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Livre Interpretação da Bíblia? – Teologia | Luiz Sayão & Claiton Kunz | IBNU & Faculdade Pioneira

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[Música]
muito bem sejam todos bem-vindos ao café
teológico da Faculdade Batista Pioneira
aqui em São Paulo na IASP e queremos
desde já agradecer a igreja que cede
esse espaço para esse momento em que
estamos fazendo esse café teológico mas
também a oportunidade de termos aqui em
São Paulo Polo
EAD da Faculdade Batista Pioneira somos
muito gratos a Deus por esse momento e
vamos ter uma boa conversa daqui a pouco
sobre teologia interpretação mas eu
quero orar antes e pedir que Deus
abençoe esse tempo já agradecendo a
todos vocês que estão presentes aqui
nesse momento mas também todos aqueles
que nos acompanham através das redes
sociais agora nesse momento ou que vão
assistir ainda depois mais tarde que vão
aproveitar esse tempo especial quero
orar e depois a gente vai conversar um
pouco sobre teologia e
interpretação também baixe sua cabeça
vamos orar nesse momento obrigado Senhor
porque tão bom nós podermos estar juntos
sempre que é
possível nos sentarmos juntos e
pensarmos sobre a tua palavra estudarmos
sobre a tua palavra estudarmos sobre o
teu reino e de que forma nós podemos nos
envolver no teu reino senhor Sempre é
muito bom nós nos reunirmos nós te
agradecemos por esse momento que estamos
aqui agora desse início do polo da
Faculdade Batista Pioneira aqui em São
Paulo onde estamos alargando os espaços
para que mais pessoas possam ter acesso
ao estudo de teologia o estudo das
escrituras e nós te louvamos por tudo
isso obrigado por cada um que está aqui
também por todos aqueles que nos
acompanham e nos assistem das suas casas
também senhor é isso que nós pedimos e
agr no precioso nome de Jesus amém Bom
muitos de vocês que estão aqui já
conhecem alguma coisa da faculdade
alguns talvez ainda não E nós queremos
assistir agora a um pequeno vídeo
institucional que mostra um pouquinho da
nossa faculdade para que vocês conheçam
também então V pedir que passe o vídeo e
depois nós seguimos
conversando longo dease seis décadas a
Faculdade Batista Pioneira mantém o
legado da Excelência na capacitação
teológica aliando o conhecimento à
prática
ministerial nossa história é marcada
pelo empenho de homens e mulheres que se
dedicaram ao ensino teológico de
qualidade encarando a Bíblia como
realmente ela é palavra de
Deus
[Música]
tendo em vista as necessidades atuais
das igrejas e o preparo de seus obreiros
a Faculdade Batista Pioneira está em
constante ampliação de seus cursos e
programas oferecendo graduação em
Teologia presencial e à distância
pós-graduações cursos livres e o projeto
wakeup a além de publicação de diversos
materiais e revistas
acadêmicas nosso objetivo é ser uma
parceira das igrejas locais para que
juntos possamos preparar integralmente
os vocacionados para a vida do
ministério assim buscamos formar pessoas
capazes de aplicar o conhecimento
bíblico para melhorar a qualidade de
vida espiritual e social seja no nível
individual ou na sua
[Música]
comunidade além de possuir um quadro de
docentes de alta qualidade a Faculdade
Batista Pioneira teve o seu curso de
teologia
EAD a distância avaliado com nota máxima
o melhor lugar para você estudar
Teologia mas teologia para vocacionados
para pessoas que querem
eh colocar aí a devida ligação entre a
mente e o coração por isso nós temos
aqui uma teologia
equilibrada na verdade a Bíblia aplicada
para quem quer se aprofundar no
conhecimento de Deus e na missão eu
Convido você a fazer parte desse projeto
da
Faculdade Teológica Batista Pioneira
faculdade Pioneira teologia de
primeira
para mudar o mundo Venha conhecer a
nossa instituição pois aqui a sua
vocação é levada a sério acesse batist
Pioneira pedu PBR e saiba
[Música]
mais ok já viram que nós temos um novo
garoto propaganda né da faculdade muito
bem agora nós queremos conversar um
pouco sobre o tema que foi proposto para
essa tarde que tem a ver com teologia e
hermenêutica teologia interpretação E
para isso nós convidamos nosso
Conselheiro acadêmico né
ah alguns já sabiam dos últimos dias mas
o pastor Saião desde setembro ele já era
professor nosso há uns 2 anos mais ou
menos né E desde Setembro desse ano ele
também é o nosso Conselheiro Acadêmico
da Faculdade nos ajudando ali numa série
de projetos e iniciativas que nós
estamos tomando pastor Saião dispensa
apresentações eu creio que todos já o
conhecem muito bem pastor da ibnu aqui
em São Paulo já foi editor de várias
editoras trabalhou com traduções de
Bíblia rota meia meia e você deve ter
visto ele numa meia centena de projetos
diferentes onde ele está envolvido né E
nós queremos conversar então bem-vindo
pastor sua palavra de saudação também
ah muito boa tarde a todos graça e paz
obrigado pastor cliton Ah é uma alegria
estar aqui né porque na verdade a gente
eu ia até falar né que eu conheço claito
há tanto tempo mas eu preferi deixar
isso na indefinição né Porque isso pode
ter outros
desdobramentos pós teológicos né É quase
arqueológicos
Então a gente tem uma amizade já há
muito tempo eu já estive várias vezes lá
em jui em semanas acadêmicas a gente tem
uma uma cooperação e até também por
conta né da da tarefa teológica a gente
tem tido essa sintonia então é um prazer
muito grande ah estar aqui né Aí ele
falou do garoto propaganda eu pedi
licença pro KFC E aí a gente pode fazer
a parceria sem muita dificuldade né mas
uma alegria todos sejam bem-vindos e de
fato a a necessidade teológica hoje é
muito muito peculiar e diferenciado
então a gente precisa
ter seriedade acadêmica a gente precisa
ter compromisso com a Bíblia como
palavra de Deus a teologia conversando
com espiritualidade e também com o olhar
voltado pro Ministério pra missão então
a gente tá aqui uma satisfação muito
grande e vamos aí pro nosso café teol
isso aí nós aqui Agradecemos por essa
parceria aí antes que eu se você entrou
aqui não passou lá na frente deixou o
seu nome você ainda não está concorrendo
a bolsa de estudos de um semestre do
curso de teologia Então corre lá faz
isso e depois retorna aqui a final nós
vamos fazer esse sorteio bom nós vamos
conversar agora sobre livre exame ou
livre interpretação das escrituras onde
é que tá a confusão nesse assunto todo
seja a questão da interpretação e a
primeira pergunta pastor Qual é a
importância de uma boa hermenêutica de
uma boa Interpretação da Bíblia tendo em
vista que a gente tem uma série de
complicações E encrencas no meio
teológico eclesiástica Por que que é tão
importante a gente fazer uma boa
interpretação
a Dr cayon toda a tradição Cristã ainda
que ela tenha a um perfil diferente ela
tem a Bíblia como referência e no caso
da tradição evangélica ou protestante
principalmente Batista a gente diz muito
claramente a Bíblia é a nossa única
regra de fé e prática então aquilo que a
gente tá comemorando né nesse mês de
outubro que é um um movimento que começa
na Alemanha com Lutero e se desdobra pra
história da da cristandade europeia e eh
traz um um desafio muito grande que é a
minha vida cristã minha espiritualidade
e minha proposta de caminhada diante de
Deus e dos homens passa pela leitura do
livro Uhum E a leitura do livro né eu me
lembro quando eu tive lá em witenberg vi
um negócio muito interessante que é
assim na figura do Lutero com uma Bíblia
aberta com aquele olhar assim e bastante
Triunfante dizendo com esse livro bem
compreendido eu posso né abordar Toda a
realidade então a hermenêutica a
interpretação bíblica é o ponto de
partida diria número zero né porque
Ah eu tenho um um desafio porque esse
texto não surgiu hoje então ele tem
elementos desafiantes do ponto de vista
técnico que me convidam a um estudo
sério e aprofundado segundo esse texto é
palavra de Deus né se você recebe um
contrato de uma casa que você comprou
você vai olhar bem direitinho o que tá
escrito em cada uma das cláusulas para
ver se não vai ter problema então
eu preciso olhar isso com atenção porque
a minha compreensão da vida a o meu
entendimento de quem eu sou diante de
Deus e dos homens e como é que eu devo
proceder aí vem a parte prática da
hermenêutica né É É absolutamente Vital
então para ir direto pro prático assim
sujeito vai lá e lê
né Se a tua mão faz pecar corta se o
olho faz pecar arranca ou no meu caso
quase tira o óculos né Quase Ah por e
isso traz desdobramento muito sério eu
tenho visto na minha vida de maneira
prática pessoas em agonia e em desespero
em confusão entrando por caminhos com
desdobramentos dos pior tipo possível
por causa de uma questão hermenêutica
então interpretação bíblica é vital na
caminhada de fé poucos dias atrás eu li
uma frase acho que era John Bing o nome
o autor da interpretação Depende do que
Nós pensamos o que cremos o que fazemos
e o que temos a oferecer ao mundo se a
gente erra lá na interpretação o nosso
pensamento vai est equivocado a nossa fé
vai ter equivocada a nossa prática e a
gente não vai ter nada eficiente para
oferecer para esse mundo também então é
essencial Mas será que nós temos
liberdade de fazer a interpretação
bíblica do jeito que a gente quer não
seria melhor uma
interpretação oficial padronizada
igualzinho para todo mundo talvez sendo
feita sei lá pela denominação ou pelo
por um sacerdote como é que fica esse
negócio assim eu tenho liberdade de
fazer interpretação
bíblica Então essa é a questão mais
importante que acompanha né Essa
trajetória que teve um desdobramento
peculiar né no ambiente do século XV e x
na cristandade
porque o que que acontece nós temos a
revelação de Deus no texto bíblico e o
surgimento da Comunidade da Fé aí no
ambiente medieval pessoal eh vamos assim
dizer não soube fazer a organização do
do time direito no meio de campo né aí o
goleiro vai pro o ataque né o atacante
fica no gol e a coisa fica meio confusa
e nessa maneira de tentar procurar um
caminho da Verdade houve uma mudança de
referência maior
ah do texto para a instituição para a
organização maior daí você tem a ideia
que a gente não pode ler a Bíblia
diretamente tem que ter o o indivíduo ou
a instituição que tem a devida
autorização
supostamente divina e que traz o que a
gente pode chamar de interpretação
oficial e Sagrada aí a gente tem um
dilema muito grande né primeiro que a
gente percebe que as organizações
instituições TM feito uma série de
equívocos tanto é que depois fazem
realinhamentos na sua caminhada ó não
era bem isso que devia ter sido
feito segundo você coloca o texto numa
referência tão secundária que na prática
o o intérprete oficial acaba sendo vamos
dizer um o texto por definição porque ao
falar sobre o texto ele vai escrever um
outro texto e aí esse texto se torna
referência de autoridade então lá no
século 16 o nosso amigo Lutero aconteceu
um negócio complicado ele acabou
Estudando bastante e deram a
oportunidade de lecionar Salmos Gálatas
Romanos né E como diz o brasileiro na
linguagem Popular deu ruim né porque ele
começou a ler aquilo e falou pera aí o
que eu tô vendo no ambiente religioso a
minha volta tá muito diferente né E aí
Lutero né
Eh quando ele vai enfrentar o Carlos V
lá em voros né
her andermal né ele vai bater de frente
e vai dizer não pera aí a autoridade tá
no no texto Então nenhuma instituição
nenhuma igreja nenhuma
denominação tem
autoridade sobre o texto no sentido
final é claro que a gente não pode ter
uma livre interpretação no sentido de
não ter uma interpretação fundamentada
dizer qualquer coisa mas sim nós temos a
responsabilidade do livre exame das
escrituras porque a gente deve dizer
junto com toda a tradição da reforma
forma sola escritura sola escritura ou
seja o livre acesso o livre exame Todos
nós temos esse direito de acesso às
escrituras e foi isso o pelo qual os os
os reformadores Lutaram deram a vida
alguns chegaram a morrer por conta disso
né então esse livre acesso às escrituras
não significa uma simplesmente uma
liberdade Ah então posso fazer com texto
que eu quiser não né todos temos acesso
mas há uma responsabilidade na questão
de como fazer isso e de fato Ah uma
instituição fazer a interpretação de
forma oficial se fosse uma garantia que
estaria tudo certo tranquilo mas é só
olhar a história né ler um pouco da
história do cristianismo que a gente já
vê que não resolveu também você acha que
os cristãos da atualidade eles têm usado
de forma adequada o privilégio do acesso
às escrituras porque às vezes a gente
olha para alguns países onde é tudo
fechado né e não tem acesso não tem o
texto a gente diz assim graças a Deus
que a gente tem o acesso à escrituras né
e não lê e não usa como é que fica isso
olha o o Eu acho que o ambiente ele é um
tanto quanto variado e diversificado né
Eh Isso significa que nós temos uma boa
parte da comunidade cristã e até mesmo
evangélica nominal né que acaba não
utilizando o texto com
responsabilidade outras pessoas TM uma
abordagem com texto quase que Mística né
eu vou sair hoje levar a Bíblia comigo
para dar mais sorte né já que o pé do
coelho pé de coelho eu perdi né Então
deixa eu abrir inclusive no Salmo 91 que
é o mais forte né para evitar problemas
na vida mas eu acho que o grande
problema dos nossos dias tem a ver com o
avanço do chamado pensamento pós-moderno
né o pensamento pós-moderno existe o que
a gente pode chamar uma uma trajetória
eh falando um pouquinho mais complicado
assim de um agnosticismo hermenêutico né
de que não é possível ter acesso ao
conhecimento objetivo de uma ideia e
isso faz com que todas ideias a respeito
de um texto elas sejam Teoricamente
legítimas porque o pressuposto né Desse
pensamento é que o texto é tão antigo
tão distanciado que é impossível de fato
chegar ao conhecimento da intenção do
autor original então no meio desse
caminho o pessoal abre um espaço Por
isso que vocês estão ouvindo coisas
absurdas de gente falando Ah não sei
quem não sei aonde disse que na verdade
Lucas queria dizer isso então daqui a
pouco o pessoal tá dizendo né que g
e Camões eh eram na verdade um anime
japonês e a gente nunca tinha percebido
né quer dizer a coisa realmente foi né
Camões e uncha lá né a a coisa Naruto e
né uma um diálogo transversal de
inter-relacionamento literário então
isso realmente é um é é uma coisa
absurda ah portanto e o que é muito
necessário hoje é exatamente a retomada
de uma hermenêutica com
responsabilidade porque na influência
desse mundo pós-moderno e da falta de
conhecimento um monte de gente tá lendo
o texto dizendo não cada um tem a sua
ideia Cada pessoa tem opinião e existem
ah textos que exigem uma atenção maior
na
interpretação só que existe
interpretações
erradas absurdas sem fundamento que não
tem qualquer eh eh relação eh mínima de
conexão com o texto que tá sendo lido e
investigado é possível a gente fazer uma
interpretação eh como é que vou dizer
assim eh eh totalmente livre dos
pressupostos dos conceitos dos
preconceitos que a gente eh tem ou a
gente sempre vai estar fazendo a
interpretação B foi criado dentro dessa
cultura dentro dessa tradição religiosa
dá pra gente sair fora e olhar a
escritura de longe de forma totalmente
neutra essa é a pergunta mais deixa eu
ver se eu consigo ficar de fora para
responder a pergunta de maneira mais
mais neutra né
ah o desafio aqui ele ele passa por
algumas considerações que precisam ser
observada
veja é claro que ser onisciente como o
sujeito que conhece a realidade com
plena objetividade indiscutível é
somente Deus toda a nossa leitura ela
sempre estará sujeita a imperfeição por
isso que a boa tradição Cristã Angélica
fundamentada ela sempre vai dizer pra
gente que a gente precisa cada vez
voltar ao texto nenhuma construção
teológica ou declaração ela é definitiva
a semelhança da escritura então eu volto
pro texto volto pro texto né a tradição
filosófica e teológica alemã né usou uma
expressão que é muito importante na
história da filosofia chamado S guist né
o espírito do tempo é claro sujeito
nascido numa época numa cultura num
certo ambiente ele sempre vai ter uma
leitura onde há uma certa influência
desses elementos influência inclusive
não
necessariamente negativa até porque
quando você até mesmo estuda a bíblia
você fala por que é que crônicas está
falando disso dessa forma porque é
Império Persa é uma certa mentalidade
Por que que no Novo Testamento essas
questões sobre Roma aparece aqui período
Romano Então você tem
ah certos elementos que aparecem com
destaque em função do universo do
intérprete que lida com o texto mas isso
é muito
diferente ah de abrir a possibilidade
para dizer porque existe um papel
significativo do sujeito como intérprete
ah a gente não pode dizer nada
suficientemente verdadeiro a respeito do
texto mediante uma pesquisa séria
linguística literária histórica ah com
as referências da hermenêutica a gente
pode sim entender o texto ah a partir da
intenção que o autor quis comunicar e
extrair esses princípios paraa nossa
caminhada embora essa participação do
sujeito seja algo compreensível e
importante e tem a sua influência a
gente não perde o texto eu acho que até
a gente não consegue sair totalmente
dizer assim agora vou desligar tudo que
eu sei tudo que eu conheço até agora
tudo que eu experimentei vou desligar
tudo isso e agora vou ler o texto de
forma neutra não existe isso né mas o
cuidado e aí a recomendação dos
reformadores né A bíblia é a melhor
intérprete da própria Bíblia as
escrituras são as melhores é a melhor
intérprete das escrituras então sempre
de novo volta lá para isso e quando a
pessoa diz assim olha Deus falou comigo
específico nesse texto né uma
experiência particular às vezes isolada
dá para fazer isso dá para utilizar isso
ou a a única pergunta é aquela questão
assim não o que que ele falou para o
autor original é isso que tá valendo
Qual é o ponto de equilíbrio entre essa
minha
com aquilo que foi a intenção do
original e se é
possível saber o que que o Paulo quis
dizer o que que o Lucas quis dizer dá
para entrar na mente deles e Descobrir
isso É sensato dizer que a gente
deve compreender que as pessoas na sua
caminhada com Deus tem experiências
reais com Deus experiências de chamado
de direcionamento e até mesmo coisas
mais específicas a gente não quer dizer
que Deus não pode de uma maneira até
Sobrenatural agir no meio do seu povo
mas esse agir Divino nunca pode ser
alguma coisa que a gente
ã venha colocar como uma referência de
condução do cotidiano da vida existe
muita coisa aí que até os meios mais
místicos da tradição protestante falam
que é uma diferença entre profecia e
profetada né aquele sujeito chega pro
outro olha Deus me revelou que você tem
que me dar R 5.000 de oferta aí o outro
respondeu Pois é para mim ele não
revelou nada ainda não então vamos
aguardar mais um pouco né então esses
usos indevidos são problemáticos quando
isso
acontece no nível de uma pretensa
revelação de uma palavra Divina que é
permanente isso é totalmente descabido
não dá para fazer o apocalipse 23 não dá
para incluir nada né de mesmo valor
Ah Como regra de fé e prática na própria
Bíblia e não dá para ter uma
interpretação espiritualmente revelada
do texto não existe uma hermenêutica
revelada n eu descobri o que significa
aquele que o detém de Tessalonicenses
Porque nessa noite o Arcanjo Miguel
apareceu lá em casa e me trouxe toda a
compreensão
esse tipo de procedimento não H faz
sentido e não deve ser considerado
interessante que na história da
hermenêutica e da teologia o famoso
Friedrich leacher né ele ele chegou a
sugerir uma coisa muito curiosa né que
quando alguém Lê o texto bíblico e lá no
texto tem uma realidade que essa pessoa
Experimenta aqui por exemplo Alguém teve
uma experiência o Espírito Santo e a
pessoa aqui tá tendo experiência com o
Espírito Santo agora essa
experiência tão profunda que a pessoa
tem do ponto de vista dele daria a
possibilidade dele
entender a revelação bíblica melhor do
que o próprio autor Então se Paulo não
sabia muito bem que era ser cheio do
Espírito Santo o indivíduo aqui tendo a
experiência fala agora eu vou explicar
de fato que Paulo quis dizer a ideia
parece muito Atrativa né altamente a
assim efervescente em certos ambientes
mas ela ela não faz o mínimo sentido até
porque esse
subjetivismo acentuado traz um problema
muito sério pra gente que é a você
colocar o controle da revelação na
experiência particular Mística e
subjetiva e se cada pessoa faz isso quer
dizer que na prática cada pessoa vai ter
a sua própria Bíblia sua própria
Revelação eu me lembro que uma vez eu
conversei com um rapaz que tava se
achando muito conhecedor de teologia ele
ficou bravo falou eu não tenho como
ficar acreditando tudo da minha fé num
livro Só é porque é apenas um livro e e
eu falei então você se baseia em quê eu
me baseio nas minhas experiências
Profundas eu falei vamos ver eu acho que
você não tem nem 30 anos de idade aqui
tem um livro de 1189 capítulos que tem a
experiência de dezenas de pessoas com
Deus essas experiências se tornaram
literatura foram devidamente eh
fundamentadas na própria experiência da
comunidade da fé se tornou a referência
literária que é a base de toda a
civilização ocidental o livro mais
significativo e importante da história
humana com certeza você deve se basear
só nas suas experiências mesmos que eu
acho que você tem toda a razão quer
dizer é uma coisa que não faz o mínimo
sentido então
não dá pra
gente levar a sério uma ideia de fazer
com que a gente chegue ao sentido do
texto através de uma experiência
subjetiva Mística udita espiritual o
caminho não é esse por isso que Paulo
vai dizer para Timóteo persiste em ler
por isso eh Pedro vai dizer olha o irmão
Paulo escreveu algumas coisas que são de
difícil entendimento então a gente
precisa estudar né E essa é a razão
inclusive que a reforma protestante
liberta grande parte da Europa de um
caminho
obscurantista onde o entendimento não
tava conversando com a
espiritualidade n aulas de hermenêutica
que eu tenho lecionado de interpretação
e quando a gente fala das qualificações
de um bom intérprete né de um bom
hermeneuta uma das primeiras coisas que
eu bato valendo é que questão da
humildade diante do texto bíblico aquela
questão isso aqui eu já sei isso aqui eu
posso explicar isso aqui eu entendi de
ser jeito e o texto bíblico sempre é
maior do que a nossa capacidade de
entendê-lo Então vai devagar entra com
humildade e não com essa arrogância de
isso aqui eu já sei né mas o mesmo texto
bíblico ele pode ter mais de uma
interpretação Às vezes a gente vê
diferentes denominações né uma pensa
desse jeito outr daquele daquele jeito e
as duas usam o mesmo texto bíblico né ou
às vezes certas doutrinas né a
possibilidade de ter diferentes
interpretações duas ou mais
interpretações em cima de um texto
bíblico
ah existem
ah textos que por definição são claros
demais e quando você lê a Bíblia alguém
não tem quem Leia o Novo Testamento e
vai dizer ó eu acho que o Novo
Testamento tenta provar que Jesus não é
o messias né É muito difícil
Ahã no entanto eh quando nós lemos o o
texto bíblico nós temos certos eh textos
que trazem vamos dizer dificuldades de
entendimento dificuldades às vezes
linguísticas né então você é professor
de grego sabe muito bem né Então você
tem lá um um da no grego será que esse
aqui né é um dativo mesmo Será que é um
instrumental será que é locativo né cadê
esse iota subscrito aqui Será que não
foi uma escapadinha aqui do manuscrito
como é que a gente entende isso
né então nós temos algumas dificuldades
e aí nós temos de ter a humildade que
existem alguns textos que
permitem interpretações
distintas
legítimas que são consideradas por
exemplo chega em primeira Coríntios Ah
diz o texto lá quanto aos dons
espirituais você ler isso na tradução né
quando você vai ler e primeira Coríntios
14 né só que o texto grego diz
pneumático is então pode ser
literalmente quanto aos espirituais pode
ser quanto as pessoas que
mostram dons espirituais ou pode ser uma
referência aos dons em si Aí você pega
um bom comentário técnico exegético ele
tem toda uma discussão o que que acha
aqui porque que a tal né a gente tem né
ah o texto de Romanos né
ah que vai dizer pra gente em romanos
5:1 que justificados pela fé nós temos
paz com Deus por Nosso Senhor Jesus
Cristo só que lá é
eromen mas tem manuscrito que traz
indicativo tem manuscrito que traz
subjuntivo é ômicron é Ômega como é que
fica aí Alguns estudiosos discutem E aí
o que a gente tem você tem
interpretações que tem
argumentos mais fortes levando em
consideração todos os aspectos que estão
envolvidos lá agora uma boa parte dessas
discussões eu acho extraordinário na
Bíblia que aquilo que é essencial e
Fundamental dificilmente a gente tem uma
dúvida muito grande que você deve amar o
próximo e amar Deus sobretudo é difícil
achar um texto que questione isso mas
você às vezes vai ter coisas muito
menores né coisas secundárias e nessas
coisas secundárias Eu acho que isso até
abre um espaço pra boa diversidade da
Comunidade da Fé pra gente ver que o
texto é grandioso suficiente e aí nesse
sentido a gente tem que equilibrar o que
chama-se a assertiva de afirmar a
verdade e a humildade a tolerância na
convivência com outras pessoas do
contexto da Comunidade da Fé diante do
fato que alguns textos eles são
desafiantes né É porque eles são ricos
demais e às vezes a amplitude de
interpretação Ela não é uma contra a
outra às vezes ela amplia né É É mais
uma camada no no pavê hermenêutico do do
do da sobremesa bíblica eh de fato nós
precisamos reconhecer que tem textos que
são Pedreira né texos espinhosos né É
difícil de compreender mas uma frase que
para mim foi marcante
eh nessa caminhada de estudo de
interpretação
é o que me preocupa no texto bíblico não
são as coisas que eu ainda não
entendi o que me preocupa nos textos
bíblicos são as coisas que eu já entendi
porque dessas eu vou ser cobrado de Deus
isso aqui você sabia que devia fazer e
não fez aí tem aquela série de textos lá
que eu não entendi tranquilo toca em
frente né de boa o problema são as
coisas que nós já compreendemos e que
nós ainda não aplicamos isso na nossa
vida então que isso nos ajude um pouco
também a pensar porque às vezes a gente
tá tão concentrado e preocupado em achar
a resposta daquele texto que faz 2000
anos que os teólogos estão estudando e
não acharam e a gente quer achar o né a
última explicação se concentra naquilo
que já foi entendido que tem coisa para
umas três vidas para você para conseguir
cumprir tudo isso continuando aqui qual
é o papel do estudo sério da teologia no
mundo onde tem tantas interpretações
tantas e às vezes tantas coisas rasas a
gente tem visto hoje em dia inclusive
com as mídias sociais é tão fácil né o
camarada leu duas páginas da Internet
cria um canal do YouTube e já começa
ensinar teologia e bíblia por aí qual o
a importância de um estudo sério de
hermenêutica de teologia nesse mundo
complicado que a gente está aí tem
impressão que o nosso cenário É
principalmente um cenário de um de um um
quarto caótico né onde as coisas estão
colocadas eh de um modo em que as
pessoas estão em grande parte perdidas
exatamente por isso né porque se eh a
gente ter teve o problema do impedimento
do livre exame no passado hoje você tem
a livre loucura né que a pessoa pode
dizer qualquer coisa e colocá-la e eu
recebo isso com frequência na pessoa
dizendo olha ouvi não sei de quem não
sei aonde né que tá dizendo isso tal
inclusive não faz tanto tempo eu recebi
um vídeo que alguém me mandou que seria
de alguém lá de Jerusalém que é uma
pessoa que é praticamente um paciente
psiquiátrico mas ele aparece falando em
hebraico E aí o pessoal faz uma tradução
dizendo uma série de coisas de perfil
hermenêutico teológico né e as pessoas
lá sabem da desse indivíduo mas como o
sujeito aparece a caráter falando em
hebraico Pando Nossa então o negócio é
sério né E aí eles falam você só confere
para mim a tradução se é isso mesmo eu
falei o problema não é a tradução O
problema foi a falta de Gardenal ou
coisa parecida que que eh serviu como
referência hermenêutica no processo
realmente um negócio completamente numa
ruptura plena com a própria realidade
Então nesse sentido a a gente tem uma
tarefa muito grande por nós temos uma
grande quantidade de pessoas sinceras
que tem a a fome Ah por as pelas coisas
de Deus que tem sede de uma
espiritualidade Sadia que buscam até com
sinceridade
e quando as pessoas encontram né uma
narrativa hermenêutica Mística e
desequilibrado as pessoas encontram
algum tipo particularista de
interpretação radicalizado que levanta
inclusive uma polêmica de natureza
belicosa contra os que pensam um pouco
diferente Ou quando a pessoa entra com
uma proposta de interpretação bíblica
alienante e até dominar por uma espécie
de medo e pavor da realidade ou até
mesmo de um legalismo problemático né
então o que que acontece as pessoas
muitas estão sendo
prejudicadas a despeito da sua
sinceridade e vontade de conhecer mais a
respeito de Deus então a nossa
responsabilidade eu diria que é tripla
primeiro
de fazer a
tarefa de casa séria de lidar com a
Bíblia com o respeito e a dignidade que
ela
tem apresentar isso de uma maneira que
aí é a doença dos teólogos né o cara
fala fala e ninguém entende nem ele não
tá entendendo o que ele tá dizendo então
o cara fala tão complicado que o cara
vai escutar quem tá falando uma loucura
porque pelo menos uma loucura ele
entendeu qu Di eu acho que sim né E aí
apresentar isso de maneira palatável
compreensível fundamentado organizando o
mundo confuso da pessoa e terceiro que é
um outro desafio para nós é divulgar
isso porque as hermenêuticas menos
saudáveis elas estão bombando na
internet elas estão aí sendo
multiplicadas com
intensidade enquanto muita gente que tem
muito que oferecer tá
naftalin perdido no seu caminho
preterito né sem condições de interagir
de maneira significativa Então a nossa
responsabilidade é quase de
a vamos dizer mistura de pronto socorro
com
UTI isso aí um curso de teologia Poderia
ajudar um pouco nesse emaranhado de
problemas que a gente tem na
interpretação você recomendaria alguma
coisa deixa eu pensar aqui
né Olha quando você pensa num curso de
teologia Ah o que que é a tarefa
hermenêutica teológica ela passa por um
caminho de entendimento né da história
das ideias da história da fé cristã
porque uma ideia que o indivíduo tá
tendo hoje ele não é o primeiro que teve
isso o cara tá reinventando a roda e não
sabe passa pelo o o
conhecimento do texto bíblico a partir
do entendimento do seu sentido original
passa pelo a compreensão do contexto da
época passa por todo um desvendamento
hermenêutico teológico e o
encaminhamento de como isso se reveste
de praticidade pra vida pessoal e
ministerial da pessoa então eu tenho
visto na minha vida eh eu fico assim né
Não sei se maldosamente ou bondosamente
vocês podem me ajudar depois eh fazendo
um teste no olhar da pessoa você tem um
aluno do primeiro ano do segundo ano
terceiro ano então você vê o sujeito
chega no primeiro ano de modo quase que
Triunfante assim ele vem com aquela
coisa tipo eu vou reafirmar todas as
minhas certezas né então ele vem com
aquela disposição aí no segundo ano você
vê que o olhar Já Deu uma mudada assim
né aquele brilho de Triunfo já diminuiu
as interrogações aumentaram algumas
convicções se estabeleceram outras foram
desafiadas Então você tem uma caminhada
e claro eh sem pensar em marketing
porque eu falei pro cly né Eu eu tenho
exercido papel teológico em várias
instituições e hoje eu tenho uma certa
limitação de saúde por conta do que eu
enfrentei nos últimos tempos e aí eu
falei olha clid se a gente conseguir
fazer um um caminho aqui onde eu posso
oferecer só o que eu posso oferecer a
gente consegue caminhar e eu conheço a
pioneira não é de hoje né E aí eu
recomendo por Independente de qualquer
situação que tenha a ver com com
marketing mas de Total limpeza de
coração primeiro que é uma instituição
séria né a gente tem aí uma história eh
que remete aos
ah irmãos alemães que tem a uma uma
história teológica de muito valor e e e
uma a eh tradição que que que tem o que
oferecer através dos séculos como a
gente sabe muito bem
Ah nós temos aí quase seis décadas de
experiência nós temos professores e
gente com formação acadêmica devidamente
encaminhada não é só uma escola
dominical reforçada é a gente que tem
bagagem que oferecer e também que é um
campo minado hoje a questão da teologia
porque você vai em certos ambientes onde
as pessoas mais do que torcer pela fé
usam camisa dos seus times né então é é
uma teologia muito particularizada
defens de uma bandeira específica e não
é o caso é uma teologia
equilibrada e a coisa mais importante
que a gente vê nessa sintonia com
academia com equilíbrio é um foco para
que que tô estudando teologia para que
que eu tô me aprofundando na palavra de
Deus não é simplesmente para vamos dizer
degustar né
filosoficamente uma ideia né Eu brinco
com o pessoal Às vezes a pessoal me
convida para falar em algum lugar e a
pessoa não sabe o que que ela tá
querendo então ela diz ô Professor Saião
aí Senor falo que você tá no seu coração
né Aí eu falo então vou falar sobre os
chifres do altar em Levítico e sua
relevância para a liturgia pós-moderna
contemporânea não não pera aí não deixa
eu explicar aqui como é que é a nossa
igreja né ou então sobre né a
protuberância do fígado o yoté no
hebraico isso tem a ver com o redenho a
gordura que cobre o fígado ou com aquela
pontinha do fígado vamos ver o que que a
a exegese Hebraica antiga tem a dizer
sobre isso esse cara é louco né que é
isso então ela tem um foco voltado para
quê paraa questão ministerial para
alguém que vai servir a Deus no
pastorado vai servir no ministério
porque a gente não aprende a teologia só
como algo que vem satisfazer as nossas
curiosidad mas para encaminhar a nossa
vida para servir no reino de Deus
enquanto ele nos dá vida e condições de
servido da maneira que ele merece Ok
muito obrigado professor Saião pelas
respostas pela conversa tão agradável e
para quem estudar com a gente vai ter o
professor Saião em várias disciplinas
pelo menos 10% do curso de teologia vai
ser lecionado pelo professor Saião mas
quando eu começo eu sou o professor
entrão quando termina a aula o professor
Saião
Saião muito bem nós queremos ainda
apresentar um pouquinho para vocês a
faculdade para que vocês conheço um
pouco mais e talvez alguns já né já
estiveram lá presencialmente mas eu
queria falar um pouquinho dessa
instituição eh nós ficamos no Rio Grande
do Sul lá na ponta né do Sul do Brasil
eh essa instituição Ela já tem 56 anos
de existência começamos em 1967 como
Instituto bíblico depois Instituto
bíblico Batista de juí Instituto
teológico
Batista seminário teológico batista de
jui nessa época eu estudei lá fiz o meu
curso de graduação também e desde 2006
então virou eh Faculdade Batista
Pioneira né E essa instituição que está
abrindo esse Polo aqui em São Paulo para
que se possamos estar um pouco mais
próximos né de mais gente aí eu quero
dar algumas ênfases daquilo que nós
pensamos para que você conheça não
apenas o tempo que a gente existe mas o
que que a gente pensa
eh e ali eu coloquei algumas dessas
ênfases primeira delas uma forte ênfase
bíblica aí você vai dizer assim Ainda
bem né era o que eu esperava de uma
instituição teológica né A questão é que
hoje em dia não é mais tão natural assim
a gente tem visto uma série de
instituições eu pela função que eu
exerço aí tenho circulado um pouco tanto
no no nosso meio denominacional quanto
outros também e algumas instituições que
simplesmente se perderam no caminho em
termos de entender que a bíblia é o o o
conteúdo a base o fundamento sobre o
qual a gente vai fazer todo o curso de
teologia E aí nós temos isso como eh
como princípio inclusive quando entramos
com o credenciamento junto ao Ministério
de educação você pode olhar isso no
folder que você recebeu tem os valores o
primeiro deles aparece assim Bíblia como
palavra de
Deus alguns disseram assim a hora que
chegar lá no Ministério da Educação vai
dar ruim eles não vão aceitar isso e aí
o nosso princípio foi se não passar
Então nós não queremos o credenciamento
porque a nossa o nosso fundamento é a
Bíblia como palavra de Deus E nós
queremos ensinar isso também uma outra
ênfase a nossa linha doutrinária é de
orientação Batista somos mantidos por
uma convenção Batista convenção Batista
Pioneira e por conta disso a orientação
doutrinária é Batista também talvez a
pergunta pode ser eu sou de uma outra
denominação eu posso estudar nessa
instituição pode e será muito bem-vindo
a única questão é que quando vai chegar
lá na frente você não vai estudar a
história das de uma outra denominação
você vai estudar doutrinas Batistas
teologia Batista história Batista e
assim por diante mas temos vários alunos
já de outras denominações há um respeito
muito especial Entre todos ali mas a
linha de orientação é Batista procuramos
fazer um acompanhamento de vida também
muito forte Então quem está fazendo
curso presencial vivencia isso todos os
dias ali com os os colegas com os
professores tudo isso e nós queremos de
alguma forma também proporcionar isso a
quem estiver estudando à distância então
ele não tem eh ali o Capelão o dia
inteiro no mesmo corredor na sala de
aula ali mas de alguma forma a gente
poder proporcionar isso também uma outra
ênfase a
formação ministerial e eu tenho visto
algumas instituições dizendo assim aqui
nós formamos teólogos legal é um curso
de teologia então Tecnicamente forma-se
teólogos Mas qual é a profissão do
teólogo que que exatamente um teólogo
faz talvez uns 2 ou 3% tem a
oportunidade de sei lá lesionar ou ou
entrar na área da literatura da escrita
mas a grande maioria dos egressos de um
curso de teologia acaba se envolvendo
ministerialmente numa igreja numa
instituição eh plantando uma igreja
trabalhando com aconselhamento
eh a parte Pastoral a parte social mas
ele está envolvido em eh ministério e
nós entendemos que um curso de teologia
ele tem que dar condições de que o
egresso ao sair do curso possa entrar
numa igreja ou uma instituição e exercer
o seu trabalho ministerial então tem
muita coisa técnica teológica profunda
mas sempre e desde o início até o final
muita prática muito estágio muito
trabalho a ser feito também eh formação
acadêmica também né Nós vamos daqui a
pouco olhar um pouquinho sobre os
professores e a formação eh não é né
falou não é uma escola bíblica todos os
dias da semana é um curso superior é um
né com com exigências com TCC para fazer
e uma série de outras coisas ali também
e temos né e isso a gente sempre tem
dito como um bônus né o credenciamento
no ministério de educação você recebe ao
final um diploma de curso superior
reconhecido pelo Ministério da Educação
o nosso corpo docente no momento é
formado por 14 professores desses 14
professores eh 50% deles têm mestrado e
50 % tem doutorado alguns deles quatro
deles inclusive com pós-doutorado já
tá a necessidade em termos de Ministério
da Educação seria de 1/3 de estrito
senso 100% dos nossos professores TM
estrito senso mestrado ou doutorado aí
você vai dizer assim Nossa essa é a
parte melhor
não a parte principal desse grupo de
professores é um povo apaixonado por
Bíblia apaixonado por ministério e
apaixonado por Reino de Deus aquela
titulação é bônus mas é gente que gosta
de estudar Bíblia gosta de estudar
Teologia e gosta de se envolver em
Ministério também nossos cursos falando
de forma bem breve né Nós temos um curso
bem pontual de seis meses wakeup que tem
eh já a 11 anos formado eh turmas ali de
8 10 15 alunos é um curso intensivo de
com eh discipulado missões trabalhos
sociais para dar aquela chacoalhada
especialmente ali entre a saída do
ensino médio e a decisão do que vai
fazer na universidade depois e tem sido
muito especial tanto que muitos deles
depois acabam permanecendo e fazendo o
curso de teologia na sequência também
temos alguns cursos de pós--graduação já
esses feitos totalmente à distância
então tem um curso de teologia
sistemática professor ião e mais alguns
professores estão conosco ali também
temos um curso de ministério infantil eh
que também tem gente aqui da igreja
fazendo já né E tá aberto tem tanto
espaço para trabalhar nessa área e há a
oportunidade de se preparar nisso também
e um curso ainda de educação cristã com
abordagem eh Educacional por princípios
eh é que é feito em parceria com a IEP
aquela Associação que trabalha com
escolas cristãs tá então a partir do ano
que vem vamos ter Ministério Pastoral e
estamos ampliando e criando mais cursos
de pós--graduação
Ah temos o curso presencial de teologia
Então essa turma que entrou nesse ano né
os alunos que estão lá conosco eh todos
os anos temos ali uma turma de 10 15 20
alunos estudando eh presencialmente
temos internato quem quer morar lá em
jui está à disposição mas né o o motivo
principal de estarmos aqui em São Paulo
é abrindo esse é porque a partir desse
ano estamos começamos a primeira turma
de bacharelado em Teologia no sistema
EAD final do ano passado saiu a portaria
de credenciamento e de autorização do
nosso curso e por isso esse ano Então
iniciamos a primeira turma nesse formato
Eh toda a parte de a parte letiva ela é
feita totalmente à distância da sua casa
mas as os exames finais ao final de cada
semestre precisa ser feito
presencialmente ou na S lá em jui todos
estão convidados a ir até lá ou a
facilidade agora de ter um polo aqui na
capital de São Paulo e que também é o o
centro aí do em termos de de mobilidade
aí do país também vamos abrir ainda
outros polos mas esse é o 01 tá esse é o
primeiro Polo que a faculdade está
abrindo e com essa oportunidade então de
as pessoas virem até aqui ah na
avaliação que nós recebemos no
Ministério da Educação quando
apresentamos o projeto recebemos nota
máxima né com todos os quisitos todo o
que foi solicitado então Eh Recebemos a
nota máxima com isso a gente fica muito
feliz não apenas de poder ter toda essa
questão ministerial e tudo isso mas
sendo reconhecidos também por alguém de
fora que veio avaliou e disse assim o
que precisava ter para esse curso está
sendo oferecido nós temos 400 vagas
disponíveis né então se você quer uma
delas corra lá né a cada ano a gente
pode ter 400 novos alunos e eh o
processo de matrícula Já está aberto
para o próximo semestre no folder que
você recebeu tem lá na na nas primeiras
páginas internas tem lá um q code que
você vai cair na página da faculdade e
no formulário de inscrição para a o
curso nós vamos ter agora em novembro
dia 24 de novembro o primeiro vestibular
do da turma do próximo ano o período de
inscrição vai até o dia 21 de novembro
ou seja temos um mês para isso né E tem
alguma documentação algumas coisas que
você precisa apresentar Dia 24 é o
vestibular e comecinho de Fevereiro
inicia a primeira turma de aulas aí a
primeira turma não a as primeiras aulas
dessa nova turma do ano de
2024 o lema da nossa instituição é
vocação levada a sédio e os vocacionados
que Deus tem enviado para nós tem
entregue para nós prepararmos nós
levamos muito a sério o trabalho a
missão que Deus tem nos dado e a chamada
ali é leve a sua vocação a sério também
se Deus tem um chamado para você Deus
tem uma vocação para você e não
necessariamente é de Ah então eu se eu
fizer o curso eu preciso pastorear
durante tempo integr não e hoje com a
facilidade que a gente tem de ir até a
sua casa e oferecer o ensino Onde você
está Você já pensou pastor ter uns 20
líderes da igreja com formação os a
liderança das várias áreas os líderes de
pequenos grupos Professores de Escola
Dominical tem um curso de teologia que
pode fazer da sua casa né Então essa
facilidade e nesse sentido todos somos
chamados e todos somos vocacionados
também Então essa é uma oportunidade que
a gente está trazendo para essa igreja
para as igrejas da capital aqui de São
Paulo ao redor de onde estiver de irmos
até a sua casa oferecendo esse curso de
teologia nós temos agora bem pouquinho
de tempo para algumas perguntas não tem
tempo para muita coisa tá de repente se
a Dores puder nos ajudar levando o
microfone Se alguém quiser fazer uma
pergunta bem pontual de alguma coisa e
eu só vou pedir ajuda pro meu suporte lá
atrás Jéssica depois traz a lista e já
abre o aplicativo no sorteador eu
esqueci de fazer isso ok alguém tem
alguma pergunta que gostaria de fazer
pode ser sobre o curso sobre a o
funcionamento como é que você se
inscreve se for difícil eu tenho um
conselheiro Acadêmico F aqui para
resolver todos os meus problemas agora
né mas se alguém quiser fazer temos essa
oportunidade nesse
momento Aliás o pessoal pode se
inscrever no vestibular aí até porque a
inscrição não tem custo se feita hoje
aqui né ah o link e tá fácil aí tá o
pessoal pode
eh ter acesso né diretamente na
faculdade já se inscrever aí isso a
promessa era de quem viesse para estar
conosco aqui a inscrição é gratuita sem
custo e depois ainda Vamos sortear uma
bolsa de um semestre mas tá garantido já
o a inscrição sem custo para o
vestibular é daqui a um mês então não
pense assim ah daqui uns dias eu vou ver
o que precisa né então entra logo lá faz
a inscrição começa a fazer o processo
vai ter alguns documentos que você
precisa anexar ali também então quanto
antes você fizer melhor lá atrás tem uma
pergunta
Boa tarde Eh pergunta simples o período
de duração é de 4 anos nãoé 4 anos
Coreto tá isto
ah precisa ser feito em 4 anos não ele
pode ser diluído no máximo 8 anos né mas
o ideal é que as nossas disciplinas
todas elas Elas têm quatro semanas de
duração então entra lá em fevereiro
primeiras quatro semanas uma disciplina
termina entra outra cinco disciplinas
por semestre e eh em 4 anos termina dá
para diluir um pouco mais dá mas o ideal
é fazer uma sequência para não perder o
ritmo mais alguma
pergunta ah toda a parte letiva as
atividades é todas eh acontecem todas
numa plataforma da instituição
plataforma que nós mesmos elaboramos e
construímos Então você vai ter ali
acesso aos vídeos aos materiais dos
professores aos fóruns de debate entre
os alunos a exercícios a leituras
complementares é tudo feito numa
plataforma que você faz lá da sua casa
eh ou do seu trabalho ou de onde você
estiver a única questão é que ainda o
exame final no final de cada semestre
ele precisa acontecer num Polo para que
a gente tem aquela certeza que é é
exatamente você que tá fazendo a prova
né o MEC teve toda uma discussão um
tempo atrás iam tirar a prova presencial
mas por enquanto ainda tá valendo a
prova presencial e por isso nós estamos
chegando mais perto de vocês aqui para
que possam ter esse acesso a a fazer
esse exame final tem uma pergunta
teológica muito séria ai ai ai esses
dias alguém me falou assim não eu tô
fazendo um curso em tal lugar e tá
custando para mim quase R 600 por mês só
a mesma distância Qual que é o o valor
da faculdade isto o eh custo mensal
eh para essa nova Turma que vai começar
é R
379 então um custo bastante acessível né
que é possível e você fazer isso
mensalmente né sem muita dificuldade aí
eh e aí então durante 48 meses que é o
período do do curso Então 379 e o curso
de pós-graduação é quanto tempo como é
que funciona a pessoa tem que ser
formado em Teologia para fazer uma PS
isso curso os cursos de pós-graduação
que nós temos todos eles têm a estrutura
de 12 disciplinas pensados então em 12
meses uma disciplina por mês 12 meses
você termina a pós-graduação e não
precisa ter formação na área de
n é melhor ter feito teologia para
acompanhar Com certeza né mas eu fiz na
área de pedagogia fiz na área de direito
fiz né Qualquer curso superior habilita
para que a pessoa faça o curso de
pós-graduação as aulas serão ao vivo
certo e ficarão gravadas também ou não
só a aula ao vivo e depois a as aulas
todas estão gravadas Então dentro do das
semanas de aulas você administra o seu
tempo eh com o cuidado de não aquela
coisa assim de Ah eu administro então lá
sábado à tarde vou dar uma olhada não
ele pressupõe como se você fosse cinco
dias por semana paraa faculdade fazer o
curso Então você vai est em casa fazendo
e a nossa sugestão sempre é
eh acelere no início se sobrar tempo no
final tranquilo mas não pense assim lá
no final do mês na quarta semana eu dou
uma olhada o que precisa fazer não vai
dar conta a as desistências que nós
tivemos até agora todas elas foram com a
seguinte justificativa é mais puxado do
que eu imaginei que seria nós levamos
isso como elogio no sentido de não é
isso mesmo que nós queremos Então mas
você administra o tempo de repente se
diz assim eh eu não tenho todas as
noites disponíveis posso fazer no sábado
de manhã sábado você administra dentro
das quatro semanas fazer as atividades e
aí assiste na hora que for possível faz
as atividades sempre no seu no seu ritmo
Ok isto qualquer dúvida que aqui não OK
qualquer dúvida que você tiver eh entre
lá no site eh batist
pioneira.em de orientações tem a matriz
curricular completa tem eh o corpo
docente que nós temos o processo de
matrícula E talvez você diga assim eu já
sou portador de eh de diploma de curso
superior eu posso eu preciso fazer
vestibular dá para entrar como portador
de diploma superior talvez você diga
assim eu tô fazendo no outro lugar posso
transferir tem possibilidade também tem
as orientações no site e a turma da
secretaria está disponível para fazer a
dar todos os esclarecimentos necessários
também vocês quiserem passar pela grande
tribulação comigo vocês vão ter história
e geografia bíblica e é a única maneira
de alguém de de Igreja Histórica
tradicional falar línguas estranhas
Então pode estudar hebraico e se quiser
entrar na pós-graduação a teologia
sistemática a gente tá lá também pastor
me passou essa semana os vídeos da aula
de hebraico Você já pensou fazer aula de
hebraico com um mestre né que estudou
hebraico né
durante não vou dizer quantos anos da
vida né uma bom tempo da sua vida né E
poder fazer aula de hebraico com ele
isso vai ser muito especial né E todos
os professores prepararam as suas aulas
o seu material as suas apostilas os seus
vídeos com muito carinho com aquelas
ênfases que nós falamos antes ênfase
bíblica formação ministerial seriedade e
profundidade naquilo que está sendo
proposto aí e o hebraico encontra a
escatologia porque começa a grande
tribulação
né
muito bem se nós não tivermos mais
nenhuma pergunta Nós queremos fazer
agora Então o sorteio de uma bolsa de um
semestre do curso de teologia a Jéssica
que vai nos ajudar inclusive como na
parte de
tutoria Ah tá pergunta aqui e se alguém
que pergunta hermenêutica é uma pergunta
hermenêutica agora né Se alguém que se
inscreveu e eventualmente não vai fazer
o curso Ele pode transferir para alguém
pode tá já que você veio até aqui e
comoa é pela graça né já que você veio
até aqui Você tem o direito de fazer o
que você quiser com a sua bolsa tá você
pode presentear para alguém também então
a Jéssica que inclusive vai nos ajudar
depois à frente aí também na tutoria do
curso né ela tem a lista aqui dos dos me
passe aqui dos inscritos nós temos aqui
46 pessoas que estão presentes aqui tá
Então coloca no sorteador aqui de 1 a 46
e vamos ver o que vai
sair 1 2 3 suspense
38 38 Gerson
Domingues por favor vem aqui à
frente eu vou pedir que o pastor Saião
lhe entregue e a gente
vai
tirar uma alguém Tira uma foto junto
aqui aqui no meio aqui no
meio que beleza aqui parabén
obrigado parece que você apresentar esse
cartão no céu entra mais
fácil muito obrigado nós estamos
encerrando Já o nosso tempo e nós
queremos pedir que pastor Vilson né que
é o o pastor da igreja aqui com a qual
nós estamos celebrando o nosso essa
parceria e já vem aqui por favor e nós
queremos de fato agradecer
a por fazermos isso como uma parceria
mesmo né quando a gente fala em Polo e
alguns lugares Às vezes o pessoal eh
pede né sobre a possibilidade de Polo né
a primeira pergunta que fazem é como é
que a gente vai dividir a porcentagem né
Eh o Nosso propósito é de formação
ministerial é de poder levar uma boa
teologia para as pessoas que estão
procurando E aí a i basp né E essa
igreja tão querida para nós como
faculdade eh se coloca à disposição para
que haja essa parceria e juntos podermos
abençoar o reino a gente é muito grato
por isso também irmão Nicolau não quis
aparecer aqui na frente mas o irmão
Nicolau eh que foi presidente por muito
tempo da da associação Educacional
presidente da junta vai ser o
responsável pelo Polo também qualquer
coisa que dê errado a gente chama o
coordenador e ele resolve tá né mas nós
queremos encerrar esse tempo aqui e eu
vou pedir que o pastor Vilson então ore
agradecendo eh por esse tempo também só
reforçando que essa iniciativa da
Pioneira além do Polo aqui na ibas tem
também a parceria divulgadora tanto da
ibu e como da Rádio transmundial
multiplicando o conhecimento da palavra
a através dessa parceria mais Ampla
muito obrigado por isso também
pastor só antes de eu orar eu quero dar
um um testemunho aqui você que é pastor
que quer realmente formar bem aquele seu
jovem que tá na sua igreja procura essa
faculdade Ah já tive em outras
instituições e eu sei da seriedade com
que a pioneira tem tratado essa questão
de Formação ministerial e é o incentivo
para que você realmente mande o seu
jovem estudar realmente um lugar que
busca zelar pela palavra e pela vida
acadêmica do seu aluno então é um
privilégio pastor cayon Saião de tê-los
aqui conosco nessa parceria e rogamos ao
senhor que ele possa multiplicar esses
polos por todo nosso país para que mais
pessoas possam ter ensino de teológico
de qualidade vamos orar nesse nesse
momento pai nós te louvamos ó Deus e
agradecemos pai em primeiro lugar ó Deus
porque sabemos ó Deus que e o senhores
tem tem conduzido aó Deus a nossa
faculdade ó Deus durante todos esses
anos pai algo que começou lá no passado
ó Deus de uma maneira tão pequena
embrionária ó Deus podemos ver hoje ó
pai onde chegamos senhor como faculdade
onde o senhor trouxe ó Deus esses irmãos
que com tanta fidelidade ó Deus e zelo
pela tua palavra ó Deus zelo em servi-lo
ó Deus com fidelidade ó pai tem
ministrado na vida de tantas pessoas
aqui no sul aqui em São Paulo e agora ó
Deus queremos levar isso ó Deus a a todo
o nosso país obrigado Senhor Deus pela
vida desses irmãos ó pai que se dedicam
senhor que buscam ó Deus ao Senhor Ó pai
e a fidelidade à tua palavra senhor para
que o ensino teológico ó pai de
qualidade e excelência chegue ó Deus aos
rincões mais distantes do nosso país
obrigado Senhor porque nessa tarde
estamos aqui ó Deus Diante da Tua
Presença para celebrarmos ó Deus
abertura desse polo da Faculdade Batista
Pioneira aqui em São Paulo na ibase
Obrigado por essa parceria e rogamos as
tuas bênçãos ó Deus nessa tarde e o
fazemos ó pai em nome de Jesus amém
Amém muito obrigado por vocês que
estiveram presentes aqui conosco quem
está presente aqui vai ter além do café
teológico um café passado agora também
no salão social da igreja você que nos
acompanhou pelas redes sociais o café
passado vai f para outro dia quando você
for lá na Instituição nos visitar ou
vier pro Polo fazer a prova mas Deus
abençoe a todos e obrigado pela
participação de todos
amém

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