Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Fórum: Qual a diferença entre a doutrina social da igreja e o assistencialismo?

Fórum: Qual a diferença entre a doutrina social da igreja e o assistencialismo?


Fonte: Missão na Íntegra

Legendas automáticas:

essa pergunta qual a diferença entre a
doutrina social da igreja e o
assistencialismo lembra que estamos
construindo
nem os conceitos agora bom dia brasil
faz a diferença social da igreja
existencialismo é que a igreja não tem
doutrina social quem tem dança social
são os romanos os protestantes entender
o drama social não os portugueses
ficaram o tempo todo assistindo e se
abriga até que surgiu a teologia do
museu integral do mar da teologia da
libertação do outro e lá na europa os
calvinistas da união cristã cristã
reformada da holanda criaram a tese da
gama cosmovisão que está mas assim nunca
teve uma uma teologia desenvolvida com
essa em fazer social e central
a fé evangélica é sempre foi muito
intimista e sempre voltada a salvação
pessoal desde o que tite mudou século 17
com o jacó spengler quando ele escreveu
ap é de ideia e lhe deu um tom intimista
para a fé evangélica que é a salvação
pessoal ea fé evangélica perseguiu esse
tom a vida toda sempre na perspectiva de
que o homem mutti o homem era
transformado a sociedade seria
transformada com ele era muito comum a
lógica do conserta o homem que você
conserta o mundo e não tinha uma visão
estrutural muito forte não na no século
19 você tem nos estados unidos o
fenômeno do evangelho social que é na
verdade
há uma ênfase na ação social da igreja
mas é o evangelho social contra a
pregação pessoal então tem aquela briga
homérica nos estados unidos que vai
espirrar aqui no brasil em todos os
lugares onde os americanos chegaram
trazendo a mensagem do evangelho
inclusive eu me lembro de uma uma
musiquinha que nós cantávamos na na
igreja que dizia w velho evangelho w
velho evangelho que ele é bom também
para mim e era só isso se foi bom para o
meu pai ele é bom também para mim ainda
mais velho o evangelho que é bom também
para mim é esse foi banco o alvo é bom
também pra mim dá-me o velho evangelho
que é bom também para mim
e qual era o velho evangelho velho
evangelho intimista cada pessoa se
converte conserta o ser humano se
conserta o mundo ea contra partida era o
evangelho social que dizia que o papel
da igreja era fazer boas obras e aí
rachou achou a agente só foi voltar essa
questão de fato de direito é no século
20 com essas tecnologias que eu citei
que nascer uma américa latina que era
uma teologia da missão integral e da
libertação é então os evangélicos não
chegaram a desenvolver uma doutrina
social porque há a primeira tentativa
mesmo
é foi racha dentro da igreja no século
19 os calvinistas da europa da igreja da
reforma franco suíça
eles fizeram uma um projeto que é
conhecido hoje como cosme visão cristã
que não é exatamente uma doutrina social
na acepção do termo que está sendo
colocado aqui era uma doutrina política
era ainda é uma doutrina de tomada do
estado para a construção de uma
sociedade cristã e os puritanos no
século 17 fizeram a revolução deles a
partir da da reforma da reforma inglesa
de de westminster que tinha um viés
determinista também de uma sociedade
eminentemente cristã mas você não pode
chamar essas coisas de doutrina social
na verdade a revolução puritana assim
como a revolução da cosmovisão cristã na
na europa nos países baixos eram
doutrinas políticas não necessariamente
a doutrina social a construção do bem
comum da equidade e de zero
quem vem aqui começa a desenvolver isso
dentro do protestantismo por incrível
que possa parecer é teologia da missão
integral que começa a falar sobre
justiça do tendo como justiça a ênfase
na misericórdia em busca da equidade
então a não é assistencialista
assistencialismo na igreja sempre teve a
igreja
mesmo que nos seus piores momentos foi
filantrópica isso sempre houve na igreja
evangélica filantropia fazer o bem
os luteranos tinham muito disso de
organizar o trabalho para abençoar todo
mundo etc mais a a doutrina que surge na
teologia da missão integral não é nem um
pouco assistencialista é pelo contrário
busca pela equidade então uma busca pela
justiça de justiça é onde busca pelo
justiça significa buscar a prática da
misericórdia de modo a alcançar a
equidade e ela não é assistencialista é
pelas mães emancipação do ser humano
pela profissionalização do ser humano
pela capacitação do ser humano para
produzir a sua própria seu próprio
sustento
mais uma perspectiva de empreendedorismo
social e não de empreendedorismo pessoal
não é pro cara desejar ser rico mas pro
cara desejar que a comunidade dele
encontre saída econômica e cultural e
social
a isso tudo que ela explicou não vou
repetir exatamente queria dizer mas como
ele já diz a doutrina social
ela só não sei se discorda o faz coro
mas aparece com a doutrina social da
igreja ela vem desde da da patrística um
pouco antes da juíza patrícia já começa
a desenvolver uma doutrina social da
igreja que vai cuidar principalmente de
um tema que está em voga de novo e
principalmente no brasil de bastante
relevância é e discussão que é o espaço
público ea religião o espaço público ea
igreja como a igreja se comporta é no
espaço público então a doutrina social
da igreja é elaborada desde os
primórdios na reforma
ela vai trabalhar principalmente calvino
de lembra essa questão por exemplo dos
juros ao compêndio da doutrina social da
igreja católica romana um livro coração
que ele vai entrar tratando por exemplo
a questão de juros com os comportar com
juros
isso aí tá dentro da doutrina social a
questão da habitação entra dentro do
compêndio da doutrina social da igreja o
próprio é calvino vai dizer isso os seus
escritos sobre juros por exemplo o
empréstimo a juros se pode cobrar se não
pode cobrar isso tudo entra dentro da
doutrina social da igreja mais abordando
questões teológicas ligadas
principalmente na relação para com o
estado
não é como se comportar perante o estado
que é o conflito uma atenção que nós
temos até hoje
hoare citou a confissão do ex ministro e
na própria condição de 2006 você vai ter
também trechos tratando dessa relação da
igreja para com o estado entrando dentro
é pelo menos dentro da teologia católica
romana desde a doutrina social da igreja
e também essa questão de solidariedade
também eu penso que não é nada novo no
sentido de que desde o livro de atos dos
apóstolos
você vai perceber a solidariedade se
manifestando através da efusão do
espírito santo e no capítulo 2 onde eles
comiam juntos é repartir o pão e dizer
que eu acho que é só a solidariedade
humana a solidariedade aqui abrangendo
lato sensu da raça humana
então é a vivência dessa solidariedade e
essa tensão entre doutrina social
solidariedade é assistencialismo ela até
hoje é
é tem voto é o assunto do dia é a pauta
da reunião não se fosse perguntar pra
cada um aqui quantas vezes já teve que
explicar que não era comunista o que não
é assistencialista ou que não é liberal
ou que não é isso aquilo outro porque é
uma confusão muito grande uma celeuma né
pois a pergunta ela cai bem aqui o
paraíso a doutrina é um estrangeiro o
que vocês estão pensando exatamente
então daí que o ari colocou muito bem
com a missão integral tentando também um
dos meios pra trabalhar essa questão da
solidariedade eu podia acontecer a
palavra que a solidariedade
ela entra na doutrina e faz parte da
doutrina da igreja ela não é
assistencialista no sentido de vinha
conversando com o irmão o emanuel que
está por aí fã sobre isso não é da casa
para alguém ele vai muitas vezes por
essa casa vai estourar
ele dizia neném cachaça é isso mas é
promover essa solidariedade humana onde
estava conversando em um projeto um
sonho do cap leite é em termos de uma
empresa que não vise é o lucro mas vise
a solidaridade repartir com um uma
igreja uma sociedade que vise o bem ea
doutrina social da igreja passa por isso
uma das coisas a relação estado
sociedade e ainda na doutrina social da
igreja dsi a construção responsável da
igreja da sociedade
a igreja ela tempo
a um dos seus deveres vamos dizer assim
a construção responsável da sociedade
que eu acho que é a beleza tão depressa
a missão integral outros momentos na
igreja talvez tenham falado sobre isso
eu não penso que nós estamos inventando
a roda mais trabalhar essa construção
responsável da igreja nesse sentido eu
acho que encaixa do trans oficial
quando nós olhamos e falava do pólo
capeletti em termos dele uma empresa
responsável na sociedade coisa paulo
junho de um irmão consultor que está com
uma empresa responsável também de cada
um mesmo ou determinado tempo constrói
uma casa profuncionário onde que no
canteiro de obras ontem mais entulho
esse dinheiro é revertido para o lucro
social
o próprio carlos arini comissão mundial
nem rio estão trabalhando nesse sentido
uma construção responsável da sociedade
que eu acho que é diferente de
assistencialismo
quando se trata de social
assistencialismo
acho que tem sempre um início
porém eu não acredito que se a pessoa é
se converte ela não só se converte a
cristo
mas ele se converte a sociedade
então nós temos que nos converter a
outra sempre né
e se a gente for pensar em justiça
social nós temos que pensar que a
injustiça é tirar a vida do outro para
poder viver então sim injustiça tirar a
vida do outro
quando eu me converta eu tenho que dar
vida ao outro então isso é o que jesus
fez jesus ele diz que é se a pessoa tem
fome
ela tem que comer só tem cd ela tem que
beber ela está nua ela tem que vestir
agora porque é porque nós somos mais
bonitinhos e nós vamos fazer não é
porque eles têm fome porque eles têm
sede que estão no então é uma prática do
cristão convertido né porque paulo
também disse que existe cristãos carnais
e cristãos espirituais então a gente não
pode eliminar ninguém mas aquele que
entendeu o jesus de nazaré
ele vai lutar pela vida e não tem uma
doutrina melhor na palavra de deus do
que o homem lutar pela vida de um outro
ser humano
então o social em si é você perceber que
o outro tem o mesmo valor do que você
porque se você não perceber que o outro
tem valor como você deixou de ser social
então eu acredito mais na fraternidade
que seria um veio do do social que isso
faz com que nós somos irmãos e joão vai
dizer da seguinte famosa se o teu irmão
que tem necessidade e até você e você
tem o recurso desse mundo e você
encolher os seus braços
pode o amor de deus estar nele então
justiça é dar a vida o outro e dando a
vida ao outro eu tô permitindo que ele
viva socialmente e essa é a a a vida de
jesus dá voz a quem não tem né é trazer
para perto aqueles que que ninguém
queria na sociedade e se fazer marginal
com os marginais que toda a população
marginal do tempo de jesus em jerusalém
ele trouxe para perto porque ele traz
para perto porque ele quer mostrar que
são gente também
então se nós lutarmos
pela vida do outro assim como nós
lutamos pela nossa vida
eu acho que isso já vai fazer uma grande
diferença entre o assistencialismo e
doutrina social porque a vida ela vale
mais do que qualquer instrumento ou de
qualquer elemento que a gente pode
conquistar
então se não existe doutrina social
existe um desejo de que deus é o desejo
de deus que todos vivam então ser
antissocial é ser anti a pessoa que nós
não queremos que ela viva e isso é um
problema imperialista
quando eu vivo você não vive isso é
imperialismo e também é mercadológico
porque o mercado não está interessado em
sociedade não está interessado no social
o mercado está interessado no lucro e se
está interessado no lucro a vida já era
né
ontem mesmo nós estávamos conversando e
oferece quanto tempo um cara que
trabalha numa empresa de automobilística
tem que trabalhar para ter um carro
isso é alienante porque é porque ele
trabalha trabalha trabalha e não
consegue ter o carro que a empresa
produz através dele isso não é social
isso é mercado social é quando eu não
tiro a vida sua eu dou vida pra você no
mercado eu tiro a sua vida para poder
viver então a diferença do mercado para
o social é entre os cristãos deveria não
eu vou lutar pela vida do outro e não
pela minha vida
e aí a gente destitui toda uma
tecnologia se nós formos pensar na
fraternidade citou um cinto é meu irmão
a sua necessidade faz parte da minha
vida e eu tenho que lutar por você
o problema é que a gente acha que nós
somos irmãos só de
de espiritual mas a genealogia de jesus
hoje nela dia de deus quando ele fala
que deus deu autoridade pra gente ser
filhos dele é que ele gostaria que nós
vivemos uma grande fraternidade aonde
não haveria necessidade sequer
então quando o espírito santo vem a
primeira coisa que faz pode até falar em
línguas pode até profetizar mas se não
tiver comida na mesa
parece que não é o espírito santo porque
não havia nenhum necessitado sequer
e essa é a denúncia que deus faz em
isaías é a denúncia que deus faz no novo
testamento daqueles que não abriram o
coração para o outro então a
fraternidade é o início de uma doutrina
que pode elevar a gente é um trabalho
mas de equidade e de vida
se não tem devemos criar
eu sou pastor 25 anos este ano completa
bodas de prata 23 anos na mesma igreja
mais da metade do meu ministério eu
freqüentava eventos como esse
querendo saber como é que eu poderia
transformar o ministério do ministério
mais relevante
eu ouvia eu vi a gente como esses caras
aqui há um grande teólogo biton
professor do mackenzie
a fala que depois que eu falar o
silêncio ninguém consegue falar merda e
bonito
tal ouvir ariovaldo ramos falando pode
perguntar qualquer coisa por aí que ele
responde vai com a história lá em 1812
ele passa pela inglaterra pela austrália
ele sabe o cara sabe tudo mas não
guardou maluco então é eu via eu via os
meus poderes falando que o pastorzinho
falei meu deus eu nunca vou chegar nisso
aí estou perdido
eu sou muito incompetente para o negócio
é verdade
todos somos na verdade é da então eu eu
quando havia pré congresso por isso vou
falar na perspectiva prática da igreja
local
eu ficava sentado aí polegar o cara essa
história bacana dessa mas como é que o
comércio na igreja local mesmo que eu
faço como é que eu faça para funcionar e
era pânico porque a questão da prática
da igreja local era quase quase zero
toda vez que eu que eu agora que a coisa
funciona mesmo eu sendo competente pra
isso todo o congresso que eu passo o
tempo trazer um pouco da prática da
igreja local principalmente participar é
participar é partindo do do início
porque o início é complicado quando o
que a gente começa se você está aqui
você está insatisfeito com alguma coisa
no seu ministério e ou está querendo
melhorar aquilo que você tem com
satisfeito como que começa como é que
faz isso
como é que inicia se o processo como é
que como é que é isso bom
deixa eu falar para você como é que como
é que aconteceu comigo bem rapidinho eu
eu venho de uma igreja reformada minha
formação é de uma igreja informada de
uma teologia contemplativa e voltada
para uma instituição sempre voltada para
a instituição
o homem não é o fim ao meio ele é o meio
para se alcançar o bem da instituição
só que nada disso é admitido nunca é é
não é uma verdade a absorvida como tal
mas ela é a experiência do contexto
factual bom nunca coube dentro da
instituição não dava para servir paredes
nem cnpj sempre li o evangelho como
sendo a o homem igual amar o que deus
ama gente então a pra gente começar a
fazer um trabalho relevante na igreja
local eu tive que fazer uma releitura do
evangelho da teologia que ensinar a e
duas coisas foram primordiais
fala-se de amor entre nós de mais do que
em qualquer outro canto do planeta lugar
num mundo onde se fale mais de amor do
que a igreja mas não é o lugar onde se
pratica amor em maior consistência no
planeta
tanto que a gente pode chamar todo mundo
diz irmão e não pode chamar quase
ninguém de amigo na igreja
se alguém com doença como é que eu posso
irmão ser amigo é complicado
então a minha experiência é do
assistencialismo com a doutrina o
assistencialismo assistência vem de
assistência assistência é como se a
gente achasse nesse estado e 11º socorro
vamos impedir sujeito de morrer vamos
dar o que eles só para hoje
o irã é o que é um sufixo a aac com a
nota fenômeno
bom a assistência é vamos impedir a
morte sobreviveu se eu continuar no
assistencialismo eu transformo essa
assistência fenômeno e ele já não está
mais com a necessidade e dificuldade de
morte o perigo de morte continua sendo
assistido o primeiro socorro quando
repetido muitas vezes deixou de ser
primeiro pode viciar o sujeito está no
parasita
o problema do assistencialismo é que a
gente dar o que o sujeito não precisa
mais da porque precisou lá atrás a gente
no trabalho o sujeito por agora se
autossustentar como disse um primeiro
presidente estados unidos e ramos
fazendo pelos outros que eles devem
fazer por si mesmos
o assistencialismo faz isso então a aaa
na releitura do que eu entendo como o
evangelho
eu entendi duas coisas primeiro sobre o
amor o amor não é um sentimento que a
gente sente reduzir o amor é um
sentimento é o reducionismo grande o
amor
a entidade que nós adoramos deus é amor
então nós quando falamos de amor nós
estamos falando de deus
quando eu sirvo meu semelhante por amor
eu estou servindo não só o pão que ele
precisa para hoje mas estou
compartilhando deus que impulsionou até
ele é muito mais do que isso não
compartilhar não
assistir é perder oportunidade de fazer
o maior é o génio de todos é reduzir a
missão da igreja há quase nada
então o amor é muito mais do que um
sentimento o amor entidade da nossa
oração e quando a gente descobre que a
gente adora que é deus que é amor o amor
que deus nós então fazemos uma releitura
de dodô alvo dessa dessa desse deus que
é o próximo vai thiago diz lá que a
religião pura e imaculada diante é do
nosso deus e pai é esta visitar os
órfãos viúvas das aflições e guardar
sendo do mundo
bom se deus o amor é ver a religião pura
e imaculada diante dele é o necessitado
então se o amor é o que eu adoro minha
religião é o outro
minha religião é meu semelhante então na
minha concepção eu só vi espiritualidade
quando eu amo na perspectiva de que o
amor é é um ser que me habituei adoro e
o meu próximo da minha religião então
não existe na minha concepção evangelho
que em um lar deus
teoricamente o nome una ao meu
semelhante
não existe evangelho que me una ao meu
semelhante filantropicamente mas não me
propõem a transcendência no meu deus
o evangelho é é ele tem o formato da
cruz literalmente me une ao adeus na sua
vez qualidade e ao meu próximo da minha
horizontalidade bom a gente não aprende
isso seminário gente não ouve isso nos
públicos da igreja
a gente aprende que se converter é
resolver o seu próprio problema nele e
depois tornar-se membro de uma
instituição e ser um cooperador no
sustento dela e aí nós fazemos isso
nossos tempos estão todos lotados cheios
mas a despeito dessa gente que enche o
templo a gente vê um tempo cheio de
gente vazia porque acha que se
locupletou em deus
pensando que em deus achou uma fonte de
realização de desejos quando na verdade
quando a gente se encontra com deus como
dizia que a gente encontra na verdade
uma missão
não adianta ser lo completo e não ser
canal de deus para locupletar alguém
descer parasitismo disfarçado de
comunhão
então nós precisamos fazer releituras
bom e nós fomos para a prática da igreja
local a ensinar isso a igreja
eu tive que rever o tipo de serviço que
a igreja batista betânia pregava por
exemplo nós éramos uma igreja de 300
membros isso há dez anos atrás 15 anos
atrás não chega a isso e nós
arrecadarmos três toneladas de alimentos
por mês
era um fenômeno e distribuímos da
comunidade dentro da qual a gente está o
perto da qual a gente está até que
descobriu que tinha gente vendendo cesta
básica para comprar cocaína
tinha gente vendendo cesta básica para
sustentar o serviço
eu descobri que fazendo bem
eu estava sustentando visto muita gente
porque porque eu estava fazendo bem de
forma errada dando a alguém o que ele
não precisava
bom aí nós fãs é com ela na igreja
violenta no meu tempo acabou já volto a
falar sobre o nosso caso
eu tive que cancelar a cesta básica que
era distribuída pelos velhos da igreja
há há há séculos né e parar a cesta
básica é foi quase que ser linchado
pelos velhos da igreja pastor ramos
velhos da igreja o pastor não gosta mais
da gente a gente faz isso há 30 anos a
igreja tem 50 né
a gente faz isso não sei quantos anos ea
gente foi tentado mudar a mentalidade da
igreja para que a gente pudesse prestar
à comunidade um serviço que fosse
necessário
mesmo sob sequela eu cancelo projeto ea
gente então pega os poucos profissionais
que a igreja tinha mapeamos a comunidade
fizemos que nosso senhor se chama marco
zero
visitamos cada lar fizemos um mapeamento
de quantas mães solteiras quantos é a
paz presos quantas crianças de idade tal
quando o desempregado carlos
de quê de creche e escola de médio e nós
fizemos um mapeamento perfeito
e aí nós começamos o trabalho da igreja
em cima da necessidade da comunidade de
nós estamos plantados a gente não fazia
é não fez mais do que a gente fazia
antigamente a gente distribuir cesta
básica só por questão de desenterrar de
consensos para dizer que está fazendo
alguma coisa a gente nem sabe se a
pessoa está recebendo precisa de fato
liberdade a quem precisa
precise ea que não preciso então a gente
começou do zero então de repente está
aqui como é que eu posso fazer
cara estude a tua comunidade a rua da
sua igreja a necessidade do teu bairro e
propõe a ser a resposta para isso
uma coisa de cada vez não precisa dar
chute pra todos os lados atirando para
todos os lados não uma coisa de cada vez
e quando a gente faz uma coisa
excelentemente deus ajudando outras
coisas pra gente fazer porque ele já viu
que nós podemos crescer e tem potencial
tão bem devagarinho a coisa passa do
assistencialismo para a assistência dar
a o que se precisa responder à pergunta
que se faz
acho que uma das coisas melhores que a
gente faz aqui missão na índia é uma
revisão de conceito e eu sempre tenho
irmão sabe eu quero refletir mais um
aspecto subjetivo que eu acho que é aí
que a coisa tá pegando na raiz é o que a
gente tem dito aquilo que a gente está
falando é e eu só queria levantar essa
questão de doutrina e smo como é que a
gente coloca isso é uma frase eu acho
que é porque a gente como igreja colocou
essa mesma frase nós temos a doutrina do
cristianismo e essas coisas são
antagônicas a doutrina não era produzir
uma regulação de práticas a doutrina
para fundamentar uma cultura e aí nós
temos ano o aspecto doutrinário para
fazer uma regulação de práticas e não
pra salvar o entendimento formando uma
cultura às práticas serão naturalmente
determinadas reguladas na medida em que
a cultura foi essa
então a doutrina fundamentação
brown e não regulação de comportamento
ea regulação de comportamento ela é
caracterizada pelo smo o smo que é o
exame é uma teoria não é uma doutrina o
islã é uma tendência é um sistema e um
sistema uma tendência uma teoria não tem
a ver com o outro e doutrina exatamente
para libertar o homem das suas
tendências o jejum passar a não viver
mais de tendências são paulo diz gente
vê uma boa fundamentação doutrinário
nós não seremos mais tendentes a
qualquer vento de doutrina
então deus na doutrina dos apóstolos era
pra que gerar um fundamento tão
consistente que a gente deixasse ser
tendencioso e então a igreja não pode
ser dependente ela viver na tendência
que se ela for viver a tendência vai
viver contingência ela vai ser orientada
pela necessidade
então não posso ser orientado pela
necessidade então a necessidade eu não
possa me olhar para a comunidade ea
necessidade da comunidade me motivar
não eu não sou motivado pela necessidade
quando eu sou motivado pela necessidade
meu deus é o ventre
então falta relação à bíblia diz que o
homem fez do seu vento seu deus
então por isso que a gente transformou
fé cristã em cristianismo hora que ele
transformou a fé cristã em cristianismo
criando uma tendência então é criar um
sistema de práticas cristiane cas que
nada tem a ver com a nossa fé cristã
então não estão procurando por exemplo
pastor da igreja a igreja que se de
pastor da igreja tem pastorais pastor da
igreja cristo a igreja é a comunidade é
é a congregação dos pastores da
comunidade
então jesus olhou pra cidade falou a
cidade não tem um pastor
a igreja tem pastor então a gente forma
pastor da igreja isso é cristianismo
sendo que a igreja deveria ser formada
para pastorear a cidade e se a fé cristã
então a cidade tem problema de pastorado
por quê
já pastoreia si própria e forma pastores
para posterior a quem não se de um
pastor
a palavra diz que o advento do espírito
santo é que ele mesmo ensinaria cada um
as verdades do reino desaba ninguém
ficar ensinando outro então a
congregação a reunião da igreja para que
a gente fosse a man na vida um do outro
então carlinda tendo uma revelação eu
sou a mãe na vida dele eu sou a tx
indicação daquilo que de fato procede de
deus e isso encoraja a aplicar isso lá
na comunidade então não estaremos
devolvendo as pessoas à comunidade em
condições de pastorear a cidade nos seus
vários desafios
então a igreja estaria apta a ser a cura
para qualquer doença porque ela é a
comunidade de pastores estão vivendo uma
crise vocacional
a igreja está vivendo uma crise
vocacional consequentemente havendo uma
crise ministério
paulo diz a igreja tem uma crise vocação
eu admiro a fé de vocês admiro amor a
forma como se tratam uns aos outros mas
está faltando revelação a respeito da
sua vocação então vou orar para que deus
te dê sabedoria de natal para que se
entenda de fato com a sua vocação na
medida em que a igreja está vivendo essa
crise vocacional porque ela ela criou um
ismo ela disse que ela é apenas uma
tendência como se a pessoa lá e não
estão pregando uma coisa tendente a hora
que a gente prega o islã a gente faz
proselitismo
então hoje a nossa forma de
evangelização é proselitismo
ela não é terapêutica a gente não
evangelizar produzindo uma terapia de
cura na cidade
a gente é evangelizar piorando as suas
patologias
o que a gente desloca o elemento de uma
situação
mas ele não foi transformado na cultura
por exemplo eu não sei se isto ficar
doida assim às vezes também então eu
falo quando foi uma mulher fala assim às
vezes vai deixar a gente é doido porque
eu por exemplo a gente chega num centro
de macumba total sete macumba
como é que a gente vai fazer bom
jornalismo lá a gente vai lá fazer
proselitismo a gente vai pegar o
príncipe daquele centro de macumba e
copta ele pedindo a nossa religião aí a
gente apresenta aqui como um troféu ele
fica na vitrina o tempo ea gente vai
doutrinando ele até que ele passe de
troféu a a ministra da eucaristia e aí
ele passa a celebrar também nosso escudo
mas por enquanto é um troféu que a gente
conquistou do outro então é uma coisa de
posse
então isso é proselitismo isso é tirar o
cara de uma tendência para a outra hora
o cara falando de macumba
a igreja tá lá tá tudo certo
ah ah ah tá tudo funcionando tem culto
tem agenda tem membresia e liturgia a
doutrina que é ruim então não tinha que
mexer lá desconstruindo a igreja do
carmo gente que vai ajudar ele é
corrigir doutrina porque se aquele cara
que já é um pastor lá absorver essa
doutrina corretas já está tudo
organizado e não tinha que mexer na
estrutura
pronto não é o único problema do cara
que a doutrina dele é ruim e ele a
doutrina dele é ruim porque não tem
ninguém solidário para ir lá e
compartilhar com ele a doutrina correta
mas a gente vai lá e mexe na estrutura
do cara bagunça de macumba aquilo já era
ruim com o líder certo a gente tira o
líder de lavar de uma competição de
poder e 2010 e piores do que não era
líder até então vão disputar o poder vai
baixar o nível da água com maria porque
agora vai baixar uns capeta ainda pior
oportunista e bagunçou a gente criou uma
instabilidade em vez de lá leva uma cura
aliás só tinha um problema lá lá só
tinha um problema doutrinário ignorância
falta de conhecimento de deus
a gente podia ter sido solidário com
aquela igreja lá e cooperando a correção
doutrinária
pronto pronto jesus cristo tudo certo
aprendia e ensinava ele conheceu deus
nele a gente vai falar o carinho que
falar
meu deus se te ajudar a se conhecer
melhor seu deus fazer um ajuste
doutrinário que significa melhor que
pensava mas não a gente vai lá e saqueia
rouba muda de uma tendência para a outra
e gera uma coisa incurável lá porque
agora vai ficar uma rixa lá aquele
terreno vai odiar jeito que nós roubamos
seu principal líder
e aí para restaurar essa relação só no
século seguinte entendeu então nós
estamos gerando este fez isso com a
áfrica a gente fez isso o oriente médio
há historicamente é isso que estou
fazendo
então eu acho que eu tenho que rever o
nosso conceito de doutrina porque acho
que é aí que a coisa tá pegando então a
doutrina doutrina é social
a doutrina é para a sociedade para que a
igreja tenha parâmetros balizamento para
saber como ela então a doutrina não é
pra regular o comportamento da igreja
não é doutrina da igreja para a igreja
da doutrina para que a igreja seja
orientada no trato com a sociedade é pra
que ela finalmente entenda com a sua
vocação e cumpra a sua vocação porque
não tem uma plataforma doutrinária
consistente