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A fé vem pelo ouvir

# 03 A manifestação da ira de Deus (Lamentações 1:12-22) | Rev. Herley Rocha

# 03 A manifestação da ira de Deus (Lamentações 1:12-22) | Rev. Herley Rocha

# 03 A manifestação da ira de Deus (Lamentações 1:12-22) | Rev. Herley Rocha

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Legendas automáticas:

[Música]
meus irmãos graça e paz
Eu quero convidar você abrir sua Bíblia
em Lamentações
nós vamos seguir a exposição de
Lamentações
E hoje nós caminharemos para finalizar o
primeiro poema os versículos 12 a
Versículo 22
no último sermão e Lamentações nós
pregamos Capítulo 1 Versículo 1 a 11 e
agora então nós estaremos pregando a
segunda parte do primeiro poema
Versículos 12 a Versículo 22 nessa noite
o tema da mensagem é a manifestação da
Ira divina como mostramos nos outros
dois sermões sobre Lamentações o motivo
do sofrimento do povo é a ira do Senhor
se manifestando por conta dos pecados da
Nação então é o tipo de sofrimento como
nós já relatamos aos irmãos Auto
infringido é o sofrimento que o povo o
próprio povo provocou ao se colocar
contra o Senhor então peço que você
deixe sobre ele aberto nós estaremos no
decorrer do sermão além do texto
explicando e ao final Voltaremos com
algumas implicações meus queridos
que ser profeta é uma obra excelente se
você conseguir o único problema é que
mais cedo ou mais tarde um profeta tem
que falar sobre sobre Deus porque que é
importante falar sobre isso nós temos
vivido num contexto em que nós temos
ouvido muitas vozes muito se levantam
dizendo ser profetas dizendo ser voz de
Deus e o são até hora de falar sobre
Deus é aí que reside o problema porque
geralmente a forma que Deus tem sido
apresentada hoje por muito desses que se
advogam profetas é o Deus totalmente
desconfiguradas escrituras um Deus de
forma
sentimentalizada isso acontece porque
incentivados pelo liberalismo teológico
esses profetas ou supostos profetas
buscam revisar algumas doutrinas
bíblicas que na Perspectiva desses
homens são difíceis de aceitar
principalmente no contexto pós-moderno
em que nós vivemos por exemplo falar de
um Deus que derrama a sua Ira sobre o
pecado e que envia pecadores que não se
arrependeram para o inferno é difícil de
aceitar por isso é melhor nem nesse
assunto para os irmãos tem uma noção do
que quero vos falar alguns anos atrás o
Pastor Americano chamado robbel escreveu
um livro intitulado O amor vence um
livro sobre o céu e sobre o inferno e
qual que era a ideia principal por trás
desse livro qual que era a Grande
proposição desse livro é que a doutrina
da punição eterna de pecadores que não
se arrependem está impedindo pessoas de
se chegarem a Jesus Cristo ou seja a
história de um Deus
irado não é uma boa história para se
contar ou para se pregar em um púlpito
de uma igreja porém o que que nós vemos
em hobbel e tantos outros teólogos
liberais é que a incredulidade começa
com a dúvida a respeito da veracidade da
Bíblia meu irmão minha irmã qualquer
homem que questiona a inspiração das
escrituras passa a determinar o que ela
deve te dar em vez de permitir que a
escritura determine o que ele deve
querer então para que vocês possam ter
uma noção de como é grave você pensar em
certa forma revisar a respeito da ira do
senhor a Bíblia fala mais de 300 vezes
sobre a ira divina se manifestando Então
logo rejeitar essa doutrina é rejeitar
as escrituras pelo menos 300 vezes o
Cristão o Cristão que é a manchas
escrituras ele sabe que a ira de Deus é
uma realidade e que ela é tanto Santa
quanto o amor de Deus e que Entre o Amor
e entre a ilha Divina meus queridos
biblicamente falando não há qualquer
tipo de
incompatibilidade obviamente que para
nós cristãos A Ira e o amor divino se
manifestaram de forma perfeita em favor
do Povo de Deus na cruz de Cristo
entretanto atualmente Deus manifesta a
sua Ira por meio daquilo que nós
chamamos de momentos temporais e esses
julgamentos temporais eles servem para
nos dar um vislumbre do que virá caso o
pecador não se arrependa de forma de
forma justa natural existência Deus
manifesta a sua Ira principalmente no
que diz respeito aqui Lamentações uma
perspectiva de que Deus manifesta a sua
Ira sobre o seu povo com uma decisão
queridos como uma decisão amorosa de
demovê-los de seus pecados e é isso que
o profeta poeta Jeremias descreve e
Lamentações Deus manifestou de forma
justa a sua Ira sobre o seu povo o autor
de Lamentações meus irmãos não mostra
Deus como um personagem passivo diante
do pecado cometido do seu povo mas
Lamentações vai nos mostrar um Deus
ativo em disciplinar os pecados do seu
povo e nessa parte do poema dos
Versículos 12 Versículo 22 nós vamos ver
que Aqui é descrito como que Deus
disciplina retributivamente os pecados
do seu povo as ações de Deus é o que
Lamentações e é o que Jeremias nos
mostra são as causas
imediatas do sofrimento do Povo de Deus
então no furor da sua Ira Deus utiliza e
aqui a descrição que Jeremias nos passa
é como se fosse essa ideia um arsenal de
armas contra Jerusalém visando a sua
correção E acima de tudo visando a sua
salvação e eu quero então que você
Observe o texto Versículo 12 a 15 nós
vamos ver aqui o primeiro ponto dessa
manifestação da Ilha Divino primeiro
ponto é que a vara corretiva do Senhor
meus irmãos quando ela é exercida sobre
o povo do Senhor ela machuca Versículo
12 Versículo 15 a Versículo 15 é quando
o senhor diz por meio do profeta novos
comove isso a todos vós que passais pelo
caminho conside em vez de se há dor
igual a minha que sobre mim veio com que
o senhor me afligiu no dia do furou da
sua Ira lá do alto enviou fogo a meus
ossos o qual sasserou deles Estendeu uma
rede aos meus pés arrojou-me para trás
fez-me assolada e enferma todo dia o
jogo das minhas transgressões estátado
pela sua mão elas estão estão
entristecidas subiram sobre o meu
pescoço e ele bateu a minha força
entregou Meu Senhor nas mãos daqueles
contra os quais não posso resistir o
senhor dispensou todos os valentes que
estavam comigo apregou contra mim uma
juntamento para esmagar os meus jovens o
senhor pisou como no largar a Virgem
filha de Judá
só para lembrar para você que o que esse
Deus que na primeira parte do poema
principalmente no versículo 1 é
retratado como como morto porque
Jerusalém é descrita como uma viúva
agora no mesmo poema na segunda parte é
apresentado como um sujeito que está
ativamente envolvido no sofrimento do
seu povo no poema Jerusalém é novamente
personificada afirmando que o senhor me
afligiu Ou seja a cidade reconhece que o
seu sofrimento não é obra do acaso mas é
o resultado da manifestação da Ira
Divina Jerusalém aqui meus irmãos se
depara com o Furor do dia do Senhor
reconhecendo que o dia da Retribuição
Divina estava literalmente queimando
sobre ela e esse furou da Ira Divina é
descrita que de forma poética nas
imagens usadas os versículos 13 a 15 e
essas imagens aponta para a destruição
tanto física
quanto moral de Jerusalém e atende por
Versículo 13 que a cidade entendia muito
bem a origem da calamidade a cidade
afirma essa essa destruição veio do Alto
do alto Deus enviou fogo e literalmente
aqui Deus enviou fogo para dentro dos
meus ossos meus irmãos aqui é como se se
de repente os nossos ossos por dentro de
nós se queimar-se e nós e nós ruíssemos
como um edifício implosão então poeta
que vem a crise que se abateu sobre o
povo Rebelde de Deus como de um corpo
cuja estrutura óssea foi totalmente
consumida destruída em seu interior e
que não tem como mais ficar em pé
Jerusalém que sempre viu Deus a livrando
das redes dos inimigos agora diz que ela
é cassada e presa em uma rede ou seja
não tinha como
além fugir do juízo que estava ali sendo
imposto por Deus e o resultado disso é
uma cidade
desfalecida porque a vara corretiva de
Deus a deixou em colapso e desmoralizada
sem qualquer possibilidade de reagir
além disso a imagem do Versículo 14 é
que as rebeliões do Povo no passado
foram se acumulando se acumulando e
agora então foram amarradas em seu
pescoço como um jugo é amarrado no
pescoço de um animal de modo que eles
não podiam mais se livrar delas e diz
aqui no poema que esse peso a
enfraqueceu de modo que a cidade não
conseguiu fugir da disciplina que
merecia e diz mais o profeta se tornando
presa fácil para os seus inimigos O que
é mais aterrorizante ainda é que se você
tentar para um Versículo 15 Versículo 15
que Deus convoca um ajuntamento ou aqui
é uma assembleia só que diferente de
outros tempos e que Deus convocava uma
assembleia do seu povo com a perspectiva
Festiva diz o profeta aqui que o
propósito agora era quebrar os jovens
meus irmãos os guerreiros mais forte
Jerusalém que é citado no Versículo
anterior os líderes agora juntamente com
jovens Valentes descritos no Versículo
15 diz aqui o profeta que eles
tornaram-se vítimas em vez de alegres
celebrantes e tudo isso diz o profeta
porque Jerusalém se tornou o lagar de
Deus
pisar o lagar é uma imagem bíblica para
imposição da Ira divina e dois profetas
que antecederam a que Lamentações haviam
falar sobre isso Isaías 63 fala sobre
isso Jeremias
25 também fala sobre Deus pisando o
lagar Deus pisando em Jerusalém
representa aqui que os moradores da
cidade foram esmagados como uvas são
esmagadas em o lagar Então meus irmãos
essa parte do poema aqui não é uma
reação as más notícias que o povo estava
recebendo na verdade o que nós temos
essa primeira parte aqui dos Versículos
12 a 15 é uma reação as dores sofridas
pela vara corretiva de Deus sendo
derramado e estendida sobre o seu
próprio povo mas o texto segue os
versículos 16 e 17 e também pegando um
pouco da ideia do Versículo 12 e
caminhando por Versículo também 20 nós
vamos ver que quando a ira do Senhor se
manifesta meus irmãos não existe ninguém
que pode aliviar os machucados da Alma
Olha o que diz Versículo 16 Versículo 17
por estas coisas choram eu os meus olhos
os meus olhos se desfazem em Águas
porque se afastou de mim o consolador
que devia restaurar as minhas forças os
meus filhos estão desolados porque
prevaleceu o inimigo estende Sião as
mãos e não há quem a console ordenou o
senhor acerca de Jacó quem que os seus
vizinhos se tornem seus inimigos
Jerusalém é para eles como coisa imunda
bote os seus olhos para o Versículo 12
Versículo 12 Como eu disse aos irmãos
nós temos aqui Jerusalém ainda sendo
personificada como uma viúva só que no
Versículo 12 a visão que nós temos aqui
é de uma viúva indefesa sentada no chão
à beira da estrada clamando por socorro
É por isso então que começa com a
pergunta não vos comove isso a todos vós
que passarem pelo caminho a ideia que
então é que a cidade está se dirigindo a
todos que possam ouvir o seu clamor
Jerusalém no Versículo 12 está
implorando por compaixão insistindo que
ninguém estava sofrendo como a cidade o
Versículo 12 a parte bem do Versículo 12
tem dois verbos interessantes que é o
verbo considerar e depois o verbo ver
aqui a ideia de considerar e ver a dor
meus irmãos aqui o pedido da cidade é
muito mais do que simplesmente você
passar e olhar alguém que está ali
sofrendo aqui a ideia é é um pedido para
que pelo menos alguém que passasse ali
tivesse movido compreensivo o Versículo
12 expõe que a cidade está ciente de que
sua dor é tão grande que ela não
conseguirá lidar com essa dor sem uma
ajuda externa E aí como ela não obtém
resposta resposta de ninguém em seu
desespero e principalmente não consegue
resposta de Deus e seu desespero no
Versículo 12 ela ela volta para qualquer
um que se aproxime dela e que de certa
forma consiga ouvir os seus clamores e
me consolar
só que atende no Versículo do 16
Versículo 16 descreve que ao ser
disciplinada por Deus diz aqui o poeta
que os olhos da cidade não se desfazem
uma lágrima Mas o texto aqui vai dizer
que se desfazem em um fluxo constante de
lágrimas e as lágrimas irmãos não são
não são somente por causa do sofrimento
físico do Povo porém muito mais porque a
população chora chora e não encontra
nenhum Consolador E essa tristeza é
intensificada quando parece que ninguém
se importa Então nesse sentido aqui não
é que Jerusalém tivesse um Consolador e
nesse momento estava sentindo não a
ideia aqui É que na verdade Jerusalém
não tinha ninguém capaz de consolá-la é
por isso que no Versículo 17 você vai
ver que aqui é uma ideia ainda de
imagens desespero porque a ideia do
Versículo 17 é que Jerusalém então leva
nas mãos em um gesto de Súplica para que
Deus ou para que alguém a console mas a
única resposta que a cidade recebe da
parte de Deus é a sua disciplina meus
irmãos é triste pensar que no Versículo
17 Vai dizer que não havia consolo nem
mesmo seus vizinhos que em vez de ser
solidários com a sua com a sua desgraça
com a sua tristeza diz aqui Jeremias que
ele se alegraram ao ver a sua ruína a
tal ponto de Jerusalém se tornar como
uma coisa imunda e aqui é no mesmo
sentido da condição de uma mulher
durante o período menstrual como uma
descrito lá na lei do senhor em Levítico
12 e 15 alguém que era impuro e que as
pessoas deveriam manter distância
Jerusalém aqui é tratada como alguém que
precisa ser mantido a distância Ou seja
a cidade está isolada sem qualquer amigo
ou sem qualquer consolador
por isso que volte lá por Versículo 20
nós não Lemos ainda mas deixa eu
adiantar aqui e ler o Versículo 20 para
que você possa notar que aqui no
Versículo 20 o clamor por consolo muda
de direção você no Versículo 12 o pedido
é para qualquer pessoa que passasse por
ali por ali pudesse consolá-la no
Versículo 20 você vai ver que o pedido é
dirigido para a pessoa de Deus versículo
20 diz olha Senhor porque estou
angústiada pedindo que é dirigido ao
Senhor Jerusalém mais uma vez em
desespero suplica para que o senhor veja
então Aqui nós temos uma prova de fé de
Jerusalém que ela percebeu que não
existiria outra fonte de consolo para
ela se não na pessoa do Senhor
só que
caminho os seus olhos para Versículo 21
olha que que a cidade afirma no
Versículo 21 ouvem ouvem quem eu suspiro
mas não tenho quem me console
a ideia aqui é que nada ocorreu desde
que o primeiro gemido da cidade pedindo
consolo aconteceu meus irmãos a imagem
descrita pelo poeta aqui é que a cidade
de Jerusalém continua entremendo
isolamento no meio do seu mais agudo
sofrimento a nação estava bebendo cálice
da Ira divina e em sua dor ninguém
oferecia para consolá-la nem mesmo para
enxugar as suas lágrimas então que nós
temos aqui meus irmãos não é uma oração
por restauração mas a princípio é uma
oração por senhor alivia a nossa dor
Versículos 18 a 22 é quando de fato aqui
é demonstrado o que que o senhor queria
tratar no povo Quando o senhor manifesta
o seu justo juízo sobre o seu povo meus
irmãos é para literalmente revelar a
rebeldia que existe no coração do seu
povo Versículo 18 a 22 justa é o senhor
pois me rebelei contra a sua palavra
ouvir todos os povos ouvi todos os povos
e vejo a minha dor as minhas virgens os
meus jovens foram levados para o
cativeiro chamei os meus amigos mas eles
me enganaram os meus sacerdotes meus
anciãos expiraram na cidade quando
estavam à procura de mantimento para
restaurar as suas forças olha Senhor
porque estou angustiada turbada está
minha alma o meu coração transtornado
dentro de mim porque gravemente me
rebelei fora a espada mata os filhos em
casa anda a morte ouvem quem eu suspiro
mas não tem o que me console todos os
meus inimigos que souberam do meu mal
porque tu teste mas em trazendo do dia
que é prego haste serão semelhantes a
mim venha toda a sua iniquidade a tua
presença e faz-lhes como Fizeste a mim
por causa de todas as minhas
prevaricações porque os meus gemidos são
muitos e o meu coração está desfalecido
esses últimos Versículos podemos pegar
queridos entender aqui que é um profundo
reconhecimento da culpa pelo pecado a
cidade que reconhece que a tragédia que
se abateu sobre ela uma consequência
direta da cidade ter vivido distante dos
mandamentos do Senhor existe aqui um
reconhecimento de que o afastasse do
Senhor havia sido algo decorrente ou
seja a nação viveu em constante estado
de rebeldia contra Deus então no
Versículo 18 nós não temos aqui uma
tentativa de defender esse nós temos
aqui apenas o reconhecimento de que toda
angústia que o povo estava sofrendo
resultado do Povo ter se revelado contra
Deus meus irmãos você não vai enxergar
nesse texto esforço para desculpar os
pecados de Jerusalém Mas o que você vai
enxergar é o povo simplesmente aceitando
a disciplina do senhor como sendo justa
a cidade reconhece que o senhor é justo
que o senhor sempre foi fiel a si mesmo
e aos padrões do que é correto então
aqui na descrição do poeta Deus portanto
não pode ser acusado de uma ação
incorreta ou de chegar a um veredito
injusto Jerusalém então reconhece que
está sofrendo como consequência de ter
quebrado a aliança de Deus a sua conduta
mar é o motivo da disciplina e essa
rebeldia fica ainda mais Evidente quando
no Versículo 19 ela confessa que buscou
ajuda em outros amigos essa palavra
amigos aqui literalmente é
antes e aí nós temos que lembrar de novo
dois profetas que foram antecessores
amamentações profetas Isaías 31 Jeremias
Capítulo 2 Deus por meio desses profetas
havia exortado Jerusalém a não confiar
no Egito e a não confiar na Síria meus
queridos Jerusalém havia depositado a
sua confiança nas Nações vizinhas
depositar a sua confiança em seus deuses
e agora quando está sendo disciplinada
pelo senhor ela reconhece que a sua
decisão foi errada no Versículo 20 a
cidade afirma que está
transtornada por ter se revelado contra
Deus essa expressão transtornada é uma
expressão que é usada repetidamente para
descrever a queda de Sodoma e Gomorra ou
seja Jerusalém afirma que recebeu um
julgamento e qual essas duas cidades e a
razão era o quê a sua tremenda rebeldia
a cidade meu querido estava
experimentando as maldições da Lei essa
expressão que o profeta usa no Versículo
20 fora a espada Matos filhos e em casa
anda a morte isso aqui era o aspecto da
maldição da Aliança que o senhor havia
feito com o povo e deixou descrito lá
Deuteronômio Capítulo 32 Versículo 25 e
aí quando chegamos então nos Versículos
21 e 22 você vai ver que aqui o poeta
expressa esperança no futuro de
Jerusalém e aquele faz um pedido Ele
pede que o senhor Execute justiça sobre
os pecados dos seus inimigos
meu querido Porém para que Deus
novamente tome a frente das batalhas do
seu povo deve haver arrependimento e
submissão a sua Santa vontade
encontrição que nós vemos aqui é que a
alma dos moradores de Jerusalém estava
angustiado angustiada o povo sentiu
grande tormento no corpo mas o tormento
maior que o povo sentiu foi de fato no
coração porque agora a maldade deles
havia sido revelada exposta diante dos
seus olhos Essa é a realidade desse
poema duríssimo pesado para o povo do
Senhor No que diz respeito aos pecados
que o povo do Senhor comete e a forma
que o senhor que o senhor trata
entretanto o que que esse texto tende a
aplicação para nós hoje eu quero pensar
algumas implicações desse texto para nós
como igreja nessa noite primeira meu
querido irmão fuja de Pregadores de
igreja
que não acreditam na doutrina Bíblica da
Ira Divina fuja como o profeta Jeremias
não tinha medo de falar sobre os
atributos de Deus inclusive sobre o
atributo da Ira divina se manifestando
sobre pecadores e Lamentações do poeta e
profeta mostra que a ira Santa de Deus
se manifestou de forma justa porque
Jerusalém havia se rebelado contra o
senhor e aí hoje para alguns cristãos
lerem Lamentações se torna um exercício
difícil porque o poeta não é ameniza a
forma que Deus enxerga e a forma que
Deus julga o pecado meu irmão você
entendeu Como é que o poeta fala que
Deus trata aqui do pecado o poeta diz
que olha só as palavras que poeta usa o
furou de Deus Deus pisando largar Deus
enviando o fogo do céu e consumindo os
ossos
meu irmão para ouvidos sensíveis para a
verdade bíblica por causa da
incredulidade de corações endurecidos
Lamentações não é uma mensagem
palatável todavia quando nós rejeitamos
um atributo de Deus em detrimento de
outros meus irmãos todos os atributos do
Senhor caem por exemplo a ira Divina
está totalmente associada a santidade de
Deus então um Deus santo que determinou
um padrão moral para o funcionamento
desse mundo não pode comungar com a
presença do pecado no mundo então tudo
que contraria o padrão moral de Deus
nesse mundo está necessariamente de
baixo do eterno desagrado de Deus então
entenda que a mentira contraria a
verdade a promescuidade afronta
sexualidade bíblica o aborto ofende a
vida a homossexualidade ataca o
casamento Então sempre que a santidade
de Deus confronta aquilo que não é santo
meu irmão Aí surge um conflito por causa
do encontro de dois inimigos e
reconciliáveis a santidade de Deus e o
pecado e para preservar a sua criação
diante desse conflito Deus tem que
executar juízo e ele faz isso
manifestando a sua Ira sobre tudo aquilo
que tende a perverter a sua obra então
nós entendemos que todo julgamento de
Deus na história quando o senhor
manifesta sua Ira Santa meus irmãos é um
ato de preservação a
ira Santa de Deus é a sua Total
intolerância entenda bem É a sua Total
intolerância a tudo aquilo que é
degradante por isso quando quando Deus
adverte os homens da sua irainente e os
exorta ao arrependimento meus irmãos não
tem como não enxergar isso um ato de
amor
entre nós se você está passando na rua e
vê uma casa em Chamas porventura você
não vai só o alarme
se você está passando e ver alguém
roubando um alguma coisa
roubando a sua casa por exemplo invadir
na sua casa você não vai dar um alerta
do perigo que está por ali Então pense
bem como é que nós podemos ver almas que
estão com seus pés à beira do fogo
ardente do inferno e não gritar fuja da
Ira de Deus Corra para Jesus Cristo meu
irmão minha irmã é nosso dever como
igreja gritar tão alto como Trombetas
Tocando Para que as pessoas despertem e
fujam do pecado como quem foge do maior
dos males da sua existência Então esse
poema que nos dá apenas um vício Londres
da Ira Divina que se manifestará em sua
Plenitude grita meu ouvido grita ao
nosso ouvido nessa noite fuja da Ira
Divina então quando a igreja do Senhor
se levanta e prega sobre a ira Divina
que vai se manifestar meus irmãos nós
fazemos isso por amor aos homens por
preocupação na eternidade em que esses
homens irão viver então quando nós
falamos olha fuja da Ira Divina o que
nós estamos falando é a face do Mal
antes que Deus se levantado contra a sua
vida porque Deus é um Deus que odeia o
pecado mas é um Deus também que odeia
pecadores que continuam vivendo no
pecado Fuja do pecado antes que esse
Deus envio juízo sobre a sua vida
então digo para você por amor a sua alma
fuja de Pastores de igrejas de teólogos
de livros que dizem Olha esse negócio da
Ira Divina não combina com Deus Santo
com Deus amor porque se você acredita
nisso você está literalmente
rachando Deus ao meio porque não tem
como você abraçar um atributo do Senhor
e desconsiderar os demais Além disso uma
outra implicação desse texto meu irmão
louve a Deus por seu juízo temporais
sobre o seu povo louve a Deus o poeta
aqui descreve o dia como o senhor agiu
sobre o seu povo afim de corrigir os
seus pecados a fim de tratar os seus
erros Jerusalém descreve que um Deus
justo estralou o seu chicote
disciplinador sobre a sua vida e como
propósito visando o seu bem e assim após
sofrer com o juízo Divino parece que
Jerusalém compreendeu que deve encarar a
vida de uma forma diferente porque a sua
rebelião foi quem a colocou naquela
situação Então nesse aspecto não são
raras às vezes que nós o povo de Deus
sentimos as costas como que envergando
debaixo da disciplina do Senhor e quando
nós sentimos a dor causada pela pela
vara Divina nós podemos estar seguros de
que nós saímos temporariamente do
caminho do caminho correto a disciplina
do Senhor meus irmãos começa em razão de
algum de algum comportamento de alguma
atitude Nossa que não é enfrentada e que
macula a nossa veste espiritual que
macula a nossa vida a nossa Santidade e
você pode estar dizendo pastor olha mas
quando eu pego eu sofro Poxa eu choro
meu coração fica fica mal ok mas
geralmente quando nós pecamos nós
ficamos aborrecidos conosco mesmo sabe
por quê Porque nós fracassamos em
conseguir controlar os nossos impulsos
mas geralmente não é porque nós
ofendemos a santidade de Deus
e quando nós ficamos tristes porque
pecamos e ficamos tristes apenas conosco
mesmo nós continuamos no caminho
tortuoso porque nós não conseguimos
enxergar a podridão do pecado e a quem
de fato o pecado ofende nesse sentido a
vara corretiva de Deus trabalha Quando
Deus como pai amoroso intervém para nos
desviar da nossa conduta Rebelde e a
disciplina do Senhor meus irmãos só
termina quando o nosso desvio o nosso
erro é tratado você que é pai você que é
Mãe você sabe bem que uma casa bem
dirigida um filho desobediente pode
esperar a disciplina da família do
Senhor na casa de Deus nenhum Cristão
negligente escapa da disciplina do
senhor
mesmo Hebreus 12 fala sobre isso que o
senhor disciplina a quem a quem ama
entretanto Hebreus Capítulo 12 também
afirma que Toda disciplina com efeito No
momento não parece ser motivo de alegria
mas de tristeza e não é mesmo meus
irmãos senhor não poupa o seu povo de
ter a sua alma afligida de ter o seu
coração abalado de ter a sua vida
revirada as ações corretivas de Deus são
todas exercidas em amor com um propósito
de impeli-lo em direção a vida e ao
caráter que você como Cristão deseja ter
mas que sem ajuda do Senhor você nunca
vai conseguir querer de Soares disse que
Deus utiliza-se da boa dor a disciplina
para refinar o caráter do Cristão para
que ele viva de uma forma que o
glorifique e muitos momentos por causa
dos nossos pecados Deus manifesta em
nossas vidas essa boa dor usando a sua
correção usando o seu juízos tempora is
e meu irmão dói é lógico que machuca
olha as expressões que o profeta USA
os ossos queimando
a cidade numa situação de enferma a
cidade sem consolo A Cidade Sem Abrigo A
Cidade Sem Amparo mas entretanto Como
dizia Agostinho na minha mais profunda
ferida eu vi a tua glória e isso me
deslombrou nos deslumbra querido ver que
a disciplina do senhor é exercida em
nossa vida para nos purificar para nos
refinar Deus nos disciplina por meio de
aflições para nos afastar dos Horrores
do inferno por isso diante das aflições
da sua alma causadas pela disciplina
Divina louve ao Senhor porque quando
você olha para Cristo você vê os
vergonhas que foram feitos em suas
costas por causa de cada um dos seus
pecados
meu irmão O que Cristo sofreu não se
compara aquilo que nós sofremos e
diferente de nós que somos apenas
momentaneamente corrigidos lá na cruz
Cristo levou sobre si o Furor da Ilha
divina para que nós não
experimentassemos o justo juízo eterno
do Senhor por causa de Cristo o juiz do
Senhor se manifesta em nossa vida de
forma temporária e com propósito de
restauração e não de Condenação
então louve ao Senhor por isso porque
quando o senhor fere a nossa alma por
quantos nossos pecados o propósito dele
é um propósito Salvador Redentor
santificador e é fato que às vezes
existe
ido no nosso coração que são se tratados
arrancados às vezes existem atitudes
impensadas impulsos desejos que precisam
ser realmente quebrados pelo Senhor e
quando o senhor resolve fazer isso meus
irmãos machuca dói mas entenda que é
para um propósito
transformador É para um propósito
santificado e por último e aqui eu
termino o sermão nessa noite meu irmão
desfrute da benção de ser alvo da
Misericórdia de Cristo
o que mais impacta nesse nessa segunda
parte desse
desse poema é que Jerusalém no meio do
sofrimento
infringido por Deus de forma justa por
causa dos seus pecados
procurou consoladores
mas sem encontrar e aqui deixe-me te
falar te falar uma coisa não pense que
você não pense que nós somos melhores do
que o povo de Jerusalém Porque nós não
somos Não pense que nós não pense que
nós merecemos não merecemos nada
diferente do que foi experimentado por
Jerusalém porque por causa dos nossos
pecados nós merecemos problemas nós
merecemos perseguição nós merecemos
enfermidade nós merecemos morte nós
merecemos a condenação interna eterna e
a verdade as escrituras é que todos nós
merecemos está no largar de Deus sendo
pisado em sua Ira injusta Retribuição
por causa dos nossos pecados meu irmão
Não pense que todos nós que estamos aqui
não merecemos ter os nossos nossos
queimando como punição dos nossos
pecados porque todos nós merecemos Então
se alguém não intervir o nosso destino
será na
inconsolável fornalha ardente onde achou
e ranger de dentes e onde os tormentos
não têm descanso algum por isso que a
pergunta do Versículo 12 um dos comove
isto a todos vós que passais pelo
caminho
considerai e vede se a dor igual a minha
que veio sobre mim com quem o senhor me
afligiu no dia do furor da sua Ira
meu irmão felizmente felizmente A Bíblia
nos aponta a existência de um Consolador
para aqueles que estão sofrendo em seus
pecados
louvado seja Deus por isso Lamentações
Capítulo 1 Versículo 12 Como diz Felipe
Heineken é um prenúncio da cruz de
Cristo porque a crucificação de Cristo
foi o mais terrível de todos o
Sofrimentos irmão na cruz o sofrimento
de Cristo não envolveu apenas a dor
física mas também a dor espiritual a
separação de Deus pai quando ele diz
Deus meu Deus meu porque me desamparaste
Cristo lá na Cruz ao suportar o Furor da
Ilha de Deus ele sentiu o fogo do Senhor
consumindo os seus ossos
e ele fez tudo isso
para nos livrar de uma condenação de uma
condenação eterna mas tristemente ainda
hoje
Muitos são os homens que estão Vivendo
em pecado que olham para o sofrimento de
Cristo que olha para a obra de Cristo e
simplesmente desconsideram ignoram
desdenham fazem pouco caso você pode
dizer pastor mas olha o mundo conhece a
respeito do sofrimento de Cristo Veja a
Paixão de Cristo um dos filmes mais
vistos do mundo ok
mas quantos assistiram aquele filme
quantos leram os Evangelhos quantos se
deparam com a obra de Cristo mas isso
simplesmente não comove o seu coração
não leva a sério não não seguem
não se possam diante do Senhor e
continua vivendo nos terrores de uma
vida sem consolo agora e na eternidade
entretanto para aqueles que param o
tempo suficiente para uma resposta
aqueles que se rendem aos pés de Cristo
aqueles que ao olharem para o sofrimento
de Cristo substitui substitutivo e dizer
Senhor eu me rendo diante do Senhor eles
descobrem que a cruz de Cristo significa
tudo porque a resposta que nós damos ao
sofrimento de Cristo a sua obra é não
ceder com fé aos seus pés e isso
significa
perdão dos nossos pecados e a vida
eterna Portanto você que está aqui nessa
noite você que é crente em Cristo que
foi resgatado pelo sacrifício
substitutivo de Cristo
acrescente a alegria desse Resgate O
regozijo contrito de quem não merece
nada disso
meu irmão para conseguir o seu resgate o
nosso Resgate Jesus Cristo a única
pessoa nesse universo que não merecia
sofrer que não merecia morrer sofreu e
morreu em meu lugar em seu lugar em
nosso lugar então nós crentes precisamos
reconhecer a nossa condição de miséria
mas ao mesmo tempo que somos amparados
pela misericórdia de Cristo Jesus meus
irmãos louvado seja Deus porque Deus
nunca nos tratou pior do que realmente
merecemos e em Cristo nós somos tratados
10 milhões de vezes melhor e eu termino
aqui com uma citação do josephalen em
seu livro promessas preciosas porque
esse puritano diz falando sobre o
sofrimento falando sobre as aflições que
o Senhor nos infringe por conta dos
nossos pecados
E ele disse aflição será como um cálice
seguro para vocês seu senhor bebeu o
veneno em seu próprio corpo agora ele
abençoou O Cálice antes de lhe dar bebam
tudo e sejam gratos pois Vocês
encontraram a sua benção no fundo do
copo para adoçar para vocês as aflições
mais agudas
louvado seja o Senhor porque em Cristo
Jesus meus irmãos em Cristo Jesus nós
não sofreremos eternamente louvado seja
o Senhor por isso eu quero convidar você
a cobrar sua cabeça eu quero pedir o
pastor Edson que vem à frente que faça a
oração
[Música]

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