Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

SOMOS UM – 5 de 5 – Quando Cuidamos Uns dos Outros

SOMOS UM – 5 de 5 – Quando Cuidamos Uns dos Outros


Fonte: Nova Semente

Legendas automáticas:

1
ele sábado
a bola está com você mais uma vez mais
um sábado aqui na nova semente
fico feliz que você pode separar um
tempinho para estar com a gente pra
gente buscar junto levado esta manhã
quero saudar também você que está
acompanhando a gente pela internet onde
quer que você esteja seja muito bem
vindo o nosso meio também e que você
também possa ouvir a voz de deus aí
falando contigo
nas últimas semanas os últimos sábados
aí a gente tem desenvolvido uma série
chamada somos um
hoje nós vamos concluir essa série vamos
estudar e último episódio digamos assim
da série somos um
nessa série a gente tem buscado entender
a importância da comunidade no meu
relacionamento com deus a importância da
vida em grupo a importância de estar com
amigos no louvor a deus
certo hoje nós vamos concluir essa série
falando um pouquinho que quando nós nos
unimos nós nos tornamos um quando
cuidamos uns dos outros nos tornamos um
quando cuidamos uns dos outros e esse
vai ser o tema do nosso desta manhã
e pra isso eu convido você abrir sua
bíblia já de cara em joão capítulo 13
livro de joão capítulo 13 será nosso
primeiro texto para meditação
enquanto você abre eu queria te convidar
a mais uma vez fazer mais uma oração pra
gente pedir que deus possa estar conosco
nesse momento tudo bem como você é mais
uma vez fechar seus olhos do jeito que
você está
nós vamos orar senhor jesus
mais um sábado nós estamos aqui pra
poder estudar a bíblia é pra poder
entender o que o senhor tem a falar pra
gente
meu deus o que eu te peço neste momento
é que o senhor possa abrir a nossa mente
abrir o nosso coração para que a gente
possa estar apto para receber a tua
palavra senhor tira da nossa da nossa
mente qualquer coisa que possa nos
distrair e nós possamos estar focados na
tua voz
e que o mesmo espírito santo que
inspirou os profetas a escrever esse
livro mas agora falar dos nossos ouvidos
ao nosso coração
nós jogamos em nome de jesus amém joão
capítulo 13
estamos falando hoje sobre cuidados dos
outros todo mundo gosta de ser cuidado
na verdade é gostoso de vez em quando
recebeu um mimo zinho aquele cuidados em
a gente gosta diz que alguém gaste um
tempo ali com a gente cuidando mimando é
gostou de vez em quando eu não sei se
você concorda mas eu acho que um dos
momentos da vida onde a gente é mais
mimado ou mais cuidado é quando a gente
está doente
quando eu tenho uma enfermidade ou até
uma coisa mais séria é a hora que as
pessoas param tudo pra tá ali com a
gente amparando já mencionei algumas
vezes aqui que eu cursei o ensino médio
lá no rio grande do sul num colégio de
internato regime de internato
por causa disso eu sair de casa ou sair
desse mínimo dos pais digamos assim em
torno dos 16 anos pra poder já morar no
colégio teve uma vez nessa faixa etária
e nesses anos teve uma vez que eu estava
no colégio eu comecei a ficar doente
peguei uma gripe só que uma gripe um
pouco mais séria não era zico essas
coisas não estava na moda ainda isso
naquela época mas era uma gripe que
estava um pouco mais séria e essa gripe
estava levando a uma espécie de
amigdalite
eu nunca tinha tido amigdalite na minha
vida mas começou a inchar
minhas amigas que aconteceu durante a
semana eu fui piorando piorando piorando
só que no final de semana o colégio ea
proporcionar um passeio e esse passeio
ea terminar com um rafting e até a gente
tem no fundo que estava nesse passeio
também a gente ia terminar com rating
que aconteceu eu nunca tinha feito
rápido na minha vida e eu não ia ter que
pagar por isso que você acha isso que eu
ia voltar pra casa e no rádio
claro doença depois a gente se vira o
que acontecer né
resolvi esperar segurar a onda e para
esse passeio chegou à final de semana
minha gripe piorou
minha amiga estava inchando e agora
chegou o passeio a gente a campo no
lugar o atual
chegou o dia do rafting eu já estava com
febre em torno de 38 graus e minha mãe
dela estava inchada que já tinha
dificuldade de comer alimentos sólidos
assim em pedaços grandes já doía um
pouquinho mas estamos aqui pra isso né
o que eu fiz eu estava quente estava com
o corpo quente e nada melhor do que
quando você está com febre entrar na
água gelada uma coisa que faz muito bem
para a saúde né então o que eu fiz eu
estava com um casaco apesar do clima -
estava com uma calça moletom umas duas
blusas e quando eu fui ver se aquela
roupa de neoprene para a gente poder
entrar na água eu tirei um dos casacos o
resto eu fiquei com a roupa por baixo e
vestindo é o prêmio por cima digamos
assim para aliviar a consciência não
adiantou nada porque quando entrei na
água molhou tudo que depois tudo pior
mas enfim fiz isso aproveitamos o
rafting até esqueci que estava com febre
na hora foi uma maravilha talvez e que
acabou o passeio
nós voltamos pro colégio e aí quando eu
voltei para o quarto
eu percebi que eu ia pagar um preço
bastante alto pela escolha que tinha
tomado pela decisão que eu tinha feito
que aconteceu
assim que cheguei no quarto me de minha
febre que tinha piorado minha febre já
estava nos 40 graus
a minha mãe dela já estava inchado aqui
para tomar água era dolorido para tomar
água ainda mais alimentos sólidos
não tive escolha liguei para o meu pai
falei pai me ajuda que euro eu vou
morrer aqui não sei o que vai acontecer
meu pai me pegou a gente foi para o
hospital
resumindo a história uma semana eu
fiquei de molho em casa para poder me
recuperar da minha aventura que eu tive
naquele dia mas não foi tão ruim assim
enquanto parece que aconteceu quando
cheguei no hospital já com essa febre
amarela completamente fechada não
conseguia respirar pelo nariz e pela
boca e amídala fechando entrar no
desespero o médico chegou pra mim e
falou o seguinte olha você vai tomar tal
tal remédio me deu a ele o coquetel
digamos assim e aí falou o seguinte você
precisa agora tomar líquidos gelados
para poder ajudar desinflamar eu ouvi
essa informação
e aí eu raciocinei é pra ter certeza foi
assim em doutor o senhor está dizendo
que eu tenho que tomar sorvete
ele falou é
eu preciso de uma dessa todo ano durante
uma semana
eu fiquei deitado no sofá com coberta
tomando sorvete e por indicação médica o
que pode ser melhor do que isso uma
semana foi uma maravilha e fiquei uma
semana sendo mimado pelos meus pais até
o sorvete era ele que traziam porque eu
tinha que estar de repouso não podia
levantar pra mudar era eu que escolhi os
canais da tv foi uma maravilha uma
semana de molho tomando sorvete e sendo
mimado pelos pais que maravilha
é gostoso ser cuidado né eu acho que eu
acho que a sensação que a gente gosta
essa convicção de que a pessoa está
separando o tempo dela está gastando o
tempo dela com você
a gente se sente amado quando a gente é
cuidado sabe que essa esse sentimento
essa necessidade do ser humano é tão
comum que deus ele busca trazer isso nos
seus seguidores
a bíblia diz que deus espera de nós que
nós cuidemos uns dos outros deus pede
isso da gente porque ele sabe que o ser
humano precisa disso
olha está escrito e joga pelo treze
verso 34 e 35
a bíblia diz assim novo mandamento vos
dou que vos ameis uns aos outros assim
como eu vos amei que também ama você é
vocês uns aos outros
nisto conhecerão todos que sois meus
discípulos se tiverdes amor uns pelos
outros
a gente fala que semana após semana que
na nova semente a gente busca entender
como nós podemos ser melhores discípulos
de cristo
você quer uma característica fundamental
de um discípulo de jesus amor
mas não é qualquer amor é o amor pelo
próximo
o discípulo de jesus ele vai ter amor
pelo próximo necessariamente que a gente
vai lá praquele texto bem conhecido da
bíblia primeiro joão capítulo 4 versões
8 a líbia disse que aquele que não ama
não conhece a deus
ou seja se você não tem amor pelo
próximo
mais do que não seguir a jesus você não
conhece deus se você não tem amor
não é porque você não conhece deus mais
pastor
eu já tive um encontro com deus deus
falou comigo bom se isso não resultam em
amor talvez não era deus talvez não foi
isso que você está imaginando porque a
bíblia diz que aquele que conhece a deus
ele ama a característica do discípulo de
cristo é o amor
aí lá e mateus capítulo 22 das 39
a venda vai dizer que eu devo um dos
grandes mandamentos é amar o seu próximo
como a ti mesmo eu devo amar o meu
próximo como a mim mesmo
nós precisamos do amor o discípulo de
cristo ama a todos que estão à sua volta
mas como eu posso demonstrar esse amor
pelas pessoas
talvez uma das melhores maneiras de amar
quem está do seu lado é tomar conta dela
é cuidar dessa pessoa é se preocupar com
essa pessoa olha que interessante esse
verso que está em filipenses capítulo 2
verso 4 eu vou lá pra você
filipenses capítulo 2 04 euros assim
cada um cuide
não somente dos seus interesses mas
também dos interesses dos outros
olha que interessante esse verso a gente
vive hoje na filosofia do e miyama cada
um com seu problema cuida da sua vida
que eu cuido da minha habilitação não
habilitado não você vai cuidar da vida
do outro também é interessante isso você
vai tomar conta do outro também o
problema de quem está do seu lado é
problema seu também porque você como
discípulo você tem a missão de auxiliar
essa pessoa interessante isso nós fomos
chamados para tomar conta
deus me convida não só a cuidar da minha
vida mas a me interessar pelos desafios
de quem está do meu lado
deus quer que eu participe de forma
completa da vida do meu irmão da vida de
quem está sentado na lagoa
é dessa forma que nós agimos como
comunidade
agora como é que nós podemos da melhor
maneira tomar conta de quem está do
nosso lado bom
existem várias formas por exemplo um dos
âmbitos da vida onde a gente pode tomar
conta da vida de uma pessoa é no que diz
respeito à vida material
os materiais é uma forma que nós temos
de cuidar de quem está do nosso lado
abra sua bíblia em atos capítulo 4 abra
sua vida em atos capítulo 4
nós vamos ler a partir do verso 32 atos
capítulo 4 a partir do verso 32
a bíblia diz assim da multidão dos que
creram era um coração ea alma
ninguém considerava exclusivamente sua
nenhuma das coisas que possuía tudo
porém lhes era comum com grande poder os
apóstolos dar um testemunho da
ressurreição do senhor jesus
em todos eles havia abundante graça pois
nenhum necessitado havia entre eles por
enquanto os que possuíam terras ou casas
vendendo-as traziam os valores
correspondentes e depositavam aos pés
dos apóstolos então se distribuía
qualquer uma medida que alguém tinha
necessidade esse relato aqui nós estamos
lendo sobre a igreja primitiva veja a
igreja formada pelos discípulos sabe que
a igreja estava sabe que cabeça dizendo
que os membros da primeira igreja cristã
eles cuidavam das necessidades
financeiras de cada um
a gente não está falando aqui que eles
se reuniam para orar mais que eles se
reuniam para ler mais a bíblia não o
cuidado vai além disso eles cuidavam das
necessidades financeiras
então vamos supor que na comunidade
aparecesse um rapaz que ele não tinha
uma casa ele não tinham de dormir
a comunidade se juntava juntava dinheiro
comprava uma casa e dava pra pessoa aí
ajudando ele botando comida na casa até
ele conseguir trabalho conseguiu
trabalho conseguiu se reerguer que esse
rapaz vai fazer agora ele vai fazer o
mesmo processo com outra pessoa e assim
a comunidade inteira se cuidava
estamos falando de necessidades
materiais
deus chamou a nossa comunidade para
fazer isso também
se nós voltarmos a leitura do texto para
o capítulo 2 no verso 42 a 47 nós vemos
ali que o cuidado mútuo
esse cuidado esse interesse
o outro resultado numa maior união e
harmonia entre os membros da comunidade
cristã interessante isso o cuidado pelo
outro fazer com que eles fossem mais
unidos
quando voltamos para o capítulo 6 ou
melhor quando avançamos para 46 no verso
um a sete
a gente vê ali a primeira crise que a
igreja cristã enfrentou e sabe qual foi
a crise
acontece que a igreja não conseguia mais
dar conta de ajudar todo mundo que
precisar
então as pessoas começaram a discutir ea
que eles fizeram eles se dividiram
instituíram os diáconos para que
ajudassem os apóstolos a tomar conta de
cada um que precisava de ajuda
olha que interessante quando nos
preocupamos uns com os outros nós nos
unimos mas quando nós ignoramos os
problemas uns dos outros nós nos
afastamos ter a consciência da
necessidade do cuidado faz com que nossa
comunidade se torne mais forte e mais
unida mais harmoniosa
nós precisamos tomar conta das
necessidades dos outros
nós estamos vivendo aqui no brasil um
momento de crise você viu ontem um
rebuliço político que a gente passou e
tudo isso retrata na nossa vida
financeira cada dia são mais e mais
pessoas que estão desempregadas e eu
tenho certeza que muitos que estão
sentados aqui estão passando por esse
problema também se tem um momento que
nós como comunidade precisamos nos unir
para ajudar uns aos outros é agora
agora só que nós temos um problema em
uma comunidade tão grande como essa eu
passei felipe passou fabiano
nós não temos como saber ou auxiliar
todos que precisam de ajuda como que nós
como comunidade podemos preencher esse
essa missão dada por deus muito simples
assim como os apóstolos fizeram quando
nós nos dividimos em grupos menores
aí eu consiga ajudar melhor a pessoa que
tem necessidade
quando eu me divirto um grupo menor eu
consigo saber quem está precisando de
ajuda eu consigo saber que a ajuda ele
precisa
quando eu vivo em grupos menores eu
tenho condições de ajudar quem precisa
talvez como um grupo grande que é
difícil mas
os menores nós temos essas essa condição
outro aspecto da vida que nós podemos
ajudar aquele que precisa o que nós
podemos tomar conta um dos outros é que
diz respeito à necessidade física à
saúde vira a página da sua bíblia para o
livro de tiago livro de tiago lá no
finalzinho da bíblia
nós vamos ler o capítulo 5 tiago
capítulo 5
vamos ler a partir do verso 14
a bíblia diz assim thiago 45 verso 14 da
acim está alguém entre vós doente chamas
prevê presbíteros da igreja e este
espaço à oração sobre ele um lindo com
óleo em nome do senhor ea oração da fé
salvará o enfermo e o senhor levantará e
se houver cometido pecados seriam
perdoados
nós como comunidade temos a missão
também de ajudar jean parar de auxiliar
aquele que passa por uma enfermidade a
gente comentou isso no início da
mensagem que é seu momento a gente mais
precisa de ajuda é nossa missão como
comunidade amparar quem está doente
o que é interessante lá e mateus
capítulo 25
jesus está descrevendo a característica
dos alvos e dos perdidos no verso 3546
quando ele descreve os alvos
ele disse que os alvos são aqueles que
visitavam os enfermos no hospital
os pedidos são os que não visitava entre
outras coisas
em parte isso faz parte da nossa missão
amparar o doente amparar aquele que
precisa de apoio
aqui na nossa comunidade
existe um jovem que alguns meses
descobriu que tinha uma doença muito
grave e ele começou a tratar ainda hoje
ele está tratando sabe que desde que eu
descobri que ele estava com essa doença
eu coloquei no meu coração que eu
precisava visitar ele e fazer uma oração
com ele simplesmente pra dar um apoio
só que eu vou abrir meu coração para
você agora eu ainda não consegui fazer
isso
desde que ele ficou doente até hoje eu
não conseguir falar com ele e toda vez
que eu me lembro disso me dói o coração
porque eu sei que estou em falta
eu tô falhando na minha missão sabe o
que me consola é quando estou olhando
facebook ali e ali eu olho a página dele
e algumas vezes ele posta foto de
membros dessa comunidade amigos dele
estão lá visitando ele na casa dele
orando por ele
aí você vê a felicidade dele sabe quem
são as pessoas que estão visitando ele
as pessoas que fazem parte do pequeno
grupo dele as pessoas que vivem em grupo
com ele na hora que ele mais precisa é
com eles que ele pode contar quando nós
vivemos em grupo
nós temos condições de amparar quem
precisa
no livro a ciência do bom viver o autor
é o haiti na página 106
ela está comentando sobre diversas
formas de servir jesus e ela fala da
nossa busca incessante por encontrar as
pegadas de jesus sabe quando você toma a
decisão de andar como jesus andou e aí
você começa a procurar onde estão as
pegadas de jesus pra poder copiá-lo olha
que ela comenta na página 106 ela diz
assim não necessitamos de ir à nazaré a
cafarnaum ou a betânia para podermos
andar nas pegadas de jesus
acharemos os vestígios dos seus passos
ao lado do leito do enfermo nas favelas
nas apinhados avenidas das grandes
cidades e em todo lugar em que há
corações humanos necessitados de
consolação
você quer seguir jesus você quer imitar
jesus você quer achar a pegada de jesus
pra andar igual a pegada de jesus está
do lado da pessoa enferma a pegada de
jesus está do lado da pessoa que precisa
de ajuda como comunidade ajude quem
precisa de ajuda ampare quem precisa de
amparo
você está imitando jesus talvez uma
terceira forma que nós temos de cuidar
do nosso próximo
na terça um terceiro benefício aí da
vida em grupo para nós cuidarmos do
próximo é que quando vivemos em grupos
pequenos nós podemos ajudar as pessoas a
encontrar o caminho certo
encontrar o caminho é esse é bastante
interessante
abra sua vida em gálatas capítulo 6
gálatas capítulo 6
olha o que está escrito 146 a partir do
verso um nós vamos ler verso um gálatas
capítulo 6 verso 1
a bíblia diz o seguinte preste bem
atenção nesse texto irmãos se alguém for
surpreendido na alguma falta vós que
sois espirituais
corri corrigiu com o espírito de
brandura e guarda ti para que não seja
também tentado olha que interessante que
se está dizendo e fazendo o seguinte se
você está vivendo sua vida você está
sentado numa pessoa e você viu que essa
pessoa do seu lado
ela está se desviando do caminho de deus
é sua missão alertar essa pessoa do
caminho certo
é interessante isso é sua missão
corrigir a pessoa que está andando em
erro
bom mas aqui a gente tem que tomar um
cuidado bastante grande porque
logicamente o fato da bíblia dizer que
nós devemos corrigir as pessoas não lhe
dá a prerrogativa de julgar o meu
próximo lógico que não
até porque convenhamos quando eu jogo
meu próximo eu não levanto ele acaba
afundando ele cada vez mais
afinal de contas ninguém gosta de ser
criticado
não é isso que ela está me chamando a
fazer é contar uma história que estava
lembrando essa semana é tema um dia
desses aí um dia desde o início do ano
início do ano passado no início do ano
passado é arranjar desde o início do ano
passado eu fui ao hospital porque eu
queria fazer uma consulta com uma
nutricionista da clínica sei lá queria
fazer uma consulta com nutricionista
só que para que o plano de saúde
liberasse a consulta com nutricionista
primeiro eu precisava do encaminhamento
de um clínico geral
então o que eu fiz marquei uma consulta
com clínico geral única e exclusivamente
pra pegar o encaminhamento só pra isso
só pra cumprir o que o plano pede
marcamos a consulta no dia amanda foi
comigo e aí chegamos pra ser consultados
esperam o tempo quando finalmente foi
chamado para ser atendido pelo clínico
geral
tem que resolver um assunto então eu fui
na frente já adiantando as coisas
enquanto resolvia para voltar assim que
eu sentei na mesa
a doutora começou a me fazer algumas
perguntas de histórico do tipo é saúde
na família e vacinas alimentação essas
coisas que sempre pergunta a ela virou
pra mim e falou assim é puxa esqueça
primeiro pronto talvez ela perguntou pra
mim alguma coisa te lembrar que esse
quesito
assim a banda pra mim histórico de
doenças tal já esqueci de novo não
peguei foi nomeada assim a gente é assim
por que você quer a nutricionista
mesmo assim porque você quer
nutricionista aí o meio sem graça meio
brincando assim a saber como é que
acabei de casar e aí a gente acaba
passando um pouquinho do limite tal
então então tentando voltar um corpo
aceitável e não perco minha esposa
aí a ela virou pra mim e falou assim ah
desse jeito eu sou assim
a então agora a culpa é do casamento
achei estranho aí eu fiquei
completamente sem graça nem falei 'não
não é só foi culpa minha tal mas é que
acontece então sabe como é que é bom a
leu parte agora é completamente
constrangido ali mas beleza estranha ela
começou a fazer outras perguntas do tipo
assim você tomou tal vacina tal vacina
estava sendo até que ela falou o nome de
uma vacina que não conhece
não sou médico não sei o nome da vacina
é você tomou vacina natal
aí eu pensei eu lembrava assim olha
honestamente eu não sei se eu tomei essa
vacina nessa hora a ver um leão a olhou
pra mim assim começou a me dar uma
bronca como assim você não sabe que
tomar a vacina e ainda um sermão você
tem que saber da vacina porque é
importante é que você não pode esperar
que a mamãe cuide de você falou assim
para mim tá tudo bem que tá acontecendo
baixa a guarda e casado já sou maduro
para isso é o dia da mãe
nossa foi terrível cada pergunta que ela
fazia ela me dá uma bronca depois nem a
mãe fala desse jeito como foi a minha
bronca bronca pra eu comecei a ficar
nervoso
essa mulher tá pensando
quebro da bronca enfim até que ela virou
para mim e perguntou da da rotina de
alimentação
ela perguntou se come a fruta só que ela
perguntou em tom de desdém aguentassem e
fruta come fruta como quem diz assim
sentar todo perdido aí né brinca devem
passar na sua casa
só que eu sempre comem frutas em
comissão a lada a gordurinha não é por
causa de falta de produto por outros
motivos
aí eu tenho ossos pesados nessa estada
no haiti já usei muitas vezes essa aí
ela chegou pra mim e falou assim você
come fruta com um total de desenho aí
nessa hora
como eu sei como isto foi feito agora
ela vai ver como fruta todos os dias
além desse jeito e aí pensar assim toma
me dá bronca agora rapaz nessa hora eu
achei que tinha desmontado ela virou pra
mim pra minha surpresa e falou assim é
mas também não é uma caixa de fruta é
uma porçãozinha só existir qualquer não
tem como agradar essa mulher não importa
o que eu falasse ela ia me criticar
não adianta eu falar assim possa sair
com uma raiva que lugar você acha que eu
saí daquela clínica querendo cuidar da
saúde que nada eu queria comer besteira
para dar motivo é que a mulher dá bronca
em mim
olha foi terrível ninguém gosta de ser
criticado ninguém gosta que você chega
pra ele e fique só apontando erros só
cutucando na ferida a gente não funciona
assim
por isso quando deus vira pra você e
fala pra você corrigir o seu irmão ele
está falando pra você ficar apontando o
erro dele ficar cutucando a ferida
ele está falando para você mostrar o
caminho certo
a diferença entre julgar e alertar e
corrigir quando você julga você fica
mostrando que a pessoa está no caminho
errado quando você quer ajudar você
mostra qual é o caminho certo é
diferente é diferente
eu já falei isso aqui algumas vezes ou
uma vez num sermão falar essa frase deus
não te chamou pra julgar
deus te chamou pra amar mas amar não
significa ser indiferente ao erro
amar não significa ser indiferente a
amar ea respeitar a decisão mas
antes de mostrar à direção a bíblia diz
que nós somos a luz do mundo se você não
ilumina o caminho de quem está do seu
lado pra que serve solos serve pra nada
portanto se o seu irmão está em erro
chega pra ele fala assim olha deus
espero que você viva assim e agora
respeitar a decisão dele mas mostra o
caminho certo é a sua missão iluminar o
caminho de quem está no escuro é a sua
missão quando nós estamos em grupos
pequenos em grupos menores nós temos
condições de ajudar exatamente na
dificuldade que a pessoa está passando
na vida espiritual
você tem a condição de mostrar o caminho
certo e mais ela vai te ouvir porque não
é o pastor está falando é o amigo dela
ela sabe que você quer o bem dela ajude
as pessoas a encontrar o caminho certo e
talvez a última forma que eu queria
estar com você nessa manhã de ajudar uma
pessoa que precisa quando estamos em
pequenos grupos
é porque nesse formato nós temos a
possibilidade de dividir o fardo quando
vivemos em grupos pequenos nós temos a
possibilidade de dividir o fardo ainda
em gálatas capítulo 6
olha a cabeleira dias no verso 2 logo em
seguida do verso que a gente leu a
bíblia diz o seguinte levar e as cargas
uns dos outros e assim cumprir e se a
lei de cristo
veja bem o mesmo texto que diz pra você
ajuda o seu irmão que tem erro ele diz o
seguinte pega o erro dele e carrega você
amou mesmo tenho que ir pra você não
deixa o seu irmão ficar tropeçando
fazendo coisa errada eles assim à tona o
problema de seu irmão e carrega você
quando nós vivemos em grupos pequenos
nós temos condições de dividir o fardo
dividir falha talvez nesse item o mais
difícil não seja você entender que você
precisa tomar o fardo do outro
sabe qual é a maior dificuldade nessa
questão aqui é você ter coragem de abrir
seu coração e dividiu o seu fardo com
alguém
talvez dessa maior dificuldade quando
você vive em grupos
você tem condições
e não lutar sozinho
só que para isso exige coragem você tem
que abrir seu coração você tem que abrir
o que você tem de mais íntimo
se você está nessa luta
lembras de lembrar disso eu vou falar
agora é difícil admitir que você está
enfrentando uma luta mas é mais fácil
enfrentar uma luta demitida
é difícil admitir que você está
enfrentando uma luta mas é mais fácil
enfrentar uma luta demitida
talvez um momento que você abra seu
coração é um momento de quebra de
orgulho mas depois que você faz isso a
luta fica mais fácil porque você não
está sozinho porque você não está
sozinho
quando nós vemos em grupos pequenos
nós temos condições de formar um ciclo
de um círculo de amizade e de confiança
que me permite abrir o que existe de
mais íntimo e profundo no meu coração
você não tem que lutar sozinho sabe qual
é a melhor maneira de encontrar a saída
de um labirinto
olhando de fora quando você está dentro
você não consegue enxergar mas quem olha
de fora ver facilmente a saída não
carrega o fardo sozinhos vive em grupos
de vida
deus nunca te chamou pra lutar sozinho
deus chamou pra viver em grupos deixe
alguém te ajudar
tem uma história na bíblia
eu queria a caminhar para o final com
essa história está em marcos capítulo 2
essa história está no verso a verso 12 a
linha do que a conta o seguinte jesus
tinha iniciado seu ministério fazer há
pouco tempo lembra que estamos cá para
os dois ainda de maio estamos no início
do ministério de jesus e depois de
pregar em vários lugares e cumprir sua
missão fazer os seus milagres e toda
aquela obra maravilhosa que jesus fazia
ele resolveu pegar um barco e voltar pra
casa quando ele pegou o barco foi até
cafarnaum e quando chegou um carro em
cafarnaum a bíblia diz que ele foi pra
casa
não sei se era a casa dele ou se era a
casa que ele estava hospedado
mas ele voltou pra casa só quando você
está voltando
o expediente e simplesmente quer voltar
descansar só isso
jesus foi pra isso voltar para casa
acontece que no momento em que jesus
desceu do barco
várias pessoas viram que jesus estava
ali e agora a notícia começou a correr
veja jesus está aqui jesus aqui jesus o
pregador ou milan
aquele que faz milagres jesus aqui
quando jesus chegou em casa
para surpresa dele tinha uma fila de
gente esperando para ouvir a voz dele
a bíblia diz então que jesus entrar em
casa e agora uma multidão entrou atrás
dele e foi enchendo aquela casa
completamente a casa ficou lotada a tal
ponto que as pessoas não cabiam mais
dentro da casa e ela já estavam do lado
de fora pela janela tentando ver jesus
falar apenas para ouvir a voz de cristo
bom
a notícia tinha corrido a cidade inteira
ficou sabendo que jesus estava lá
entre todas essas pessoas que ouviram a
notícia de jesus havia um jovem especial
que ele também ficou sabendo só que ele
tinha uma dificuldade
a bíblia diz que ele era paralítico ele
não andar naquele tempo ser paralítico
não é ter a sua mobilidade limitada não
é não ter mobilidade ponto não havia
cadeira de rodas
tudo que um paralítico fazendo naquele
tempo era deitado numa cama e sobreviver
portanto quando aquele jovem ouviu falar
que jesus estava ali talvez na mente
deles surge uma esperança ocupa aquele
que faz milagres em nome de deus está
aqui talvez eu possa voltar a andar
mas como ele vai chegar até lá não tem
como
a não ser que ele desce sorte de jesus
passar perto de lille gritar jesus houve
ele não tinha chance nenhuma
só que a bíblia diz que aquele jovem ele
não estava sozinho
ele tinha amigos aprendi que ele tinha
especial quatro amigos e esses quatro
amigos também ouviram a notícia de que
jesus estava na cidade e tiveram a mesma
idéia daquele jovem
nós podemos fazer nossa mãe voltar a
andar
a bíblia diz então que aqueles amigos
foram até a casa desse rapaz pegaram a
marca cama que ele estava deitado e
levaram o jovem na
aca até a casa de jesus com a esperança
que jesus pudesse curar aquele jovem
eles tentaram entrar na casa só que a
multidão estava tão grande que não tinha
como entrar ainda mais carregado em uma
maca
eles não conseguiam passar não conseguiu
entrar na casa não conseguiu chamar
atenção jesus até que um deles teve uma
idéia
eles subiram no terraço da casa no
telhado que naquele tempo não era feito
de material mas algo mais tipo palha
feno uma coisa que era facilmente
removível e agora eles chegaram
exatamente no ponto onde jesus estava em
cima de jesus estava lá embaixo no meio
ea bíblia diz que eles abriram um buraco
no meio do telhado e agora eles pegaram
a marca daquele amigo deles e com uma
corda e saram esse amigo até chegar em
baixo jesus
a bíblia diz que jesus viu aquele já vem
descendo do teto por uma corda e quando
ele chegou em baixo
jesus olhou pra ele falou assim jovem
seus pecados estão perdoados mas quer
mais do que isso faz o seguinte levanta
pega takami volta para casa diz que
aquele jovem levantou pegou a caminhada
dele dobrou e voltou para casa andando
saiu pela porta da frente
aquele jovem teve a vida dele
transformada não só espiritualmente
falando mas como um todo
ele voltou a andar mas sabe porque
encontrou cristo porque os amigos dele
levaram até lá se aquele jovem viver
sozinho sabe quando ele encontra cristo
nunca mas ele vive em grupo ele vivia
com os amigos e quando ele não conseguia
chegar até cristo os amigos dele fizeram
esse papel para ele mas os amigos
levaram ele até cristo
quando você vive sozinho talvez você só
vê jesus passando de longe porque você
não tem forças para chegar até cristo
mas quando você vive em grupo os seus
amigos levam você até jesus demarca se
for necessário mas eles levam você é
jesus
deus não te chamou pra viver uma vida
solitária deus sonha com o reino de
amigos nós falamos isso todas as vezes
experimente a vida em grupo e
experimente dividir suas experiências
mas também suas lutas
experimente partilhar o seu crescimento
e também sua queda
deixa a comunidade de deus fazer parte
de outros dias da sua semana além do
sábado deixa essa rotina de comunidade e
fazer parte do seu dia a dia você passou
cinco sábados aqui ouvindo mensagem mais
mensagem de convidando a viver em grupo
a pergunta que faço é o seguinte o que
você vai fazer agora o que você vai
fazer com isso você vai continuar
vivendo sozinho você vai continuar
lutando sozinho não é esse sonho de deus
pra você você possa sair daqui
acompanhado por um grupo de amigos que
você possa sair daqui comprometido com
um grupo de amigos para que a sua vida
não seja uma espiritualidade só no
sábado de manhã mas que ela faça parte
do seu dia a dia para que você possa ser
abençoado por esse grupo que você possa
abençoar esse grupo que você possa viver
o plano de deus
nós vamos terminar cantando ensino que
cantamos todos os sábados
esse hino que quando você olha pra
pessoa do seu lado você entende o valor
dela que você possa cantar e se não
tomar uma decisão no seu coração de amar
o seu próximo tomar conta dele você
possa tomar a decisão de viver em grupo
eu olho para o céu e lembro que nos
criam amor você é com isso que você se
parece com o der por dentro e por fora
a dona ó andré o óleo não ser me lembro
que deus não
é meu
jesus deu a louca no céu e pior por isso
10
é por isso que você s a
assim como o irmão
i am
se você quer ver em grupos nós temos um
ministério nessa igreja se chama o
ministério de vida em grupo a fora
possivelmente tem uma mãozinha onde você
pode ter mais informações
mas não deixe de ver em outros gálatas
capítulo 6 verso 9 a 10 diz assim e não
nos cansamos de fazer o bem de tomar
conta de ter cuidado pois no tempo
próprio
colheremos se não desanimarmos portanto
enquanto temos oportunidade façamos o
bem a todos especialmente aos da família
da fé
faça o bem o time conta mas
especialmente da sua família da sua
comunidade
senhor jesus
nós louvamos por que o senhor conhece a
gente também que o senhor sabe que a
gente não consegue viver sozinha então
se anos dá um privilégio de viver o teu
reino cercado de amigos é obrigado que o
senhor nos dá o privilégio de além dessa
comunidade ainda ter outras pequenas
comunidades das nossas casas para que
nós possamos vivenciar essa experiência
de grupos
durante nossa vida intensa meu deus
transforma o nosso coração nos ajuda a
abrir o nosso coração para que outras
pessoas possam entrar também
e que nós possamos sair daqui não como
um único indivíduo mas como um grupo que
juntos formamos um sócio que quer
transformar a nossa vida que nós
possamos ir pro céu acompanhados
daqueles que estão à nossa volta
moramos em nome de jesus amém deus
abençoe você tem uma feliz semana
acompanhado de seu grupo de amigos