Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Por que Cantamos? | Renato Marinoni | IBNU

Por que Cantamos? | Renato Marinoni | IBNU


Fonte: IB Nações Unidas – SP

Legendas automáticas:

quando era criança adolescente nosso
desespero era convite como davi aqui né
vim na frente deixou a mão no teclado e
uma guitarra pra que a gente toca pra
suprir um entretenimento para as pessoas
tem gente que acha que o louvor existe
para as pessoas que chegam atrasados
nessa na cultura brasileira
a gente ouviu isso muitas vezes louvando
quanto pessoal chega atrasado não perder
a palavra né
aquino e bill graças a deus a gente é
pontual mas em algumas igrejas o pessoal
chega bem atrasado é a pessoa que
colabora para enchendo linguiça enquanto
o pessoal tá chegando e aí a gente vai
dando tempo de encher e passou a pregar
a igreja votado será que
ou será que tudo o que sente que a gente
faz tem origem no mandamento bíblico
será que a ordenança de deus será que
existe algo na palavra de deus na
revelação de deus para nós que nos
ordena a cantar e eu queria fazer com
você uma pequena reflexão nisso
começando com uma citação de um autor
muito conhecido na área de bíblia de
tecnologia de adoração na igreja
primitiva ele tem um livro chamado
justamente essa adoração da igreja
primitiva que é o ralf martin e ele diz
assim a igreja cristã nasceu em meio ao
canto
se a gente estudar a história da música
cristã no nosso instituto andressa dessa
aula a gente conta a história da igreja
através dos hinos dos cânticos dos alvos
das disputas
a gente consegue contar quase que a
história da igreja toda através dos
cânticos que a gente canta ou tem
cantado como igreja nesses dois mil anos
de história a igreja que está sempre
cantou sempre foi envolvida com música
claro que diferentes estilos não fala
disso diferentes estilos diferentes
formas
mas será que não tem algo tão profundo
que a bíblia diz que a igreja sempre fez
o povo de israel sempre fez
ao todo a bíblia possui mais de 400
referências
mais de 400 referências ao canto e 50
ordens diretas para que o povo
kant muitas vezes a gente vê na história
bíblica quando deus agiu poderosamente
no meio do seu povo a gente ver isso
refletido em cânticos é interessante que
quando a gente vê a maria recebendo a
revelação do anjo gabriel de que ela
seria a mãe do filho de deus uma coisa
tão absurda para a mente humana
a bíblia diz que maria guardar aquilo no
coração e o que acontece com ela canta
um cântico ficou muito conhecido na
história da igreja com magnificar é um
cantor conhecido cantado pelos corais
pelas orquestras
eu sempre que essa bíblia se esse trecho
da bíblia me lembro de uma música do
asahi borba que ele fez há uns anos
atrás que a minha alma engrandece ao sem
o meu espírito se alegra em deus meu
salvador é o texto de maria pois com
poder tem feito grandes coisas e com
misericórdia demonstrado o amor
claro que não era essa melodia nem a
melodia do magnifica a gente não sabe
qual é
mas o fato é que maria quando teve esse
choque do plano divino tão absurdo pra
mente humana ela cantou zacarias um
pouco antes quando recebe a do mesmo mas
gabriel a revelação de que ele tem um
filho e que colocaria o nome dele joão e
toda aquela história que você e eu
conhecemos zacarias também canta um
canto que é conhecido como benedictus
bendito seja deus e ele agradece
louva-a-deus cantando no próprio novo
testamento nesse período da vida de
jesus na história do natal do nascimento
de cristo
a gente tem o canto dos anjos quando
cristo nasce
glória a deus nas alturas e paz na terra
entre os homens
nós temos o cântico de simeão quando
encontrou jesus no templo no qual de
jesus josé e maria que ele fala o senhor
agora pode despedir o teu servo porque
os meus olhos já contemplaram a salvação
disse
é um cântico de cimento a gente vê no
antigo testamento e depois da missa
chamado my apocalypse o cântico de
moisés
nós vamos falar um pouco de um pouquinho
pra frente
mas quando o povo atravessa o mar e
recebe a vitória alivia o faraó é
derrotado afogado todo o exército do
faraó lhe derrotado o povo dança celebra
e canta os tímidos diante do cordeiro
toda vez que a gente vê trechos do
apocalipse que que joão está vendo o
trono do cordeiro existe ali uma
multidão de renildo de todas as tribos
de todas as línguas de todas as raças e
eles estão sempre cantando dia que não
cordeiro de abrir o livro o poder o que
foi morto que citou o terceiro dia
existe um cântico diante do cordeiro de
deus então todas as essas três grandes
agir de deus na história humana na
história da redenção e se manifestou com
cânticos é muito legal a gente perceber
isso
o novo testamento em si também registra
canções de louvor a deus no próprio
texto eu estava falando com o painel
sobre isso se você usa nv a formatação
desses trechos é diferente
ela é propositalmente diferente ela é
centralizada a maioria dos estudiosos
concorda que essa eram trechos de hinos
que a igreja primitiva cantava porque
qualquer um hinário do povo de israel
lembrando que a igreja surgiu no meio do
judaísmo no meio do povo de israel eram
os alvos
nós temos alguns salmos messiânicos
temos somos nesse ano a igreja cantava
os salmos provar todos os estudiosos
concordam com isso
mas a igreja agora que uma nova
realidade para cantar oh deus que se
tornou carne que se fez homem que
habitou no meio de nós que morreu e
ressuscitou ao terceiro dia e aí então
eles começam a compor hinos em louvor a
cristo jesus
e aí nós temos alguns trechos por
exemplo romanos 11 33 a 36 apóstolo
paulo a gente teve aqui recentemente o
jônatas pastor jonas para pensar
falando da carta de paulo aos romanos
talvez o o compêndio o resumo teológico
mais completo do novo testamento sobre a
obra de cristo e aí paulo depois falar
todos os mistérios do capítulo 9 10 e 11
que ele fala da relação de israel com a
igreja da redenção de israel antes de
passar para a parte prática no capítulo
12 paulo tem uma um êxtase diante da
presença de deus não tem como uma pessoa
que é reprimida pelo sangue de jesus
falar das coisas de deus e fala
friamente falar como se estivesse de
secando algum um corpo um sim um
laboratório um sapo no laboratório a
deus é assim deus fez isso fez aquilo
a pessoa que tem o seu coração
transformado por cristo quando ela fala
da obra de cristo nas nossas vidas nosso
coração se move com tamanha bondade e
misericórdia de deus
e aí a gente vê o apóstolo paulo
contendo uma canção de louvor ele diz o
profundidade da riqueza da sabedoria e
do conhecimento de deus nós cantamos
isso aqui de outra forma hoje deu
somente deus quem vai conhecer os seus
mistérios
ele diz não é quão insondáveis são os
seus juízos e inescrutáveis os seus
caminhos quem conheceu a mente de deus
paulo tá falando do plano de deus como
deus fez isso fez aquilo levantou e se
levantou a que lhe trouxe abraão trouxe
irei falar quem pode conhecer a mente de
deus
ou quem foi seu conselheiro e é claro
que a resposta simplista ninguém ninguém
acompanhou a deus
quem primeiro lhe deu para que ele o
recompense
pois dele por ele e para ele são todas
as coisas a ele seja a glória para
sempre amém
a gente vê um outro trecho em
colossenses quando ele vai falar da obra
de cristo e lhe dizer a imagem do deus
invisível o primogênito de toda a
criação poder pois nele foram criados
todas as coisas nos céus na terra as
visíveis e invisíveis sejam trono
soberania e aí ele vai falando toda a
gente conhece o texto não vou ler todo o
texto depois se pode ler na sua casa mas
isso é um cântico da igreja ele a imagem
do deus vivo ele veio antes ele é o alfa
eo ômega falando da obra ele
reconsiderou consigo todas as coisas
um outro trecho que a gente tenha
filipenses 2 de 5 a 11
e aí o apóstolo paulo falando né seja a
atitude de vocês a mesma de cristo jesus
e aí você vai ver que na sua vida muda
formatação nessa nesse versículo 6 que
embora sendo deus não os considerou que
o ser igual a deus era algo aqui devia
pegar se ele está falando sobre o abre
mão da sua glória se tornar homem e vê
no meio de nós
a igreja primitiva era uma igreja que
cantava sobre a obra de cristo é
interessante com os primeiros documentos
da igreja inclusive estava lendo da
igreja não na história falando sobre a
igreja é de um governador da época que é
conhecido como plínio o jovem e eu
estava escrevendo para o seu superior o
produto para trajano e ele estava lá eu
não sei o que eu faço com esses cristãos
que a gente tá aprendendo a gente
aprendendo e eu não sei o que fazer me
orienta o poder fazer e ele fala assim
tem alguns que eu pergunto se é cristão
ele falou sou eu pergunto duas perguntas
3 pergunto 4 perguntou se ele não nega a
gente mandou executar mas tiveram alguns
que a gente perguntou uma duas e depois
eles falam gente vê a questão não a
gente só se reunir um dia fixo da semana
e cantava louvores ao nazareno como se
fosse deus é interessante porque o texto
falando de pessoas que apostaram na fé
mas eu estou falando como o culto a
gente se reunir num dia fixo da semana
nós sabemos nós sabemos que é o domingo
o dia da ressurreição ea gente cantava
louvores aquele nazareno como se fosse
deus ou seja existia na igreja primitiva
quando a gente vai estudar patrística
estou dando aula semestre de história do
pensamento cristão ea gente vai estudar
a cristologia dos pais da igreja muito
complicado
um fala uma coisa que era tudo muito
incipiente era tudo muito inicial
mas uma coisa é a igreja tinha clara
aquele jesus que eles conheceram que
eles viram alguns viram alguns conhecer
alguns andaram com ele aquele jesus era
o deus encarnado que se fez homem morreu
por nós para a nossa salvação e isso
precisava ser cantado pela igreja
e aí eu queria que a gente pensar
justamente porque será que a bíblia
então traz tantas referências para tanto
pra cantar porque não só por a oração é
tão importante que a gente não só porque
não só
chega né se você como eu é de uma
família de tradição cristã nasceu
naquela igrejas mais conservadoras
a gente sempre ouviu falar a gente canta
para preparar o coração para o seu irmão
que já ouviu essa essa explicação né
só que essa é verdade acontece é claro
que acontece é claro que o nosso coração
fica mais preparado para os irmãos mas
as pessoas não se deram conta quem
defende essa essa tese que as canções
são sermões cantados se bem usados bem
escolhidos bem alinhados né a gente dá a
gente dá curso para ministros de louvor
onde a gente estava lá em itapetininga
no interior de são paulo falando isso os
cães que têm caminhado com a mensagem
porque em um sermão sou empregado a
pessoa sai com uma mensagem a pessoa nem
se deu com a preparar o seu irmão como
sempre exaltando sua mãe é claro a
palavra de deus a proclamação da palavra
de deus é muito importante mas a gente
não se dá conta que as canções quando
bem escolhidos e quando contém letra que
fala nada com nada não é meu tema não
vou entrar por aí mas se você ligar a
sua o seu rádio em uma rádio evangélica
que envolve coisas que você vai falar
meu deus não é possível que alguém se
descrente gravou isso só tem coisa aí
que jesus cristo é complicado né mas a
pessoa quando ela se dá conta que os
irmão ou a canção também é um sermão
cantado isso é poderoso é uma arma
poderosa na mão da igreja
e aí o texto que eu queria que a gente
refletir se antes do texto tem se essa
situação de adwords que eu tinha me
esquecido
jonathan a dor diz foi é considerado
talvez maior teólogo norte-americano
ele viveu nos anos 1770 1740 o auge do
seu ministério e foi através de adwords
e depois de george muito filtro que a
américa viveu o que é chamado de
primeiro grande despertar mento só que
era um cara que a gente fala
discretamente pensa numa maluquice que a
gente vê por aí né das pessoas fazem
algumas coisas que não convencional
entre o santos e fala que o espírito
santo e e em 2011 cara de uma tela um
pastor neto de um pastor muito filho de
pastor neto de pastor o vovô dele era o
passo mais importante da região de bonn
na época ele era um cara de tradição
puritana ou seja um cara extremamente
rígido contradições com isso com aquilo
é dor descrevi os seus sermões e ele os
linha na frente da igreja não pregava
com eloquência como o de field que era
um cara eloqüente
as pessoas brincam que é descreveu seu
irmão e depois lia muito frio pregava
enquanto alguém escrevendo para depois
ter o seu irmão porque ele ia pegando de
improviso e adwords enquanto pegavam seu
irmão que ficou muito conhecido na
história como pecadores nas mãos de um
deus virado a igreja começou a ter que
entrar em manifestações de catarse
gritando pessoas têm terror do inferno
ea adwords se assusta com aquilo e
aquilo começa a dar origem ao que ficou
conhecido com o primeiro grande
espetáculo mento que era um avivamento
pessoas que caíram no espírito pessoas
que tinham visões pessoas que tinham
experiências sobrenaturais e aí é a
noite é era um cara muito meticuloso
muito cuidadoso ele anotava tudo e fazem
anotações e e aí a ele deixou sua vida
entender o que faz uma experiência
verdadeira com deus transformar a vida
das pessoas
e ele fala no livro dele fala assim eu
vi pessoas terem êxtases na presença de
deus e depois a vida dela voltar a ser o
que era igual antes e eu vi pessoas
sendo transformadas verdadeiramente que
que é isso que transformação é essa
e olha que ele diz ele fala assim a
tarefa de cantar louvores a deus parece
ser apontada como para trazer alegria e
expressar as afeições religiosos para
adwords as afeições dele já são mais do
que emoções
as refeições são coisas mais profundas é
vem do coração do centro do ser humano
de onde vêm as emoções de onde vem a
vontade de onde vem todo o que define o
ser humano e ele fala então parece que a
música a canção ela atinge esse centro
do ser humano
esse coração do ser humano e ele fala
sem nenhuma outra razão pode ser
apontada pela qual devemos nos
expressarmos nos expressar a deus
investe mais do que prós e fazer isso
com música a não ser que tal é a nossa
natureza que essas coisas têm uma
tendência que mover
as nossas afeições guarde essa citação
de edson enquanto a gente lê o texto de
paulo que a gente vai voltar ela paulo e
fezes capítulo 5 versículos 18 a 20 ele
diz assim não sempre alguém com vim que
leva à libertinagem
mas deixe sem encher pelo espírito
falando entre si com salmos hinos e
cânticos espirituais cantando olha mais
uma vez cantando e louvando de coração
ao senhor dando graças constantemente a
deus pai por todas as coisas em nome de
nosso senhor jesus cristo o apóstolo
paulo fala uma coisa bem interessante
ele diz assim não sempre alguém com
vinho mas em chance da equipe deixe se
encher pelo espírito e algumas pessoas
defendem que a manifestação da plenitude
do espírito é parecido com uma pessoa
que está bêbada do vinho sendo que a
intenção de paulo é muito clara no texto
eu não tenho a autoridade do grego e pra
falar como pastor saiam por aí mas é
claro texto de paulo está dizendo a
pessoa que fica cheia é embriagada do
vinho
ela perde a consciência de si ela faz
coisas que não deve mais o que fica
cheio do espírito e se fala mas há o que
falar bobeira fala coisas que não deve
fala coisas que não tem controle não ele
fala louvando a deus com salmos com
hinos com cânticos espirituais
então aqui o cântico para paulo é uma
expressão da plenitude do espírito ele
diz desde sentir o espírito como como a
gente faz isso falando entre vós entre
si com salmos hinos e cânticos
espirituais
ele está falando de um cântico cult coo
é um cântico que não é natural não
sentido de que ele tem uma origem sob é
é uma com poder que toma não é isso mas
ele tem uma fonte que sustenta este
cântico que não é natural este cântico
que a igreja canta tem uma origem à sua
origem sobrenatural ela vem de deus
este cântico da igreja não é um cântico
desse mundo
não tem sentido com as pessoas falam a
música do mundo música de deus música do
diabo nesse sentido que eu tô falando
ela não ela não ela não é
dessa realidade desse mundo ela vem de
uma realidade sobrenatural do reino de
deus para nós então isso significa que
esse candidato é o espírito que move o
seu povo lembra que jesus diz aquele que
crê em mim do seu interior fluíram rios
jaguari quando a igreja se reúne e cheia
do espírito que flui dentro são louvores
a deus por isso que é o cântico da
igreja um cântico que tem origem essa
adoração sobrenatural a deus é mais do
que cantar pra encher linguiça
é mais do que cantar porque você gosta
daquela música é mais do que cantar onde
houve porque gosta da voz do irmão tal
da irmã tal como ela canta bem você
canta porque você é movido pelo espírito
para louvar a deus através de canções e
cânticos
isso também significa que tem um canto
que não agrada a deus há duas semanas
atrás do ator saiu falou sobre miquéias
e adoração que tem defeito e essa
adoração que tem defeito não agrada a
deus
tem gente que confunde talento com o
coração que agrada a deus a gente tem o
costume de por aí de ver as pessoas
falando ah aquela pessoa verdadeiro
adorador a gente fala você tem algum
raio x de coração pra ver se a pessoa é
ter um coração diante diante de deus
porque ela tem uma bela voz a gente acha
que ela ela tem uma verdadeira adoração
a gente não pode confundir talento
hoje nós recebemos afirma marli nela da
igreja batista ebenézer o do teatro
municipal cantor o pastor tecla nos
apresentou ela e e quem estava aqui de
manhã viu um talento incrível uma voz
maravilhosa ea gente muito facilmente
confundido e talento não tô dizendo é
mesmo ali porque pelo que a gente
conhece a mesma que tem buscado viver o
evangelho mas a gente confunde talento
com adoração verdadeira e tem um encanto
que não agrada a deus ou seja lá desde
que em abril a gente aprende que tem um
custo que agrada um culto que o agrada
a gente precisa entender o que é isso e
aí lá em amostra por exemplo o senhor
diz afastem de mim o som das suas
canções ea música das suas vidas
em vez disso
corra retidão como um rio ea justiça
como ribeiro perene é deus falando eu
prefiro que vocês pratiquem a justiça do
que vocês fiquem cantando pra mim coisas
que não fazem sentido com a vida de
vocês
hoje de manhã o pastor jonas falou sobre
uma vida de adoração o caminho da dor a
dor você que não estava aqui pode ver
pelo youtube o que é uma vida de
adoração
o que é uma vida que ele disse uma coisa
muito interessante ele disse aqui no
domingo a gente se reúne pra cantar tudo
que a gente vive de segunda a sábado
a gente vem pra cantar coisas que a
gente não vive que a gente não pratica
que não fazem parte da nossa vida nós
estamos mentindo diante de deus e aí
você pode estar afinado jeito mais
bonito com as notas mais altas e
tocantins
mas diante de deus aquela oração não
vale nada porque ela não vem de um
coração sincero o canto religioso que
não é acompanhado de uma vida de devoção
ela é ofensiva a deus concedeu tantas
item uma vez na versão a mensagem um
momento que usa essa na paraíba ele usa
isso eu tanto os meus ouvidos para não
ouvir vocês cantando é muito forte isso
que nem criança quando criança o dano às
vezes faz isso aqui tá muito som muito
alto só a criança mete o dedo novito né
não quer ouvir não também não está me
agradando
então a gente ciência do espírito após
os responsáveis têm que sentir o
espírito como meditando na palavra é
claro
a revelação de deus para nós está na
palavra como agente especial cheia da
palavra e como essa palavra flui através
de salmos hinos e cânticos espirituais
é um campo que vem cheio da palavra por
isso que as canções nos ajuda a
memorizar hoje nós cantamos são 96
a gente já memoriza já aguarda a gente
tem tantos alvos tanto trecho da palavra
a gente canta e ajuda abordar os
versículos 3
a gente tem um só 84 por exemplo jorge
camargo e do guilherme quer como amáveis
são os teus tabernáculo senhor dos
exércitos louvor um gps e gravou salvo
108 que me está o meu coração ó deus
cantarei
chorei novo oris nós temos somos em
celebrar com júbilo senhor vós todos
moradores da terra há muitos anos atrás
aline barros gravou uma música que os
com 139 que ela fala assim sem o nome
sondas alguns conhecem e me conhece sabe
quando a cento e ele levantou é um só no
ínterim ainda a palavra não me chegou à
boca não e tu já conhece e senhor
memoriza a palavra o trecho de romanos 8
aquele que acha difícil que pode
memorizar o que nos separará do amor de
cristo a gente tem aquela o que quem nos
separará do ano esses dias eu estava
numa igreja e eu falei o texto dia 16
porque nem poderes nem altura nem
profundidade pessoal ficou olhando assim
nós esse aí tá eu estava puxando a
música na cabeça e falando né porque eu
estou bem porque estou bem certo de que
nem morte nem vida nem anjos nem
principado nem coisa do presente nem do
porvir porque a música tem um poder de
memorização da só deus explica
os neurologistas vão explicar não sei se
ele tem algum aqui que vai a funciona
assim ativa uma parte uma parte do
cérebro mas o fato é que deus preparou a
música pra fazer isso a gente não lembra
dos sermões a gente anota pra isso mas
música a gente não esquece a minha mãe
que um tinha uma memória muito boa e às
vezes eu escutava uma música a luta lá
fora né
a minha mãe era fã do roberto carlos
também ea revelar ela ouvia ela ouviu
uma música do roberto a falar e ouvir
essa música em 1966 eu estava no carro
de não sei quem como você porque a
música pichu tem gente que sente cheiro
de situações quando escuta determinada
música aí os dingos porque a propaganda
se foca tanto nos links andressa regime
que a gente já viu andré dirigindo
ouvindo rádio notícia
e aí todos os discos que tocam começa a
cantar ela fala meu deus e decora tudo
porque o decoro aquilo ali se escutam
uma duas e na terceira a cantar eu
estava aqui a mococa cedo requeijão
vigor
eu sei que estou mazzeo todos vocês
pensaram sei
isso a gente corta no youtube e fazer
propaganda mas a música tem esse poder
ela nos faz memorizar a palavra de deus
por isso que paulo um texto irmão desse
texto de fé deles assim lá em
colossenses 3 16
a bit ricamente em vós a palavra de
cristo como que essa palavra habitar
ricamente e canta em salmos hinos e
cânticos espirituais com gratidão a deus
em seus corações
em um texto de deuteronomy eu queria que
a gente vive se rapidamente no final do
ministério que moisés deus traz várias
orientações moisés já está indo ali o
melhor e ele está dando uma série de
deus fazendo uma série de orientações
para lhe orientar o josué eo povo e olha
que o texto diz deus dizendo através de
promoções 10
agora escrevo para vocês essa canção
ensina aos israelitas e faça nos cantá
la para que seja uma testemunha não
favor contra eles é um texto pesado
deus falou assim ah olha eu estou dando
a minha lê o povo vai ficar contra mim
vai esquecer eu quero alguém pra provar
pra mim que eu já tinha dito que ele
fala vai ser essa canção ela vai ser uma
testemunha contra esse povo para falar
não sabia sabe assim a música e olha a
gente tem que lembrar que não tinham a
palavra escrita não tinha internet não
tinha aplicativo como é que isso
funciona canta a york quando eu estiver
introduzido na terra onde mandam leite
mel a soberania de deus é incrível né
terra que prometi sob juramento aos seus
antepassados e quando tiverem comido com
fartura e tiverem prosperado eles se
voltaram para outro deus e os adoraram
rejeitando me quebrando a minha aliança
a ideologias e quando muitas desgraças
dificuldade sobrevierem esta canção
testemunhará contra eles porque não será
esquecida pelos seus descendentes
eu estava dizendo claramente a senhora
se eu falar o povo esquecer mas cantando
não vai esquecer
vai ser uma testemunha contra o povo e a
meu favor
é ali no final termina assim então
naquele dia moisés escrevi essa canção
ensinou aos israelitas
além disso o texto nos mostra
cantando uma de fiéis cantando e
louvando de coração ao senhor o canto
congregacional deve envolver mente e
coração
algumas pessoas querem enfatizar que que
o nosso cântico de que vem da mente
e aí eu falei de adwords é de falar isso
quando a deus se revela para nós quando
a sua glória manifestada nós primeiro
ela parece nosso entendimento a gente
tem que entender tem que passar pela
nossa mente que a bíblia diz que há até
vem pelo ouvir e ouvir não é
simplesmente ouvir é ouvir e entender de
gerir essas palavras com a ajuda do
espírito santo abrindo os nossos olhos
abrindo os olhos do nosso coração aquilo
ali você vai é o ouvido para quem tem
ouvido que o apocalipse diz que tem
ouvido para ouvir que ouça o espírito
santo abrindo que as palavras vão se
descortinando a gente vai entendendo
aquilo vai no entendimento
mas se essas palavras não vem para o
coração e aí o que é a dor diz ele diz
assim a glória de deus não se comunica
somente na mente
ela tem que gerar afeições religiosas ou
seja profundas emoções e sentimentos que
manifesta que reflitam a glória de deus
por isso que é impossível
e aí é doente falava os críticos do
avivamento que a pessoa vai se for ficar
aí pelo chilique
em outras palavras linguagem amanhã como
diz o pastor saiam o pessoal fica pelo
chilique e se esquece da palavra e à
noite fala assim olha vocês que ficam
defendendo essa adoração só mental só
racionalista vocês se esquecem que o
cristianismo envolvem o coração
então tem muita gente que a gente vai
manter o pessoal está assim é durão mas
não vamos louvar a deus não estou
levando por dentro eu estou feliz por
dentro ou celebrando por dentro é assim
não dá um sorriso não dá uma palma não
faço nada mas por dentro ele diz que
está celebrando não existe isso a doença
psicossomática estão aí pra provar pra
nós com nosso corpo é um o que está na
alma que está a doença que está na uma
preocupação passa o corpo tristeza passa
a alegria também passa o futebol
um é contra nós ninguém celebra gol na
copa do mundo falando assim eu estou
muito feliz por dentro o brasil foi
campeão
glória a deus que bom ninguém faz isso a
gente não comemora as coisas boas desse
jeito
ou seja a gente eu sempre digo uma coisa
que a igreja às vezes tenta trabalhar de
fora pra dentro
antigamente hoje até continue
praticamente fala muito tatuagem de
cabelo isso de palavrão de não sei do
quê
e aí a gente queria mudar pessoa de fora
para dentro
quando o trabalho de deus é sempre de
dentro pra fora
deus muda o primeiro coração deus toca o
coração de pedra por um coração de carne
e isso vai contaminando de forma
positiva todo o nosso corpo e essa
transformação vai se tornando visível
por isso que o vovô que vem do coração e
da mente tem que atingir o coração
por isso quando a gente chegou a injetar
vi como um homem segundo o coração de
deus que a bíblia cita
davi se entregava inteiramente na
adoração
davi se entregava de copiar mas era tudo
diante de deus
ele falou levanta as minhas mãos eu bato
palmas ao senhor tá tudo não somente
acho que é coisa inventada pela igreja
recentemente não batam palmas ao senhor
todos os povos campi com os instrumentos
que tem ele cita todo instrumento e fala
todos e que respira
louve ao senhor contudo a intensidade do
salmista nos constrange do sal mistas
nos constrange porque é uma intensidade
de entrega toda porque a grandeza de
deus tem que mexer no nosso coração tem
que mexer com mais profundo que a gente
tem
eu sempre dou o exemplo de um professor
que eu tenho é que há 40 anos e dá aulas
de teologia e um dia tá falando sobre as
duas naturezas de cristo a natureza
divina natureza humana unida na pessoa
do redentor e aí está falando ele
explicando de repente ele parou a todo
mundo é notando assim olhou
ele estava engasgado com o choro de
emoção de falar da pessoa de jesus e aí
parou assim baixou a cabeça falou só ser
jesus
cristo é único na história bebeu uma
água
a gente veio aqui sempre fazer daquela
engasgada gente mas isso é lindo
quantas vezes a gente é que a gente
entra no modo automático desligou o
piloto automático essa música eu conheço
desde 1900 bolinha quando gravou e tom e
cantando sem pensar pensar em outra
coisa
quando foi a última vez que você
cantando ao senhor se engasgou pensando
na profundidade daquilo que estava
cantando na grandeza das coisas que nós
estamos falando eu falei isso a gente
vive de trabalho e treinar pessoas
quanta gente já cantou i e ii
mas aquele dia que você está cansado de
ver se consegue continuar que trava tudo
porque você se dá conta pela ajuda do
espírito da grandeza de deus da obra de
cristo
a gente se acostuma é uma coisa que se
fala com o coral aquino andrés fala
pessoal
você tem que acreditar no que está
cantando você está cantando a gente vai
fazer agora o concerto de páscoa festa
cantando a ressurreição de cristo é a
coisa mais novo é o ápice do plano da
redenção
a gente tem que cantar nisso e acreditar
e vivê e aquilo ali tomar o seu coração
por isso meu irmão não existe essa coisa
de cantar só na mente todos celebrando
por dentro não existe não existe quando
a gente canta de verdade a gente pensa e
se maravilha o corpo inteiro manifesta o
corpo inteiro canta a o semblante da
bíblia diz que o coração alegre promoveu
o rosto porque isso vem pra falar não
tem jeito terceira coisa
o canto congregacional deve ser ao
senhor
o brasileiro tem uma coisa posso pounds
cantando e louvando de coração ao senhor
a gente olha o cancioneiro americano ou
de língua inglesa
ele tem muitas músicas falam da obra de
cristo
às vezes uma pessoa que a gente a cada
versão só mas ali a maioria das músicas
muito muito muito grande parte são
músicas que falam da roda de cristo
você vai olhar o cancioneiro brasileiro
eu não sei se você conhece
o que canta por aí meus amigos têm
coisas que até deus duvida até pra falar
que a gente quer de uma música anos
atrás de sucesso que falava assim eu eu
eu eu quero é deus eu falei 4 eu falar
um deus quem trabalha com psicologia
sabe que o que fica memorizado que a
repetição
então a música que está estourada por aí
que fala assim a música típica música é
raridade
aí eu pensei nossa deus não acreditar no
time mas falei né
a raridade do título é deus é a música
mais tocada nas rádios do brasil inteiro
no ano de 2015
a raridade do título adeus à realidade
do que tal ser humano ele diz você é um
espelho que reflete a imagem do senhor
não chore se o mundo ainda não notou
você tem valor
eu sempre brinco com o pessoal vamos
cantar para jeremias profeta jeremias
você é um espelho que reflete a imagem
indústria não chore se o mundo ainda não
notou o gerente ninguém ouviu ninguém
presta atenção ninguém deu ouvidos
coitado um derrotado a gente canta pra
gente
jesus que é o filho unigênito de deus
quando eu morava em sinal de celular
falou 'pai nosso' tem uma música por aí
quando vai falar fala pai meu deus meu
agente tem o campo tem que ser centrado
na pessoa de cristo jesus
a bíblia nos mostra que a doadora a
trindade canta isso é lindo se a gente
for lá olha que interessante sofônias 3
17 níveis diz assim o senhor seu deus
está em seu meio poderoso para salvar
ele se regozijará em você com o seu amor
a renovar a ele se regozijará em você
com brados de alegria na e naive a new
international board em inglês assim o e
sim em guajará corrente com cânticos
cantando o pai canta hebreus
capítulo 2 do veículo 11 ou 12 dias
assim
por isso jesus autor de abril faz uma
uma citação dos salmos e ele aplica isso
jesus eles por isso jesus não se
envergonha de chamá-los de irmãos e ele
diz proclamarei o teu nome a meus irmãos
na assembléia que louvarei novamente na
iv
cantarei os seus louvores o que o texto
dizendo o seguinte quando a congregação
segundo jesus que coloca à frente e ele
deixa que eu puxo o cântico eu vou
louvar ao senhor eu cantarei os seus
louvores os meus irmãos
lembre se que jesus como deus é adorado
para sempre e como homem que ele é pra
sempre ele adora ao pai ele é o que puxa
o cântico quando a igreja se reúne não
somos nós que somos hoje a andressa foi
a líder de louvor
não somos nós ricardo lima lucita não
somos nós estamos aqui simplesmente como
step porque o líder de louvor que chama
adoração com a igreja se reúnem se chama
jesus cristo
ele é o que puxa adoração ele é o que
puxa o louvor a ele que conclamo a
igreja em toda a face da terra a adorar
o pai o espírito a gente viu que quando
a gente está cheio do espírito nos
cantando salmos hinos e cânticos
espirituais
o cantor cristão é baseado na fé
inabalável na soberania de deus
após o qual diz assim dando graças
constantemente a deus pai por todas as
coisas a gente só consegue dar graças a
deus em todas as coisas
quando a gente acredita que deus está no
controle de todas as coisas
você e eu vivemos num mundo que enfrenta
muita dificuldade você não consegue
agradecer a deus
na hora difícil se você acha que está
mais fez alguma coisa que deus não sabia
existe uma corrente um do alison
evangélico ignotti qo platônico na
igreja evangélica brasileira que o
cliente se transformou num testador de
brechas o cara anda com medo de tudo
mundo do diabo ele anda com medo de
licença
você não pode usar roupa queda de árvore
na escuta tal coisa que é do diabo e não
compra o perfume é do diabo você tem que
fazer isso não falo aquilo bateu dias
num gafanhoto em cometer o ato a sua
reserva
não gente talvez não seja só a sua visão
mas isso na igreja brasileira muito
forte eu sei que tem pessoas aqui que já
vivenciaram isso o crítico com medo
acontece alguma coisa com ele pensou de
brecha alguma coisa
isso é tão forte em 2011 eu perdi a
minha mãe minha mãe faleceu de um câncer
fulminante aos 56 anos
se ela tivesse viva eu gostava de falar
a verdade dela mas quem fica e e quando
ela faleceu a primeira coisa que eu
pensei primeiro foi que de errado a
gente fez de tão forte que isso é
entranhado na gente
meu pai tem a sua mesma coisa teve gente
que fala mas será que vocês deram alguma
brecha falar alguma coisa porque a gente
não consegue conceber que talvez talvez
não com certeza foi o plano de deus a
gente não consegue entender que deus dá
deus tira ea soberania de deus acima de
tudo a gente acha que o diabo e deus
para que duas forças iguais lutando pra
ver que domina o mundo
a gente perdeu a noção do tamanho de
deus da grandiosidade deus e da do
tamanho satanás calvino dias que satanás
é um cachorro preso na coleira de deus
eu costumo dizer que satanás um pincher
daquele tamanho mas acho que o
rottweiler faz um barulhão né é desculpa
os irmãos que tem 20
mas a coisa é o seguinte
tamayo a gente vê na história de jó
depois de tudo que fez foi deus não foi
nada vá afastar mas que jj mas que vai
continuar no vasco não foi deus que não
consegue agradecer a satanás querido
ninguém agradece a satanás
olha brigado que se eu bati o carro hoje
tô muito feliz com ninguém faz isso você
bate o carro agradece a deus por que
você acredita que aquilo estava nos
planos de deus deus tem o controle da
história nas suas mãos
ele é o dono da história a gente só
consegue louvar decoração da graça
quando a gente acredita nisso decoração
e as provas da vida tá aí pra provar o
nosso coração ver gente fala e as coisas
estão aí para provar
a gente vê o nosso coração 5 canto
cristão deve ser feito congregacional
mente
por isso que eu disse que o canto
comunitário é o canto da igreja falando
entre si
e aí a pergunta que se faz não acabou de
falar
o campo tem que será o senhor mas a
marcar o paradoxo da adoração que está
esse é a deus mas é uns aos outros
a gente fala uns aos outros em nome do
senhor
apontando para o senhor falando do
senhor por isso que cantar tem o poder
de unir
eu nunca me esqueço daqueles quando a
gente tá vendo aquelas manifestações de
2013 e à copa das confederações e aquele
estádio inteiro
eu não sei eu sei que eu gosto alguns
amigos que estavam lá o hino paródica o
hino nacional parou de tocar
o estádio inteiro continuou cantando em
à capela
eu chorei diante da lesão eu sei que
muitas pessoas já sei que eu não sei que
alguém estava vendo e não chorou
não todo mundo estava vendo se emocionou
com todos os problemas que o nosso país
enfrenta com todas as dificuldades que o
país enfrenta quando o hino nacional
canto toca e o povo campo a gente se
sente brasileiro que ama o nosso país
porque a canção tem o poder de unir
quando toca o hino do time se abraça
gente que nunca viu na vida no estádio
que no metrô se fala com licença mas não
está se abraça o cara só tava beijá-la
dá um beijo no rosto do casal ou que bom
porque porque a música une quando a
gente faz como a gente fez hoje à noite
a igreja canta e se houve isso é a coisa
mais a gente tem unidade eu falo que
deus promove um milagre
e aí o adelmo pode agradecer os
desafinados somem quando a igreja canta
deus opera o autotune espiritual que
todo mundo da fina
presta atenção isto da igreja cantar
afinado é chamado uma vez perguntaram o
pastor de um piper qual que é o estilo
principal para adorar deus é o de um pai
respondeu não existe no principal para
adorar a deus
o som que deus mais gostam da
congregação cantando a gente se une
quando recanto sinos
a gente se une com gerações e gerações
de cristãos que vieram antes de nós
declarando as mesmas verdades quando a
gente cantando salmos a gente se une ao
povo de israel
a gente se une a igreja primitiva gente
na igreja de todas as eras
louvando a deus com as palavras que
estão na sua própria palavra só na
escritura agradecendo a deus então cães
que tem que ser feito uns aos outros por
isso que a gente tem cães que a gente
cantar uns para os outros
a gente abençoou uns aos outros a gente
declara falar de convidam os outros vêem
esta é a hora da adoração a gente
convida o ouvinte e adoramos na canção
dá uma amiga nossa chamada raquel novais
foi a gente cantou hoje entre nós né
nosso deus ou poder ou tolerando é pai
de amor tu estás presente aqui entre nós
e nos meio em meio aos louvor do teu
povo está presente aqui entre nós é o
que jesus disse onde dois ou três
estivessem no seu nome ele se faria
presente no meio de nós
então quando a gente canta eu sempre
digo uma coisa tem algumas igrejas que
apagam as luzes na hora do vovô
fica tudo escuro novo pedimos no palco e
aí o pessoal vai pro pessoal a ficar ali
na intimidade tá e aí no mundo que a
gente vive hoje é muito fácil confundir
isso com o show é muito fácil
o ambiente ea pessoa vai lá no culto ela
está ali assistindo culto culto a gente
não assiste quando a gente presta diante
de deus não tem culpa você assim ou você
presta ou você está fora porque platéia
do curso só tem uma ea deus é ele que
está recebendo tudo então você que não
tá cantando que não está orando que não
está aqui pregando que não está fazendo
nada não estou fazendo nada mas no seu
lugar como um cristão nascido de novo
sacerdote feito por cristo jesus ligado
ao pai você se une a igreja universal
universal do mundo inteiro
o crédito está complicada a igreja
católica adversário complicou tudo
você se unir nessa igreja do mundo
inteiro
nesse louvor a jesus cristo você presta
culto por isso que não tem gente passiva
e culto como é que funciona o negócio
não culpa
presta a gente entrega você louva deus e
ativo no culto é deus que está recebendo
hoje na nossa cultura as pessoas vão no
curto para o pastor jonas falou em suas
manhã a pessoa vai no curto para
recarregar a bateria eu preciso receber
é claro que a gente recebe é claro que a
gente tem essas e sentimento de
renovação mas isso é pela bondade de
deus que sempre abençoe
mas o nosso papel a gente vê aqui e
entregar a gente vê aqui ofertarem que
vir aqui dar o nosso melhor do nosso
tempo
palavra de louvor andré sobre o culto
mas falando fruto de lagos que confessa
o nome de jesus cristo de um coração
cheio de gratidão a ela no meu coração
tá aguentando tem na igreja cantar hoje
não vou explodir de gratidão você tem
gente falando isso
essa é a nossa realidade meu coração
está explodindo me agüentando a equipa
compacta agradecer a deus eu tenho que
no culto hoje a louvar este novo botão
negócio
essa é a nossa realidade a nossa
realidade excesso e eu falo pra mim e
meus irmãos
o desafio é nosso o cantor cristão para
acabar deve ter diferentes formas
os estudiosos não chegou a uma conclusão
o que são os benditos salmos hinos e
cânticos espirituais têm melhores
opiniões mas definição assim a cravada
ninguém tem alguns dizem que que o que
os alvos são só o que está na escritura
que ele pode cantar o hino são
composições humanas
o cânticos espirituais são cânticos que
o espírito da que flui livremente já
existe em outras definições
completamente diferente que são os hinos
e cânticos na verdade são todos eles
espirituais
os alunos são espirituais os hinos são
espirituais o cânticos espirituais
o fato é que a gente não tem essa
definição não vou entrar em detalhes
aqui do texto mas o fato é que deus se
move diferentes formas
hoje está falando de forma de essência a
gente aprende muito na forma ipod cantar
tal coisa pode quanto tempo a igreja nós
quem já é jovem há mais tempo quanto o
quanto o debate a igreja teve por causa
de uma simples bateria no louvor gente
que saiu
eles se dividiram por causa da bateria
ea guitarra bater palmas eu vou bater
papo a gente levantava a mão nos anos 90
né assim as meninas num meio que a
simples que vai baixar rapidinho pra não
criamos um clima bacana porque a gente
discute a forma discutir fã ipod fazer
tal coisa será que samba pode ter uma
música de um compositor chamado luiz
arcanjo ele grava assim ele é carioca
levando não podia ser diferente ele
canta e fala assim quando eu era quando
eu quando eu era menino eu quis cantar
samba samba pra deus mas me disseram que
deus não gostava de samba era não era a
nossa realidade
quantos livros na década de 80 e 90 rock
à música do diabo que a pessoa gasta o
tempo escrever no gasto tempo lento para
descobrir que deus não se prende a
formas
deus está na essência o que interessa é
essência a forma muda em um documento
muito interessante de um monge
o estudioso do século a século 16 eu não
me engano mais 1.500 enquanto ele estava
criticando os vizinhos que estavam sendo
escrito porque ele era acostumado ao
canto gregoriano o cantochão andré fala
bastante rico cantochão canto gregoriano
e aí o que as críticas que ele escreve
parece que tá falando os cães que as
pessoas criticam a embora a música dos
anos 70 hoje essas músicas não tem letra
de conteúdo é muito repetitivo ele fala
isso as melodias do sinos são muito
repetitivas
esses erros que hoje as pessoas quase
que sacralizam a e o cantor cristã ele
falar tem pouco conteúdo teológico a
gente descobre que na verdade é só muda
o endereço e os não porque o problema
vai ser esse clã daqui a 40 anos as
crianças não passem por as músicas do
ano 2015 2016
aquilo era a música com conteúdo
teológico que deus é misericórdia nossos
filhos nossos netos
porque há a coisa vai se reciclando vai
o problema é igual a gente tem esse
saudosismo que a gente acha que sempre o
que ficou para trás que era melhor e aí
a gente se prende nessa questão da forma
e deixou de alcançar pessoas
a gente não entende que o apóstolo paulo
quando ia pegar entre judeus ele pregava
de um jeito quando ele foi pegar em
atenas em atos de 7 ele prega de outra
forma completamente diferente ele começa
de outra forma ele usa outro pressuposto
ele usa outro discurso porque porque a
forma ela varia para alcançar pessoas
o diálogo com a cultura preciso dialogar
com a cultura os nossos missionários por
mais heróis da fé que ele seja os que
chegaram aqui em 1890 1880 mas poucos
dialogar com a cultura brasileira ó
a gente não faz um disco cantava isso
vamos botar em português e é isso que
tem que vir de terno e gravata num país
tropical todo mundo e repetir mas é
assim que deus gosta é assim que
funciona
não existe diálogo a gente quer fazer
pelo orgulho que a gente quer um pacote
louvor congregacional ele ele abrange as
formas o que interessa é a essência
qual é o melhor estilo musical rock ao
samba ea mpb eu é o fã que não é difícil
de acreditar né
o que que é o melhor o melhor o que está
alinhado com a palavra de deus o que
está na essência da palavra de deus
então quando a gente canta meu querido a
gente canta não porque a gente tá aqui
gostando do estilo musical que faz o
melhor e quem sai para fazer melhor a
gente pesquisa a gente corre confessa a
linha com a liderança para fazer o
melhor para tentar não atrapalhar a
verdade é essa
mas aqui a gente não está aqui
defendendo estilo música lá não foi
aquele que cantaram a música não gosto
que não está aqui porque música que
gosta de escutar a verdade não para
ouvir música que gosta de música que
gosta ou no seu rádio está aqui tá preta
louvores a deus porque hoje é tão
difícil criança e idoso e adulto
convivendo mesmo culto que ninguém está
disposto a ceder
ah eu quero isso não tiver não vou a mas
é chato
nino paraíba é um idoso e vão cantar o
hino vamos cantar tradicionalmente tem
jovem
vamos cantar uma música tem animada para
os jovens
eu seguro a onda que não é meu favorito
mas não segura a onda teve manter um
pastor amigo nosso pastor de jovem ele
conta uma coisa interessante a igreja
dele tinha muito idoso muito e 12 quase
um jovem ele falou ea briga pelo estilo
musical era sempre hino contemporânea
ele e aí os jogos começam a debandar
aí ele falou assim no dia que os idosos
da igreja percebeu que a igreja estava
morrendo com eles ou seja o rendimento
diminui à medida que as pessoas vão
morrendo e quente que a realidade muda a
europa é assim a gente rica em gaza mas
é triste na verdade não tem comunicação
com as novas gerações e quando digo que
nós perceber o que a igreja está
acabando com eles eles decidir se um
pouco mais flexível ela não traz o jovem
tantas crianças vamos cantar a música
que eles gostam e se já não somos uma
igreja ministrará na na na região da
zona leste
a música pessoal minha primeira filha
tinha um senhor zin mas sozinho mesmo
levantar a mão e balançava o braço e
cantava nós cantando uma música mais
antiga e ficou feliz mas a nova estava
ali aprendendo e aí depois a gente até
comentou com pastor da igreja sendo que
lindo ver isso a pessoa não está presa
estilos musicais a preferências musicais
todos nós temos nossas preferências mas
a gente tem que entender que nós temos
aqui servindo ao corpo de cristo
louvando em comunidade eu abro mão um
pouquinho pra tá junto com meu irmão
luva o importante é o que o nome de deus
tá sendo louvado o nome de cristo sendo
glorificada sendo pregado por isso o meu
convite a você é que o nosso momento de
kant que a gente faz todo domingo data
20 entre 20 minutos seja mais do que
mera formalidade
a coitada ter uma oportunidade seja você
diante de deus reunido com a igreja que
todas as eras diante do cordeiro de deus
jesus cristo
líder de louvor liderando você e eu
nessa adoração ao pai está disposto a se
entregar esse desafio né
sá esse engajamento deus eu quero ser
assim eu quero isso
depois de todo esse estudo foi isso que
eu disse adeus em oração
eu só quero que o meu louvor seja essa
manifestação
eu quero que o meu avô de uma invasão de
uma vida que canto que vive em letra que
a gente canta que deu aulas em falar e
só está difícil diz canto e até o que a
gente não vive o senhor eu preciso ver
isso aqui com fidel inconsciência
pedindo a deus eu queria que a gente
encerrar esse momento canta novamente só
96 se colocasse em pé com essa
consciência
cantai ao senhor um cântico novo o que
chama toda a equipe aqui
cantai ao senhor todas as terras
anunciar entre as nações
louvo a deus não diante de nós mas
diante do cordeiro de deus que tira o
pecado do mundo
a dívida
vamos todos juntos cantá e ao senhor
ayew senhor
mas as terras cantai ao senhor
o selton
bligh as ruas joão paulo