Juízo final – Edson Nunes – Salmos EN 297
23/10/2024Juízo final – Edson Nunes – Salmos EN 297
Juízo final – sem hebraico
Reflexões 297/366
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⛪Teatro UOL
Terraço do Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618.
Estacionamento conveniado fica na Rua Albuquerque Lins, 1268 (funcionamento das 6h-21h). O carimbo, para validar o desconto, estará disponível na entrada do teatro.
Horário: Sábado às 11:00 e as 12:00
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Exibido em 23/10/2024
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Fonte: Edson Nunes
Legendas automáticas:
Salmo 110 do verso 1 até o verso 4 a gente lê assim o senhor disse ao meu senhor senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos o estrado para os teus pés o senhor estenderá o cetro do teu poder desde Sião e dominará sobre os teus inimigos quando convocar as tuas Tropas e o teu povo se apresentará voluntariamente trajando vestes santas desde o romper da vorada os teus jovens virão como orvalho o senhor jurou e não se arrependerá tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de meu nedec bom poemas em que as divindades fazem promessas e aparecem coroando os reis eram comuns na antiguidade e na Mesopotâmia também e salmos dessa natureza Salmos reais em que Deus coroa o rei em que Deus Aparece ao lado do rei também são comuns na Bíblia Hebraica e na verdade essa linguagem aqui do verso um do verso do é uma linguagem que lembra muito Salmo 2 em que Deus também aparece coroando um rei especial e a gente já falou sobre isso lá no início da nossa jornada Então esse é um linguajar comum é um linguajar recorrente de enaltecimento do Rei através dessa promessa ou dessa certeza de que Deus está com ele e de que Deus deu para ele o cetro para que ele possa dominar sobre os inimigos o que não é comum é justamente a a ideia do dócio tá associado o verso 4 é realmente a coisa mais complexa e isso Por quê quando a gente estuda Êxodo e Levítico a gente lembra que Foi estabelecido uma espécie de sacerdócio específico Êxodo e Levítico vão determinar que no templo no santuário quem vai atuar como sacerdotes são os Levitas e quem vai atuar no serviço mesmo do Santuário lá dentro oferecendo sacrifícios e tal são os descendentes de Arão então nem nenhum dos Reis eh obedece essa lógica porque não eram descendentes dos Levitas por exemplo Saul era benjamita Davi da tribo de Judá portanto nenhum desses Reis obedece Essa ordem bíblica de serem descendentes de Levi para exercerem eh o seu sacerdócio mas é também interessante porque quando o sacerdócio Levítico ele é instituído ele é instituído na ideia de que todo primogênito de todos os lares deveria ter essa função sacerdotal Mas seria resgatado pagando uma taxa Os Levitas então serviriam portanto há ideia de que primogênito poderia servir no santuário Além disso quando a gente lê a narrativa dos livros de Samuel de Reis há também uma espécie de pintura ou como um amigo gosta de fará um cheiro de que a ideia de reinado e sacerdócio não flui bem a gente vê por exemplo Saul quando ele resolve oferecer sacrifícios ele é condenado por Samuel também é pintado de uma maneira negativa quando Davi aparece servindo e trabalhando como como rei ou como sacerdote né tentando unir as duas figuras então há essa ideia meio complexa de que rei e sacerdote não podem estar na mesma figura o que é muito interessante é que os essênios um grupo judaico eh da época do segundo templo interpreta o Salmo 110 dizendo que haveria uma figura uma figura que viria no final dos tempos que seria ao mesmo tempo rei e sacerdote e que essa figura traria o Juízo Final então a tradição Judaica já anterior a Jesus indica que haveria essa figura reunida em uma só pessoa rei e sacerdote e quando ele viesse ele traria juízo final [Música]