Por que Cantamos? | Renato Marinoni | IBNU
01/03/2016Por que Cantamos? | Renato Marinoni | IBNU
Fonte: IB Nações Unidas – SP
Legendas automáticas:
quando era criança adolescente nosso desespero era convite como davi aqui né vim na frente deixou a mão no teclado e uma guitarra pra que a gente toca pra suprir um entretenimento para as pessoas tem gente que acha que o louvor existe para as pessoas que chegam atrasados nessa na cultura brasileira a gente ouviu isso muitas vezes louvando quanto pessoal chega atrasado não perder a palavra né aquino e bill graças a deus a gente é pontual mas em algumas igrejas o pessoal chega bem atrasado é a pessoa que colabora para enchendo linguiça enquanto o pessoal tá chegando e aí a gente vai dando tempo de encher e passou a pregar a igreja votado será que ou será que tudo o que sente que a gente faz tem origem no mandamento bíblico será que a ordenança de deus será que existe algo na palavra de deus na revelação de deus para nós que nos ordena a cantar e eu queria fazer com você uma pequena reflexão nisso começando com uma citação de um autor muito conhecido na área de bíblia de tecnologia de adoração na igreja primitiva ele tem um livro chamado justamente essa adoração da igreja primitiva que é o ralf martin e ele diz assim a igreja cristã nasceu em meio ao canto se a gente estudar a história da música cristã no nosso instituto andressa dessa aula a gente conta a história da igreja através dos hinos dos cânticos dos alvos das disputas a gente consegue contar quase que a história da igreja toda através dos cânticos que a gente canta ou tem cantado como igreja nesses dois mil anos de história a igreja que está sempre cantou sempre foi envolvida com música claro que diferentes estilos não fala disso diferentes estilos diferentes formas mas será que não tem algo tão profundo que a bíblia diz que a igreja sempre fez o povo de israel sempre fez ao todo a bíblia possui mais de 400 referências mais de 400 referências ao canto e 50 ordens diretas para que o povo kant muitas vezes a gente vê na história bíblica quando deus agiu poderosamente no meio do seu povo a gente ver isso refletido em cânticos é interessante que quando a gente vê a maria recebendo a revelação do anjo gabriel de que ela seria a mãe do filho de deus uma coisa tão absurda para a mente humana a bíblia diz que maria guardar aquilo no coração e o que acontece com ela canta um cântico ficou muito conhecido na história da igreja com magnificar é um cantor conhecido cantado pelos corais pelas orquestras eu sempre que essa bíblia se esse trecho da bíblia me lembro de uma música do asahi borba que ele fez há uns anos atrás que a minha alma engrandece ao sem o meu espírito se alegra em deus meu salvador é o texto de maria pois com poder tem feito grandes coisas e com misericórdia demonstrado o amor claro que não era essa melodia nem a melodia do magnifica a gente não sabe qual é mas o fato é que maria quando teve esse choque do plano divino tão absurdo pra mente humana ela cantou zacarias um pouco antes quando recebe a do mesmo mas gabriel a revelação de que ele tem um filho e que colocaria o nome dele joão e toda aquela história que você e eu conhecemos zacarias também canta um canto que é conhecido como benedictus bendito seja deus e ele agradece louva-a-deus cantando no próprio novo testamento nesse período da vida de jesus na história do natal do nascimento de cristo a gente tem o canto dos anjos quando cristo nasce glória a deus nas alturas e paz na terra entre os homens nós temos o cântico de simeão quando encontrou jesus no templo no qual de jesus josé e maria que ele fala o senhor agora pode despedir o teu servo porque os meus olhos já contemplaram a salvação disse é um cântico de cimento a gente vê no antigo testamento e depois da missa chamado my apocalypse o cântico de moisés nós vamos falar um pouco de um pouquinho pra frente mas quando o povo atravessa o mar e recebe a vitória alivia o faraó é derrotado afogado todo o exército do faraó lhe derrotado o povo dança celebra e canta os tímidos diante do cordeiro toda vez que a gente vê trechos do apocalipse que que joão está vendo o trono do cordeiro existe ali uma multidão de renildo de todas as tribos de todas as línguas de todas as raças e eles estão sempre cantando dia que não cordeiro de abrir o livro o poder o que foi morto que citou o terceiro dia existe um cântico diante do cordeiro de deus então todas as essas três grandes agir de deus na história humana na história da redenção e se manifestou com cânticos é muito legal a gente perceber isso o novo testamento em si também registra canções de louvor a deus no próprio texto eu estava falando com o painel sobre isso se você usa nv a formatação desses trechos é diferente ela é propositalmente diferente ela é centralizada a maioria dos estudiosos concorda que essa eram trechos de hinos que a igreja primitiva cantava porque qualquer um hinário do povo de israel lembrando que a igreja surgiu no meio do judaísmo no meio do povo de israel eram os alvos nós temos alguns salmos messiânicos temos somos nesse ano a igreja cantava os salmos provar todos os estudiosos concordam com isso mas a igreja agora que uma nova realidade para cantar oh deus que se tornou carne que se fez homem que habitou no meio de nós que morreu e ressuscitou ao terceiro dia e aí então eles começam a compor hinos em louvor a cristo jesus e aí nós temos alguns trechos por exemplo romanos 11 33 a 36 apóstolo paulo a gente teve aqui recentemente o jônatas pastor jonas para pensar falando da carta de paulo aos romanos talvez o o compêndio o resumo teológico mais completo do novo testamento sobre a obra de cristo e aí paulo depois falar todos os mistérios do capítulo 9 10 e 11 que ele fala da relação de israel com a igreja da redenção de israel antes de passar para a parte prática no capítulo 12 paulo tem uma um êxtase diante da presença de deus não tem como uma pessoa que é reprimida pelo sangue de jesus falar das coisas de deus e fala friamente falar como se estivesse de secando algum um corpo um sim um laboratório um sapo no laboratório a deus é assim deus fez isso fez aquilo a pessoa que tem o seu coração transformado por cristo quando ela fala da obra de cristo nas nossas vidas nosso coração se move com tamanha bondade e misericórdia de deus e aí a gente vê o apóstolo paulo contendo uma canção de louvor ele diz o profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de deus nós cantamos isso aqui de outra forma hoje deu somente deus quem vai conhecer os seus mistérios ele diz não é quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos quem conheceu a mente de deus paulo tá falando do plano de deus como deus fez isso fez aquilo levantou e se levantou a que lhe trouxe abraão trouxe irei falar quem pode conhecer a mente de deus ou quem foi seu conselheiro e é claro que a resposta simplista ninguém ninguém acompanhou a deus quem primeiro lhe deu para que ele o recompense pois dele por ele e para ele são todas as coisas a ele seja a glória para sempre amém a gente vê um outro trecho em colossenses quando ele vai falar da obra de cristo e lhe dizer a imagem do deus invisível o primogênito de toda a criação poder pois nele foram criados todas as coisas nos céus na terra as visíveis e invisíveis sejam trono soberania e aí ele vai falando toda a gente conhece o texto não vou ler todo o texto depois se pode ler na sua casa mas isso é um cântico da igreja ele a imagem do deus vivo ele veio antes ele é o alfa eo ômega falando da obra ele reconsiderou consigo todas as coisas um outro trecho que a gente tenha filipenses 2 de 5 a 11 e aí o apóstolo paulo falando né seja a atitude de vocês a mesma de cristo jesus e aí você vai ver que na sua vida muda formatação nessa nesse versículo 6 que embora sendo deus não os considerou que o ser igual a deus era algo aqui devia pegar se ele está falando sobre o abre mão da sua glória se tornar homem e vê no meio de nós a igreja primitiva era uma igreja que cantava sobre a obra de cristo é interessante com os primeiros documentos da igreja inclusive estava lendo da igreja não na história falando sobre a igreja é de um governador da época que é conhecido como plínio o jovem e eu estava escrevendo para o seu superior o produto para trajano e ele estava lá eu não sei o que eu faço com esses cristãos que a gente tá aprendendo a gente aprendendo e eu não sei o que fazer me orienta o poder fazer e ele fala assim tem alguns que eu pergunto se é cristão ele falou sou eu pergunto duas perguntas 3 pergunto 4 perguntou se ele não nega a gente mandou executar mas tiveram alguns que a gente perguntou uma duas e depois eles falam gente vê a questão não a gente só se reunir um dia fixo da semana e cantava louvores ao nazareno como se fosse deus é interessante porque o texto falando de pessoas que apostaram na fé mas eu estou falando como o culto a gente se reunir num dia fixo da semana nós sabemos nós sabemos que é o domingo o dia da ressurreição ea gente cantava louvores aquele nazareno como se fosse deus ou seja existia na igreja primitiva quando a gente vai estudar patrística estou dando aula semestre de história do pensamento cristão ea gente vai estudar a cristologia dos pais da igreja muito complicado um fala uma coisa que era tudo muito incipiente era tudo muito inicial mas uma coisa é a igreja tinha clara aquele jesus que eles conheceram que eles viram alguns viram alguns conhecer alguns andaram com ele aquele jesus era o deus encarnado que se fez homem morreu por nós para a nossa salvação e isso precisava ser cantado pela igreja e aí eu queria que a gente pensar justamente porque será que a bíblia então traz tantas referências para tanto pra cantar porque não só por a oração é tão importante que a gente não só porque não só chega né se você como eu é de uma família de tradição cristã nasceu naquela igrejas mais conservadoras a gente sempre ouviu falar a gente canta para preparar o coração para o seu irmão que já ouviu essa essa explicação né só que essa é verdade acontece é claro que acontece é claro que o nosso coração fica mais preparado para os irmãos mas as pessoas não se deram conta quem defende essa essa tese que as canções são sermões cantados se bem usados bem escolhidos bem alinhados né a gente dá a gente dá curso para ministros de louvor onde a gente estava lá em itapetininga no interior de são paulo falando isso os cães que têm caminhado com a mensagem porque em um sermão sou empregado a pessoa sai com uma mensagem a pessoa nem se deu com a preparar o seu irmão como sempre exaltando sua mãe é claro a palavra de deus a proclamação da palavra de deus é muito importante mas a gente não se dá conta que as canções quando bem escolhidos e quando contém letra que fala nada com nada não é meu tema não vou entrar por aí mas se você ligar a sua o seu rádio em uma rádio evangélica que envolve coisas que você vai falar meu deus não é possível que alguém se descrente gravou isso só tem coisa aí que jesus cristo é complicado né mas a pessoa quando ela se dá conta que os irmão ou a canção também é um sermão cantado isso é poderoso é uma arma poderosa na mão da igreja e aí o texto que eu queria que a gente refletir se antes do texto tem se essa situação de adwords que eu tinha me esquecido jonathan a dor diz foi é considerado talvez maior teólogo norte-americano ele viveu nos anos 1770 1740 o auge do seu ministério e foi através de adwords e depois de george muito filtro que a américa viveu o que é chamado de primeiro grande despertar mento só que era um cara que a gente fala discretamente pensa numa maluquice que a gente vê por aí né das pessoas fazem algumas coisas que não convencional entre o santos e fala que o espírito santo e e em 2011 cara de uma tela um pastor neto de um pastor muito filho de pastor neto de pastor o vovô dele era o passo mais importante da região de bonn na época ele era um cara de tradição puritana ou seja um cara extremamente rígido contradições com isso com aquilo é dor descrevi os seus sermões e ele os linha na frente da igreja não pregava com eloquência como o de field que era um cara eloqüente as pessoas brincam que é descreveu seu irmão e depois lia muito frio pregava enquanto alguém escrevendo para depois ter o seu irmão porque ele ia pegando de improviso e adwords enquanto pegavam seu irmão que ficou muito conhecido na história como pecadores nas mãos de um deus virado a igreja começou a ter que entrar em manifestações de catarse gritando pessoas têm terror do inferno ea adwords se assusta com aquilo e aquilo começa a dar origem ao que ficou conhecido com o primeiro grande espetáculo mento que era um avivamento pessoas que caíram no espírito pessoas que tinham visões pessoas que tinham experiências sobrenaturais e aí é a noite é era um cara muito meticuloso muito cuidadoso ele anotava tudo e fazem anotações e e aí a ele deixou sua vida entender o que faz uma experiência verdadeira com deus transformar a vida das pessoas e ele fala no livro dele fala assim eu vi pessoas terem êxtases na presença de deus e depois a vida dela voltar a ser o que era igual antes e eu vi pessoas sendo transformadas verdadeiramente que que é isso que transformação é essa e olha que ele diz ele fala assim a tarefa de cantar louvores a deus parece ser apontada como para trazer alegria e expressar as afeições religiosos para adwords as afeições dele já são mais do que emoções as refeições são coisas mais profundas é vem do coração do centro do ser humano de onde vêm as emoções de onde vem a vontade de onde vem todo o que define o ser humano e ele fala então parece que a música a canção ela atinge esse centro do ser humano esse coração do ser humano e ele fala sem nenhuma outra razão pode ser apontada pela qual devemos nos expressarmos nos expressar a deus investe mais do que prós e fazer isso com música a não ser que tal é a nossa natureza que essas coisas têm uma tendência que mover as nossas afeições guarde essa citação de edson enquanto a gente lê o texto de paulo que a gente vai voltar ela paulo e fezes capítulo 5 versículos 18 a 20 ele diz assim não sempre alguém com vim que leva à libertinagem mas deixe sem encher pelo espírito falando entre si com salmos hinos e cânticos espirituais cantando olha mais uma vez cantando e louvando de coração ao senhor dando graças constantemente a deus pai por todas as coisas em nome de nosso senhor jesus cristo o apóstolo paulo fala uma coisa bem interessante ele diz assim não sempre alguém com vinho mas em chance da equipe deixe se encher pelo espírito e algumas pessoas defendem que a manifestação da plenitude do espírito é parecido com uma pessoa que está bêbada do vinho sendo que a intenção de paulo é muito clara no texto eu não tenho a autoridade do grego e pra falar como pastor saiam por aí mas é claro texto de paulo está dizendo a pessoa que fica cheia é embriagada do vinho ela perde a consciência de si ela faz coisas que não deve mais o que fica cheio do espírito e se fala mas há o que falar bobeira fala coisas que não deve fala coisas que não tem controle não ele fala louvando a deus com salmos com hinos com cânticos espirituais então aqui o cântico para paulo é uma expressão da plenitude do espírito ele diz desde sentir o espírito como como a gente faz isso falando entre vós entre si com salmos hinos e cânticos espirituais ele está falando de um cântico cult coo é um cântico que não é natural não sentido de que ele tem uma origem sob é é uma com poder que toma não é isso mas ele tem uma fonte que sustenta este cântico que não é natural este cântico que a igreja canta tem uma origem à sua origem sobrenatural ela vem de deus este cântico da igreja não é um cântico desse mundo não tem sentido com as pessoas falam a música do mundo música de deus música do diabo nesse sentido que eu tô falando ela não ela não ela não é dessa realidade desse mundo ela vem de uma realidade sobrenatural do reino de deus para nós então isso significa que esse candidato é o espírito que move o seu povo lembra que jesus diz aquele que crê em mim do seu interior fluíram rios jaguari quando a igreja se reúne e cheia do espírito que flui dentro são louvores a deus por isso que é o cântico da igreja um cântico que tem origem essa adoração sobrenatural a deus é mais do que cantar pra encher linguiça é mais do que cantar porque você gosta daquela música é mais do que cantar onde houve porque gosta da voz do irmão tal da irmã tal como ela canta bem você canta porque você é movido pelo espírito para louvar a deus através de canções e cânticos isso também significa que tem um canto que não agrada a deus há duas semanas atrás do ator saiu falou sobre miquéias e adoração que tem defeito e essa adoração que tem defeito não agrada a deus tem gente que confunde talento com o coração que agrada a deus a gente tem o costume de por aí de ver as pessoas falando ah aquela pessoa verdadeiro adorador a gente fala você tem algum raio x de coração pra ver se a pessoa é ter um coração diante diante de deus porque ela tem uma bela voz a gente acha que ela ela tem uma verdadeira adoração a gente não pode confundir talento hoje nós recebemos afirma marli nela da igreja batista ebenézer o do teatro municipal cantor o pastor tecla nos apresentou ela e e quem estava aqui de manhã viu um talento incrível uma voz maravilhosa ea gente muito facilmente confundido e talento não tô dizendo é mesmo ali porque pelo que a gente conhece a mesma que tem buscado viver o evangelho mas a gente confunde talento com adoração verdadeira e tem um encanto que não agrada a deus ou seja lá desde que em abril a gente aprende que tem um custo que agrada um culto que o agrada a gente precisa entender o que é isso e aí lá em amostra por exemplo o senhor diz afastem de mim o som das suas canções ea música das suas vidas em vez disso corra retidão como um rio ea justiça como ribeiro perene é deus falando eu prefiro que vocês pratiquem a justiça do que vocês fiquem cantando pra mim coisas que não fazem sentido com a vida de vocês hoje de manhã o pastor jonas falou sobre uma vida de adoração o caminho da dor a dor você que não estava aqui pode ver pelo youtube o que é uma vida de adoração o que é uma vida que ele disse uma coisa muito interessante ele disse aqui no domingo a gente se reúne pra cantar tudo que a gente vive de segunda a sábado a gente vem pra cantar coisas que a gente não vive que a gente não pratica que não fazem parte da nossa vida nós estamos mentindo diante de deus e aí você pode estar afinado jeito mais bonito com as notas mais altas e tocantins mas diante de deus aquela oração não vale nada porque ela não vem de um coração sincero o canto religioso que não é acompanhado de uma vida de devoção ela é ofensiva a deus concedeu tantas item uma vez na versão a mensagem um momento que usa essa na paraíba ele usa isso eu tanto os meus ouvidos para não ouvir vocês cantando é muito forte isso que nem criança quando criança o dano às vezes faz isso aqui tá muito som muito alto só a criança mete o dedo novito né não quer ouvir não também não está me agradando então a gente ciência do espírito após os responsáveis têm que sentir o espírito como meditando na palavra é claro a revelação de deus para nós está na palavra como agente especial cheia da palavra e como essa palavra flui através de salmos hinos e cânticos espirituais é um campo que vem cheio da palavra por isso que as canções nos ajuda a memorizar hoje nós cantamos são 96 a gente já memoriza já aguarda a gente tem tantos alvos tanto trecho da palavra a gente canta e ajuda abordar os versículos 3 a gente tem um só 84 por exemplo jorge camargo e do guilherme quer como amáveis são os teus tabernáculo senhor dos exércitos louvor um gps e gravou salvo 108 que me está o meu coração ó deus cantarei chorei novo oris nós temos somos em celebrar com júbilo senhor vós todos moradores da terra há muitos anos atrás aline barros gravou uma música que os com 139 que ela fala assim sem o nome sondas alguns conhecem e me conhece sabe quando a cento e ele levantou é um só no ínterim ainda a palavra não me chegou à boca não e tu já conhece e senhor memoriza a palavra o trecho de romanos 8 aquele que acha difícil que pode memorizar o que nos separará do amor de cristo a gente tem aquela o que quem nos separará do ano esses dias eu estava numa igreja e eu falei o texto dia 16 porque nem poderes nem altura nem profundidade pessoal ficou olhando assim nós esse aí tá eu estava puxando a música na cabeça e falando né porque eu estou bem porque estou bem certo de que nem morte nem vida nem anjos nem principado nem coisa do presente nem do porvir porque a música tem um poder de memorização da só deus explica os neurologistas vão explicar não sei se ele tem algum aqui que vai a funciona assim ativa uma parte uma parte do cérebro mas o fato é que deus preparou a música pra fazer isso a gente não lembra dos sermões a gente anota pra isso mas música a gente não esquece a minha mãe que um tinha uma memória muito boa e às vezes eu escutava uma música a luta lá fora né a minha mãe era fã do roberto carlos também ea revelar ela ouvia ela ouviu uma música do roberto a falar e ouvir essa música em 1966 eu estava no carro de não sei quem como você porque a música pichu tem gente que sente cheiro de situações quando escuta determinada música aí os dingos porque a propaganda se foca tanto nos links andressa regime que a gente já viu andré dirigindo ouvindo rádio notícia e aí todos os discos que tocam começa a cantar ela fala meu deus e decora tudo porque o decoro aquilo ali se escutam uma duas e na terceira a cantar eu estava aqui a mococa cedo requeijão vigor eu sei que estou mazzeo todos vocês pensaram sei isso a gente corta no youtube e fazer propaganda mas a música tem esse poder ela nos faz memorizar a palavra de deus por isso que paulo um texto irmão desse texto de fé deles assim lá em colossenses 3 16 a bit ricamente em vós a palavra de cristo como que essa palavra habitar ricamente e canta em salmos hinos e cânticos espirituais com gratidão a deus em seus corações em um texto de deuteronomy eu queria que a gente vive se rapidamente no final do ministério que moisés deus traz várias orientações moisés já está indo ali o melhor e ele está dando uma série de deus fazendo uma série de orientações para lhe orientar o josué eo povo e olha que o texto diz deus dizendo através de promoções 10 agora escrevo para vocês essa canção ensina aos israelitas e faça nos cantá la para que seja uma testemunha não favor contra eles é um texto pesado deus falou assim ah olha eu estou dando a minha lê o povo vai ficar contra mim vai esquecer eu quero alguém pra provar pra mim que eu já tinha dito que ele fala vai ser essa canção ela vai ser uma testemunha contra esse povo para falar não sabia sabe assim a música e olha a gente tem que lembrar que não tinham a palavra escrita não tinha internet não tinha aplicativo como é que isso funciona canta a york quando eu estiver introduzido na terra onde mandam leite mel a soberania de deus é incrível né terra que prometi sob juramento aos seus antepassados e quando tiverem comido com fartura e tiverem prosperado eles se voltaram para outro deus e os adoraram rejeitando me quebrando a minha aliança a ideologias e quando muitas desgraças dificuldade sobrevierem esta canção testemunhará contra eles porque não será esquecida pelos seus descendentes eu estava dizendo claramente a senhora se eu falar o povo esquecer mas cantando não vai esquecer vai ser uma testemunha contra o povo e a meu favor é ali no final termina assim então naquele dia moisés escrevi essa canção ensinou aos israelitas além disso o texto nos mostra cantando uma de fiéis cantando e louvando de coração ao senhor o canto congregacional deve envolver mente e coração algumas pessoas querem enfatizar que que o nosso cântico de que vem da mente e aí eu falei de adwords é de falar isso quando a deus se revela para nós quando a sua glória manifestada nós primeiro ela parece nosso entendimento a gente tem que entender tem que passar pela nossa mente que a bíblia diz que há até vem pelo ouvir e ouvir não é simplesmente ouvir é ouvir e entender de gerir essas palavras com a ajuda do espírito santo abrindo os nossos olhos abrindo os olhos do nosso coração aquilo ali você vai é o ouvido para quem tem ouvido que o apocalipse diz que tem ouvido para ouvir que ouça o espírito santo abrindo que as palavras vão se descortinando a gente vai entendendo aquilo vai no entendimento mas se essas palavras não vem para o coração e aí o que é a dor diz ele diz assim a glória de deus não se comunica somente na mente ela tem que gerar afeições religiosas ou seja profundas emoções e sentimentos que manifesta que reflitam a glória de deus por isso que é impossível e aí é doente falava os críticos do avivamento que a pessoa vai se for ficar aí pelo chilique em outras palavras linguagem amanhã como diz o pastor saiam o pessoal fica pelo chilique e se esquece da palavra e à noite fala assim olha vocês que ficam defendendo essa adoração só mental só racionalista vocês se esquecem que o cristianismo envolvem o coração então tem muita gente que a gente vai manter o pessoal está assim é durão mas não vamos louvar a deus não estou levando por dentro eu estou feliz por dentro ou celebrando por dentro é assim não dá um sorriso não dá uma palma não faço nada mas por dentro ele diz que está celebrando não existe isso a doença psicossomática estão aí pra provar pra nós com nosso corpo é um o que está na alma que está a doença que está na uma preocupação passa o corpo tristeza passa a alegria também passa o futebol um é contra nós ninguém celebra gol na copa do mundo falando assim eu estou muito feliz por dentro o brasil foi campeão glória a deus que bom ninguém faz isso a gente não comemora as coisas boas desse jeito ou seja a gente eu sempre digo uma coisa que a igreja às vezes tenta trabalhar de fora pra dentro antigamente hoje até continue praticamente fala muito tatuagem de cabelo isso de palavrão de não sei do quê e aí a gente queria mudar pessoa de fora para dentro quando o trabalho de deus é sempre de dentro pra fora deus muda o primeiro coração deus toca o coração de pedra por um coração de carne e isso vai contaminando de forma positiva todo o nosso corpo e essa transformação vai se tornando visível por isso que o vovô que vem do coração e da mente tem que atingir o coração por isso quando a gente chegou a injetar vi como um homem segundo o coração de deus que a bíblia cita davi se entregava inteiramente na adoração davi se entregava de copiar mas era tudo diante de deus ele falou levanta as minhas mãos eu bato palmas ao senhor tá tudo não somente acho que é coisa inventada pela igreja recentemente não batam palmas ao senhor todos os povos campi com os instrumentos que tem ele cita todo instrumento e fala todos e que respira louve ao senhor contudo a intensidade do salmista nos constrange do sal mistas nos constrange porque é uma intensidade de entrega toda porque a grandeza de deus tem que mexer no nosso coração tem que mexer com mais profundo que a gente tem eu sempre dou o exemplo de um professor que eu tenho é que há 40 anos e dá aulas de teologia e um dia tá falando sobre as duas naturezas de cristo a natureza divina natureza humana unida na pessoa do redentor e aí está falando ele explicando de repente ele parou a todo mundo é notando assim olhou ele estava engasgado com o choro de emoção de falar da pessoa de jesus e aí parou assim baixou a cabeça falou só ser jesus cristo é único na história bebeu uma água a gente veio aqui sempre fazer daquela engasgada gente mas isso é lindo quantas vezes a gente é que a gente entra no modo automático desligou o piloto automático essa música eu conheço desde 1900 bolinha quando gravou e tom e cantando sem pensar pensar em outra coisa quando foi a última vez que você cantando ao senhor se engasgou pensando na profundidade daquilo que estava cantando na grandeza das coisas que nós estamos falando eu falei isso a gente vive de trabalho e treinar pessoas quanta gente já cantou i e ii mas aquele dia que você está cansado de ver se consegue continuar que trava tudo porque você se dá conta pela ajuda do espírito da grandeza de deus da obra de cristo a gente se acostuma é uma coisa que se fala com o coral aquino andrés fala pessoal você tem que acreditar no que está cantando você está cantando a gente vai fazer agora o concerto de páscoa festa cantando a ressurreição de cristo é a coisa mais novo é o ápice do plano da redenção a gente tem que cantar nisso e acreditar e vivê e aquilo ali tomar o seu coração por isso meu irmão não existe essa coisa de cantar só na mente todos celebrando por dentro não existe não existe quando a gente canta de verdade a gente pensa e se maravilha o corpo inteiro manifesta o corpo inteiro canta a o semblante da bíblia diz que o coração alegre promoveu o rosto porque isso vem pra falar não tem jeito terceira coisa o canto congregacional deve ser ao senhor o brasileiro tem uma coisa posso pounds cantando e louvando de coração ao senhor a gente olha o cancioneiro americano ou de língua inglesa ele tem muitas músicas falam da obra de cristo às vezes uma pessoa que a gente a cada versão só mas ali a maioria das músicas muito muito muito grande parte são músicas que falam da roda de cristo você vai olhar o cancioneiro brasileiro eu não sei se você conhece o que canta por aí meus amigos têm coisas que até deus duvida até pra falar que a gente quer de uma música anos atrás de sucesso que falava assim eu eu eu eu quero é deus eu falei 4 eu falar um deus quem trabalha com psicologia sabe que o que fica memorizado que a repetição então a música que está estourada por aí que fala assim a música típica música é raridade aí eu pensei nossa deus não acreditar no time mas falei né a raridade do título é deus é a música mais tocada nas rádios do brasil inteiro no ano de 2015 a raridade do título adeus à realidade do que tal ser humano ele diz você é um espelho que reflete a imagem do senhor não chore se o mundo ainda não notou você tem valor eu sempre brinco com o pessoal vamos cantar para jeremias profeta jeremias você é um espelho que reflete a imagem indústria não chore se o mundo ainda não notou o gerente ninguém ouviu ninguém presta atenção ninguém deu ouvidos coitado um derrotado a gente canta pra gente jesus que é o filho unigênito de deus quando eu morava em sinal de celular falou 'pai nosso' tem uma música por aí quando vai falar fala pai meu deus meu agente tem o campo tem que ser centrado na pessoa de cristo jesus a bíblia nos mostra que a doadora a trindade canta isso é lindo se a gente for lá olha que interessante sofônias 3 17 níveis diz assim o senhor seu deus está em seu meio poderoso para salvar ele se regozijará em você com o seu amor a renovar a ele se regozijará em você com brados de alegria na e naive a new international board em inglês assim o e sim em guajará corrente com cânticos cantando o pai canta hebreus capítulo 2 do veículo 11 ou 12 dias assim por isso jesus autor de abril faz uma uma citação dos salmos e ele aplica isso jesus eles por isso jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos e ele diz proclamarei o teu nome a meus irmãos na assembléia que louvarei novamente na iv cantarei os seus louvores o que o texto dizendo o seguinte quando a congregação segundo jesus que coloca à frente e ele deixa que eu puxo o cântico eu vou louvar ao senhor eu cantarei os seus louvores os meus irmãos lembre se que jesus como deus é adorado para sempre e como homem que ele é pra sempre ele adora ao pai ele é o que puxa o cântico quando a igreja se reúne não somos nós que somos hoje a andressa foi a líder de louvor não somos nós ricardo lima lucita não somos nós estamos aqui simplesmente como step porque o líder de louvor que chama adoração com a igreja se reúnem se chama jesus cristo ele é o que puxa adoração ele é o que puxa o louvor a ele que conclamo a igreja em toda a face da terra a adorar o pai o espírito a gente viu que quando a gente está cheio do espírito nos cantando salmos hinos e cânticos espirituais o cantor cristão é baseado na fé inabalável na soberania de deus após o qual diz assim dando graças constantemente a deus pai por todas as coisas a gente só consegue dar graças a deus em todas as coisas quando a gente acredita que deus está no controle de todas as coisas você e eu vivemos num mundo que enfrenta muita dificuldade você não consegue agradecer a deus na hora difícil se você acha que está mais fez alguma coisa que deus não sabia existe uma corrente um do alison evangélico ignotti qo platônico na igreja evangélica brasileira que o cliente se transformou num testador de brechas o cara anda com medo de tudo mundo do diabo ele anda com medo de licença você não pode usar roupa queda de árvore na escuta tal coisa que é do diabo e não compra o perfume é do diabo você tem que fazer isso não falo aquilo bateu dias num gafanhoto em cometer o ato a sua reserva não gente talvez não seja só a sua visão mas isso na igreja brasileira muito forte eu sei que tem pessoas aqui que já vivenciaram isso o crítico com medo acontece alguma coisa com ele pensou de brecha alguma coisa isso é tão forte em 2011 eu perdi a minha mãe minha mãe faleceu de um câncer fulminante aos 56 anos se ela tivesse viva eu gostava de falar a verdade dela mas quem fica e e quando ela faleceu a primeira coisa que eu pensei primeiro foi que de errado a gente fez de tão forte que isso é entranhado na gente meu pai tem a sua mesma coisa teve gente que fala mas será que vocês deram alguma brecha falar alguma coisa porque a gente não consegue conceber que talvez talvez não com certeza foi o plano de deus a gente não consegue entender que deus dá deus tira ea soberania de deus acima de tudo a gente acha que o diabo e deus para que duas forças iguais lutando pra ver que domina o mundo a gente perdeu a noção do tamanho de deus da grandiosidade deus e da do tamanho satanás calvino dias que satanás é um cachorro preso na coleira de deus eu costumo dizer que satanás um pincher daquele tamanho mas acho que o rottweiler faz um barulhão né é desculpa os irmãos que tem 20 mas a coisa é o seguinte tamayo a gente vê na história de jó depois de tudo que fez foi deus não foi nada vá afastar mas que jj mas que vai continuar no vasco não foi deus que não consegue agradecer a satanás querido ninguém agradece a satanás olha brigado que se eu bati o carro hoje tô muito feliz com ninguém faz isso você bate o carro agradece a deus por que você acredita que aquilo estava nos planos de deus deus tem o controle da história nas suas mãos ele é o dono da história a gente só consegue louvar decoração da graça quando a gente acredita nisso decoração e as provas da vida tá aí pra provar o nosso coração ver gente fala e as coisas estão aí para provar a gente vê o nosso coração 5 canto cristão deve ser feito congregacional mente por isso que eu disse que o canto comunitário é o canto da igreja falando entre si e aí a pergunta que se faz não acabou de falar o campo tem que será o senhor mas a marcar o paradoxo da adoração que está esse é a deus mas é uns aos outros a gente fala uns aos outros em nome do senhor apontando para o senhor falando do senhor por isso que cantar tem o poder de unir eu nunca me esqueço daqueles quando a gente tá vendo aquelas manifestações de 2013 e à copa das confederações e aquele estádio inteiro eu não sei eu sei que eu gosto alguns amigos que estavam lá o hino paródica o hino nacional parou de tocar o estádio inteiro continuou cantando em à capela eu chorei diante da lesão eu sei que muitas pessoas já sei que eu não sei que alguém estava vendo e não chorou não todo mundo estava vendo se emocionou com todos os problemas que o nosso país enfrenta com todas as dificuldades que o país enfrenta quando o hino nacional canto toca e o povo campo a gente se sente brasileiro que ama o nosso país porque a canção tem o poder de unir quando toca o hino do time se abraça gente que nunca viu na vida no estádio que no metrô se fala com licença mas não está se abraça o cara só tava beijá-la dá um beijo no rosto do casal ou que bom porque porque a música une quando a gente faz como a gente fez hoje à noite a igreja canta e se houve isso é a coisa mais a gente tem unidade eu falo que deus promove um milagre e aí o adelmo pode agradecer os desafinados somem quando a igreja canta deus opera o autotune espiritual que todo mundo da fina presta atenção isto da igreja cantar afinado é chamado uma vez perguntaram o pastor de um piper qual que é o estilo principal para adorar deus é o de um pai respondeu não existe no principal para adorar a deus o som que deus mais gostam da congregação cantando a gente se une quando recanto sinos a gente se une com gerações e gerações de cristãos que vieram antes de nós declarando as mesmas verdades quando a gente cantando salmos a gente se une ao povo de israel a gente se une a igreja primitiva gente na igreja de todas as eras louvando a deus com as palavras que estão na sua própria palavra só na escritura agradecendo a deus então cães que tem que ser feito uns aos outros por isso que a gente tem cães que a gente cantar uns para os outros a gente abençoou uns aos outros a gente declara falar de convidam os outros vêem esta é a hora da adoração a gente convida o ouvinte e adoramos na canção dá uma amiga nossa chamada raquel novais foi a gente cantou hoje entre nós né nosso deus ou poder ou tolerando é pai de amor tu estás presente aqui entre nós e nos meio em meio aos louvor do teu povo está presente aqui entre nós é o que jesus disse onde dois ou três estivessem no seu nome ele se faria presente no meio de nós então quando a gente canta eu sempre digo uma coisa tem algumas igrejas que apagam as luzes na hora do vovô fica tudo escuro novo pedimos no palco e aí o pessoal vai pro pessoal a ficar ali na intimidade tá e aí no mundo que a gente vive hoje é muito fácil confundir isso com o show é muito fácil o ambiente ea pessoa vai lá no culto ela está ali assistindo culto culto a gente não assiste quando a gente presta diante de deus não tem culpa você assim ou você presta ou você está fora porque platéia do curso só tem uma ea deus é ele que está recebendo tudo então você que não tá cantando que não está orando que não está aqui pregando que não está fazendo nada não estou fazendo nada mas no seu lugar como um cristão nascido de novo sacerdote feito por cristo jesus ligado ao pai você se une a igreja universal universal do mundo inteiro o crédito está complicada a igreja católica adversário complicou tudo você se unir nessa igreja do mundo inteiro nesse louvor a jesus cristo você presta culto por isso que não tem gente passiva e culto como é que funciona o negócio não culpa presta a gente entrega você louva deus e ativo no culto é deus que está recebendo hoje na nossa cultura as pessoas vão no curto para o pastor jonas falou em suas manhã a pessoa vai no curto para recarregar a bateria eu preciso receber é claro que a gente recebe é claro que a gente tem essas e sentimento de renovação mas isso é pela bondade de deus que sempre abençoe mas o nosso papel a gente vê aqui e entregar a gente vê aqui ofertarem que vir aqui dar o nosso melhor do nosso tempo palavra de louvor andré sobre o culto mas falando fruto de lagos que confessa o nome de jesus cristo de um coração cheio de gratidão a ela no meu coração tá aguentando tem na igreja cantar hoje não vou explodir de gratidão você tem gente falando isso essa é a nossa realidade meu coração está explodindo me agüentando a equipa compacta agradecer a deus eu tenho que no culto hoje a louvar este novo botão negócio essa é a nossa realidade a nossa realidade excesso e eu falo pra mim e meus irmãos o desafio é nosso o cantor cristão para acabar deve ter diferentes formas os estudiosos não chegou a uma conclusão o que são os benditos salmos hinos e cânticos espirituais têm melhores opiniões mas definição assim a cravada ninguém tem alguns dizem que que o que os alvos são só o que está na escritura que ele pode cantar o hino são composições humanas o cânticos espirituais são cânticos que o espírito da que flui livremente já existe em outras definições completamente diferente que são os hinos e cânticos na verdade são todos eles espirituais os alunos são espirituais os hinos são espirituais o cânticos espirituais o fato é que a gente não tem essa definição não vou entrar em detalhes aqui do texto mas o fato é que deus se move diferentes formas hoje está falando de forma de essência a gente aprende muito na forma ipod cantar tal coisa pode quanto tempo a igreja nós quem já é jovem há mais tempo quanto o quanto o debate a igreja teve por causa de uma simples bateria no louvor gente que saiu eles se dividiram por causa da bateria ea guitarra bater palmas eu vou bater papo a gente levantava a mão nos anos 90 né assim as meninas num meio que a simples que vai baixar rapidinho pra não criamos um clima bacana porque a gente discute a forma discutir fã ipod fazer tal coisa será que samba pode ter uma música de um compositor chamado luiz arcanjo ele grava assim ele é carioca levando não podia ser diferente ele canta e fala assim quando eu era quando eu quando eu era menino eu quis cantar samba samba pra deus mas me disseram que deus não gostava de samba era não era a nossa realidade quantos livros na década de 80 e 90 rock à música do diabo que a pessoa gasta o tempo escrever no gasto tempo lento para descobrir que deus não se prende a formas deus está na essência o que interessa é essência a forma muda em um documento muito interessante de um monge o estudioso do século a século 16 eu não me engano mais 1.500 enquanto ele estava criticando os vizinhos que estavam sendo escrito porque ele era acostumado ao canto gregoriano o cantochão andré fala bastante rico cantochão canto gregoriano e aí o que as críticas que ele escreve parece que tá falando os cães que as pessoas criticam a embora a música dos anos 70 hoje essas músicas não tem letra de conteúdo é muito repetitivo ele fala isso as melodias do sinos são muito repetitivas esses erros que hoje as pessoas quase que sacralizam a e o cantor cristã ele falar tem pouco conteúdo teológico a gente descobre que na verdade é só muda o endereço e os não porque o problema vai ser esse clã daqui a 40 anos as crianças não passem por as músicas do ano 2015 2016 aquilo era a música com conteúdo teológico que deus é misericórdia nossos filhos nossos netos porque há a coisa vai se reciclando vai o problema é igual a gente tem esse saudosismo que a gente acha que sempre o que ficou para trás que era melhor e aí a gente se prende nessa questão da forma e deixou de alcançar pessoas a gente não entende que o apóstolo paulo quando ia pegar entre judeus ele pregava de um jeito quando ele foi pegar em atenas em atos de 7 ele prega de outra forma completamente diferente ele começa de outra forma ele usa outro pressuposto ele usa outro discurso porque porque a forma ela varia para alcançar pessoas o diálogo com a cultura preciso dialogar com a cultura os nossos missionários por mais heróis da fé que ele seja os que chegaram aqui em 1890 1880 mas poucos dialogar com a cultura brasileira ó a gente não faz um disco cantava isso vamos botar em português e é isso que tem que vir de terno e gravata num país tropical todo mundo e repetir mas é assim que deus gosta é assim que funciona não existe diálogo a gente quer fazer pelo orgulho que a gente quer um pacote louvor congregacional ele ele abrange as formas o que interessa é a essência qual é o melhor estilo musical rock ao samba ea mpb eu é o fã que não é difícil de acreditar né o que que é o melhor o melhor o que está alinhado com a palavra de deus o que está na essência da palavra de deus então quando a gente canta meu querido a gente canta não porque a gente tá aqui gostando do estilo musical que faz o melhor e quem sai para fazer melhor a gente pesquisa a gente corre confessa a linha com a liderança para fazer o melhor para tentar não atrapalhar a verdade é essa mas aqui a gente não está aqui defendendo estilo música lá não foi aquele que cantaram a música não gosto que não está aqui porque música que gosta de escutar a verdade não para ouvir música que gosta de música que gosta ou no seu rádio está aqui tá preta louvores a deus porque hoje é tão difícil criança e idoso e adulto convivendo mesmo culto que ninguém está disposto a ceder ah eu quero isso não tiver não vou a mas é chato nino paraíba é um idoso e vão cantar o hino vamos cantar tradicionalmente tem jovem vamos cantar uma música tem animada para os jovens eu seguro a onda que não é meu favorito mas não segura a onda teve manter um pastor amigo nosso pastor de jovem ele conta uma coisa interessante a igreja dele tinha muito idoso muito e 12 quase um jovem ele falou ea briga pelo estilo musical era sempre hino contemporânea ele e aí os jogos começam a debandar aí ele falou assim no dia que os idosos da igreja percebeu que a igreja estava morrendo com eles ou seja o rendimento diminui à medida que as pessoas vão morrendo e quente que a realidade muda a europa é assim a gente rica em gaza mas é triste na verdade não tem comunicação com as novas gerações e quando digo que nós perceber o que a igreja está acabando com eles eles decidir se um pouco mais flexível ela não traz o jovem tantas crianças vamos cantar a música que eles gostam e se já não somos uma igreja ministrará na na na região da zona leste a música pessoal minha primeira filha tinha um senhor zin mas sozinho mesmo levantar a mão e balançava o braço e cantava nós cantando uma música mais antiga e ficou feliz mas a nova estava ali aprendendo e aí depois a gente até comentou com pastor da igreja sendo que lindo ver isso a pessoa não está presa estilos musicais a preferências musicais todos nós temos nossas preferências mas a gente tem que entender que nós temos aqui servindo ao corpo de cristo louvando em comunidade eu abro mão um pouquinho pra tá junto com meu irmão luva o importante é o que o nome de deus tá sendo louvado o nome de cristo sendo glorificada sendo pregado por isso o meu convite a você é que o nosso momento de kant que a gente faz todo domingo data 20 entre 20 minutos seja mais do que mera formalidade a coitada ter uma oportunidade seja você diante de deus reunido com a igreja que todas as eras diante do cordeiro de deus jesus cristo líder de louvor liderando você e eu nessa adoração ao pai está disposto a se entregar esse desafio né sá esse engajamento deus eu quero ser assim eu quero isso depois de todo esse estudo foi isso que eu disse adeus em oração eu só quero que o meu louvor seja essa manifestação eu quero que o meu avô de uma invasão de uma vida que canto que vive em letra que a gente canta que deu aulas em falar e só está difícil diz canto e até o que a gente não vive o senhor eu preciso ver isso aqui com fidel inconsciência pedindo a deus eu queria que a gente encerrar esse momento canta novamente só 96 se colocasse em pé com essa consciência cantai ao senhor um cântico novo o que chama toda a equipe aqui cantai ao senhor todas as terras anunciar entre as nações louvo a deus não diante de nós mas diante do cordeiro de deus que tira o pecado do mundo a dívida vamos todos juntos cantá e ao senhor ayew senhor mas as terras cantai ao senhor o selton bligh as ruas joão paulo