Na Real – Tem que ser na Madrugada? – Episódio 3 – 27/02/2016
05/03/2016Na Real – Tem que ser na Madrugada? – Episódio 3 – 27/02/2016
Fonte: IASD Vila Olímpia
Legendas automáticas:
que a graça ea paz do nosso senhor jesus cristo esteja com você nessa manhã e sempre seja muito bem vindo à comunidade adventista da vila olímpia você que nos visita hoje é o nosso terceiro episódio da série na real o tema de hoje é comunhão tem que ser na madrugada um abraço especial também para a nossa igreja virtual que o senhor através do teclado do seu computador do seu smartphone que possa usá lo como instrumento nas mãos de deus nessa nesses trinta minutos nós vamos falar um pouquinho sobre alguns elementos alguns conceitos que se não impossibilitam entravam mais prejudicam o nosso momento de adoração o nosso momento de oração com o senhor o texto queremos agora está na primeira carta de paulo aos coríntios onde nos é dito o capítulo no verso 9 fiel é deus pelo qual fostes chamados para a comunhão meus queridos nós fomos criados com um propósito especial a comunhão realmente é algo que vai fazer com que nos tornemos mais próximo possível do senhor com que entendamos o mais claro possível aquilo que ele espera de cada um de nós mas o que é comunhão eu dei uma olhada no dicionário tem o dicionário almeida que ele diz o seguinte a associação que é comunhão é uma associação com uma pessoa envolvendo amizade com ela incluindo participação nos seus sofrimentos nas suas experiências e nas suas vivências uma outra definição dos do mesmo dicionário é um relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns é uma parceria uma outra definição do dicionário popular da web é a realização de algo em comum é uma sintonia de sentimentos de modo de pensar e agir ou sentir sendo assim nós podemos definir a comunhão como sendo do âmbito espiritual o seu momento mais íntimo com deus aquele momento onde é você e ele aonde você não tem medo de despir se diante do senhor aquele momento em que você fala e ouve o senhor um escritor do velho testamento pesquisador normais leite ele comentando salva 42 ele diz o seguinte o homem que já experimentou a alegria da comunhão com deus não estará apático quando as oportunidades de renovar com ele a sua intimidade quer em suas devoções particulares quer nas na sua adoração seja ela pública ou particular esse homem simplesmente não consegue ficar longe de deus sua alma sedenta haverá de empilhe luz sempre a presença do pai diante disso nós perguntamos como deve ser a nossa comunhão uma das formas mais íntimas que entendemos de comunhão é a oração é esse momento de troca com o senhor confidencial mas os a concorrência para o nosso momento de comunhão hoje na atualidade ela é absurdamente grande nós somos bombardeados diariamente de informações e situações que tendem a minar não só o nosso tempo mas a qualidade da nossa adoração a qualidade da nossa comunhão a qualidade da nossa oração não bastasse esses elementos trazemos conosco alguns conceitos oriundos da nossa cultura às vezes dogmas e crendices que mais atrapalham do que ajudam e eu queria pedir licença pra vocês pra usar um pouco da minha cultura da cultura que eu vi eu já contei aqui algumas vezes algumas peripécias da minha da minha história mas eu venho de uma cultura onde até metade da minha infância eu cresci acreditando que manga com leite era um veneno mortal e é possível que você tenha ouvido isso em algum momento mas do ponto de vista espiritual também essa cultura assolava a nossa alma mostrando pra nós um deus extremamente cruel e com uma espingarda apontada para tirarem nós mediante o menor deslize quando por ocasião dos trovões ouvíamos deus está bravo com você você fez xixi na cama ontem o trovão é uma manifestação da ira divina de repreensão que deus é esse esses elementos certamente vão atrapalhando a nossa visão de deus não bastasse isso o conceito de que a oração do nosso momento de comunhão quanto mais sofrido for mais eficaz se torna a oração do conforto da minha cama ela tem menos valia do que a oração ajoelhado em grãos de milho a oração no conforto da minha cama de a menos valia do que a oração feita subindo degraus de uma escada de uma catedral a oração do conforto da minha cama tinha menos valia do que a feita nas peregrinações nos longos jejuns ou nas flagelações esses elementos de uma forma ou de outra acabam criando uma imagem negativa e às vezes de forma imperceptível atrapalha a nossa comunhão com deus criando é entraves nessa nessa relação tão gostosa que o senhor que é estabelecer conosco não bastasse isso esse período que nós estamos vivendo agora chamado de quaresma que começa após o carnaval e termina com a semana santa pensa no período de tortura principalmente ao aproximar-se da semana santa a semana santa na minha cultura era cruel principalmente quando se aproximava da sexta feira e para resumir na sexta feira muito difícil na sexta feira nós não podíamos tomar banho e olha aqui a gente só tomava banho na sexta-feira por que antecipava o sábado o saldo tínhamos que a feira e andamos ali uns nove quilômetros aproximadamente estar um dia de nervosismo mas na sexta feira santa não podíamos tomar banho não podíamos olhar no espelho não podíamos pentear o cabelo pensa no menino dá risada na sexta feira era zombar de jesus cristo no calvário você não pode dar risada você é repreendido e poderia até apanhar porque dá risada na sexta feira da paixão era rir do sofrimento de jesus cristo a bebida nesse dia ela não poderia ter nada doce tinha que ser se fosse beber alguma coisa tinha que ser o mais amargo possível pra compartilhar da amargura o do féo do vinagre colocado na esponja na boca de jesus cristo quando o pedido no madeiro que tipo de adoração você acha que essa cultura pode desenvolver se não a cultura do medo do terror de um deus que não entende nada de relacionamento ea diante disso que nós perguntamos na nossa reflexão desta manhã muitos questionam qual deve ser a nossa atitude diante da oração e nós dividimos em dois tópicos nesses próximos quinze minutos algo relacionado à forma em algo relacionado ao tempo muitos imaginam e você já deve ter ouvido que a oração ela perde o seu valor ea sua eficácia quando você olha sem camisa você já deve ter ouvido de pessoas que não podem orar no banheiro porque acha que a sua oração estar advogando a deus muitos imaginam que se a oração não for de joelhos ela não será aceito meus queridos o seu momento de intimidade com deus ele é seu ele é pessoal e não há nenhum problema se você tem esse conceito se na sua intimidade com deus e na sua relação com deus você acha que orar sem camisa é uma desonra não tem problema nenhum é você e deus o grande problema é quando você usa isso como você faz um proselitismo disso e querem empurrar goela abaixo aqueles que te ouvem ou aqueles que te cercam como se fosse uma verdade absoluta mas nós buscamos na palavra do senhor elementos que possam corroborar essa idéia de que existe esses exemplos citados são regras bíblicas nós encontramos no tocante à forma de orar encontramos o velho salomão ajoelhado lá no livro de reis no primeiro livro dos reis no capítulo 8 no verso 54 salomão ajoelhado clamo ao senhor suplica ao senhor encontramos também o velho daniel no seu livro no capítulo 6 no verso 10 daniel com os seus joelhos cravados no chão dentro do seu quarto clamando ao senhor encontramos jesus cristo no livro de lucas no capítulo 22 onde de joelhos clamava o pai encontramos no livro de atos o apóstolo paulo também reclamando ao senhor com os seus joelhos dobrados no chão em contrapartida nós encontramos essas mesmas pessoas orando de formas diferentes nós temos o próprio salomão no mesmo capítulo verso após orando de pé abençoando a congregação de israel o rei josafá de pé orando dentro do templo em crônicas no seu livro de número dois no capítulo 20 o povo de pé orando recebendo a bênção do livro dos reis jesus de pé olhando na ressurreição de lázaro clamando venha para fora e ele vem e o que dizer da oração do publicano que de pé clamava o senhor sem sequer levantar o seu rosto e o senhor diz que ele de lá de ser justificado mais curioso ainda talvez o rei ezequias deitado na sua cama com o rosto virado para a parede e clama ao senhor o seu momento de oração ea palavra do senhor nesse episódio especial faz um parente sedis imediatamente instantaneamente a sua oração foi ouvida o profeta não havia ainda saído as portas ea oração dele já havia sido atendida o que dizer de elias que orou deitado sobre o corpo do filho da viúva dançar época mencionada agora há pouco aqui por três vezes deitado sobre o corpo e o senhor o trouxe à vida meus amados o ato de a sonhar é uma entrega é uma referência talvez um grau máximo de entrega ao senhor e consternação do seu coração a deus é um privilégio e as circunstâncias permitindo não deixe de experimentar nos seus momentos de oração não deixe de experimentar a oração de joelho de entrega de comunhão ao senhor é um momento ímpar diz o pensamento teológico que o homem se torna grande quando o joelho está mas não podemos condicionar a posição ao ouvido de deus não podemos de forma alguma condicionar a posição da oração ao ouvir do senhor porque se tem uma condição que o senhor estabelece como sendo regra para a nossa comunhão quando sente sendo regra pra nossa adoração essa condição não está ligada o tempo e nem a forma ela se encontra em jeremias no capítulo 29 é um texto conhecido todos nós sabemos e co buscar mês m achareis quando não é de pé não é de joelhos não é deitado buscar me ei semi achareis quando me buscar diz de todo essa regra que o senhor estabelece que esse tipo de relacionamento que o senhor que é tecnológico que transcende o tempo que transcende a forma mas que não transcenda a essência sofremos quando essas interferências entram na nossa adoração fazendo com que carregamos fardos carregamos fardos grandes e isso prejudica demais cultive meus queridos o hábito de falar com o senhor quando a sós andando trabalhando dirigindo na faculdade no almoço faça disso um hábito e certamente a nossa comunhão será crescente e saudável porque a comunhão só tem valia a nossa comunhão ea nossa adoração só tem valor se ela foi ou fruto de um relacionamento de amor elementos de medo e apreensão e de condenação não fazem parte do relacionamento com o senhor deus não está envolvido em obra de condenação deus não está envolvido em obra de julgamento nesse primeiro momento o senhor está envolvido em obra de acolhimento e é isso que ele espera de mim e de você vinde a mim ele disse todos se está cansado sobrecarregado detonado e destruído vinde a mim é isso que o senhor perto de nós ele não está envolvido uma outra obra que não seja essa obra de salvar e quando a nossa comunhão tem elementos fundamentados na tradição fundamentados em conceitos adquiridos erroneamente ela faz com que elas se tornem um fado não só para nós mesmos mas também às vezes queremos impolutos aqueles que nos cercam e um outro exemplo dessa robotização da adoração está exatamente no título da mensagem desta manhã que é no tempo a nossa comunhão ela tem que ser de madrugada não há na escritura nas escrituras sagradas meus queridos nenhuma citação nem uma afirmação de jesus cristo de existir um momento especial nas escrituras deus definindo que aquele momento é o momento em que a tua oração terá uma maior eficácia que se você parar exatamente naquele momento atuação terá um trânsito mais rápido não existe nas escrituras sagradas deus definindo um momento em que a oração seja mais ou menos eficaz não existe um momento nas escrituras em que a oração tem um trânsito menor tem uma fila menor para chegar até o céu para chegar ao hotel trono de deus não existe mas o que existe na escritura em relação ao tempo da nossa comunhão em relação ao tempo da nossa adoração está registrado na primeira carta que paulo escreve aos tessalonicenses no seu capítulo 5 e no seu verso 17 que também é um texto muito conhecido a ong disse orai sem cessar o salmista no salmo 34 no seu verso 1º diz louvarei ao senhor em todo o tempo e os eu vou estar a continuamente na minha boca se tem um tempo específico para a comunhão com o senhor se tem um tempo específico para a oração com deus esse tempo é agora esse tempo é sempre mas entendemos que nesse conceito e nesse contexto nós precisamos separar as coisas nós precisamos separar dois momento para que fique mais claro essa questão de tem que ser na madrugada e aí nós separamos isso de uma forma muito simples você precisa ser um crente insano você precisa ser um crente louco inconsequente você precisa ser um ponto de sair da sua casa de manhã de peito aberto de sair da sua casa de manhã sem reclamar ao senhor a proteção para esse dia reclamar ao senhor a direção para suas atividades só um louco faz isso na atual conjuntura que vivemos isso é uma coisa agora dizer que eu tenho que levantar na madrugada para pegar a minha bíblia pegar o meu guia de estudos pegar os dicionários pegar as concordâncias e fazer disso realmente o meu momento aí eu não posso porque isso depende da realidade de cada um então nós separamos duas coisas a sua devoção com deus o seu momento que você sai que você clamo ao senhor proteção e isso acontece em todos os momentos agora o seu momento de estudo aquele momento em que você senta que você conversa com deus que você discute com deus que a bíblia chama de arrazoar com deus parla con deus aonde você questiona onde você pega um texto bíblico aonde você pega o seu quê de estudo você vê passagem por passagem isso é de acordo com a disposição de cada um isso de acordo com o grau de assimilação de cada um certamente vocês vão entender aqueles que são universitários já passaram pela universidade vão saber disso quando eu é no meu tempo de faculdade eu me lembro que chegava ali no dia de prova sabe aquelas provas cabeludas aqueles que são da área da saúde sabe aquelas provas de bioquímica que elas provas genética de biofísica terríveis e aí eu chegava de manhã o colega do lado do lula eu acordei três horas da manhã para estudar então tá tudo fresquinho aqui três horas da manhã o melhor horário para mim extraordinário eu tenho a minha percepção foi muito clara nesse momento aí o outro do outro lado não se você é louco se eu tiver que que acorda 3 horas da manhã para estudar um tragédia eu não consigo assimilar nada fico com sono caindo em cima do caderno eu prefiro mil vezes estendeu o horário de estudo até às três da manhã sem dormir e depois deitar e dormir até de manhã porque porque entra uma questão pessoal fisiológica inclusive é claro entende se que de manhã eu tenho menos barulho madrugada e tal mas é uma questão pessoal queridos esses dois momentos não deixe de ter o seu momento com deus escolha um momento do dia você precisa é isso que vai fortalecer a tua fé é isso que vai passar o teu atua o teu cristianismo o estudo da palavra o próprio jesus disse conhecereis a verdade e ela vos libertará eu só conheço estudando mas escolhi o seu momento e nós falamos isso também com uma base em que a palavra do senhor nos corrobora um exemplo muito simples e conhecido de todos nós vocês se lembram ao estudar a palavra qual era o momento de devoção de adão e eva com deus relembra na palavra do senhor no capítulo 3 do livro do gênesis diz que esse momento de adão e eva com deus o capítulo 3 verso 8 era no pôr do sol era na viração do dia era o momento que eles tentavam ali no jardim e aí deus começava a conversar como é que foi o seu dia e eles ali palavrão e aí eles falavam do próximo como vai ser o próximo dia que já estaria começando e contava os detalhes como foi com o animal como é que foi isso que foi aquilo outro isso é o momento deles não podemos queridos definir um horário como padrão e colocar isso como regra mas aí nós vamos para o novo testamento encontramos jesus com o hábito muito singular jesus cristo tinha o hábito de orar de madrugada e aí nós podemos dizer não mas jesus cristo é o nosso modelo logo é assim que tem que ser não mas eu trabalho à noite se lascou então se você trabalha à noite não tem jeito você vai pro inferno que você não vai conseguir a madrugada trabalhando imagina o cara do caminhão do dae courbis né foram três horas da manhã ou não jesus cristo orava de madrugada você já se perguntou por que jesus orava de madrugada não é difícil entender - e aí queridos mais uma vez o 'reforço' isso é pessoal não estou aqui criticando o objetivo dessa série não é criticar ninguém é só simplesmente mostrar na real jesus cristo na rua de madrugada não precisa muito vamos evangelhos e veja como era a agenda de jesus durante o dia acompanhe jesus cristo um dia nas ruas de jerusalém acompanhe a multidão de pessoas que cercavam jesus acompanha o empurra empurra pra lá e pra cá acompanhe as pessoas puxando as suas vestes acompanha as pessoas gritando jesus filho de davi cura que jesus tem o doente aqui tem o coxa que tem uma já dou nem você acha que jesus conseguiria agora jesus orava nesses momentos certamente orais sem cessar cada grito cada sussurro cada toque jesus em oração conduzia mas o seu momento de intimidade a seu momento de demora ele só conseguiu na madrugada porque a hora que o frenesi do povo abaixava e ele conseguiu escapar e ele para um monte para fazer as suas orações escolha o momento do dia especial para que você tem esse encontro com deus porque entendemos que publicamente você precisa disso para alimentar a sua vida virar sua conversa planejar a sonhar com ele entendemos meus queridos que o poder não está limitado ao horário não está limitada ao tempo mas está condicionado ao senhor do tempo não está limitado nem a oração mas sim a quem nos dirigimos a oração como então ter esse tipo de comunhão tem uma fábula que nós vamos usar comum um elemento que nos ajuda a entender esse momento de comunhão como ter essa comunhão livre como ter essa comunhão leve como dessa comunhão prazerosa onde ao mesmo encontrar com deus instituída de dogmas de crendices o senhor ao mesmo senhor busca adoradores diz a palavra o senhor está recrutando verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade o senhor está recrutando pessoas para adorá lo na beleza da sua santidade não como o fado queridos conta se que tinha um sábio cristão que morava no topo de uma montanha e um jovem sabendo o grau de espiritualidade comunhão daquele senhor subiu a montanha e disse olha eu gostaria que você me contar seu segredo para ter uma vida de comunhão íntima com deus sabe então disse vem comigo e agora descer a montanha abaixo chegar lá embaixo cansados ofegantes e olhar o mar o velho sábio cristão disse me acompanha e entraram no mar e água foi subindo quando a água chegou na cintura no golpe de arte marcial o velho cristão derrubar aquele jovem na água submergindo a sua cabeça e segurando firme a sua cabeça embaixo d'água e ele mexia e batia as pernas e o ar começava a faltar e depois de muito tempo se debatendo o sábio então levanta a sua cabeça e ele respira ele olha e diz você quer me matar qual é o segredo ele diz o segredo está nesse ato o dia que você almejar o senhor como almejou o oxigênio quando estava submerso você encontrará o segredo da verdadeira comunhão o segredo da verdadeira adoração nós temos almejado esse momento que seja de madrugada mas aceitamos almejando o momento de acordar às três da manhã para nos encontrarmos com o senhor para estudarmos ali a sua palavra o e à noite quando chego do trabalho que eu tomo banho jantar que eu vou lá eu tenho almejado como a coça 70 diz o salmo instância por água temos tido essa sede meus queridos esse é o nível de adoração que o senhor nos convida era esse o nível de adoração que permitiu que abraão registrado no livro de isaías no capítulo 41 essa busca essa entrega essa comunhão que fez com que abraão fosse reconhecido como amigo de deus essa busca é essa entrega que fez com que ele se tornasse tão íntimo de deus a ponto de no segundo livro do rei no capítulo 4 verso 9 todo lugar que ele passava as pessoas dizia esse homem é um homem santo de deus é esse anseio essa busca essa entrega de comunhão que fez com que a nokia se tornar se tão íntimo de deus a ponto de um dia deus não tomar para si essa comunhão que fez com que ele ia se tornar se tão íntimo com deus que um dia deus o tomou para si é pra esse nível de adoração que o senhor chama esse é um é só um beijo que moisés tinha tão próximo de deus a ponto de deus se aconselhar com ele conforme registrado doença do que quando o senhor agonizante estava lá no getsêmani estavam lá elias e moisés consolando o senhor você quer experimentar esse nível de adoração um dos grandes empregadores charles por john deixou uma frase mestre pra gente concluir a nossa mensagem desta manhã se formos fracos em nossa comunhão com deus seremos fracos em tudo você quer experimentar essa comunhão com deus essa comunhão que não é um fato essa comunhão que não é uma obrigação mas essa comunhão gostosa natural cunha sp e nós vamos orar o senhor nesse momento todos judeus louvado seja o teu nome é ocorre porque o teu agir não está limitado ao tempo ou a forma obrigado senhor porque a tua palavra nos diz que o senhor está só com os ouvidos atentos 24 horas por dia obrigado senhor porque dizes que a tua mão não está encolhida para que não possa agir aqui estão os seus filhos o pai nós queremos dizer neste sábado queremos restaurar a nossa comunhão contigo se ela já está boa melhorar senão está intensificar se nos ajude em nome de cristo a reservamos um tempo especial do nosso dia para termos essa conversa assim como adão e eva tinha senhor e que esse momento nos permita desenvolver um relacionamento tão íntimo assim como tu desenvolver estes com abraão com elias moisés com eliseu e com tantos homens que a tua palavra cita nos abençoe e nos acompanha em direção aos nossos lares e tenha prazer em se manifestar em nós por nós através de nós por jesus cristo amém