Estudos no PENTATÊUCO 2/10 – Wilson Porte
05/03/2016Estudos no PENTATÊUCO 2/10 – Wilson Porte
Fonte: Escola Charles Spurgeon
Legendas automáticas:
enquanto você entra e se assenta se acalma eu quero fazer uma oração para que você me acompanha o senhor obrigado por estarmos aqui refletindo e conhecendo um pouco mais sobre o contexto no qual o teu povo recebeu a revelação do pentateuco nós louvamos pelo teu amor pela sua bondade nem olhando para a humanidade tão distante rebelde contra ti ainda assim ter piedade desta e ter vindo até ela por meio de uma revelação que a instruiu sobre a redenção e sobre a tua graça e tudo isso começa em gênesis e a gente vê essa graça sendo derramado nos demais livros do pentateuco e nós te agradecemos a deus pela oportunidade que temos essa semana de entender um pouco sobre como era a vida deles no que criam o que enche as suas mentes e corações o que eles haviam aprendido em seus passados religiosos danos a deus muita clareza que o espírito santo nos ajude na compreensão de todas estas coisas a fim de que quando estivemos isto explicando a sua palavra o mesmo estudando a sua palavra com alguém que nós tenhamos sabedoria e profundidade para apresentá lo de um modo que a edifica aquele com quem nós estamos estudando abençoando o saque também agora pai dá nos mais de tua graça e nos ajude nós te pedimos isso para que seja pra tua glória em nome de jesus amém amém gente eu dizia há pouco então pra vocês que tudo isso começou a falsa religião que tanto atrapalhou israel em toda a sua história quando esse homem chamado nem rod entrou nesta corrida inescrupulosa pela fama ele queria fazer célebre o seu nome e levou consigo todos os habitantes de babel que incentivando os a fazerem célebres os nomes deles eles se uniram ao invés de se espalhar como havia sido a ordem do senhor ou seja eles fizeram tudo o contrário que deus havia mandado eles fazer e por conta disso então veio a desgraça quando nós olhamos a palavra de deus nós temos textos como esses apareceu pra vocês mateus 9 mateus tendo saído em perdão mas tendo eles saído divulgaram a sua fama por toda aquela terra e marcos 1 28 e logo correu a sua fama por toda a província da galiléia em lucas 5 12 a sua fama porém se propagava ainda mais ea juntava-se muita gente para ouvir e para ser por ele curada de suas enfermidades filipenses 4 8 e 9 quanto ou mais irmãos tudo o que é verdadeiro tudo que é honesto tudo o que é justo tudo que é puro tudo o que é amável e tudo que é de boa fama se alguma virtude e se algum louvor nisso pensai então a fama que deve ser levada adiante é a de nosso senhor jesus cristo e sempre que um homem se coloca no lugar de cristo e leva a sua fama ao invés do senhor este homem está seguindo os passos de rod esse homem está trilhando os caminhos da falsa religião embora se diga dentro da verdadeira nós temos hoje pessoas que agem dessa maneira pessoas que no contexto da pregação que no contexto da música mais interessadas estão com a fama do seu nome com a glória da sua fama da sua história da sua reputação do que vai ficar para a posteridade sobre se eles estão mais preocupados consigo mesmos do que com o nome de cristo com a palavra de cristo com o evangelho de nosso senhor e salvador jesus cristo esses homens estão na trilha de rod na trilha da falsa religião e o povo judeu vivia isso só que o povo judeu não era apenas influenciado pela religião babilônica e pela estrutura dessa mas também pela religião egípcia visto que no tempo em que os judeus receberam o pentateuco eles receberam tendo saído do egito e tendo vivido ali por 400 anos ou seja muitas gerações nas quais pais avós bisavós e trisavós tataravós ou seja tetravós penta voz é que a ihf foram aprendendo e ensinando e deixando para os seus filhos e netos e bisnetos e trinetos estará tudo aquilo que eles aprenderam dos seus antepassados e assim aquela religião dos antepassados que nasceu na babilônia e agora recebe toda toda a todo o recheio da religião egípcia agora entra na cabeça do povo judeu então é importante que a gente conheça o contexto religioso egípcio para a gente entender muitas das coisas que são ditas no pentateuco elas ficaram mais claras já entendi porque isso está no pentateuco antes eu não entendi agora entendi o porquê porque agora eu conhecia a religião egípcia deus estava querendo quebrar esse conceito na mentalidade dos judeus por isso tal coisa é descrita então meu propósito com vocês aqui agora é falar um pouco sobre o contexto cultural e as com as monitoras presentes no período da escrita de gênesis o que é uma cosmogonia cosmo mundo as coisas criadas dentro da idéia da palavra grega economia traz consigo a idéia e tecnológica de geração de ser gerado então cosmogonia cosmo boné uma idéia de como é que nasceu mundo como é que o mundo qual é a origem de tudo foi pelo big bang foi por isso ou por aquilo de donde veio todas as coisas de onde veio o universo isso é uma cosmogonia o mundo hoje também tem a sua cosmogonia a sua teoria sobre a origem de todas as coisas que se vem e não se vêem naquela época o porto também tinha suas cosmovisões que um dia não tem nada a ver com as nossas de hoje assim como em gênesis também temos uma cosmogonia sendo apresentada então vamos tentar entender um pouquinho sobre isso nessa época a antiga alguns livros se destacam como por exemplo o e numa hellish que é um mito antigo encontrado no egito que está relacionado com a história da criação está relacionado com o dilúvio é um mito muito antigo alguns dizem apostam que ele seja anterior ao próprio livro de gênesis outros falam que é posterior mas isso me interessa não importa não é porque o fato é que ele relata um evento que aconteceu e que muita gente duvida mas que está na bíblia que é o evento do dilúvio o evento do dilúvio universal da época de noé é relatado por esse livro chamado chamado ultima pitching também encontrado no contexto da religião egípcia em um outro livro que não é mito pelo menos dentro da minha fé espero também da sua é o livro de gênesis que traz não apenas o relato da criação mas também o relato do dilúvio além desses livros cada nação praticamente possuía a sua própria visão sobre a origem de todas as coisas em alguns eventos cataclísmicos que aconteceram na humanidade tal como dilúvio às vezes dentro de um povo mais de uma visão era ensinada às vezes dentro de um povo havia um grupo que ensinava como o mundo surgiu e outro grupo ensinando como o mundo surgiu e quais de vinda disse estão por trás desta criação toda e o povo de deus estava cercado por todos esses contextos conceitos imagine que você e eu fazemos parte dessa turma de dois milhões que saíram do egito e todos nós estamos com a nossa cabeça cheia de que não pense você que os israelitas que saíram do egito acreditavam que deus ea velho vai à rua eu deus de abraão isaac e jacó que foi ele o criador do céu e da terra porque se havia um curso cento deles que acreditavam nisso há muito até porque eles não tinham ainda gênesis gênesis foi escrito por moisés estava libertando eles ainda no que eles acreditavam eles acreditavam muito remotamente um deus de seus pais que é o criador do céu e da terra mas não só desses deus por isso que ao longo da caminhada por vezes nós vemos a ordem a recomendação de que se abandone os ídolos dos seus pais quando josué no capítulo 24 do seu livro ele disse olha vocês têm que decidir eu tô pra morrer ele morreu mesmo depois de poucos anos eu tô pra morrer e vocês estão ainda cultuando os deuses dos nossos pais e interessante que numa das passagens diz do nosso pai e isso está associado com abraão e lembra que quando abraão é chamado taymour dos caldeus abraão era um idólatra abraão ele tinha muitos deuses quando deus o deus verdadeiro vaio chama e ele deixar tudo e pela fé segue aquele deus verdadeiro ele deixa os seus ídolos dos seus filhos depois acabaram voltando aos ídolos dele e de seus filhos que acabaram kabras ando ainda religião dos caldeus que era a religião dos babilônicos que era a religião de abraão antes da sua a conversão antes do seu chamado la em gênesis capítulo 12 lá então josué 24 josué vai questionar a quem vocês vão servir aos deuses de nossos pais ou deus que abriu o mar vermelho ou deus que nos tirou do egito da casa da servidão vocês têm que decidir eu ea minha casa serviremos o senhor mas vocês aí o povo todo chora e diz 'não nós também decidiremos queremos seguir servir ao senhor e aí saíram quebrando deuses quebrando ídolos fazendo uma espécie de rompimento e separação com aquela falsa religião que apesar da libertação do egito eles ainda praticava então veja você que mesmo esse povo que saiu do egito eles não saíam todos acreditando no deus verdadeiro josué depois que moisés deu revelação o povo viu manal povo vilma abrir o povo viu o rio jordão abrir e parar o povo viu um monte sinai fumegando e tremendo povo viu as pedras de ouro povo vilma a terra se abrindo e engolindo aqueles que fizeram coisas que não deviam ter feito o povo viu aqueles que tocaram na área não deveria ter tocado o povo viu a coluna de fogo povo viu a nuvem que os guiava e mesmo assim depois de tudo isso josué antes de morrer teve que dizer olha você tem que decidir se vão continuar seguindo esses deuses porque a mentalidade desses milhões que saíram do egito ainda estava formada pela religião egípcia eles saíram do egito mas o egito não saiu deles eles deixaram a prática religiosa no local egípcios mas a religião egípcia não saiu de dentro deles ea religião egípcia nasce na babilônia por isso que o pentateuco é uma espécie de chamado exortação além de ensino para que o povo retorne alguns vão dizer alguns teólogos relacionados ao antigo testamento fantásticos alguns escritores muito bons erudito dentro do antigo testamento estados unidos vão dizer que o livro de gênesis especialmente é um livro apologético é um livro que no qual deus está mostrando a eles qual é a fé deles é um livro que também dar a eles a base para que eles possam defender o que eles crêem quando eles entrarem no meio de um povo cheio de outros deuses como aconteceu quando eles entrarem kannan vocês têm que saber em quem vocês querem e defender essa fé e viver e morrer nessa fé então vejamos como os países não é tratava deste assunto começando pelo egito no egito gente é bem os filhos de abraão eles viveram no meio do mundo pagam espero que isso fique claro para todos nós isaac foi assim com jacó foi assim e com os doze filhos de jacó foram à cinta foi assim também e depois que morreu já corre os seus filhos e os descendentes deles todos viveram no meio de povos pagãos como escravos e no egito só israel adorava a yahoo e ao e havel eu sou não é só israel ao passo que as demais nações possuem seus próprios deuses e deusas e também possuíam seus próprios relatos da criação as suas cosmovisões e principalmente no antigo oriente próximo alguns relatos da criação foram encontrados algumas pedras inclusive essa que está no slide na parte de baixo pela foi achado no egito não escrita cuneiforme conta uma espécie de relata a criação também e no egito os relatos os atos da criação são também atribuídos a diversas divindades eles acreditavam no egito que muitas divindades haviam criado tudo que existe por exemplo cada uma das cidades de memphis hermol polis e heliópolis no grande antigo egito tinha cada uma dessas cidades os seus próprios relatos de criação em cada uma dessas cidades ensinava as crianças de um modo diferente sobre como a coisa surgiu sobre como o mundo se fez sobre qual a divindade que esteve por trás da criação de todas as coisas todas elas então possuiu a sua cosmogonia ea gente vai tentar passar de um modo muito resumido por elas por causa do tempo que não nos permite mas cosmológicos mo elogia e cosmogonia básica dos egípcios parece meio que a mesma embora uma coisa ou outra muda que ali a base é que as águas primordiais denominadas nunca é o que está e se num é a são as águas de onde surge a criação tudo surge da água de num que é uma espécie de divindade também não foi um deus que criou as águas mas as águas são uma divindade com força com abrigo com proteção com alimento sendo um universo em si mesmo sendo uma grande dignidade uma ideia que era muito forte era de que o deus criador às vezes é chamado de atum e às vezes chamado de a mão ré ou amarrar que esse deus criador ele saiu da água e quando ele nasce das águas ele passa a criar todas as coisas como se num dessa origem a amon ra ou ato honra ou simplesmente errar e que este dá origem a todos os outros deuses e deusas que representam as várias forças da natureza eu tenho um slide que mostra antes deixou da fonte este é o livro que me deu base para todas essas coisas que estou dizendo para vocês criação ou relatos da criação no antigo oriente próximo e na bíblia não é a tradução é minha do título do richarlyson for você pode encontrar nessa neste link da amazon.com o livro que você nem inglês infelizmente não foi traduzido para o português ainda ou se pega copia e cola no google tradutor e lá uma tradução mais ou menos dá mais ou menos certo também se você quiser ler a itabom esses slides vão ficar pra vocês depois vocês fiquem à vontade para usar da maneira que vocês quiserem também me citar isso aí vamos tentar entender um pouquinho a cosmogonia de heliópolis chamada de cidade do sol lá principal a divindade era cidade era divindade chamada de rafaela ficava ao sul não é da moderna cidade de cairo e era o centro vejam vocês da adoração ao deus sol por isso posteriormente os gregos deram a ela o nome de heliópolis que são palavras gregas não egípcias já no antigo reino raro era conhecido como o criador o grande criador de todas as coisas e o nome dele está de vez em quando associado com outros como amon ra ou ratton você vai ver tudo isso e os egípcios eles diziam são três divindades onde não é uma só outros vão dizer não é o hacker que incorpora no amou e ao rat que incorpora no atom mas eles não se misturam e eu me complicado e confusas nem precisa entender isso muito bem também não mas a idéia é que essa divindade esses deuses que aí estão eles estão por detrás de toda a criação e é como se rá a grande dignidade criadora ela habitasse na sua própria criação tornando a criação divina também ou seja a criação não vive sem errar por isso a criação é divina também ele permanece ele mesmo sendo raul criador com a possibilidade de aparecer separadamente ou em outras combinações fazendo com que outras coisas possam ser divinas também e aí o ratton ele gera algumas coisas e aí me pergunta para você permita você dizer algumas coisas não são agradáveis mas era isso era nisso que o povo judeu acreditava porque era isso que o juiz jipes ensinavam naquele período no qual eles foram escravos ali eles acreditavam que o atom ele criou todas as coisas ou pela saliva o cuspe e costa uma semente virá lo dali na sua planta ou pela masturbação ou pelo vômito aí já é um pouco e acredito nisso mas as duas primeiras são as principais mencionada c o custo ea teoria mais forte digamos assim e eles então dessa maneira gera um chute de dentro da língua deve significar a atmosfera e também teve no time que significa umidade que geram por sua vez a junto com até finotti geram web que a terra e no ti que é o firmamento tudo isso vem de hatton daquela maneira nada agradável já disse há pouco tempo atrás e que eu não vou repetir é nada agradável na outra teoria vem da cidade de memphis que era a capital o grande capital do egito nos reinos antigo e médio da história dos egípcios não é lá grande a divindade é adaptar está assim como a mon em tebas não é ele era a atividade mais importante da cidade ele era deus daquela capital capital do império capital de todo o reino do egito e foi um dos primeiros a ser considerado como coco como o criador de todas as coisas e dizia se que a sua criação ocorreu através da palavra alguns diziam isso ele falou e aconteceu outros diziam q ta criou por uma atividade sexual uma outra divindade ou sozinho ea criação nem fizera concebida na mentalidade dos egípcios como uma atividade artística ou seja quando ele cria ele cria com beleza vendo que tudo era bom e interessante isso estava na mentalidade dos egípcios que quem criou criou algo belo e quando a gente vai a palavra hebraica que aparecem em gênesis 1 várias vezes este se fez é assim se fez o primeiro dia e deus viu que era bom a palavra bom a linha branca não significa que não está tão relacionado à qualidade mas está relacionada beleza a estética quando a palavra hebraica diz que deus viu que era bom ele viu que aquilo era esteticamente bonito e não é difícil de a gente chegar à mesma conclusão quando a gente olha para a criação do senhor não é ea sua mais variada apresentação nos céus e na terra e lá então eles também acreditavam nisso mais do que um simples processo natural como se pensava em heliópolis relatividade chamada de raku criou então através da palavra ou através do sexo sexo e se daí é o deus está e no museu britânico british museum encontra se uma pedra chamada de pedra de sabha ou shabaka que essa pedra que estão vendo aí que é datada desse período do antigo império egípcio período pouco anterior a escravizá a escravizá são dos israelitas pelos egípcios há pouco tempo antes então essa pedra foi concebida e nela a gente encontra um pouco do pensamento egípcio pitaya pedra shabaka colocar pra vocês aqui um pouquinho do que nela está aquele que se manifestou no coração está nessa peça deixar marcar aquele que se manifestou com a língua sob a aparência de hatton o ciep tá ou seja eles já estão dando uma alfinetada do pessoal da outra cidade salúquia tom não parece mas é captar ou muito importante que deu a vida a todos os deuses ea seus cas espécie de servos e tal anjos por este coração e por esta língua através das quais dos quais rossi e totti tornaram-se pipita assim foram criados todos os trabalhos e arte ea atividade das mãos o caminhar das pernas o funcionamento de cada membro segundo a ordem que o coração concebeu e que se exprimiu pela língua e é executada em todas as coisas portanto denomina-se tá o autor de tudo o que fez os deuses existirem porque foi ele está também foi ele que pôs os deuses no mundo dos quais todas as coisas provém alimentos nutrição oferendas divinas tudo é maior do que a dos outros deuses assim tá ficou satisfeito após tudo perfeito ter feito toda a palavra de deus aqui então a gente percebe a grande semelhança que existe com relato bíblico de gênesis é lógico que não é muito parecida mas tem algumas coisas que os ateus não dizer tá vendo moisés tirou daqui ó moisés mil ha ha shabaka e foi lá escreveu o gênesis vocês acreditam no gênesis acredita na chapa cá tudo bem né não parece algumas coisas são muito semelhantes mas então vamos entender porque deus inspirado no ato relacional coloca traços de semelhança na sua relação com outras literaturas que já existiam na época porque eu creio com todo o meu coração com toda a minha alma que cada palavra que está em gênesis foi inspirado pelo espírito santo de deus eu creio que o espírito santo pesou cada letra cada tio cada ponto cada vírgula cada idiota e cada da gueixa como jesus falou né passaram os céus e terra nenhum j nenhum deixe passar a eu creio e hoje eu creio que tudo o que está ali foi inspirado e logo se é citado ali alguma coisa que já estava sendo escrita antes não é porque estava se escrita antes que era inspirada mas sob a pena de moisés recebe revelação porque o espírito santo estava ali com ele ou inspirando para aquilo então pouco importa se esses relatos estavam antes ou depois em outras coisas estas coisas aqui estavam muito claras na mente dos judeus era liso que eles pensavam era nisso que eles criam foi isso que eles aprenderam durante todos os séculos que ali viveram aquele ensinamento que um dia os seus pais transmitiu se perdeu com o passar do tempo quatrocentos anos não são 40 anos não são quatro anos não são quatro dias são 400 anos sabe quem foi o seu vôo há 400 anos atrás você sabe o que ele acreditava não tô sendo muito 150 anos atrás o seu parente de 250 anos até está no céu do inferno existe um parente seu há 200 anos atrás com certeza não estava aqui mas os judeus tinham isso mais claro eles sabiam ser descendentes de abraão isaac e jacó e dos 12 filhos de jacó mas ainda assim mesmo conhecendo sua história e onde estavam os seus pais ainda assim eles se deram a crença desses falsos deuses tendo o nosso deus que quebrar toda essa crosta de paganismo e cosmogonias bizarras e absurdas e ridículas e nojentas com a revelação daquele que é o verdadeiro deus esse homem johnsen remer hoje talvez seja o maior autoridade em antigo testamento vital o livro de gênesis vivo ele escreveu o seguinte neste livro de nisã da ong não foi produzido ainda uma espécie de gênesis tratado dentro do gênesis aberto gênesis revelado talvez enfim são a tradução minha está livre do texto dele diz o seguinte outros entretanto mantém que estas narrativas nunca pretenderam ser lidas literal o reality e realisticamente estes textos dizem eles nunca escreveram eventos reais eles sempre foram simples histórias somente símbolos ou mitos de uma antiga era eles representavam uma das formas das antigas sociedades explicarem o seu mundo o propósito deles não era explicar como o mundo foi criado mas dizer que o mundo é um lugar um ser humano pode se sentir em casa com deus quais relatos os relatos dos egípcios e os relatos dos babilônicos de 1 cm que conhece muitos desses relatos ele nos apresenta essa esse entendimento em que aquela religiosidade que os israelitas aprenderam no egito eles aprenderam uma espécie de religião do coração não é que eles acreditavam mesmo naquilo mas de alguma maneira que anulará era o xodó deles era um mito deles a gente a gente tá cheio de coisas assim hoje em dia também viu cheio a gente fala que creio no deus da bíblia mas a gente tem dificuldade em acreditar em certas coisas que estão lá a gente crê em jesus cristo a gente tem dificuldade de pôr em prática há certas coisas que ele fala lá eu tive um aluno uma vez que quando falava sobre adultério uma aula sobre ética cristã e ele falou pastor eldo vitor que olhar para uma mulher e obsai pecado não pode não pode não pode jesus falou que se você olhar para uma mulher e tendo intenção em público observa que é pecado e fuma não pode dar errado porque eu sou assim deus me fez assim se eu não fosse assim eu seria um homossexual estaria começando o homem logo é natural que eu desejo as mulheres e quando chega em casa e fica minha esposa em impossível eu ter outra atitude ou seja esse cara está ardendo um seminário ele tinha uma fé no jesus mas ele guardava uma besteira no coração quando a gente olha para os israelitas no passado em algum momento a gente vê os israelitas negando o deus único e verdadeiro eles diziam a gente crê no senhor nós os nossos filhos e aí o profeta das costas eles jogos seguidos fora eles tinham uma fé no deus bíblico mas por outro lado eles guardavam essas coisas que eram pregadas e ensinadas por essas outras religiões e aí a gente tem a região da mesopotâmia entre rios não é no qual se encontra se encontrou essa pedra chamada de e numa hellish tentar resumir um pouquinho cedae também porque é mais complicado eu vou passar bem rapidinho tá são várias tábuas vários deuses que representam os aspectos do mundo físico ea gente tem o apreço que é o deus da água doce então a respira olha pretensão que vou passar voando por isso porque o negócio é meio chato é complicado então vamos fazer rápidos aqui o absurdo é o deus da água lembra do nunca e também a água dentro da religião egípcia aqui também só que ele chama aps ele tem uma sua esposa que chamava tiamat até coloquei do lado para facilitar ela é a deusa do mar tipo a iemanjá e aí consequentemente do caos e da ameaça eles não nos deu eles criam os deuses tempestuosos não é vários deuses são criados é dentro do caos e estes novos deuses são briguentos são violentos são assim demasiadamente tumultuosos demônios e aí que acontece o absurdo decide matá los vou matar esses deuses que a gente inventou que esses deuses mas brigam muito não está dando certo e aí então ea descobre o plano e antecipa-se e mata ou aps já que ele quer matar gente a gente mata a ele posteriormente última a esposa de a respirar segura aí comigo que né é um monte de nome complicado da esposa vai à da luz amar do que talvez já tenha ouvido falar dessa atividade é bem conhecida na famosa marduk entretanto a día mate que a viúva lá né lá atrás ela enraivecido pelo assassinato do seu marido ela jura vingança e ela cria 11 monstros para executar uma vingança de matt casa com o pingo que eu já coloquei lá em cima que ficou no lugar do do marido dela do apito não é e coloca ela ele o que chegou à frente do seu exército para acabar com toda essa bagunça porque você está falando isso pra gente porque esta tábua foi achada no egito e era querida e ensinada inclusive para os nossos queridos e israelitas que lá viveram entra na água na tábua dois não tava 2 essas forças de ti a marte ela aquela reuniu para a vingança é porque mataram marido dela o absurdo só que o é ela descobre o plano e confronta ela e aí tem uma parte que está danificado além da pedra não é onde aparentemente acontece a derrota do é aí vem a pedra 3 na pedra 3 gagá não tenho nada a ver com a lei de que era ministro de uncharted é um outro de divindade daquela mitologia egípcia antiga ele é encarregado de vigiar todas as atividades da tia matilde e de informar dá vontade de marduk de enfrentar tentar resumir o negócio é entrar na pedra 4 a pedra 4 a gente tem uma dupla o conselho dos deuses que vai testar os poderes do marduque no meio dessa guerra mitológica egípcia não é que era uma aventura daqui é o senhor dos anéis israelitas do passado o problema é que eles acreditavam nisso é que eles acham que sou daqui e depois de passar o teste o conselho entrega o trono a marduk e encarrega ele de lutar contra tiamat a viúva lá que casou com kingo que ela inventou caso com ele criou um exército para tentar matar mundo com autoridade do conselho reúne as armas os quatro ventos e os sete eventos da destruição e segue para o confronto depois de prender chamartín uma rede liberta o vento do mal contra ela e incapacitadas marduk mata ela com uma flecha no coração capturando os deuses e os monstros aliados dela e queriam destruir a ele marduk ele usa metade do corpo da tia matilde dividir no corpo na mesma noite ele divide no meio o corpo da temática e aí ele faz das entranhas dela ele cria você e eu onde surgiu na terra surgiu ser humano e isso é ensinado para as crianças descendentes das 12 tribos de israel essa pedra que conta essa história toda a da criação dos céus e da terra estava na cultura judaica aí vem a pedra 5 mais do que cria uma residência ou várias residências para todos os deuses à medida que estes vão ocupando as suas casas o seu lugar vão sendo criados os dias os meses as estações do ano as fases da lua tudo isso quando os deuses que estão lá com o marido que vão entrando na casa deles e aí cria-se o inverno o verão outono e center e aí das a língua do tinha mate lembra que na metade ela criou o terra eo céu da boca dela quando ela morreu estava saindo saliva ele criou a chuva e aí a cidade da babilônia é criada dessa chuva que caiu da boca dele ea cidade de babilônia fica como uma espécie de cidade ou na qual o rei marduk era adorado teu sol curiosamente também olha que interessante e ele então decide criar os seres humanos está na taba 6 mas ele precisava criar o sangue de sangue para criar mas apenas um dos deuses poderia morrer e o culpado de lançar o mal sobre todos esses deus é maior do que consultar o conselho e descobre que quem incitou a revolta foi o kingo que eu marido lá da chamartín lembra do xingu que acabou ficando vivo morreu nessa história toda e aí ele mata o pingo e usa o sangue dele para criar o homem e em honra a marduk os deuses constroem uma casa na babilônia havendo uma grande festa para os deuses quando essa casa foi terminada e ali os homens são criados com o sangue domingo que morreu assim meus irmãos a história é contada era contada e era passada por gerações e gerações na antiguidade judaico da 7ª termina com uma espécie de louvor a marduk como chefe da babilônia o chefe da religião que ali nascia e principalmente pelo seu papel na criação de todas as coisas e o trecho mais conclusivo ainda são uma espécie de instruções é uma espécie de instruções para as pessoas sobre como elas deveriam celebrar as festas a marduk e nesse louvor surgem os 50 nomes famosos 50 nomes de marduk que eu vou poupar vocês de quais são eles né então gente isso tudo estava no contexto daquela época isso tudo formava a religião a validade da pedra de chapa caças a-29 illich as religiões que nascem em imóveis heliópolis e todas nem fiz tudo isso estava e tudo isso em um contexto religioso egípcio não havia outra coisa ali que 400 anos ali vivem saem do egito com todas essas bobeiras na cabeça essa esse paganismo e essa idolatria que por sua vez traz por trás de si toda boa cozinheira da babilônia e aí então nós entramos no contexto apologético de gênesis o contexto então de gênesis acima de tudo é um contexto que nos leva a um deus que quer ensinar o seu povo a verdadeira fé a verdadeira criação o verdadeiro deus e aí quando eu olho para gênesis 1 até 23 que é a porta de entrada no estudo do pentateuco eu preciso me questionar será que esse início é como muita gente afirma um mito assim como também era chamado de mito todos esses outros relatos encontrados na babilônia egito seria agora o texto de moisés mais um mito mas agora o mito dos israelitas todo mundo tem medo porque ele não gosta e também cada um inventa a aguentar saliva ainda tem outras coisas a gente evento nós seria isso um mito se for mito nós teremos problemas com a interpretação de todo o restante do antigo testamento se adão e eva e nunca existiram então a gente vai ter muito problema com todo o restante do antigo testamento eo jardim do éden não existiu geográfica e localmente neste mundo então a gente vai ter muito problema com todo o restante do antigo testamento se a árvore da vida ea árvore do conhecimento bem do mal não existiram fisicamente então a gente vai ter muito problema com tudo o que é dito no restante não só do antigo testamento mas até lá em apocalipse se nós tivermos esses trechos como trechos mitológicos todo o edifício que é construído de josué para apocalipse vai começar a encher de trinca até que todo o edifício revelado cairá por ter um fundamento que não pode ser que não é apto para assegurar todo o edifício que está ali sendo posto sobre ele eu quero recomendar alguns textos para vocês se vocês quiserem estudar um pouco mais sobre isso alguns outros livros têm esse do edward yang a introdução antigo testamento eu acho que sou eu que sou professor dentro desse assunto do professor e antigo testamento posição de tratamento e de gene cetp branco pra mim essa introdução é a melhor introdução antigo testamento já foi escrita sempre e ela foi lançada no brasil em 1964 e nunca mais foi publicado a gente tem uma campanha junto da vida nova vai republicar imaterial gente é o melhor material de introdução e simplesmente já feita e já comecei a campanha já levei vários alunos e parece que vai dar certo quem sabe com a forcinha de vocês a gente consegue que eles república em esse material ele já tem publicado muitos outros livros de introdução antigo testamento mas meus irmãos e se daqui do meu ponto de vista um dos melhores tem esse outro livro do pt é liz os homens ea mensagem do antigo testamento a editora talvez de estranho mas o livro é muito bom a editora aparecida de um outro livro o autor é o airton barbosa um pastor de brasília amigo meu ele escreveu o mito ea história na criação do qual ele estuda de um modo assim exegético muito acurado essa questão será que é mito mesmo um livro de renan que é chamado às lendas de gênesis não é a saga bíblica a saga ea história à história bíblica muito interessante também se você nem inglês tiver oportunidade tem outro livro rogerson lojas am mito na interpretação do antigo testamento também muito bom nesse outro livro em inglês introdução antigo testamento do ice felt que é muito bom também se você lê em inglês você está aprendendo inglês tem cor vontade de estudar inglês um dia vai ficar a dica pra vocês depois procurar esses livros se vocês quiserem ir um pouquinho mais a fundo em tentar entender então o que é um dos pontos nevrálgicos na discussão hoje entre fé e ciência que é a questão da cosmologia ainda hoje cosmogonia um debate na humanidade é uma coisa só dos egípcios que escutando como é que um meio muito vêm das entranhas veio do custo se vê até hoje se discute de onde veio até hoje o homem quer saber de onde veio o que está fazendo para onde vai esse anseio existencial ainda perturba a humanidade tem muita gente que se suicida por conta disso tem muita gente que não consegue dormir por conta disso e outras pessoas fazem os absurdos por conta disso também um dos pontos principais hoje entre fé e ciência é a questão da criação do universo a cosmogonia ela trata disso e dependendo da cosmogonia que você tiver isso vai influenciar tudo mais que você acredita se você acreditar por exemplo que o mundo veio de uma dessas teorias que hoje estão que contradizem a palavra de deus você terá problema com a palavra de deus você não pode dizer não eu torço para o ceará mas eu amo fortaleza por exemplo eu sou corintiano graças a deus há 36 anos eu não posso dizer eu torço para o corinthians mas eu gosto muito do palmeiras que é uma coisa assim nem vou dizer que coisas ruins não fala eu não posso também abraçar uma cosmogonia que é apresentada teoricamente hoje em dia uma teoria sobre a criação do universo e ao mesmo tempo abraçar gênesis porque uma coisa exclui a outra uma coisa expulsas a outra a menos que você não conheça nenhuma e nem a outra você é capaz de dizer não eu creio nisso e creio nisso ou seja nem aqui e nem aqui do outro e quem é daqui que é a de lava olhar para você vai dar risada da sua casa você não sabe de nada você está querendo ficar em cima do muro porque se quer agradar todo mundo mas na verdade você não sabe de absolutamente nada de um lado nós temos aqueles que crêem ser um universo todo obra de um deus criador supremo que é a fonte de toda a sabedoria e de toda a vida e por outro lado a gente tem as pessoas ea hipótese de que o cosmos e tudo que nem existe é obra do acaso o acaso explosões matéria que foi bater em matéria partícula que foi grudando em partícula e deu origem a lagartixa por exemplo ao rio uma explosão assim como como diz aquele caminhão que saiu do supermercado para levar um monte e sacola e de para as famílias do bairro mais distante da cidade e no meio do caminho uma pessoa atravessou a rua e o motorista freou o caminhão e virou a curva o caminhão capotou e na hora que ele capotou e caiu no posto de gasolina estava na esquina e explodiu o posto e explodiu um caminhão chamaram um bombeiro o corpo de bombeiros apagou o incêndio e quando eles abriram a porta do caminhão que estava lá dentro você já viu na história um pouco de chocolate porque a farinha trombou com leite que trombou com o ovo que trombou com óleo e deu a combustão e do caos veio a ordem a beleza beleza você fala isso é absurdo mas essa é a teoria mais crítica hoje em dia sobre a origem de todas as coisas você não acredita na história do bolo de chocolate vai ter muita gente que acredita que de uma grande explosão e de um grande caos surgiu você que é muito mais complexo do que um bolo de chocolate não dá pra fazer outro você dá assim as pessoas abraçando essa hipótese essa teoria ela se afasta terminantemente de tudo aquilo que está em deus e então que em meados do século 19 no final do século 19 a cosmogonia evolucionista que nasce com esse charles darwin em filho de pastor inclusive no livro a origem das espécies uma espécie de cosmogonia evolucionista que passou a influenciar além dos estudos do mate qos e científicos das universidades por aí acabou influenciando também a própria hermenêutica bíblica principalmente a hermenêutica ou seja a interpretação de gênesis 1 e 2 eles muita gente no final meados e final do século 19 pegaram a ideia da evolução e trouxeram para a bíblia até hoje não se provou a teoria da evolução de darwin até hoje ainda hoje uma teoria você pode inventar teoria você quiser o difícil é convencer os outros a crerem nessa teoria você não provou ainda ninguém provou no dia que provar virar lei deixa de ser teoria não é lei é teoria da evolução é teoria do big ben e própria sala você precisa crer nela assim como eu creio que gênesis é a verdade assim como tem outros que crê em matéria de fé de um lado e do outro o problema é que essa interpretação evolucionista da criação de todas as coisas recentemente passou a influenciar a igreja ea teologia ea própria interpretação de gênesis e consequentemente de todo o pentateuco ea partir de então de meados do século 18 nov lusa - o antigo testamento passou a ser interpretado de uma maneira um pouco diferente né deixa passar isso daqui correr passar já que para vocês um método um pouquinho sobre esse método histórico-crítico este livro aqui está uma edição de 1810 do robert load mas ele foi escrito em meados do século 18 mais precisamente em 1753 de sacra poesia recebeu 1 sobre a poesia sagrada hebraica sobre a sagrada pro e poesia hebraica mais ou menos assim a tradição latina isso aqui na qual robert love que acreditava na inspiração bíblica ele disse que ele tava achando que tinha um pouco de poesia no texto de gênesis eu estou falando aqui de maneira bastante simplificada tá mas ele ele coloca uma espécie de observação e de que é possível haver no texto de gênesis poesia e não um relato histórico não que aquilo seja mito mas que talvez lá moisés esteja dizendo sobre algo que aconteceu de uma maneira poética bonita mas não daquele jeito como aconteceu e aí um aluno dele chamado rainel sobrenome ele desenvolveu o funeral de poesia vão falar a verdade é mito não vão ficar enfeitando e ele desenvolveu para mito a teoria do load e aí foi um discípulo de se discípulo do primeiro esse hayward que você está vendo aqui que aplicou todas essas teorias ao antigo testamento todo ele foi o primeiro cara a fazer em 1789 uma introdução ao antigo testamento nunca antes dele alguém tinha feito uma introdução antigo testamento foi o primeiro e fez uma toda errada na qual ele dizia que o antigo testamento estava cheio de mito e tudo mais ele aplicou todas as teorias ali principalmente o livro de gênesis e publicou seu principal livro em 1789 ele foi o pioneiro então nessa questão de olhar para o antigo testamento e tentar entender plenamente livre do pentateuco ea partir daquilo que ele escreveu a gente vê duas escolas surgindo dentro da igreja uma escola conservadora ea outra escola mítica que veio direto do fogo do inferno para atormentar a igreja de jesus cristo entre nós a primeira conservadora ela entende que a cosmogonia de gênesis deve ser lida e interpretada literalmente porque se trata de uma narrativa histórica de caráter histórico o fato que aconteceu e não um mito uma historinha tipo branca de neve e os sete anões malévola cinderela não é mito não é história bonita para contar uma coisa boa e deixava uma lição de moral para quem lê é uma coisa que aconteceu são pessoas reais que viveram em lugares que existiram e que se relacionaram com seres que existiram existe uma consideração naquele livro introdução antigo testamento que falei pra vocês pra mim foi o melhor que já foi escrito do eduardo young no qual e ainda escreve o seguinte o young foi professor no seminário o smc e estados unidos na primeira metade do século 20 e já morreu escreveu o seguinte não devemos considerar esse capítulo como reedição da escola sacerdotal de um mito como uma tradição antiga pelo contrário o capítulo apresenta história séria ainda que o livro de gênesis não se propõe a servir de compêndio de ciência não obstante quando toca em questões científicas nostra se exato a ciência jamais descobriu quaisquer fatos que estejam em conflito com as declarações de gênesis esse é o ponto de vista conservador ele mostra então que tudo o que está no livro de gênesis está ali é fato mas o propósito de gênesis não é sinônimo de eficiência se você pegar genes para tentar fazer ciências pegou errado porque o espírito santo quando inspirou moisés não queria ensinar ciência para aqueles israelitas que nem eles sabiam que haviam sido escravos toda sua história e agora quero ensinar a astrofísica teoria diz não deus quis ensinar a eles algo que destruiria a falsa religião que estava na mente e no coração deles o descaminho do coração desejo que deus quem sai não ciência então naquilo que jenny explica e fala e que tem uma conotação científica até hoje tudo tem se mostrado exato e perfeito porque a palavra de deus mas isso não faz dela dele o gênesis um livro de ciência um livro você provar que deus é o criador porque deus nem quer provar nada para ninguém porque o que agrada a deus é que as pessoas se aproximem dele querendo que ele existe e isso agrada a deus e ele só se torna galardoa dor daqueles que se aproximam em ferro lembra de brusque com 105 6 não é isso que diz lá sem fé é impossível agradar a deus se você tem vangelis alguém provar cientificamente que deus existe provando matematicamente que deus existe e se alguém não vai crer em deus como tds alguém não vai agradar a deus porque deus não se agrada desse tipo de aproximação que vem até ele ter ela escreveu o seguinte esse é o ponto de vista é inicial de um liberal tá não é de um conservadores aqui já é dona lindu inimigo o autor inspirado quer ensinar religião e não ciência e ele está interessado no que vê no porquê das coisas o como não interessa se perguntamos que verdades científicas ele ensina resposta igualmente simples sobre isso ele nada tem a dizer primeiro porque não conhece explicações científicas para a criação de deus e deus nada revelou sobre como da criação depois porque seu propósito sinalizadas religiosas e não científicas até aqui não tem muita coisa errada o problema que vem depois disso na obra dele ea gente tem se questionar enfim a gente já indo para a parte final aqui pra da nossa primeira da nossa primeira noite ele tatuou a história e esse debate todo que têm se acirrado ao longo da história entre liberais e conservadores a questão continua aberta como é que a gente deve compreender a cosmogonia apresentado em gênesis e que dá base para todo o estudo do pentateuco e para toda a compreensão da bíblia por isso que é fundamental a gente entender que está por trás da discussão de gênesis jesus não veio do nada veio com o propósito de quebrar algumas coisas ensinar algumas coisas estabelecer e fundamentar algumas coisas se a história que tipo de história é seria uma história sofia como alguns liberais dizem é só uma história bonita para aqueles que são amantes de uma história legal ou seria historiografia ou seja registro histórico de algo que verdadeiramente aconteceu que eu vou apresentar para vocês a partir de amanhã é baseado obviamente uma visão conservadora que é a minha de alguém que já disse aqui pra vocês que crê que a bíblia é inspirada por deus e que gênesis foi revelação dada por deus que tudo que está ali é fato e não mito e enfim tudo na ponta da língua para continuar mas vou segurar para a mãe que já entrar num outro assunto aí eu não vou conseguir encerrar antes das onze e meia então eu vou parar por aqui a coisa tá bom posso falar com vocês encerrando esse período chamado deus obrigado por poder com os meus irmãos compartilhar essa fé no deus que é o criador dos céus e da terra o todo-poderoso aquele que era que é e que há de vir e que se revelou a nós na pessoa bendita de seu filho amado que hoje é o nosso senhor e salvador nós louvamos e pedimos que o senhor renove as nossas forças para amanhã e nos deu uma semana de edificação e de alegria no estudo e conhecimento de todas estas coisas da tua palavra obrigado pelos meus irmãos que aqui comigo estão já à noite obrigado por estar aqui com eles que o seu nome seja engrandecido glorificado em tudo que fizemos e faremos para tua glória em nome de jesus também