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Teologia, Liberdade e Escravidão: Tiago 1 | Ákilla Nascimento & Stathis Tsotsos | IBNU

Teologia, Liberdade e Escravidão: Tiago 1 | Ákilla Nascimento & Stathis Tsotsos  | IBNU

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Série de Estudos sobre Teologia, Liberdade e Escravidão: Cartas de Filemom e Tiago | Ensino IBNU

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boa noite para todo mundo que acompanha
aqui a nossa aula nos cursos da ibnu
você é muito bem-vindo muito bem-vinda
para mais um encontro aqui comigo e hoje
também com o stats falando sobre
teologia liberdade e escravidão
conversando especificamente sobre o
capítulo um de Tiago a gente tem tratado
nas últimas semanas sobre esses grandes
temas e usamos ou ou a gente é usado
pelos livros e de Filemon e pelo livro
de Tiago hoje a nossa primeira conversa
a respeito do livro de Tiago eu já vou
começar pedindo para você acompanhar as
últimas aulas em especial a última aula
porque são muito importantes aqui pra
compreensão de Tiago Capítulo 1 mas
antes da gente tratar diretamente do
assunto queria dar aí o Boa noite pro
stats que tá conosco mais uma vez boa
noite stats boa noite Boa noite para
todos que nos acompanham essa noite é
muito na verdade muito relevante né o
tema teologia liberdade e escravidão que
hoje também vivemos at través dessas
cartas que você mencionou filem Tiago
agora que é muito profundo né a carta de
Tiago é muito profunda sobre essas
ordens que vamos nós estudar Isso aí a
gente tem então algumas pessoas que já
estão comparecendo aqui no chat a Mar e
entrou 6 e me0 acho que entrou antes dos
professores na aula hoje o Paulo a
Eliane o Saião acompanhando também todo
mundo que tá chegando aí é muito
bem-vindo bom ah hoje então a gente
começa falando de thago e thago é uma
das cartas Gerais dependendo do livro
que você lê ou da referência que você
escuta também é chamado de cartas
católicas no sentido de ser cartas eh
universais para toda a igreja por isso o
ter o termo católico que não tem
necessariamente a ver com a Igreja
Católica Mas seria importante stad a
gente entender o que que significa essa
classificação cartas Gerais porque a
gente tem as cartas Paulinas fácil de
entender mas cartas Gerais De onde é que
vem esse nome é desde na verdade é desde
dos primeiros comentaristas cristalis da
época né é que eh consideraram esse
termo termo que você falou que não tem a
ver com a Igreja Católica no grego
católico significa eu envio uma carta
para todo o mundo para todas as
comunidades na verdade eh como que Tiago
env que as outras também né consideradas
e não só s só para uma igreja local como
nós sabemos conhecemos melhor as cartas
de Paulo que mais enviadas para algumas
igrejas locais específicas para poder
ali aconselhar as pessoas para os
problemas que eles passavam n é na sua
própria cidade é católica nesse sentido
Universal que como nós vamos ver na
introdução Tiago envia na verdade para
todos
principalmente judeus cristos na
diaspora Que el estavam dispersos né e
todo Império Petro tamb que Petro tamb
né ali fala sobre todos é ali que estava
mais no ponto né no Mar Negro em cima
mais na igras locais para lá
né legal então a próxima vez que o
pessoal ouvir esse termo vai entender
que cartas Gerais São cartas que pelo
menos no corpo do texto não parecem
estar endereçando uma comunidade
específica ou uma região específica
ainda assim vale a pena a ressalva de
que os estudiosos apontam para grande
possibilidade que Tiago enviou
inicialmente essa carta e tinha em mente
a um grupo específico ele estava
escrevendo para uma região estava
escrevendo ou para uma comunidade ou
para um conjunto de comunidades mas o
Tom que ele usa e as orientações eram
válidas para eh pessoas em vários
contextos diferentes como o statos
colocou logo no primeiro Versículo da
carta ele faz essa menção Tiago servo de
Deus o senhor Jesus Cristo as 12 tribos
dispersas entre as nações 12 tribos
parecendo ser uma referência ao povo de
Deus era já uma referência ah pertinente
no contexto do Antigo Testamento uma
referência às 12 tribos de Israel mas
agora também no contexto do novo
testamento e entendendo que o povo de
Deus é o povo de Cristo Então seria uma
menção a todo o povo de Deus que estava
espalhado entre as nações por isso que
essa
eh compreensão de que Tiago tá falando
com o pessoal na diáspora é muito
importante também a bom então a gente
sabe o que que são cartas Gerais agora a
gente precisa também ter uma noção assim
dos grandes temas que essa carta de
Tiago em especial vai tratar E aí ST Eu
acho que eu posso começar enunciando
alguns pontos e fique à vontade também
para
complementar que o início do capítulo 1
mostra isso com muita clareza e o
capítulo 5 também mas pro final da carta
mostra que a
provação é um tema importante para Tiago
e um estudioso quando tava lendo a uma
introdução aqui ao livro de Tiago
apontou que ainda que não seja o grande
tema que ele vai tratar em todos os
versículos ou em todos os capítulos Ele
parece ter intenção de mostrar pro
leitor que é no contexto da provação que
essas coisas fazem sentido Então quem
abre o livro de Tiago precisa entender
logo no começo e no seu fechamento que
todas as instruções que ele dá ele dá
para cristãos que estão sendo provados
em suas condições específicas um outro
tema que também vai aparecer na nossa
conversa de hoje é a sabedoria e a
pureza no falar então essa questão de
agir com
eh sensatez de ter cuidado com a língua
de não ser apressado para falar de ser
pronto para ouvir isso eh é repetido e é
tratado por diferentes ângulos pelo
autor E também o tema da pobreza e da
riqueza a gente vai ter uma aula semana
que vem só sobre isso sobre o pobre no
livro de Tiago eh mas a forma como
aquele que se encontra em condição de
pobreza e como aquele que porventura tem
uma condição de riqueza deve Agir é uma
grande preocupação de Thiago inclusive
na expressão do que de fato significa
Ser Cristão tem a ver com pobre com
Oprimido com várias pessoas que estão
dentro dos grupos do grupo dos menos
favorecidos Então eu acho que esses eh
três conjuntos de tema provação o
segundo sabedoria e pureza não falar e o
terceiro pobreza e riqueza são assim o
norte daquilo que são os temas tratados
por Tiago não sei se o stats aí Você
levantou alguma coisa eh diferente Ou a
mais sobre as temáticas desse livro não
isso que você falou eh na so sobre os
temas né principais que de muitos na
verdade desde aquela época e durante os
séculos né a carta de Tiago foi
caracterizada não só e algunas dicas e
éticas Morais e como os cristaos que
agora falamos que nós vamos falar sobre
a data né foi como foi ali e parece as
primeiras comunidades que da primeira
década né A maioria que coloca e por
isso que era muito importante o líder né
o líder da igreja ali é dos mais Pilares
né dos três pilares que nós vamos ver
ali Tiago ele tenta passar nesses eh
nesses cristais que é que vem é do
Judaísmo agora eles se tornaram cristãos
e por isso eles agora precisam eh não só
de conselhos de um do seu Líder aqui
como é de Jerusalém n Jerusalém no
centro ali que n né a igreja e mas como
fonte né uma viva fonte que Esperança em
Jesus Cristo para pode enfrentar os
problemas eh
perpétuas dosanos que ho essa carta eu
acho que tem algo mais profundo de uma
passagem uma rápida leitura tá que não
precisamos no sentido aqui fazer um
pouco uma parêntese e e nós precisamos
ver a Carta No é o contexto Inicial é
que não aquilo que tá acumulado na nossa
mente durante século eh lembra né ali
sobre essa carta tamp pouco muito
polêmica tava tá bém no no momento mas
precisamos ver esse carta
e a tentativa né o conselho que tinha a
passar o líder da igreja de Jerusalém
para todos esses cristais que estam
dispersos e passavam de problemas sérias
e aflições também como vamos vendo né
Uhum ah bom você já adiantou aí eh que o
líder o autor dessa carta era um dos
líderes da igreja em Jerusalém mas antes
da gente chegar a essa conclusão Talvez
seja legal a gente levantar as hipóteses
de autoria quem foi que Tiago é esse eh
que está escrevendo aqui bom a gente tem
eh quatro tiagos mencionados no Novo
Testamento
Ah e a gente precisa pressupor que o
Tiago que está sendo citado aqui é um
Thiago bem conhecido porque ele mesmo
não faz questão de dar muitas
informações sobre a sua procedência
sobre a o contexto em que ele se
encontra Provavelmente porque as pessoas
que receberam os destinatários iniciais
iam saber que Tiago eraa esse então
primeiro Tiago que a gente vê eh nas
escrituras é o Tiago filho de Zebedeu
irmão de João que é mencionado em Marcos
Capítulo 1 Versículo 19 em outras várias
menções enquanto um dos discípulos que
são mais eh próximos a Jesus a gente
também tem Tiago filho de Alfeu que
também é um dos 12 mas é menos
mencionado a gente tem Tiago Pai de
Judas em Lucas
6:16 esse Tiago é citado e por último a
gente tem o Tiago irmão do senhor como
Paulo trata em Gálatas 1:19 a gente
estudou há pouco tempo Gálatas
eu e ST também estivemos falando sobre
essa carta e ali existe a menção a Tiago
é irmão de Jesus que tinha um papel
muito importante na Igreja Primitiva e
isso a gente sabe tanto por essa menção
que Paulo faz em Gálatas mas também em
Atos Capítulo 12 17 só como um dos
exemplos Existem várias outras passagens
atos 15 por exemplo que mostram que
Tiago o irmão de Jesus se tornou uma das
lideranças mais importantes da Igreja
Primitiva no centro inicial da igreja
que era Jerusalém Ah E aí eh estats
quais dessas ou qual dessas hipóteses A
gente pode acreditar que é mais provável
para ser o autor dessa carta e por que
que a gente acredita que é esse Thiago e
não
aquele é eh isso que você mencionou o
primeiro né Principalmente na mente
agora eh eh as pessoas pensam o mais ali
que tinha Tiago né mais próximo pod era
o apóstolo Tiago né é que o irmão como
você disse de joal mas como nós também
vemos ali em Atos também esse Tiago
Apóstolo foi morto né ali por isso que
não pode ser esseo Apóstolo eh de Jesus
já muito cedo n que a data provavelmente
4 44 por aí é como os estudiosos colocam
a morte do Tiago Apóstolo e por isso
agora isso atos
aquel Concílio de Jerusalém tá pouco
posterior por isso que não pode ser esse
Tiago né e
provavelmente o mais importante
Ah e temos também aqui algumas
informações Extra bíblicas e joseo né
Josefo missiona esse Tiago irm de Jesus
que é o primeiro Líder ali de Jerusalém
e também repete euce uma história dele e
esse Tiago
eh irmão de Jesus que era justo chamado
justo como Josefa também era mais
conhecido dentro dos judeus ir
respeitado temos também informações
Extra bíblicas sobre eh esse personagem
de Tiago que provavelmente mas
seguramente como estudiosos né e tudo é
as informações é esse Tiago irmão de
Jesus sim então a gente percebe que
Tiago filho de Alfeu e o Tiago Pai de
Judas eram figuras pouquíssimo
mencionadas no Novo Testamento são
mencionadas de passagem não tem muita
muito protagonismo no ministério de
Jesus ou no começo da igreja ah em
Jerusalém o Tiago apóstolo que poderia
ser um forte candidato a escrita dessa
carta morre em relação à datação que nós
acreditamos ser a mais provável para o
surgimento dessa carta e aí a gente tem
um grande líder dos mais importantes na
Igreja Primitiva que é esse quarto Tiago
o irmão de Jesus que é o Tiago que nós
vamos assumir que é o autor da da carta
que a gente tá eh lendo no Novo
Testamento
a a gente também pode citar o fato de
que existe uma semelhança muito grega e
você vai ser muito melhor muito mais
capaz do que eu de ver verificar isso
que é o discurso que aparece de Tiago em
Atos 15 tem um grego semelhante àquilo
que a gente encontra na carta Ah o outro
fato é existe um uma familiaridade muito
grande com o ensino de Jesus Talvez isso
não fosse um distintivo tão grande em
relação a aos outros candidatos mas
parece que a proximidade entre Jesus e
aquilo que a entre Tiago e aquilo que
aconteceu no ministério de Jesus é
familiar ao autor Ah o o livro tem uma
atmosfera Judaica muito forte e Tiago
era conhecido por esse livro esse Líder
muito presente em Jerusalém conhecedor
das tradições como judeu que inclusive
veio a ser um desafio na relação com
Paulo nessa conciliação dos cristãos
gentios e dos eh cristãos judeus ah Um
Outro fator é existe autoridade no autor
para usar essa expressão ele se dirige
às 12 tribos espalhadas Pelas Nações ou
seja parecia ser uma liderança com Ampla
aceitação como uma figura assim basilar
pra igreja e o próprio Paulo se refere a
ele como uma das colunas que estavam na
igreja em Jerusalém junto com João e com
Pedro e a gente então chega ao quando
que ele escreve essa carta Muito
provavelmente ele escreve durante esse
período que ele permanece como líder na
igreja em Jerusalém a gente tem essas
outras colunas mencionadas Pedro e João
mas esses são Apóstolos que viajam que
plantam igrejas em outros lugares que
são mencionados em outros contextos
Tiago não Tiago permanece em Jerusalém e
isso significa que ele deve ter escrito
mais ou menos quando eh estatis essa
carta isso que você falou agora comparar
com Pedro e joal né como Apóstolos nós
precisamos lembrar né a ordem de Jesus
era paraos Apóstolos vá né por isso não
poderíamos pensar alguém pode perguntar
mas por que não foi ali Líder primeiro
Líder ali Pedro joau nemum outra
Apóstolo eles tinha a ordem Universal V
é para fazer e discípulos agora e por
isso que nesse contexto surge eh Tiago
que fora que era irmão de Jesus que
viveu Como Jesus toda todo esse
Ministério de Jesus é Apesar que como
nós lemos
no começo nem os irmãos de Jesus criam
nessa criam nessa coisa mas Tiago Tiago
foi dos primeiros depois da
Ressurreição que Creu em Jesus que nós
temos prova isso Corinto né primart
cor
parago Tiago
Tiago
agora apó né
mas também né esse Tiago no irmão dele
né Nesse sentido porque já assumiu esse
papel desde cedo Tiago porque não só
dentro na igreja como nós falamos era
respeitado dentro de todos de das dos
moradores de Jerusalém era uma pessoa
Justo na tradição Judaica não era uma
qualquer pessoa que poderia também
respeitar os judeus Nesse contexto que
por isso esses primeiros agora anos já
os cristãos e os judeus judeus cristãos
viviam junto né ali estavam no templo
Nós lemos muitas vezes né lá não tinha
próprio templo nem nas casas ainda os
cristãos já continuavam agora durar
Cristo né ali por isso que o papel de
Tiago nesse sentido é muito importante
eh para perceber
Ah nesse contexto que você falou agora
não sei que tem alguma coisa mais para e
em relação à data provavelmente ele
escreve isso quando stats quando é que a
gente acredita que
surge talvez como que quando mencionamos
né comentaristas vários estudiosos sobre
a a datação eh a maioria senão todos
colocam Entre na primeira década entre
40 segunda década né 40 e 50 talvez
antes saída do Concílio de Jerusalém que
tem que temos uma eh para ali depois do
Estevan eh o a morte do Estevan tem uma
grande perseguição e dispersão dos
cristãos ali judeus helenistas
principalmente que eram helenistas que
foram dispersos eh fora de Judeia isso
que acontece muito claro Aliados né que
fala que muitos ali ficaram eh saíram de
Jerusalem e Judeia por causa do medo que
tinha essa perseguição grande que Paulo
já no começo
ia para Damasco para pegar eh os
primeiros e por isso provavelmente aqui
tem agora chegaram esses judeus
cristãos foram eh dispersos em vários
lugares do império que por isso essa
data entre 40 e 50 é o mais provável né
agora tem alguns que defendem pouco
depois de 50 né mas por causo como nós
lemos alguma coisa Como disse ainda tem
muitas coisas né da cultura judaica nós
vamos falar sobre religião né alguma
coisa que acontece ali provavelmente
essa Década 40 e 50 e a gente então como
informou que o próprio Tiago eh filho de
Zebedeu morre na primeira metade
primeira metade da década de 40 é
possível que a gente esteja falando da
segunda metade da década de 40 para o
surgimento dessa carta e a gente
acredita que isso acontece antes do
Concílio de Jerusalém porque nenhuma tão
a relação entre gentil e Judeu que é
pertinente ao tema aqui a forma como ele
trata das questões nada disso aparece
então é de se imaginar que ainda não
tinha acontecido aquele concelho em
Jerusalém que vai tratado da da chegada
dos gentios para fazer parte do Povo da
Aliança que vem por meio de Jesus a
questão de Paulo que desce de Antioquia
para Jerusalém para e enfim chegar num
consenso com todos os apóstolos sobre o
que deveria ser feito então a gente já
tem várias informações sobre esse
contexto Inicial Ah uma outra informação
é para quem que ele está escrevendo não
necessariamente assim a a região porque
a gente não tem uma informação muito
precisa se ele tá escrevendo para uma
congregação ou para uma região ou se de
fato ele está apenas se dirigindo a
todos os eh cristãos
judeus na diáspora mas para o tipo de
público ele tá falando principalmente
com judeus tá falando principalmente com
eh judeus cristãos ou gentios cristãos
os dois Qual é esse público que com quem
ele tá eh dialogando aqui stats é isso
nós podemos eh isso né nos primeiros
Versículos ali é pouco Severo e também
no contexto que acontece esse período
você tá escrit na segunda metade eh da
Década 40 ali que acontece agora eh como
vamos dizer a passagem da religião
Judaica para um modo novo né evangelho
ali tem haver algo mais profundo aquilo
que era eh profetizado né A Promessa
agora cumprido e por isso eh o público
aqui eh o contexto que eh Tiago escreve
essa carta tem a ver com os primeiros
passos agora da Nova Vida em Cristo os
primeiros passos que essas pessoas que
foram dispersos na diáspora e os
primeiros passos Como pode desenvolver e
até eles próprios começar e vamos dizer
crescendo na fé na fé em Jesus Cristo e
por isso que
não capí que vamos est parece que faz
uma resumo uma resumo toda coisa que eh
Cristo que Cristo trouxe agora como o
seu evangelho para podde colocar na
prática é aquilo que a fé Cristão dá é
nas nas pessoas mostra uma
desenvolvimento que precisa agora o novo
e a nova pessoa Novo Nascimento né
Nascimento em Cristo como pode e eh
crescer apesar dos problemas exteriores
eh que vem na sua vida para mim eu eu
vejo claro nesses cinco capítulos essa
parte Tiago né a preocupação de Tiago
para as pessoas crescer agora em fé em
Cristo colocando várias formas que como
nós vamos é comum vamos ver é comum em
Paulo e também em mensagem de Cristo ali
né que até podemos encontrar muitas
vezes como dizer eh e tons de da do serm
da monte né que muitas vezes Tiago que
joga alguma coisa tentação também né se
comparar mais vamos ver dentro ali isso
sobreas tentações então a gente eh
reforça aquilo que a gente já tinha até
citado inicialmente que esse público
esse propósito que você fala sobre a a
orientação daqueles que estão precisando
se desenvolver na fé obviamente que a
gente tá falando dos primeiros primos
anos da Igreja logo todo mundo de certa
forma estava compreendendo o que
significava ser discípulo de Cristo há
pouco tempo ainda que a gente já esteja
falando da segunda metade da década de
40 boa parte das pessoas creram ao longo
desses anos em que a mensagem foi sendo
pregada mas em especial para o público
de Tiago a gente tá falando de judeus
cristãos como é que a gente chega a essa
conclusão primeiro que o antigo
testamento é citado sem dar muitas
explicações
sobre a história por trás doss textos
que são eh ou citados ou que eh de
alguma forma Tiago faz alusão ecoa as
palavras de um profeta aqui ou ali ele
coloca isso no meio do discurso e assume
que todo mundo sabe o que que ele tá
falando então a o pressuposto é é um
público que já conhece muito bem o
antigo testamento ele cita a sinagoga
como um local de encontro no Capítulo 2
Versículo 2 e isso é era a prática dos
judeus não dos gentios ele usa muitas
metáforas judaicas claro que
eh todos os autores Possivelmente a
gente não tem completa convicção da
autoria de Hebreus eh ou outra discussão
aqui ou ali mas Praticamente todo o novo
testamento é um livro judaico E os
autores naturalmente vão usar a metáfora
Judaica só que se você tem um autor
escrevendo para um público Gentil
provavelmente ele vai pegar mais leve
ele vai escrever ver e explicar porque
que ele tá usando uma imagem e outra
imagem não é o caso com Thiago ele usa
essas metáforas diretamente ah muitos
leitores da carta parecem ser pobres ele
dá instrução para quem é pobre como é
que ele deve se portar como é que ele
deve enxergar a sua própria situação de
desfavorecimento e também
a a gente une o fator de que ele escreve
para pessoas pobres com o fato de que
ele está em Jerusalém Ah então Muito
provavelmente ele está lidando não só
com as questões da diáspora mas também
com uma questão que é muito presente
entre os cristãos da igreja em Jerusalém
essas pessoas passaram por um
eh por um contexto de necessidade ainda
mais marcante do que os cristãos gentios
ou do que os cristãos que a gente vê na
Antioquia em outras regiões como é que a
gente sabe disso porque a gente vê Paulo
fazendo esforço para mais de uma coleta
de recursos para que isso seja levado
aos cristãos em Jerusalém quando ele
chega para discutir inicialmente essa
questão dos gentios tudo mais e tal com
os apóstolos que estão em Jerusalém ele
leva uma oferta eh e já havia sido
anunciado que chegaria um momento de
fome de necessidade ali em Jerusalém
existi uma profecia em torno disso ah
como é é mencionado em Atos então a
gente percebe que provavelmente Tiago
está lidando com a pobreza
característica da igreja em Jerusalém
nessa no final da primeira metade do
século I né então Eh esse é o público
para quem eh Tiago tá escrevendo esse é
o contexto em que Tiago tá escrevendo
mas bom stats já eh falamos bastante aí
sobre esses essas perguntas iniciais
vamos falar diretamente sobre o texto de
Tiago Capítulo 1 porque eu tenho certeza
que o interesse do do pessoal é entender
aí essas palavras tão
eh fortes em alguns momentos o apóstolo
é o o thago é é é muito categórico
naquilo como as coisas devem ser e por
isso levanta alguns questionamentos bom
a gente já leu o versículo um a gente
sabe que ele tá saudando como é típico
de uma carta eh os seus
destinatários E aí ele segue no
Versículo do de dizendo meus irmãos
considerem motivo de grande alegria o
fato de passarem por diversas provações
pois vocês sabem que a prova da sua fé
produz perseverança e a gente já precisa
parar aqui e fazer uma pergunta muito
básica stats ah primeiro o que que é
provações ou o que o que que são as
provações e a segunda questão que a
gente vai conversar depois é como é que
alguém pode se alegrar por passar por
provações
e como você mencionou né a igreja em
Jerusalém né a igreja em Jerusalém os
cristãos lá em Jerusalém grande parte Ah
que provém né de dos dos judeus ali os
primeiros n eh grupos ali e como vemos
que mencionamos já depois da perseguição
grande de eh que aconteceu depois da da
morte do Estevão os cristãos ali que
viviam naem Jerusalém não passavam e de
no sentido com como dizer de conforto
dentro na na sociedade em Jerusalém o
clima é é como dizer é É oposto eles
passam ali é aqueles e habitam ou
aqueles que vêm em Jerusalém que são
Cristão agora sobre provações e outra
tradução também tentações nesse sentido
eh nós precisamos ver eh esse verbo que
tem n o sobre as a eh prov eh passa de
provações ou prova da fé tem a ver que
eh algo eh nós podemos ver em Jesus para
pouco fazer uma uma comparação né Jesus
foi no deserto para passar de prova de
eh da as tentações que como que eh Tiago
que mencionamos né esse contexto eh de
eh familiar com Jesus as eh os as provas
as tentações é mais para não para como
dizer eh ofender o inferior eh passar
para baixo o o cristal mais para
fortalecer na sua vida que nós vamos ver
esse contexto que de mais para baixo
esses Versículos tudo é ligado com isso
que as provas que vem que temos dois
duas dois tipos de provas vamos ver
pouco nos próximos Versículos aqui se
vem de Deus uma prova ou vem do diabo né
al que como fala mais para baixo mas as
provas têm a ver aqui com as os
problemas não são no exterior que
acontecem no exterior de tipo de
perseguição mas no
interior por causa dessa é desse
problema que também Tenta agora o nosso
inimigo Diablo nos colocar obstáculos no
nosso caminho Como Jesus e isso que é
pirmos no grego que significa isso você
e que daqu vem na palavra também e
experiência palavra agora
Piras prova como experiência vem com
isso quando você passa de uma prova no
próximo passo
próximo passo se torna experiente para
poder distinguir como você precisa
passar na tua vida como Cristo tem a ver
é ligado isso à prova me leva mais uma
eh como di um degrau para em cima no meu
caminho Como Jesus nesses dois
versículos que nós vamos um pouco ligar
mais para baixo né para entender um
pouco melhor eu vou até ler os
versículos seguintes pra gente poder
comentar esse bloco aqui que parece ser
é uma unidade de pensamento no Versículo
3 a a gente já leu no Versículo 4 aí a
perseverança deve ter ação completa a
fim de que vocês sejam maduros e
íntegros sem lhes faltar coisa alguma se
algum de vocês tem falta de Sabedoria
peça a Deus que a todos dá livremente de
boa vontade e lhe será concedida peça
porém com fé sem duvidar Pois aquele que
duvida é semelhante à onda do mar
levada e agitada pelo vento não pense
tal pessoa que receberá coisa alguma do
senhor pois tem mente dividida E é
instável em tudo o que faz
Ah bom eu acho que é importante a gente
destacar nesses oito primeiros
Versículos aqui qual é a questão Inicial
e vocês já levantou aqui de uma forma ou
de outra isso mas pra gente destacar
bastante preocupação de de Tiago é
existe um caráter real que está sendo
formado nessas pessoas que passaram a
ser discípulo de Jesus ou a gente tem
pura inconstância nessas pessoas e essa
é uma condição que a gente tem todos os
dias em todas as igrejas do nosso tempo
e que todo mundo precisa lidar de uma
forma ou de outra que é a lidar primeiro
com a nossa própria caminhada saber se a
gente tem um compromisso real com a fé e
lidar com pessoas que a gente às vezes
não sabe se essa pessoa de fato tomou
uma decisão verdadeira de ser um
seguidor de Jesus ou ele tomou uma
decisão que lhe Pareceu ser um
sentimento diferente no momento que ele
ouve a palavra Pareceu ser a coisa certa
no momento da dificuldade a gente às
vezes não pensa com muita clareza um
tema que Tiago vai tratar aqui com
bastante assim eh com bastante Rigor que
é a fé sem obras
ela é morta a pessoa que não tem uma
transformação de caráter de Conduta A
questão não é se essa pessoa conquistou
a salvação ou não pelo seu próprio
esforço mas aquele que não demonstra a
sua fé por meio de um caráter
completamente transformado indica que a
fé nunca existiu de fato E aí Tiago tá
dizendo que o começo da fé é também o
começo das provações e nós devemos
Celebrar as provações por Por que que a
gente deve fazer isso porque se existe
provação é sinal de que alguma coisa tá
acontecendo a gente tá se movendo em
alguma direção que necessariamente
confronta todos os poderes que corrompem
a boa Criação Divina os seres humanos em
especial e nesse momento de confrontação
surge a tentação a tentação é sinal que
a gente tá incomodando algo daquilo que
é ou a nossa natureza pecaminosa ou a
natureza ou o mundo mal o sistema de
rebelião que existe contra Deus fora de
nós mesmos e que de alguma forma reage a
essa tentativa de Fidelidade Ao Messias
então a gente deve entender que as
provações são momentos em que nós
devemos Celebrar não porque a gente
gosta de sofrimento e não porque a gente
acredita que o sofrimento de alguma
forma Purga limpa o nosso pecado acho
que essa é uma mentalidade que é é
difícil não sei como você pensa sobre
isso status mas é muito comum no meu
religioso acreditar que o sofrimento
autoimposto tem um mérito por si mesmo a
pessoa aqui no Brasil isso é muito comum
né a pessoa faz uma promessa a um santo
ao próprio Deus e aí ele cumpre essa
promessa é passando por um sofrimento
que ele mesmo se impõe e não é essa a
ideia Pelo menos eu não vejo isso como
coerente com o que Tiago tá falando aqui
de se alegrar Em meio às provações
e como nós vamos ver todo esse primeiro
capítulo tem a ver com isso eh Aqua eh
cristianismo agora a a fé em Cristo não
é uma
religião Isso parece muito claro né não
só teago porque fazer algo para agradar
Deus e todas as religiões que da época
nós e Lemos todos religiões gregas
romanos e orientais é uma até próprio
judaísmo era uma religião no sentido
preciso fazer um rito para poder agradar
a Deus né lembra até os profetas quando
profetizam sobre o Messias até falam
qual sacrifício vocês vai levar para mim
né aqui falamos Nascimento lembra que
Jesus falou no nicodemo né se precisamos
ligar não é colocar e no sentido só vou
mudar estilo de vida moral agora tavim
agora não vou fazer haver como Novo
Nascimento dentro né na água de
agora
agora como vai crescer vai passar de
aprovações não porque eles agradar Deus
vou fazer isso como você falou ah vou
fazer uma voto vou fazer algo para Deus
ver para mim sim mas para a pessoa que
não faz isso não vai ver cor deleo aqui
né O Caminho de Jesus é o começo para
seguir Jesus como ele passou na verdade
o exemplo é para nós Jesus é Jesus como
ele passou que aqui que que o o
Versículo 3 que você leu aqui é a prova
a nossa prova da fé a nossa prova da O
que traz
alegria O que traz
traz sentido sinto bem não paciência
hiomo grego quer dizer eu estou
aprendendo permanecer firme nesse
caminho com Jesus Apesar na verdade dos
consider problemas dentro né espais Não
agora vizinho aqui me falou sentido
exterior tem a ver com problemas
aflições no nosso interior a nosaa que
temos noso inimo para Pod
terç iso é o caminho não não vou mudar o
metil de vida ficar agora porque novo
preciso nascer de novo e o Novo
Nascimento me traz de qualquer passar
passo passo com paciência todas as
provações que vem no meu interior na
minha alma né não tem a ver fora né sim
ah uma coisa que eu acho interessante
sobre essa
eh esse resultado daquilo que é passar
pela provação e não não ser reprovado no
meio dela que é a paciência essa
preocupação de al de Tiago com a
Constância com a firmeza de propósito
por não serme eh uma pessoa de mente
dividida não ser como a onda do mar que
fica a Mercer do Vento do clima que vai
e vem E aparentemente não existe
deslocamento nenhum não existe avanço
nenhum
eh eu acho isso interessante porque uma
das características assim que marca ou
que diferen a a imaturidade da vida
adulta ou de um adulto que se desenvolve
como deve ser uma pessoa madura é
justamente a sua capacidade de
perseverar sobre algo que ele sabe que é
importante que é necessário a criança
Ela é dada o seu impulso mais primitivo
ela gosta de algo e ela faz esse algo
até que ela enjoa do brinquedo coloca de
lado depois ela quer fazer outra coisa
se você pede para uma criança muito nova
eh uma tarefa que exija a concentração
que exija a determinação ela não vai
Muito provavelmente ter paciência para
fazer isso e thgo parece que tem essa
preocupação de não deixar que os
cristãos permaneçam como crianças na fé
por muito tempo parece que Paulo em um
dado momento se cansa e fala eu queria
tá dando comida sólida para vocês e a
gente ainda Precisa est dando leite
tratando como um recém-nascido essa é
uma preocupação característica de TH
e também é um tema que retoma algo muito
eh presente no antigo testamento que é a
literatura de Sabedoria Ah o que a gente
vê em Tiago parece muito com o Tom que a
gente vê por exemplo no livro de
provérbios tem hora que a a formulação
da linguagem de Tiago é muito eh
objetiva e é muito direta né então façam
isso não façam aquilo demonstrando o
resultado de uma experiência assim
longamente
construída um conhecimento que foi
peneirado pelas experiências e agora é
dado como orientação para aquele que é
mais novo na fé para aquele que é mais
inexperiente e esse tema da literatura
de Sabedoria eu acho muito eh
interessante está eu acho que outras
pessoas tiveram a mesma experiência que
quando eu era adolescente eh eu acho que
o livro que eu achava mais legal da
Bíblia era provérbios Talvez seja porque
me dizia assim de car o que que eu
deveria fazer o que que eu não deveria
fazer e também porque ele fala para uma
pessoa jovem né ele ele se dirige ali
para aquele que não tem experiência para
aquele que quer adquirir conhecimento
para aquele que é novo e tal eh ainda
que não seja uma questão de se dirigir
ao jovem em idade Essa parece ser um
pouco a preocupação de thgo aqui ele
sabe que tá lidando com pessoas que
precisam da orientação de alguém que é
mais experimentado e de alguém que já
passou pelas mesmas provações que ele
sabe que aquelas pessoas estão para
perdão aquelas pessoas estão passando
Ah e isso é importante porque a gente
não tá falando de provações apenas no
sentido assim muito abstrato a gente tá
falando de pessoas que podiam como
Estevam ser apedrejadas pessoas que eh
estavam em uma condição de miséria e de
pobreza muito severos alguns deles eh a
ponto de que quando Paulo Traz o
dinheiro na primeira visita queele ele
faz a a Jerusalém nessa primeira visita
já como Apóstolo aos gentios e depois de
ter voltado da sua primeira viagem
missionária H preocupação dos Apóstolos
de dizer que ele ele continue cuidando
dos Pobres ele e a igreja de Antioquia
era sinal que eles precisavam muito
daquele dinheiro então a gente tá
falando de provações muito pesadas a
perseverança que Thiago tá lhe dando não
é assim de uma questão eh e simplesmente
ah de se sentir excluído de não ser bem
recebido ou coisa do tipo é de ser
hostilizado de ser perseguido com com
risco de vida então quando a gente lê a
o livro de Thiago é importante a gente
fazer esse paralelo é muito o que Thiago
faz no novo testamento é o que a
literatura de Sabedoria faz no antigo
testamento eh e uma outra um outro
movimento que eu acho importante em
Tiago é É Esse aspecto concreto que acho
que era uma coisa que eu gostava muito
em provérbios também que é Ok eu
acredito nisso que as histórias nos
contam a respeito de Deus e do seu povo
eu acredito no evangelho de Jesus mas
como é que Isso se traduz no dia a dia
como é que Isso se traduz no meu
relacionamento com as pessoas próximas
na minha responsabilidade com o trabalho
enfim O que que significa tornar isso em
Ação concreta Tiago é um excelente livro
para fazer essa ponte entre a convicção
e a ação e ele também vai falar bastante
sobre isso né como a gente não pode ser
alguém que ouve e não faz mas eu acho
que a gente vai poder falar sobre isso
um pouco eh um pouco mais adiante mas
sobre esses Versículos iniciais está eu
não sei se você também eh destacou algum
ponto que a gente não levantou ainda que
seria interessante a gente complementar
é aquilo que que começa Né desde o
começo você falou destaca muita
sabedoria né aqui que né no capítulo no
Versículo C que fala aqui sobre se
alguém de vós tem falta de Sabedoria que
é muito importante fala falta de
Sabedoria agora como vai lidar com tudo
isso né que como você bem certo vem os
provérbios né os livros sapienciais que
temos lá no antigo testamento que é
conhecido para o povo aqui é dos dos
Cristais que vem eh do judaísmo é muito
claro fica agora destaca essa
sabedoria eh pedir as pessoas é por meio
de Deus e e não seis não seis completa
mas mas precisa isso eh pedir com fé é
com fé em Cristo agora é sem você disse
aqui aparecer uma pessoa se tá certo se
assim se não se eh mas até aqui sem
dúvida
quando pedir sem duvidar se nós receber
ou não né imagine agora o pai né Se eu
pedir meu pai e duvidar ele vai me
passar ou não isso é muito importante o
ponto que Dio aqui
coloca quando nos falta sabedoria como
posso lidar com os problemas que vem
podemos pedir sabedoria por Deus Divina
não vou resolver com a minha própria né
sabedoria humana lembra tínhamos já
naquele contexto dois tipos de sabedoria
sabedoria humana que era muito o
contexto ali da sabedoria humana
filosofias ali do mundo muito comuns né
mas não chegavam ligar com os os
problemas espirituais ou de fora como
posso lidar Deus que é em cima de tudo
precisamos pedir com fé
eh Deus para nos passar essa essa coisa
sab que preciso como vou lhe dar passar
esse problema que veio na minha vida eu
acho que é muito importante o termo
sabedoria né aqui Sofia no Grego é pedir
a Deus agora não de posso eh pedir uma
sabedoria uma solução de qualquer pessoa
de de resolver o problema com as minhas
próprias forças tá que muitos sabem Hoje
existe essa como dizer Esse dito o ser
humano tá forte pode como tudo olha como
o contrase que temos né e não nega que
Tiago que o ser humano é forte mas a
nossa força agora vem pelo Cristo porque
ele venceu ele passou aquilo que nós
passamos mais tarde tem né Essa coisa
nós seguimos Cristo podemos poder Como
ele suportou como ele pediu é como pai o
pai e também nós podemos Como pedir essa
sabedoria para podermos o
obstáculo Sim e eu acho que uma dúvida
recorrente sobre isso é tudo bem a gente
sabe que a gente precisa de Sabedoria
mas como é que eu tenho certeza que eu
vou recebê-la se eu pedir e essa questão
de pedir com fé
eh eu acho que entra na nossa convicção
a respeito de quem a gente imagina que é
esse Deus a quem a gente pede porque a
nossa dificuldade em saber que Deus vai
dar ou não ou se Deus vai dar ou não
sabedoria é que tipo de Deus a gente
imagina que a gente está se relacionando
e é muito importante a gente não
projetar sobre Deus a mesma imagem que a
gente tem de nós mesmos ou dos nossos
pares eh se a gente imagina que Deus é
um Deus que tem toda a sabedoria e que
pode dar mas a gente imagina que ele age
como nós Agimos a gente pensa que ele
vai ser um Deus que vai exigir muitos
sacrifícios vai ser um deus sujeito a
mesquinhez vai ser um Deus sujeito a a
vingança uma vez que eu fiz aquilo
cometi aquele pecado ontem ele sabe o
que aconteceu Certamente ele não vai
responder minha oração e aquilo que
Tiago coloca é a condição básica para
receber sabedoria é pedir com confiança
pedir com fé sabendo que o Deus a quem
você pede é Generoso e dá de bom grado
dá com alegria a sabedoria mas dá aquele
que não tem uma mente dividida aquele
que não pede porque deseja cumprir
aquilo que tá no seu coração no momento
a satisfação da sua vontade de hoje mas
amanhã ele muda de ideia e lá se vai o
sujeito que foi abençoado e se perdeu
com a bênção que Deus deu Deus sabendo
as motivações do coração humano dá para
aquele que pede com fé dá para aquele
que pede sabendo Para que serve a
sabedoria né bom E aí ele vai seg só um
um minuto só sobre isso que você falou
muito importante quantas vezes eh muitos
de nós tem nessa experiência viveu pindo
aquela hora como você disse algo que eu
a minha vontade porque passo e quero
resolver esse problema agora hoje ou
qualquer espiritual pode ser algo e
físico assim e eu peço Deus acontecer
fazer isso Deus não faz isso eh a como
outra forma que para mim parece que
eh não é isso que eu queria
mas depois tempo depois tempo
futuramente em frente quantas vezes
muitos de nós sentimos que viemos que
vivemos Deus agiu como a melhor forma
aquela hora não sabia mas Deus eh sabe
tudo
Néia como uma forma diferente que hoje
eu desfruto isso por isso que aqui fala
Tiago não Coloca na balança agora se tá
certo ou não a a Deus a nossa o nosso
Nossa solicitação do coração né pedido
do coração é o melhor independente que
na a minha mente poar porque sou sou ser
humano mutável Deus não muda ideias né
Nós precisamos pensar isso eu acho que
tem muita relação com o bloco seguinte
ST a gente pode até desenvolver um pouco
melhor porque no nove a partir do nove
ele vai dizer o seguinte eh o irmão de
condição humilde deve orgulhar-se quando
estiver em elevada posição e o rico deve
orgulhar-se caso passe a viver em em
humildade porque o rico passará como a
flor do campo pois o sol se levanta traz
o calor e seca a planta cai então a sua
flor e a sua beleza é destruída da mesma
forma o rico murchará em meio aos seus
afazeres feliz é o homem que persevera
na aprovação porque depois de aprovado
receberá a coroa da vida que Deus
prometeu teu aos que o amam Ah eu acho
que a gente pode até continuar nos nos
próximos Versículos e a gente comenta
tudo de uma vez
eh quando alguém for tentado jamais
deverá dizer estou sendo tentado por
Deus pois deus não pode ser tentado pelo
mal e a ninguém tenta cada um porém é
tentado pelo próprio mau desejo sendo
por este arrastado E seduzido então esse
desejo tendo concebido dá à luz o pecado
e o pecado após ter se Consumado gera a
morte meus amados irmãos não se deixem
enganar toda boa dádiva e todo Dom
perfeito vem do alto descendo do Pai das
Luzes que não muda como sombras
inconstantes por sua decisão ele nos
gerou pela palavra da verdade a fim de
sermos como que os primeiros frutos de
tudo o que ele criou bom está a gente
tem aqui é na sequência do texto eh thgo
falando já dessa questão da riqueza e da
pobreza e de como é que se deve lidar
com isso então considerando que ele
começa falando sobre provações depois
ele vai falar sobre A provação que o
Pobre Passa e A provação que o rico
passa a a gente pode imaginar que ele tá
dando um exemplo concreto e dos mais
importantes a respeito daquilo que Ele
enunciou nos oito primeiros Versículos e
e quando ele vai tratar sobre isso ele
como a gente colocou usa uma imagem do
Antigo Testamento a aquilo que ele
coloca eh nos Versículos 10 em diante em
especial no Versículo 10 e 11 eh no
Versículo 11 perdão é paralelo ao que
está em Isaías Capítulo 40 Versículo 7
que diz assim A Relva murcha e cai a sua
flor quando o vento do Senhor sopra
sobre eles o povo não passa de réu a rva
murcha e as flores caem mas a palavra de
Deus permanece para sempre eu acho que
isso é muito importante no contexto de
Tiago por alguns motivos primeiro a
gente vê que eh Tiago fala parece que
numa numa
eh numa câmara de eco em que não só a
voz dele ressoa mas as vozes dos antigos
também ressoam junto com a palavra de
Tiago ele não está falando só por si mas
Isaías fala aquilo que ele está
colocando agora aplicado ao contexto dos
ricos e dos pobres e o que ele fala para
os pobres é vocês não devem considerar
que o motivo de segurança o motivo de
alegria de pais de vocês é a condição de
pobreza ou de riqueza porque a riqueza é
aparência e eu acho que isso é
interessante ele usa a imagem de eh
Isaías que inicialmente não estava
tratando especificamente da riqueza mas
ele diz que isso é válido também paraa
condição de riqueza é como a flor do
campo vai vir o sol um dia mais quente e
antes que anoiteça a flor já se foi não
resistiu ao calor do sol essa
provação do que Deus de fato revela que
é verdade ou não e é legal a gente
perceber que ele fala de sol no
Versículo 11 e um pouco depois ele vai
falar de Luz como sendo a O próprio Deus
que emite sobre ricos e pobres sobre
justos e injustos aquilo que é o seu
juízo e revela o que é verdadeiro ou
seja de uma forma e de outra eh a
literatura de Sabedoria fazia isso no
antigo testamento e Tiago faz o novo de
mostrar pra gente que a realidade não é
aquilo que a
aparência nos indica aquilo que os olhos
humanos são capazes de avaliar o que é
uma boa vida o que que é fonte de
segurança todo mundo vai vai
compartilhar da sensação de que quando
você tá com dinheiro sobrando na conta
você se sente muito mais seguro você se
sente muito mais tranquilo que pode
acontecer qualquer coisa que a gente vai
dar um jeito e aquilo que thago tá
falando é essa é a fonte de segurança de
todo rico essas pessoas acreditam que
tudo que fizerem vai dar certo pelo fato
de que o dinheiro pode lhe conquistar
qualquer tipo de sucesso não acreditem
nisso vocês que não têm acesso a essa
riqueza não acreditem nisso e vocês que
TM dinheiro saibam que isso não é fonte
de segurança então eh ele tá construindo
aqui aquilo que é o fundamento de um
caráter maduro O que é que gera vida é a
riqueza não é a palavra de Deus a
Palavra de Deus não é fonte de
informação apenas como você colocou
States não é uma questão de buscar
sabedoria em Platão em Aristóteles ou em
Jesus Cristo não é essa comparação a
palavra de Deus é uma palavra viva ela
cria nova criaturas e ela cria uma nova
fonte de segurança para essa vida então
isso parece ser para Tiago fundamental
se compreender para aqueles cristãos que
estão passando por provação mas e isso
que aparece que que aparece vi que se P
comparar também né aqui parece eh a
postura de Jesus em frente né Eh ali eh
Galileia até Jerusalém entre nas
conversas dele com os fariseus aqu mete
na Tiago nós podemos ver a postura de
Jesus como os pobres no sentido aqu eles
que tinha e aquela muito alegria de
alegrar porque assim mas das coisas
simples n eles tornou um como eles e não
S na pobreza física mas está bem aqui
remete pouco sobre e a fama que tenho eu
posso aqui falamos agora primeras
comunidades aqui não diferença
a fama que tem uma irmão como outro
humilde pessoa não é diferença isso
agora em Cristo aqui coloca pouco sobre
mais para baixo autoridade né alguém que
tem a riqueza tem talvez a fama uma um
ofício pouco assim que outro considera
pouco mais humilhado né nesse sentido
aqui não em Jesus Cristo agora isso não
é importante não é importante né como
você disse o sol vai acabar e também na
nossa vida vai né e por isso aqui agora
nós vivem todos juntos nesse contexto na
nova vida aqui na Nova Vida em Cristo é
muito importante toda toda essa coisa é
ligação né ligação como e continuação
nada isolado aqui podemos pegar algo
isolado né Isso é uma tentação assim De
Todo O Interprete de Tiago é que
acreditar que ele tá falando sobre
vários temas importantes não conectados
um ao outro em que ele tá lançando
provérbios de Sabedoria não é essa ideia
existe uma lógica que liga o tema da A
provação com aquilo que ele vai falar
sobre ricos e pobres depois com que ele
vai falar sobre pecado que é uma coisa
que eu gostaria que a gente tratasse
ainda aqui rapidamente para eh passar
pro terceiro e último bloco Ah quando
ele fala sobre pecado é muito
interessante a gente perceber que o
pecado não surge exteriormente eh
Observe como ele ele cita A questão aqui
ah no Versículo 13 quando alguém for
tentado jamais deverá dizer estou sendo
tentado por Deus eh pois deus não pode
ser tentado pelo mal e a ninguém tenta
cada um porém é tentado pelo próprio
desejo mau pelo próprio mau desejo sendo
esse arrastado E seduzido então um ponto
importante Inicial é perceber onde é que
nasce o pecado no coração humano os
nossos desejos são maus Por que que isso
é tão relevante para nosso tempo a gente
vive numa geração e numa condição que
ser a autêntico consigo mesmo é seguir
os seus próprios impulsos seja quem você
tem o desejo de ser eu tenho desejo de
ser um sujeito violento às vezes eu
tenho um desejo de ser um sujeito
egoísta um sujeito eh invejoso eu devo
seguir os meus impulsos e os meus
desejos porque supostamente é isso que
uma pessoa honesta faz não aquilo que
Tiago está reconhecendo aqui é os nossos
desejos são maus ser você mesmo não
significa dar vazão a todas as pulsões
do seu ser significa que você entende
aquilo que é o desejo mau você entende
aquilo que é o desejo implantado no seu
coração por meio do Espírito Santo e
você sabe diligentemente dar voz ao
Espírito ninguém se santifica pelo
próprio esforço simplesmente tudo bem a
gente pode entrar em consenso facilmente
sobre isso mas ninguém ninguém também é
santificado sem o próprio esforço sem a
própria determinação por isso que
provérbios eh fala isso eu tô quase
criando a equivalência está aqui entre
provérbios e Tiago tô querendo falar
Tiago e falo provérbios sabedoria né
sabedoria por isso que Tiago fala e eh
várias vezes de forma distinta sobre o
controle que você deve ter a respeito da
sua própria língua e quem controla a
língua controla o corpo todo
por isso que
a o pecado precisa ser tratado não como
uma coisa externa simplesmente não como
uma coisa que tá lá fora e que tá sendo
lançada sobre nós é algo que vem de
dentro e contamina por meio daquilo que
nós colocamos para fora através da nossa
língua eh então isso isso é um ponto
fundamental a outra coisa nessa imagem
que eu acho importante é ele trata do
pecado como algo que é gestado surge do
desejo mal Isso é é gestado no coração
humano depois ele nasce como o pecado
concretizado e depois do pecado
concretizado o pecado gera morte então é
importante a gente perceber essa cadeia
assim de de quase que entidades vivas
que vão crescendo dentro de nós e que
nós colocamos damos a luz para o mundo
por meio da nossa decisão por meio da
nossa atitude má então ele contrapõe
isso com aquilo que deve ser a a pessoa
que recebe toda a boa dádiva como vindo
do Pai das Luzes que não muda como
sombras inconstantes por sua decisão ele
gerou pela palavra ele usou a a imagem
da gestação para falar sobre o pecado e
depois ele usa a imagem da gestação para
falar sobre a palavra de Deus ou a
palavra da verdade e mais uma vez ele dá
vida a essa palavra Essa palavra não tá
aqui para informar
não tá aqui simplesmente para satisfazer
curiosidades mas ela gera vida a fim de
sermos como os primeiros frutos de tudo
que ele criou eu acho que tem várias
outras coisas que a gente poderia falar
mas a gente precisa correr
agora muito coisa né É verdade no
Versículo 19 até o final diz assim meus
amados irmãos tenham isso em mente sejam
todos prontos para ouvir tardios para
falar e tardios para irar-se pois a ira
de Deus não produz a justiça de Deus a
ira do homem não produz a justiça de
Deus portanto livrem-se de toda impureza
moral e da maldade que prevalece e
aceitem humildemente a palavra
implantada em vocês a qual é poderosa
para salvá-los sejam praticantes da
palavra e não apenas ouvintes
enganando-se a si mesmo aquele que ouve
a palavra mas não a põe em prática é
semelhante a um homem que olha a sua
face no espelho e depois de olhar para
si mesmo sai e logo esquece a sua
aparência mas o homem que observa
atentamente a lei perfeita que traz a
liberdade e persevera na prática dessa
lei não esquecendo o que ouviu mas
praticando-o será feliz naquilo que
fizer se alguém se considera religioso
mas não refreia a sua língua engana-se a
si mesmo sua religião não tem valor
algum a religião que Deus o nosso pai
aceita como pura e Imaculada é esta
cuidar dos órfãos e das viúvas em suas
dificuldades e não se deixar corromper
pelo mundo e aí ST que que a gente pode
destacar aqui desse trecho
ah segue a sabedoria eu Tiago é eu acho
que muito ah como se falou né sábio na
sua época porque foi nomeado como justo
que falaram né o justo sempre é uma
pessoa justa fala sempre com sabedoria
ele tem aquele equilíbrio para poder ver
em todos os caminhos assim e lidar com
as coisas com sabedoria que sabedoria é
muito importante agora aqui nesse ponto
que se que começa eh Tiago
e continuado é aquilo cada eh Dom cada
doação cada presente eh eh perfeito vem
eh de Deus agora
eh essa no Versículo 19 esse versículo
parece
filosof superior na naoca na
época porque na época que agora surge né
todos os textos do novo testamento tem
aqui e sabedoria humana filosofias
vários tipos que era uma uma um estilo
de vida de muitas pessoas e agora
surgindo agora o ensino de Cristo o
evangelho n dentro nas pessoas essa
sabedoria parece que é superior Apesar
que muitas
palavr var
var
f
varat
fof queco mais para baixo aquo aquele
que vai na lei perfeito da
Liberdade isso a diferença da sabedoria
que vem de Deus essa sabedoria da Lei
perfeita que liberta liberta sabedor
umana pode fará alg aqu hora alg que
pris agora espontáneo né temporário
mas posso pensar uma outra coisa como
vou sair num novo contexto agora cada
vez caído e saído né sem solução aqui
agora temos essa eh essa sabedoria eh da
Lei perfeita que quer dizer aqui no no
19 e por isso cada pessoa cada pessoa
deve ser mais rápido mais veloz de ouvir
de ouvir
é lento de falar lento para eh ódio né
entr hoje na Nosa vida aqui nossa
contemporanidade aqui que mais sai o que
que vou falar vou falar em frente mas
não eu estou aqui pouco mais lendo de
ouvir né aqui fica a sabedoria na
verdade que Tiago nos passa melhor mais
rápido mais somos para ouvir para nós
experimentamos essa experiência do sábio
de que eu começar ler falar falar sem
falar nada na verdade porque estou
inexperiente é muito importante na nossa
vida de pessoas sábias que pode nós
podemos
ouvir coisas que podem nos eh crescer na
nossa vida cristã né esse versículo
considero muito importante aqui e por
isso ali essa esse odio Se eu entrar em
por causa das minhas
palavras não eu não construo Justiça né
que fala no 20 e por ISO mais para baixo
melhor mais nós
tornamos poetas poeta CR
Vera não não não só ouvindo mas Cido mas
cumprido obras espirituais né obras
espirituais para nossa vida mas também
para os nossos pros por ISO esse
contexto aqui que termina
o esse o primo Capítulo tem a ver toda
essa sequência
sequência de Tiago que pode passar as
pessoas como
eleso
deo sabedoria para podermos desfrutar os
nossos frutos né produzir os nossos
frutos de obras que crescem dentro na
sociedade para mim isso é muito
importante na nossa vida atual também né
porque todas as as figuras as imagens né
os desenhos que vem de fora e atrapalham
a nossa vida hoje né Nós não estamos
hoje próximo de pessoas sábias para
poder ouvir como nós podemos lidar na
nossa vida né Nós preferimos mais falar
de que ouvir isso para mim hoje eu vejo
na verdade primeiro a mim mas também e
para muitas pessoas que seguem Jesus
depois eu queria falar sobre a religião
né aquilo o termo ali quando vai a gente
vai finalizar então falando sobre a
religião mas eu queria destacar no
começo aí desse bloco do do versículo 19
em diante o fato de que existem alguns
temas que quando se trata da sabedoria
são recorrentes eu pelo menos lembro de
algumas coisas que Me cham muita atenção
no livro de provérbios um é valorizar o
conhecimento Então se deve buscar o
conhecimento acima de como quem busca
algo mais valioso que o próprio ouro se
deve ter cuidado com os relacionamentos
então ele se dirige Principalmente ao
interlocutor masculino em provérbios
então ele fala cuidado com a mulher com
quem você vai se relacionar cuidado com
a mulher adúltera mas obviamente isso é
equivalente paraa mulher que busca o
homem com quem se relacionar eh e existe
a questão da palavra a questão de como
você faz uso das palavras talvez não
seja tão Evidente para todo mundo que
está ouvindo ou vai ouvir essa Live como
na Bíblia existe um um esmero pela
palavra é como se quase toda a palavra
fosse Sagrada Mas algumas palavras são
profan
toda palavra em último caso deriva do
fato de que Deus se comunica Deus fala
por isso a gente deve ser zelosos pela
palavra não só pela palavra como
sinônimo de Bíblia de escritura Mas pela
palavra como ato de se comunicar de
falar a gente deve tratar com carinho
com cuidado as palavras porque elas não
só são
Poderosas que falava isso mas elas são
vingativas se a gente faz mau uso das
palavras depois elas encontram uma forma
de fazer mau uso da gente então a a
gente percebe que o sábio sempre tem
essa preocupação cuidado com o uso que
você faz da língua porque com a língua
você consegue colocar quase que objetos
preciosos diante de uma pessoa ou você
consegue ferir o coração de uma pessoa
que um um trauma no corpo não é capaz de
fazer a língua fere mais profundamente
do que a espada
eh a gente às vezes consegue se
recuperar de um trauma muito profundo no
osso no músculo no braço na perna mas às
vezes uma palavra que nos magoa muito
profundamente é muito mais difícil de
ser tratada e por isso que Tiago fala
aqui com muita propriedade estejam
prontos a ouvir sejam tardios no falar e
tardios no se irar e por quando ele fala
sobre a tentação e sobre a provação
eh a coisa mais comum do mundo que a
gente poderia fazer é encontrar bons
motivos para agir com completa
indignação para agir com raiva com Ira a
gente é muito bom em racionalizar as
coisas que a gente já quer fazer a gente
primeiro decide fazer e depois a gente
encontra os motivos para
justificar mas aquilo que Tiago chama
atenção é a ira de Deus não promove a
justiça a ira do homem não promove a
justiça de Deus ou seja mesmo que você
acredite que você está agindo em uma boa
causa é muito apropriado a aula de
amanhã que vai tratar sobre cruzadas
mesmo que você acredite que você mata
por uma boa causa isso não é justiça de
Deus
mesmo que você acredite que você fere o
outro porque o outro feriu uma causa que
não podia ser ferida você não está
promovendo justiça de Deus a justiça de
Deus ela é promovida em especial ou em
quase todos os momentos pela
perseverança da paciência pela
perseverança em amar o próximo como a si
mesmo existem momentos de indignação
justa na Bíblia existe Jesus mostra isso
na entrada do templo Paulo mostra isso
quando ele tá tratando comos seus
opositores mas
eh aquilo que a gente vê de regra ouva
de regra é que a a paciência e a
perseverança são fundamentais na naquilo
que é a nossa missão Alguém chamou a
atenção que eu errei a citação quando li
quando falei aqui mas eu corrigi aquilo
que é a ira do homem não promove a
justiça de Deus né a gente precisa
eh olhar com muito
cuidado aquilo que a gente faz com o
nosso temperamento e com a nossa língua
Ah e por último Então a gente tem essa
questão aí da religião
a statis que você poderia falar um pouco
mais para em detalhes pra gente o que
que thago tá querendo comunicar aí é
aquilo que eh pouco fal falamos começo
agora palavra que religioso né que
coloca sobre o substativo Né o religioso
né algé a que é religioso n sentido
porque falamos para religi da época Tá e
agora no 27 também sobre religião na
verdade esse termo aqui aparece só
só o religioso a palavra religiosa
aparece Tiago e
aparece
osos que fala sobre
ali momento ver porque muito
importante a palavra rel rel época que
erpo deit que faz Alé
fimar aus agora no contexto aqui fal
de
como daoca
aqui momento aqui aar a
palavra e 256
E5 26 e
c que fala
sobre Paulo Paulo seguía
seguía Aisa né a religião quer dizer né
aqui traduz muitas vezes né como a seita
dos da nossa religião né A Seita da
nossa religião que vivia como fariseu
aqui ele coloca a palavra Eu seguia a a
essa religião né A minha religião que
vivia como fariseu e agora
aqui Tiago escreve se alguém agora
conhecer a verdadeira religião Nesse
contexto a verdadeira religião
que fala É deve ser eh eh cuidar como a
sua língua e também agora se alguém quer
conhecer a verdadeira que pura religião
que é pura religião O que é o queê aqui
visitar os pobres né aqueles que têm
problemas na verdade né viúvas É orfos é
na tristeza dele que manter o seu
próprio ser eh eh fora desse contexto do
mundo no sentido não vamos todos fugir
do mundo né não nesse contexto vivendo
no mundo e nós somos é o sal sal que
queal que Jesus dis n a do mundo e por
ISO a verdadeira no sentido religião
porque precisava falar esse contexto que
atendia as pessoas sobre a religião da
época o termo era isso Tris o religioso
friscos e agora mas uma mudança aqui
aquilo que falamos Anes é a mudança que
a palavra agora que trouxe Cristo no
nosso coração nosso coração se tornou
algo diferente algo diferente por isso
não tem a ver algo agora com ritos e eh
algo específico que preciso fazer mas é
mudar né sou batizado dentro né né na na
crucificação eh ressur de Cristo para
peguer como a
a
o dom que me dá a doação desse presente
Divino na minha vida para posso seguir
os passos de Cristo aqui terminando
primo Capítulo e faz Na verdade uma
resumo fal uma resumo deudo todo o
ensino até aquela época que existe né no
perodo dele para poder resumir Como
podemos fazer a nossa mudança e mudar o
nosso mudar o noso no pensar o nosso
pensar nesse caminho com Cristo e essa
introdução no primeiro capítulo é muito
importante para entender o que que ele
vai
eh falar É nos capítulos seguintes para
mim essa nova religião no sentido que
não é religião é a fé em vivo Deus que
se tornou homem é muito importante na
nossa vida hoje que Não seguimos uma
religião qualquer como hoje temos aqui
né várias religiões também o
cristianismo dentro lá mes nessa nesse
tipo não o nosso a nossa fé é soberano
de qualquer religião no sentido Não
seguimos alguns ritos e de qualquer um
Deus abstrato mas um Deus vivo que se
tornou homem carne como nós que podemos
assim superar todos esses obstáculos e
provas provas
que aproveitar pouco entender o que que
queria passar aquela época mas o que que
nos passa a palavra viva para nós
hoje
ouv agora agora ouve e o que eu acho
interessante na conclusão desse capítulo
um
e é que talvez se a gente lesse o
contexto aqui inteiro da carta sem os
versículos 26 e 27 a gente chegasse à
conclusão que a religião e talvez também
Pelas nossas experiências com outras
pessoas que se dizem religiosa tem a ver
com aquilo que a gente professa com
aquilo que a gente fala e a gente acabou
de dizer que as palavras são
fundamentais são
importantes só que aquilo que Tiago vai
resumir a respeito da língua no capítulo
um é você realmente quer mostrar que
você tem uma religião verdadeira então
guarda a sua língua e vai visitar a
viúva vai visitar o Pobre vai visitar o
órfão vai visitar quem é necessitado
eh vai cuidar das pessoas que estão em
necessidade é como se a religião
verdadeira não se manifestasse em muitos
momentos por aquilo que são as palavras
que a gente articula mas é a
misericórdia que a gente manifesta para
quem realmente tá passando necessidade
então é difícil Às vezes a gente
compreender isso que e expressar uma fé
verdadeira muitas vezes não significa
falar de uma forma muito convincente não
significa orar
eh com uma com um coração muito contrito
significa uma ação muito concreta então
Eh é preciso enxergar essa coerência
da concretude que é a sabedoria de Tiago
sabedoria de Tiago fala da aquilo que
são as palavras mas fala daquilo que é
atitude prática aqueles cristãos assim
como a gente Eh estamos hoje aqui
tratando basicamente de palavras ouvindo
as palavras do antigo dos antigos
fazendo as nossas interpretações na
atualidade ouvindo aqueles que falam
conosco eh a gente precisa entender que
isso tem o seu lugar mas aquele que
apenas ouve e não pratica é como quem vê
a sua própria imagem e aquilo é dito
isso é dito numa época aquilo não
existia espelho para quase ninguém quase
ninguém tinha a sua imagem pintada no
quadro então tudo que a pessoa hava eram
reflexos muito mal feitos ou muito muito
imprecisos na água numa superfície que
poderia dar ele alguma impressão de sua
face mas ele não tinha clareza de como
realmente era o seu rosto o seu corpo
então a gente precisa ser como Thiago
diz aquele que ouve e coloca essas
coisas em prática bom a gente tem os CCO
minutinhos finais Só para tentar eh
responder aqui algumas perguntas
ah falando em pobreza da igreja na época
com cristãos pobres e quase Miseráveis
Como podemos olhar a as igrejas
abastadas e com os péssimos exemplos de
líderes eu acredito luí que de fato essa
é uma questão relevante e é um
testemunho muito eh lamentável que a
gente passa pro resto do mundo o que
significa ser discípulo de Jesus eh eu
me incomodo muito com essa situação
também eu talvez até esteja no espectro
daqueles mais críticos em relação à
forma como as lideranças cristãs
deveriam se portar com seus bens
eh porque eu acredito que independente
daquilo que você pode ter todos nós
temos um compromisso com o que nós
devemos fazer com o que temos com que
tipo de padrão de vida a gente leva
sabendo da necessidade de várias igrejas
de Jerusalém que existem espalhadas pelo
mundo todo aquilo que era a condição
específica da igreja em Jerusalém no
século ieo é a condição de boa parte das
igrejas cristãs espalhadas pelo mundo
hoje então eu acredito que é lamentável
que isso exista e mais do que lamentável
a gente precisa ter convicção de que
isso é um atraso a nossa missão isso
testemunha para o mundo que boa parte
daqueles que se dizem cristãos não tem
nenhum compromisso com aquilo que a
gente tá tratando aqui na carta de Tiago
né não sei se o status gostaria de
comentar aí também Ah não você você
falou muito bem porque aquilo que Paulo
nos Paul Tiago nos mostrou aqui é isso
nós precisamos somos o exemplo
eh da vida né não mais da não tanto como
disse não só da palavra mas aquilo que
eu falo devo eu cumprir na min vida
primo né isso que isso é a prática na
minha vida que pode seguir é qualquer
pessoa que ama Cristo e quer seguir é na
igreja Cristo e servir nas pessoas isso
é um exemplo que nós precisamos hoje e
ter muito cuidado como nós podemos lidar
cada uma pessoa não S líder mas cada um
e irmão que vive dentro na igreja ser
exemplo primeiro na família depois ser
noos seus ao lado próximos agora isso é
um problema que nós precisamos muito é
Um Desafio isso né Eu acho que vai ser
relevante as próximas conversas aqui
sobre esse curso que a gente vai falar
bastante sobre a questão do pobre sobre
a relação entre rico e pobre na carta de
Thiago a gente vai ter a oportunidade
Luiz de desenvolver bastante esse tema
eh construir igrejas é fazer a obra de
Deus hoje em dia olha
eh a gente não sabe o nome do sujeito
mas o usuário é o homem do Norte
Ah eu acredito que
sim e não eu acredito que parte daquilo
que é a nossa missão é constituir
comunidades de fé se por construir
igrejas você se refere a um salão de
reunião então não salões de reunião não
vão fazer diferença
enquanto missão que nós temos eles são
meios são
eh possibilidades
são estruturas necessárias pra gente
desenvolver aquilo que é fundamental sim
isso eu acho que faz parte Mas começar
novas comunidades de fé em contextos
onde o evangelho ainda não é aquilo que
é compreendido com clareza por parte das
pessoas em contextos em que o evangelho
ainda não chegou com força mas mesmo em
cidades como São Paulo você tem um
grande número de igrejas mas você tem eh
um número enorme de pessoas que nunca
tiveram um contato verdadeiro com o
evangelho eu acredito que construir
comunidades plantar comunidades que
sejam comprometidas com o reino fazem
sim parte da obra de Deus e se para isso
a gente precisa de estrutura a gente
precisa de prédio a gente precisa de
investimento financeiro a gente precisa
de energia para fazer isso acontecer com
certeza que não dá para criar uma
equivalência exclusiva né construir um
prédio é a mesma coisa que expandi o
reino de Deus as coisas não funcionam
assim não sei se o status gostaria
também de falar muito bem tá bom bom a
gente conclui aqui a nossa aula de hoje
tratando de Thiago um e esse é o
primeiro encontro que a gente vai ter
ainda aí ao longo a de seis encontros no
total se eu não tiver enganado que é um
para cada capítulo de Tiago contando com
o de hoje e uma aula especial que é a
próxima que a gente vai tratar do tema
dos pobres ou quem são os pobres qual er
a realidade dessas pessoas a no contexto
da Igreja Primitiva então vocês são
convidados para continuar com a gente
nas próximas semanas e também para
participar amanhã no curso de história
da igreja e também das programações dos
conteúdos que você já conhece aqui do
nosso canal a gente tem celebração onine
no domingo e todos então são nossos
convidados para esse momento especial
obrigado para todo mundo um abraço e boa
noite aí do stats também boa noite Boa
noite a todos muito obrigado Aquila e
vamos paraa frente
né

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