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A fé vem pelo ouvir

Sejam minhas testemunhas [BTCast com imagens]

Sejam minhas testemunhas [BTCast com imagens]

Sejam minhas testemunhas [BTCast com imagens]

Muito bem, muito bem, muito bem, está no ar mais um BTCast, o seu podcast de bíblia e teologia! Neste episódio, Rodrigo Bibo, Cacau Marques e Victor Fontana batem um papo leve e descontraído sobre missões e o livro Sejam Minhas Testemunhas, um lançamento quentíssimo da Editora Vida. Esse tema, que parece ser batido, muitas vezes é mal interpretado na vida eclesiológica. Nesta obra, o autor nos mostra que a Igreja não tem uma missão, mas ela está em missão, isto é, pregar o evangelho faz parte da identidade da igreja e não apenas uma ação que ela realiza. Sem dúvida um livro necessário para a missiologia da Igreja.

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Legendas automáticas:

começa agora o
btcast teologia é nosso
Esporte muito bem muito bem muito bem
começa mais um btcast que também é vídeo
e eu não sei o número quem tiver ouvindo
no áudio vai saber qual é o número quem
tá vendo o vídeo ainda não tem número
porque tá vendo o vídeo antes do áudio
eu sou Rodrigo Bibo e a igreja não tem
uma missão uau vai vocês vão entender
isso aí
[Música]
oh
Agostinho eu sou caucau Marx e o
evangelho está sempre à nossa
frente boa boa tipo a
cenourinha tipo Maria né Maria passa na
frente
[Música]
Nossa e e eu sou o Vitor Fontana
e muito
integral faz acontecer o que aconteceu
comigo agora a
pouco
ai meu deus do céu meu Deus do céu
estamos aqui em mais um
btc e esse chega até vocês graças à
Editora Vida que tá lançando um livraço
sobre missões sejam minhas testemunhas
tá aparecendo na tela aí você que tá
ouvindo o podcast vai lá no YouTube ver
a capa tá E esse livraço da Editora Vida
que tá chegando agora e gente realmente
uma boa Teologia da missão E eu chamei
aqui dois brothers o vctor e o cacau pra
gente conversar um pouquinho sobre essa
temática da missão da igreja o evangelho
ser minhas testemunhas fazer missão ó o
pessoal que tá no YouTube tá vendo a
capa deixa eu dar um destaque aqui pera
aí pera aí ó eu vou mostrar o meu o meu
não chegou tá aqui ó o seu não chegou
para mim chegou dois viu desculpa aí
sério Ah então foi
is hora
mano que legal Cacau recebeu dois vai
presente quem será que vai receber o
presente de cacau Marques Hein quem vai
ser quem vai ser o presente essa pessoa
já deve estar assistindo esse vídeo com
o livro na mão inclusive meu Deus Vamos
lá gente aqui ó ó vou chamar vamos para
os recados paroquiais e vou e no vídeo
não tem recado Paroquial a gente começa
aqui vamos direto já para esse bate-papo
meu Deus J tá editando tudo isso Deus te
abençoe qual foi qual referên qu Olha só
gente vamos lá Jen Jenny vctor sabe sabe
vctor não sei cara não se Gum pô qual
que é não sei ah sim era É gênio o nome
del
fo muito long Jenny é Jenny o nome dela
en for Car antes dela casar com Claro o
nome dos
Barcos Exatamente exatamente cara e
antes de ser também é mas ela foi no
passado uma Amazona né cara é sim sim
entendeu né Ela tá no mulher maravilha o
que acontece e inclusive o nome dos
Barcos era né D1 j 2 D 3 cara muito bom
muito bom for Gum excelente mas Cacau
vamos lembrar que isso aqui não é um bpo
esse aqui é um btcast sem sem porque tem
outro TDH
me vai acontecer
esse tá bom verdade verdade É não meu
não é brincadeira não o meu é real você
é o único que pode usar o celo então
aqui exato exato vamos lá mas gente
vamos lá fazer missão o livro sejam
minhas testemunhas vem trazer aí a uma
reflexão sobre a missão da igreja e eu
gostei muito da forma com que ele vai
organizando as coisas e Cacau para se
falar de missão da igreja
evangelismo a gente precisa definir e
falar sobre o evangelho que foi o
capítulo que você leu que é muito legal
porque ele começa dizendo assim isso até
foi uma polêmica recente né Vitor Vitor
que é mais e eh inserido nos debates
teológicos estadunidenses
recentemente teve uma quase que um
quebra-pau sobre o significado do
Evangelho né Não esse é um quebra-pau
recorrente com an
eh e que na verdade tem um pouco a ver
com um apego muito eh eh rudimentar a
discussão de substituição penal versus
cristos Victor é e acaba tendo
implicações
eh na maneira como se enxerga missão e
missiologia né é um remake do gustaf
aulin é Não antes fosse um antes fosse
isso antes fosse isso
mas aqui eu trouxe isso essa esse debate
porque o livro não trata disso mas
porque ele toma esse cuidado né Ele toma
esse cuidado de dizer que o Evangelho
não é
Ah ele não está definido do jeito que a
gente quer que ele esteja definido na
Bíblia né
então é é muito interessante
ele começa contando uma história que não
ele não faz isso em todos os capítulos
mas nso ele faz falando de um dia que
ele tava numa conversa na igreja com um
monte de gente na verdade um grupo de
amigos né e todo mundo dando afirmações
muito incisivas sobre o evangelho e aí
no final ele disse assim
eh todos pareciam presumir que o
conteúdo do Evangelho era absolutamente
Óbvio e mesmo assim não havia consenso
naquele grupo sobre o que ele realmente
é caraca como essa discussão importante
mesmo né cara ex ele cita algumas aqui
deixa eu ver onde que ele coloca ele
cita algumas das das coisas que foram
ditas por exemplo eh amar o próximo eh a
salvação várias coisas que ele coloca
assim que as pessoas disseram nesse dia
né com várias opiniões diferentes porque
realmente a gente quando olha na
escritura a gente vê a palavra evangelho
sendo usada várias vezes e de maneiras
diferentes com aplicações diferentes em
lugares diferentes né ainda que todas
elas tenham alguma coisa em comum então
por isso ele usa essa frase de um
professor dele que é a com a qual eu
abri o bqu que é o evangelho está sempre
à nossa frente né porque a cada momento
o esforço teológico é olhar de novo pro
evangelho olhar de novo pra escritura e
tentar compreender de novo como essa
essa notícia se manifesta nesse tempo e
como que ela eh eh e e como que a gente
pode dar respostas a partir disso que é
o evangelho que ainda não está terminado
ele usa essa expressão também o
evangelho não está terminado porque a
obra de salvação de Deus continua
acontecendo né Eh isso é muito achei
muito interessante esse Cuidado que ele
tem né ousado é assim parece mais ousado
do que é eu falando assim né se você ler
inclusive uma coisa que eu gostei muito
nesse livro é
que ele
certamente evita as respostas
fáceis
do
evangelicalismo mais
comum sem deixar de ser bastante
palatável pro evangelicalismo entendeu
tem deixar de ser evangelical perfeito é
eu não quis usar essa palavra porque
como eu não conheço o autor muito
profundamente eu não quis atribuir para
ele que não sei a tradição dele mas
realmente
assim mas é isso sem deixar de ser
evangélico em uma medida Entendeu Uhum
eh talvez
eh assim talvez a ideia não seja de um
de um evangelical típico da southern
baptist Convention mas certamente dentro
da tradição evangelical que abrange uma
SBC mas que abrange também um John stott
perfeito mas que mas que abrange também
um TIM Keller com que abrange também o
Ant wight mas que abrange também o John
Piper entendeu eh eh é é certamente uma
obra que está dentro da tradição
evangélica não é uma obra que estaria
dentro de de uma tradição
eh Ortodoxa do Leste entendeu Ortodoxa
qual da integral né
entendeu e não foi à toa que eu soltei
um perfeito quando você falou de um stot
porque mais de uma vez eu lend desse
livro eu lembrei das obras de mologia do
John stot ele lembra muito stot lembra
muito lembra muito Eu também tive essa
percepção O O ele lembra stot demais e
nessa questão que você tá falando do do
Evangelho Cacau tem uma uma situação
interessante aqui que é o seguinte
eh o texto bíblico mesmo trata como
evangelho algo que escandaliza Uhum o
evangélico médio uhum eu acho que essa é
a grande questão a gente está acostumado
a se escandalizar com o que o Novo
Testamento trata como evangelho e esse
talvez seja essa talvez seja a questão
por quê Porque a gente está acostumado a
pensar que Evangelho é igual a plano de
salvação me parece que o diagnóstico é
esse Eu não eu não eu não sei se é isso
mesmo tá mas me parece que o diagnóstico
é esse
o a gente a gente tem Esse costume de de
fazer uma equivalência entre evangelho e
plano de salvação Uhum E o planinho de
salvação que você aprendeu seja ele qual
for de eh quatro leis espirituais de
cores eh de jeito de evangelizar que
você aprendeu não tá errado e não é ruim
é ótimo só que ninguém evangelizou assim
no novo testamento é exatamente ele
sempre é uma colcha de retalhos de
Versículos se você for pro pro texto
bíblico você não encontra esse plano
plano de salvação na boca de
Paulo de maneira coerente assim ah ele
pega um pega um capítulo de Paulo e fala
o plano de salvação não você não vai
conseguir fazer isso você vai precisar
recortar de Paulo várias passagens
Recortar dos Evangelhos várias passagens
para chegar no tal do plano da salvação
e aí quando Jesus vai descrever
Evangelho com parábola por
exemplo a gente a gente entra em
parafuso muitas vezes é ou ou quando
Paulo vai pregar o evangelho e dizer o
que é evangelho em romanos por exemplo
Putz ele gasta 16 capítulos para isso
Inclusive a gente baseia muito a nossa
forma de evangelização isso aí não tá
exatamente no livro desse jeito mas a
gente baseia muito a nossa forma de
evangelização em textos que não são
evangelísticos são evangélicos no
sentido de que falam do Evangelho mas
não são evangelísticos eh por exemplo
Paulo escrevendo os romanos el est
escrevendo PR os crentes né os discursos
evangelísticos a gente encontra em Atos
quando são sendo tá sendo testemunhado
um evangelho para pessoas que não
conhecem a Jesus né só e nenhum deles
articula com quatro leis espirituais é
não fato eu só discordaria cacau em uma
questão aí especificamente No que diz
respeito a Romanos por quê Porque Paulo
afirma no início da epístola que ele vai
explicar o evangelho dele pro pessoal de
Roma mesmo eles já sendo isso é o que eu
quis dizer é assim ele não tava no
intuito de levar ninguém a conversão
para usar essa palavra entendeu exato E
isso também escandaliza muitas vezes a
gente porque a gente acha que o
Evangelho é um instrumento de
conversão isso aí o Keller o Keller já
batia nisso né porque o Keller falava
assim né ol tô sempre usando no passado
continua sendo tendo gosto amargo na
boca b o Keller já falava assim a gente
acha que o Evangelho é só comecinho né
isso Exatamente exatamente tá ô gente
pera aí vocês estão falando muita coisa
Grand aí só só para só para fechar aqui
ô Bibo uma das coisas que eu faço às
vezes no ambiente de de seminário de
Universidade quando eu sou agraciado
a lecionar Lucas e atos que eu já fiz
isso em algumas instituições
diferentes e eu tenho a chance de dar
trabalho aí ó se você for meu aluno no
futuro você já sabe você já começa a
fazer a prova
agora eu peço pra pessoa
pregar o Evangelho a partir do Evangelho
de Lucas você vai me dizer o que é
evangelho proclamar o evangelho só com o
Evangelho de
Lucas e aí cara por porque Lucas
entendia que o seu evangelho era uma
obra completa que continha o evangelho
de Jesus Cristo exato É a proposta dele
é a proposta dele para Teófilo exato
Então se Lucas entendia isso você deve
ser capaz de pregar o evangelho só com o
Evangelho de Lucas
Uhum E então e e cara
eh eu quero que você me explique o que é
o evangelho como Lucas explica o
evangelho como você falaria isso para
uma pessoa geralmente eu eu peço isso eh
pros alunos eles conseguem
fazer mas aí eles percebem o quanto essa
tarefa é difícil pergunta pro professor
Vitor se você fizesse isso com o
evangelho de Mateus seria mais difícil
eu tenho a impressão de que seria ã é
mais fácil de encaixar os padrões
típicos do que o evangélico já imagina
que é o Evangelho é mesmo porque Lucas
fala pouco fala menos do que Mateus
sobre salvação como vida eterna ou coisa
do gênero Ah sim tá tá então o que que
acontece porque a a ênfase que eu dos
discursos de Jesus tão pesada em termos
práticos né me parece tão distante desse
evangelho
mais dessa nossa pregação mais
protestante evangelical Sem dúvida mas o
fato de Mateus ter em si mesmo uma carga
um pouquinho maior escatológica de fim
hum verdade faz com que a gente consiga
encontrar passagens em Mateus que
aliviem um pouco mais a barra do cara
que vai fazer esse trabalho é verdade
verdade tem esse aspecto escatológico
verdade agora se se o que você tá Endo é
um plano de salvação em que o centro de
tudo seja salvação de um indivíduo
é em Lucas isso é mais difícil de
fazerum e aliás nem é o que Lucas está
fundamentalmente
preocupado Ach nem é o que Lucas chama
de evangelho tá
E então o que que
acontece parece que uma boa parte da
nossa confusão é que a gente pega uma
parte importantíssima do evangelho que é
soteriologia e a gente chama isso de
evangelho e esquece o resto e deixa o
resto para lá eu quero esse resto agora
e o problema de você fazer isso esse é o
debate lá que Eu mencionei antes né é e
o problema de você fazer isso é que
necessariamente a implicação disso é que
a boa notícia É antropocêntrica uhum
exatamente ele tenta resolver isso aqui
no livro eh colocando algumas
declarações resumidas sobre o o
evangelho porque ele diz assim não é que
a gente não possa saber nada sobre o
Evangelho é que ele está
intencionalmente aberto no sentido da da
nossa compreensão e recompre dele eh
aplicada a própria obra contínua de Deus
na história né então ele ele faz algumas
declarações né Ele diz primeiro que o
Evangelho é Deus trabalhando em nossa
história né então porque é dessa dessa
ação de Deus né o evangelho trata da
obra da Reconciliação de Deus né então
ele coloca isso também ele ele chega a
mencionar que é comum que as pessoas
olhem para o evangelho dessa maneira né
como sendo reconciliação mas a gente tem
que entender o que essa reconciliação
significa né ela não eh ele diz assim
assim quando usamos a linguagem de
reconciliação para definir o evangelho
devemos estar preparados para que o
evangelho signifique muito mais do que
os cristãos costumam querer ou esperar
que ele seja né então o problema de usar
a linguagem da Reconciliação é que
parece que é só essa questão
soteriológica né mas ele tá falando de
uma reconciliação muito mais Ampla né Eh
a reconciliação torna possível uma visão
inteiramente nova da situação humana
onde o realismo humano histórico
tornaria todos pessimistas sobre a
possibilidade de superar nossas divisões
e deixar de lado Nossa hostilidade o
evangelho como reconciliação cria
esperança e nos faz seguir em frente
então ele coloca sempre Esse aspecto
horizontal também nessa reconciliação
vertical com Deus né Que página que é
página queessa aí
Cara eu tô exatamente nessa página aí eu
tô lendo o último parágrafo aqui não sei
que parágrafo Você tá lendo mas o último
parágrafo penúltimo é cara essa página
87 então é uma página premiada porque
essa ideia da Reconciliação que ele
coloca aqui ó introduz em nosso conceito
de evangelho toda a amplitude da
intenção de Deus ou seja eh O que que
significa salvação nesse lance né
salvação como um conceito muito mais
amplo a reconciliação como algo muito
mais amplo do que ser amigo de Deus e
ter paz com Deus que é também aí ele
continua dizendo o seguinte eh que
amplitude que é essa da intenção de Deus
para sua boa criação sua ordem sua
justiça sua adequação de recursos para
todas as criaturas de Deus um evangelho
de reconciliação deve ser um evangelho
que se torna político e social gente eu
quero que a gente Explique isso aqui
político e social porque o corpo
político e social é uma parte da criação
feita por Deus e incluída em sua
definição da Bondade pretendida dito de
forma muito direta Isso significa que é
uma preocupação evangélica lidar com a
fome porque a criação de Deus é
suficiente e se administrarmos e
cuidarmos dela
adequadamente ou seja ela é suficiente
se a gente cuidar adequadamente é uma
preocupação evangélica lutar contra a
injustiça e a opressão porque a criação
de Deus é marcada por uma boa ordem que
exclui a exploração de uns pelos outros
e espera que todas as criaturas
experimentem a bondade de Deus em todas
as dimensões da vida exatamente e e
faltou falar uma coisa que é o seguinte
ele disse antes dessas fo afirmações
básicas ele diz que o que ele pretende é
fazer uma teologia modesta do evangelho
que que é uma teologia modesta é uma
teologia que não fala mais o que deve
que não fala mais o que deve fazendo
afirmações e de plenitude do evangelho
que não dão conta do que o Evangelho é
né mas também não falando menos do que o
evangelho fala né então por isso que ele
faz essas afirmações resumidas mas a
parte que eu mais gostei foi a hora que
ele falou do tempo do evangelho que ele
diz que o Evangelho é o passado presente
o futuro da salvação então ele diz que
tem um aspecto passado do evangelho que
é o aspecto da obra realizada em Jesus
como sendo uma notícia e uma boa notícia
né Isso tá feito a notícia chega depois
do Fato né obviamente né fato acontece a
notícia chega depois
e então o Evangelho é o passado nesse
sentido nessa obra realizada Mas ele tem
o seu aspecto presente dessa tensão em
que a gente vive como novo homem e velho
homem ao mesmo tempo né então assim com
aspectos da do velho homem vivendo numa
nova realidade essa realidade
fundamentada num ato já concretizado né
e o futuro como essa Esperança né Essa
esperança que nos move não que nos deixa
eh uma esperança que nos deixa inertes
né ele diz assim ah a a intenção da
escatologia do novo testamento é Nos
preparar para uma obediência mais fiel
agora e nos assegurar da fidelidade de
Deus né então não é simplesmente cara s
Que página que essa aí cacal você tá
essa daí 92 92 nossa muito bom muito bom
muito bom que tem a ver isso é isso é
que como eu tô lendo enit w Isso me
lembra bastante o enit w o tem uma
citação que tá até na capa do superid
Pela Esperança que é isso né se a gente
pensasse mais no novo no outro mundo a
gente viveria melhor algente assim não
me lembro é Vitor queria entender um
pouco mais esse lance aí tipo do
evangelho e essa porque algumas pessoas
não não gostam disso né essa ideia assim
de cara ele tá misturando Evangelho com
obra social algumas pessoas fazem esse
tipo de crítica né olha o pessoal tá
lendo Isaías o pessoal tá lendo Eh Lucas
4 e já aplicando a questões sociais isso
não é o evangelho a gente tem pessoas
falando isso Uhum é mas você concorda
com essa Você concorda não acho que elas
estão erradas Car eu eh e eu vou
explicar o porquê não não não o autor as
pessoas que fazem esse tipo de crítica
eh eu acho que elas têm um zelo mas eu
acho que é um zelo equivocado e eu vou
explicar o porquê é um zelo ã muito por
causa do que a igreja caiu nos Estados
Unidos na época do Social gospel tá eh
Talvez assim e eh com algum receio da
teologia da libertação
ou alguma conexão com a eh alguma
conexão com as esquerdas algo do gênero
e aí tem um problema prático e um
problema bíblico nessa nesse tipo de
zelo o problema prático é que quando a
gente acha que não é missão da igreja
eh nenhum tipo de ação social ou coisa
do gênero algum algum outro grupo vai
fazer E aí o outro grupo que vai fazer
acaba tomando monopólio disso mesmo
entendeu então tem um problema prático
aí e um outro problema prático ainda
dentro desse mesmo bo o cara vai dizer
não mas eu não tô dizendo
que que não pode fazer obra social tô
dizendo que isso não é missão mas na
prática cara se você admite que a igreja
tem que fazer então a igreja tem que
fazer e outra e ah tão pegando Lucas 4 e
aplicando e eu acho mesmo que você pegar
Lucas 4 eh e o ano do Jubileu e sair
fazendo aplicações A esse respeito
indiscriminadamente muito rápido eh eh
você corre um um grande risco do mundo
ficar melhor Eh
agora agora eh eh eh agora sem ironias
né agora sem eh eh eu entendo que alguma
pessoa possa achar que aí tem um
salto Mas vamos lá o o texto da grande
comissão vamos vamos lidar com texto da
grande comissão
Eh toda autoridade me foi dada no céu e
na terra portanto vão e façam discípulos
de todas as nações batizando-os em nome
do pai do filho e do Espírito Santo e se
a gente parasse por aí a gente diria a
missão da igreja na grande comissão é
fazer discípulos e trazê-los pro corpo
de Cristo por meio do batismo acabou né
Eh entenda-se o batismo nas suas mais
variadas tradições aí né e acabou mas
Jesus continua e ele diz ensinando-os a
obedecer tudo aquilo quanto eu vos
ordenei quando Jesus continua e diz
ensinando-os a obedecer tudo aquilo
quanto eu vos ordenei Jesus está
colocando na missão da igreja a prática
ética da igreja é ensinar a obediência é
ensinar a prática e a prática ela inclui
evidentemente as questões sociais é no
mesmo Evangelho de Mateus de quando mas
senhor Quando foi que a gente te deu te
viu com sede te deu de beber te viu com
fome e te deu de comer e eu direi a
vocês toda vez que vocês fizeram um
desses meus pequeninos foi a mim que o
fizeram quer dizer e e quantas vezes
Jesus vai precisar falar desse tipo de
assunto pra gente achar que isso é
missão da igreja então assim você não
gosta do Gustavo Gutierres tá tudo bem
Você não gosta da teologia da libertação
Beleza você não gosta do Ronald Sider Ok
e eh você não gosta do yoder porque ele
tinha as questões sexuais dele lá beleza
você não gosta do Renê Padilha porque
ele falou bem do Evo Morales Ok você não
gosta do Ariovaldo Ramos tudo bem Você
não gosta do Vittor Fontana tá tudo
certo cara mas assim a gente tem que
lidar com Jesus e com que ele
falou o que não tá ok é a gente não
lidar com e toda vez que a gente for
falar do que Jesus disse e das repetidas
vezes em que ele foi insistente nesse
assunto da questão do pobre e não foi só
ele os discípulos dele Paulo foi
insistente nisso Tiago é insistente
nisso e não são só os discípulos de
Jesus são os profetas que Jesus menciona
então Amós é é é
é pega pesado com isso
Jeremias nem se fala então o que não dá
toda vez que a gente vai para esses
textos a gente tentar arrumar
circunstâncias e maneiras de dobrá-los a
dizer aquilo que eles não dizem é o
Keller inclusive luta com isso no
Justiça Generosa acho que no primeiro ou
segundo capítulo cara é justiça social
né a associação dessas duas palavras ép
mispa e a outra que é misericórdia não
lembro agora a e quando elas são juntas
ela vai indicar justamente isso essa uma
preocupação social uma preocupação com o
com a viúva com o estrangeiro e e o
Keller vai mostrando isso ao longo de
todo o antigo testamento isso vai
reverberar também no novo essa
preocupação de fato com a vida aqui e
agora e com o bem-estar e com o cuidado
dessa vida né O que é problemático Bibo
e o que eu entendo nesses críticos
muitas vezes pelo menos os mais
sofisticados quando eles dizem que isso
é problemático é problemático
mesmo é que a partir do século XIX a
gente tem uma ênfase muito exagerada
eh na questão da economia como se a
economia fosse redentiva então Eh e isso
eu tô falando não só do pensamento
Cristão isso eu tô falando do pensamento
ocidental de maneira geral
eh a economia acaba adquirindo um papel
muito centralizador eh e e quase
redentivo em si mesmo às vezes redentivo
em si mesmo e que às vezes o discurso
evangélico quando se carrega do dessa
ideia do da questão social dentro das
coisas que Deus restaura
eh a economia ganha uma ênfase muito
maior do que o resto daquilo que a gente
chama de social e aí a economia ganha
esse caráter redentivo mesmo
eh quando a gente fala de reconciliação
no espectro social da coisa Claro que a
economia tá ali a questão do pobre tá
ali
mas aquela família que foi
destruída por causa do adultério
reconciliação social faz parte disso
também Entendeu Ou aquele Natal que foi
estragado porque todo mundo acha que é
dono da razão a reconciliação social tá
nisso também ou as questões psíquicas
que fazem com que a gente Experimente um
isolamento de quem tem
eh doenças de ordem psíquica a
reconciliação tá isso também então Eh o
que que acontece
eh quem denuncia uma missiologia que é
excessivamente
desequilibrada nas suas questões
econômicas quem denuncia Isso numa certa
medida Tá certo Porque de fato no século
XIX e no século XX a gente caminhou para
uma disputa ideológica não só no campo
da teologia mas o campo da teologia
acabou abarcado nisso em que quando se
fala em algum tipo de reconciliação
social a gente tá falando de Economia a
gente tá falando de distribuição de
renda ou algo do gênero e aí a gente tem
uma um problema mesmo porque não é só
disso que o texto tá falando quando
Isaías 11
eh é lido de maneira Messiânica e a
gente fala ali do do do ramo de
Jessé chegando e trazendo reconciliação
ele não tá trazendo reconciliação
Econômica ele tá trazendo reconciliação
para todo o Cosmos que inclui economia
mas economia não é o principal Entendeu
Uhum eh eu acho que esse é um um ponto
em que às vezes os críticos T razão é
até porque se a gente for olhar os
efeitos
profundos
individuais e nas nossas relações
comunitárias que o evangelho Traz
eles a crítica vai ser muito mais
embaixo do que simplesmente uma
desigualdade né vai ser a um próprio
sistema que mede igualdade pelo consumo
né então assim imagina um um Jesus que
ao falar do seu irmão do Monte ele vai
dizer para você não ficar preocupado com
o que você veste o que você come porque
você tem
valor né não tem mais valor do que então
assim então não olha essas coisas como
parte do valor né enquanto outros olham
né E então eu acho que a crítica seria
muito ela é muito mais profunda e às
vezes um
um uma aplicação eh eh política do
Evangelho pode
eh
aquela pode não ser pode não ir até onde
ele deveria ir né porque se fosse
radical como o Evangelho é
seria seria uma um Abalo de estruturas
muito mais profundo né o mexo com a
minha estrutura seria
bem bem bem mais embaixo né mexe com
minha estrutura é mas é isso mas esse
isso foi o capítulo cinco aqui né que
ele fala do Evangelho achei sim sim não
e ele é a base de tudo que a igreja vai
fazer né ele daí depois no capítulo seis
ele gente a gente escolheu alguns
Capítulos aqui o livro tem vários outros
temas Imagina a gente começou a partir
do Capítulo 5 que faz parte da terceira
parte do livro nem lembro agora é isso
mesmo Como é ruim tá sem a cópia física
que é a terceira parte do livro sim é
terceira parte do livro Então imagina
tem outras duas partes que o livro vai
tratar Vai ter todo um Acho que até vai
ter um pouco de apanhado histórico
também são qu parte quatro partes Diga
aí Cacau as quatro partes do livro A
Pera aí que eu tenho que abr o índice
aqui eh rumo aum Teologia da missão da
igreja o mandato da igreja sejam minha
testemunha minhas testemunhas Essa é a
parte dois parte três definindo a missão
encarnacional da igreja parte 4at
tornando-se a igreja de testemunho
encarnacional olha aí pô gente bacana
nem bacana ó tudo que eu li desse desse
livro curti para caramba a pegada dele e
Poxa e é eu não conhecia esse autor pelo
jeito os meus amigos aqui de mesa também
não conheci um autor concia e cara grata
surpresa grata surpresa Vitor você tem
aí Quem é o autor você tá na orelhinha
do livro aí não dary gooder é teólogo e
missólogo obteve doutorado na
universidade de Hamburgo onde estudou
com Leonard GT o gept é um cara do novo
testamento importante para caramba mais
Dent
uhum quando fala de alemão né o pesso já
aa que vai ser
né É mas o g é mais na linha
conservadora e com helm também é um cara
desses Ô RM é o cara do e orientações a
jovens pastores meso é ô sensacional ele
é reitor de assuntos
Acadêmicos do seminário teológico de
princeton e professor de teologia
missional serviu como pastor de extensão
estudantil e como membro do corpo
docente do
kish College na Igreja Luterana alemã de
agora ia agora ia precisar do do Alex
aqui porque eu não vou falar esse nome
dessa Igreja Luterana
alemã seus escritos e ensinos enfocam a
Teologia da Igreja missional e
especialmente a as implicações
teológicas da mudança de paradigma para
o pós-cristianismo como contexto para
missão Cristã no ocidente guder serviu
como secretário tesoureiro da sociedade
americana de missiologia e foi seu
presidente entre 2007 e
2008 tá olha aí então assim é um cara
que gosta do tema Trabalhou muito tempo
com o tema então é dizer esse poder de
ci para quem nunca leu um livro de
missiologia deixa eu falar uma coisa
para vocês aqui nós não estamos f não
estamos falando de uma área secundária
da igreja viu gente importante dizer
isso Eita Cacau Olha aí a reflexão
destaque destaque de um novo paradigma
molgo a partir da década de 90 mas com
as raízes lá atrás né o vitro é que é o
especialista nesse assunto eu vou jogar
aqui mas com as raízes lá atrás né mas
eu tô falando a partir do David Bosch e
tudo mais coloca a missiologia no centro
da vida da igreja então quando você pega
um livro de missiologia como esse como
como os do do stot como os do New Big
como os do do gorim e do do W do
Christopher Wright não só do Wright mas
o Christopher wri você vai perceber isso
não está se falando ali sobre aquela
obra
eh que a igreja também faz o o o Padilha
faz uma crítica muito legal no primeiro
Capítulo do que é Missão integral em que
ele fala assim o um dos dos nossos
problemas não é não é assim como ele
fala é uma das características do
paradigma tradicional de missão é
separar vida da igreja de missão da
igreja e ele fala um novo paradigma de
Missão tem que falar que vida da igreja
e missão da igreja estão juntas Então
porque a gente tá falando o tempo todo
aqui missão missão missão missão e a
pessoa fala eu não quero ser missionário
não vou ler isso né não a reflexão ela
eclesiológica profundamente
eclesiológica você vai ler esse livro e
você vai perceber uma série de lições
sobre o que é ser igreja não o que é ser
missionário entendeu ou ser uma agência
até porque o missionário até porque o
missionário não existe sem a igreja né
ele vai trabalhar isso até no capítulo
se n essa ideia de que a igreja ela ela
é uma missão né aquilo que eu falei na
minha entrada a ideia a igreja ela não
está em missão ela é a missão de Deus né
na terra Ah desculpa bib eu te
interrompi sem querer não é só terminar
dizendo isso que por isso que o
Missionário ele é a igreja e quem é
igreja é missionário isso é bem ele é
bem claro isso é a gente tem um problema
na história do cristianismo nesse
sentido que é um problema de
terminologia tá eh Por que que é um
problema de terminologia porque se você
for falar
em missões com esse nome isso tá ligado
ao surgimento das expedições medievais
tá
eh que a igreja fez que a igreja cristã
fez tá tanto as expedições
eh
mais vamos dizer assim piedosas e e
cristocêntricas quanto aquelas que
historicamente a gente critica né o o
nome missões é muito ligado
historicamente né o surgimento desse
nome missões que tá relacionado a envio
né a palavra missão ela tá relacionada a
envio ela surge Nesse contexto de
expedições E aí você pode falar de uma
expedição como por exemplo a expedição
de Patrício paraa Irlanda que até hoje a
gente comemora o sa patrick's Day né o
dia de São Patrício da da evangelização
irlandesa que tem esse contexto de
expedição missionária certo que é algo
que com esse nome no começo da igreja se
não encontra você é uma coisa mais
medieval mesmo e que ganha corpo sim com
departamentos da igreja Francisco de
Assis liderava um departamento da igreja
que era responsável por esse tipo de
envio por exemplo tá olha aí
e evangelismo de pets
brincadeira e isso é uma coisa
interessante sobre Francisco de Assis né
Aliás o pessoal eh eh atribui a
Francisco de Assis aquela fatídica frase
do pregue o Evangelho se for preciso use
palavras né que que não necessariamente
foi ele que dis já usei essa hein já
usei em pregação há 10 anos atrás cara
se você pegar os documentos de Francisco
de Assis Ele é bem enfático no fato da
Proclamação verbal Mas isso é outro é
assunto para um outro dia quem sabe né
agora o ponto é que essa palavra missões
eh o contexto de surgimento dela é de um
departamento sim da da igreja organizada
Cristã medieval muito bem estabelecida n
nos seus princípios burocráticos tá
então e
colonialistas e ganha essa conotação
colonialista depois é porque vai se
incluindo também
paradigmas novos né isso vão entrando
também o protestantismo chega nesse
nessa conversa muito depois os
reformadores por exemplo aparentemente
não estavam muito atentos a essa questão
especificamente eh então o
protestantismo ele chega nessa conversa
muito depois mas quando chega E propõe
discussão a discussão se aprofunda e
nesse aprofundamento de discussão a
palavra missão acaba ganhando essa
conotação que tem hoje para além das
Barreiras e da discussão teológica e da
eclesiologia de objetivo Gol função meta
que você fala até mesmo da missão de uma
empresa e aí com uma terminologia que
vai e
volta ela vai pro mundo corporativo ela
vai pro mundo das organizações E aí aí
ela volta com esse aspecto de ah a gente
Existe Para quê missão visão e valores
vamos dizer assim né a gente Existe Para
quê quando ela volta pro mundo
eclesiológico
a palavra missão ganha essa conotação
de qual é a nossa identidade Qual é a
nossa função O que que a gente faz quem
a gente é E aí quando a gente tá
respondendo quem a gente é essa
discussão molg vira uma discussão
fundacional vira uma discussão de tipo
eclesiologia básica eh quem é a igreja é
o que ela faz E aí quando você olha
paraa palavra por isso que é uma
discussão terminológica num certo
sentido e E aí quando você olha pra
palavra missão debaixo desse Prisma que
é um prisma do século
XX aí você vai reler o passado Você tem
uma certa
dificuldade você vai reler o passado a
partir desse paradigma você vai ter uma
certa dificuldade em entender como tava
funcionando a cabeça do Povo porque eles
vão chamar essa discussão por outros
nomes é eles vão chamar isso de
eclesiologia talvez é uhum
eh e a eclesiologia medieval ela tem
contornos muito complexos pra gente
entender hoje como a coisa funciona uhum
né Você tem uma certa identidade entre
igreja e reino por exemplo então então
assim eclesiologia medieval ela tem
contd mos difíceis a eclesiologia
eh do renascimento até o começo do
século XX ela é inteira
colonialista se você pegar
a Se você pegar a missiologia
alemã um um um dos uma das grandes
questões do surgimento da tal da neodo
xia é olhar paraa missiologia alemã e
enxergar na missiologia alemã um
empreendimento Ariano
neocolonialista tá
eh Então se pegar o
buman e a veja só a demit oliza do buman
ou a desmit oliza do bman Como Queira né
Ela é um empreendimento molgo nesse
sentido então o que que acontece se você
pegar a teologia moderna
protestante se você não entender que a
discussão é mitológica tá faltando
alguma peça então Eh eh a muitas vezes a
briga é por causa de missiologia muitas
vezes a
a o o o o a coisa acalorada é por caisa
de missiologia é por conta da
missiologia
eh o
Bart se diz um um teólogo evangelical ou
evangélico em parte por causa de
missiologia também então quando a gente
tá discutindo isso daqui a gente está no
no
centro de todas as discussões muito
embora o gooder não seja nesse livro
aqui pelo menos um polemista pelo
contrário ele é um agregador cara isso é
uma excelente virtude desse porque a
missiologia ela tem esse
caráter
polemista no século XX infelizmente não
é por não é por
propósito mas acaba tendo porque toca
nas questões centrais e o gooder ele tem
essa excelente virtude de seg gregário o
David Bosch que o que o cacau citou por
exemplo ele tinha essa intenção de seg
gregário não deu tempo né mas nem sempre
conseguiu é É não e além de não dar
tempo também tem uma obra que é mais
difícil de ler também né Cheio
de
de mas depois a gente faz um btq sobre
mí odei aí a gente entra nessa mas assim
uma coisa para falar desse livro
inclusive nesse Panorama tudo que o
Vitor deu é que ele vai fazer essa essa
abordagem dessa maneira que ele que o
vctor colocou aí né
Eh fundamentada muito né em em
perspectivas teológicas
eh com as contribuições recentes né isso
que falta às vezes né a nossa e assim eu
não
quero eu não
quero eu não vou nem citar nada mas
assim alguns dos livros que fundamentam
a nossa reflexão molg na igreja eu nem
tô falando de seminário tô falando de
igreja mesmo eles
eh são os livros que basicamente Pararam
a sua reflexão missol nóg assim né só na
questão do
[Música]
do do aspecto do das Missões
transculturais né e e fica por isso
mesmo né
Eh e muitos autores têm se detido nesse
nesse assunto assunto e e feito de
maneira muito interessante mas esse
livro eu achei que ele é ele é muito
rico e claro né então assim você lê você
vê a profundidade de algumas coisas que
ele tá tocando com muita clareza com o
fundamento bíblico muito Evidente né não
é aquela coisa que você fala assim Hum
isso aqui tem cheiro de Bíblia mas não
sei se tá na Bíblia mesmo não ele dá ele
dá os os credenciais né E realmente é eu
achei muito legal mesmo fiquei aqui
pensando em várias coisas para explicar
na igreja e levar lá pra gente
refletir então legal cara que legal
legal é tem muitos pontos aí gente pra
gente até caminhar pro final da da né
Desse nosso papo aqui eh eu queria
pensar um pouquinho e acho que tem esse
problema da igreja e ele vê muito a a
igreja como Aquela que capacita né os
seus membros a se tornarem aquilo que
Deus
eh já planejou por assim dizer tornar-se
aquilo que já são Ele trabalha com essa
ideia né do tornar-se aquilo que já são
porque Deus pensa uma comunidade eh
missionária Deus pensa uma comunidade
eh de Testemunhas e até ele fala o
seguinte a palavra mártir Ganhou muito
uma conotação muito heróica né os
Mártires e tal quando na verdade o todos
nós deveríamos ser Mártires né ou seja
testemunhas eu queria pensar um
pouquinho agora que vocês desenrolarem
essa ideia da igreja como uma encubadora
de virtudes eu sei que isso não é dele é
de outro livro mas a igreja começa
incubadora começa a esse grupo de irmãos
de irmãs esse essa comunidade de pessoas
que estão focadas num propósito que
estão focadas eh num num objetivo né
numa vida por assim dizer eu achei muito
legal essa ideia que ele vai trabalhando
esse o modelo de comunidade que se
entende como mártir né que se entende
como testemunha a questão aí Bibo para
mim pelo menos lendo o livro e fazendo
aqui as minhas confabulações é mais ou
menos o seguinte
eh se você prega uma mensagem abstrata
desencarnada uma mensagem
racional um mero conjunto de argumentos
o que você tá pregando na melhor das
hipóteses se bem feito é a mensagem do
Evangelho agora o evangelho propriamente
DIT é uma boa
notícia que se concretiza e que é
observável
essa observação do Evangelho se
concretizando na
realidade é o que faz
um testemunha uhum a pessoa que
testemunha o evangelho acontecendo Então
eh quando se proclama algo proclama-se
algo que se viu concretamente
acontecendo Então você proclama um
evangelho que entra no mundo de de fato
e que tem um grau de concretude tá
eh ao proclamar algo que entra na
realidade de fato e que tem um grau de
concretude pessoas que ouvem essa
Proclamação experimentam o evangelho e
ao experimentarem o evangelho e se
renderem ao senhorio de Cristo ouvirem a
mensagem elas experimentam o evangelho
ganhando concretude nas suas próprias
vidas e de novo você entra numa espécie
de ciclo Virtuoso em que se proclama
algo de concreto tá eh é isso que a
gente vai falar quando é isso que a
gente quer dizer em encarnar a tal da
mensagem a mensagem ela não é meramente
uma coisa fantasmagórica abstrata Que
acontece só no mundo das ideias ela
ganha uma concretude quando ela encontra
o ser humano transforma o ser
humano e se transforma numa boa notícia
real para aquele ser humano ali que
Experimenta o evangelho e quando esse
cara proclama o evangelho ele não tá
meramente proclamando um conjunto de
ideias ele tá proclamando uma
vivência tá E aqui Vitor no capítulo 6
ele até fala assim olha essa ideia da
preocupa a dimensão interna do Evangelho
né A vida de fé a a a consciência de
salvação Santificação ele fala que tudo
isso é muito importante e até ocupou
bastante a cabeça dos reformadores né a
dimensão interna do testemunho E ele
fala cara mas a gente precisa pensar na
dimensão externa do testemunho então ele
também dá esse passo né que eu achei
isso muito bacana acho isso assim
fazendo Eco ao que você disse juntando
com o que o cacau disse um pouquinho
antes
eh olha como missiologia é importante
para todo o papel que a igreja
desempenha uhum essa percepção sua Bibo
e ela é uma percepção que muda o jeito
que a gente faz evangelização nas
ruas porque aí eu não vou meramente
contar uma história abstrata mas eu vou
contar a história e vou contar o que
aconteceu comigo vou proclamar algo de
concreto Esse testemunho interno ele vai
ganhar a minha voz tá
eh é a ideia de que existe uma
proclamação de voz daquilo que se
testemunha daquilo que se vê né então eu
vou proclamar nas ruas isso
e isso vai alcançar a minha
pregação então o que que acontece Olha
só como a aquilo que o cacau tava
falando a respeito da reflexão sobre
Missão tá no coração daquilo que a
igreja faz isso muda por exemplo a
pregação do
Domingo a pregação do domingo que tá
preocupada com esse testemunho interno
que vira Proclamação querigmática
a pregação do domingo que tem essa
preocupação ela deixa de ser por exemplo
um conjunto de dicas para que você faça
coisas para viver melhor como você vai
aplicar isso na sua semana meu irmão e
tarará tará aquilo que você faz e ela
passa a ser como Jesus transforma
realidades como o evangelho
alcança espaços da sua vida e esses
espaços são transformados como Ele
alcançou esses espaços no passado e como
a gente proclama isso hoje o que é
aquilo que Jesus faz na sua semana o que
é aquilo que Cristo faz na semana da
igreja e a aplicação Deixa de ser um
conjunto de regras Morais para você
seguir e passa a ser um conjunto de
imaginações de como essa moral ganha
vida por meio do Espírito Santo que
Cristo realiza na vida da igreja durante
a semana Cara isso muda perspectiva
completamente a minha pregação fica
muito mais cristológica e a igreja no
lugar de sair da pregação se
e se a igreja absorveu a pregação e o
pregador não estragou a mensagem que às
vezes acontece a gente é falho no nosso
jeito de pregar né se a gente não
atrapalhou o trabalho do espírito né a
igreja ela sai não com um conjunto de
regras para viver
melhor ou como uma ordem moralista para
se sentir superior mas a igreja sai em
missão iosa e desejosa de ver Cristo em
Ação durante a semana essa é a aplicação
do sermão a aplicação do sermão não é eh
vá e seja um funcionário melhor da
empresa porque essa é a moral da
história não a aplicação é vá e veja
Cristo agir na sua igreja porque esse é
o seu testemunho durante a semana muda
completamente a
perspectiva Tá mas pera aí pera aí eu
quero eu quero entender
melhor
eu quero entender a pessoa ser um bom
funcionário na empresa é uma coisa boa
também não é que agora tô com ISO da
cabça não é uma forma de
forma o v falar assim Claro que não tem
que ser
[Música]
péssimo faça o mínimo possível para
ganhar o máximo
possível
exato claro que é uma coisa boa mas se
você for numa palestra motivacional
secular você não vai ouvir isso também é
Exatamente exatamente não mas não mas é
vai ouvir isso mas com com compreensões
diferentes com objetivos diferentes
objetivos não objetivo de você ser um
funcionário de você enxergar mas não
necessariamente viu vi aí eu tô com o
Vitor nessa Ah e contra vocês eu não
consigo mas às vees a gente mas eu quero
evocar Tim Keller aqui evoco o tin
Keller que às vezes a gente fica um
pouco
acrítico sobre as origens ideológicas da
nossa
Proclamação porque é água que a gente
vive entendeu então se você não é
impactado com o evangelho que realmente
te arrebata de um jeito das coisas serem
e de valores que são profundamente
mundanos né Eh só que a gente não acha
que são mundanos porque a gente confunde
o Evangelho com tudo isso né se você não
tem essa visão arrebatadora do Evangelho
é muito fácil a sua mensagem se tornar
um kyote se tornar um ted toque se
tornar um uma palestra M isso que a
gente tá falando tá entendi assim Pode
ser que no final sabe quando o Paulo
fala assim ô gente não arranja confusão
com com o governo não entendeu porque
eles T coisa boa para fazer ele não era
a vontade dele fazer uma teoria política
inteira sobre aquilo por quê Porque
teoria política é coisa desse mundo ele
tá trazendo o evangelho agora o
evangelho vai ter vários efeitos
políticos vai ter vários efeitos sociais
vai ter vários efeitos sobre o trabalho
inclusive um deles alguns deles vão te
fazer ser um bom funcionário mas o
centro Não é esse Claro aqui no que eu
tô não não ser o centro não com certeza
para ser claro aqui no que eu tô
querendo dizer eh a diferenciação que eu
tava fazendo são entre duas pregações
que podem acontecer na igreja em igrejas
boas ou em igrejas ruins eh dois tipos
de pregação que podem acontecer na
igreja uma delas meramente tem um
conteúdo moral em que você sai dela no
domingo dizendo eu tenho que ser um
funcionário
melhor ou outra delas você sai do
Domingo durante a semana
dizendo eu faço parte dessa missão na
qual eu vou ver Cristo transformar
coisas sendo um funcionário melhor
existem essas duas pregações Exato eu
não tô dizendo que uma é mais frequente
eu não tô dizendo que uma é mais
frequente que outra eu não tô dizendo
que em um tipo de igreja Acontece uma e
um outro tipo de igreja acontece outra
eu tô dizendo que quando a perspectiva
missional alcança a minha pregação
a pregação que eu vou acabar fazendo se
eu tô fazendo do jeito direito e se as
pessoas estão entendendo direito é o
segundo tipo e não o
primeiro is sensacional tá eu não tô
dizendo que toda que que toda a pregação
que a gente ouve é tudo moralista não
não é não é esse meu ponto talvez talvez
eu tenha dado isso a entender do jeito
que eu tava falando mas não é isso legal
dentro que você tava falando Vitor até
quero ler aqui página 122 do Livro estou
com a minha impressão já que a minha
cópia física não chegou a tempo aliás um
abraço PR os Correios mesmo Em sedex
conseguiram não entregar aqui não
podemos separar ser testemunha de fazer
o testemunho muito legal isso tá a
obediência Cristã é um trabalho ativo no
mundo fazendo o trabalho que Cristo
começou e seguindo suas instruções
enquanto realizamos seu ministério a
tarefa diante da Igreja Cristã hoje
depois de 20 séculos é aprender a ler os
quatro Evangelhos como a cap citação do
Espírito Santo para a igreja com vistas
a seu ministério no mundo devemos deixar
de ver o relato dos ensinos e milagres
de Jesus suas parábolas de discursos
como demonstrações de sua divindade e
autoridade embora certamente o sejam e
lê-los novamente como um ensino
detalhado e adequado sobre como
viabilizar o ministério encarnacional os
recursos da pesquisa do novo testamento
hoje tornam o ensino do Evangelho
disponível para nós com notável clareza
podemos de fato descobrir muito mais
sobre qual era a intenção original dos
relatos do que as gerações anteriores
sabiam ele falando até comparando com o
que os reformados porque que que
reformado fala pouco talvez em missão do
jeito que a gente fala hoje né mas essas
descobertas são um desafio
desconfortável porque agora vemos que Os
relatos do Evangelho São uma convocação
radical à obediência um chamado
revolucionário para servir a Deus do
mundo continuando a fazer a obra de
Cristo como nosso testemunho dele deixa
eu dar uma l pada de barra nos
reformadores rapidinho eu eu vou tomar
um minuto para fazer isso é mês da
reforma a gente fez o vídeo no mês da
reforma o podcast tá em novembro mas a a
gente gravou a tá um tema pro mês da
reforma do ano que vem porque a gente
sempre fica lutando né os reformadores e
as missões né os reformadores é a
missão boa quero quero isso muitas vezes
se critica os reformadores por não
pensar mologic ou em
missões se esquece que os reformadores
estavam num período em que os seus
aparatos
eclesiais estavam muito no início é
exato então e eh Lutero tava
lutando para que a igreja na alemã Vivo
e para construir uma igreja é muito emb
isso aí que o vctor falou é perfeito
cara é é porque o pessoal fala assim pô
mas nessa época os Jesuítas estavam indo
pelo mundo sim tipo né um pouco depois
né como contra reforma Sim cara mas
tinha toda a Igreja Católica né exato
exato então assim
eh se você quiser colocar um peso maior
em Henrique vi na igreja da Inglaterra
eu acho que até cabe vale a pena ele
merece anglicanos do mundo me perdoem
aqui por essa tá bom ouvintes de btcast
mas assim eu acho que talvez até caiba
porque a igreja da Inglaterra ela já já
vem com essa estrutura e e mas assim
pensar Elizabete que vai dar o tapa né
porque o Henrique oitav
mesmo agora pensar em missões trans
marítimas quando você tem eh ooes e
católicos em disputa na França quando
você tem e
Genebra engatinhando para se organizar
internamente é uma exigência dos reform
aos a gente pode fazer muitas exigências
aos reformadores mas essa me parece um
pouco injusta é e o a gente pode ser
exigente quanto ao antissemitismo por
exemplo se a gente quiser perfeito é é
essa é uma exigência absolutamente justa
mas essa das Missões eu acho que é
exagerada é meio fora de lugar eu acho
eu acho que ela se equilibra com uma
questão também que o rusto Gonzales
destaca no livro dele e eu tô citando só
ruso Gonzales mas são dois autores é que
eu não tô lembrando o nome do outro do
história do movimento Missionário em que
ele fala que apesar dos reformadores não
eh não estarem atentos a essa questão
especificamente sobre o testemunho pelo
mundo eles certamente propuseram a
doutrina que faria dos Protestantes a
força missionária que foi ou que são que
é a doutrina do sacerdócio universal de
todos os crentes né então isso realmente
é é é revolucionário do ponto de vista
molgo né exatamente até para essa
reflexão Futura do coração da igreja
também né que tem tem uma raizinha aí
também entendeu eh o o o papel do crente
leigo vamos dizer assim não ordenado na
igreja protestante de nisso já Já toma
um um uma um olhar diferente né então eu
acho que equilibra um pouco essa conta
né e e fará e também esse caráter
missionário depois aparecer em outros
movimentos protestantes então um ponto
importante nisso Cacau e que eu acho que
é já que você mencionou os Jesuítas né e
eu fiz uma acusação
dos movimentos de
Missões até o século XX serem
colonialistas ou neocolonialistas em
alguns casos é important dizer que a
formação da Piedade
interna de boa parte dos Missionários
trans marítimos ou
transcontinentais protestantes e alguns
católicos ao redor do mundo muitas
vezes essa Piedade interna e essa
compreensão do Evangelho colocou freios
no projeto Colonial embora sim usasse o
projeto Colonial para estar onde se
estava se você pegar a biografia por
exemplo da Mary slessor missionária na
Nigéria que é uma dessas e a eh que o
sacerdócio universal dos crentes carrega
Mary slessor paraa Nigéria uhum né
missionária Presbiteriana Jamais seria
pastora na Escócia tá então sacerdócio
universal dos crentes carrega Mary
slessor pra Nigéria e ela é uma que
notadamente e lutou a vida toda para
colocar freios nas ambições
eh do Reino Unido nas ambições e
ocidentais dentro da Nigéria
então a venda de bebidas alcoólicas pras
tribos uhum tá então assim se você vai
estudar o que os missionários
individualmente ativamente fizeram
muitas vezes eles foram freios nos
projetos coloniais uhum né então isso
acho que é uma coisa é importante de ser
Dita e é importante de ser dita também
que na prática o que uma missionária
como a Mary slessor na Nigéria ou como a
lori Moon na China estavam fazendo era
compreender que o Seu Chamado
missionário seu papel naquele espaço não
era
converter almas uhum uhum mas sim boa
mas sim vivenciar um testemunho ser
testemunho rapaz que fechada que fechada
meu amigo se fosse combinado não daria
Tão certo cara e se a gente entrar nesse
assunto assim de de Piedade porque assim
se se a missão da igreja foi utilizada
muitas vezes por Empreendimentos de
poder certamente também como tiro pela
culatra das intenções
colonialistas também se produziu nesses
frontes teologias
profundamente
transformadoras né então isso desde lá
de trás Desde da colônia mesmo né para
falar do bartolome casas por exemplo
sabe e mas se você cita mais para frente
no período já Industrial né les Big
mesmo né que vai e fala Eita tem muita
coisa para mudar lá em
casa
então é é é esse porque o espírito tá
operando né cara aí eu vou ser bem
carismático nesse assunto assim o
espírito tá operando e tá operando
nesses pontos tá operando
nessa nessas ações né
então e ele e ele não é Domado né ele
não é Domado Então realmente é é por aí
mesmo sensacional gente muito obrigado
Vittor Obrigado Cacau pelas reflexões e
fica esse livro aí galera que você não
tava esperando a gente não tava
esperando E a editora vida vem e lança
sejam minhas testemunhas do Daryl gooder
olha aqui ó Mostra aí gente vocês TM o
livro Olha só o livrinho capinha
minimalista aí o livro vocês vamos L
muito bonita essa capa aí bonitinha né
minimalist fazer um adesivo uma camiseta
né
gente essa fica bem adesivo mesmo é
verdade aí ó Cadê Cacau aí ó aí ó ó Quem
tá vendo no vídeo tá vendo a capa muito
bom gente sejam minhas testemunhas
adquira esse livro pelo link está aqui
na descrição deste vídeo e também deste
podcast em bibotalk.com e é isso A
missão a mensagem e os mensageiros da
igreja derry gooder no livro sejam
minhas testemunhas da editora a vida
livraço gostei demais cagal Vamos até
conversar sobre esse livro em projetos
que conversamos que temos que conversar
Gostei da proposta desse livro hein
gostei da proposta desse livro boa ideia
Olha aí boa ideia Vittor Fontana sempre
bom tê-lo aqui venha mais vezes
meu isso é muito Didi né cara nossa mano
Didi bocó sensacional né não passaria
hoje mas é isso aí marcou as nossas
infâncias ou
não cacal TAM Together Daquele jeito
toda sexta-feira bpo e a isso gente
Vittor teu canal tá funcionando tá
postando lá tá tá né legal ó Vittor
Fontana no YouTube teologia toda semana
também é isso voltamos a semana que vem
se Deus quiser assim permitir Fiquem
todos na paz do Senhor Jesus galerinha

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