Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Estudos no PENTATÊUCO 2/10 – Wilson Porte

Estudos no PENTATÊUCO 2/10 – Wilson Porte


Fonte: Escola Charles Spurgeon

Legendas automáticas:

enquanto você entra e se assenta se
acalma eu quero fazer uma oração para
que você me acompanha o senhor obrigado
por estarmos aqui
refletindo e conhecendo um pouco mais
sobre o contexto no qual o teu povo
recebeu a revelação do pentateuco nós
louvamos pelo teu amor pela sua bondade
nem olhando para a humanidade tão
distante rebelde contra ti
ainda assim ter piedade desta e ter
vindo até ela por meio de uma revelação
que a instruiu sobre a redenção e sobre
a tua graça e tudo isso começa em
gênesis e a gente vê essa graça sendo
derramado nos demais livros do
pentateuco e nós te agradecemos a deus
pela oportunidade que temos essa semana
de entender um pouco sobre como era a
vida deles no que criam o que enche as
suas mentes e corações
o que eles haviam aprendido em seus
passados religiosos danos a deus muita
clareza que o espírito santo nos ajude
na compreensão de todas estas coisas a
fim de que quando estivemos isto
explicando a sua palavra o mesmo
estudando a sua palavra com alguém que
nós tenhamos sabedoria e profundidade
para apresentá lo de um modo que a
edifica aquele com quem nós estamos
estudando abençoando o saque também
agora pai dá nos mais de tua graça e nos
ajude nós te pedimos isso para que seja
pra tua glória em nome de jesus amém
amém gente eu dizia há pouco então pra
vocês que tudo isso começou a falsa
religião que tanto atrapalhou israel em
toda a sua história quando esse homem
chamado nem rod entrou nesta corrida
inescrupulosa pela fama ele queria fazer
célebre o seu nome e levou consigo todos
os habitantes de babel que incentivando
os a fazerem célebres os nomes deles
eles se uniram ao invés de se espalhar
como havia sido a ordem do senhor ou
seja
eles fizeram tudo o contrário que deus
havia mandado eles fazer e por conta
disso então veio a desgraça quando nós
olhamos a palavra de deus nós temos
textos como esses apareceu pra vocês
mateus 9
mateus tendo saído em perdão mas tendo
eles saído divulgaram a sua fama por
toda aquela terra e marcos 1 28 e logo
correu a sua fama por toda a província
da galiléia em lucas 5 12
a sua fama porém se propagava ainda mais
ea juntava-se muita gente para ouvir e
para ser por ele curada de suas
enfermidades filipenses 4 8 e 9 quanto
ou mais irmãos tudo o que é verdadeiro
tudo que é honesto tudo o que é justo
tudo que é puro tudo o que é amável e
tudo que é de boa fama se alguma virtude
e se algum louvor nisso pensai então a
fama que deve ser levada adiante é a de
nosso senhor jesus cristo e sempre que
um homem se coloca no lugar de cristo e
leva a sua fama ao invés do senhor
este homem está seguindo os passos de
rod esse homem está trilhando os
caminhos da falsa religião embora se
diga dentro da verdadeira
nós temos hoje pessoas que agem dessa
maneira
pessoas que no contexto da pregação que
no contexto da música mais interessadas
estão com a fama do seu nome com a
glória da sua fama da sua história da
sua reputação do que vai ficar para a
posteridade sobre se eles estão mais
preocupados consigo mesmos do que com o
nome de cristo com a palavra de cristo
com o evangelho de nosso senhor e
salvador jesus cristo esses homens estão
na trilha de rod na trilha da falsa
religião e o povo judeu vivia isso só
que o povo judeu não era apenas
influenciado pela religião babilônica e
pela
estrutura dessa mas também pela religião
egípcia visto que no tempo em que os
judeus receberam o pentateuco eles
receberam tendo saído do egito e tendo
vivido ali por 400 anos ou seja muitas
gerações nas quais pais avós bisavós e
trisavós tataravós ou seja tetravós
penta voz é que a ihf foram aprendendo e
ensinando e deixando para os seus filhos
e netos e bisnetos e trinetos estará
tudo aquilo que eles aprenderam dos seus
antepassados e assim aquela religião dos
antepassados que nasceu na babilônia e
agora recebe toda toda a todo o recheio
da religião egípcia agora entra na
cabeça do povo judeu então é importante
que a gente conheça o contexto religioso
egípcio para a gente entender muitas das
coisas que são ditas no pentateuco elas
ficaram mais claras
já entendi porque isso está no
pentateuco antes eu não entendi agora
entendi o porquê porque agora eu
conhecia a religião egípcia
deus estava querendo quebrar esse
conceito na mentalidade dos judeus por
isso tal coisa é descrita
então meu propósito com vocês aqui agora
é falar um pouco sobre o contexto
cultural e as com as monitoras presentes
no período da escrita de gênesis o que é
uma cosmogonia cosmo mundo as coisas
criadas dentro da idéia da palavra grega
economia traz consigo a idéia e
tecnológica de geração de ser gerado
então cosmogonia cosmo boné uma idéia de
como é que nasceu mundo como é que o
mundo qual é a origem de tudo foi pelo
big bang foi por isso ou por aquilo de
donde veio todas as coisas
de onde veio o universo isso é uma
cosmogonia o mundo hoje também tem a sua
cosmogonia a sua teoria sobre a origem
de todas as coisas que se vem e não se
vêem
naquela época o porto também tinha suas
cosmovisões que um dia não tem nada a
ver com as nossas de hoje assim como em
gênesis
também temos uma cosmogonia sendo
apresentada então vamos tentar entender
um pouquinho sobre isso
nessa época a antiga alguns livros se
destacam como por exemplo o e numa
hellish que é um mito antigo encontrado
no egito que está relacionado com a
história da criação está relacionado com
o dilúvio é um mito muito antigo alguns
dizem apostam que ele seja anterior ao
próprio livro de gênesis outros falam
que é posterior mas isso me interessa
não importa não é porque o fato é que
ele relata um evento que aconteceu e que
muita gente duvida mas que está na
bíblia que é o evento do dilúvio o
evento do dilúvio universal da época de
noé é relatado por esse livro chamado
chamado ultima pitching também
encontrado no contexto da religião
egípcia em um outro livro que não é mito
pelo menos dentro da minha fé
espero também da sua é o livro de
gênesis que traz não apenas o relato da
criação mas também o relato do dilúvio
além desses livros cada nação
praticamente possuía a sua própria visão
sobre a origem de todas as coisas em
alguns eventos cataclísmicos que
aconteceram na humanidade tal como
dilúvio
às vezes dentro de um povo mais de uma
visão era ensinada às vezes dentro de um
povo havia um grupo que ensinava como o
mundo surgiu e outro grupo ensinando
como o mundo surgiu e quais de vinda
disse estão por trás desta criação toda
e o povo de deus estava cercado por
todos esses contextos conceitos
imagine que você e eu fazemos parte
dessa turma de dois milhões que saíram
do egito e todos nós estamos com a nossa
cabeça cheia de que não pense você que
os israelitas que saíram do egito
acreditavam que deus ea velho vai à rua
eu deus de abraão isaac e jacó que foi
ele o criador do céu e da terra porque
se havia um curso cento deles que
acreditavam nisso há muito
até porque eles não tinham ainda gênesis
gênesis foi escrito por moisés estava
libertando eles ainda no que eles
acreditavam eles acreditavam muito
remotamente um deus de seus pais que é o
criador do céu e da terra mas não só
desses deus por isso que ao longo da
caminhada por vezes nós vemos a ordem a
recomendação de que se abandone os
ídolos dos seus pais quando josué no
capítulo 24 do seu livro ele disse olha
vocês têm que decidir eu tô pra morrer
ele morreu mesmo depois de poucos anos
eu tô pra morrer e vocês estão ainda
cultuando os deuses dos nossos pais e
interessante que numa das passagens diz
do nosso pai e isso está associado com
abraão e lembra que quando abraão é
chamado taymour dos caldeus abraão era
um idólatra abraão ele tinha muitos
deuses quando deus o deus verdadeiro
vaio chama e ele deixar tudo e pela fé
segue aquele deus verdadeiro ele deixa
os seus ídolos dos seus filhos depois
acabaram voltando aos ídolos dele e de
seus filhos que acabaram kabras ando
ainda religião dos caldeus que era a
religião dos babilônicos que era a
religião de abraão antes da sua a
conversão antes do seu chamado la em
gênesis capítulo 12 lá então josué 24
josué vai questionar a quem vocês vão
servir aos deuses de nossos pais ou deus
que abriu o mar vermelho ou deus que nos
tirou do egito da casa da servidão vocês
têm que decidir eu ea minha casa
serviremos o senhor mas vocês aí o povo
todo chora e diz 'não nós também
decidiremos queremos seguir servir ao
senhor e aí saíram quebrando deuses
quebrando ídolos fazendo uma espécie de
rompimento e separação com aquela falsa
religião que apesar da libertação do
egito eles ainda praticava
então veja você que mesmo esse povo que
saiu do egito eles não saíam todos
acreditando no deus verdadeiro josué
depois que moisés deu revelação o povo
viu manal povo vilma abrir o povo viu o
rio jordão abrir e parar
o povo viu um monte sinai fumegando e
tremendo povo viu as pedras de ouro povo
vilma a terra se abrindo e engolindo
aqueles que fizeram coisas que não
deviam ter feito o povo viu aqueles que
tocaram na área não deveria ter tocado o
povo viu a coluna de fogo povo viu a
nuvem que os guiava e mesmo assim depois
de tudo isso josué antes de morrer teve
que dizer olha você tem que decidir se
vão continuar seguindo esses deuses
porque a mentalidade desses milhões que
saíram do egito ainda estava formada
pela religião egípcia
eles saíram do egito mas o egito não
saiu deles
eles deixaram a prática religiosa no
local egípcios mas a religião egípcia
não saiu de dentro deles ea religião
egípcia nasce na babilônia por isso que
o pentateuco é uma espécie de chamado
exortação além de ensino para que o povo
retorne
alguns vão dizer alguns teólogos
relacionados ao antigo testamento
fantásticos alguns escritores muito bons
erudito dentro do antigo testamento
estados unidos vão dizer que o livro de
gênesis especialmente é um livro
apologético é um livro que no qual deus
está mostrando a eles qual é a fé deles
é um livro que também dar a eles a base
para que eles possam defender o que eles
crêem quando eles entrarem no meio de um
povo cheio de outros deuses como
aconteceu quando eles entrarem kannan
vocês têm que saber em quem vocês querem
e defender essa fé e viver e morrer
nessa fé
então vejamos como os países não é
tratava deste assunto começando pelo
egito no egito gente é bem os filhos de
abraão eles viveram no meio do mundo
pagam espero que isso fique claro para
todos nós
isaac foi assim com jacó foi assim e com
os doze filhos de jacó foram à cinta foi
assim também e depois que morreu já
corre os seus filhos e os descendentes
deles todos viveram no meio de povos
pagãos como escravos
e no egito só israel adorava a yahoo e
ao e havel eu sou não é só israel ao
passo que as demais nações possuem seus
próprios deuses e deusas e também
possuíam seus próprios relatos da
criação as suas cosmovisões e
principalmente no antigo oriente próximo
alguns relatos da criação foram
encontrados algumas pedras inclusive
essa que está no slide na parte de baixo
pela foi achado no egito não escrita
cuneiforme conta uma espécie de relata a
criação também e no egito os relatos os
atos da criação são também atribuídos a
diversas divindades
eles acreditavam no egito que muitas
divindades haviam criado tudo que existe
por exemplo cada uma das cidades de
memphis hermol polis e heliópolis no
grande antigo egito tinha cada uma
dessas cidades os seus próprios relatos
de criação em cada uma dessas cidades
ensinava as crianças de um modo
diferente sobre como a coisa surgiu
sobre como o mundo se fez sobre qual a
divindade que esteve por trás da criação
de todas as coisas todas elas então
possuiu a sua cosmogonia ea gente vai
tentar passar de um modo muito resumido
por elas por causa do tempo que não nos
permite mas cosmológicos mo elogia e
cosmogonia básica dos egípcios parece
meio que a mesma embora uma coisa ou
outra muda que ali
a base é que as águas primordiais
denominadas nunca é o que está e se num
é a são as águas de onde surge a criação
tudo surge da água de num que é uma
espécie de divindade também não foi um
deus que criou as águas mas as águas são
uma divindade com força com abrigo com
proteção com alimento sendo um universo
em si mesmo sendo uma grande dignidade
uma ideia que era muito forte era de que
o deus criador às vezes é chamado de
atum
e às vezes chamado de a mão ré ou
amarrar que esse deus criador ele saiu
da água e quando ele nasce das águas
ele passa a criar todas as coisas como
se num dessa origem a amon ra ou ato
honra ou simplesmente errar e que este
dá origem a todos os outros deuses e
deusas que representam as várias forças
da natureza eu tenho um slide que mostra
antes deixou da fonte este é o livro que
me deu base para todas essas coisas que
estou dizendo para vocês criação ou
relatos da criação no antigo oriente
próximo e na bíblia não é a tradução é
minha do título do richarlyson for você
pode encontrar nessa neste link da
amazon.com o livro que você nem inglês
infelizmente não foi traduzido para o
português ainda ou se pega copia e cola
no google tradutor e lá uma tradução
mais ou menos dá mais ou menos certo
também se você quiser ler a itabom esses
slides vão ficar pra vocês depois vocês
fiquem à vontade para usar da maneira
que vocês quiserem também me citar isso
aí vamos tentar entender um pouquinho a
cosmogonia de heliópolis chamada de
cidade do sol lá principal a divindade
era cidade era divindade chamada de
rafaela ficava ao sul não é da moderna
cidade de cairo e era o centro vejam
vocês da adoração ao deus sol por isso
posteriormente os gregos deram a ela o
nome de heliópolis que são palavras
gregas não egípcias já no antigo reino
raro era conhecido como o criador o
grande criador de todas as coisas e o
nome dele está de vez em quando
associado com outros como amon ra ou
ratton você vai ver tudo isso e os
egípcios eles diziam
são três divindades onde não é uma só
outros vão dizer não é o hacker que
incorpora no amou e ao rat que incorpora
no atom
mas eles não se misturam e eu me
complicado e confusas nem precisa
entender isso muito bem também não mas a
idéia é que essa divindade esses deuses
que aí estão eles estão por detrás de
toda a criação e é como se rá
a grande dignidade criadora ela
habitasse
na sua própria criação tornando a
criação divina também
ou seja a criação não vive sem errar por
isso a criação é divina também ele
permanece ele mesmo sendo raul criador
com a possibilidade de aparecer
separadamente ou em outras combinações
fazendo com que outras coisas possam ser
divinas também e aí o ratton ele gera
algumas coisas e aí me pergunta para
você permita você dizer algumas coisas
não são agradáveis mas era isso era
nisso que o povo judeu acreditava porque
era isso que o juiz jipes ensinavam
naquele período no qual eles foram
escravos ali eles acreditavam que o atom
ele criou todas as coisas ou pela saliva
o cuspe e costa uma semente virá lo dali
na sua planta ou pela masturbação ou
pelo vômito aí já é um pouco e acredito
nisso mas as duas primeiras são as
principais
mencionada c o custo ea teoria mais
forte digamos assim e eles então dessa
maneira gera um chute de dentro da
língua deve significar a atmosfera e
também teve no time que significa
umidade que geram por sua vez a junto
com até finotti geram web que a terra e
no ti que é o firmamento
tudo isso vem de hatton daquela maneira
nada agradável já disse há pouco tempo
atrás e que eu não vou repetir é nada
agradável na outra teoria vem da cidade
de memphis que era a capital o grande
capital do egito nos reinos antigo e
médio da história dos egípcios não é lá
grande a divindade é adaptar
está assim como a mon em tebas não é ele
era a atividade mais importante da
cidade
ele era deus daquela capital capital do
império capital de todo o reino do egito
e foi um dos primeiros a ser considerado
como coco como o criador de todas as
coisas e dizia se que a sua criação
ocorreu através da palavra
alguns diziam isso ele falou e aconteceu
outros diziam q ta criou por uma
atividade sexual
uma outra divindade ou sozinho ea
criação nem fizera concebida na
mentalidade dos egípcios como uma
atividade artística ou seja quando ele
cria ele cria com beleza vendo que tudo
era bom e interessante isso estava na
mentalidade dos egípcios que quem criou
criou algo belo e quando a gente vai a
palavra hebraica que aparecem em gênesis
1 várias vezes este se fez é assim se
fez o primeiro dia e deus viu que era
bom
a palavra bom a linha branca não
significa que não está tão relacionado à
qualidade mas está relacionada beleza a
estética quando a palavra hebraica diz
que deus viu que era bom ele viu que
aquilo era esteticamente bonito e não é
difícil de a gente chegar à mesma
conclusão quando a gente olha para a
criação do senhor não é ea sua mais
variada apresentação nos céus e na terra
e lá então eles também acreditavam nisso
mais do que um simples processo natural
como se pensava em heliópolis
relatividade chamada de raku criou então
através da palavra ou através do sexo
sexo e se daí é o deus está e no museu
britânico british museum encontra se uma
pedra chamada de pedra de sabha ou
shabaka que essa pedra que estão vendo
aí que é datada desse período do antigo
império egípcio período pouco anterior a
escravizá a escravizá são dos israelitas
pelos egípcios há pouco tempo antes
então essa pedra foi concebida e nela a
gente encontra um pouco do pensamento
egípcio pitaya pedra shabaka colocar pra
vocês aqui um pouquinho do que nela está
aquele que se manifestou no coração está
nessa peça deixar marcar aquele que se
manifestou com a língua sob a aparência
de hatton
o ciep tá ou seja eles já estão dando
uma alfinetada do pessoal da outra
cidade salúquia tom não parece mas é
captar ou muito importante que deu a
vida a todos os deuses ea seus cas
espécie de servos e tal anjos por este
coração e por esta língua através das
quais dos quais rossi e totti
tornaram-se pipita assim foram criados
todos os trabalhos e arte ea atividade
das mãos
o caminhar das pernas o funcionamento de
cada membro segundo a ordem que o
coração concebeu e que se exprimiu pela
língua e é executada em todas as coisas
portanto denomina-se tá o autor de tudo
o que fez os deuses existirem porque foi
ele está também foi ele que pôs os
deuses no mundo dos quais todas as
coisas provém alimentos nutrição
oferendas divinas tudo é maior do que a
dos outros deuses assim tá ficou
satisfeito após tudo perfeito ter feito
toda a palavra de deus aqui então a
gente percebe a grande semelhança que
existe com relato bíblico de gênesis é
lógico que não é muito parecida mas tem
algumas coisas que os ateus não dizer tá
vendo moisés tirou daqui ó moisés mil ha
ha shabaka e foi lá escreveu o gênesis
vocês acreditam no gênesis acredita na
chapa cá tudo bem né não parece algumas
coisas são muito semelhantes mas então
vamos entender porque deus inspirado no
ato relacional coloca traços de
semelhança na sua relação com outras
literaturas que já existiam na época
porque eu creio com todo o meu coração
com toda a minha alma que cada palavra
que está em gênesis foi inspirado pelo
espírito santo de deus eu creio que o
espírito santo pesou cada letra cada tio
cada ponto cada vírgula cada idiota e
cada da gueixa como jesus falou né
passaram os céus e terra nenhum j nenhum
deixe passar a
eu creio e hoje eu creio que tudo o que
está ali foi inspirado e logo se é
citado ali alguma coisa que já estava
sendo escrita antes não é porque estava
se escrita antes que era inspirada mas
sob a pena de moisés recebe revelação
porque o espírito santo estava ali com
ele ou inspirando para aquilo então
pouco importa se esses relatos estavam
antes ou depois em outras coisas
estas coisas aqui estavam muito claras
na mente dos judeus era liso que eles
pensavam
era nisso que eles criam foi isso que
eles aprenderam durante todos os séculos
que ali viveram aquele ensinamento que
um dia os seus pais transmitiu se perdeu
com o passar do tempo
quatrocentos anos não são 40 anos não
são quatro anos não são quatro dias
são 400 anos sabe quem foi o seu vôo há
400 anos atrás
você sabe o que ele acreditava não tô
sendo muito 150 anos atrás o seu parente
de 250 anos até está no céu do inferno
existe um parente seu há 200 anos atrás
com certeza não estava aqui mas os
judeus tinham isso mais claro
eles sabiam ser descendentes de abraão
isaac e jacó e dos 12 filhos de jacó mas
ainda assim mesmo conhecendo sua
história e onde estavam os seus pais
ainda assim eles se deram a crença
desses falsos deuses tendo o nosso deus
que quebrar toda essa crosta de
paganismo e cosmogonias bizarras e
absurdas e ridículas e nojentas com a
revelação daquele que é o verdadeiro
deus esse homem johnsen remer hoje
talvez seja o maior autoridade em antigo
testamento vital o livro de gênesis vivo
ele escreveu o seguinte neste livro de
nisã da ong não foi produzido ainda uma
espécie de gênesis
tratado dentro do gênesis aberto gênesis
revelado talvez enfim são a tradução
minha está livre do texto dele diz o
seguinte outros entretanto mantém que
estas narrativas nunca pretenderam ser
lidas literal o reality e
realisticamente estes textos dizem eles
nunca escreveram eventos reais
eles sempre foram simples histórias
somente símbolos ou mitos de uma antiga
era eles representavam uma das formas
das antigas sociedades explicarem o seu
mundo
o propósito deles não era explicar como
o mundo foi criado mas dizer que o mundo
é um lugar um ser humano pode se sentir
em casa com deus quais relatos os
relatos dos egípcios e os relatos dos
babilônicos de 1 cm que conhece muitos
desses relatos ele nos apresenta essa
esse entendimento em que aquela
religiosidade que os israelitas
aprenderam no egito eles aprenderam uma
espécie de religião do coração não é que
eles acreditavam mesmo naquilo mas de
alguma maneira que anulará era o xodó
deles era um mito deles a gente a gente
tá cheio de coisas assim hoje em dia
também viu cheio a gente fala que creio
no deus da bíblia mas a gente tem
dificuldade em acreditar em certas
coisas que estão lá a gente crê em jesus
cristo
a gente tem dificuldade de pôr em
prática há certas coisas que ele fala lá
eu tive um aluno uma vez que quando
falava sobre adultério uma aula sobre
ética cristã e ele falou pastor eldo
vitor que olhar para uma mulher e obsai
pecado não pode não pode não pode
jesus falou que se você olhar para uma
mulher e tendo intenção em público
observa que é pecado e fuma não pode dar
errado porque eu sou assim
deus me fez assim se eu não fosse assim
eu seria um homossexual estaria
começando o homem logo é natural que eu
desejo as mulheres e quando chega em
casa e fica minha esposa em impossível
eu ter outra atitude
ou seja esse cara está ardendo um
seminário
ele tinha uma fé no jesus mas ele
guardava uma besteira no coração quando
a gente olha para os israelitas no
passado em algum momento a gente vê os
israelitas negando o deus único e
verdadeiro
eles diziam a gente crê no senhor
nós os nossos filhos e aí o profeta das
costas eles jogos seguidos fora
eles tinham uma fé no deus bíblico mas
por outro lado eles guardavam essas
coisas que eram pregadas e ensinadas por
essas outras religiões
e aí a gente tem a região da mesopotâmia
entre rios não é no qual se encontra se
encontrou essa pedra chamada de e numa
hellish tentar resumir um pouquinho
cedae também porque é mais complicado eu
vou passar bem rapidinho tá
são várias tábuas vários deuses que
representam os aspectos do mundo físico
ea gente tem o apreço que é o deus da
água doce então a respira olha pretensão
que vou passar voando por isso porque o
negócio é meio chato é complicado então
vamos fazer rápidos aqui
o absurdo é o deus da água lembra do
nunca e também a água dentro da religião
egípcia aqui também só que ele chama aps
ele tem uma sua esposa que chamava
tiamat até coloquei do lado para
facilitar
ela é a deusa do mar tipo a iemanjá e aí
consequentemente do caos e da ameaça
eles não nos deu eles criam os deuses
tempestuosos não é vários deuses são
criados é dentro do caos e estes novos
deuses são briguentos são violentos são
assim demasiadamente tumultuosos
demônios e aí que acontece o absurdo
decide matá los
vou matar esses deuses que a gente
inventou que esses deuses mas brigam
muito não está dando certo e aí então ea
descobre o plano e antecipa-se e mata ou
aps já que ele quer matar gente a gente
mata a ele posteriormente
última a esposa de a respirar segura aí
comigo que né é um monte de nome
complicado
da esposa vai à da luz amar do que
talvez já tenha ouvido falar dessa
atividade é bem conhecida na famosa
marduk
entretanto a día mate que a viúva lá né
lá atrás ela enraivecido pelo
assassinato do seu marido ela jura
vingança e ela cria 11 monstros para
executar uma vingança de matt casa com o
pingo que eu já coloquei lá em cima que
ficou no lugar do do marido dela do
apito não é e coloca ela ele o que
chegou à frente do seu exército para
acabar com toda essa bagunça porque você
está falando isso pra gente porque esta
tábua foi achada no egito e era querida
e ensinada inclusive para os nossos
queridos e israelitas que lá viveram
entra na água na tábua dois não tava 2
essas forças de ti a marte
ela aquela reuniu para a vingança é
porque mataram marido dela o absurdo
só que o é ela descobre o plano e
confronta ela e aí tem uma parte que
está danificado além da pedra não é onde
aparentemente acontece a derrota do é aí
vem a pedra 3 na pedra 3 gagá não tenho
nada a ver com a lei de que era ministro
de uncharted
é um outro de divindade daquela
mitologia egípcia antiga ele é
encarregado de vigiar todas as
atividades da tia matilde e de informar
dá vontade de marduk de enfrentar tentar
resumir o negócio é entrar na pedra 4 a
pedra 4 a gente tem uma dupla
o conselho dos deuses que vai testar os
poderes do marduque no meio dessa guerra
mitológica egípcia não é que era uma
aventura daqui é o senhor dos anéis
israelitas do passado
o problema é que eles acreditavam nisso
é que eles acham que sou daqui e depois
de passar o teste o conselho entrega o
trono a marduk e encarrega ele de lutar
contra tiamat a viúva lá que casou com
kingo que ela inventou caso com ele
criou um exército para tentar matar
mundo com autoridade do conselho reúne
as armas os quatro ventos e os sete
eventos da destruição e segue para o
confronto depois de prender chamartín
uma rede liberta o vento do mal contra
ela e incapacitadas marduk mata ela com
uma flecha no coração capturando os
deuses e os monstros aliados dela e
queriam destruir a ele marduk ele usa
metade do corpo da tia matilde dividir
no corpo na mesma noite ele divide no
meio o corpo da temática e aí ele faz
das entranhas dela
ele cria você e eu onde surgiu na terra
surgiu ser humano e isso é ensinado para
as crianças descendentes das 12 tribos
de israel
essa pedra que conta essa história toda
a da criação dos céus e da terra estava
na cultura judaica
aí vem a pedra 5 mais do que cria uma
residência ou várias residências para
todos os deuses
à medida que estes vão ocupando as suas
casas o seu lugar vão sendo criados os
dias os meses as estações do ano
as fases da lua tudo isso quando os
deuses que estão lá com o marido que vão
entrando na casa deles e aí cria-se o
inverno o verão outono e center e aí das
a língua do tinha mate lembra que na
metade ela criou o terra eo céu da boca
dela quando ela morreu estava saindo
saliva ele criou a chuva e aí a cidade
da babilônia é criada dessa chuva que
caiu da boca dele ea cidade de babilônia
fica como uma espécie de cidade ou na
qual o rei marduk era adorado teu sol
curiosamente também olha que
interessante e ele então decide criar os
seres humanos está na taba 6 mas ele
precisava criar o sangue de sangue para
criar mas apenas um dos deuses poderia
morrer e o culpado de lançar o mal
sobre todos esses deus é maior do que
consultar o conselho e descobre que quem
incitou a revolta foi o kingo que eu
marido lá da chamartín lembra do xingu
que acabou ficando vivo morreu nessa
história toda
e aí ele mata o pingo e usa o sangue
dele para criar o homem e em honra a
marduk
os deuses constroem uma casa na
babilônia havendo uma grande festa para
os deuses quando essa casa foi terminada
e ali os homens são criados com o sangue
domingo que morreu
assim meus irmãos a história é contada
era contada e era passada por gerações e
gerações
na antiguidade judaico da 7ª termina com
uma espécie de louvor a marduk como
chefe da babilônia o chefe da religião
que ali nascia e principalmente pelo seu
papel na criação de todas as coisas e o
trecho mais conclusivo ainda são uma
espécie de instruções é uma espécie de
instruções para as pessoas sobre como
elas deveriam celebrar as festas a
marduk e nesse louvor surgem os 50 nomes
famosos 50 nomes de marduk que eu vou
poupar vocês de quais são eles né
então gente isso tudo estava no contexto
daquela época
isso tudo formava a religião a validade
da pedra de chapa caças a-29 illich as
religiões que nascem em imóveis
heliópolis e todas nem fiz tudo isso
estava e tudo isso em um contexto
religioso egípcio não havia outra coisa
ali que 400 anos ali vivem saem do egito
com todas essas bobeiras na cabeça essa
esse paganismo e essa idolatria que por
sua vez traz por trás de si toda boa
cozinheira da babilônia e aí então nós
entramos no contexto apologético de
gênesis o contexto então de gênesis
acima de tudo é um contexto que nos leva
a um deus que quer ensinar o seu povo a
verdadeira fé a verdadeira criação
o verdadeiro deus e aí quando eu olho
para gênesis 1 até 23 que é a porta de
entrada no estudo do pentateuco eu
preciso me questionar será que esse
início é como muita gente afirma um mito
assim como também era chamado de mito
todos esses outros relatos encontrados
na babilônia egito seria agora o texto
de moisés mais um mito mas agora o mito
dos israelitas todo mundo tem medo
porque ele não gosta e também cada um
inventa a aguentar saliva ainda tem
outras coisas a gente evento nós seria
isso um mito se for mito nós teremos
problemas com a interpretação de todo o
restante do antigo testamento se adão e
eva e nunca existiram então a gente vai
ter muito problema com todo o restante
do antigo testamento eo jardim do éden
não existiu geográfica e localmente
neste mundo então a gente vai ter muito
problema com todo o restante do antigo
testamento se a árvore da vida ea árvore
do conhecimento bem do mal não existiram
fisicamente então a gente vai ter muito
problema com tudo o que é dito no
restante não só do antigo testamento mas
até lá em apocalipse
se nós tivermos esses trechos como
trechos mitológicos todo o edifício que
é construído de josué para apocalipse
vai começar a encher de trinca até que
todo o edifício revelado cairá por ter
um fundamento que não pode ser que não é
apto para assegurar todo o edifício que
está ali sendo posto sobre ele eu quero
recomendar alguns textos para vocês se
vocês quiserem estudar um pouco mais
sobre isso
alguns outros livros têm esse do edward
yang a introdução antigo testamento eu
acho que sou eu que sou professor dentro
desse assunto do professor e antigo
testamento posição de tratamento e de
gene cetp branco
pra mim essa introdução é a melhor
introdução antigo testamento já foi
escrita sempre e ela foi lançada no
brasil em 1964 e nunca mais foi
publicado
a gente tem uma campanha junto da vida
nova vai republicar imaterial gente é o
melhor material de introdução e
simplesmente já feita e já comecei a
campanha já levei vários alunos e parece
que vai dar certo quem sabe com a
forcinha de vocês a gente consegue que
eles república em esse material ele já
tem publicado muitos outros livros de
introdução antigo testamento mas meus
irmãos e se daqui do meu ponto de vista
um dos melhores tem esse outro livro do
pt é liz os homens ea mensagem do antigo
testamento a editora talvez de estranho
mas o livro é muito bom
a editora aparecida de um outro livro o
autor é o airton barbosa um pastor de
brasília amigo meu ele escreveu o mito
ea história na criação do qual ele
estuda de um modo assim exegético muito
acurado essa questão será que é mito
mesmo um livro de renan que é chamado às
lendas de gênesis não é a saga bíblica a
saga ea história à história bíblica
muito interessante também se você nem
inglês tiver oportunidade tem outro
livro rogerson lojas am
mito na interpretação do antigo
testamento também muito bom nesse outro
livro em inglês introdução antigo
testamento do ice felt que é muito bom
também se você lê em inglês você está
aprendendo inglês tem cor vontade de
estudar inglês um dia vai ficar a dica
pra vocês depois procurar esses livros
se vocês quiserem ir um pouquinho mais a
fundo em tentar entender então o que é
um dos pontos nevrálgicos na discussão
hoje entre fé e ciência que é a questão
da cosmologia ainda hoje cosmogonia um
debate na humanidade é uma coisa só dos
egípcios que escutando como é que um
meio muito vêm das entranhas veio do
custo se vê até hoje se discute de onde
veio até hoje o homem quer saber de onde
veio o que está fazendo para onde vai
esse anseio existencial ainda perturba a
humanidade tem muita gente que se
suicida por conta disso tem muita gente
que não consegue dormir por conta disso
e outras pessoas fazem
os absurdos por conta disso também um
dos pontos principais hoje entre fé e
ciência é a questão da criação do
universo a cosmogonia ela trata disso
e dependendo da cosmogonia que você
tiver isso vai influenciar tudo mais que
você acredita
se você acreditar por exemplo que o
mundo veio de uma dessas teorias que
hoje estão que contradizem a palavra de
deus você terá problema com a palavra de
deus
você não pode dizer não eu torço para o
ceará mas eu amo fortaleza por exemplo
eu sou corintiano graças a deus há 36
anos
eu não posso dizer eu torço para o
corinthians mas eu gosto muito do
palmeiras que é uma coisa assim
nem vou dizer que coisas ruins não fala
eu não posso também abraçar uma
cosmogonia que é apresentada
teoricamente hoje em dia uma teoria
sobre a criação do universo e ao mesmo
tempo abraçar gênesis porque uma coisa
exclui a outra uma coisa expulsas a
outra
a menos que você não conheça nenhuma e
nem a outra você é capaz de dizer não eu
creio nisso e creio nisso
ou seja nem aqui e nem aqui do outro e
quem é daqui que é a de lava olhar para
você vai dar risada da sua casa você não
sabe de nada
você está querendo ficar em cima do muro
porque se quer agradar todo mundo mas na
verdade você não sabe de absolutamente
nada
de um lado nós temos aqueles que crêem
ser um universo todo obra de um deus
criador supremo que é a fonte de toda a
sabedoria e de toda a vida e por outro
lado a gente tem as pessoas ea hipótese
de que o cosmos e tudo que nem existe é
obra do acaso
o acaso explosões matéria que foi bater
em matéria partícula que foi grudando em
partícula e deu origem a lagartixa por
exemplo ao rio uma explosão assim como
como diz aquele caminhão que saiu do
supermercado para levar um monte
e sacola e de para as famílias do bairro
mais distante da cidade e no meio do
caminho uma pessoa atravessou a rua e o
motorista freou o caminhão e virou a
curva o caminhão capotou e na hora que
ele capotou e caiu no posto de gasolina
estava na esquina e explodiu o posto e
explodiu um caminhão chamaram um
bombeiro o corpo de bombeiros apagou o
incêndio e quando eles abriram a porta
do caminhão que estava lá dentro você já
viu na história um pouco de chocolate
porque a farinha trombou com leite que
trombou com o ovo que trombou com óleo e
deu a combustão e do caos veio a ordem a
beleza beleza você fala isso é absurdo
mas essa é a teoria mais crítica hoje em
dia sobre a origem de todas as coisas
você não acredita na história do bolo de
chocolate vai ter muita gente que
acredita que de uma grande explosão e de
um grande caos surgiu você que é muito
mais complexo do que um bolo de
chocolate
não dá pra fazer outro você dá assim as
pessoas
abraçando essa hipótese essa teoria ela
se afasta terminantemente de tudo aquilo
que está em deus e então que em meados
do século 19 no final do século 19 a
cosmogonia evolucionista que nasce com
esse charles darwin em filho de pastor
inclusive no livro a origem das espécies
uma espécie de cosmogonia evolucionista
que passou a influenciar
além dos estudos do mate qos e
científicos das universidades por aí
acabou influenciando também a própria
hermenêutica bíblica principalmente a
hermenêutica ou seja a interpretação de
gênesis 1 e 2
eles muita gente no final meados e final
do século 19 pegaram a ideia da evolução
e trouxeram para a bíblia até hoje não
se provou a teoria da evolução de darwin
até hoje ainda hoje uma teoria
você pode inventar teoria você quiser o
difícil é convencer os outros a crerem
nessa teoria você não provou ainda
ninguém provou no dia que provar virar
lei deixa de ser teoria não é lei é
teoria da evolução é teoria do big ben e
própria sala você precisa crer nela
assim como eu creio que gênesis é a
verdade
assim como tem outros que crê em matéria
de fé de um lado e do outro o problema é
que essa interpretação evolucionista da
criação de todas as coisas recentemente
passou a influenciar a igreja ea
teologia ea própria interpretação de
gênesis e consequentemente de todo o
pentateuco ea partir de então de meados
do século 18 nov lusa - o antigo
testamento passou a ser interpretado de
uma maneira um pouco diferente né
deixa passar isso daqui correr passar já
que para vocês um método um pouquinho
sobre esse método histórico-crítico este
livro aqui está uma edição de 1810 do
robert load mas ele foi escrito em
meados do século 18
mais precisamente em 1753 de sacra
poesia recebeu 1 sobre a poesia sagrada
hebraica sobre a sagrada pro e poesia
hebraica mais ou menos assim a tradição
latina isso aqui na qual robert love que
acreditava na inspiração bíblica ele
disse que ele tava achando que tinha um
pouco de poesia no texto de gênesis
eu estou falando aqui de maneira
bastante simplificada tá mas ele ele
coloca uma espécie de observação e de
que é possível haver no texto de gênesis
poesia e não um relato histórico
não que aquilo seja mito mas que talvez
lá moisés esteja dizendo sobre algo que
aconteceu de uma maneira poética bonita
mas não daquele jeito como aconteceu e
aí um aluno dele chamado rainel
sobrenome ele desenvolveu o funeral de
poesia vão falar a verdade é mito não
vão ficar enfeitando e ele desenvolveu
para mito a teoria do load e aí foi um
discípulo de se discípulo
do primeiro esse hayward que você está
vendo aqui que aplicou todas essas
teorias ao antigo testamento todo ele
foi o primeiro cara a fazer em 1789 uma
introdução ao antigo testamento nunca
antes dele alguém tinha feito uma
introdução antigo testamento foi o
primeiro e fez uma toda errada na qual
ele dizia que o antigo testamento estava
cheio de mito e tudo mais
ele aplicou todas as teorias ali
principalmente o livro de gênesis e
publicou seu principal livro em 1789
ele foi o pioneiro então nessa questão
de olhar para o antigo testamento e
tentar entender plenamente livre do
pentateuco ea partir daquilo que ele
escreveu a gente vê duas escolas
surgindo dentro da igreja uma escola
conservadora ea outra escola mítica que
veio direto do fogo do inferno para
atormentar a igreja de jesus cristo
entre nós
a primeira conservadora ela entende que
a cosmogonia de gênesis deve ser lida e
interpretada literalmente porque se
trata de uma narrativa histórica de
caráter histórico o fato que aconteceu e
não um mito uma historinha tipo branca
de neve e os sete anões malévola
cinderela não é mito não é história
bonita para contar uma coisa boa e
deixava uma lição de moral para quem lê
é uma coisa que aconteceu são pessoas
reais que viveram em lugares que
existiram e que se relacionaram com
seres que existiram
existe uma consideração naquele livro
introdução antigo testamento que falei
pra vocês pra mim foi o melhor que já
foi escrito do eduardo young no qual e
ainda escreve o seguinte o young foi
professor no seminário o smc e estados
unidos na primeira metade do século 20 e
já morreu escreveu o seguinte não
devemos considerar esse capítulo como
reedição da escola sacerdotal de um mito
como uma tradição antiga pelo contrário
o capítulo apresenta história séria
ainda que o livro de gênesis não se
propõe a servir de compêndio de ciência
não obstante quando toca em questões
científicas nostra se exato a ciência
jamais descobriu quaisquer fatos que
estejam em conflito com as declarações
de gênesis
esse é o ponto de vista conservador ele
mostra então que
tudo o que está no livro de gênesis está
ali é fato mas o propósito de gênesis
não é sinônimo de eficiência
se você pegar genes para tentar fazer
ciências pegou errado porque o espírito
santo quando inspirou moisés não queria
ensinar ciência para aqueles israelitas
que nem eles sabiam que haviam sido
escravos toda sua história e agora quero
ensinar a astrofísica teoria diz não
deus quis ensinar a eles algo que
destruiria a falsa religião que estava
na mente e no coração deles
o descaminho do coração desejo que deus
quem sai não ciência então naquilo que
jenny explica e fala e que tem uma
conotação científica até hoje tudo tem
se mostrado exato e perfeito porque a
palavra de deus
mas isso não faz dela dele o gênesis um
livro de ciência um livro você provar
que deus é o criador porque deus nem
quer provar nada para ninguém porque o
que agrada a deus é que as pessoas se
aproximem dele querendo que ele existe e
isso agrada a deus e ele só se torna
galardoa dor daqueles que se aproximam
em ferro lembra de brusque com 105 6
não é isso que diz lá sem fé é
impossível agradar a deus se você tem
vangelis alguém provar cientificamente
que deus existe
provando matematicamente que deus existe
e se alguém não vai crer em deus como
tds alguém não vai agradar a deus porque
deus não se agrada desse tipo de
aproximação que vem até ele ter ela
escreveu o seguinte esse é o ponto de
vista é inicial de um liberal tá não é
de um conservadores aqui já é dona lindu
inimigo o autor inspirado quer ensinar
religião e não ciência e ele está
interessado no que vê no porquê das
coisas
o como não interessa se perguntamos que
verdades científicas ele ensina resposta
igualmente simples sobre isso ele nada
tem a dizer primeiro porque não conhece
explicações científicas para a criação
de deus e deus nada revelou sobre como
da criação
depois porque seu propósito sinalizadas
religiosas e não científicas até aqui
não tem muita coisa errada o problema
que vem depois disso na obra dele ea
gente tem
se questionar enfim a gente já indo para
a parte final aqui pra da nossa primeira
da nossa primeira noite ele tatuou a
história e esse debate todo que têm se
acirrado ao longo da história entre
liberais e conservadores
a questão continua aberta como é que a
gente deve compreender a cosmogonia
apresentado em gênesis e que dá base
para todo o estudo do pentateuco e para
toda a compreensão da bíblia por isso
que é fundamental a gente entender que
está por trás da discussão de gênesis
jesus não veio do nada veio com o
propósito de quebrar algumas coisas
ensinar algumas coisas estabelecer e
fundamentar algumas coisas
se a história que tipo de história é
seria uma história sofia como alguns
liberais dizem é só uma história bonita
para aqueles que são amantes de uma
história legal ou seria historiografia
ou seja registro histórico de algo que
verdadeiramente aconteceu que eu vou
apresentar para vocês a partir de amanhã
é baseado obviamente uma visão
conservadora que é a minha de alguém que
já disse aqui pra vocês que crê que a
bíblia é inspirada por deus e que
gênesis foi revelação dada por deus que
tudo que está ali é fato e não mito e
enfim tudo na ponta da língua para
continuar mas vou segurar para a mãe que
já entrar num outro assunto aí eu não
vou conseguir encerrar antes das onze e
meia então eu vou parar por aqui a coisa
tá bom
posso falar com vocês encerrando esse
período chamado deus obrigado por poder
com os meus irmãos compartilhar essa fé
no deus que é o criador dos céus e da
terra
o todo-poderoso aquele que era que é e
que há de vir e que se revelou a nós na
pessoa bendita de seu filho amado que
hoje é o nosso senhor e salvador
nós louvamos e pedimos que o senhor
renove as nossas forças para amanhã e
nos deu uma semana de edificação e de
alegria no estudo e conhecimento de
todas estas coisas da tua palavra
obrigado pelos meus irmãos que aqui
comigo estão já à noite obrigado por
estar aqui com eles que o seu nome seja
engrandecido glorificado em tudo que
fizemos e faremos para tua glória em
nome de jesus
também