Tempus Fugit | Jônatas Hübner | IBNU
08/03/2016Tempus Fugit | Jônatas Hübner | IBNU
Fonte: IB Nações Unidas – SP
Legendas automáticas:
hoje de manhã o saiam falou sobre o tema do nosso mês nós tivemos um mês de fevereiro o tema que envolve a duração e todas as nossas celebrações de mensagens elas estavam focadas nesse tema e nesse mês de março que nós já estamos é nós vamos focar um pouco sobre o serviço o serviço cristão o serviço na vida do crente e vocês conhecem essa expressão né tempus fugit quem não conhece vamos inverter quem conhece este pouca gente conhece tempus fugit é uma expressão em latim e em latim que significa uma tradução para o português moderno tempo voa na verdade o tempo foge era uma expressão que é encontrado em vários relógios aí no período é relógios solares no período romano que literalmente diz o tempo voa se não seja percebido mas nós já estamos no terceiro mês do ano de 2006 já foram dois e nós temos você já se perguntou o que eu já fiz em dois meses a aap talvez a gente não fez o que a gente acha que tem que ter um planejamento normalmente planejamento vai durar 12 meses e tal nós estamos apenas no segundo mas em dois meses já dá pra fazer bastante coisa e o tema que eu quero trabalhar hoje com vocês é justamente o controle do nosso tempo do tempo que nós temos aqui do tempo que nós temos disponível para realizar algo que vai se refletir na eternidade e é muito interessante porque eu saia hoje de manhã ele focou é a mensagem em atos capítulo é é sei se eu não me engano mas ele focou na questão da igreja como houve uma transição muito rápida vocês lembram que é athos vai contar a história da no início da igreja quando pedro faz do seu discurso lá na escadaria do tempo e aí de repente três mil almas se convertem depois mas com 4 mil e não me lembro exatamente dos números mas são sempre milhares e milhares de almas que vão se convertendo em mãos e batizando e parece que a igreja está caminhando há uma vitória estrondoza mas aí atos traz o relato de estevam estêvão é apedrejado estevam morre e dali se desencadeia uma perseguição muito ferrenha à igreja que faz com que muitos dos apóstolos tem que fugir de jerusalém ficam alguns na igreja de jerusalém mas muitos deles vão para outras localidades 11 que ficou em jerusalém por um longo tempo depois começou inclusive a visitar e viajar por outros lugares foi pedro e é sobre ele que a gente vai falar um pouquinho hoje então você vê que após a morte de estevam é perseguição e aumentou muito e por conta dessa perseguição muitas comunidades acabaram sendo criadas em outras cidades muitas comunidades na região da ásia para o lado leste né pra quem vai lá pra região da síria para a índia existem relatos eu falei isso aqui na semana passada do tempo e do local da morte do mártir dos da partilha dos apóstolos e você vê que teve apóstolo que a tradição o que se conhece é que ele foi martirizado lá na índia tem após o que foi utilizado no norte da áfrica tem vários apóstolos que foram utilizados ali na região do oriente médio alguns na síria alguns na ásia menor alguns na grécia e roma a gente conhece então a igreja se espalhou e com isso também houve crescimento dessa igreja e por conta disso os apóstolos muitos deles começaram a viajar entre as igrejas você conhece sempre a história de paulo mas pedro também viajou é tiago viajou é filipe ele falou hoje pela manhã a história de por conta da perseguição felipe teve de se deslocar de jerusalém foi até essa maria e lá ele começa a pregar e deus utiliza a vida ea fé de felipe para transformar a vida de tantas pessoas e aí o que acontece mas só que tem uma questão muito interessante porque felipe o felipe que é mencionado lá não é o apóstolo é um outro e aí o que acontece é que nós vemos a primeira carta de pedro pedro escreve a sua carta para a igreja que está é na região da ásia menor o próximo slide vocês vão ver para onde havia se interessado essa carta e essa é uma carta que por conta da sua utilização da sua circulação muito ampla foi pouco contestada todo mundo você vai ver e aplicar porque é um dos pais da igreja irineu clemente que é da cidade de alexandria que fica no norte da áfrica tertuliano o historiador da igreja cristã eusébio todos eles dizem a carta realmente é de pedro então autoridade dessa carta muito contestada apesar de que por conta do aumento da crítica a gente chama de alta crítica textual do final do século 19 e principalmente na europa na alemanha começaram a levantar questionamentos a respeito da carta e um dos motivos é o que está aí é um grego muito rebuscado é um grego muito literário aí se levanta a pergunta como pedro um homem que era pescador segundo os relatos bíblicos escreve uma carta no grego tão bom afinal de contas se espera que ele pelo menos conhecer esse grego mas não que fosse uma pessoa letrada em grego para escrever uma carta nesse nível essa carta ela tem um grego nível de alguns filósofos gregos aí se levanta uma possibilidade de resposta para essa pergunta que é ele fala no verso no capítulo 5 verso 3 da sua carta que silvano que também é chamado de silas foi quem ajudou a redigir a carta então é muito provável que silvano e ouvindo que pedro estava falando e e transmitindo isso para o grego um grego mais erudito e também quem ajudou foi o evangelista marcos marcos escreve o seu evangelho viajando com pedro e ouvindo as histórias que pedro falava a respeito de jesus isso é o que é o que a teologia entende hoje pela construção do evangelho de marcos é assim que ele constrói o seu evangelho a sua história e a data eo local dessa carta eles pensam que pedro estava visitando a comunidade em roma por volta do ano 62 é quando pedro chega a roma ele chega e quase cruza com paulo porque é provavelmente o período que paulo está saindo do carro se cessar com 11 uma coisa que é discutido até hoje mas assim que se imagina que paulo não morreu depois de atos 28 até os 28 encerra com paulo numa casa pregando o evangelho para várias pessoas na ele disse que várias pessoas ouviram a respeito do evangelho porque paulo estava lá mas a tradição entende que paulo sai da prisão continua sua viagem é preso uma segunda vez e aí ele é utilizá-la para o ano 69 68 depois que nero deflagre uma em uma perseguição terrível se lembram que nero botou fogo em roma todo mundo lembra disso inclusive tem um programa de computador que ele queimasse de janeiro é em homenagem ao imperador e ele põe fogo em roma preocupa-nos cristãos foram eles que queimaram com e aí começa de novo essa perseguição à igreja muito forte e há um paralelismo muito forte também com a carta aos efésios se você estuda carta aos efésios depois você lê essa primeira carta de pedro ela é muito interessante porque ela trabalha alguns temas que estão presentes nas duas cartas e eu acho tão interessante eu estava lendo essa carta é e eu li o início dela o convido você abrir se você trouxe porque não tá aqui e o primeiro capítulo a saudação e as primeiras palavras que o apóstolo pedro escreve para essa igreja e eu só vou antes de mostrar pra quem ele endereçou essa igreja se você conseguir ler os destinatários estão no primeiro verso ele vai falar do ponto galáxia capadócia ásia bibi tinha ponto tá no norte desta península que é chamada peninsular da anatólia abaixo do ponto tem aqui em baixo o capadócia um pouco mais para a sua direita para a sua esquerda é galaxy eua a está em cima e onde tem vários pontinhos vermelhos que estão bem não tinha igrejas cristãs onde tinham comunidades cristãs essas cidades do primeiro século que já possuíam alguma comunidade cristã ea concentração maior ali está na região da áfrica e da ásia que são as igrejas fundada pelo apóstolo paulo ali na num daqueles pontos está éfeso éfeso se tornou um dos pólos missionários da região várias igrejas foram fundadas por pessoas que passaram por heathrow tiveram a sua vida transformada pelo evangelho e voltaram para as suas regiões e acabaram criando outras comunidades é e aí pedro dirige a sua carta para essas comunidades que estão nessas regiões e é muito interessante porque eu vou ler aqui fazer uma leitura rápida até o verso 12 diz o seguinte pedro apóstolo de jesus cristo aos eleitos de deus peregrinos dispersos no ponto na galáxia na capadócia na província da assenag tinha escolhido de acordo com o pré conhecimento de deus pai pela obra santificadora do espírito para a obediência a jesus cristo e aspersão do seu sangue graça e paz lhes sejam multiplicadas bendito seja deus o deus e pai de nosso senhor jesus cristo conforme a sua grande misericórdia e nos regenerou para uma esperança viva por meio da ressurreição de jesus cristo entre os mortos para uma herança que jamais poderá aparecer macular se ou perder o seu valor herança guardada nos céus para vocês que mediante a fé são protegidos pelo poder de deus até chegar à salvação prestes a ser revelada no último tempo nisso vocês resultam ainda que agora por um pouco de tempo devam ser entristecidos por todo tipo de provação assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm muito mais valiosa do que ouro que parece mesmo que refinado pelo fogo é genuína e resultará em louvor glória e honra quando o senhor quando jesus cristo for revelado mesmo não tendo visto vocês o amam e apesar de não verem agora crêem nele exultam com alegria indivisível e gloriosa pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé a salvação das suas almas isso aqui ele escreveu pra gente quem aqui viu jesus cristo ninguém e é nossa realidade olha que interessante ele fala mesmo não tendo visto vocês o amam isso aqui é muito bonito foi a respeito no verso desta ele continua foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada vocês investigaram e examinaram procurando saber o tempo e as circunstâncias para as quais apontavam o espírito de cristo que neles estava quando lhes pedisse o sofrimento de cristo e as glórias que se seguiriam aquele sofrimento a eles foi revelado que estavam ministrando não para si próprios mas para vocês quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhe pregar o evangelho pelo espírito santo em vida dos céus coisas que até os anjos anseiam observar então a gente vê logo no início da carta que essa é uma carta atemporal essa é uma carta que para que pedro está escrevendo para aquela comunidade que está ali mas ela vai se repercutir na história porque nenhum daqueles que ele estava escrevendo ou ele imaginava que nenhum daqueles conviveu com o senhor jesus é possível que alguém tenha passado em jerusalém no período que jesus estava fazendo seu ministério ou na galiléia mas é muito complicado a gente imaginar que alguém nessa região tenha tido convivência com jesus e é o nosso caso nós também passamos por isso e recebemos dessa graça a esperança como ele fala que é a salvação das nossas almas e no capítulo 4 que é o capítulo que eu quero trabalhar hoje nós vamos ver um pouco do que o pedro tá falando pra eu posso estar falando para a igreja a respeito de como a igreja precisava investir o seu tempo havia uma uma ideia que é reinante em algumas das cartas vocês percebem isso é até palpável apóstolo paulo quando escreve a sua carta aos tessalonicenses que é uma das suas primeiras cartas havia uma ideia que estava muito presente na cabeça da comunidade que estava surgindo e dos apóstolos também que a volta de jesus era iminente então eles falavam olha gente jesus vai voltar daqui a pouco vocês precisam estar preparados só de pois no final da vida tanto apóstolo paulo apóstolo joão vai falar sobre isso e eles começam a perceber que mesmo que a volta não fosse tão iminente assim era necessário que se mantivesse um comportamento aceitável diante daquilo que jesus tinha vindo fazer então há uma série de instruções para como as pessoas como a igreja deveria se comportar e é sobre isso que a gente vai falar agora no começo do capítulo 4 tem esse texto que nós vemos portanto uma vez que cristo sofreu corporalmente armem se também do mesmo pensamento pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado armem se lembra que eu falei que tem um paralelismo com efésios aqui tem aquela visão da armadura que o apóstolo paulo escreve no capítulo 545 de fezes pra você se munir se preparar aqui é uma uma visão até militarista porque a partir do momento que você tendo o mesmo pensamento de cristo que abrir mão de toda a sua divindade vive entre nós sofre que sofreu sem pecar você precisa ter o mesmo pensamento a partir do momento que você agora passou a viver de acordo com cristo a partir do momento que jesus fez a diferença na sua vida você precisa agora estar no mesmo pensamento de rompimento com os valores do mundo e ele vai continuar explicando para que no tempo que lhe resta olha mais uma vez a visão iminente da volta e nós hoje podemos dizer nós temos planos talvez como eu fiz a brincadeira quem já fez alguma coisa nesses dois meses você pode até pensar em nós mas ainda tem 10 ainda consigo realizar muita coisa aí eu me lembro daquele texto de jesus falando quem que pode adicionar um dia na sua linha do tempo quem de nós pode dizer que dia vai morrer então isso vale pra hoje ele continua dizendo o tempo que lhes resta não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos assim para fazer a vontade de deus e ele vai exemplificá vocês nós temos uma uma comunidade estava pensando nisso essa semana nós temos uma uma sociedade a sociedade brasileira ela ainda é um pouco conservadora a gente tem 111 uma tentativa um desenvolvimento das mídias principalmente das mídias sociais da jornal televisão e tudo tentando romper com esse tipo de de conservadorismo apresentando nas novelas há porque nós precisamos nos libertar da das paixões ou da religiosidade que trava o nosso povo por isso a gente coloca casal gay a gente coloca a mãe é é que trai o marido e faz um monte de coisa isso é o que a televisão faz mas eu acho ainda que a nossa sociedade é muito conservadora por alguns alguns aspectos e o que na minha concepção causa isso nós temos uma formação cristã católica a formação da sociedade brasileira vem do catolicismo que é ainda que com suas questões é de funcionamento de ordenanças é uma religião que é baseada no texto bíblico possui ainda o zé dos papais e outras coisas que complementam a sua doutrina mas assim por conta disso eu já tive algumas discussões com algumas pessoas falam você acha que se nós tivéssemos um plebiscito para a autorização do casamento entre pessoas do mesmo sexo você acha que o o o casamento seria liberado a maioria deles disse que não eu nunca fiz esse teste mas assim a relação que você percebe é sempre aquele negócio né não é tão bonito tudo legal eo que é ilegal o amor o amor tem que vencer todas as coisas mas quando é na minha família não pode é bonito na família do outro mas na minha não do negócio de gay vai pra lá e nós temos essa esse tipo de reação e tem gente que não tem nada a ver com ele se ele tem esse tipo de reação e aí no caso de pedro está vivendo numa sociedade que ela era hedonista então quando a gente ler esse texto e que ele vai falar que as pessoas olha só você já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos que coisas são essas naquele tempo vocês viviam em libertinagem na sensualidade nas bebedeiras e orgias e farras e na idolatria repugnante graças a deus isso não acontece mais na verdade basta ver o carnaval e aqui ele está apontando porque a sociedade estava imersa nesse mundo nós não temos assim uma o nós ainda temos 11 uma uma censura como é que eu diria a censura social não sei se essas palavras estão inventando é mas nós temos ainda um conservadorismo por exemplo se há uma pessoa andando sem roupa sem a parte de cima uma mulher principalmente a parte de cima andando na rua vai dizer que atentado ao pudor nós temos leis que protegem a algumas de alguns comportamentos não era o caso da época aliás o que se tinha quase a maioria das a maioria das festas das divindades eram muitas eram festas de orgias isso era comum então quando ele fala isso ele já está começando acendeu o alerta olha vocês estão nessa sociedade e nós estamos numa sociedade onde a a sensualidade à libertinagem a a bebedeira ela é velada mas ela ocorre e você precisa abrir o olho para isso você precisa entender que você não pode mais viver por esses valores e aí ele aponta o sinal dos tempos eles acham falando dos pagãos os pagãos acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de moralidade e por isso os insultam você já foi criticada por não querer participar de alguma coisa no seu trabalho já foi criticado quando o pessoal chegou pra você falar vamos lá vai ter um rap aurá e poxa não vou cara porque a não não mas então eu tenho esposa talvez porque mulher deixa lá já aconteceu isso com algum de vocês isso é comum é isso que a sociedade vive ela vive para a satisfação dos desejos próprios para a satisfação das suas próprias necessidades e quando você a linha e você se a arma com o mesmo pensamento de cristo você rompe com esse tipo de padrão você vai sofrer porque a sociedade não aceita os insultos vão vir e ele está falando isso aqui ó olha o que ele diz contudo eles terão que prestar conta aquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos por isso mesmo o evangelho foi pregado também há mortos para que eles mesmo julgados no corpo segundo os homens vivam pelo espírito segundo deus eu esqueci que ia fazer uma coisa no início eu vou fazer agora vocês que trouxeram bíblia por favor abram a bíblia de vocês em deuteronômio vocês lembram do pt o último livro do pentateuco no capítulo 29 no verso 29 deuteronômio 2929 eu queria fazer um pacto com vocês hoje o pacto é o seguinte as coisas em cobertas pertencem ao senhor o nosso deus mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre para que sigamos todas as palavras dessa lei algumas coisas que a gente não tem uma resposta muito clara esse texto é um texto muito complicado porque muita gente analisa esse texto e quer dizer olha lá ó é o evangelho foi pregada mortos o apóstolo pedro está pegando um ponto do capítulo anterior no capítulo anterior ele levanta uma questão dizendo que quando jesus morreu o justo pelos injustos ele foi às profundezas e pregou aos espíritos em prisão na época de noé você sabe o que significa eu também não sei há uma discussão enorme com relação a isso a interpretação desse versículo a mais aceita é de que ele não está falando desses mesmos mortos mas ele está falando daqueles que foi receberam o evangelho enquanto em vida mas já morreram vocês vão lembrar como eu falei pedro paulo estão caminhando quase de mãos dadas aqui porque é um final da vida de paulo e pedro ele já tinham aquelas questões iniciais que eles precisarão resolver e aquele estão caminhando com uma tecnologia muito parecida e paulo escreve aos tessalonicenses justamente sobre esse assunto porque os três alunos em se perguntarão mais paulo que vai acontecer com o meu pai que já morreu ele era crente ele aceitou jesus ele entendeu o evangelho mas ele morreu e agora se jesus voltar ele vai ficar aqui aí o apóstolo paulo faz aquela carta respondendo não aqueles que dormem serão glory que serão ressurretos e ter um corpo glorificado e aqueles que estiverem vivos terão seu corpo transformado no corpo de glória e todos se encontrarão com o senhor dos céus aqui a mesma ideia o que para pedro tá dizendo o seguinte aqueles que morreram mas receberam do evangelho eles serão julgados no corpo segundo os homens porque o corpo está contaminado pelo pecado mas eles vão viver pelo espírito segundo deus então não é que o apóstolo pedro está abrindo um precedente dizendo então eu posso chorar para que o espírito do meu pai que não aceitou jesus que não compreendeu o evangelho que morreu lá na naná imundícia da sua vida venha a ser restaurado a bíblia não dá margem para isso não é isso que está sendo tratado aqui e aí pedro continua o fim de todas as coisas está próximo portanto sejam criteriosos estejam alertas dediquem-se a oração a partir daqui pedro vai começar a falar a respeito de qual é a vida do cristão como deve ser a vida do cristão o primeiro ponto que levanta é dedica se à oração oração ela tem o poder de transformar a sua mente muito bonito lá que a carta de paulo aos filipenses quando ele diz é não andem ansiosos por coisa alguma mas em tudo com orações e súplicas depositem a sua ansiedade nos pés do senhor e o que isso faz a paz que cede todo entendimento guarda o seu coração em cristo jesus transforma sua vida em oração é indispensável para a vida do cristão isso cristão ele quer ter uma vida de serviço a deus aqui à porta de entrada a eu não sei exatamente onde eu posso contribuir comece pela oração oração não precisa fazer curso ph d pra você simplesmente hora reserve um tempo com deus e ordem comece por aí e aí ele continua agora falando sobre o serviço na comunidade sobretudo amem-se sinceramente uns aos outros porque o amor perdoa muito isso nos pecados se na sociedade não estou falando na comunidade cristã na sociedade nós conseguimos aplicar só isso nós teríamos um ganho aí eu acho que mais do que 100% se é possível se nós conseguíssemos aplicar o amor ao ponto nós perdoamos as ofensas uns dos outros aquilo que está lá no na oração que é chamada de oração do pai nosso ou seja eu perdôo as ofensas porque o meu pai me perdoou não é isso que o coração diz pai perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos os nossos devedores se nós conseguirmos aplicar isso nós já teríamos a transformação da sociedade mas aí ele continua dizendo vocês precisam ser mutuamente hospitaleiros em reclamação naquela época isso faz muito sentido as pessoas viajavam longas distâncias chegava numa comunidade se eles fossem cristãos eles iam procurar a comunidade cristã daquela cidade e precisava de um lugar para ficar então ele aponta olha ofereça sua casa aqui o que ele está querendo dizer se que repassa o que você tem e pato você tem com outros seja generoso você quer ter uma vida de serviço cristão você não pode viver para si mesmo e o que você tem não é só para si mesmo e para o reino e ele continua dizendo que cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros administrando fielmente a graça de deus em suas múltiplas formas aí ele vai falar um pouco de uma é uma pequena lista de dons que ele levanta dizendo se alguém fala aqui eu entendo que é a parte da obrigação ou até da instrução faça-o como quem transmitir a palavra de deus se alguém serve faça-o com a força que deus provê de forma que em todas as coisas deus seja glorificado mediante jesus cristo a quem sejam a glória eo poder para todo sempre amém e aí a gente começa a pensar realmente a gente começar a aplicar essas coisas não só eu vou fazer diferença na minha comunidade mas eu vou fazer diferença na sociedade também as pessoas elas vão perceber que tem algo diferente em mim uma frase muito famosa que eu atribuo a são francisco de assis não sei se tem alguém que falou antes deles mas é mais antigo que eu conheço ele e lhe diz pregue o evangelho o tempo todo se for necessário use palavras o seu comportamento é maior o maior testamento do evangelho que uma pessoa pode ler o seu comportamento ele é maior exposição do evangelho que uma pessoa pode ter e aí você pensa bom se eu fizer isso aqui então significa que estou servindo a deus e servir a deus é uma coisa boa significa que a minha vida vai melhorar porque as pessoas vão perceber que estou sendo a pessoa mais boazinha e aí eu vou ter menos problemas as pessoas da minha comunidade da fé vão perceber que eu quero viver mais parecido com que jesus ensinou e aí a gente vai ter um relacionamento melhor e aos problemas se acabaram aí o apóstolo pedro continua amados não se surpreendam com o fogo que surgem entre vocês para os provar como se algo estranho se estivesse acontecendo mas alegre se à medida que participam do sofrimento de cristo para que também quando a sua agora foi revelada vocês resultem com grande alegria se vocês são insultados por causa do nome de cristo felizes são vocês pois o espírito da glória o espírito de deus repousa sobre vocês eu gosto de compartilhar algumas histórias que eu vivi nessa vida e teve uma química transformou eu antes de estudar teologia estudar engenharia não cheguei a me formar fiz três anos em engenharia eu não sei se já compartilha com os irmãos mas uma vez eu estava lá no curso estava no quinto semestre de engenharia não me lembro em que matéria era que eu estava fazendo eu fui com uma camiseta que tinha alguma algum versículo que tinha o nome de jesus no versículo e aí eu sentei lá na aula teve intervalo uma pessoa um amigo que já conversava comigo há muito tempo não trouxe mais que camiseta tinha que falar não tome tal você é crente aí falei sou ele falou você é crente roupa alguma coisa está errada se a sua vida tem sido só um mar de rosas alguma coisa está errada você precisa rever os seus conceitos como dizem uma propaganda que queria mudar muitos conceitos a vida do cristão não é que ele precisa arrumar briga com todo mundo não é isso mas ela precisa se incomodar se incomodar a sociedade se você está vivendo uma vida que a sociedade não se incomoda rever os seus conceitos veja você tem feito veja quais são as coisas que você tem participado veja quais são os grupos que você tenha dado o que você tem falado voltar um pouquinho aqui só pra a gente releva o versículo 11 se alguém fala faça-o como quem transmitir a palavra de deus se alguém serve faça o com a força que deus provê de forma que em todas as coisas de deus seja glorificado se a sua vida não tem gerado um desconforto naqueles que não têm um relacionamento com deus é necessário você rever o que você tem feito a minha sugestão é comece lendo a bíblia o evangelho de joão é uma boa pedida para começar se você não tem uma prática de leitura que joão ele apresenta os milagres a os acontecimentos na vida de jesus que mostravam o motivo por que ele teve aqui mostrava porque que ele era e é o filho de deus depois você começa a ler romanos que você já fica meio doidão e vai pra frente é se vocês são insultados já falei sim algum de vocês sofre que não seja como assassino como ladrão como criminoso ou como quem se intromete em negócios ali é isso contudo se sofre como cristão não se envergonhe mais glorifica a deus por meio desse nome pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de deus e se começa primeiro conosco qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de deus começa a fumar dentro de casa talvez seja por isso que no serviço cristão agente enfatize tanto essa questão de você ter uma conduta que condiz com os ensinamentos da bíblia porque a gente precisa começar aqui a gente precisa começar a aceitar a nossa casa porque se nós tivermos problemas e coisas que estamos enfrentando o problema vão surgir mais problemas que não estão sendo tratados aqui dentro nós não conseguimos testemunha lá fora mas não conseguimos mostrar para o povo que a nossa comunidade é diferente e nós não somos diferentes como diz sayão professor porque queremos ser esquisito nós não queremos ser esquisitos nós queremos ser diferente porque a mensagem que nós temos é diferente mas nós podemos nos relacionar nós podemos trabalhar nós podemos fazer negócios agora que a gente não pode fazer isso aqui né matar seu ladrão criminoso isso era algo que na época era entanto quanto mais fácil você não tinha uma polícia tão espalhada assim o cara cometer esse crime numa cidade e fugir para outra vocês lembram caso de onésimo onézimo vai se encontrar com o paulo em roma tem a conversão é paulo manda ele de volta para o seu senhor que é filêmon a carta de filêmon isso é paulo escrevendo a carta para o senhor e onésimo pedindo que ele receba de volta só que eu recebo agora como um irmão em cristo e não mais como um escravo fugitivo que era um crime passível de morte inclusive na época então assim o que o que ele está querendo dizer o que isso transmite para nós é nós precisamos em todos os nossos comportamentos que o padrão mais alto de honestidade de de caráter possível porque a sociedade é voraz as empresas é um querendo comer o fígado do outro vocês que estão no mercado vocês sabem disso mas o cristão o padrão de vida cristão ele é um padrão que ele não precisa sofrer ou ser é é receber sofrimento porque ele cometeu um deslize porque ele foi desonesto ele precisa sofrer porque ele foi honesto porque ele manteve a sua palavra porque ele não se alinhou aliou com pessoas que querem deturpar o sistema cristão precisa ter a consciência de que a sua vida agora é o reflexo de cristo na terra e é para isso que ele tem que viver e aí o fechamento desse capítulo que o apóstolo pedro escreve ele diz assim e aqui é um complemento do velho anterior ele disse só se começa primeiro conosco qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de deus e se ao justo é difícil ser salvo que será do ímpio e pecador por isso mesmo aqueles que sofrem de acordo com a vontade de deus devem confiar sua vida ao seu fiel criador e praticar o bem no mês de serviço a mensagem que a ibm o que é passar para vocês é que mesmo que vocês sofreram por conta do evangelho mesmo que vocês sofreram por terem de fincar o pé aqui eu não faço isso não condiz com uma vida baseada nos ensinamentos da palavra mesmo que vocês ouviram por isso vocês têm que ter essa esperança devem confiar a sua vida ao fiel criador e praticar o bem a vida de cada um de vocês já está nas mãos de deus vocês que foram salvos vocês que receberam o dom da graça que transformou a vida de vocês têm a vida selada nas mãos de deus tem uma uma analogia que que um pastor americano chamado francis chan fez há um tempo atrás não sei se foi no ano passado que achei muito interessante e ele fala o seguinte ele pegou uma corda muito longa como se fosse daqui até lá o final desse tablado ea corda era branca e ele pintou um pedaço assim de vermelho e aí ele fala imagina que essa corda não tem fim imagina que essa corda segue o resto da vida a 10 voltas no mundo e continua dando isso aqui esse vermelho que está na ponta é o período que nós passamos aqui na terra a corda é a eternidade tanto que muitas vezes as pessoas elas se preocupam com esse pedaço aqui elas estão trabalhando a vida inteira porque aqui no finalzinho desse pedaço eu vou conseguir usufruir do meu trabalho e às vezes elas fazem algumas qualquer coisa para que esse finalzinho aqui seja proveitoso e prazeroso só que ela se esquece que ainda tem muita corda pra frente na vida de serviço tudo o que você faz segundo os padrões cristãos tudo o que você faz para abençoar e para difundir e crescer o reino de deus tem reflexo na eternidade agora o que você faz contra isso também tem então eu acho que é importante você pensar direitinho como você quer passar o pedaço maior da corda e não apenas um pedaço pequeno vamos orar baixou a cabeça e nós te agradecemos por que a tua palavra chegou até nós nós agradecemos por que através do sacrifício do teu filho nós temos acesso a tio e nós agradecemos por que nós vivemos num país que apesar de todo toda a comoção social por questões políticas por questões de ideologia nós temos liberdade para nos reunirmos para cantar glorificar adorar o teu nome nós temos liberdade para ter acesso a essa palavra para estudarmos essa palavra para transformar os ensinamentos que estão nessa palavra emissões para a nossa própria vida e é isso que nós queremos fazer sem o quando nós entendemos que nós temos a oportunidade de dedicar a nossa vida no teu serviço nós queremos nos entregar de corpo e alma nas suas mãos que o teu santo espírito possa agir na nossa mente transformando idéias que são colocadas por esse mundo nas idéias que vêm da tua palavra que nós possamos de para as nossas vidas o pai para expandir o teu reino para divulgar o evangelho para transformar a vida de pessoas tanto lá do outro lado do mundo como na porta do meu vizinho o pai que a nossa vida ela seja um reflexo reflexo claro dos ensinamentos de cristo jesus para que vidas possam olhar e também ter sede dessa transformação nós queremos ter a nossa vida dedicada ti o teu serviço e assim nós oramos em nome do teu filho jesus cristo amém