Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Na Real – Tem que ser na Madrugada? – Episódio 3 – 27/02/2016

Na Real – Tem que ser na Madrugada? – Episódio 3 – 27/02/2016


Fonte: IASD Vila Olímpia

Legendas automáticas:

que a graça ea paz do nosso senhor jesus
cristo esteja com você nessa manhã e
sempre seja muito bem vindo à comunidade
adventista da vila olímpia
você que nos visita hoje é o nosso
terceiro episódio da série
na real
o tema de hoje é comunhão
tem que ser na madrugada um abraço
especial também para a nossa igreja
virtual que o senhor através do teclado
do seu computador do seu smartphone que
possa usá lo como instrumento nas mãos
de deus nessa nesses trinta minutos
nós vamos falar um pouquinho sobre
alguns elementos alguns conceitos que se
não impossibilitam entravam mais
prejudicam o nosso momento de adoração o
nosso momento de oração com o senhor
o texto queremos agora está na primeira
carta de paulo aos coríntios onde nos é
dito o capítulo no verso 9
fiel é deus pelo qual fostes chamados
para a comunhão
meus queridos nós fomos criados com um
propósito especial
a comunhão realmente é algo que vai
fazer com que nos tornemos mais próximo
possível do senhor com que entendamos o
mais claro possível aquilo que ele
espera de cada um de nós mas o que é
comunhão
eu dei uma olhada no dicionário tem o
dicionário almeida que ele diz o
seguinte a associação que é comunhão é
uma associação com uma pessoa envolvendo
amizade com ela incluindo participação
nos seus sofrimentos nas suas
experiências e nas suas vivências uma
outra definição dos do mesmo dicionário
é um relacionamento que envolve
propósitos e atividades comuns é uma
parceria uma outra definição do
dicionário popular da web é a realização
de algo em comum é uma sintonia de
sentimentos de modo de pensar e agir ou
sentir
sendo assim nós podemos definir a
comunhão como sendo do âmbito espiritual
o seu momento mais íntimo com deus
aquele momento onde é você e ele aonde
você não tem medo de despir se diante do
senhor
aquele momento em que você fala e ouve o
senhor um escritor do velho testamento
pesquisador normais leite ele comentando
salva 42 ele diz o seguinte o homem que
já experimentou a alegria da comunhão
com deus não estará apático quando as
oportunidades de renovar com ele a sua
intimidade quer em suas devoções
particulares
quer nas na sua adoração seja ela
pública ou particular
esse homem simplesmente não consegue
ficar longe de deus sua alma sedenta
haverá de empilhe luz sempre a presença
do pai
diante disso nós perguntamos como deve
ser a nossa comunhão
uma das formas mais íntimas que
entendemos de comunhão é a oração é esse
momento de troca com o senhor
confidencial mas os a concorrência para
o nosso momento de comunhão hoje na
atualidade ela é absurdamente grande
nós somos bombardeados diariamente de
informações e situações que tendem a
minar não só o nosso tempo mas a
qualidade da nossa adoração a qualidade
da nossa comunhão a qualidade da nossa
oração
não bastasse esses elementos trazemos
conosco alguns conceitos oriundos da
nossa cultura
às vezes dogmas e crendices que mais
atrapalham do que ajudam
e eu queria pedir licença pra vocês pra
usar um pouco da minha cultura da
cultura que eu vi eu já contei aqui
algumas vezes algumas peripécias da
minha da minha história mas eu venho de
uma cultura onde até metade da minha
infância
eu cresci acreditando que manga com
leite era um veneno mortal e é possível
que você tenha ouvido isso em algum
momento mas do ponto de vista espiritual
também essa cultura assolava a nossa
alma mostrando pra nós um deus
extremamente cruel e com uma espingarda
apontada para tirarem nós mediante o
menor deslize quando por ocasião dos
trovões
ouvíamos deus está bravo com você você
fez xixi na cama ontem o trovão é uma
manifestação da ira divina de repreensão
que deus é esse
esses elementos certamente vão
atrapalhando a nossa visão de deus
não bastasse isso o conceito de que a
oração do nosso momento de comunhão
quanto mais sofrido for mais eficaz se
torna a oração do conforto da minha cama
ela tem menos valia do que a oração
ajoelhado em grãos de milho
a oração no conforto da minha cama de a
menos valia do que a oração feita
subindo degraus de uma escada de uma
catedral
a oração do conforto da minha cama tinha
menos valia do que a feita nas
peregrinações nos longos jejuns ou nas
flagelações
esses elementos de uma forma ou de outra
acabam criando uma imagem negativa e às
vezes de forma imperceptível atrapalha a
nossa comunhão com deus criando é
entraves nessa nessa relação tão gostosa
que o senhor que é estabelecer conosco
não bastasse isso esse período que nós
estamos vivendo agora chamado de
quaresma que começa após o carnaval e
termina com a semana santa
pensa no período de tortura
principalmente ao aproximar-se da semana
santa a semana santa na minha cultura
era cruel
principalmente quando se aproximava da
sexta feira e para resumir na sexta
feira muito difícil
na sexta feira nós não podíamos tomar
banho e olha aqui a gente só tomava
banho na sexta-feira por que antecipava
o sábado o saldo tínhamos que a feira e
andamos ali uns nove quilômetros
aproximadamente estar um dia de
nervosismo mas na sexta feira santa não
podíamos tomar banho não podíamos olhar
no espelho
não podíamos pentear o cabelo pensa no
menino
dá risada na sexta feira era zombar de
jesus cristo no calvário
você não pode dar risada você é
repreendido e poderia até apanhar porque
dá risada na sexta feira da paixão era
rir do sofrimento de jesus cristo
a bebida nesse dia ela não poderia ter
nada doce tinha que ser
se fosse beber alguma coisa tinha que
ser o mais amargo possível pra
compartilhar da amargura
o do féo do vinagre colocado na esponja
na boca de jesus cristo quando o pedido
no madeiro que tipo de adoração você
acha que essa cultura pode desenvolver
se não a cultura do medo do terror de um
deus que não entende nada de
relacionamento ea diante disso que nós
perguntamos na nossa reflexão desta
manhã
muitos questionam qual deve ser a nossa
atitude diante da oração e nós dividimos
em dois tópicos nesses próximos quinze
minutos algo relacionado à forma em algo
relacionado ao tempo muitos imaginam
e você já deve ter ouvido que a oração
ela perde o seu valor ea sua eficácia
quando você olha sem camisa
você já deve ter ouvido de pessoas que
não podem orar no banheiro porque acha
que a sua oração estar advogando a deus
muitos imaginam que se a oração não for
de joelhos
ela não será aceito meus queridos o seu
momento de intimidade com deus ele é seu
ele é pessoal e não há nenhum problema
se você tem esse conceito
se na sua intimidade com deus e na sua
relação com deus você acha que orar sem
camisa é uma desonra não tem problema
nenhum é você e deus
o grande problema é quando você usa isso
como você faz um proselitismo disso e
querem empurrar goela abaixo aqueles que
te ouvem ou aqueles que te cercam como
se fosse uma verdade absoluta
mas nós buscamos na palavra do senhor
elementos que possam corroborar essa
idéia de que existe esses exemplos
citados são regras bíblicas
nós encontramos no tocante à forma de
orar
encontramos o velho salomão ajoelhado lá
no livro de reis no primeiro livro dos
reis no capítulo 8 no verso 54 salomão
ajoelhado clamo ao senhor suplica ao
senhor
encontramos também o velho daniel no seu
livro no capítulo 6 no verso 10 daniel
com os seus joelhos cravados no chão
dentro do seu quarto clamando ao senhor
encontramos jesus cristo
no livro de lucas no capítulo 22 onde de
joelhos clamava o pai
encontramos no livro de atos o apóstolo
paulo também reclamando ao senhor com os
seus joelhos dobrados no chão
em contrapartida nós encontramos essas
mesmas pessoas orando de formas
diferentes
nós temos o próprio salomão no mesmo
capítulo verso após orando de pé
abençoando a congregação de israel o rei
josafá de pé
orando dentro do templo em crônicas no
seu livro de número dois no capítulo 20
o povo de pé orando recebendo a bênção
do livro dos reis jesus de pé olhando na
ressurreição de lázaro clamando venha
para fora
e ele vem e o que dizer da oração do
publicano que de pé clamava o senhor sem
sequer levantar o seu rosto e o senhor
diz que ele de lá de ser justificado
mais curioso ainda talvez o rei ezequias
deitado na sua cama com o rosto virado
para a parede e clama ao senhor o seu
momento de oração ea palavra do senhor
nesse episódio especial faz um parente
sedis imediatamente instantaneamente a
sua oração foi ouvida o profeta não
havia ainda saído as portas ea oração
dele já havia sido atendida
o que dizer de elias que orou deitado
sobre o corpo do filho da viúva dançar
época mencionada agora há pouco aqui por
três vezes deitado sobre o corpo e o
senhor o trouxe à vida meus amados
o ato de a sonhar é uma entrega é uma
referência talvez um grau máximo de
entrega ao senhor e consternação do seu
coração a deus é um privilégio e as
circunstâncias permitindo não deixe de
experimentar nos seus momentos de oração
não deixe de experimentar a oração de
joelho de entrega de comunhão ao senhor
é um momento ímpar diz o pensamento
teológico que o homem se torna grande
quando o joelho está mas não podemos
condicionar a posição ao ouvido de deus
não podemos de forma alguma condicionar
a posição da oração ao ouvir do senhor
porque se tem uma condição que o senhor
estabelece como sendo regra para a nossa
comunhão quando sente sendo regra pra
nossa adoração
essa condição não está ligada o tempo e
nem a forma ela se encontra em jeremias
no capítulo 29 é um texto conhecido
todos nós sabemos e co buscar mês m
achareis quando não é de pé não é de
joelhos não é deitado buscar me ei semi
achareis quando me buscar diz de todo
essa regra que o senhor estabelece que
esse tipo de relacionamento que o senhor
que é tecnológico que transcende o tempo
que transcende a forma mas que não
transcenda a essência
sofremos quando essas interferências
entram na nossa adoração fazendo com que
carregamos fardos carregamos fardos
grandes e isso prejudica demais
cultive meus queridos o hábito de falar
com o senhor quando a sós andando
trabalhando dirigindo na faculdade no
almoço
faça disso um hábito e certamente a
nossa comunhão será crescente e saudável
porque a comunhão só tem valia a nossa
comunhão ea nossa adoração só tem valor
se ela foi ou fruto de um relacionamento
de amor
elementos de medo e apreensão e de
condenação não fazem parte do
relacionamento com o senhor deus não
está envolvido em obra de condenação
deus não está envolvido em obra de
julgamento nesse primeiro momento o
senhor está envolvido em obra de
acolhimento e é isso que ele espera de
mim e de você
vinde a mim ele disse todos se está
cansado sobrecarregado detonado e
destruído vinde a mim é isso que o
senhor perto de nós
ele não está envolvido uma outra obra
que não seja essa obra de salvar e
quando a nossa comunhão tem elementos
fundamentados na tradição fundamentados
em conceitos adquiridos erroneamente ela
faz com que elas se tornem um fado não
só para nós mesmos mas também às vezes
queremos impolutos aqueles que nos
cercam e um outro exemplo dessa
robotização da adoração está exatamente
no título da mensagem desta manhã que é
no tempo a nossa comunhão
ela tem que ser de madrugada
não há na escritura nas escrituras
sagradas meus queridos nenhuma citação
nem uma afirmação de jesus cristo de
existir um momento especial nas
escrituras deus definindo que aquele
momento é o momento em que a tua oração
terá uma maior eficácia que se você
parar exatamente naquele momento atuação
terá um trânsito mais rápido
não existe nas escrituras sagradas deus
definindo um momento em que a oração
seja mais ou menos eficaz
não existe um momento nas escrituras em
que a oração tem um trânsito menor tem
uma fila menor para chegar até o céu
para chegar ao hotel trono de deus não
existe mas o que existe na escritura em
relação ao tempo da nossa comunhão em
relação ao tempo da nossa adoração está
registrado na primeira carta que paulo
escreve aos tessalonicenses no seu
capítulo 5 e no seu verso 17 que também
é um texto muito conhecido
a ong disse orai sem cessar
o salmista no salmo 34 no seu verso 1º
diz louvarei ao senhor em todo o tempo e
os eu vou estar a continuamente na minha
boca
se tem um tempo específico para a
comunhão com o senhor se tem um tempo
específico para a oração com deus
esse tempo é agora esse tempo é sempre
mas entendemos que nesse conceito e
nesse contexto nós precisamos separar as
coisas
nós precisamos separar dois momento para
que fique mais claro essa questão de tem
que ser na madrugada
e aí nós separamos isso de uma forma
muito simples você precisa ser um crente
insano
você precisa ser um crente louco
inconsequente
você precisa ser um ponto de sair da sua
casa de manhã de peito aberto de sair da
sua casa de manhã sem reclamar ao senhor
a proteção para esse dia
reclamar ao senhor a direção para suas
atividades
só um louco faz isso na atual conjuntura
que vivemos isso é uma coisa agora dizer
que eu tenho que levantar na madrugada
para pegar a minha bíblia pegar o meu
guia de estudos pegar os dicionários
pegar as concordâncias e fazer disso
realmente o meu momento aí eu não posso
porque isso depende da realidade de cada
um então nós separamos duas coisas a sua
devoção com deus
o seu momento que você sai que você
clamo ao senhor proteção e isso acontece
em todos os momentos
agora o seu momento de estudo aquele
momento em que você senta que você
conversa com deus que você discute com
deus que a bíblia chama de arrazoar com
deus parla con deus aonde você questiona
onde você pega um texto bíblico aonde
você pega o seu quê de estudo você vê
passagem por passagem isso é de acordo
com a disposição de cada um
isso de acordo com o grau de assimilação
de cada um
certamente vocês vão entender aqueles
que são universitários já passaram pela
universidade vão saber disso quando eu
é no meu tempo de faculdade
eu me lembro que chegava ali no dia de
prova
sabe aquelas provas cabeludas aqueles
que são da área da saúde sabe aquelas
provas de bioquímica que elas provas
genética de biofísica terríveis e aí eu
chegava de manhã o colega do lado do
lula eu acordei três horas da manhã para
estudar então tá tudo fresquinho aqui
três horas da manhã o melhor horário
para mim extraordinário eu tenho a minha
percepção foi muito clara nesse momento
aí o outro do outro lado não se você é
louco
se eu tiver que que acorda 3 horas da
manhã para estudar um tragédia eu não
consigo assimilar nada fico com sono
caindo em cima do caderno eu prefiro mil
vezes estendeu o horário de estudo até
às três da manhã sem dormir e depois
deitar e dormir até de manhã porque
porque entra uma questão pessoal
fisiológica inclusive é claro entende se
que de manhã eu tenho menos barulho
madrugada e tal mas é uma questão
pessoal queridos
esses dois momentos
não deixe de ter o seu momento com deus
escolha um momento do dia
você precisa é isso que vai fortalecer a
tua fé é isso que vai passar o teu atua
o teu cristianismo o estudo da palavra o
próprio jesus disse conhecereis a
verdade e ela vos libertará
eu só conheço estudando mas escolhi o
seu momento e nós falamos isso também
com uma base em que a palavra do senhor
nos corrobora um exemplo muito simples e
conhecido de todos nós
vocês se lembram ao estudar a palavra
qual era o momento de devoção de adão e
eva com deus relembra na palavra do
senhor no capítulo 3 do livro do gênesis
diz que esse momento de adão e eva com
deus
o capítulo 3 verso 8 era no pôr do sol
era na viração do dia era o momento que
eles tentavam ali no jardim e aí deus
começava a conversar como é que foi o
seu dia e eles ali palavrão e aí eles
falavam do próximo como vai ser o
próximo dia que já estaria começando e
contava os detalhes como foi com o
animal como é que foi isso que foi
aquilo outro isso é o momento deles não
podemos queridos definir um horário como
padrão e colocar isso como regra
mas aí nós vamos para o novo testamento
encontramos jesus com o hábito muito
singular jesus cristo tinha o hábito de
orar de madrugada
e aí nós podemos dizer não mas jesus
cristo é o nosso modelo logo é assim que
tem que ser
não mas eu trabalho à noite se lascou
então se você trabalha à noite não tem
jeito você vai pro inferno que você não
vai conseguir a madrugada trabalhando
imagina o cara do caminhão do dae
courbis né
foram três horas da manhã ou não
jesus cristo orava de madrugada você já
se perguntou por que jesus orava de
madrugada
não é difícil entender - e aí queridos
mais uma vez o 'reforço' isso é pessoal
não estou aqui criticando o objetivo
dessa série não é criticar ninguém é só
simplesmente mostrar na real
jesus cristo na rua de madrugada não
precisa muito vamos evangelhos e veja
como era a agenda de jesus durante o dia
acompanhe jesus cristo um dia nas ruas
de jerusalém
acompanhe a multidão de pessoas que
cercavam jesus acompanha o empurra
empurra pra lá e pra cá
acompanhe as pessoas puxando as suas
vestes acompanha as pessoas gritando
jesus filho de davi cura que jesus tem o
doente aqui tem o coxa que tem uma já
dou nem você acha que jesus conseguiria
agora jesus orava nesses momentos
certamente orais sem cessar
cada grito cada sussurro cada toque
jesus em oração conduzia
mas o seu momento de intimidade a seu
momento de demora ele só conseguiu na
madrugada porque a hora que o frenesi do
povo abaixava e ele conseguiu escapar e
ele para um monte para fazer as suas
orações
escolha o momento do dia especial para
que você tem esse encontro com deus
porque entendemos que publicamente você
precisa disso para alimentar a sua vida
virar sua conversa planejar a sonhar com
ele
entendemos meus queridos que o poder não
está limitado ao horário não está
limitada ao tempo mas está condicionado
ao senhor do tempo não está limitado nem
a oração mas sim a quem nos dirigimos a
oração como então ter esse tipo de
comunhão tem uma fábula que nós vamos
usar comum um elemento que nos ajuda a
entender esse momento de comunhão como
ter essa comunhão livre como ter essa
comunhão leve como dessa comunhão
prazerosa onde ao mesmo encontrar com
deus
instituída de dogmas de crendices o
senhor ao mesmo senhor busca adoradores
diz a palavra o senhor está recrutando
verdadeiros adoradores que o adoram em
espírito e em verdade o senhor está
recrutando pessoas para adorá lo na
beleza da sua santidade não como o fado
queridos
conta se que tinha um sábio cristão que
morava no topo de uma montanha e um
jovem
sabendo o grau de espiritualidade
comunhão daquele senhor subiu a montanha
e disse olha eu gostaria que você me
contar seu segredo para ter uma vida de
comunhão íntima com deus sabe então
disse vem comigo e agora descer a
montanha abaixo chegar lá embaixo
cansados ofegantes e olhar o mar
o velho sábio cristão disse me acompanha
e entraram no mar e água foi subindo
quando a água chegou na cintura no golpe
de arte marcial
o velho cristão derrubar aquele jovem na
água submergindo a sua cabeça e
segurando firme a sua cabeça embaixo
d'água e ele mexia e batia as pernas e o
ar começava a faltar
e depois de muito tempo se debatendo o
sábio então levanta a sua cabeça e ele
respira
ele olha e diz você quer me matar
qual é o segredo ele diz o segredo está
nesse ato o dia que você almejar o
senhor como almejou o oxigênio quando
estava submerso
você encontrará o segredo da verdadeira
comunhão
o segredo da verdadeira adoração
nós temos almejado esse momento que seja
de madrugada mas aceitamos almejando o
momento de acordar às três da manhã para
nos encontrarmos com o senhor para
estudarmos ali a sua palavra
o e à noite quando chego do trabalho que
eu tomo banho jantar que eu vou lá eu
tenho almejado como a coça 70 diz o
salmo instância por água temos tido essa
sede
meus queridos
esse é o nível de adoração que o senhor
nos convida era esse o nível de adoração
que permitiu que abraão registrado no
livro de isaías no capítulo 41
essa busca essa entrega essa comunhão
que fez com que abraão fosse reconhecido
como amigo de deus
essa busca é essa entrega que fez com
que ele se tornasse tão íntimo de deus a
ponto de no segundo livro do rei no
capítulo 4 verso 9
todo lugar que ele passava as pessoas
dizia esse homem é um homem santo de
deus é esse anseio essa busca essa
entrega de comunhão que fez com que a
nokia se tornar se tão íntimo de deus a
ponto de um dia deus não tomar para si
essa comunhão que fez com que ele ia se
tornar se tão íntimo com deus que um dia
deus o tomou para si é pra esse nível de
adoração que o senhor chama esse é um é
só um beijo que moisés tinha tão próximo
de deus a ponto de deus se aconselhar
com ele conforme registrado doença do
que quando o senhor agonizante estava lá
no getsêmani estavam lá elias e moisés
consolando o senhor você quer
experimentar esse nível de adoração
um dos grandes empregadores charles por
john deixou uma frase mestre pra gente
concluir a nossa mensagem desta manhã
se formos fracos em nossa comunhão com
deus seremos fracos em tudo
você quer experimentar essa comunhão com
deus
essa comunhão que não é um fato essa
comunhão que não é uma obrigação mas
essa comunhão gostosa natural cunha sp e
nós vamos orar o senhor nesse momento
todos judeus
louvado seja o teu nome é ocorre porque
o teu agir não está limitado ao tempo ou
a forma
obrigado senhor porque a tua palavra nos
diz que o senhor está só com os ouvidos
atentos 24 horas por dia
obrigado senhor porque dizes que a tua
mão não está encolhida para que não
possa agir aqui estão os seus filhos o
pai
nós queremos dizer neste sábado
queremos restaurar a nossa comunhão
contigo
se ela já está boa melhorar senão está
intensificar se nos ajude em nome de
cristo a reservamos um tempo especial do
nosso dia para termos essa conversa
assim como adão e eva tinha senhor e que
esse momento nos permita desenvolver um
relacionamento tão íntimo
assim como tu desenvolver estes com
abraão com elias
moisés com eliseu e com tantos homens
que a tua palavra cita nos abençoe e nos
acompanha em direção aos nossos lares e
tenha prazer em se manifestar em nós por
nós através de nós por jesus cristo
amém