Norma normans: a prioridade da Escritura – Heber Campos #EnsinoFiel 051
24/10/2023Norma normans: a prioridade da Escritura – Heber Campos #EnsinoFiel 051
Em nossa semana Sola Scriptura, em comemoração a mais um ano da reforma protestante que ocorreu em outubro de 1517, trazemos um assunto de suma importância para o pensamento e teologia reformada e protestante – a diferença entre norma normans e norma normata, mostrando então um distintivo da nossa fé protestante, que as Escrituras tem superioridade e prioridade supremas, e em como ela deve nortear e ser a fonte de nossa teologia e confessionalidade.
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[Música] seja bem-vindo a mais um ensino fiel Começamos hoje a semana sola escriptura onde nós do ministério fiel e voltemos evangelho estaremos divulgando conteúdos especiais em comemoração a mais um aniversário da reforma protestante então para o ensino Fiel de hoje da nossa semana sol escriptura trazemos um assunto de suma importância para o pensamento e teologia reformada e protestante Norma nor e Norma normata mostando então distintivo da Nosa festante Pedimos que aval ou curta este episo na plataforma esver nos acompanhando ISO nos aud a aprimorar os conteúdos e mais pessoas ensino fiel episódi 51 Norma normans a prioridade da escritura comber Campos na conferência fiel pastores e líderes de 2017 que eu vou falar aqui nesta manhã não é uma exposição de algum texto da escritura não espere isto este com Dr Carlson e Augustos e outros embora eu Adore fazer isto na minha sistemática eu quero falar sobre a Bíblia sobre a palavra de Deus e eu vou usar duas expressões latinas que vocês que não têm educação teológica formal não estão familiarizados com elas Ah mas eu vou ah tentar ajudá-los a entenderem o que eu vou falar nesta manhã vou fazer algumas distinções entre eh o que nós chamamos de Norma normans e Norma normata eu vou explicar isto esses dois termos significam Norma normans eu vou torná-lo equivalente à escritura à revelação de Deus e norma normata é a sua teologia o que você crê crede confessione ou aquilo que você deduz do estudo da escritura então eu quero identificar o que que é Norma normas normas são usadas para controlar regular guiar orientar aquilo que é considerado uma crença ou uma conduta aceitável num determinado grupo não é diferente do cristianismo o cristianismo tem uma Norma ou regula Fide uma regra de fé que também é regra de prática a escritura deve ser identificada com a norma nor Ou seja a norma que normatiza que dita as regras de crença e dita as regras de comportamento a norma normans é a única que permanece acima de tudo o que existe para reflexão e construção teológica A Norma normans tem sobre tudo o que você crê o que você deduz o que você entende da escritura porque o que você entende da escritura deve estar em consonância com aquilo que vou trabalhar hoje à tarde com a to escritura com a totalidade da escritura como é dito portanto em circos círculos teológicos formais Devemos Crer que a escritura é a norma normas Ou seja a norma que normatiza enquanto que a sua teologia é a norma normata a norma que é normatizada então a regra de fé e prática que é a escritura quando interpretada individual ou coletivamente é chamada de Norma normata Esta é a teologia Cristã e a norma normata deve proceder das escrituras que são chamadas tô repetindo várias vezes para você eh guardar é chamada de Norma normas para a totalidade do Povo de Deus você e eu temos que aprender a trabalhar com a norma normas Ou seja a norma que normatiza a fim de que você tenha um bom resultado e a sua pregação e o seu ensino reflitam o ensino da Tota escritura deixa-me dar exemplos de Norma normata os credos e As Confissões quando você por exemplo eh fala Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra que é chamado Credo apostólico ou quando você lê o credo de niceia em 321 se eu não me engano ou quando você lê o credo de calcedônia em 451 e quando você vê as várias Confissões de fé eh na época da reforma e pós-reforma por exemplo como a Confissão de Fé de Westminster como a confissão de augsburgo como a confissão de Londres elas essas coisas não são padrão definitivo e final para nenhum Cristão ou reformado ou luterano ou Batista mas é regra de fé não absoluta subordinada Philip chaff diz que todos os credos e Todas As Confissões são mais ou menos imperfeitos e falíveis a Bíblia unicamente é a regra de fé ele chama de regula crende a norma normans e ela reivindica ser de Autoridade Divina com autoridade absoluta credos e confissões com autoridade nada e porque confissões e credos podem ser melhorados eles não são fixos eles não são irreformável ah isso são Esse é o modo formal digamos da sua Norma normata mas há muitos de vocês que não são confessionais em termos denominacionais vocês vem de tradições onde Confissões de fé não são parte da maneira de vocês crerem então mas todos vocês têm teologia se não tivesse não estariam aqui e Todos Nós cremos em alguma coisa individual particular e a nossa pregação e o nosso ensino tem sido um exercício de Norma normata informal o que nós pregamos e ensinamos em última instância é aquilo que o nosso povo venha a crer assim como os credos e confissões a nossa pregação e o nosso ensino devem estar submissos e conformados à Norma normans a escritura portanto é tanto e é normativa para a teologia tanto formal como a informal se você não crê ou não tem comissão de Fé Westminster a de Londres ou se luterano a de augsburg eh você tem a sua Norma normata que você tem pelo estudo da escritura que você faz e se não faz devia fazer veja algumas diferenças entre Norma normans e Norma normata Presta atenção nessas frases norma normans é revelação Divina é isto aqui e a norma normata é teologia feita por homens é o que você crê o que você ensina e o que você prega Norma normans É infalível porque é dada pelo infinito e eterno Deus enquanto que a norma normata a sua teologia a minha teologia É falível porque ela é feita por gente que não tem olhos tão perfeitos para ver não tem tem efeitos do pecado sobre mente que dificultam o entendimento daquilo que é Norma normans a norma normans é irreformável ela é fixa Você não tem o direito de tirar nem de acrescentar nem de mudar nada enquanto que a norma normata é reformável nós podemos melhorar o que nós já cremos norma norm é matéria fechada enquanto que a norma normata é matéria ainda em aberto Norman normans não pode ser julgada você não pode ser juiz da escritura Porque você vai estar acima daqu que é o inspirador dela e o autor dela enquanto que a norma normata pode e frequentemente deve ser julgada quando é que você não trabalha corretamente com a norma normas Eu tenho um videozinho aí eu peço que os irmão coloque para mim esse vídeo e você não trabalha corretamente com a escritura quando você coloca a autoridade da Igreja acima da escritura dá para sair o vídeo voltando um católico deve ser católico de corpo inteiro quando um católico se coloca acima da igreja para julgá-la já deixou de ser católico e quando um católico diz eu vou pegar a Bíblia para ver o que a igreja está dizendo ele também já é virou protestante Aqui tá o erro dos Protestantes colocam a Bíblia acima da igreja isso é bobagem pura porque a Bíblia nasceu na igreja a Bíblia é expressão da Fé da igreja Santo Agostinho dizia eu creio nas escrituras porque a igreja me diz para crer nelas então a Bíblia é o livro da igreja então é tirar da cabeça essas ideias tortas e ser católico de verdade um bom estudo do catecismo e uma boa dose de humildade resolve essas coisas todas eu eu sou católico mas não desse jeito você não pode colocar a escritura sob a igreja é por isso que fazendo assim a igreja católica tem domínio sobre interpretação quando falo Igreja Católica estou me referindo a eclesia doens a igreja docente ela que tem nas mãos a escritura e a escritura está sob a autoridade da Igreja isto não é verdade eu devolvo a gentileza bobagem é ele pensar assim não coloque a escritura sob a autoridade da Igreja porque não foi a igreja que formou a Bíblia mas a escritura que formou a igreja e Deus se serve da sua palavra para fazer com que pessoas sejam nascidas de novo no meio do seu povo é pela palavra de Deus que nós vimos à Fé ao conhecimento do nosso Redentor portanto a igreja está submissa a palavra e não vice-versa mas quando que você não trabalha corretamente com a norma normas segunda coisa quando você coloca a sua Norma normata sobre a norma normans quando você coloca a sua teologia sobre a sua a sobre a escritura sagrada Coloque a sua pregação e o o seu ensino dependentes da Norma normata apenas secundariamente se você é confessional você pega o credo seu e submeta o à escritura Não faça com que a escritura esteja debaixo da Norma normata a vocês e aqui pro meu povo paraa minha Tradição A Vocês que são ex Ger adamente confessionais não se esqueçam que a pregação de vocês deve estar subordinada prioritariamente a norma normans eh e secundariamente a norma normata que são credos e confissões a norma normata ou seja credos e confissões eles são uma ajuda muito grande eles são um resumo do que a igreja cristã de determinados períodos escreveu e ela servem de guia de orientação para todos nós mas eles não são os credos e confissões não são Palavra Final definitiva nós temos que entender isto porque Alguns de nós que somos tão apegados ao texto da Norma normata que a norma normata fica acima da Norma normans tenha cuidado com isto todavia fazendo uma pergunta de forma deferente quando é que você trabalha corretamente com a norma normans não se esqueça de que a norma normans não é um compêndio de teologia mas é a revelação Divina dizem loucura aqueles que dizem e eu já ouvi no meu ministério vários colegas dizerem Ah não eu não prego a eu prego a Bíblia eu não prego teologia isso é loucura quando se abre a Bíblia para você explicar alguma coisa você faz teologia ainda que informalmente portanto toda a sua pregação deve ter como fundamento a norma normans toda a sua pregação vem da sua tentativa de entender a revelação Divina então eu respondo a pergunta quando é que você trabalha corretamente com a norma normas primeiro quando a sua pregação e o seu ensino refletem uma boa hermenêutica eu vou falar uma coisa que vai parecer isso aqui não basta você entender isso você tem que usar algumas ferramentas e é sobre elas que eu vou falar agora para que você eh tenha uma boa pregação para que você tenha um bom ensino na sua igreja você tem que ter bons pressupostos hermenêuticos a hermenêutica é mais do que uma simples regra para iniciar uma exegese as questões hermenêuticas são muito mais profundas e complexas tendo a ver grandemente com algumas questões filosóficas e pressuposições daqueles que estudam as diferenças entre os vários ramos da teologia Cristã não estão simplesmente na interpretação dos textos mas as várias interpretações dos textos têm por detrás diferentes abordagens ticas deixa eu dar um exemplo disto os dois ramos primeiros tradicionais da reforma protestante o luteranismo e o reformado eh eles têm interpretações bem diferentes de um texto relativamente simples com respeito à ceia do senhor o estudo do texto por essas duas grandes tradições teológicas ilustra diferentes hermenêuticas que escondem diferentes pressupostos nas os luteranos enfatizam o uso literal eu tô falando dos luteranos eh eh chamado gnis luteranos os luteranos eh originais como eles costumam se chamar eh eles pegam a a Isto é o meu corpo e a força da expressão está no verso ser isto é o meu corpo que deve ser entendido literalmente não figurativamente como os reformados fazem por trás desta ênfase na no literal esta está por detrás uma outra doutrina que na verdade não é uma doutrina Mas é uma Filosofia de pensamento que ensina sobre a ubiquidade ubiquidade aquela doutrina absorvida pelos luteranos ou pregada por eles de que o corpo de Cristo está presente em toda a parte inclusive para justificar a presença real de Cristo na ceia Lutero ensinou isto Lutero bateu se vocês leem a história da reforma vocês vão ver naquele livro Isto é o meu corpo do Herman sass vocês vão ver o debate na mesa de um lado Lutero melanon do outro lado e zwinglio Ah capito e outros caras gigantes na mesma mesa com pressupostos diferentes com hermenêuticas diferentes e os reformados por sua vez enfatizam o aspecto figurativo da expressão Isto é o meu corpo ou seja isso significa o meu corpo ou representa o meu corpo e por detrás desta afirmação há um pressuposto de que Jesus não pode estar ao mesmo tempo no céu com o seu corpo com a sua fisicalidade e ao mesmo tempo presente na ceia do modo como os luteranos ensinam percebam que por detrás da hermenêutica tem pressupostos teológicos não é um simples interpretação eu quero que vocês entendam isto por isso que vocês têm que ter bons pressupostos para vocês irem ao texto da escritura e nós temos que afirmar que há uma grande necessidade da sua teologia sistemática ou eu vou falar teologia sistemática porque eu sou um sistemático mas quando falo teologia sistemática eu tô dizendo o resultado final na sua pregação e no seu ensino se a hermenêutica sua não for boa certamente as falhas na sua teologia aparecerão muito mais evidentemente quando é que você trabalha corretamente com a norma normans segunda resposta quando a sua pregação e o seu ensino fazem uso devido da exegese aese é uma forma digamos científica de interpretar cuidadosa e disciplinadamente os textos da escritura os reformadores desde o começo lutando contra a mentalidade católica insistiram na perspicua da escritura ou seja H na no fato da escritura ser clara dela ser inteligível paraa grande maioria das pessoas que a leem contudo e e eu pessoalmente não sou muito adepto da do ensino sobre a perspicua da escritura porque nós achamos que é fácil de entender é porque você tem olhos para ver é porque você tem ouvidos para ouvir é porque você tem coração para entender essas coisas por isso quando você tem a graça a escritura se torna mais fácil mas ainda assim coisas difíceis de se entender permanecem e o Pedro o apóstolo Ele disse que há certas partes na escritura com referência ao antigo testamento e ao do seu colega Paulo eh coisas difíceis de serem entendidas que os homens deturpam como deturpam as demais escrituras os pregadores e Mestres de nossa igreja têm que usar os recursos da exegese para formular os seus conceitos não é possível uma correção de conceitos teológicos sem uma análise científica anterior dos textos da escritura e nesse ponto podemos perceber a importância da exegese para uma boa Norma normata que se evidencia finalmente num bom ensino boa pregação e a teologia sistemática que é o resultado final dessa pesquisa sintetiza o ensino da escritura que é fornecido por dados da exegese e a escritura ou melhor a teologia sistemática fica sem vida quando ela se separa do estudo da exegética e a exegese guard sistemática não somente em contato direto com a escritura mas ela sempre comunica A sistemática o poder que é derivado da palavra portanto se você gosta de sistemática Não esqueça de fazer com que a sua sistemática use a escritura análise de texto análise de palavra análise de contexto e assim por diante é necessário dizer que a teologia sistemática deve se servir por favor não façam isto e dos textos da escritura como textos prova para os seus conceitos previamente elaborados mas como textos fonte de onde os conceitos que vocês têm provém a revelação é verbal portanto ela precisa ser interpretada você precisa saber end o que Deus quer dizer na Norma normans para que você tenha uma boa Norma normata portanto não dispense A análise dos textos da escritura e se você puder se você tiver tempo e tiver ferramentas Conheça o que pensaram no decorrer da história os que analisaram e fizeram exegese nos vários períodos da história da igreja porque você tem que fazer um exame não somente microscópico do texto mas você tem que fazer um exame macroscópico do texto é vê como é que esse texto foi interpretado na história da igreja tarefa difícil é AF final de contas você é ministro para quê é para estudar e eu costumo dizer aos meus alunos se nós temos eh pregadores ruins hoje Se nós temos eh professores ruins hoje é porque desculpem eles são vagabundos não estudam porque o que tem de ferramenta hoje você tem tudo você tem até ser mão feito então se hoje 2000 anos aliás 2000 anos nada há 40 anos eu tinha só o berkoff e quem não sabia inglês Estava lascado aqueles de nós somos mais velhos sabemos da luta que foi em tempos atrás hoje nós temos em nossa língua muitas coisas boas e hoje grande parte dos nossos estudantes conhecem a língua inglesa que tem material que não acaba mais tem tudo quanto é porcaria mas tem coisa boa que você tem que saber achar o lugar certo onde consultar e tem material exergética muito bom por aí eu queria que vocês pastores na igreja brasileira fossem pastores que fossem conhecidos por sua pregação e pelo seu ensino que tem faltado a nós isto eu tava comentando com estudantes meus que às vezes me perturbam com perguntas eh porque aluno às vezes perturba eu fui aluno Eu sei disso Ah aqui em São Paulo lá em São Paulo se você vai mandar um membros da sua igreja para morar em São Paulo e se você perguntar se você assim falar deixa eu achar 10 bons pregadores 10 bons expoentes ou expositores da escritura você passa uma dificuldade desgraçada por quê Porque a minha esposa fica brava quando não vou falo desgraçada eh porque eh alguns prece que estão sem a graça porque não pregam coisas que ajudam que edificam e você fica perguntando quem é que vai pregar então use da exegese ao menos a escritura é rica você pode sacar algumas coisas boas da escritura Quando que você faz quando você trabalha corretamente com a norma normas terceiro onde que tem o relógio que eu fic vendo meu tempo aqui ah falta Du horas quando a sua resposta terceira quando a sua pregação e o seu ensino fazem uso da chamada teologia bíblica Perceba o que tô pegando hermenêutica exegese e agora teologia bíblica a teologia bíblica num sentido é filha da exegese e ela será boa teologia bíblica ou não dependendo da qualidade da hermenêutica e da exegese Eu não creio que seja engano dizer que a teologia bíblica seja feita de maneira linear acompanhando o desenvolvimento histórico da Revelação divina e você Então tira ah dados da exegese no decorrer da história da Revelação seguindo o raciocínio de cada autor obedecendo ao pensamento eh de cada um deles e no final fazendo comparação entre eles e a teologia sistemática quando devidamente elaborada não deve ter uma resposta diferente da teologia bíblica se a teologia bíblica é bem formulada porque ambas as ciências bíblica a teologia bíblica é sistemática elas não são inimigas elas não são adversárias elas se complementam elas mudam a sua abordagem elas mudam a o modo de trabalhar com a escritura mas se ambas fazem as coisas como deviam fazer o resultado será o mesmo e eu conheci muitos muitos não alguns professores de Novo Testamento eh e de antigo testamento que tinham raiva de sistemática e me zombavam o tempo todo sistemática porque eles eram bíblicos e a gente era filosofia não é Jonas não assim que fala é então é é é uma coisa triste por quê Porque de fato no passado os sistemáticos usavam filosofia muito Eles não eram críticos da influência da a filosofia sobre eles e eles absorviam conceitos e as as sistemáticas mais antigas citam muito pensamento dos homens eles não tiram Ah para justificar eles botam na rodapé um texto bíblico e você que se vira com o texto bío mas o pensamento dele tá ali então fizeram sistemática sem que a sistemática deles fosse sacada da escritura retirada da escritura eu dou razão a alguns deles de no passado pensar assim mas nós temos que mudar a sua pregação e o seu ensino Ou seja a sua teologia a sua Norma normata tem que eh usar recursos da hermenêutica da exegese da chamada teologia bíblica a teologia eh bíblica ela faz um estudo linear da escritura e A sistemática ela faz um estudo digamos espiral vai vendo o todo sempre o todo sempre e são duas irmãs que têm modos de pensar iguais mas com modos de trabalhar diferentes e a teologia sistemática digamos a grosso modo é neta da exegese e filha da teologia bíblica porque você tem que usar as conclusões da chamada teologia bíblica para formular a sua sistemática e os caras da teologia bíblica devem usar dos pressupostos da sistemática quando Estes são corretos há muita coisa que dizer sobre isto mas vão me puxar o palitor daqui a pouco quarta resposta quando você trabalha corretamente com a norma normans quarta resposta quando a a sua pregação e o seu ensino fazem uso da teologia histórica alguns de vocês não percebem a importância da história na sua pregação e no seu ensino história tem que estar presente a teologia histórica é a amra de como o pensamento da igreja se desenvolveu no decurso dos séculos a a teologia sistemática é também dependente da teologia histórica como ela o é de outros departamentos da teologia e eu quero que vocês entendam que quando você faz teologia sem você ver o que o tio Agostinho pensava o tio Calvino o tio Lutero O tio Fulano o tio zano quando você faz teologia a parte do que eles pensam você faz teologia num vácuo de certa forma você não pode desprezar a história ao elaborar os seus sermões os seus estudos não que você precise ficar citando Fulano beltrano Geralmente eu não cito Mas na minha pregação está por detrás o pensamento deles embutido porque eles foram homens que Deus usou no passado para dar-nos o pontapé inicial para que nós pudéssemos em cima deles trabalhar mais corretamente e a teologia tem que ter o suporte da história ou da teologia histórica os teólogos como Agostinho Calvino como eu já mencionei Atanásio etc eles deram grande contribuição pra teologia uma teologia sistemática ou seja uma Norma normata porque sistemática no final das contas é o resultado da sua pesquisa eh sem o auxílio da teologia histórica daquilo que os antigos ensinaram sobre a fé é uma teologia elaborada No Vazio uma teologia construída sem os Zelos sem a a a a histórica sem estar fixa na história e os teólogos do passado não podem não esqueçam disso não podem ser omitidos no estudo sério de teologia o espírito santo agiu na vida desses homens desde tempos bem antigos para preservação do da sua verdade e a iluminação do Espírito para compreensão da escritura não é um patrimônio da nossa geração a ação do Espírito vem acontecendo tempos muito antigos e nós temos que nos servir daquilo que os antigos eh disseram e creram É nesse sentido que um poeta cantou Bendita Fé dos nossos pais e nós precisamos olhar a história porque ela nos ajuda a ver eh o presente a luz do passado uma teologia que não constrói sobre o passado e ignora o nosso débito à história e inocentemente negligencia o fato de que o presente está condicionado pela história uma teologia que não se fia no passado foge das exigências do presente John Murray a ignorância do passado traz um docetismo totalmente indesejável pra teologia Cristã todas as coisas chamadas dosé na igreja eram aquelas coisas que não tinham raiz histórica e não tinham fundamento histórico e a sua teologia não pode ser Doca ela tem que estar enraizada na história porque Deus se revelou na história Deus que é eterno ele envolveu-se com a história e nos ensina através destes homens que ele levanta no decorrer da história quando você trabalha corretamente com a norma normas quinta resposta quando o seu ensino e a sua pregação fazem uso da teologia aplicada que você chama teologia Pastoral teologia prática dê o nome que você quiser Mas faça o que a as normas da Norma normata ensinam primeira coisa a sua teologia ou a norma normata tem aplicabilidade quando ela lhe fornece elementos para você defender a fé que nos foi entregue a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos você não precisa defender a Bíblia você precisa defender dos ataques do inimigo você precisa conhecer as armas do inimigo você precisa saber o que os inimigos pensam a fim de que os nossos moços na universidade e nas outras escolas da vida aprendam a dar a resposta da esperança que há neles irmãos meus ministros da palavra ordenados ou não recebendo ordenado ou não ensine os moços da sua igreja a é tem gente que não recebe nada e faz mais do que quem recebe eh ensinem a moçada Nossa de forma que eles possam no lugar onde eles estão eles possam aprender a defender a fé is é eles possam não ser advogados de Deus Deus não precisa disto mas nós precisamos justificar o que que cremos por Nós cremos para Que Nós cremos ensine os moços para que eles não fiquem humilhados diante de PHD lá na es del não tendo resposta nenuma que dar as indagações deles segunda a sua teia Ou seja a sua Norma normata tem aplicabilidade quando ela lhe fornece base para sua pregação a sua teologia e a sua pregação tem que andar absolutamente juntas Pois quando a sua teologia não é exatamente o que você prega eh você está tendo está trazendo enormes estragos paraa sua igreja é por essa razão que nós temos eh que Primar por um currículo integrado e não compartimentalizado e estanque tem Tem que haver Harmonia entre o que você crê na igreja e o que você por exemplo crê na universidade há alguns certamente professores de Universidade Aqui eu conheço alguns que eu tenho vergonha deles na igreja eles cem uma coisa na universidade cem outra coisa H dissociação de coisas há uma espécie de esquizofrenia teológica na vida deles não a sua pregação e o seu ensino tem que combinar com o que você crê no quando você prega no púlpito e quando você está ensinando na universidade alguém não gostou terceira coisa a sua teologia A Norma normata tem aplicabilidade quando você eh oferece condições Claras para você aconselhar ah como a nossa igreja precisa de Pastores precisa de ovelheiros de homens e mulheres homens e mulheres que saibam aconselhar que saibam chegar junto nas horas de alegria e nas horas de tristeza homens e mulheres que saibam socorrer aqueles que estão fraquejando espiritualmente aqueles que estão ah sendo entristecidos por problemas na igreja entristecido por seus próprios pecados portanto ensine-os na sua pregação no se ensino a serem conselheiros É verdade que tem pessoas que são dotadas por Deus com dom da exortação ou o dom eh do Pastoreio mas eh gaste tempo com essas pessoas e não são poucas não se você procurar você vai ver que há uma porção de gente que gosta de ajudar e de fortalecer de soerguer de animar de encorajar outras pessoas pois que a sua pregação e o seu ensino forneçam elementos para as pessoas poderem se servir da sua Norma normata e assim elas possam ajudar outros pessoas na caminhada cristã delas quarta resposta a sua teologia a sua Norma normata tem aplicabilidade quando ela lhe fornece elementos para você adorar a Deus corretamente aqui desculpe a expressão é aqui que a Porca Torce o Rabo Porque eu conheço pessoas que dezem reformadas eles creem certinho na hora do culto é uma bagunça porque a teologia não tem nada a ver com a a forma de adoração a forma de culto culto quando você conhece quem é o Deus que você crê ou melhor quem é o Deus que a Bíblia ensina porque às vezes o Deus que você crê não combina com Deus da escritura você pensa que Deus é uma pessoa muito diferente eu lembro meu pai morreu novo até com 64 anos e ele tinha dif D dar de crer algumas coisas que eu ensinava já moço e ele falava ass ô meu Deus não é assim eu falo pai não é questão de o seu Deus a pergunta tem que fazer o Deus da escritura é assim o velho era teimoso mas deus deu umas lambadas nele Deus deu a ele enfermidades e ele ficou algo quebrado Dos dois jeitos físico e emocionalmente espiritualmente até que ele aprendeu e ele morreu crente no Deus da escritura não no meu Deus então você tem que lembrar que o Deus quem é o Deus que você adora você tem que fazer com que o culto que você Preside ou que Você dirige sei lá como é que você chama eh você tem que fazer com que a adoração de Deus combine com o caráter dele não se fie em coisas que acontecem em igrejas emergentes por aí não se fie em alguns comportamentos cúltico que não correspondem com a verdade de Deus eu falo Isto porque é o que mais e é o que mais sofremos Hoje eu tô falando entre nós reformados Todos nós temos em algum graus tem reformados eh lato senso né E tem Estreito senso é mas na verdade não é bem assim é uma maneira simplista de dizer as coisas mas eh eh você tem que ter uma boa teologia que vai direcionar o bom culto a Deus vai ter uma boa adoração e a norma normans tem algumas regras muito legais muito boas e eu queria que você estudasse primeiro hermenêutica exegese teologia bíblica teologia histórica e na aplicação da sua teologia chamada Pastoral você tem que colocar importância sobre o culto a Deus e e até nós reformados estamos em dívida com isto a minha igreja que é Igreja reformada confessional Tem lugares e alguém e Augusto mencionou isso ontem numa palestra dele é uma baguna é uma coisa triste de ver lembra daquele neopentecostal que saiu da igreja que Augusto falou saiu da igreja dele para achar uma igreja boa depois é a mesma coisa conheça bem teontologia iso é estudo do ser de Deus conheça bem antropologia o que o pecado causou e o que Deus anda fazendo ainda vai fazer por nós conheça a redenção que há em Cristo Jesus para você fazer com que o culto seu seja tributado ao Deus que é pai ao Deus que é filho e ao Deus que é espírito reverentemente santamente ainda que Alegremente ainda que gozos não tenha um culto sem sentimentos do coração mas não coloque as suas emoções Acima das regras estabelecidas pela Norma normans pelo amor de Deus façam isto pro bem da Igreja de Cristo Jesus terminando 2 minutos use a norma normas somente usem o princípio da sola escritura vou falar dela hoje à tarde para você falar alguma coisa sobre Deus sobre o homem sobre a queda sobre a redenção outro assunto da tarde não use a escritura ou ou melhor não use o princípio sola escritura somente use o princípio da Tota escritura Conheça o todo para você poder entender o particular quando você faz isto então certamente a sua exegese será útil a sua teologia bíblica será Justa e a sua sistemática será correta E assim a sua teologia aplicada será muito mais eficientes muito mais eficiente eu oro a Deus para que a igreja em quem Deus está fazendo alguns Milagres e eu posso encontrar aqui entre vocês gente das mais variadas tradições e se eu perguntar o que que você tá fazendo aqui cara você é de outra banda Você é de outra tradição ele responde com alegria eu descobri a beleza da nossa fé eu ele já fala a nossa fé porque ele é parte diso não se trata de denominação denominacional ismo tá acabando se trata de saber entender corretamente a norma normas para que você tenha uma boa Norma normata Deus o abençoe e Deus o guarde nessa dura tarefa obrigado por ter nos acompanhado em mais um episódio do ensino fiel não se esqueça de avaliar ou curtir este Episódio e de compartilhar também com outros irmãos até a próxima que Deus te abençoe