu não posso fazer por você
ninguém pode fazer é você mesmo
reconhecer que é pecador que depende de
deus e verbalizar senhor jesus eu te
aceito como o meu salvador pessoal a
palavra de deus diz que qual é a
garantia disso a vida eterna e uma vida
muito melhor do que tudo que a gente tem
aqui na terra
que deus nos abençoe grandemente ruim