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A fé vem pelo ouvir

No Caminho da Fé, o Justo Prossegue de Pé – Romanos 1.16-17 | Jônatas Hübner | IBNU

No Caminho da Fé, o Justo Prossegue de Pé – Romanos 1.16-17 | Jônatas Hübner | IBNU

No Caminho da Fé, o Justo Prossegue de Pé – Romanos 1.16-17 | Jônatas Hübner | IBNU

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Você já parou para pensar por que a
nossa igreja é do jeito que é por que a
igreja que você frequenta se ela for de
linha protestante ela prega as coisas
que prega faz as coisas que faz hoje eu
te convido a pensar sobre o tema no
Caminho da Fé o justo prossegue de pé
falando ali sobre Romanos Capítulo 1
versos 16 e 17 e também sobre a história
da reforma protestante pra gente poder
pensar em como nós temos agido como
agentes transformadores da nossa
sociedade por isso eu te convido curta
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canal ativando o Sininho para você
receber todas as notificações e que Deus
o
[Música]
abençoe sejam muito bem-vindos a mais um
momento de reflexão aqui no canal da
ibnu nós temos a oportunidade hoje de
pensarmos um pouco sobre a palavra de
Deus sobre o desdobramento que essa
palavra traz na igreja nas pessoas que
depositam a sua fé no Salvador e Messias
Cristo Jesus e hoje em especial no
início dessa semana nós iniciamos uma
semana que tem um Marco muito muito
importante na vida da Igreja Cristã
principalmente a igreja que é chamada de
igreja protestante dia 31 de outubro é
marcado o evento da reforma protestante
nós vamos hoje pensar um pouco sobre
esse tema Mas vamos pensar como que esse
tema se desenvolveu Por que que nós
chegamos nesse momento e e da história e
porque que ocorreram aqueles eventos e
como isso impacta a vida da igreja hoje
pensando sobre o seguinte tema no
Caminho da Fé o justo prossegue de pé e
vamos iniciar lendo Talvez um verso que
é um verso muito atribuído ao que causou
esse movimento ou um verso que é
emblemático são dois versos para ser
mais exato que são emblemáticos na
história da reforma na história do
reformador principal ali o o o que nós
chamamos de príncipe da reforma aquele
que é a mola propulsora da reforma
Martinho Lutero e o texto está lá em
romanos capítulo primeiro primeiro capul
da carta de Paulo aos romanos versos 16
e
17 Leia comigo o que diz o
texto não não me envergonho do do
Evangelho porque é o poder de Deus para
a salvação de todo aquele que crê
primeiro do judeu depois do grego porque
no Evangelho é revelada a justiça de
Deus uma justiça que do princípio ao fim
é pela fé como está escrito o justo
viverá pela fé talvez você não tenha
tanto conhecimento assim a respeito do
que é a reforma protestante e a gente
fala muito de movimentos que
transformaram o curso da história nós
inclusive temos aqui no nosso canal um
curso que está acontecendo falando sobre
a história da igreja cristã no mundo no
Brasil você depois pode acompanhar lá as
aulas para você aprender um pouco mais e
entender como que nós chegamos no ponto
em que estamos hoje e quando a gente
fala de reforma protestante a gente tem
que primeiro situar essa reforma Em que
momento da história isso ocorre então a
reforma protestante eh que tem o seu
Marco ali no início do século X foi um
movimento profundo e transformador na
história do cristianismo levou a
mudanças significativas na forma como as
pessoas praticavam a sua fé e entendiam
seu relacionamento com Deus ela teve um
Impacto Profundo nos cristãos comuns
tornou a Bíblia acessível capacitou os
crentes encorajou a espiritualidade
pessoal e levou ao surgimento de
denominações protestantes transformando
o curso do cristianismo então se você
talvez tá caindo de para-quedas agora
reforma protestante eu já tinha ouvido
falar alguma coisa a respeito disso lá
na ES bola mas não sabia exatamente o
que que era saiba que foi esse movimento
profundo essa esse e evento que causou
um impacto transformador em todo o
continente Europeu porque acontece ali
no ambiente germânico da Europa né mais
exatamente no que seria hoje a região
ali da Baviera na Alemanha e na cidade
de wiberg que é o ponto principal de
ação e de trabalho do reformador
Martinho Lutero mas esse movimento ele
traz impactos e consequências
importantíssimas para a vida da igreja e
para a vida de Todas aquelas pessoas que
estavam habitando naquele momento e
também reverberando nos séculos até
chegar até nós mas aí a gente levanta
uma questão muito importante né a gente
pensa assim por quê Por que que foi
necessária uma reforma Por que que
aconteceu isso por que que em Martinho
Lutero Resolveu se rebelar contra a
igreja ou colocar ali a a sua voz no
público por que que ele quis fazer isso
a gente precisa dar uns passos para trás
aqui porque na verdade o que acontece
ali exatamente no dia 31 de outubro no
ano 157 na cidade de vitg é que Martinho
Lutero ele reúne as suas ideias reúne o
conjunto daquilo que ele tinha estudado
nos últimos anos Martinho Lutero naquele
momento da história já estava dando aula
era era um dos doutores professores
daquela Universidade ali em wiberg já
dava aula H alguns anos e ele se chocou
com assim chocou de bater mesmo entrou
em choque com algumas das doutrinas que
estavam sendo pregadas e algumas das
ações que a igreja daquele momento
estava realizando ali naquela parte do
seu território ele na verdade teve
algumas experiências por exemplo de
visitar a cidade de Roma esteve lá na na
no centro ali de governo e de comando da
igreja naquele momento e quando ele olha
tudo aquilo ele volta para sua terra que
é uma terra muito mais simples com gente
muito com muito menos poder aquisitivo
que passam necessidades maiores ele
contrastou o que era o discurso da
igreja naquele momento com aquilo que
ele começou a lecionar ou seja esse
livro aqui ó esse livro é um problema
porque quando você começa a ler esse
livro A sua vida é transformada
e ele teve a vida transformada pelas
suas aulas pelas suas leituras da do
texto bíblico E aí o que que nós vamos
ter como consequência disso Lutero ele
se encontra em uma vamos dizer assim
numa bifurcação tem dois caminhos que
ele precisa seguir um ele se alinha a
todos a todas as as formas e e execuções
das ações daquela igreja no momento ou
faz o que ele tentou fazer o que tá
talvez muita gente não entenda dessa
forma tipo como se Lutero fosse um
revolucionário ele fosse um guerreiro
alguém que quisesse romper com o sistema
pelo contrário o que ele escreve nas
suas 95 teses que é o evento que marca
ali a noite do dia 31 de outubro de 1517
ele pregando as suas 95 teses na porta
principal da catedral de vitg que no dia
seguinte o dia primeiro de novembro era
o Dia de Todos os Santos é a comemoração
do Dia de Todos os Santos e por conta
disso havia uma tradição de se
frequentar a Catedral e passar ali pelos
elementos que estavam eh eh expostos ali
relíquias e muitas coisas que a igreja
havia reunido e essa essa visita naquele
espaço tinha a de acordo com o discurso
da época o o a capacidade de reduzir o
tempo que você passaria no purgatório
então ele vai nessa Catedral e prega na
a porta da catedral as suas 95 teses
convocando a igreja para um debate
aberto ele não está a fim de reformar de
destruir de quebrar nada de romper com
nada ele quer promover um debate e tem
dois elementos que são muito
interessantes primeiro Lutero
participava de vários debates ele tinha
participado de debates por exemplo na
universidade de Heidelberg anos
anteriores ele já tinha sido convocado
para participar de outros debates a
respeito de vários temas nós vamos já já
entender aqui quais são essas propostas
que ele estava levantando e e não só ele
como outros reformadores mas
principalmente quando ele escreve as
suas 95 teses ele escreve elas em latim
ele não escreve na língua alemã comum
que era a língua do Povo ele escreve em
latim porque ele sabe que somente as
pessoas que tinham educação os
acadêmicos saberiam ler então a gente
percebe por esses movimentos que Lutero
ele não chega ali vamos dizer assim como
a gente fala no futebol né dá um
carrinho de pé junto ele não chega
mostrando as travas da chuteira ele
chama a igreja para que a igreja possa
revisar os seus passos a sua caminhada e
talvez discutir e realinhar o
procedimento que estava sendo realizado
ali principalmente no território onde
ele estava que era a região ali da da da
bavier e também da da saxônia que é Onde
ficava a cidade de wiemberg então Eh
tudo isso faz a gente pensar então se
ele não queria romper se ele não queria
eh eh destruir as suas suas AM
com a igreja daquele momento o que que
ele queria E aí eu Convido você a
analisar alguns dos problemas que
estavam acontecendo e as propostas que
ele e outros reformadores estavam
pensando naquele momento Vale ressaltar
uma coisa muito importante muito
importante que eu acabei passando e vou
voltar aqui para vocês entenderem quando
a gente fala de Lutero nós não estamos
falando daquele que é o embrião da
reforma nós não estamos falando daquele
que é o que pensou e falou vamos
reformar a nossa igreja Lutero ele é
vamos dizer assim o resultado de uma
longa caminhada de vários movimentos
reformadores eu vou citar alguns aqui
por exemplo na Itália tem um um padre
famoso chamado Salv narola que acabou eh
sendo e excomungado tratado como herge
também pela igreja tem Pedro Valdo que
fica no norte da Itália que era um
comerciante de Lyon na região ali de
Torre Pet ele também foi alguém que
pensou em formar a igreja tem uma
reforma interna também muito importante
de Cisneiros na Espanha Você tem os
reformadores anabatistas como Ian hus
como John huter você tem os reformadores
Ingleses como John wycliff e tantos
outros William tindale que também foi
morto por essa essa igreja por conta das
propostas e do do movimento que eles
causaram eh para tentar modificar a
forma como a igreja estava agindo
naquele momento e aí nós chegamos em
Martinho Lutero e Lutero ele tem alguns
elementos que são
importantíssimos para que o seu
movimento não tenha acabado como os
outros movimentos Acabaram o primeiro
ponto é que o príncipe da saxônia lá
Felipe I que era chamado de Felipe o
sábio ele era sábio não porque ele
demonstrava uma grande sabedoria mas
porque ele tinha muito interesse em
adquirir conhecimento e ele fundou com
seus próprios recursos à universidade de
wiemberg então eu chamavam ele de Sá é
porque ele buscava a sabedoria e Felipe
o sábio viu em Lutero um monge muito
inteligente muito capaz e um excelente
expositor das escrituras e ele protegeu
Lutero no momento mais difícil da sua
vida no momento em que Lutero foi jurado
de morte quando ele foi excomungado ali
é para volta do ano 1521
eh Felipe protege Lutero e o prende num
castelo que pertencia a sua família na
cidade de wartburg e Lutero permanece lá
por quase um ano e nesse período Lutero
faz a primeira tradução do Novo
Testamento grego para o alemão comum
então é essa é a a a realidade do
Sucesso do movimento da reforma
protestante partindo ali de Martinho
Lutero outros movimentos já haviam se
levantado tentando dialogar e talvez até
mudar a estrutura e a forma como a
igreja agia mas eles foram suprimidos
pela força dessa igreja o que não
conseguiu acontecer com Lutero
porque havia outros elementos ali que o
protegeram naquele momento então o que
que os reformadores desde antes de
Lutero e também passando por Lutero
discutiam e e pensavam a respeito das
ações que a igreja estava tomando então
uma das propostas era justamente sobre a
questão da venda de indulgências e o que
que é isso a prática de vender
indulgências que eram basicamente
Perdões para os pecados foi amplamente
criticadas por reformadores como Lutero
e vários outros eles argumentavam que
essa prática não tinha base na Bíblia e
que a salvação não poderia ser comprada
havia um discurso
eh naquele momento principalmente
naquela região da Alemanha havia um um
grande eh pregador chamado Johan tetzel
e tetzel ele falava que quando alguém
adquiria uma carta de indulgência
assinada pelo próprio Papa eh essa
pessoa ao adquirir essa carta Ou seja
quando a moeda caía no fundo do cofrinho
ali do pagamento e o barulho batia no
fundo a apenas o barulho assim na hora
que saísse o barulho da moeda batendo no
fundo uma alma estava saindo do
purgatório então havia esse discurso de
que as pessoas poderiam de alguma forma
diminuir o seu período no purgatório
comprando esses elementos ou então como
Eu mencionei ali da noite de todos os
santos do Dia de Todos os Santos perdão
dia primeiro Prim de Novembro que seria
a data posterior a a quando Lutero
pregou As 95 teses havia esse discurso
de que se você circulasse ou seja você
pagava para entrar na Catedral para
poder circular em meio às relíquias que
estavam adquiridas ali se eu não me
engano na época em que Lutero dava aulas
na faculdade de wiemberg chegou a ter
3.000 relíquias armazenadas na Catedral
de wiemberg então se você desse voltas
ali vendo as as Relíquias você também
diminuía o tempo em que que você P
passaria no purgatório Então essa era
uma doutrina que foi extremamente eh
combatida pelos reformadores ou seja se
de acordo com o texto que nós lemos né O
que que nós lemos ali no final do verso
17 da do capítulo 1 de Romanos diz que o
justo viverá pela fé se o justo viverá
pela fé e se é pela fé que ele tem que
exercer todas as suas ações aqui na
terra por que que uma carta de
indulgência pode reduzir o meu tempo lá
no purgatório que também era uma
doutrina muito questionada naquele
momento um outro ponto que era muito
debatido e discutido pelos reformadores
era a respeito da autoridade do Papa o
líder máximo da igreja né porque essa
autoridade como líder espiritual Supremo
da igreja e a sua infalibilidade em
questões de doutrina foram questionadas
os reformadores argumentavam que a
autoridade do Papa ia além do que era
apoiado pela bíblia e que a autoridade
final deveria residir nas escrituras e
Aqui nós temos um problema muito muito
sério Inclusive naquilo que nós vivemos
noos nossos dias eh a posição que é
colocado a interpretação e o texto
bíblico Ou seja quando você fala de
hierarquia dentro da igreja e aí você
talvez vem de um contexto diferente vem
de uma igreja que não é Batista
Metodista uma igreja presbiteriana uma
igreja Assembleia de Deus pode vir de
uma igreja que seja Católica Ortodoxa ou
talvez algum outro movimento você
precisa entender dentro do seu movimento
qual é a posição que a bíblia ocupa
porque para os reformadores naquele
momento havia ali uma hierarquia
interpretativa Ou seja a bíblia tinha
sim uma eh proeminência muito importante
no funcionamento da doutrina da igreja
Mas acima dessa proeminência da Bíblia
estava a interpretação dessa Bíblia ou
não sei se vocês conseguiram entender
mas assim não era apenas o que o texto
dizia mas o que a igreja dizia sobre o
texto e aí isso é chamado de tradição e
essa tradição ela tinha o mesmo peso ou
até às vezes maior peso do que o próprio
texto bíblico infelizmente isso ainda
está ocorrendo nos nossos dias a Bíblia
é colocada numa posição secundária na
questão de doutrina e de ordem eu tive a
a oportunidade de de ver um vídeo no
Instagram não faz muito tempo onde um um
um líder religioso falava claramente que
a as pessoas elas precisavam voltar aos
caminhos corretos e os caminhos corretos
eram entender que essa igreja ela
produziu a Bíblia ela fez a produção do
texto e ela interpreta esse texto Ou
seja quando você se desloca para ler o
texto fora da interpretação que essa
igreja está propondo você está fora do
que seria a ortodoxia o que seria o
correto e nós entendemos como
protestantes que a bíblia ela precisa
ter o primeiro lugar porque ela é a
revelação de Deus para nós ela é aquilo
que Deus quis que chegasse Até nós para
nós podermos viver uma vida de piedade e
uma vida que agrada o seu nome então
essa autoridade que o Papa assumiu E aí
existe toda uma história Por que essa
Autoridade chegou até esse ponto
eh que naquele momento e era tomada como
se fosse infalível né o próprio Martinho
Lutero nos seus na sua defesa quando ele
é questionado a respeito dos seus
escritos ele vai dizer assim olha tem
várias bulas papais ou éditos papais que
se contradizem Então como que eu posso
dizer que toda a palavra do Papa Ela É
infalível se o próximo Papa pode dizer
que aquele Papa tava falando coisa
errada
e isso já existe na história da da da
Igreja Cristã existem vários éditos e
bulas que anulam as anteriores então a
única coisa que a gente deve depositar a
nossa fé como infalível é a palavra de
Deus e aí com outros elementos que eram
debatidos e discutidos naquele momento
uma questão a respeito da Eucaristia ou
da da da do que a gente chama hoje de
seia do Senhor daquele momento em que
nós relembramos o sacrifício de Cristo e
naquele momento havia uma doutrina que
falava sobre a transubstanciação que
sustentava que o pão e o vinho da
Eucaristia se tornavam o corpo e o
sangue reais de Cristo e essa doutrina
foi desafiada os reformadores tinham
muitas visões diferentes sobre a
Eucaristia mas muitos acreditavam que
ela deveria ser entendida de forma
simbólica ou seja ali eram os símbolos
de Jesus no seu corpo e o seu sangue e
em vez de uma interpretação literal de
que quando Jesus diz que este é o meu
corpo e este é o meu sangue ele não
estava dizendo que aqu aquilo se tornou
o seu corpo e o seu sangue outra questão
muito debatida da reforma que era a
questão de orações aos santos e também a
Maria não é a prática de orar aos santos
e a veneração da Virgem Maria foram
criticadas como não tendo base bíblica
os reformadores argumentavam que não
havia base para as orações intercessória
aos santos ou elevar Maria a um status
quase Divino e isso foi uma um debate
que perdurou alguns séculos inclusive
houve aí muita discussão a respeito da
posição que a Virgem Maria eh deveria
ocupar ali dentro da da estrutura
eclesiástica e para nós que somos da
reforma nós entendemos sim que ela é uma
santa Porque ela foi escolhida agraciada
como diz o próprio texto de Lucas não é
mas ela não tem esse poder intercessória
como foi atribuído a ela durante os
séculos eh a questão do por purgatório
era uma questão muito debatida ou seja
um lugar onde as almas eram acreditadas
passar por Purificação após a morte Foi
questionado porque eles argumentavam os
reformadores que a Bíblia não tinha
nenhuma base Clara para falar sobre isso
a questão do celibato Ou seja que os
padres deveriam viver uma vida de
celibato eh a exigência de celibato para
o clero particularmente para os padres
foi contestada os reformadores
argumentavam que a Bíblia não exigia o
celibato e que era uma tradição feita
pelo homem a estrutura daquele momento
daquela época em que a reforma ocorre
estava solidificada nessas bases e por
conta disso eh muitas coisas eram
aceitadas como literalmente
interpretações da própria igreja a
respeito do texto bíblico quando os
reformadores começam a trabalhar e a
estudar o texto eles começam a perceber
que algumas coisas não se sustentam
dentro da Bíblia apenas na tradição E
mais uma vez aqui a questão das
tradições da igreja ou seja a reforma
ela tem uma das ênfases que é a ênfase
no sóa escritura ou somente a escritura
afirmando que as crenças e práticas
cristãs devem se basear exclusivamente
na Bíblia em vez de tradições da igreja
que haviam se desenvolvido ao longo dos
séculos Como Eu mencionei Lutero aponta
isso nos seus escritos e na sua defesa
quando ele mostra elementos da tradição
que se contradizem falou a Bíblia pelo
menos ela não se contradiz e ela possui
todos os elementos para a nossa fé Por
que que nós temos que ficar colocando em
pé de igualdade a a a tradição da igreja
com os escritos inspirados por Deus e
aqui há um ponto muito interessante eu
quero pausar rapidamente para falar
sobre isso não significa que a tradição
da igreja é inútil mas a igreja ela na
verdade precisa responder através do
conhecimento bíblico às questões que a
sua sociedade está expondo nossa
sociedade hoje tem questões que não eram
as questões da época de Martinho Lutero
que não era as questões dos Pais da
igreja ou seja são momentos da história
em que a igreja precisa responder a
esses questionamentos através da
interpretação bíblica ou seja o que nós
chamamos de tradição precisa ser
avaliado à luz do seu tempo muitas
coisas que a igreja hoje pensa que tem
que fazer não estão na Bíblia estão
simplesmente na história que foi
construída ao longo dos anos para que a
igreja chegasse onde ela chegou hoje mas
a sociedade pode ter mudado e nó nós
precisamos entender no que a sociedade
mudou fere a Bíblia ou seja se existem
elementos que fazem parte dessa mudança
que não são necessariamente problemas
para a interpretação bíblica e para uma
vida cristã a igreja Precisa sim mudar o
seu procedimento eu cito uma coisa muito
clara e muito rápida aqui a durante os
anos havia uma briga pelo crescimento
das igrejas e Muitas igrejas elas
queriam registrar dentro do seu o corpo
o número de membros a membresia tinha
que ser aquela ali aí depois entraram as
questões legais ou seja vocês são um
grupo Vocês são uma associação vocês
estão registrados vocês têm aqui no caso
do Brasil né o CNPJ vocês têm um
documento que prova que vocês existem
quantas pessoas estão aí e aí você
precisava dessa lista de membresia para
mostrar por exemplo para um cartório
Olha esses são os membros da minha
comunidade da minha igreja isso tá
mudando muitas pessoas hoje não querem
saber de membrez de igreja e não quer
dizer que eles não queiram servir e não
queiram prestar ali culto prestar a sua
adoração prestar a a o seu louvor a Deus
mas ele simplesmente não quer se
vincular E aí algumas mudanças como essa
não interferem como é que a gente sabia
qual era a membresia da igreja de
Jerusalém que documento nós temos a
respeito dessa membresia como é que era
a membresia da igreja em Corinto da
igreja em Éfeso da igreja em filipos
então não necessariamente nós precisamos
manter as coisas que nós fazemos apenas
por mera tradição precisamos alinhar e
reavaliar todas as nossas ações baseadas
no que a palavra de Deus nos diz outro
elemento muito importante que foi
discutido na época era a respeito do que
nós chamamos de rituais religiosos ou
seja os ritos as práticas cultic como
que nós fazemos as coisas que fazemos e
certos rituais e práticas como por
exemplo da época o uso do latim na
Adoração o papel dos Padres como
intermediários e vários costumes
litúrgicos eram vistos como afastando de
um relacionamento direto e pessoal com
Deus que os reformadores enfatizavam
então muitas das práticas da igreja da
forma como a igreja fazia as suas coisas
elas foram questionadas justamente
porque elas não aproximavam as pessoas
não aproximavam os crentes os fiéis de
um relacionamento direto com Deus mas na
verdade eram quase que empecilhos porque
que se você fala por exemplo eh numa
região como o norte da Alemanha ali
próximo a a ao Mar do Norte e tudo mais
a região de Hamburgo e outros lugares
que o alemão ainda era uma língua que
não estava 100% definida né nós tivemos
uma live não faz muito tempo falando
sobre a questão da Educação na Alemanha
pós-reforma e como a reforma também teve
um papel importante na unificação da
língua alemã
eh a gente percebe que naquele ambiente
dificilmente a população comum
entendesse o latim Então o a a a a a
própria forma como a igreja realizava os
seus cultos os seus ritos religiosos
fazia com que muitas vezes a pessoa se
sentisse afastada alijada de toda aquela
participação do do Sagrado vamos dizer
assim de da de poder louvar e adorar a
Deus ele fazia isso meio que por tabela
ou seja ele delegava ao padre delegava
ao sacerdote a responsabilidade para
realizar essa adoração por ele e isso
que os reformadores perceberam ou seja
não apenas esse Martinho Lutero e os que
seguiram mas os anteriores também eles
perceberam que uma espiritualidade
precisava estar mais próxima do Povo o
povo precisava ter mais contato com a
revelação de Deus ter mais contato com a
a a sua o conhecimento da sua palavra e
ter acesso direto àquilo que nós
entendemos como resultado da Salvação em
Cristo Jesus um outro elemento que foi
muito debatido era a respeito do uso da
iconografia ou seja dos ícones das
imagens das estátuas a veneração de
imagens religiosas ícones e Relíquias
assim como o papel que desempenhavam na
Adoração foi criticada como
potencialmente levando a idolatria e
aqui na história da igreja a gente tem
uma um elemento muito importante porque
em algum momento dessa igreja eh a
educação e a capacidade de interpretação
dos textos bíblicos ela era escassa não
é isso vai mudando ao longo dos séculos
mas não era toda a população que tinha a
capacidade de ler e compreender o texto
bíblico que estava normalmente escrito
em grego em hebraico e depois com a
versão da igreja da da da Bíblia vulgata
foi todo traduzido para o latim né você
tinha também tamb o antigo testamento em
em grego que era a famosa versão
septuaginta E aí você tinha esses textos
para poder interpretar e conhecer a
história bíblica e nem todo mundo
conseguia fazer isso E aí o que que a
igreja naquele momento pensou Vamos
criar imagens Vamos criar figuras
histórias contadas com imagens para que
as pessoas possam compreender o que que
se acontece o que que aconteceu o que
que se deu dos eventos bíblicos Então
você tinha imagem por exemplo do
Nascimento de Jesus você tinha imagem
por exemplo do da crucificação
você tinha imagem de Jesus subindo aos
céus e a pessoa olhando aquelas imagens
Ela poderia entender ah então esse Jesus
que nasceu aqui o coral de anjos veio
cantar para ele ele depois aqui tem a
história da sua vida aqui ele foi
crucificado e foi levado aos céus
ressurreto esse Jesus que eu tenho que
adorar e talvez você tivesse explicando
né como a gente usa às vezes essa
analogia para os que são mais de cabelo
branco dentro da igreja né tem a famoso
flanelógrafo da APEC que são aquelas
figurinhas que você vai fazendo as
historinhas para criança é basicamente
essa a ideia só que chegou um momento da
história em que não havia mais uma
história sendo contada havia uma imagem
de um homem de uma mulher que tiveram
uma relevância muito grande na história
da igreja na história da da da fé e
esses homens e mulheres eles faziam
estátuas e colocavam nos lugares o ideal
Eu imagino que o ideário de quem pensou
isso seria olhem aquele homem olha a
vida que ele teve aprendam com ele e
vivam da mesma forma só que isso Acabou
tomando um outro rumo as pessoas
passaram a orar para que aquela pessoa
aquele a imagem aquela figura
intercedesse por eles diante de Deus e
inclusive resolvesse problemas para eles
aqui enquanto estavam na Terra e aí isso
é um problema porque aí é basicamente o
mesmo caminho da idolatria que Israel
foi condenado por isso e que também
durante muito tempo a igreja teve que
conviver com a latria pagã enquanto ela
não foi colocada ali como a igreja do de
todo o império romano então isso era um
problema que os reformadores também eh
combateram e talvez o principal problema
deles era justamente eh a falta de
acesso a essa escritura a restrição das
pessoas comuns de terem acesso direto à
Bíblia em sua língua vernácula foi uma
grande preocupação os reformadores
acreditavam que todos os crentes
deveriam poder ler e entender a bíblia
por si mesmos só para citar mais uma vez
Cisneiros tentou fazer isso na Espanha
Apesar de que ele não fez em espanhol
ele fez uma versão que é chamada de
Bíblia poliglota complutense não é
outros reformadores como William tindale
e John wickliffe eles também tentaram
fazer isso para o inglês e foram
inclusive queimados na fogueira por
conta desse movimento por quê Porque
nesse momento da história que nós
estamos avaliando aqui a aor e a única
responsabilidade de interpretação e de
leitura do texto bíblico estava no Poder
da igreja então os reformadores criticam
isso e essa crítica talvez vai ser a que
vai Ressoar com maior força em todo o
movimento da reforma por quê Porque
quando nós vamos analisar os as
consequências dessa reforma nós vamos
ver que a
resposta ela foi muito impactante para a
igreja ou seja algumas conquistas que os
reformadores conseguiram ou seja depois
de todo esse movimento ali causado por
Martinho Lutero foram irrevogáveis não
conseguiram voltar atrás depois E aí nós
vemos Talvez assim a ação do Espírito
Santo conduzindo a história no momento
em que ele capacita e ele estimula vamos
dizer assim impulsiona o Martinho Lutero
a naquele período em que ele ficou
encarcerado preso a fazer a sua tradução
para o alemão porque talvez se ele
tivesse pensado em fazer isso em outro
momento ele não teria conseguido fazer
isso é tão interessante que ele consegue
traduzir por volta de a o novo
testamento em volta de 9 meses em 9
meses ele faz a tradução do Novo
Testamento mas quando ele vai tentar
traduzir o antigo testamento dos textos
em hebraico Ele demora um pouco mais de
tempo são quase 13 anos traduzido o
antigo testamento inclusive com ajuda de
amigos judeus que ele tinha na região de
wiberg o ajudaram a interpretar algumas
palavras e tudo mais que estava no texto
em hebraico Então a primeira primeira
conquista que a gente vê é justamente a
Bíblia acessível ou seja antes a gente
tinha falta de acesso às escrituras
agora nós temos a Bíblia acessível uma
das conquistas fundamentais da reforma
foi a tradução da Bíblia para línguas
vernáculas Lutero faz essa tradução para
o alemão logo depois o francês vai ter a
sua tradução o inglês vai ter a sua
tradução e as outras línguas ali do do
do ambiente europeu começam a receber
também traduções e isso vai se espalhar
e hoje não tem mais como você tem acesso
à Bíblia no seu celular você tem acesso
à versões em português então assim eh é
um caminho que não teve mais volta né
antes desse período a Bíblia estava
principalmente disponível em latim
acessível apenas para o clero e os
estudiosos tornar a Bíblia disponível na
língua do Povo comum permitiu que eles
lessem e entendessem as escrituras por
si mesmos capacitando-os com o acesso
direto ao ensino religioso e promovendo
uma conexão mais profunda e pessoal com
a sua fé um outro elemento muito
importante que foi
rezidor ele é colocado novamente em
evidência é justamente o sacerdócio de
Todos os Santos ou seja o conceito de
sacerdócio de todos os santos foi um
princípio fundamental da reforma você
não precisa de
intermediários você não precisa de de
sacerdotes você não precisa de Pastores
de padres de ninguém você tem acesso
direto a Deus e você tem que exercer
esse seu ministério esse sacerdócio que
Deus colocou na suas mãos e aí esse
sacerdócio enfatiza que todos os
cristãos não apenas o clero não apenas a
liderança todos tinham a capacidade de
se aproximar de Deus diretamente e
participar de assuntos espirituais
isso desafiou a autoridade tradicional
do clero e a hierarquia da igreja
conferindo aos cristãos comuns um senso
de responsabilidade e envolvimento em
suas práticas religiosas e isso traz um
elemento que também é Reflexo da reforma
que é a questão da ênfase na fé
individual ou seja a reforma incentivou
os individos a desenvolver um
relacionamento pessoal com Deus ela
enfatizava que a salvação se baseava
como nós vimos na fé em Cristo em vez de
ritos religiosos ou boas obras essa
mudança de ênfase capacitou os cristãos
comuns a ter uma conexão mais profunda
pessoal E introspectiva com as suas
crenças concentrando-se em sua fé e
espiritualidade como base da sua vida
religiosa agora não precisa mais
depender de uma cerimônia de um rito
religioso de um culto de uma celebração
porque a fé ela é individual se você
estiver presente com a sua comunidade de
fé ótimo louve a Deus participe de toda
a celebração que é feita Mas você também
no seu lugar onde você estiver pode
exercer essa fé naquela época
mentalidade era de que somente os ritos
celebrados na igreja aproximavam as
pessoas de Deus a reforma traz isso de
volta você se aproxima de Deus pela fé
pela fé no seu filho Cristo Jesus e não
por um rito por uma obra por algo que
você vai fazer apenas depositando a sua
fé nele você já está se aproximando do
Deus Criador E aí é óbvio que tem uma
consequência porque quando você se
aproxima de Deus e deposita sua fé em
Cristo Jesus o seu espírito passa
habitar em você e agora as suas ações
vão ser guiadas por esse espírito de
amor que quer te trazer cada vez mais
perto do Deus Criador E aí uma outra
Conquista vamos dizer dier assim que a
reforma trouxe foi justamente eh essa
esse desafio a essa autoridade máxima
que a igreja Detinha E isso se reflete
nos nossos dias Infelizmente em alguns
ambientes nós temos visto que algumas
pessoas preferem delegar à igreja essa
autoridade colocar nos pés da igreja a a
a as decisões que ela precisa tomar mas
na verdade a decisão ela é individual
ainda que a a a você agora possa
ter uma fé individual e se aproximar
sozinho vamos dizer assim de Deus as
consequências também elas estão
individualizadas você não pode passar
para um terceiro as decisões que você
vai tomar ou as consequências das
decisões que você tomou você tem a
responsabilidade de se aproximar de Deus
de aprender com a sua palavra é aquilo
que você precisa fazer então a reforma
questiona A Supremacia da igreja que
detinha considerável poder e influência
por muitos séculos os reform desafiaram
a autoridade criticando as suas práticas
as suas doutrinas e os seus aspectos
financeiros uma das coisas que Lutero se
assustou quando ele esteve visitando
Roma e uma das suas cartas um dos seus
escritos fala isso era que a a igreja
que estava sendo levantada lá em Roma
através do dinheiro que era recolhido
nas circunvizinhanças ali ou seja nos no
império no sacro Império Romano
germânico
eh
era uma opulência e
uma coisa tão assim fora do normal que
ele não conseguia equilibrar como que a
igreja está fazendo isso naquela região
enquanto pessoas aqui estão passando
fome estão morrendo de doenças por que
que a igreja não investe esse recurso
aqui e essa é uma mentalidade que
precisa ser quebrada muitas vezes a
gente acha que são os prédios são as
localidades ou seja precisamos construir
um templo uma casa para o senhor como se
o senhor não tivesse onde morar mas ele
mesmo diz né que a sua habitação são os
céus e a terra é o estrado dos seus pés
então ele não precisa habitar num templo
Mas muito dinheiro é investido e é gasto
em locais
físicos que falam mais ou que refletem
mais o desejo do nosso coração de termos
um local bonito e que a gente possa
dizer tá vendo nós construímos isso pro
senhor e é engraçado que quando o maior
rei da história de Israel
aquele que unificou o povo falou para o
senhor que é o rei Davi falou para o
senhor senhor vou construir uma casa
para você ele falou você
não você vai construir uma casa para mim
você não vai construir uma casa para mim
seja o maior rei da história de Israel
não construiu uma casa para o senhor e
aqui eles estão desafiando isso essa
autoridade que essa igreja desenvolveu
ela estava
causando pobreza tava fazendo com que as
pessoas passassem dificuldade e aí ele
diz aqui que o desafio levou a mudanças
significativas na paisagem religiosa
incluindo o surgimento de várias
denominações protestantes Ou seja quando
você não tem mais uma liderança Central
você dá liberdade das pessoas acessarem
o texto as pessoas elas acabam
interpretando o texto da forma como elas
acham isso é positivo porém também é
negativo a gente vai falar sobre isso já
já e Dent todo esse espaço todo esse
movimento que a
reforma causou cinco pontos são tratados
assim né como os cinco resumos ou cinco
elementos que reúnem todo o movimento
reformador alguns reformadores tinham
dificuldades em um ponto por exemplo
alguns acreditavam que as crianças
deveriam continuar sendo batizadas
outros acreditavam que o casamento ele
não necessariamente deveria ser eh um
casamento monogâmico eh tem várias
histórias ali no no movimento reformador
se você quiser se aprofundar Nós também
temos aqui aqui no nosso canal um estudo
sobre a reforma protestante mas os cinco
pontos chamados cinco solas eh eles
resumem bem o pensamento da reforma e de
onde vem esse pensamento do texto
bíblico né o primeiro deles é o famoso
sóa escritura somente a escritura Esse
princípio afirma que a bíblia é a
autoridade máxima e única em questões de
fé e prática Isso significa que as
crenças e práticas cristãs devem ser
pradas das escrituras em vez de
tradições da igreja ou ensinos humanos
ensinamentos humanos só a escritura
enfatiza a importância de ler e
interpretar a Bíblia de forma
independente capacitando O Cristão comum
a se envolver diretamente com a palavra
de Deus e aí dois textos são muito
emblemáticos quando a gente vai falar de
sola escritura primeiro é segundo a
carta de Paulo a Timóteo versos Capítulo
3 versos 16 e 17 que diz toda a
escritura é inspirada por Deus e útil
para o ensino para a repreensão para a
correção e para a instrução na justiça e
lá no Salmo Salmo 119 também tem ali uma
ênfase muito importante na palavra
naquele momento o salmista tá falando da
lei de Deus né da Torá ele diz a tua
palavra é lâmpada que ilumina os meus
passos e que clareia o meu caminho um
outro ponto importante é o solafide Ou
seja somente a fé o solafide enfatiza
que a salvação é exclusivamente pela fé
em Jesus Cristo e não por obras ou ações
humanas isso destaca que as pessoas são
justificadas aos olhos de Deus por meio
de sua fé no trabalho expiatório de
Cristo Jesus na cruz essa doutrina
capacitou os cristãos o Cristão comum
eliminando a necessidade de rituais
complexos ou penitências colocando a
salvação ao alcance de qualquer pessoa
que tiver
a fé em Cristo Efésios 2 vai nos dizer
pois vocês são salvos pela graça por
meio da fé e isso não vem de vocês é dom
de Deus não por obras para que ninguém
se glorie e Romanos 8 também Romanos 3
28 perdão vai nos dizer pois sustentamos
que o homem é justificado pela fé
independente a obediência a Lei s gratia
ou s só a graça somente a graça Esse
princípio ensina que a salvação é um dom
da Graça de Deus e não conquistada ou
merecida ele enfatiza que as pessoas não
podem merecer o favor de Deus por seus
próprios esforços mas são inteiramente
dependentes da Graça não merecida de
Deus a ideia de sola gráti aliviou o
Cristão comum do fardo de buscar a sua
própria justiça e destacou a importância
de depender da Graça de Deus em Efésios
2 versos 4 e 5 diz também todavia Deus
Deus que é rico em misericórdia pelo
grande amor com que nos amou deu-nos
vida com Cristo quando ainda estávamos
mortos em transgressões pela graça vocês
são salvos e ainda tito Capítulo 3
versos de 4 a se diz mas quando da parte
de Deus nosso salvador se manifestaram a
bondade e o amor pelos homens não por
causa de atos de justiça por nós
praticados mas devido à sua misericórdia
ele nos salvou pelo lavar regenerador e
renovador do espírito santo que ele
derramou sobre nós generosamente por
meio de Jesus Cristo nosso salvador ou
seja um dos itens importantíssimos da
reforma é exatamente que é apenas a
graça de Deus que nos salva não são as
obras não é aquilo que a gente faz Aliás
o texto de Tito e de de Efésios perdão é
muito claro ao dizer dizer que nós ainda
estávamos mortos em nossas transgressões
e a graça de Deus nos alcançou o quarto
elemento dos cinco solas é o solos
cristos ou somente Cristo solos cristos
afirma que Cristo é o único mediador
entre Deus e a humanidade essa doutrina
enfatiza que as pessoas podem se
aproximar de Deus diretamente por meio
de sua fé em Jesus Cristo sem a
necessidade de intermediários como
Santos ou sacerdotes e isso aqui é muito
importante porque é um reflexo direto
daquilo que ocorria no antigo testamento
não é no antigo testamento nós tínhamos
o toda a formação do templo com os seus
eh ritos seus rituais as suas práticas
Os cultos a adoração a Deus os
sacrifícios e você tinha ali um
sacerdote alguém que era responsável por
realizar tudo aquilo para que a pessoa o
Ato da pessoa chegar até Deus ou seja
sacrificando um animal oferecendo alguma
coisa para Deus e tudo isso acontecia
diante do sacerdote em Cristo Jesus o
sacerdócio agora é dele Hebreus vai nos
dizer isso com muita clareza que agora
nós temos um sumo sacerdote que
intercede por nós então através de
Cristo nós temos acesso direto ao pai e
isso capacitou o Cristão comum a ter um
relacionamento pessoal com Cristo
entendendo que a salvação e o acesso
espiritual eram exclusivamente através
dele Atos 4 verso 12 vai dizer não há
salvação em nenhum outro pois debaixo do
céu não há nenhum outro nome dado aos
homens pelo qual devamos ser salvos
Primeira Timóteo Capítulo 2 também vai
dizer pois há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens o homem
Cristo Jesus o qual se entregou a si
mesmo como resgate por todos este Esse
foi o testemunho dado em seu próprio
tempo e o último elemento dos cinco
solas que nós podemos ver é exatamente o
solle deu glória somente a Deus seja a
glória só lhe deu Glória declara que
toda a glória e honra devem ser
atribuídas somente a Deus em todos os
aspectos da vida esse princípio
incentivou os cristãos comuns a
reconhecer a importância de viver uma
vida que glorificar a Deus e a ver a
suas ações diárias e trabalho como uma
forma de adoração isso elevou a
importância de suas vidas cotidianas
como atos de serviço a Deus primeiro aos
Coríntios 10 assim quer comam quer bebam
ou façam qualquer outra coisa Façam tudo
para a glória de Deus e Apocalipse 4
também vai no nos dizer tu senhor e Deus
nosso És digno de receber a glória a
honra e o poder porque criastes criaste
todas as coisas e por tua vontade elas
existem e foram criadas ou seja tudo vem
de Deus e tudo deve ser feito para a
glória de Deus todas as nossas ações a
nossa vida tudo aquilo que fazemos no
nosso cotidiano ela deve ser apontado
exclusivamente para Deus
e o que que nós temos aqui de resposta a
tudo isso qual tem sido a nossa resposta
a todo esse movimento reformador que nós
vemos
eh na história as os desdobramentos
disso como nós estamos vivendo hoje
sendo frutos reflexo dessa ação que
ocorre naquele ponto da história a
primeira pergunta que eu levanto é a
igreja igreja tem exercido o seu papel
de ser
reformadora porque um problema que nós
encontramos hoje é esse ponto número
dois aqui quando nós dizemos que o livre
exame das escrituras não significa livre
interpretação a igreja ela precisa estar
atenta a ler
a dar acesso para que os seus membros a
sua o seu corpo Leia a Bíblia mentas com
que eles possam se aprofundar no
conhecimento dessa Bíblia mas não
necessariamente todas as interpretações
são interpretações que derivam da Bíblia
ao longo dos séculos até aquele momento
da reforma muitos líderes e muitos
estudiosos da Bíblia haviam escrito
coisas que quando foram somadas ou
quando foram eh combatidas chegaram
naquele ponto da história em que
Martinho
Lutero levantou-se e falou olha esses 95
pontos essas 95 teses que eu estou
levantando aqui são elementos que eu
creio vão melhorar a igreja e vão fazer
com que a igreja volte aos caminhos da
palavra e infelizmente naquele momento
não havia
mentalidade madura o suficiente dentro
dessa igreja para interpretar aqueles 95
pontos fazer uma autoanálise e fazer a
sua reforma e aí nós temos todo o
desdobramento do MOV mento reformador
que é o que chega até nós mas a pergunta
continua temos sido reformadores hoje
temos apontado dentro daquelas práticas
que nós temos que nós temos exercido os
elementos que são exatamente reflexo
derivam das escrituras ou nós temos
vivido uma vida meio que no automático
repetindo as coisas fazendo todas as
coisas porque elas sempre foram feitas
dessa forma sem pararmos para pensar se
nós estamos sendo realmente sal e luz se
nós estamos realmente refletindo os
ensinos dessa escritura na sociedade que
nós vivemos hoje
porque cada momento em cada época da
história a igreja precisa responder aos
questionamentos da sua sociedade e esses
questionamentos precisam ser respondidos
com o quê com aquilo que a escritura nos
apresenta Então essa é a nossa missão
hoje depois de mais de 500 anos da
reforma né 500 e 1517 em 2017 fez 500
anos da reforma então depois de 500 anos
de reforma nós precisamos continuar
fazendo a mesma coisa nós precisamos
avaliar as ações que temos tomado as
decisões que temos tomado nós precisamos
avaliar o que tem sido falado a respeito
das escrituras para que nós voltemos ao
que a escritura tem a nos ensinar uma
frase que no final do primeiro século
ali da reforma no final do ano 1500
início do ano 1600 uma frase que foi
muito
eh propagandeada e depois virou também
uma frase que representa aí a reforma é
essa Eclésia reformata ET reformando est
do latim dizendo a igreja reformada e
sempre se reformando uma igreja não pode
estar estática uma igreja precisa
avaliar o seu contexto a sua com
aquilo que a sociedade tem colocado aí à
disposição de todas as pessoas e fazer
um contraponto da palavra de Deus e
dizer isso aqui é algo que pode ser
aproveitado inclusive para propagar para
promulgar o amor de Deus aí no meio das
pessoas mas isso aqui precisa ser
afastado isso aqui é um erro isso aqui
não tem base bíblica e ela precisa estar
arraigada enraizada com os pés firmados
na palavra de Deus é imperativo que não
abdiquemos de nosso compromisso como
agentes da reforma direcionando nossa
atenção ao simbolismo da crucificação e
a fé em Cristo deve-se enfatizar que
esse esforço de reforma deve começar
internamente com a autotransformação a
fim de estabelecer uma referência
constante aos princípios contidos nas
escrituras o meu convite a você é que
você também faça parte da reforma assim
como aqueles reformadores lá atrás que
se dedicaram a estudar o texto bíblico
se dedicaram a aprender mais da palavra
de Deus a
compreender realmente o que que ele tem
o que que essa palavra aqui tem para nos
ensinar faça esse exercício busque
individualmente aprender com os ensinos
dos Apóstolos aprender com aquilo que o
antigo testamento também nos apresenta
aprender com a vida e obra de Jesus
Cristo nosso Senhor e depois você pode
promulgar isso propagar isso e você pode
fazer isso inclusive pela sua própria
comunidade de fé você pode ver os seus
as suas ações ver as suas práticas fazer
a comparação com aquilo que a palavra de
Deus ensina nem tudo vai ter lá vão ter
coisas por exemplo como forma de
celebração se você chama de celebração
se você chama de culto Se você recebe as
pessoas apertando com a mão direita ou
com a mão esquerda são coisas que
realmente a Bíblia Não se preocupa mas
elementos principais e basilares que
deslocam o papel da palavra de Deus
deslocam a função do seu filho Jesus
Cristo colocam intermediários entre você
e o próprio pai através do o acesso
através do qual você recebeu por um
sacrifício muito grande a própria morte
da derramamento do corpo e do sangue do
filho de Deus Cristo Jesus que te
resgatou e me resgatou você não pode
substituir isso por nada e isso os
reformadores trou seram de volta te dão
a oportunidade de avaliar as escrituras
de aprender a sua mensagem e de divulgar
isso para o maior número de pessoas
possível que Deus o abençoe e que você
também se torne um
[Música]
reformador

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