Qual a diferença entre a doutrina social da igreja e o assistencialismo?
11/02/2016Qual a diferença entre a doutrina social da igreja e o assistencialismo?
Fonte: Missão na Íntegra
Legendas automáticas:
essa pergunta qual a diferença entre a doutrina social da igreja e o assistencialismo lembra que estamos construindo nem os conceitos agora bom dia brasil faz a diferença social da igreja existencialismo é que a igreja não tem doutrina social quem tem dança social são os romanos os protestantes entender o drama social não os portugueses ficaram o tempo todo assistindo e se abriga até que surgiu a teologia do museu integral do mar da teologia da libertação do outro e lá na europa os calvinistas da união cristã cristã reformada da holanda criaram a tese da gama cosmovisão que está mas assim nunca teve uma uma teologia desenvolvida com essa em fazer social e central a fé evangélica é sempre foi muito intimista e sempre voltada a salvação pessoal desde o que tite mudou século 17 com o jacó spengler quando ele escreveu ap é de ideia e lhe deu um tom intimista para a fé evangélica que é a salvação pessoal ea fé evangélica perseguiu esse tom a vida toda sempre na perspectiva de que o homem mutti o homem era transformado a sociedade seria transformada com ele era muito comum a lógica do conserta o homem que você conserta o mundo e não tinha uma visão estrutural muito forte não na no século 19 você tem nos estados unidos o fenômeno do evangelho social que é na verdade há uma ênfase na ação social da igreja mas é o evangelho social contra a pregação pessoal então tem aquela briga homérica nos estados unidos que vai espirrar aqui no brasil em todos os lugares onde os americanos chegaram trazendo a mensagem do evangelho inclusive eu me lembro de uma uma musiquinha que nós cantávamos na na igreja que dizia w velho evangelho w velho evangelho que ele é bom também para mim e era só isso se foi bom para o meu pai ele é bom também para mim ainda mais velho o evangelho que é bom também para mim é esse foi banco o alvo é bom também pra mim dá-me o velho evangelho que é bom também para mim e qual era o velho evangelho velho evangelho intimista cada pessoa se converte conserta o ser humano se conserta o mundo ea contra partida era o evangelho social que dizia que o papel da igreja era fazer boas obras e aí rachou achou a agente só foi voltar essa questão de fato de direito é no século 20 com essas tecnologias que eu citei que nascer uma américa latina que era uma teologia da missão integral e da libertação é então os evangélicos não chegaram a desenvolver uma doutrina social porque há a primeira tentativa mesmo é foi racha dentro da igreja no século 19 os calvinistas da europa da igreja da reforma franco suíça eles fizeram uma um projeto que é conhecido hoje como cosme visão cristã que não é exatamente uma doutrina social na acepção do termo que está sendo colocado aqui era uma doutrina política era ainda é uma doutrina de tomada do estado para a construção de uma sociedade cristã e os puritanos no século 17 fizeram a revolução deles a partir da da reforma da reforma inglesa de de westminster que tinha um viés determinista também de uma sociedade eminentemente cristã mas você não pode chamar essas coisas de doutrina social na verdade a revolução puritana assim como a revolução da cosmovisão cristã na na europa nos países baixos eram doutrinas políticas não necessariamente a doutrina social a construção do bem comum da equidade e de zero quem vem aqui começa a desenvolver isso dentro do protestantismo por incrível que possa parecer é teologia da missão integral que começa a falar sobre justiça do tendo como justiça a ênfase na misericórdia em busca da equidade então a não é assistencialista assistencialismo na igreja sempre teve a igreja mesmo que nos seus piores momentos foi filantrópica isso sempre houve na igreja evangélica filantropia fazer o bem os luteranos tinham muito disso de organizar o trabalho para abençoar todo mundo etc mais a a doutrina que surge na teologia da missão integral não é nem um pouco assistencialista é pelo contrário busca pela equidade então uma busca pela justiça de justiça é onde busca pelo justiça significa buscar a prática da misericórdia de modo a alcançar a equidade e ela não é assistencialista é pelas mães emancipação do ser humano pela profissionalização do ser humano pela capacitação do ser humano para produzir a sua própria seu próprio sustento mais uma perspectiva de empreendedorismo social e não de empreendedorismo pessoal não é pro cara desejar ser rico mas pro cara desejar que a comunidade dele encontre saída econômica e cultural e social a isso tudo que ela explicou não vou repetir exatamente queria dizer mas como ele já diz a doutrina social ela só não sei se discorda o faz coro mas aparece com a doutrina social da igreja ela vem desde da da patrística um pouco antes da juíza patrícia já começa a desenvolver uma doutrina social da igreja que vai cuidar principalmente de um tema que está em voga de novo e principalmente no brasil de bastante relevância é e discussão que é o espaço público ea religião o espaço público ea igreja como a igreja se comporta é no espaço público então a doutrina social da igreja é elaborada desde os primórdios na reforma ela vai trabalhar principalmente calvino de lembra essa questão por exemplo dos juros ao compêndio da doutrina social da igreja católica romana um livro coração que ele vai entrar tratando por exemplo a questão de juros com os comportar com juros isso aí tá dentro da doutrina social a questão da habitação entra dentro do compêndio da doutrina social da igreja o próprio é calvino vai dizer isso os seus escritos sobre juros por exemplo o empréstimo a juros se pode cobrar se não pode cobrar isso tudo entra dentro da doutrina social da igreja mais abordando questões teológicas ligadas principalmente na relação para com o estado não é como se comportar perante o estado que é o conflito uma atenção que nós temos até hoje hoare citou a confissão do ex ministro e na própria condição de 2006 você vai ter também trechos tratando dessa relação da igreja para com o estado entrando dentro é pelo menos dentro da teologia católica romana desde a doutrina social da igreja e também essa questão de solidariedade também eu penso que não é nada novo no sentido de que desde o livro de atos dos apóstolos você vai perceber a solidariedade se manifestando através da efusão do espírito santo e no capítulo 2 onde eles comiam juntos é repartir o pão e dizer que eu acho que é só a solidariedade humana a solidariedade aqui abrangendo lato sensu da raça humana então é a vivência dessa solidariedade e essa tensão entre doutrina social solidariedade é assistencialismo ela até hoje é é tem voto é o assunto do dia é a pauta da reunião não se fosse perguntar pra cada um aqui quantas vezes já teve que explicar que não era comunista o que não é assistencialista ou que não é liberal ou que não é isso aquilo outro porque é uma confusão muito grande uma celeuma né pois a pergunta ela cai bem aqui o paraíso a doutrina é um estrangeiro o que vocês estão pensando exatamente então daí que o ari colocou muito bem com a missão integral tentando também um dos meios pra trabalhar essa questão da solidariedade eu podia acontecer a palavra que a solidariedade ela entra na doutrina e faz parte da doutrina da igreja ela não é assistencialista no sentido de vinha conversando com o irmão o emanuel que está por aí fã sobre isso não é da casa para alguém ele vai muitas vezes por essa casa vai estourar ele dizia neném cachaça é isso mas é promover essa solidariedade humana onde estava conversando em um projeto um sonho do cap leite é em termos de uma empresa que não vise é o lucro mas vise a solidaridade repartir com um uma igreja uma sociedade que vise o bem ea doutrina social da igreja passa por isso uma das coisas a relação estado sociedade e ainda na doutrina social da igreja dsi a construção responsável da igreja da sociedade a igreja ela tempo a um dos seus deveres vamos dizer assim a construção responsável da sociedade que eu acho que é a beleza tão depressa a missão integral outros momentos na igreja talvez tenham falado sobre isso eu não penso que nós estamos inventando a roda mais trabalhar essa construção responsável da igreja nesse sentido eu acho que encaixa do trans oficial quando nós olhamos e falava do pólo capeletti em termos dele uma empresa responsável na sociedade coisa paulo junho de um irmão consultor que está com uma empresa responsável também de cada um mesmo ou determinado tempo constrói uma casa profuncionário onde que no canteiro de obras ontem mais entulho esse dinheiro é revertido para o lucro social o próprio carlos arini comissão mundial nem rio estão trabalhando nesse sentido uma construção responsável da sociedade que eu acho que é diferente de assistencialismo quando se trata de social assistencialismo acho que tem sempre um início porém eu não acredito que se a pessoa é se converte ela não só se converte a cristo mas ele se converte a sociedade então nós temos que nos converter a outra sempre né e se a gente for pensar em justiça social nós temos que pensar que a injustiça é tirar a vida do outro para poder viver então sim injustiça tirar a vida do outro quando eu me converta eu tenho que dar vida ao outro então isso é o que jesus fez jesus ele diz que é se a pessoa tem fome ela tem que comer só tem cd ela tem que beber ela está nua ela tem que vestir agora porque é porque nós somos mais bonitinhos e nós vamos fazer não é porque eles têm fome porque eles têm sede que estão no então é uma prática do cristão convertido né porque paulo também disse que existe cristãos carnais e cristãos espirituais então a gente não pode eliminar ninguém mas aquele que entendeu o jesus de nazaré ele vai lutar pela vida e não tem uma doutrina melhor na palavra de deus do que o homem lutar pela vida de um outro ser humano então o social em si é você perceber que o outro tem o mesmo valor do que você porque se você não perceber que o outro tem valor como você deixou de ser social então eu acredito mais na fraternidade que seria um veio do do social que isso faz com que nós somos irmãos e joão vai dizer da seguinte famosa se o teu irmão que tem necessidade e até você e você tem o recurso desse mundo e você encolher os seus braços pode o amor de deus estar nele então justiça é dar a vida o outro e dando a vida ao outro eu tô permitindo que ele viva socialmente e essa é a a a vida de jesus dá voz a quem não tem né é trazer para perto aqueles que que ninguém queria na sociedade e se fazer marginal com os marginais que toda a população marginal do tempo de jesus em jerusalém ele trouxe para perto porque ele traz para perto porque ele quer mostrar que são gente também então se nós lutarmos pela vida do outro assim como nós lutamos pela nossa vida eu acho que isso já vai fazer uma grande diferença entre o assistencialismo e doutrina social porque a vida ela vale mais do que qualquer instrumento ou de qualquer elemento que a gente pode conquistar então se não existe doutrina social existe um desejo de que deus é o desejo de deus que todos vivam então ser antissocial é ser anti a pessoa que nós não queremos que ela viva e isso é um problema imperialista quando eu vivo você não vive isso é imperialismo e também é mercadológico porque o mercado não está interessado em sociedade não está interessado no social o mercado está interessado no lucro e se está interessado no lucro a vida já era né ontem mesmo nós estávamos conversando e oferece quanto tempo um cara que trabalha numa empresa de automobilística tem que trabalhar para ter um carro isso é alienante porque é porque ele trabalha trabalha trabalha e não consegue ter o carro que a empresa produz através dele isso não é social isso é mercado social é quando eu não tiro a vida sua eu dou vida pra você no mercado eu tiro a sua vida para poder viver então a diferença do mercado para o social é entre os cristãos deveria não eu vou lutar pela vida do outro e não pela minha vida e aí a gente destitui toda uma tecnologia se nós formos pensar na fraternidade citou um cinto é meu irmão a sua necessidade faz parte da minha vida e eu tenho que lutar por você o problema é que a gente acha que nós somos irmãos só de de espiritual mas a genealogia de jesus hoje nela dia de deus quando ele fala que deus deu autoridade pra gente ser filhos dele é que ele gostaria que nós vivemos uma grande fraternidade aonde não haveria necessidade sequer então quando o espírito santo vem a primeira coisa que faz pode até falar em línguas pode até profetizar mas se não tiver comida na mesa parece que não é o espírito santo porque não havia nenhum necessitado sequer e essa é a denúncia que deus faz em isaías é a denúncia que deus faz no novo testamento daqueles que não abriram o coração para o outro então a fraternidade é o início de uma doutrina que pode elevar a gente é um trabalho mas de equidade e de vida se não tem devemos criar eu sou pastor 25 anos este ano completa bodas de prata 23 anos na mesma igreja mais da metade do meu ministério eu freqüentava eventos como esse querendo saber como é que eu poderia transformar o ministério do ministério mais relevante eu ouvia eu vi a gente como esses caras aqui há um grande teólogo biton professor do mackenzie a fala que depois que eu falar o silêncio ninguém consegue falar merda e bonito tal ouvir ariovaldo ramos falando pode perguntar qualquer coisa por aí que ele responde vai com a história lá em 1812 ele passa pela inglaterra pela austrália ele sabe o cara sabe tudo mas não guardou maluco então é eu via eu via os meus poderes falando que o pastorzinho falei meu deus eu nunca vou chegar nisso aí estou perdido eu sou muito incompetente para o negócio é verdade todos somos na verdade é da então eu eu quando havia pré congresso por isso vou falar na perspectiva prática da igreja local eu ficava sentado aí polegar o cara essa história bacana dessa mas como é que o comércio na igreja local mesmo que eu faço como é que eu faça para funcionar e era pânico porque a questão da prática da igreja local era quase quase zero toda vez que eu que eu agora que a coisa funciona mesmo eu sendo competente pra isso todo o congresso que eu passo o tempo trazer um pouco da prática da igreja local principalmente participar é participar é partindo do do início porque o início é complicado quando o que a gente começa se você está aqui você está insatisfeito com alguma coisa no seu ministério e ou está querendo melhorar aquilo que você tem com satisfeito como que começa como é que faz isso como é que inicia se o processo como é que como é que é isso bom deixa eu falar para você como é que como é que aconteceu comigo bem rapidinho eu eu venho de uma igreja reformada minha formação é de uma igreja informada de uma teologia contemplativa e voltada para uma instituição sempre voltada para a instituição o homem não é o fim ao meio ele é o meio para se alcançar o bem da instituição só que nada disso é admitido nunca é é não é uma verdade a absorvida como tal mas ela é a experiência do contexto factual bom nunca coube dentro da instituição não dava para servir paredes nem cnpj sempre li o evangelho como sendo a o homem igual amar o que deus ama gente então a pra gente começar a fazer um trabalho relevante na igreja local eu tive que fazer uma releitura do evangelho da teologia que ensinar a e duas coisas foram primordiais fala-se de amor entre nós de mais do que em qualquer outro canto do planeta lugar num mundo onde se fale mais de amor do que a igreja mas não é o lugar onde se pratica amor em maior consistência no planeta tanto que a gente pode chamar todo mundo diz irmão e não pode chamar quase ninguém de amigo na igreja se alguém com doença como é que eu posso irmão ser amigo é complicado então a minha experiência é do assistencialismo com a doutrina o assistencialismo assistência vem de assistência assistência é como se a gente achasse nesse estado e 11º socorro vamos impedir sujeito de morrer vamos dar o que eles só para hoje o irã é o que é um sufixo a aac com a nota fenômeno bom a assistência é vamos impedir a morte sobreviveu se eu continuar no assistencialismo eu transformo essa assistência fenômeno e ele já não está mais com a necessidade e dificuldade de morte o perigo de morte continua sendo assistido o primeiro socorro quando repetido muitas vezes deixou de ser primeiro pode viciar o sujeito está no parasita o problema do assistencialismo é que a gente dar o que o sujeito não precisa mais da porque precisou lá atrás a gente no trabalho o sujeito por agora se autossustentar como disse um primeiro presidente estados unidos e ramos fazendo pelos outros que eles devem fazer por si mesmos o assistencialismo faz isso então a aaa na releitura do que eu entendo como o evangelho eu entendi duas coisas primeiro sobre o amor o amor não é um sentimento que a gente sente reduzir o amor é um sentimento é o reducionismo grande o amor a entidade que nós adoramos deus é amor então nós quando falamos de amor nós estamos falando de deus quando eu sirvo meu semelhante por amor eu estou servindo não só o pão que ele precisa para hoje mas estou compartilhando deus que impulsionou até ele é muito mais do que isso não compartilhar não assistir é perder oportunidade de fazer o maior é o génio de todos é reduzir a missão da igreja há quase nada então o amor é muito mais do que um sentimento o amor entidade da nossa oração e quando a gente descobre que a gente adora que é deus que é amor o amor que deus nós então fazemos uma releitura de dodô alvo dessa dessa desse deus que é o próximo vai thiago diz lá que a religião pura e imaculada diante é do nosso deus e pai é esta visitar os órfãos viúvas das aflições e guardar sendo do mundo bom se deus o amor é ver a religião pura e imaculada diante dele é o necessitado então se o amor é o que eu adoro minha religião é o outro minha religião é meu semelhante então na minha concepção eu só vi espiritualidade quando eu amo na perspectiva de que o amor é é um ser que me habituei adoro e o meu próximo da minha religião então não existe na minha concepção evangelho que em um lar deus teoricamente o nome una ao meu semelhante não existe evangelho que me una ao meu semelhante filantropicamente mas não me propõem a transcendência no meu deus o evangelho é é ele tem o formato da cruz literalmente me une ao adeus na sua vez qualidade e ao meu próximo da minha horizontalidade bom a gente não aprende isso seminário gente não ouve isso nos públicos da igreja a gente aprende que se converter é resolver o seu próprio problema nele e depois tornar-se membro de uma instituição e ser um cooperador no sustento dela e aí nós fazemos isso nossos tempos estão todos lotados cheios mas a despeito dessa gente que enche o templo a gente vê um tempo cheio de gente vazia porque acha que se locupletou em deus pensando que em deus achou uma fonte de realização de desejos quando na verdade quando a gente se encontra com deus como dizia que a gente encontra na verdade uma missão não adianta ser lo completo e não ser canal de deus para locupletar alguém descer parasitismo disfarçado de comunhão então nós precisamos fazer releituras bom e nós fomos para a prática da igreja local a ensinar isso a igreja eu tive que rever o tipo de serviço que a igreja batista betânia pregava por exemplo nós éramos uma igreja de 300 membros isso há dez anos atrás 15 anos atrás não chega a isso e nós arrecadarmos três toneladas de alimentos por mês era um fenômeno e distribuímos da comunidade dentro da qual a gente está o perto da qual a gente está até que descobriu que tinha gente vendendo cesta básica para comprar cocaína tinha gente vendendo cesta básica para sustentar o serviço eu descobri que fazendo bem eu estava sustentando visto muita gente porque porque eu estava fazendo bem de forma errada dando a alguém o que ele não precisava bom aí nós fãs é com ela na igreja violenta no meu tempo acabou já volto a falar sobre o nosso caso eu tive que cancelar a cesta básica que era distribuída pelos velhos da igreja há há há séculos né e parar a cesta básica é foi quase que ser linchado pelos velhos da igreja pastor ramos velhos da igreja o pastor não gosta mais da gente a gente faz isso há 30 anos a igreja tem 50 né a gente faz isso não sei quantos anos ea gente foi tentado mudar a mentalidade da igreja para que a gente pudesse prestar à comunidade um serviço que fosse necessário mesmo sob sequela eu cancelo projeto ea gente então pega os poucos profissionais que a igreja tinha mapeamos a comunidade fizemos que nosso senhor se chama marco zero visitamos cada lar fizemos um mapeamento de quantas mães solteiras quantos é a paz presos quantas crianças de idade tal quando o desempregado carlos de quê de creche e escola de médio e nós fizemos um mapeamento perfeito e aí nós começamos o trabalho da igreja em cima da necessidade da comunidade de nós estamos plantados a gente não fazia é não fez mais do que a gente fazia antigamente a gente distribuir cesta básica só por questão de desenterrar de consensos para dizer que está fazendo alguma coisa a gente nem sabe se a pessoa está recebendo precisa de fato liberdade a quem precisa precise ea que não preciso então a gente começou do zero então de repente está aqui como é que eu posso fazer cara estude a tua comunidade a rua da sua igreja a necessidade do teu bairro e propõe a ser a resposta para isso uma coisa de cada vez não precisa dar chute pra todos os lados atirando para todos os lados não uma coisa de cada vez e quando a gente faz uma coisa excelentemente deus ajudando outras coisas pra gente fazer porque ele já viu que nós podemos crescer e tem potencial tão bem devagarinho a coisa passa do assistencialismo para a assistência dar a o que se precisa responder à pergunta que se faz acho que uma das coisas melhores que a gente faz aqui missão na índia é uma revisão de conceito e eu sempre tenho irmão sabe eu quero refletir mais um aspecto subjetivo que eu acho que é aí que a coisa tá pegando na raiz é o que a gente tem dito aquilo que a gente está falando é e eu só queria levantar essa questão de doutrina e smo como é que a gente coloca isso é uma frase eu acho que é porque a gente como igreja colocou essa mesma frase nós temos a doutrina do cristianismo e essas coisas são antagônicas a doutrina não era produzir uma regulação de práticas a doutrina para fundamentar uma cultura e aí nós temos ano o aspecto doutrinário para fazer uma regulação de práticas e não pra salvar o entendimento formando uma cultura às práticas serão naturalmente determinadas reguladas na medida em que a cultura foi essa então a doutrina fundamentação brown e não regulação de comportamento ea regulação de comportamento ela é caracterizada pelo smo o smo que é o exame é uma teoria não é uma doutrina o islã é uma tendência é um sistema e um sistema uma tendência uma teoria não tem a ver com o outro e doutrina exatamente para libertar o homem das suas tendências o jejum passar a não viver mais de tendências são paulo diz gente vê uma boa fundamentação doutrinário nós não seremos mais tendentes a qualquer vento de doutrina então deus na doutrina dos apóstolos era pra que gerar um fundamento tão consistente que a gente deixasse ser tendencioso e então a igreja não pode ser dependente ela viver na tendência que se ela for viver a tendência vai viver contingência ela vai ser orientada pela necessidade então não posso ser orientado pela necessidade então a necessidade eu não possa me olhar para a comunidade ea necessidade da comunidade me motivar não eu não sou motivado pela necessidade quando eu sou motivado pela necessidade meu deus é o ventre então falta relação à bíblia diz que o homem fez do seu vento seu deus então por isso que a gente transformou fé cristã em cristianismo hora que ele transformou a fé cristã em cristianismo criando uma tendência então é criar um sistema de práticas cristiane cas que nada tem a ver com a nossa fé cristã então não estão procurando por exemplo pastor da igreja a igreja que se de pastor da igreja tem pastorais pastor da igreja cristo a igreja é a comunidade é é a congregação dos pastores da comunidade então jesus olhou pra cidade falou a cidade não tem um pastor a igreja tem pastor então a gente forma pastor da igreja isso é cristianismo sendo que a igreja deveria ser formada para pastorear a cidade e se a fé cristã então a cidade tem problema de pastorado por quê já pastoreia si própria e forma pastores para posterior a quem não se de um pastor a palavra diz que o advento do espírito santo é que ele mesmo ensinaria cada um as verdades do reino desaba ninguém ficar ensinando outro então a congregação a reunião da igreja para que a gente fosse a man na vida um do outro então carlinda tendo uma revelação eu sou a mãe na vida dele eu sou a tx indicação daquilo que de fato procede de deus e isso encoraja a aplicar isso lá na comunidade então não estaremos devolvendo as pessoas à comunidade em condições de pastorear a cidade nos seus vários desafios então a igreja estaria apta a ser a cura para qualquer doença porque ela é a comunidade de pastores estão vivendo uma crise vocacional a igreja está vivendo uma crise vocacional consequentemente havendo uma crise ministério paulo diz a igreja tem uma crise vocação eu admiro a fé de vocês admiro amor a forma como se tratam uns aos outros mas está faltando revelação a respeito da sua vocação então vou orar para que deus te dê sabedoria de natal para que se entenda de fato com a sua vocação na medida em que a igreja está vivendo essa crise vocacional porque ela ela criou um ismo ela disse que ela é apenas uma tendência como se a pessoa lá e não estão pregando uma coisa tendente a hora que a gente prega o islã a gente faz proselitismo então hoje a nossa forma de evangelização é proselitismo ela não é terapêutica a gente não evangelizar produzindo uma terapia de cura na cidade a gente é evangelizar piorando as suas patologias o que a gente desloca o elemento de uma situação mas ele não foi transformado na cultura por exemplo eu não sei se isto ficar doida assim às vezes também então eu falo quando foi uma mulher fala assim às vezes vai deixar a gente é doido porque eu por exemplo a gente chega num centro de macumba total sete macumba como é que a gente vai fazer bom jornalismo lá a gente vai lá fazer proselitismo a gente vai pegar o príncipe daquele centro de macumba e copta ele pedindo a nossa religião aí a gente apresenta aqui como um troféu ele fica na vitrina o tempo ea gente vai doutrinando ele até que ele passe de troféu a a ministra da eucaristia e aí ele passa a celebrar também nosso escudo mas por enquanto é um troféu que a gente conquistou do outro então é uma coisa de posse então isso é proselitismo isso é tirar o cara de uma tendência para a outra hora o cara falando de macumba a igreja tá lá tá tudo certo ah ah ah tá tudo funcionando tem culto tem agenda tem membresia e liturgia a doutrina que é ruim então não tinha que mexer lá desconstruindo a igreja do carmo gente que vai ajudar ele é corrigir doutrina porque se aquele cara que já é um pastor lá absorver essa doutrina corretas já está tudo organizado e não tinha que mexer na estrutura pronto não é o único problema do cara que a doutrina dele é ruim e ele a doutrina dele é ruim porque não tem ninguém solidário para ir lá e compartilhar com ele a doutrina correta mas a gente vai lá e mexe na estrutura do cara bagunça de macumba aquilo já era ruim com o líder certo a gente tira o líder de lavar de uma competição de poder e 2010 e piores do que não era líder até então vão disputar o poder vai baixar o nível da água com maria porque agora vai baixar uns capeta ainda pior oportunista e bagunçou a gente criou uma instabilidade em vez de lá leva uma cura aliás só tinha um problema lá lá só tinha um problema doutrinário ignorância falta de conhecimento de deus a gente podia ter sido solidário com aquela igreja lá e cooperando a correção doutrinária pronto pronto jesus cristo tudo certo aprendia e ensinava ele conheceu deus nele a gente vai falar o carinho que falar meu deus se te ajudar a se conhecer melhor seu deus fazer um ajuste doutrinário que significa melhor que pensava mas não a gente vai lá e saqueia rouba muda de uma tendência para a outra e gera uma coisa incurável lá porque agora vai ficar uma rixa lá aquele terreno vai odiar jeito que nós roubamos seu principal líder e aí para restaurar essa relação só no século seguinte entendeu então nós estamos gerando este fez isso com a áfrica a gente fez isso o oriente médio há historicamente é isso que estou fazendo então eu acho que eu tenho que rever o nosso conceito de doutrina porque acho que é aí que a coisa tá pegando então a doutrina doutrina é social a doutrina é para a sociedade para que a igreja tenha parâmetros balizamento para saber como ela então a doutrina não é pra regular o comportamento da igreja não é doutrina da igreja para a igreja da doutrina para que a igreja seja orientada no trato com a sociedade é pra que ela finalmente entenda com a sua vocação e cumpra a sua vocação porque não tem uma plataforma doutrinária consistente