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A fé vem pelo ouvir

Celebração – 29/10/2023 | Jônatas Hübner | IBNU

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[Música]
31 de outubro Dia da Reforma Protestante
afinal de contas Por que é tão
importante a reforma protestante o que
que temos a comemorar e a aprender com o
que aconteceu vale muito a pena entender
um pouquinho da história para refrescar
a nossa memória
e descobr que nesse cenário aí do século
X 15 16 o ambiente europeu estava aí
transitando na direção de três caminhos
um era Será que a gente consegue todas
as respostas pra vida para a nossa
realidade e até mesmo para a
espiritualidade a partir do entendimento
da Razão crescia a ideia de que a razão
poderia explicar tudo que a gente
precisa saber do outro lado havia a
ideia de que uma só organização no caso
a igreja medieval ela era dona de toda a
autoridade e Senhora de todo e qualquer
verdade e a pergunta é então devemos
caminhar Somente pela razão ou ser
Submisso à autoridade da organização que
se apresenta dona da Verdade e de
repente surge uma coisa
nova no ambiente que marcou a história
de Ana Batistas de calvinistas e de
luteranos e diversos grupos na verdade a
reforma não foi uma coisa de um só
ambiente não foi somente de um lugar mas
foi um grito um
clamor para pedir a direção que pudesse
ajudar a nossa vida e o nosso coração e
esse clamor foi é preciso voltar à
palavra a
descoberta daquilo que era a realidade
da Igreja Primitiva do movimento
original de Jesus dos primeiros
documentos da vida fundamentada na
palavra trouxe essa realidade que mudou
o cenário da história agora a gente sabe
que a autoridade não tá na figura de uma
organização não está simples mente numa
pessoa que é detentora da Verdade agora
esta verdade está centrada no documento
da palavra e agora surge um novo
indivíduo nesse cenário que é
responsável pela sua própria vida porque
ele pode ler ele pode examinar ele pode
interpretar e nesse ambiente com a
ênfase que
somente Cristo o salvador
somente a Deus toda a glória somente a
fé somente a
graça nós vamos ver essa realidade que
comemora aquilo que vai se tornar a
verdade mais segura que vem da história
da reforma que diz sola
[Música]
escritura
Olá estamos aqui para convidar vocês a
participarem da nossa celebração online
Venha adorar conosco
[Música]
venha de todas asinos fovos e raças
muitos irão te
louvar girando as culturas línguas e
nações no tempo e no espaço virão te
adorar bendito seja sempre o
cordeiro filhos de Deus aí dei bendito
seja o seu santo nome
Cristo Jesus
presente
aqui
fos comados meu de multidão Muitos virão
te
louvar como escolhido o teu reino em
nação tempo e espaço irão te
adorar bendito seja sempre o
cordeiro filho de Deus raiz de Davi
bendito seja o seu santo
nome Cristo Jesus
V
[Música]
[Aplausos]
aqui e tudo medic oferta sua éo
senhor talentos quees consagrar min vida
no tear para Teu
Louvor bendito seja sempre o
cordeiro filho de Deus Raí de Davi
bendito seja o seu santo
nome Cristo Jesus
V seja
filho de Deus Raí de Davi bendito seja o
seu santo
nome Cristo Jesus
presente
[Música]
aí
eu sou Manuel e essa é minha esposa
Maria Lua nós queremos convidar você
agradecer ao senhor por tantas bênçãos
que ele nos dá na viagem pro Paraguai
nós tínhamos pouca medicação e na última
hora uma igreja de outra região do país
conseguiu uma doação de remédios um
casal se dispôs a levá-los Até nós e nós
somos muito gratos a Deus por isso mas
hoje nós também quer quemos Louvar a
Deus de uma maneira muito especial por
todo o ensino que nós temos recebido
através da ibu e pela acolhida carinhosa
que nós recebemos de todos os pastores e
dos
[Música]
[Aplausos]
[Música]
irmãos
P
Deus
f e o
[Aplausos]
senhor
pai
[Música]
supremo
criador
aus
vi
Aleluia
[Música]
Alleluia
[Música]
ho Deus
espo
salvador
Jesus
graça
fonte na
verdade a
luz
por teu
amor
pedido
pela
cruz
aleluia
[Música]
[Aplausos]
[Música]
uia
[Música]
Oi
[Aplausos]
Bilu
[Música]
podoso
sempre junto aos
de
ministar
aus dos
céus
al
aleluia
Convido você agora a estar fechando os
seus olhos aonde você estiver e e
colocando diante de Deus o seu coração
as suas súplicas dores alegrias diante
do Senhor temos passado por alguns dias
muito difíceis de muito sofrimento no
mundo
eh por causa da eclosão da dessa guerra
que tem acontecido em Israel vamos estar
também colocando isso diante de Deus a
vida de tantas pessoas ali que TM
sofrido Oremos Senhor Deus muito
obrigada pai pelo seu amor pela sua
misericórdia pela sua graça em nossas
vidas Senhor obrigada Deus pelo seu
cuidado Sem Fim obrigada senhor porque o
Senhor é um Deus que ouve a nossa as
súplicas que o senhor é um Deus
misericordioso é um Deus que nos salva e
cuida de nós mesmo em meio as maiores
dificuldades Senhor eu oro pela vida de
cada pessoa que está conectada nesse
culto hoje que o Senhor esteja
abençoando a vida de cada um sondando o
coração ajudando senhor acalmando
trazendo paz nos momentos de dores e eu
oro senhor agora especificamente por
Israel pela Palestina por todas as
pessoas que estão envolvidas nesse
conflito nessa guerra ó Deus tem
misericórdia dos Inocentes que sofrem no
meio de toda essa confusão ó Jesus amado
traz alguma solução senhor mesmo para
esse problema que parece tão possível de
ser resolvido clamamos a tua graça
senhor pois sabemos que o senhor é um
Deus que faz milagres pois sabemos que
só o senhor pode operar ali de um jeito
milagroso realmente senhor
Sobrenatural colocamos toda essa
situação diante de ti e as nossas vidas
diante de ti sabendo que o senhor não
perdeu o controle de nada muito obrigada
Deus pelo seu amor e pela sua graça em
nome de Jesus amém boa
[Música]
celebração
somente
Deus criou o
mundo
quear o ser que Pode
respirar existe para
mostrar a
glória do
Senhor
Deus Somente de de os seus
mistérios pode
[Música]
revelar seus designios quem
jamais um dia
conheceu pois
Deus Somente é
[Música]
Deus
Deus Somente
Deus
trono do
[Música]
universo e a voz da
criação se ele amar
dar
nov somente a
[Música]
Deus
Deus Somente Deus
[Música]
eternamente nós a te
inspirar alegria te
adorar desejo te
exaltar a
Deus Somente a
Deus
Deus Somente
[Música]
Deus o
trono do
[Música]
universo queos da
criação se erra para
dará somente a
Deus
E somente
[Música]
Deus too do
[Música]
universo que a voz da
criação se era
paraar
ouv
somente
[Música]
a
[Música]
sejam muito bem-vindos a mais um momento
de reflexão aqui no canal da ibnu nós
temos a oportunidade hoje de pensarmos
um pouco sobre a palavra de Deus sobre o
desdobramento que essa palavra traz na
igreja nas pessoas que depositam a sua
fé no Salvador e Messias Cristo Jesus e
hoje em especial no início dessa semana
nós iniciamos uma semana que tem um
Marco muito muito importante na vida da
Igreja Cristã principalmente a igreja
que é chamada de igreja protestante dia
31 de outubro é marcado o evento da
reforma protestante nós vamos hoje
pensar um pouco sobre esse tema Mas
vamos pensar como que esse tema se
desenvolveu Por que que nós chegamos
nesse momento e e da história e porque
que ocorreram aqueles eventos e como
isso impacta a vida da igreja hoje
pensando sobre o seguinte tema no
Caminho da Fé o justo prossegue de pé e
vamos iniciar lendo Talvez um verso que
é um verso muito atribuído ao que caus
usou esse movimento ou um verso que é
emblemático são dois versos para ser
mais exato que são emblemáticos na
história da reforma na história do
reformador principal ali o o o que nós
chamamos de príncipe da reforma aquele
que é a mola propulsora da reforma
Martinho Lutero e o texto está lá em
romanos capítulo primeiro primeiro
capítulo da carta de Paulo aos romanos
versos 16 e
17 Leia comigo o que diz o texto
não não me envergonho do do Evangelho
porque é o poder de Deus para a salvação
de todo aquele que crê primeiro do judeu
depois do grego porque no Evangelho é
revelada a justiça de Deus uma justiça
que do princípio ao fim é pela fé como
está escrito o justo viverá pela fé
talvez você não tenha tanto conhecimento
assim a respeito do que é a reforma
protestante
e a gente fala muito de movimentos que
transformaram o curso da história nós
inclusive temos aqui no nosso canal um
curso que está acontecendo falando sobre
a história da igreja cristã no mundo e
no Brasil você depois pode acompanhar lá
as aulas para você aprender um pouco
mais e entender como que nós chegamos no
ponto em que estamos hoje e quando a
gente fala de reforma protestante a
gente tem que primeiro situar essa
reforma Em que momento da história isso
ocorre então a reforma protestante eh
que tem o seu Marco ali no início do
século X foi um movimento profundo e
transformador na história do
cristianismo levou a mudanças
significativas na forma como as pessoas
praticavam a sua fé e entendiam seu
relacionamento com Deus ela teve um
Impacto Profundo nos crist estãos comuns
tornou a Bíblia acessível capacitou os
crentes encorajou a espiritualidade
pessoal e levou ao surgimento de
denominações protestantes transformando
o curso do cristianismo então se você
talvez tá caindo de para-quedas agora
reforma protestante eu já tinha ouvido
falar alguma coisa a respeito disso lá
na escola mas não sabia exatamente o que
que era saiba que foi esse movimento
profundo essa esse e que causou um
impacto transformador em todo o
continente Europeu porque acontece ali
no ambiente germânico da Europa né mais
exatamente no que seria hoje a região
ali da Baviera na Alemanha e na cidade
de wiberg que é o ponto principal de
ação e de trabalho do reformador
Martinho Lutero mas esse movimento ele
traz impactos e consequências
importantíssimas para a vida da igreja e
para a vida de Todas aquelas pessoas que
estavam habitando naquele momento e
também reverberando nos séculos até
chegar até nós mas aí a gente levanta
uma questão muito importante né a gente
pensa assim por quê Por que que foi
necessário uma reforma Por que que
aconteceu isso por que que Martinho
Lutero Resolveu se rebelar contra a
igreja ou colocar ali a a sua voz no
público por que que ele quis fazer isso
a gente precisa dar uns Passos para trás
aqui porque na verdade o que acontece
ali exatamente no dia 31 de outubro no
ano 1517 na cidade de vitg é que
Martinho Lutero ele reúne as suas ideias
reúne o conjunto daquilo que ele tinha
estudado nos últimos anos Martinho
Lutero naquele momento da história já
estava dando aula era eraa um dos
doutores professores daquela
Universidade ali viberg já dava aula H
alguns anos e ele se chocou
com assim chocou de bater mesmo entrou
em choque com algumas das doutrinas que
estavam sendo pregadas e algumas das
ações que a igreja daquele momento
estava realizando ali naquela parte do
seu território ele na verdade teve
algumas experiências por exemplo de
visitar a cidade de Roma esteve lá na na
no centro ali de governo e de comando da
igreja naquele momento e quando ele olha
tudo aquilo ele volta para a sua terra
que é uma terra muito mais simples com
gente muito com muito menos poder
aquisitivo que passam necessidades
maiores ele contrastou o que era o
discurso da igreja naquele momento com
aquilo que ele começou a lecionar ou
seja esse livro aqui ó esse livro é um
problema porque quando você começa a ler
esse livro A sua vida é transformada e
ele teve a vida transformada pelas suas
aulas pelas suas leituras da do texto
bíblico E aí o que que nós vamos ter
como consequência disso Lutero ele se
encontra em uma vamos dizer assim no no
numa bifurcação tem dois caminhos que
ele precisa seguir um ele se alinha a
todos a todas as as formas e e execuções
das ações daquela igreja no momento ou
faz o que ele tentou fazer o que talvez
muita gente não entenda dessa forma tipo
como se Lutero fosse um revolucionário
ele fosse um guerreiro alguém que
quisesse romper com com o sistema pelo
contrário o que ele escreve nas suas 95
teses que é o evento que marca ali a
noite do dia 31 de outubro de 1517 ele
pregando as suas 95 teses na porta
principal da catedral de wiemberg que no
dia seguinte o dia primeiro de novembro
era o Dia de Todos os Santos é a
comemoração do Dia de Todos os Santos e
por conta disso havia uma tradição de se
frequentar a Catedral e passar ali pelos
elementos que estavam eh eh expostos ali
relíquias e muitas coisas que a igreja
havia reunido e essa essa visita naquele
espaço tinha a de acordo com o discurso
da época o o a capacidade de reduzir o
tempo que você passaria no purgatório
então ele vai nessa Catedral e prega na
porta da catedral as suas 95 teses
convocando a igreja para um debate
aberto ele não está a fim de reformar de
destruir de quebrar nada de romper com
nada ele quer promover um debate e tem
dois elementos que são muito
interessantes primeiro Lutero
participava de vários debates ele tinha
participado de debates por exemplo na
universidade de Heidelberg anos
anteriores ele já tinha sido convocado
para participar de outros debates a
respeito de vários temas nós vamos já já
entender aqui quais são essas propostas
que ele estava levantando e e não só ele
como outros reformadores mas
principalmente quando ele escreve as
suas 95 teses ele escreve elas em latim
ele não escreve na língua alemã comum
que era a língua do Povo ele escreve em
latim porque ele sabe que somente as
pessoas que tinham educação os
acadêmicos saberiam ler então a gente
percebe por esses movimentos que Lutero
ele não chega ali vamos dizer assim como
a gente fala no futebol né dá um
carrinho de pé junto ele não chega
mostrando as travas da chuteira ele
chama a igreja para que a igreja possa
revisar os seus passos a sua caminhada e
talvez discutir e realinhar o
procedimento que estava sendo realizado
ali principalmente no território onde
ele estava que era a região ali da da da
bavier e também da da saxônia que é Onde
ficava a cidade de wiemberg então Eh
tudo isso faz a gente pensar então se
ele não queria romper se ele não queria
eh eh destruir as suas suas amarras com
a igreja daquele momento o que que ele
queria E aí eu Convido você a analisar
alguns dos problemas que estavam
acontecendo e as propostas que ele e
outros reformadores estavam eh pensando
naquele momento Vale ressaltar uma coisa
muito importante muito importante que eu
acabei passando e vou voltar aqui para
vocês entenderem quando a gente fala de
Lutero nós não estamos falando daquele
que é o embrião da reforma nós não
estamos falando daquele que é o que
pensou e falou vamos reformar a nossa
igreja Lutero ele é vamos dizer assim o
resultado de uma longa caminhada de
vários movimentos entos reformadores eu
vou citar alguns aqui por exemplo na
Itália tem um um padre famoso chamado
salvarola que acabou eh sendo e
excomungado tratado como herge também
pela igreja tem Pedro Valdo que fica no
norte da Itália que era um comerciante
de Lyon na região ali de Torre Pet ele
também foi alguém que pensou em reformar
a igreja tem uma reforma interna também
muito importante de Cisneiros na Espanha
Você tem os reformadores anabatistas
como como Yan hus como John rutter você
tem os reformadores Ingleses como John
wycliff e tantos outros William tindale
que também foi morto por essa essa
igreja por conta das propostas e do do
movimento que eles causaram eh para
tentar modificar a forma como a igreja
estava agindo naquele momento e aí nós
chegamos em Martinho Lutero e Lutero ele
tem alguns elementos que são
importantíssimos para que o seu
movimento não tenha acabado como os
outros movimentos Acabaram o primeiro
ponto é que o príncipe da saxônia lá
Felipe I que era chamado de felipio
sábio ele era sábio não porque ele
demonstrava uma grande sabedoria mas
porque ele tinha muito interesse em
adquirir conhecimento e ele fundou com
seus próprios recursos à universidade de
wiemberg então eu chamavam ele de sábio
porque ele buscava a sabedoria e Felipe
o sábio viu em Lutero um monge muito
inteligente muito capaz paz e um
excelente expositor das escrituras e ele
protegeu Lutero no momento mais difícil
da sua vida no momento em que Lutero foi
jurado de morte quando ele foi
excomungado ali é para volta do ano 1521
eh Felipe protege Lutero e o prende num
castelo que pertencia a sua família na
cidade de wartburg e Lutero permanece lá
por quase um ano e nesse período Lutero
faz a primeira tradução do Novo
Testamento grego para o alemão comum
então é essa é a a a realidade do
Sucesso do movimento da reforma
protestante partindo ali de Martinho
Lutero outros movimentos já haviam se
levantado tentando dialogar e talvez até
mudar a estrutura e a forma como a
igreja agia mas eles foram suprimidos
pela força dessa igreja o que não
conseguiu acontecer com Lutero porque
havia outros elementos ali que o
protegeram naquele momento então o que
que os reformadores desde antes de
Lutero e também bem Passando por Lutero
discutiam e e pensavam a respeito das
ações que a igreja estava tomando então
uma das propostas era justamente sobre a
questão da venda de indulgências e o que
que é isso a prática de vender
indulgências que eram basicamente
Perdões para os pecados foi amplamente
criticadas por reformadores como
Martinho Lutero e vários outros eles
argumentavam que essa prática não tinha
base na Bíblia e que a salvação não
poderia ser comprada havia um discurso
eh naquele momento principalmente
naquela região da Alemanha havia um um
grande eh pregador chamado Johan tetzel
e tetzel ele falava que quando alguém
adquiria uma carta de indulgência
assinada pelo próprio Papa eh essa
pessoa ao adquirir essa carta Ou seja
quando a moeda caía no fundo do cofrinho
ali do pagamento e o barulho batia no
fundo a apenas o barulho assim na hora
que saísse o barulho da moeda batendo no
fundo uma alma estava saindo do
purgatório então havia esse discurso de
que as pessoas poderiam de alguma forma
diminuir o seu período no purgatório
comprando esses elementos ou então como
Eu mencionei ali da noite de todos os
santos do Dia de Todos os Santos perdão
dia 1eo de Novembro que seria a data
posterior a a quando Lutero pregou As 95
teses havia esse discurso de que se você
circulasse Ou seja você pagava para
entrar na Catedral para poder circular
em meio às relíquias que estavam
adquiridas ali se eu não me engano na
época em que Lutero dava aulas na
faculdade de wiemberg chegou a ter 3.000
relíquias armazenadas na Catedral de
wiberg então se você desse voltas ali
vendo as as Relíquias você também
diminuía o tempo em que você P passaria
no purgatório Então essa era uma
doutrina que foi extremamente eh
combatida pelos reformadores seja se de
acordo com o texto que nós lemos né O
que que nós lemos ali no final do verso
17 da do capítulo 1 de Romanos diz que o
justo viverá pela fé se o justo viverá
pela fé e se é pela fé que ele tem que
exercer todas as suas ações aqui na
terra por que que uma carta de
indulgência pode reduzir o meu tempo lá
no purgatório que também era uma
doutrina muito questionada naquele
momento um outro ponto que era muito
debatido e discutido pelos reformadores
era a respeito da autoridade do Papa o
líder máximo da igreja né porque essa
autoridade como líder espiritual Supremo
da igreja e a sua infalibilidade em
questões de doutrina foram questionadas
os reformadores argumentavam que a
autoridade do Papa ia além do que era
apoiado pela bíblia e que a autoridade
final deveria residir nas escrituras e
Aqui nós temos um problema muito muito
sério Inclusive naquilo que que nós
vivemos nos nossos dias eh a posição que
é colocado a interpretação e o texto
bíblico Ou seja quando você fala de
hierarquia dentro da igreja e aí você
talvez vende de um contexto diferente
vem de uma igreja que não é Batista
Metodista uma igreja presbiteriana uma
igreja Assembleia de Deus pode vir de
uma igreja que seja Católica Ortodoxa ou
talvez algum outro movimento você
precisa entender dentro do seu movimento
Qual é a posição que a bíblia ocupa
porque para os reformadores naquele
momento havia ali uma hierarquia
interpretativa Ou seja a bíblia tinha
assim uma eh proeminência muito
importante no funcionamento da doutrina
da igreja Mas acima dessa proeminência
da Bíblia estava a interpretação dessa
Bíblia ou não sei se vocês conseguiram
entender mas assim não era apenas o que
o texto dizia mas o que a igreja dizia
sobre o texto e aí isso é chamado de
tradição e essa tradição ela tinha o
mesmo peso ou até às vezes maior peso do
que o próprio texto bíblico infelizmente
isso ainda está ocorrendo nos nossos
dias a Bíblia é colocada numa posição
secundária na questão de doutrina e de
ordem eu tive a a oportunidade de ver um
vídeo no Instagram não faz muito tempo
onde um um um líder religioso falava
claramente que a as pessoas elas
precisavam voltar aos caminhos corretos
e os caminhos corretos eram entender que
essa igreja ela produziu a Bíblia ela
fez a produção do texto e ela interpreta
esse texto Ou seja quando você se
desloca para ler o texto fora da
interpretação que essa igreja está
propondo você está fora do que seria a
ortodoxia o que seria o correto e nós
entendemos como protestantes que a
bíblia ela precisa ter o primeiro lugar
porque ela é a revelação de Deus para
nós ela é aquilo que Deus quis que
chegasse Até nós para nós podermos viver
uma vida de piedade e uma vida que
agrada o seu nome então essa autoridade
que o Papa assumiu E aí existe toda uma
história Por que essa Autoridade chegou
até esse ponto
eh que naquele momento era nada como se
fosse infalível né o próprio Martinho
Lutero nos seus na sua defesa quando ele
é questionado a respeito dos seus
escritos ele vai dizer assim olha tem
várias bulas papais ou éditos papais que
se contradizem Então como que eu posso
dizer que toda a palavra do Papa Ela É
infalível se o próximo Papa pode dizer
que aquele Papa tava falando coisa
errada e isso já existe na história da
da da Igreja Cristã existem vários
éditos e bulas que anulam as anteriores
então a única coisa que a gente deve
depositar a nossa fé como infalível é a
palavra de Deus e aí com outros
elementos que eram debatidos e
discutidos naquele momento uma questão a
respeito da Eucaristia ou da da da do
que a gente chama hoje de seia do Senhor
daquele momento em que nós relembramos o
sacrifício de Cristo e naquele momento
havia uma doutrina que falava sobre a
transubstanciação que sustentava que o
pão e o vinho da Eucaristia se tornavam
o corpo e o sangue reais de Cristo e
essa doutrina foi desafiada os
reformadores tinham muitas visões
diferentes sobre a Eucaristia mas muitos
acreditavam que ela deveria ser
entendida de forma simbólica ou seja ali
eram os símbolos de Jesus no seu corpo e
o seu sangue e em vez de uma
interpretação literal de que quando
Jesus diz que este é o meu corpo e este
é o meu sangue ele não estava dizendo
que aquilo se tornou o seu corpo e o seu
sangue outra questão muito debatida da
reforma que era a questão de oração
aos santos e também a Maria não é a
prática de orar aos santos e a veneração
da Virgem Maria foram criticadas como
não tendo base bíblica os reformadores
argumentavam que não havia base para as
orações intercessória aos santos ou
elevar Maria a um status quase Divino e
isso foi uma um debate que perdurou
alguns séculos inclusive houve aí muita
discussão a respeito da posição que a
Virgem Maria eh e deveria ocupar ali
dentro da da estrutura eclesiástica e
para nós que somos da reforma nós
entendemos sim que ela é uma santa
Porque ela foi escolhida agraciada como
diz o próprio texto de Lucas não é mas
ela não tem esse poder intercessória
como foi atribuído a ela durante os
séculos eh a questão do purgatório eraa
uma questão muito debatida ou seja um
lugar onde as almas eram acreditadas
passar por Purificação após a morte foi
que questionado porque eles argumentavam
os reformadores que a Bíblia não tinha
nenhuma base Clara para falar sobre isso
a questão do celibato Ou seja que os
padres deveriam viver uma vida de
celibato eh a exigência de celibato para
o clero particularmente para os padres
foi contestada os reformadores
argumentavam que a Bíblia não exigia o
celibato e que era uma tradição feita
pelo homem a estrutura daquele momento
daquela época em que a reforma ocorre
estava solidificada nessas bases
e por conta disso eh muitas coisas eram
aceitadas como literalmente
interpretações da própria igreja a
respeito do texto bíblico quando os
reformadores começam a trabalhar e a
estudar o texto eles começam a perceber
que algumas coisas não se sustentam
dentro da Bíblia apenas na tradição E
mais uma vez aqui a questão das
tradições da igreja ou seja a reforma
ela tem uma das ênfases que é a ênfase
no sóa escritura ou somente a escritura
afirmando que as crenças e práticas
cristãs devem se basear exclusivamente
na Bíblia em vez de tradições da igreja
que haviam se desenvolvido ao longo dos
séculos Como Eu mencionei Lutero aponta
isso nos seus escritos e na sua defesa
quando ele mostra elementos da tradição
que se contradizem falou a Bíblia pelo
menos ela não se contradiz e ela possui
todos os elementos para a nossa fé Por
que que nós temos que ficar colocando em
pé de igualdade a a a tradição da igreja
com os escritos inspirados por Deus e
aqui há um ponto muito interessante eu
quero pausar rapidamente para falar
sobre isso não significa que a tradição
da igreja é inútil mas a igreja ela na
verdade precisa responder através do
conhecimento bíblico às questões que a
sua sociedade está expondo nossa
sociedade hoje tem questões que não eram
as questões da época de Martinho Lutero
que não eram as questões dos Pais da
igreja ou seja são momentos da história
em que a igreja precisa responder a
esses questionamentos através da
interpretação bíblica ou seja o que nós
chamamos de tradição precisa ser
avaliado à luz do seu tempo muitas
coisas que a igreja hoje pensa que tem
que fazer não estão na Bíblia estão
simplesmente na história que foi
construída ao longo dos anos para que a
igreja chegasse onde ela chegou hoje mas
a sociedade pode ter mudado e nós
precisamos entender no que a sociedade
mudou fere a Bíblia ou seja se existem
elementos que fazem parte dessa mudança
que não são necessariamente problemas
para a interpretação bíblica e para uma
vida cristã a igreja Precisa sim mudar o
seu procedimento eu cito uma coisa muito
clara e muito rápida aqui a durante os
anos havia uma briga pelo crescimento
das igrejas e Muitas igrejas elas
queriam registrar dentro do seu corpo o
número de membros a membresia tinha que
ser aquela ali aí depois entraram as
questões legais ou seja vocês são um
grupo Vocês são uma associação vocês
estão registrados vocês têm aqui no caso
do Brasil né o CNPJ vocês têm um
documento que prova que vocês existem
quantas pessoas estão aí e aí você
precisava dessa lista de membresia para
mostrar por exemplo para um cartório
Olha esses são os membros da minha
comunidade da minha igreja isso tá
mudando muitas pessoas hoje não querem
saber de membresia de igreja e não quer
dizer que eles não queiram servir e não
queiram prestar ali culto prestar a sua
adoração prestar a a o seu louvor a Deus
mas ele simplesmente não quer se
vincular E aí algumas mudanças como essa
não interferem como é que a gente sabia
qual era a membrazia da igreja de
Jerusalém que documento nós temos a
respeito dessa membresia como é que era
a membresia da igreja em Corinto da
igreja em Éfeso da igreja em filipos
então não necessariamente nós precisamos
manter as coisas que nós fazemos apenas
por mera tradição precisamos alinhar e
reavaliar todas as nossas ações baseadas
no que a palavra de Deus nos diz outro
elemento muito importante que foi
discutido na época era a respeito do que
nós chamamos de rituais religiosos ou
seja os ritos as práticas cultic como
que nós fazemos as coisas que fazemos e
certos rituais e práticas como por
exemplo da época o uso do latim na
Adoração o papel dos Padres como
intermediários e vários costumes
litúrgicos eram vistos como afastando de
um relacionamento direto e pessoal com
Deus que os reformadores enfatizavam
então muitas das práticas da igreja da
forma como a igreja fazia as suas coisas
elas foram questionadas justamente
porque elas não aproximavam as pessoas
não aproximavam os crentes os fiéis de
um relacionamento direto com Deus mas na
verdade eram quase que empecilhos porque
se você fala por exemplo eh numa região
como o norte da Alemanha ali próximo a a
ao Mar do Norte Norte e tudo mais a
região de Hamburgo e outros lugares que
o alemão ainda era uma língua que não
estava 100% definida né nós tivemos uma
live não faz muito tempo falando sobre a
questão da educação da Alemanha
pós-reforma e como a reforma também teve
um papel importante na unificação da
língua alemã
eh a gente percebe que naquele ambiente
dificilmente a população comum
entendesse o latim então a a a a a
própria forma como a igreja realizava os
seus cultos os seus ritos religiosos
fazia com que muitas vezes a pessoa se
sentisse afastada alijada de toda aquela
participação do do Sagrado vamos dizer
assim de da de poder louvar e adorar a
Deus ele fazia isso meio que por tabela
ou seja ele delegava ao padre delegava
ao sacerdote a responsabilidade para
realizar essa adoração por ele e isso
que os reformadores perceberam ou seja
não apenas esse Martinho Lutero e os que
seguiram mas os anteriores também eles
perceberam que uma espiritualidade
precisava estar mais próxima do Povo o
povo precisava ter mais contato com a
revelação de Deus ter mais contato com a
a a sua o conhecimento da sua palavra e
ter acesso direto àquilo que nós
entendemos como resultado da Salvação em
Cristo Jesus um outro elemento que foi
muito debatido era a respeito do uso da
iconografia ou seja dos ícones das
imagens das esttuas a veneração de
imagens religiosas ícones e Relíquias
assim como o papel que desempenhavam na
Adoração foi criticada como
potencialmente levando a idolatria e
aqui na história da igreja a gente tem
uma um elemento muito importante porque
em algum momento dessa igreja eh a Educa
a e a capacidade de interpretação dos
textos bíblicos ela era escassa não é
isso vai mudando ao longo dos séculos
mas não era toda a população que tinha a
capacidade de ler e compreender o texto
bíblico que estava normalmente escrito
em grego em hebraico e depois com a
versão da igreja da da da Bíblia vulgata
foi todo traduzido para o latim né você
tinha também o antigo testamento em em
grego que era a famosa versão
septuaginta E aí você tinha esses textos
para poder interpretar e conhecer a
história bíblica e nem todo mundo
conseguia fazer isso E aí o que que a
igreja naquele momento pensou Vamos
criar imagens Vamos criar figuras
histórias contadas com imagens para que
as pessoas possam compreender o que que
se acontece o que que aconteceu o que
que se deu dos eventos bíblicos Então
você tinha a imagem por exemplo do
Nascimento de Jesus você tinha imagem
por exemplo do da crucificação você
tinha imagem de Jesus subindo aos céus e
a pessoa olhando aquelas imagens Ela
poderia entender ah então esse Jesus que
nasceu aqui o coral de anjos veio cantar
para ele ele depois aqui tem a história
da sua vida aqui ele foi crucificado e
foi levado aos céus ressurreto esse
Jesus que eu tenho que adorar e talvez
você tivesse explicando né como a gente
usa às vezes essa analogia para os que
são mais de cabelo branco dentro da
igreja né tem a famoso flanelógrafo da
APEC que são aquelas figurinhas que você
vai fazendo as historinhas para criança
é basicamente essa a ideia só que chegou
um momento da história em que não havia
mais uma história sendo contada havia
uma imagem de um homem de uma mulher que
tiveram uma relevância muito grande na
história da igreja na história da da da
fé e esses homens e mulheres eles faziam
estátuas e colocavam nos lugares o ideal
Eu imagino que o ideário de quem pensou
isso seria olhem aquele homem olha a
vida que ele teve aprendam com ele e
vivam da mesma forma só que isso Acabou
tomando um outro rumo as pessoas
passaram a orar para que aquela pessoa
aquele a imagem aquela figura
intercedesse por eles diante de Deus e
inclusive resolvesse problemas para eles
aqui enquanto estavam na Terra e aí isso
é um problema porque aí é basicamente o
mesmo caminho da idolatria que Israel
foi condenado por isso e que também
durante muito tempo a igreja teve que
conviver com a idolatria pagã enquanto
ela não foi colocada ali como a igreja
do de todo o império romano Então isso é
era um problema que os reformadores
também eh combateram e talvez o
principal problema deles era justamente
eh a falta de acesso a essa escritura a
restrição das pessoas comuns de terem
acesso direto à Bíblia em sua língua
vernácula foi uma grande preocupação os
reformadores acreditavam que todos os
crentes deveriam poder ler e entender a
bíblia por si mesmos só para citar mais
uma vez Cisneiros tentou fazer isso na
Espanha Apesar de que ele não fez em
espanhol ele fez uma versão que é
chamada de Bíblia poliglota complutense
não é outros reformadores como William
tindale e John wickliffe eles também
tentaram fazer isso para o inglês e
foram inclusive queimados na fogueira
por conta desse movimento por quê Porque
nesse momento da história que nós
estamos avaliando aqui a autoridade e a
única responsabilidade de interpretação
e de leitura do texto bíblico estava no
Poder da igreja então os reformadores
criticam isso e essa crítica talvez vai
ser a que vai Ressoar com maior força em
todo o movimento da reforma por quê
Porque quando nós vamos analisar os as
consequências dessa reforma nós vamos
ver que a resposta eh ela foi muito
impactante para a igreja ou seja a
algumas conquistas que os reformadores
conseguiram ou seja depois de todo esse
movimento ali causado por Martinho
Lutero foram irrevogáveis
não conseguiram voltar atrás depois E aí
nós vemos Talvez assim a ação do
Espírito Santo conduzindo a história no
momento em que ele capacita e ele
estimula vamos dizer assim impulsiona o
Martinho Lutero a naquele período em que
ele ficou encarcerado preso a fazer a
sua tradução para o alemão porque talvez
se ele tivesse pensado em fazer isso em
outro momento ele não teria conseguido
fazer isso é tão interessante que ele
consegue traduzir por volta de o o a o
novo testamento em volta de 9 meses em 9
meses ele faz a tradução do Novo
Testamento mas quando ele vai tentar
traduzir o antigo testamento dos textos
em hebraico Ele demora um pouco mais de
tempo são quase 13 anos traduzido o
antigo testamento inclusive com ajuda de
amigos judeus que ele tinha na região de
wiberg o ajudaram a interpretar algumas
palavras e tudo mais que estava no texto
em hebraico Então a primeira conquista
que a gente vê é justamente a Bíblia
acessível ou seja antes a gente tinha
falta de acesso às escrituras agora nós
nó temos a Bíblia acessível uma das
conquistas fundamentais da reforma foi a
tradução da Bíblia para línguas
vernáculas Lutero faz essa tradução para
o alemão logo depois o francês vai ter a
sua tradução o inglês vai ter a sua
tradução e as outras línguas ali do do
do ambiente europeu começam a receber
também traduções e isso vai se espalhar
e hoje não tem mais como você tem acesso
à Bíblia no seu celular você tem acesso
a versões em português então assim eh é
um caminho que não teve mais volta né
antes desse período a Bíblia estava
principalmente disponível em latim
acessível apenas para o clero e os
estudiosos tornar a Bíblia disponível na
língua do Povo comum permitiu que eles
lessem e entendessem as escrituras por
si mesmos capacitando-os com o acesso
direto ao ensino religioso e promovendo
uma conexão mais profunda e pessoal com
a sua fé um outro elemento muito
importante que foi
retraido né porque isso já vinha lá
desde o período da patrística Mas agora
ele é colocado novamente em evidência é
justamente o sacerdócio de Todos os
Santos ou seja o conceito de sacerdócio
de todos os santos foi um princípio
fundamental da reforma você não precisa
de
intermediários você não precisa de
sacerdotes você não precisa de Pastores
de padres de ninguém você tem acesso
direto a Deus E você tem que exercer
esse seu ministério esse sacerdócio que
Deus colocou na suas mãos e aí esse
sacerdócio enfatiza que todos os
cristãos não apenas o clero não apenas a
liderança todos tinham a capacidade de
se aproximar de Deus diretamente e
participar de assuntos espirituais isso
desafiou a autoridade tradicional do
clero e a hierarquia da igreja
conferindo aos cristãos comuns um senso
de responsabilidade e envolvimento em
suas práticas religiosas e isso traz um
elemento que também é Reflexo da reforma
que é a questão da ênfase na fé
individual ou seja a reforma incentivou
os indivíduos a desenvolver um
relacionamento pessoal com Deus ela
enfatizava que a salvação se baseava
como nós vimos na fé em Cristo em vez de
ritos religiosos ou boas obras essa
mudança de ênfase capacitou os cristãos
comuns a ter uma conexão mais profunda
pessoal E introspectiva com as suas
crenças concentrando-se em sua fé e
espiritualidade como base da sua vida
religiosa agora não precisa mais
depender de uma cerimônia de um rito
religioso de um culto de uma celebração
porque a fé ela é individual se você
estiver presente com a sua comunidade de
fé ótimo louve a Deus participe de toda
a celebração que é feita Mas você também
no seu lugar onde você estiver pode
exercer essa fé naquela época a
mentalidade era de que somente os ritos
celebrados na igreja aproximavam as
pessoas de Deus a reforma traz isso de
volta você se aproxima de Deus pela fé
pela fé no seu filho Cristo Jesus e não
por um rito por uma obra por algo que
você vai fazer apenas depositando a sua
fé nele você já está se aproximando do
Deus Criador E aí é óbvio que tem uma
consequência porque quando você se
aproxima de Deus e deposita sua fé em
Cristo Jesus o seu espírito passa
habitar em você e agora as suas ações
vão ser guiadas por esse espírito de
amor que quer te trazer cada vez mais
perto do Deus Criador E aí uma outra
Conquista vamos dizer assim que a
reforma trouxe foi justamente eh essa
esse desafio a essa autoridade máxima
que a igreja Detinha E isso se reflete
nos nossos dias Infelizmente em alguns
ambientes nós temos visto que algumas
pessoas preferem delegar à igreja essa
autoridade colocar nos pés da igreja a a
a as decisões que ela precisa tomar mas
na verdade a decisão ela é individual
ainda que a a a você agora possa ter uma
fé individual e se aproximar sozinho
vamos dizer assim de Deus as
consequências também elas estão individ
alizad você não pode passar para um
terceiro as decisões que você vai tomar
ou as consequências das decisões que
você tomou você tem a responsabilidade
de se aproximar de Deus de aprender com
a sua palavra é aquilo que você precisa
fazer então a reforma questiona A
Supremacia da igreja que detinha
considerável poder e influência por
muitos séculos os reformadores
desafiaram a autoridade criticando as
suas práticas as suas doutrinas e os
seus aspectos financeiros uma das coisas
que Lutero se assustou quando ele esteve
visitando Roma e uma das suas cartas um
dos seus escritos fala isso era que a a
igreja que estava sendo levantada lá em
Roma através do dinheiro que era
recolhido nas circunvizinhanças ali ou
seja nos no império no sacro Império
Romano germânico
eh era uma opulência e e e
uma coisa tão assim fora do normal que
ele não equilibrar como que a igreja
está fazendo isso naquela região
enquanto pessoas aqui estão passando
fome estão morrendo de doenças por que
que a igreja não investe esse recurso
aqui e essa é uma mentalidade que
precisa ser quebrada muitas vezes a
gente acha que são os prédios são as
localidades ou seja precisamos construir
um templo uma casa para o senhor como se
o senhor não tivesse onde morar mas ele
mesmo diz né que a sua habitação são os
céus e a terra Estrada dos seus pés
então ele não precisa habitar num templo
Mas muito dinheiro é investido e é gasto
em locais
físicos que falam mais ou que refletem
mais o desejo do nosso coração de termos
um local bonito e que a gente possa
dizer tá vendo nós construímos isso pro
senhor e é engraçado que quando o maior
rei da história de Israel aquele que
unificou o povo falou para o senhor que
é o rei Davi falou para o senhor senhor
vou construir uma casa para você ele
falou você
não você vai construir uma casa para mim
você não vai construir uma casa para mim
seja o maior rei da história de Israel
não construiu uma casa para o senhor e
aqui eles estão desafiando isso essa
autoridade que essa igreja desenvolveu
ela estava
causando pobreza tava fazendo com que as
pessoas passassem dificuldade e aí ele
diz aqui que o desafio levou a mudança
significativas na paisagem religiosa
incluindo o surgimento de várias
denominações protestantes Ou seja quando
você não tem mais uma liderança Central
você dá liberdade das pessoas acessarem
o texto as pessoas elas acabam
interpretando o texto da forma como elas
acham E isso é positivo porém também é
negativo a gente vai falar sobre isso já
já e Dent todo esse espaço todo esse
movimento que a reforma
eh causou cinco pontos são tratados
assim né como os cinco resumos ou cinco
elementos que reúnem todo o movimento
reformador alguns reformadores tinham
dificuldades em um ponto por exemplo
alguns acreditavam que as crianças
deveriam continuar sendo batizadas
outros acreditavam que o casamento ele
não necessariamente deveria ser eh um
casamento monogâmico eh tem várias
histórias ali no no movimento reformador
se você quiser se aprofundar Nós também
temos aqui no nosso canal um estudo
sobre a reforma protestante mas os cinco
pontos chamados cinco solas e eles
resumem bem o pensamento da reforma e de
onde vem esse pensamento do texto
bíblico né o primeiro deles é o famoso
sola escritura somente a escritura Esse
princípio afirma que a bíblia é a
autoridade máxima e única em questões de
fé e prática Isso significa que as
crenças e práticas cristãs devem ser
derivadas das escrituras em vez de
tradições da igreja ou ensinos humanos
ensinamentos humanos s a escritura
enfatiza a importância de ler e
interpretar a Bíblia de forma
independente capacitando O Cristão comum
a se envolver diretamente com a palavra
de Deus e aí dois textos são muito
emblemáticos quando a gente vai falar de
sola escritura primeiro é segundo a
carta de Paulo a Timóteo versos Capítulo
3 versos 16 e 17 que diz toda a
escritura é inspirada por Deus e útil
para o ensino para a repreensão para a
correção e para a instrução na justiça e
lá no Salmo Salmo 119 também tem ali uma
ênfase muito importante na palavra
naquele momento o salmista tá falando da
lei de Deus né da Torá ele diz a tua
palavra é lâmpada que ilumina os meus
passos e que clareia o meu caminho um
outro ponto importante é o solafide Ou
seja somente a fé o solafide enfatiza
que a salvação é exclusivamente pela fé
em Jesus Cristo e não por obras ou ações
humanas
isso destaca que as pessoas são
justificadas aos olhos de Deus por meio
de sua fé no trabalho expiatório de
Cristo Jesus na cruz essa doutrina
capacitou os cristãos o Cristão comum
eliminando a necessidade de rituais
complexos ou penitências colocando a
salvação ao alcance de qualquer pessoa
que tivesse a fé em Cristo Efésios 2 vai
nos dizer pois vocês são salvos pela
graça por meio da fé e isso não vem de
vocês é dom de Deus não por obras para
que ninguém se glorie e Romanos 8 também
Romanos 328 perdão vai nos dizer pois
sustentamos que o homem é justificado
pela fé independente a obediência a Lei
s gratia ou s só a graça somente a graça
Esse princípio ensina que a salvação é
um dom da Graça de Deus e não
conquistada ou merecida ele enfatiza que
asesso pessas não podem merecer o favor
de Deus por seus próprios esforços mas
são inteiramente dependentes da Graça
não merecida de Deus a ideia de sol
gratia aliviou o Cristão comum do fardo
de buscar a sua própria justiça e
destacou a importância de depender da
Graça de Deus em Efésios 2 versos 4 e 5
diz também todavia Deus que é rico em
misericórdia pelo grande amor com que
nos amou deu-nos vida com Cristo quando
ainda estávamos mortos em transgressões
pela graça vocês são salvos e ainda tito
Capítulo 3 versos de 4 a se diz mas
quando da parte de Deus nosso salvador
se manifestaram a bondade e o amor pelos
homens não por causa de atos de justiça
por nós praticados mas devido à sua
misericórdia ele nos salvou pelo lavar
regenerador e renovador do Espírito
Santo que ele derramou sobre nós
generosamente por meio de Jesus Cristo
nosso salvador ou seja um dos itens
importantíssimos da reforma é exatamente
que é apenas a graça de Deus que nos
salva não são as obras não é aquilo que
a gente faz Aliás o texto de Tito eh de
de Efésios perdão é muito claro ao dizer
que nós ainda estávamos mortos em nossas
transgressões e a graça de Deus nos
alcançou o quarto elemento dos cinco
solas é o solos cristos ou somente
Cristo solos cristos afirma que Cristo é
o único mediador entre Deus e a
humanidade essa doutrina enfatiza que as
pessoas podem se aproximar de Deus
diretamente por meio de sua fé em Jesus
Cristo sem a necessidade de
intermediários como Santos ou sacerdotes
e isso aqui é muito importante porque é
um reflexo direto daquilo que ocorria no
antigo testamento não é no antigo
testamento nós tínhamos o toda a
formação do templo com os seus eh ritos
seus rituais as suas práticas Os cultos
a adoração a Deus os sacrifícios e você
tinha ali um sacerdote alguém que era
responsável por realizar tudo aquilo
para que a pessoa o Ato da pessoa
chegasse até Deus ou seja sacrificando
um animal oferecendo alguma coisa para
Deus e tudo isso acontecia diante do
sacerdote em Cristo Jesus o sacerdócio
agora é dele Hebreus vai nos dizer isso
com muita clareza que agora nós temos um
sumo sacerdote que intercede por nós
então através de Cristo nós temos acesso
direto ao pai e isso capacitou o Cristão
comum a ter um relacionamento pessoal
com Cristo entendendo que a salvação e o
acesso espiritual eram exclusivamente
através dele Atos 4 verso 12 vai dizer
não há salvação em nenhum outro pois
debaixo do céu não há nenhum outro nome
dado aos homens pelo qual devamos ser
salvos Primeira Timóteo Capítulo 2
também vai dizer pois há um só Deus e um
só mediador entre Deus e os homens o
homem Cristo Jesus o qual se entregou a
si mesmo como resgate por todos este
Esse foi o testemunho dado em seu
próprio tempo e o último elemento dos
cinco solas que nós podemos ver é
exatamente o s deu glória somente a Deus
seja a glória só lhe deu Glória declara
que toda a glória e honra devem ser
atribuídas somente a Deus em todos os
aspectos da vida Esse princípio
incentivou os cristãos comuns a
reconhecer a importância de viver uma
vida que glorificar a Deus e Haver as
suas ações diárias e trabalho como uma
forma de adoração isso elevou à
importância de suas vidas cotidianas
como atos de serviço a Deus primeiro aos
Coríntios 10 assim quer comam quer bebam
ou façam qualquer outra coisa Façam tudo
para a glória de Deus e Apocalipse 4
também vai nos dizer tu senhor e Deus
nosso És digno de receber a glória a
honra e o poder porque criastes criaste
todas as coisas e por tua vontade elas
existem e foram criadas ou seja tudo vem
de Deus e tudo deve ser feito para a
glória de Deus todas as nossas ações a
nossa vida tudo aquilo que fazemos no
nosso cotidiano ela deve ser apontado
exclusivamente para Deus
e o que que nós temos aqui de resposta a
tudo isso
qual tem sido a nossa resposta a todo
esse movimento reformador que nós vemos
eh na história as os desdobramentos
disso como nós estamos vivendo hoje
sendo frutos reflexo dessa ação que
ocorre naquele ponto da história a
primeira pergunta que eu levanto é a
igreja tem exercido o seu papel de ser
reformadora porque um problema que nós
encontramos ho hoje é esse ponto número
dois aqui quando nós dizemos que o livre
exame das escrituras não significa livre
interpretação a igreja ela precisa estar
atenta a ler
a dar acesso para que os seus membros a
sua o seu corpo Leia a Bíblia
ferramentas com que eles possam se
aprofundar no conhecimento dessa Bíblia
mas não necessariamente todas as
interpretações são interpretações que
derivam da Bíblia ao longo dos séculos
até aquele momento da reforma muitos
líderes e muitos estudiosos da Bíblia
haviam escrito coisas que quando foram
somadas ou quando foram eh combatidas
chegaram naquele ponto da história em
que Martinho
Lutero levantou-se e falou Olha esses 95
pontos essas 95 teses que eu estou
levantando aqui são elementos que eu
creio vão melhorar a igreja e vão fazer
com com que a igreja volte aos caminhos
da palavra e infelizmente naquele
momento não havia
mentalidade madura o suficiente dentro
dessa igreja para interpretar aqueles 95
pontos fazer uma autoanálise e fazer a
sua reforma e aí nós temos todo o
desdobramento do movimento reformador
que é o que chega até nós mas a pergunta
continua temos sido reformadores hoje
temos apontado dentro daquelas práticas
que nós temos que nós temos exercido os
elementos que são exatamente reflexo
derivam das escrituras ou nós temos
vivido uma vida meio que no automático
repetindo as coisas fazendo todas as
coisas porque elas sempre foram feitas
dessa forma sem pararmos para pensar se
nós estamos sendo realmente sal e luz se
nós estamos realmente refletindo os
ensinos dessa escritura
na sociedade que nós vivemos hoje
porque cada momento em cada época da
história a igreja precisa responder aos
questionamentos da sua sociedade e esses
questionamentos precisam ser respondidos
com o quê com aquilo que a escritura nos
apresenta Então essa é a nossa missão
hoje depois de mais de 500 anos da
reforma né 500 e 1517 em 2017 fez 500
anos da reforma então depois de 500 anos
de reforma nós precisamos continuar
fazendo a mesma coisa nós precisamos
avaliar as ações que temos tomado as
decisões que temos tomado nós precisamos
avaliar o que tem sido falado a respeito
das escrituras para que nós voltemos ao
que a escritura tem a nos ensinar uma
frase que no final do primeiro século
ali da reforma no final do ano 1500
início do ano 1600 uma frase que foi
muito eh propagandeada e depois virou
também uma frase que representa aí a
reforma é essa Eclésia reformata eter
reformando est do latim dizendo a igreja
reformada e sempre se reformando uma
igreja não pode estar estática uma
igreja precisa avaliar o seu contexto a
sua comunidade aquilo que a sociedade
tem colocado aí à disposição de todas as
pessoas e fazer um contraponto da
palavra de Deus e dizer isso aqui é algo
que pode ser aproveitado inclusive para
propagar para promulgar o amor de Deus
aí no meio das pessoas mas isso aqui
precisa ser afastado isso aqui é um erro
isso aqui não tem base bíblica e ela
precisa estar arraigada enraizada com os
pés firmados na palavra de Deus é
imperativo que não abdiquemos de nosso
compromisso como agentes da reforma dire
iando nossa atenção ao simbolismo da
crucificação e a fé em Cristo deve-se
enfatizar que esse esforço de reforma
deve começar internamente com a
autotransformação a fim de estabelecer
uma referência constante aos princípios
contidos nas escrituras o meu convite a
você é que você também faça parte da
reforma assim como aqueles reformadores
lá atrás que se dedicaram a estudar o
texto bíblico se dedicaram a aprender
mais da palavra de Deus a
compreender realmente o que que ele tem
o que que essa palavra que tem para nos
ensinar faça esse exercício busque
individualmente aprender com os ensinos
dos Apóstolos aprender com aquilo que o
antigo testamento também nos apresenta
aprender com a vida e obra de Jesus
Cristo nosso Senhor e depois você pode
promulgar isso propagar isso e você pode
fazer fazer isso inclusive pela sua
própria comunidade de fé você pode ver
os seus as suas ações ver as suas
práticas fazer a comparação com aquilo
que a palavra de Deus ensina nem tudo
vai ter lá vão ter coisas por exemplo
como forma de celebração se você chama
de celebração se você chama de culto Se
você recebe as pessoas apertando com a
mão direita ou com a mão esquerda são
coisas que realmente a Bíblia Não se
preocupa mas elementos principais e
basilares que deslocam o papel da
palavra de Deus deslocam a função do seu
filho Jesus Cristo colocam
intermediários entre você e o próprio
pai através do o acesso através do qual
você recebeu por um sacrifício muito
grande a própria morte da derramamento
do corpo e do sangue do filho de Deus
Cristo Jesus que te resgatou e me
resgatou você não pode substituir isso
por nada e isso os reformadores
trouxeram de volta te dão a oportunidade
de avaliar as escrituras de aprender a
sua mensagem e de divulgar isso para o
maior número de pessoas possível que
Deus o abençoe e que você também se
torne um
[Música]
reformador temos vivido tempos bastante
difíceis de muita dor muita
tristeza eh com guerras com terremotos
com eh desastres naturais
e nesse momento eu queria eh colocar
junto com a sua vida a minha vida a vida
de tantas pessoas que têm sofrido hoje
eh no meio de todas essas dificuldades
Vamos colocar isso diante de Deus porque
eh nós Realmente não podemos fazer nada
nós temos eh muitas limitações em
relação a isso mas nosso Deus Ele não
perdeu controle ele tem tem cuidado de
cada um de nós tem cuidado de tudo
apesar da gente não conseguir enxergar
Então nesse momento eu gostaria de
convidar você a realmente se entregar a
se derramar diante de Deus e confiar eh
e caminhar no meio da Escuridão de mão
dada com esse Deus tão bom e tão
poderoso que tem
eh realmente a capacidade de fazer a
diferença de transformar o que precisar
Vamos colocar diante dele Senhor Deus
nós colocamos diante de ti Senhor Deus
eh tanta
tristeza tanta dificuldade que o mundo
tem passado senhor tantas pessoas Senhor
Deus perdendo familiares ou perdendo a
vida ou perdendo Senhor Deus eh as tudo
que eh construíram durante o a vida
Senhor Deus ah no meio dessas desses
desastres naturais dessas catástrofes
das Guerras Senhor Deus e a gente se
sente completamente Senhor Deus de mãos
atadas a gente se sente totalmente
incapaz e realmente a gente é senhor por
isso que a gente precisa depender do
Senhor e nesse momento a gente se coloca
Senhor diante de ti porque é só o senhor
que tem o controle de todas as coisas é
só o senhor que pode Senhor Deus colocar
a tua mão de Misericórdia de graça sobre
todas essas coisas e por isso que
pedimos Senhor vem derramar Senhor Deus
da tua misericórdia da tua graça sobre
nós sobre cada uma dessas pessoas que
seja um momento que apesar da dor apesar
da dificuldade a gente consiga enxergar
Senhor Deus a tua mão a gente consiga
enxergar o senhor cuidando de tudo e que
a gente se coloque realmente pai em
Total dependência de ti que a gente
reaprenda Senhor Deus a manter a fé é a
fé firmemente em ti senhor e nós pedimos
pai também que o Senhor cuide Senhor
Deus dos familiares que perderam eh as
famílias eh que perderam as coisas
Senhor Deus coloca a tua mão de
Misericórdia consolo de conforto Senhor
Deus e também no meio de todas essas
coisas ainda assim nós agradecemos pai
por tantas eh Tantos momentos que o
Senhor tem nos mostrado ensinado e como
o Senhor tem cuidado de nós aesar de
tudo isso eh por isso nós agradecemos no
meio da dor a gente consegue enxergar
Senhor Deus o ponto de luz a gente
consegue enxergar a
esperança de que é se manter eh firme no
senhor nos ajuda a caminhar pai nos
ajuda a caminhar cada dia cada momento
nós Oramos em nome de Jesus
[Música]
amém estudar a bíblia estudar um pouco
da história da nossa fé os fundamentos
as pessoas que passaram já e pensaram e
e tiveram
experiências como base pra gente poder
também viver a nossa vida eh entender o
que que já foi feito e acertado ou o que
que já foi feito e como erro né para
aprender a gente precisa ter essa base
Vamos estudar juntos então aqui na ibu
de quarta e quinta às 19 horas nós temos
dois cursos
incríveis rolando nesse momento são dois
meses de curso e um é teologia Liberdade
escravidão nós estamos tratando dois
livros diferentes mas muito
interessantes Filemon e Tiago que você
vai se apaixonar ao estudar e na
quinta-feira nós temos o curso de
História da igreja no mundo e no Brasil
então você não pode perder essa
oportunidade de aprender e se aprofundar
em nesse estudo a ibnu está presente
como uma comunidade que recebe pessoas
tanto presencialmente aqui em São Paulo
mas também para você que está em
qualquer lugar do mundo e que queira
fazer parte da nossa igreja como membro
online Ah nós temos um grupo de novos
membros em que nós apresentamos a ibu
com um pouco mais de detalhe aquilo que
é é a teologia e a compreensão da ibnu
sobre os temas mais importantes da nossa
identidade é em uma série de encontros
Ah nós temos dois grupos que funcionam
completamente pela internet são
encontros virtuais à segundas e à
quartas-feiras se você tem interesse de
participar desse geek grupo ibu para a
comunidade online e para novos membros
então entre em contato com a conexão e
faça parte do nosso geek de novos
membros obrigado por estar conosco neste
momento Siga a ibu nas redes sociais
compartilhe os nossos conteúdos
eh esteja presente em todas as nossas
ações você é um membro importante e nós
estamos todos juntos nessa comunidade
para levar a Deus a todas as nações
Muito
[Música]
obrigado
[Música]
todos asinos fovos e raças muitos irão
te
louvar girando as culturas as línguas e
nações no tempo e o espaço virão te
adorar meito seja sempre o
cordeiro filho de Deus aí Davi bendito
seja o seu santo
nome Cristo Jesus
presente
[Música]
aqui com luos de multidão muitos irão te
louvar como escolido teu reino e Nação
tempo e espaço virão te
adorar bendito seja sempre o
cordeiro filho de Deus raiz de Davi
bendito seja o seu santo
nome Cristo Jesus
vente
[Música]
aqui
é nós som e tudo dedicar oferta su ao
Senhor talentos queremos consagrar min a
vida noar para Teu
Louvor bendito seja sempre o
cordeiro filho de Deus Raí de Davi
bendito seja o seu Santo
Nome Cristo Jesus
V bendito seja
sempre filho de Deus raiz de Davi
bendito seja o seu santo
nome Cristo Jesus
presente
a
[Música]
h
[Música]
n

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