Por Que Servir? | Ana Bedicks | IBNU
22/03/2016Por Que Servir? | Ana Bedicks | IBNU
Fonte: IB Nações Unidas – SP
Legendas automáticas:
é bom dia se você não costuma ataque aos domingos e aos domingos de manhã a a gente está numa série de estudos a refletir um pouco sobre serviço e o nosso objetivo aqui é a gente pensar refletir e entender um pouquinho a importância do serviço na igreja no serviço na vida cristã e isso é muito importante nos dias de hoje porque a gente tem aí centenas de ongs com muitos voluntários fazendo um trabalho muito interessante muito importante sem essas organizações a gente sabe que muitas falhas né ocorreriam aí na nossa sociedade a e eles são voluntários né e querem servir os menos favorecidos querem serviu pobre querem servir a pessoas que realmente estão precisando ea gente dá graças a deus por isso por essas ongs nessas organizações não governamentais que estão por aí mas o ponto hoje da minha mensagem é refletir um pouquinho qual é a diferença desse tipo de serviço voluntário do serviço que a gente realiza na igreja tem alguma diferença ou a gente é mais um a um no fim a gente vai tentar entender né qual é a nossa motivação não existe motivação certa motivação errada pra tá servindo mas a gente vai entender qual é a nossa motivação como cristãos para servir eu queria começar com um dado interessante já que a gente falou de ongs falou da nossa sociedade sociólogos eles têm percebido que quando uma população que é melhoria em uma comunidade aumenta para um percentual entre 10 e 20 por cento a cultura daquela comunidade começa a mudar eu coloquei aí uma uma ilustração que mostra a cultura do self né até algum tempo atrás eram só os adolescentes só a garotada que tirava self a gente vive a cultura do self hoje em dia é todo mundo eu acho que quase todo mundo aqui pelo menos já tentou tirar um self que às vezes não é tão fácil a a gente vive a cultura do self é um exemplo simples mas que mostra a influência que tem na cultura quando mais de entre 10 e 20 por cento da população mudam né aumentam como ele influencia a cultura em que a gente vive a esse é um videozinho que é um exemplo de como isso pode acontecer até os sociólogos usa muito esse vídeo o de ficar sozinho aí é um festival de um americano apareceu mais um parece que são paulo 2 então conseguir chamar mais ninguém tem mais linda se eles não aceitam que tudo pra sair pra imagem agora parece que está realmente aumentando agora tem gente lá gol no clássico carreira para o top é louca e cinco épocas mim olha a multidão praticamente principal interior ele está citando aí quem é o cara que manda nele o blog ae a música parou e eles continuam fazendo o próprio festival do estado é isso que o sociólogo a dizer que acontece né quando a gente tem uma população que há melhorias e neymar começou com um toque e de repente mais de 20% ou 10% adere aquilo e atraindo mais gente vai ter que muda a cultura do lugar então sempre que a música parou eles continuar dançando cantando enlouquecidos acontece o festival fosse só deles tem uma uma coisa importante aí pra gente pensar né porque o lema da nossa igreja aqui é ser uma comunidade saudável para uma cidade melhor ana você está me dizendo que pra gente fazer diferença na cidade a gente vai ter que 10% da população de são paulo 20% sem chance mas eu não estou falando da ibm mil estou falando de todas as igrejas cristãs estou falando de todas elas e agentes têm mais ou menos idéia de quanto é a porcentagem de cristãos evangélicos no estado de são paulo alguém tem uma idéia sabe na cidade de são paulo esse é o censo do ibge de 2010 né os evangélicos são 21 89% e os católicos 58,47 por cento ou seja nós temos uma cidade predominantemente cristã nós vivemos num país predominantemente cristão mas será que a gente está conseguindo mudar alguma coisa na nossa cultura é fácil a gente olhar em volta olhar para nossa cidade olhar o nosso país e ver que na verdade a gente não tá conseguindo mudar quase nada a ana mas a gente não pode desprezar as pequenas ações que a igreja tem feito que os cristãos têm feito em que acontece não estão desprezando isso estou falando de mudança de cultura estou falando de mudança de vida a pergunta que a gente tem que se fazer é porque a gente não tá causando impacto na nossa cultura o que a gente está fazendo está deixando de fazer o que a gente não causa um impacto na nossa cultura com o evangelho e outras em outras palavras né qual é o impacto que os cristãos evangélicos estão causando na cultura da nossa cidade na verdade a gente tem um impacto que não é muito positivo tanto que muita gente não gosta tenente denominar evangelho porque infelizmente a gente tem aí exemplos que não são verdade o verdadeiro evangelho né mas nós às vezes somos conhecidos por isso então qual é o impacto que a gente está causando a gente não pode causar um impacto positivo e para isso a gente vai refletir um pouquinho no texto da carta de tiago porque escolhi o texto da carta de tiago a bíblia tem várias passagens que fala sobre o serviço mas por que eu escolhi esse texto porque o texto dessa carta ele toca em aspectos muito práticos da nossa vida cotidiana ele toca em aspectos sociais e ele toca nesta em aspectos da tarefa da religião ou da igreja no contexto social e essa carta na verdade ela é tão prática tão prática né que durante muito tempo ela foi considerada comum uma carga menor porque ela não tinha tantos aspectos doutrinários e tinha muitos aspectos práticos na verdade martinho lutero tinha problema com a carta de tiago martinho lutero dizia que a carta de tiago era farta de palha que ela não resistiram fogo ela será queimada facilmente também há controvérsias sobre essa carta dizendo que tiago militar a contrapondo alguns pontos que paulo vai dizer nas cartas dele a gente vai ver ao longo da mensagem que não era exatamente isso outra contou controvérsia que há sobre a autoria da carta quem é esse thiago escreveu a carta a bíblia cita quatro homens de nome de thiago no novo testamento mas qual tiago é esse então discussões à parte divergências à parte entre os estudiosos em consenso mais aceita hoje em dia que essa carta foi escrita por tiago irmão jesus pela adaptação porque os outros jogos já tinha morrido não poder pela linguagem tem várias coisas que apontam pra isso é que tcheco que escreveu essa carta é o tiago irmão jesus então no meio de tudo nossa mas porque se escolheu um texto assim então que há tanta discordar 70 divergência agente examinar e a nossa função é a nossa objetivo como cristã realmente ler e tentar entender a mensagem que deus tem para nós na palavra então abra a sua bíblia e em thiago eu vou projetar aqui porque a gente tem vários várias versões né mas após conversar na capital dois versículos a partir de 25 14 então tiago escreve assim de que adianta meus irmãos alguém dizer que tem fé se não tem obras acaso a fé pode salvá lo se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês me disser vai passar aqueça se alimente se até satisfazer se sem porém lhe dar nada lhe dar nada de que adianta isso assim também a fé por si só se não for acompanhada de obras está morta mas alguém dirá você tem fé e eu tenho obras tiago começa a carta dele fazendo algumas perguntas né primeiros versículos eleição são são perguntas algumas delas são retóricas e muitas pessoas consideram essas perguntas contraditórias ao que paulo diz na relação da salvação o que a gente tem que pensar e é que nas cartas de paulo é você vai ver várias cartas de paulo ele afirmando pra gente que a salvação é pela fé ele estava falando da justificação e da salvação não é esse o assunto que tiago tá pra tanto tiago não está tratando disso thiago está falando da autenticidade da nossa fé porque dizer que eu tenho fé fácil mas viver uma vida de fé e de serviço é aí que o bicho pega é como eu digo para os adolescentes e é isso que tiago esse ponto que thiago está apontando pra gente então não há contradição com a carta de paulo ele não tá dizendo que a gente não é salvo por por fé mas é salvo só pelas obras ele está tentando mostrar pra gente que o importante da nossa fé é que ela seja demonstrada que ela seja vivida que as pessoas olhem pra gente vejam a nossa fé e ele já se você quiser andar um capítulo catraias no capítulo e ele ele vai dizer no versículo 21 a 24 ele vai dizer o seguinte portanto livres de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantado em vocês a qual é poderosa para salvar os jogos não estava contradizendo paulo ele começa lá no primeiro capítulo da carta dizendo que a palavra é poderosa para nos salvar mas ele continua no 22 sejam praticantes da palavra e não apenas ouvintes enganando se a si mesmos aquele que ouve a palavra mas não a põe prática semelhante o homem que olha sua face no espelho e depois de olhar para si mesmo sai e logo esquece a sua aparência paulo está dizendo é discutir água está descendo aqui já no capítulo 11 da importância de a gente ter fé no capítulo 2 ele vai começar a falar de como a gente põe essa fé intacta como a gente vive essa fé pensando nesse texto aqui né é quando ele diz aqui se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas do alimento de cada dia e um de vocês me disser vai em paz aqueça e alimente até satisfazer se sem porém lhe dar nada de que adianta isso é uma pergunta muito pertinente é porque ele está dizendo que se você diz que tem fé e você vê alguém que está necessitando de alguma coisa essa essa vai em paz era uma benção am e branca que deveria ser acompanhada de alguma da oferta de alguma coisa ou de um presente ou de uma esmola essa bênção sozinha né não queria dizer muita coisa pro povo hebreu a e thiago ele está escrevendo na verdade dos judeus que se tornaram cristãs que estão dispersos por causa da perseguição tão dispersos em várias em vários lugares entre as nações é o público pra quem estava escrevendo a então do que adianta isso né e ainda parece que a coisa piora porque ele diz assim vai em paz aqueça se e alimente se até satisfazer se tem uma pessoa que tem fé sabia que aquela pessoa tava passando frio ia passar passar frio e que ela estava passando fome mas não fez absolutamente nada né parece que essa pessoa que diz ter fé ela está ignorando o que disse lá em mateus você pode abrir sua bíblia mateus 25 35 a 40 essa é a bíblia de sair gente por isso que a bíblia de estudar muito feita essa daqui mateus 25 de 35 a 40 olha o que ele diz lá pois eu tive fome isso é jesus está falando para eles né pois eu tive fome e vocês me deram de comer tive sede e vocês me deram de beber fui estrangeiro e vocês me acolheram necessitei de roupas e vocês me vestiram steve enfermo e vocês cuidaram de mim estive preso e vocês me visitaram então justus responderam senhor quando tivemos com fome e temos de comer o conselho de ti damos de bebê quando tivemos como estrangeiro e que acolhemos o necessitado de roupas e investimos quando tivemos enfermo ou preso e fomos visitar o rei responderá digo lhes a verdade o que vocês fizeram algum dos meus menores irmãos a mim fizeram então tiago mostra que a pessoa que diz ter fé né e da bênção lá vá em paz alimente se aqueça sim mas não faz nada vai esquecendo do que esse texto disse esquecendo de agita esquecendo de fazer e isso não acontece só com os leitores de tiago daquela época muitas pessoas dentro da igreja não querem sair da sua zona de conforto a servir então sabem das necessidades né sabe do necessitado mas sair da sua zona de conforto pra ser fi é complicado hoje eu cheguei aqui mais cedo nem vi a equipe de louvor aqui ensaiando e acordar muito cedo no domingo pra mim aqui ensaiar vamos combinar não é fácil eu sei que muitas das pessoas que estavam aqui trabalha a semana inteira e o domingo seria o dia para nos acordar mais tarde então sair da sua zona de conforto para servir quem quer que seja onde quer que seja não é fácil mas é isso o que deus quer de nós é isso que ele espera de nós e é isso que paulo tá dando impulsão de orelha na igreja nos judeus nem que estão formando a a igreja espalhados pelo mundo assim como uma palavra abençoadora não tem valor nenhum eu não tem quase nenhum uma uma fé sem obras também não tem sentido né a verdadeira fé que é centrado em jesus cristo ela nos leva a está pronto para ajudar o japão no pronto para ir pra servir está pronto pra mostrar a graça de deus onde aqui onde quer que a gente vá thiago estava dizendo isso é porque provavelmente isso é um problema na época infelizmente isso ainda é um problema hoje né e aí eu me coloco como uma pessoa que está na igreja já há muito tempo trabalhando na igreja há muito tempo há que dar rapidamente aqui falar pra vocês do meu chamado para o ministério a gente freqüentava uma igreja tinha me convertido fazia 22 anos logo fui voluntária no ministério infantil dessa igreja e aí apareceu a deus começou sé é esse o seu lugar né eu fui na verdade foi voluntária no não gosto do termo voluntário a bíblia não fala de voluntário né não existe esse tempo e voluntário para aquela pessoa quem é o voluntário na guerra para ir lá na frente tomar o assunto então voluntárias eles têm uma coisa meio pejorativa mas o meu marido me voluntariou pra servir no ministério infantil durante as férias da professora do meu filho menor e quando ele veio me confesso aqui estão loucos imaginem só tem três crianças pequenas em casa né então vamos fazer domingo mais crianças na classe de cinco anos de cinco anos então você tá doido e eu fui pra servir nas férias e no primeiro domingo que eu fui deus já falou comigo né não ouve a voz de deus não gente mas assim eu gostei eu vi que podia ser útil ali eu vi que aquelas crianças precisavam e quando acabou o período de férias eu não quis sair do ministério eu continuei no ministério como voluntária e precisava ocorrer algumas mudanças no ministério e deus quando eu orava e pediu por mudanças o que vinha na minha mente é assim a mudança é você você pode fazer diferença a três lança atrás aqui o pastor saíam pregou sobre isso né a mudança não se você pode fazer a diferença e dizem deus entendendo que eu sou veterinária eu tenho três filhos pequenos eu não tenho formação em pedagogia não tenho informação e psicologia não sou eu tem muita gente sentada aqui nessa igreja que está muito mais capacitado e nem teologia eu tenho ainda acabei de me converter mas quanto mais eu orava mas deus mostrava né a mudança é você deus é doido né porque como ele vai usar isso eu não sei mas aí eu fiz como o profeta isaías lá se você for ler no capítulo 6 de sair a versão 8 ele fala assim eis me aqui senhor me envia eu tenho uma grande amiga quando foi aí que tá assim ministério tem isso é difícil não tem voluntários da gente vai conversar um pouquinho sobre isso e ela me disse assim não chegou e disse um dia eis me aqui senhor é é isso então você tá no lugar de deus quer você voltando aqui pro nosso texto né a agente vê dentro da igreja a dificuldade que a gente tem pra conseguir voluntários vão dizer e colaboradores é todos os ministérios em frente com isso trabalha com adolescentes e pré-adolescentes há muito tempo e escuto muito isso né a gente chama às vezes a alguém o faz o convite você e aí quando a pessoa já sabe quem é que eu não quero perder o culto eu não quero perder a mensagem num mensagem na internet a mensagem você pode ouvir depois esses adolescentes e pré-adolescentes a nova geração está precisando de você é e as pessoas às vezes eu sei que não é fácil assim que pré adolescentes é quando eu comecei a trabalhar com adolescentes na outra igreja me disse assim eu saí das crianças e fui pra pré adolescentes e adolescentes vai cuidar do pavilhão 9 eu como é pré adolescentes eles pulou pela janela eles plantaram bananeiras somente em cima da mesa é e eu fui pavilhão 9 e eu adoro trabalhar com adolescentes né eles são divertidos eu sei que eles pulam janelle sobe nas coisas eles de alguma coisa eles são super divertido quando eu estou no meio deles e eu tenho 54 anos na sede da pré adolescência muito tempo eu me sinto em casa né onde deus que é aqui que eu esteja o que está acontecendo nas nossas igrejas é que a gente parece tanto de voluntários enquanto essas organizações não governamentais tem muita gente servindo que está acontecendo né thiago ele vai continuar dizendo que alguns parecem ter obras né mas alguém dirá você tem fé ea coragem fé e outros parecem ter obras ea gente faz isso nossas igrejas nem a gente desarma e servir para os vocacionados servir os pastores servir é pra liderança não servir é pra todo mundo mas eu só sei fazer eu não sabia fazer nada quando fui ministério infantil lógico não vou dizer pra vocês a deus me capacitou completamente não eu fui estudar fui atrás fui fazer seminário fiz o mestrado agora estou fazendo doutorado e eu fui atrás eu fui me capacitar mas se deus está te chamando tá te mostrando uma necessidade o lugar onde você pode servir o que você sabe fazer o que menos importa o que mais importa sua disposição em servir né serviu então não é só para os vocacionados né não é só pra os líderes pastores e aí thiago ele chega a ser irônico nerds assim mostra sua fé sem obras e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras porque o dia inteiro o único que mostrar sua fé sem obras do edifício como é a sua vida e quando digo de descer de obras eu tô falando não só de serviço serviço na igreja mas como é a sua vida porque quando o evangelho nos alcança e transforma a nossa vida é impossível a gente ficar indiferente às necessidades do outro é impossível e às vezes até causa uma certa angústia porque a gente vê as necessidades ea gente não tem capacidade para ajudar né ou a gente acha que a gente pode fazer muito pouco para aquela por aquela pessoa mas a transformação de vida que o evangelho trás não nos deixa mais ficar indiferente às necessidades do próximo esteja ali dentro da igreja ou fora da igreja continuando aqui na casa de tiago ele diz assim você crê que existe um só deus muito bem até mesmo os de moto até mesmo os demônios crêem e tremem incensa quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil não foi abraham nossos antepassados justificado por obras quando ofereceu finalizar sobre o altar você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas ea fé foi aperfeiçoada por pelas obras cumpriu se assim a escritura que diz abraão crew em deus e isso lhe foi creditada como justiça e ele foi chamado amigo de deus o diabo tá dizendo pra eles olhar na doutrina básica do judaísmo do cristianismo né a crença de que há um só deus todo mundo tem até os demônios que querem isso sei que existe um só deus tá e daí que isso mudou na sua vida o que está mudando ao redor de você ah e ele continua dizendo que só um tolo tentará provar o contrário né ele vai sempre ficar através da vida de abraão lembre que ele está escrevendo para os judeus que tinha se convertido estão dispersas pelo mundo então abraão era uma pessoa muito conhecida nero o pai o pai abraão nosso pai abraão muito conhecida deles e ele vai usar a vida de abraão né ana mas aí ele tá dizendo que abraão pois notificado por obras né não ele não foi justificado por obras o que ele está querendo dizer ele está pegando gênesis 15 6 quando abraão recebe a promessa de deus que com 90 e trabalha lá ele iria ter um filho ainda é ser pai que muitas nações e abraão crer nisso e aí ele o texto diz que ele foi justificado pela fé dele e depois muito tempo depois ele vai mostrar pela ação que ele realmente tinha fé porque deus pede que ele sacrifica o filho deles aqui e abrahão vai levar exato para o sacrifício em gênesis 22 podem ver essa história vai levar exato não sabe fica o sacrifício acreditando que deus iria fazer alguma coisa porque a esac era o filho da promessa de deus diz que através de izraa queria ser pai de muitas sanções mas que se deus porque está se contradizendo e ele vai e e tempo é uma história as pra mim é uma das histórias mais impressionantes da bíblia né principalmente quem para quem tem filhos né e você vai ele na hora do sacrifício aparece o anjo e diz não é deus queria ver se você realmente era fiel e obediente a ele ele está mostrando que a sad abraão foi justificada pela ação dele né a fé e as obras e ação andam juntas na vida de abraão a ana mas abraão pisou na bola piso agora não fez um bola algumas vezes como qualquer um de nós o evangelho não promete isso pra você é que você quando você for alcançado por ele e não vai mais pisar na bola e pisou na bola se arrependeu e deus vai usar a vida dele né elas a fé e as obras andam juntas é interessante aqui no final que ele diz que abraão crew em deus e isso foi que creditado como justiça ele foi chamado amigo de deus mais à frente na quarta de thiago eu recomendo que vocês leiam é uma carta curtinha e é muito tem muita coisa muito prática para a vida que sam ano no capítulo 4 ele vai dizer que quem é amigo do mundo é inimigo de deus ea gente precisa se despir o orgulho de ser amigo do mundo para ser amigo de deus e ele já menciona aqui no capítulo 2 né foi a ele continua que vejam que uma pessoa é justificada por obras e não apenas pela fé caso semelhante ao de rab prostituta não foi ela justificada pelas obras quando acolheu os espias e os fez a ir por outro caminho assim como o corpo sem espírito está morto também a fé sem obras está morta ele vai continuar nessa linha de que ele está dizendo é que não há justificação pelas obras mas as obras demonstram o provam a sua fé é ele vai citar rabi ab se você já leu a história lhe arranja josé rabe ela era de um povo inimigo do povo de jericó era uma mulher que naquela época né para fazer nada e ela era uma prostituta e rabbi crew na mensagem de deus crew que deus era todo poderoso porque ela tinha visto a ação de deus ela tinha visto ela tinha ouvido falar né gente internet naquela época ela tinha ouvido falar do que deus tinha feito com o povo de israel e ela criou e quase imediatamente ela serve a deus escondendo os espiões de israel destino idolatra jericó para espiar ea polícia do rei estava atrás dele nem os guardas deles e ele esconde esses despesas na casa da correndo risco de vida correndo o risco de ser preso no mínimo presa imediatamente rabi se disponha a servir a ana mais rápido também é tava querendo se salvar porque eles falaram para a gente entrar a gente vai salvar você e sua família mas à noite a garantia de nada foi pela fé e rabbi ágil né ele continua dizendo que a sem fé né a ua a fé sem obras ela está morta assim como o corpo sem espírito está morto que os judeus acreditava que uma vez que a alma ou espírito da pessoa se aquela pessoa estava morta então tiago tenta falar com o público da carta dele né os destinatário da carta numa linguagem que eles realmente têm realmente entendam no início da mensagem eu coloquei a pergunta então qual é a diferença da gente para uma ong a diferença do serviço cristão por uma ong ou qualquer outra instituição que serve a diferença é a motivação a nossa motivação é aqui é é que faz a diferença e aqui nessa primeira afirmação é uma coisa que erradamente muita gente ainda se não crê acaba agindo dessa forma disse que não quer mais dessa forma se eu servir eu serei amado e aceito por deus as pessoas servem muitas vezes pra ser e como dizem os adolescentes ficar bem na fita com deus né então eu teria amado e seria feito por deus essa é a motivação errada progressão das outras pessoas né e que em outras coisas porque estão essa é a motivação errada a nossa motivação talen embaixo porque eu sou amado e aceito por deus eu sinto porque deus um dia amou você e salvou você quando você não merecia há absolutamente nada você se dispõe a servir você disse eis me aqui senhor e ele vai te usar quando você se dispõe a servir a eu não sei isso eu não sei aquilo mas ele vai usar e qual é a nossa motivação afinal para servir como cristãos né porque deus me ama me aceitou e me salvou eu vou servir porque eu tenho um coração grato ao que deus já fez por mim não tem troca com deus então deus eu sirvo e o senhor dá uma ajudinha que do outro lado não existe isso eu vou servir porque eu tenho um coração graças a deus pelo que ele já fez na minha vida e porque se servir é obedecer com alegria eu estava dizendo para vocês aqui do grupo de louvor é que chegou cedinho que pensei ah mas eu não vi ninguém com a cara fechada e não vi ninguém é que bravo e eu sirvo na igreja desde é e sirvo com alegria é eu sei que quando às vezes o trabalho durante a semana que a gente tem que fazer de preparar a isso e para aquilo ás vezes é duro mas na hora que eu estou lá com os adolescentes que eu tô lá pra cá os pré-adolescentes que eu estou falando do evangelho para alguém tem gente que fala assim nossa seu olho brilha é fácil não na fácil mas um dia eu disse eis me aqui senhor e ele tem usado assim como ele pode usar você a pergunta que eu deixo para você hoje para você refletir é ou é a sua motivação para servir você está sem motivação você está com a motivação correta você precisa que deus atuem na sua vida trabalho na sua vida pra mudar como essa motivação quando os cristãos servirem dentro e fora da igreja com a motivação correta será que nós vamos ver uma mudança na nossa cultura vão abaixar nossas cabeças e eu quero olhar senhor norte agradecemos pela sua palavra nós te agradecemos senhor pela oportunidade que o senhor nos dá de servir no seu reino sabemos que o senhor não precisa de nós mas o senhor escolheu precisar de nós no serviço no seu reino quero pedir senhor que o senhor toque o coração de cada um que um dia pela fé aceitou a sua salvação mas que ainda não colocou essa fé em prática senhor o senhor mostre para cada um onde ele pode servir seja na igreja seja no trabalho na faculdade por onde ele tivesse muitas vezes o serviço tem que começar na nossa própria casa então te peço de plano senhor que o senhor realmente toque e mostra pra cada um aqui esse que diz é que o senhor eis me aqui sem hoje usa me como é isso aí ela falou como a gente cantou hoje que o senhor possa usar cada uma dessas pessoas é por isso que eu deixo esses pedidos no nome do seu filho jesus