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Diferença do sermão dedutivo e indutivo

Diferença do sermão dedutivo e indutivo

Diferença do sermão dedutivo e indutivo

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Legendas automáticas:

Olá você tá você está no canal exposição
bíblica eu sou Michel Augusto sou pastor
da Igreja Batista reformada de Brasília
desde 2001 e dirijo o projeto exposição
bíblica que é um projeto de treinamento
de pregadores com eh vários trabalhos
presenciais nós estamos na nossa sétima
conferência e uma rede de treinamentos
online academi doex positor pcom.br a
nossa plataforma
principal vamos lá e certa feita me
pediram para
diferenciar o sermão dedutivo do sermão
indutivo pois bem se inscreva no canal
deixe um like no vídeo divulgue pros
seus amigos tá bom vamos lá então
ah a melhor definição que eu encontrei
para sermão dedutivo e sermão indutivo
foi com Adrian bowers ele escreveu o
livro A Jornada da pregação vamos lá eu
até fiz um vídeoo eh sobre o Dr Adrian
eh no canal o Dr Adrian está conosco aí
na academia do expositor nós temos a
alegria de tê-lo conosco aqui vamos lá a
melhor definição que eu encontrei foi
nesse livro dele o sermão dedutivo ele
faz parte de uma estrutura
moderna chamada também de sermão
tradicional nessa estrutura moderna do
sermão tradicional
que a gente trabalha muito na pregação
expositiva
dedutiva os
pontos
argumentativos provam a tese que
geralmente é desenvolvida num tema ou
ideia central ou proposição certo vamos
lá agora nós temos o sermão indutivo no
sermão indutivo que faz parte de uma
estrutura
pós-moderna que tá muito ligada à Nova
homilética não somente né o pregador Não
convence os ouvintes com pontos de
argumentação para provar uma tese mas
ele Convida os ouvintes a enfrentarem
uma jornada onde essa tese é descoberta
pelo próprio ouvinte que aplica a sua
vida pois bem Dr Adrian ele não faz
parte da da de escolas de Nova
homilética que estão associadas a
leituras ideol
pós-modernas eh ligadas às novas
hermenêuticas não como eu falei no outro
vídeo aqui com vocês Dr ADR ele usa Ele
defende uma estrutura de indução mas
dentro de um contexto de hermenêutica
tradicional é diferente seja a busca da
intenção do autor do texto está sempre
presente eh no processo do sermão
indutivo que e o Adrian defende né então
a gente tem que tomar um certo cuidado
por algumas escolas da nova homilética
que tem que bebem muitas fontes das
novas hermenêuticas
eh
acabam com o discurso da indução
induzindo os ouvintes a uma uma leitura
ideológica das escrituras que não é o
caso do Adrien bowers tá então é lógico
uma uma vez uma uma me perguntou mas e
aí a nova homilética não se encaixa
melhor com a reforma Porque a reforma
traz uma liberdade interpretativa né o
nós nós não somos os Papas da vez Nós
não somos donos do texto eu falei com
ele não você tem
razão mas e ter uma liberdade
interpretativa não significa dizer que
nós não possamos ter princípios
hermenêuticos da tradição
que vão nos auxiliar a uma leitura
Comunitária pelo contrário nós temos Sim
nós somos sim um sacerdócio Universal do
corpo de Cristo nós temos acesso às
escrituras a leitura não é condicionada
somente a uma interpretação do clero mas
mas
a a autoridade das escrituras e o livre
acesso às escrituras não significa dizer
que nós não possamos ter estruturas da
tradição para nos auxiliar no processo
interpretativo mesmo porque não há
neutralidade né não existe nenhuma
estrutura na história da igreja que seja
neutra na interpretação então o cuidado
que a gente tem que ter é bom eu quero
eu quero usar uma estrutura indutiva
muito bem mas dentro dessa estrutura
indutiva trabalhe um processo her mtico
tradicional né eu defendo a busca da
intenção do autor do texto porque
certamente se você
abrir mão disso você vai cair num
relativismo no subjetivismo que
certamente vai desonrar a autoridade a
inerrância a inspiração e a suficiência
das escrituras no processo
interpretativo Tá bom então é pode o
método indutivo pode ser usado na
pregação pode
né claro que pode agora considere essas
essas essas essas observações que eu
trouxe para vocês tá bom bom espero
poder ter esclarecido a sua dúvida e eu
contei com a ajuda do Adrian B nesse
processo mas para ler o Adrian B você
precisa tomar um Cuidado para você não
fazer juízos errados n porque embora el
vale muito a indução ele não faz parte
de escolas
ideológicas ligadas às novas
hermenêuticas que influenciam algumas
escolas da da nova homilética americana
tá cuidado Adrian Bas é um cara sério
eh é um cara firme na doutrina e eu li e
conheço um pouco a distância o trabalho
dele um abraço para vocês tchau tchau

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