SOMOS UM – 5 de 5 – Quando Cuidamos Uns dos Outros
05/03/2016SOMOS UM – 5 de 5 – Quando Cuidamos Uns dos Outros
Fonte: Nova Semente
Legendas automáticas:
1 ele sábado a bola está com você mais uma vez mais um sábado aqui na nova semente fico feliz que você pode separar um tempinho para estar com a gente pra gente buscar junto levado esta manhã quero saudar também você que está acompanhando a gente pela internet onde quer que você esteja seja muito bem vindo o nosso meio também e que você também possa ouvir a voz de deus aí falando contigo nas últimas semanas os últimos sábados aí a gente tem desenvolvido uma série chamada somos um hoje nós vamos concluir essa série vamos estudar e último episódio digamos assim da série somos um nessa série a gente tem buscado entender a importância da comunidade no meu relacionamento com deus a importância da vida em grupo a importância de estar com amigos no louvor a deus certo hoje nós vamos concluir essa série falando um pouquinho que quando nós nos unimos nós nos tornamos um quando cuidamos uns dos outros nos tornamos um quando cuidamos uns dos outros e esse vai ser o tema do nosso desta manhã e pra isso eu convido você abrir sua bíblia já de cara em joão capítulo 13 livro de joão capítulo 13 será nosso primeiro texto para meditação enquanto você abre eu queria te convidar a mais uma vez fazer mais uma oração pra gente pedir que deus possa estar conosco nesse momento tudo bem como você é mais uma vez fechar seus olhos do jeito que você está nós vamos orar senhor jesus mais um sábado nós estamos aqui pra poder estudar a bíblia é pra poder entender o que o senhor tem a falar pra gente meu deus o que eu te peço neste momento é que o senhor possa abrir a nossa mente abrir o nosso coração para que a gente possa estar apto para receber a tua palavra senhor tira da nossa da nossa mente qualquer coisa que possa nos distrair e nós possamos estar focados na tua voz e que o mesmo espírito santo que inspirou os profetas a escrever esse livro mas agora falar dos nossos ouvidos ao nosso coração nós jogamos em nome de jesus amém joão capítulo 13 estamos falando hoje sobre cuidados dos outros todo mundo gosta de ser cuidado na verdade é gostoso de vez em quando recebeu um mimo zinho aquele cuidados em a gente gosta diz que alguém gaste um tempo ali com a gente cuidando mimando é gostou de vez em quando eu não sei se você concorda mas eu acho que um dos momentos da vida onde a gente é mais mimado ou mais cuidado é quando a gente está doente quando eu tenho uma enfermidade ou até uma coisa mais séria é a hora que as pessoas param tudo pra tá ali com a gente amparando já mencionei algumas vezes aqui que eu cursei o ensino médio lá no rio grande do sul num colégio de internato regime de internato por causa disso eu sair de casa ou sair desse mínimo dos pais digamos assim em torno dos 16 anos pra poder já morar no colégio teve uma vez nessa faixa etária e nesses anos teve uma vez que eu estava no colégio eu comecei a ficar doente peguei uma gripe só que uma gripe um pouco mais séria não era zico essas coisas não estava na moda ainda isso naquela época mas era uma gripe que estava um pouco mais séria e essa gripe estava levando a uma espécie de amigdalite eu nunca tinha tido amigdalite na minha vida mas começou a inchar minhas amigas que aconteceu durante a semana eu fui piorando piorando piorando só que no final de semana o colégio ea proporcionar um passeio e esse passeio ea terminar com um rafting e até a gente tem no fundo que estava nesse passeio também a gente ia terminar com rating que aconteceu eu nunca tinha feito rápido na minha vida e eu não ia ter que pagar por isso que você acha isso que eu ia voltar pra casa e no rádio claro doença depois a gente se vira o que acontecer né resolvi esperar segurar a onda e para esse passeio chegou à final de semana minha gripe piorou minha amiga estava inchando e agora chegou o passeio a gente a campo no lugar o atual chegou o dia do rafting eu já estava com febre em torno de 38 graus e minha mãe dela estava inchada que já tinha dificuldade de comer alimentos sólidos assim em pedaços grandes já doía um pouquinho mas estamos aqui pra isso né o que eu fiz eu estava quente estava com o corpo quente e nada melhor do que quando você está com febre entrar na água gelada uma coisa que faz muito bem para a saúde né então o que eu fiz eu estava com um casaco apesar do clima - estava com uma calça moletom umas duas blusas e quando eu fui ver se aquela roupa de neoprene para a gente poder entrar na água eu tirei um dos casacos o resto eu fiquei com a roupa por baixo e vestindo é o prêmio por cima digamos assim para aliviar a consciência não adiantou nada porque quando entrei na água molhou tudo que depois tudo pior mas enfim fiz isso aproveitamos o rafting até esqueci que estava com febre na hora foi uma maravilha talvez e que acabou o passeio nós voltamos pro colégio e aí quando eu voltei para o quarto eu percebi que eu ia pagar um preço bastante alto pela escolha que tinha tomado pela decisão que eu tinha feito que aconteceu assim que cheguei no quarto me de minha febre que tinha piorado minha febre já estava nos 40 graus a minha mãe dela já estava inchado aqui para tomar água era dolorido para tomar água ainda mais alimentos sólidos não tive escolha liguei para o meu pai falei pai me ajuda que euro eu vou morrer aqui não sei o que vai acontecer meu pai me pegou a gente foi para o hospital resumindo a história uma semana eu fiquei de molho em casa para poder me recuperar da minha aventura que eu tive naquele dia mas não foi tão ruim assim enquanto parece que aconteceu quando cheguei no hospital já com essa febre amarela completamente fechada não conseguia respirar pelo nariz e pela boca e amídala fechando entrar no desespero o médico chegou pra mim e falou o seguinte olha você vai tomar tal tal remédio me deu a ele o coquetel digamos assim e aí falou o seguinte você precisa agora tomar líquidos gelados para poder ajudar desinflamar eu ouvi essa informação e aí eu raciocinei é pra ter certeza foi assim em doutor o senhor está dizendo que eu tenho que tomar sorvete ele falou é eu preciso de uma dessa todo ano durante uma semana eu fiquei deitado no sofá com coberta tomando sorvete e por indicação médica o que pode ser melhor do que isso uma semana foi uma maravilha e fiquei uma semana sendo mimado pelos meus pais até o sorvete era ele que traziam porque eu tinha que estar de repouso não podia levantar pra mudar era eu que escolhi os canais da tv foi uma maravilha uma semana de molho tomando sorvete e sendo mimado pelos pais que maravilha é gostoso ser cuidado né eu acho que eu acho que a sensação que a gente gosta essa convicção de que a pessoa está separando o tempo dela está gastando o tempo dela com você a gente se sente amado quando a gente é cuidado sabe que essa esse sentimento essa necessidade do ser humano é tão comum que deus ele busca trazer isso nos seus seguidores a bíblia diz que deus espera de nós que nós cuidemos uns dos outros deus pede isso da gente porque ele sabe que o ser humano precisa disso olha está escrito e joga pelo treze verso 34 e 35 a bíblia diz assim novo mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei que também ama você é vocês uns aos outros nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros a gente fala que semana após semana que na nova semente a gente busca entender como nós podemos ser melhores discípulos de cristo você quer uma característica fundamental de um discípulo de jesus amor mas não é qualquer amor é o amor pelo próximo o discípulo de jesus ele vai ter amor pelo próximo necessariamente que a gente vai lá praquele texto bem conhecido da bíblia primeiro joão capítulo 4 versões 8 a líbia disse que aquele que não ama não conhece a deus ou seja se você não tem amor pelo próximo mais do que não seguir a jesus você não conhece deus se você não tem amor não é porque você não conhece deus mais pastor eu já tive um encontro com deus deus falou comigo bom se isso não resultam em amor talvez não era deus talvez não foi isso que você está imaginando porque a bíblia diz que aquele que conhece a deus ele ama a característica do discípulo de cristo é o amor aí lá e mateus capítulo 22 das 39 a venda vai dizer que eu devo um dos grandes mandamentos é amar o seu próximo como a ti mesmo eu devo amar o meu próximo como a mim mesmo nós precisamos do amor o discípulo de cristo ama a todos que estão à sua volta mas como eu posso demonstrar esse amor pelas pessoas talvez uma das melhores maneiras de amar quem está do seu lado é tomar conta dela é cuidar dessa pessoa é se preocupar com essa pessoa olha que interessante esse verso que está em filipenses capítulo 2 verso 4 eu vou lá pra você filipenses capítulo 2 04 euros assim cada um cuide não somente dos seus interesses mas também dos interesses dos outros olha que interessante esse verso a gente vive hoje na filosofia do e miyama cada um com seu problema cuida da sua vida que eu cuido da minha habilitação não habilitado não você vai cuidar da vida do outro também é interessante isso você vai tomar conta do outro também o problema de quem está do seu lado é problema seu também porque você como discípulo você tem a missão de auxiliar essa pessoa interessante isso nós fomos chamados para tomar conta deus me convida não só a cuidar da minha vida mas a me interessar pelos desafios de quem está do meu lado deus quer que eu participe de forma completa da vida do meu irmão da vida de quem está sentado na lagoa é dessa forma que nós agimos como comunidade agora como é que nós podemos da melhor maneira tomar conta de quem está do nosso lado bom existem várias formas por exemplo um dos âmbitos da vida onde a gente pode tomar conta da vida de uma pessoa é no que diz respeito à vida material os materiais é uma forma que nós temos de cuidar de quem está do nosso lado abra sua bíblia em atos capítulo 4 abra sua vida em atos capítulo 4 nós vamos ler a partir do verso 32 atos capítulo 4 a partir do verso 32 a bíblia diz assim da multidão dos que creram era um coração ea alma ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía tudo porém lhes era comum com grande poder os apóstolos dar um testemunho da ressurreição do senhor jesus em todos eles havia abundante graça pois nenhum necessitado havia entre eles por enquanto os que possuíam terras ou casas vendendo-as traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos então se distribuía qualquer uma medida que alguém tinha necessidade esse relato aqui nós estamos lendo sobre a igreja primitiva veja a igreja formada pelos discípulos sabe que a igreja estava sabe que cabeça dizendo que os membros da primeira igreja cristã eles cuidavam das necessidades financeiras de cada um a gente não está falando aqui que eles se reuniam para orar mais que eles se reuniam para ler mais a bíblia não o cuidado vai além disso eles cuidavam das necessidades financeiras então vamos supor que na comunidade aparecesse um rapaz que ele não tinha uma casa ele não tinham de dormir a comunidade se juntava juntava dinheiro comprava uma casa e dava pra pessoa aí ajudando ele botando comida na casa até ele conseguir trabalho conseguiu trabalho conseguiu se reerguer que esse rapaz vai fazer agora ele vai fazer o mesmo processo com outra pessoa e assim a comunidade inteira se cuidava estamos falando de necessidades materiais deus chamou a nossa comunidade para fazer isso também se nós voltarmos a leitura do texto para o capítulo 2 no verso 42 a 47 nós vemos ali que o cuidado mútuo esse cuidado esse interesse o outro resultado numa maior união e harmonia entre os membros da comunidade cristã interessante isso o cuidado pelo outro fazer com que eles fossem mais unidos quando voltamos para o capítulo 6 ou melhor quando avançamos para 46 no verso um a sete a gente vê ali a primeira crise que a igreja cristã enfrentou e sabe qual foi a crise acontece que a igreja não conseguia mais dar conta de ajudar todo mundo que precisar então as pessoas começaram a discutir ea que eles fizeram eles se dividiram instituíram os diáconos para que ajudassem os apóstolos a tomar conta de cada um que precisava de ajuda olha que interessante quando nos preocupamos uns com os outros nós nos unimos mas quando nós ignoramos os problemas uns dos outros nós nos afastamos ter a consciência da necessidade do cuidado faz com que nossa comunidade se torne mais forte e mais unida mais harmoniosa nós precisamos tomar conta das necessidades dos outros nós estamos vivendo aqui no brasil um momento de crise você viu ontem um rebuliço político que a gente passou e tudo isso retrata na nossa vida financeira cada dia são mais e mais pessoas que estão desempregadas e eu tenho certeza que muitos que estão sentados aqui estão passando por esse problema também se tem um momento que nós como comunidade precisamos nos unir para ajudar uns aos outros é agora agora só que nós temos um problema em uma comunidade tão grande como essa eu passei felipe passou fabiano nós não temos como saber ou auxiliar todos que precisam de ajuda como que nós como comunidade podemos preencher esse essa missão dada por deus muito simples assim como os apóstolos fizeram quando nós nos dividimos em grupos menores aí eu consiga ajudar melhor a pessoa que tem necessidade quando eu me divirto um grupo menor eu consigo saber quem está precisando de ajuda eu consigo saber que a ajuda ele precisa quando eu vivo em grupos menores eu tenho condições de ajudar quem precisa talvez como um grupo grande que é difícil mas os menores nós temos essas essa condição outro aspecto da vida que nós podemos ajudar aquele que precisa o que nós podemos tomar conta um dos outros é que diz respeito à necessidade física à saúde vira a página da sua bíblia para o livro de tiago livro de tiago lá no finalzinho da bíblia nós vamos ler o capítulo 5 tiago capítulo 5 vamos ler a partir do verso 14 a bíblia diz assim thiago 45 verso 14 da acim está alguém entre vós doente chamas prevê presbíteros da igreja e este espaço à oração sobre ele um lindo com óleo em nome do senhor ea oração da fé salvará o enfermo e o senhor levantará e se houver cometido pecados seriam perdoados nós como comunidade temos a missão também de ajudar jean parar de auxiliar aquele que passa por uma enfermidade a gente comentou isso no início da mensagem que é seu momento a gente mais precisa de ajuda é nossa missão como comunidade amparar quem está doente o que é interessante lá e mateus capítulo 25 jesus está descrevendo a característica dos alvos e dos perdidos no verso 3546 quando ele descreve os alvos ele disse que os alvos são aqueles que visitavam os enfermos no hospital os pedidos são os que não visitava entre outras coisas em parte isso faz parte da nossa missão amparar o doente amparar aquele que precisa de apoio aqui na nossa comunidade existe um jovem que alguns meses descobriu que tinha uma doença muito grave e ele começou a tratar ainda hoje ele está tratando sabe que desde que eu descobri que ele estava com essa doença eu coloquei no meu coração que eu precisava visitar ele e fazer uma oração com ele simplesmente pra dar um apoio só que eu vou abrir meu coração para você agora eu ainda não consegui fazer isso desde que ele ficou doente até hoje eu não conseguir falar com ele e toda vez que eu me lembro disso me dói o coração porque eu sei que estou em falta eu tô falhando na minha missão sabe o que me consola é quando estou olhando facebook ali e ali eu olho a página dele e algumas vezes ele posta foto de membros dessa comunidade amigos dele estão lá visitando ele na casa dele orando por ele aí você vê a felicidade dele sabe quem são as pessoas que estão visitando ele as pessoas que fazem parte do pequeno grupo dele as pessoas que vivem em grupo com ele na hora que ele mais precisa é com eles que ele pode contar quando nós vivemos em grupo nós temos condições de amparar quem precisa no livro a ciência do bom viver o autor é o haiti na página 106 ela está comentando sobre diversas formas de servir jesus e ela fala da nossa busca incessante por encontrar as pegadas de jesus sabe quando você toma a decisão de andar como jesus andou e aí você começa a procurar onde estão as pegadas de jesus pra poder copiá-lo olha que ela comenta na página 106 ela diz assim não necessitamos de ir à nazaré a cafarnaum ou a betânia para podermos andar nas pegadas de jesus acharemos os vestígios dos seus passos ao lado do leito do enfermo nas favelas nas apinhados avenidas das grandes cidades e em todo lugar em que há corações humanos necessitados de consolação você quer seguir jesus você quer imitar jesus você quer achar a pegada de jesus pra andar igual a pegada de jesus está do lado da pessoa enferma a pegada de jesus está do lado da pessoa que precisa de ajuda como comunidade ajude quem precisa de ajuda ampare quem precisa de amparo você está imitando jesus talvez uma terceira forma que nós temos de cuidar do nosso próximo na terça um terceiro benefício aí da vida em grupo para nós cuidarmos do próximo é que quando vivemos em grupos pequenos nós podemos ajudar as pessoas a encontrar o caminho certo encontrar o caminho é esse é bastante interessante abra sua vida em gálatas capítulo 6 gálatas capítulo 6 olha o que está escrito 146 a partir do verso um nós vamos ler verso um gálatas capítulo 6 verso 1 a bíblia diz o seguinte preste bem atenção nesse texto irmãos se alguém for surpreendido na alguma falta vós que sois espirituais corri corrigiu com o espírito de brandura e guarda ti para que não seja também tentado olha que interessante que se está dizendo e fazendo o seguinte se você está vivendo sua vida você está sentado numa pessoa e você viu que essa pessoa do seu lado ela está se desviando do caminho de deus é sua missão alertar essa pessoa do caminho certo é interessante isso é sua missão corrigir a pessoa que está andando em erro bom mas aqui a gente tem que tomar um cuidado bastante grande porque logicamente o fato da bíblia dizer que nós devemos corrigir as pessoas não lhe dá a prerrogativa de julgar o meu próximo lógico que não até porque convenhamos quando eu jogo meu próximo eu não levanto ele acaba afundando ele cada vez mais afinal de contas ninguém gosta de ser criticado não é isso que ela está me chamando a fazer é contar uma história que estava lembrando essa semana é tema um dia desses aí um dia desde o início do ano início do ano passado no início do ano passado é arranjar desde o início do ano passado eu fui ao hospital porque eu queria fazer uma consulta com uma nutricionista da clínica sei lá queria fazer uma consulta com nutricionista só que para que o plano de saúde liberasse a consulta com nutricionista primeiro eu precisava do encaminhamento de um clínico geral então o que eu fiz marquei uma consulta com clínico geral única e exclusivamente pra pegar o encaminhamento só pra isso só pra cumprir o que o plano pede marcamos a consulta no dia amanda foi comigo e aí chegamos pra ser consultados esperam o tempo quando finalmente foi chamado para ser atendido pelo clínico geral tem que resolver um assunto então eu fui na frente já adiantando as coisas enquanto resolvia para voltar assim que eu sentei na mesa a doutora começou a me fazer algumas perguntas de histórico do tipo é saúde na família e vacinas alimentação essas coisas que sempre pergunta a ela virou pra mim e falou assim é puxa esqueça primeiro pronto talvez ela perguntou pra mim alguma coisa te lembrar que esse quesito assim a banda pra mim histórico de doenças tal já esqueci de novo não peguei foi nomeada assim a gente é assim por que você quer a nutricionista mesmo assim porque você quer nutricionista aí o meio sem graça meio brincando assim a saber como é que acabei de casar e aí a gente acaba passando um pouquinho do limite tal então então tentando voltar um corpo aceitável e não perco minha esposa aí a ela virou pra mim e falou assim ah desse jeito eu sou assim a então agora a culpa é do casamento achei estranho aí eu fiquei completamente sem graça nem falei 'não não é só foi culpa minha tal mas é que acontece então sabe como é que é bom a leu parte agora é completamente constrangido ali mas beleza estranha ela começou a fazer outras perguntas do tipo assim você tomou tal vacina tal vacina estava sendo até que ela falou o nome de uma vacina que não conhece não sou médico não sei o nome da vacina é você tomou vacina natal aí eu pensei eu lembrava assim olha honestamente eu não sei se eu tomei essa vacina nessa hora a ver um leão a olhou pra mim assim começou a me dar uma bronca como assim você não sabe que tomar a vacina e ainda um sermão você tem que saber da vacina porque é importante é que você não pode esperar que a mamãe cuide de você falou assim para mim tá tudo bem que tá acontecendo baixa a guarda e casado já sou maduro para isso é o dia da mãe nossa foi terrível cada pergunta que ela fazia ela me dá uma bronca depois nem a mãe fala desse jeito como foi a minha bronca bronca pra eu comecei a ficar nervoso essa mulher tá pensando quebro da bronca enfim até que ela virou para mim e perguntou da da rotina de alimentação ela perguntou se come a fruta só que ela perguntou em tom de desdém aguentassem e fruta come fruta como quem diz assim sentar todo perdido aí né brinca devem passar na sua casa só que eu sempre comem frutas em comissão a lada a gordurinha não é por causa de falta de produto por outros motivos aí eu tenho ossos pesados nessa estada no haiti já usei muitas vezes essa aí ela chegou pra mim e falou assim você come fruta com um total de desenho aí nessa hora como eu sei como isto foi feito agora ela vai ver como fruta todos os dias além desse jeito e aí pensar assim toma me dá bronca agora rapaz nessa hora eu achei que tinha desmontado ela virou pra mim pra minha surpresa e falou assim é mas também não é uma caixa de fruta é uma porçãozinha só existir qualquer não tem como agradar essa mulher não importa o que eu falasse ela ia me criticar não adianta eu falar assim possa sair com uma raiva que lugar você acha que eu saí daquela clínica querendo cuidar da saúde que nada eu queria comer besteira para dar motivo é que a mulher dá bronca em mim olha foi terrível ninguém gosta de ser criticado ninguém gosta que você chega pra ele e fique só apontando erros só cutucando na ferida a gente não funciona assim por isso quando deus vira pra você e fala pra você corrigir o seu irmão ele está falando pra você ficar apontando o erro dele ficar cutucando a ferida ele está falando para você mostrar o caminho certo a diferença entre julgar e alertar e corrigir quando você julga você fica mostrando que a pessoa está no caminho errado quando você quer ajudar você mostra qual é o caminho certo é diferente é diferente eu já falei isso aqui algumas vezes ou uma vez num sermão falar essa frase deus não te chamou pra julgar deus te chamou pra amar mas amar não significa ser indiferente ao erro amar não significa ser indiferente a amar ea respeitar a decisão mas antes de mostrar à direção a bíblia diz que nós somos a luz do mundo se você não ilumina o caminho de quem está do seu lado pra que serve solos serve pra nada portanto se o seu irmão está em erro chega pra ele fala assim olha deus espero que você viva assim e agora respeitar a decisão dele mas mostra o caminho certo é a sua missão iluminar o caminho de quem está no escuro é a sua missão quando nós estamos em grupos pequenos em grupos menores nós temos condições de ajudar exatamente na dificuldade que a pessoa está passando na vida espiritual você tem a condição de mostrar o caminho certo e mais ela vai te ouvir porque não é o pastor está falando é o amigo dela ela sabe que você quer o bem dela ajude as pessoas a encontrar o caminho certo e talvez a última forma que eu queria estar com você nessa manhã de ajudar uma pessoa que precisa quando estamos em pequenos grupos é porque nesse formato nós temos a possibilidade de dividir o fardo quando vivemos em grupos pequenos nós temos a possibilidade de dividir o fardo ainda em gálatas capítulo 6 olha a cabeleira dias no verso 2 logo em seguida do verso que a gente leu a bíblia diz o seguinte levar e as cargas uns dos outros e assim cumprir e se a lei de cristo veja bem o mesmo texto que diz pra você ajuda o seu irmão que tem erro ele diz o seguinte pega o erro dele e carrega você amou mesmo tenho que ir pra você não deixa o seu irmão ficar tropeçando fazendo coisa errada eles assim à tona o problema de seu irmão e carrega você quando nós vivemos em grupos pequenos nós temos condições de dividir o fardo dividir falha talvez nesse item o mais difícil não seja você entender que você precisa tomar o fardo do outro sabe qual é a maior dificuldade nessa questão aqui é você ter coragem de abrir seu coração e dividiu o seu fardo com alguém talvez dessa maior dificuldade quando você vive em grupos você tem condições e não lutar sozinho só que para isso exige coragem você tem que abrir seu coração você tem que abrir o que você tem de mais íntimo se você está nessa luta lembras de lembrar disso eu vou falar agora é difícil admitir que você está enfrentando uma luta mas é mais fácil enfrentar uma luta demitida é difícil admitir que você está enfrentando uma luta mas é mais fácil enfrentar uma luta demitida talvez um momento que você abra seu coração é um momento de quebra de orgulho mas depois que você faz isso a luta fica mais fácil porque você não está sozinho porque você não está sozinho quando nós vemos em grupos pequenos nós temos condições de formar um ciclo de um círculo de amizade e de confiança que me permite abrir o que existe de mais íntimo e profundo no meu coração você não tem que lutar sozinho sabe qual é a melhor maneira de encontrar a saída de um labirinto olhando de fora quando você está dentro você não consegue enxergar mas quem olha de fora ver facilmente a saída não carrega o fardo sozinhos vive em grupos de vida deus nunca te chamou pra lutar sozinho deus chamou pra viver em grupos deixe alguém te ajudar tem uma história na bíblia eu queria a caminhar para o final com essa história está em marcos capítulo 2 essa história está no verso a verso 12 a linha do que a conta o seguinte jesus tinha iniciado seu ministério fazer há pouco tempo lembra que estamos cá para os dois ainda de maio estamos no início do ministério de jesus e depois de pregar em vários lugares e cumprir sua missão fazer os seus milagres e toda aquela obra maravilhosa que jesus fazia ele resolveu pegar um barco e voltar pra casa quando ele pegou o barco foi até cafarnaum e quando chegou um carro em cafarnaum a bíblia diz que ele foi pra casa não sei se era a casa dele ou se era a casa que ele estava hospedado mas ele voltou pra casa só quando você está voltando o expediente e simplesmente quer voltar descansar só isso jesus foi pra isso voltar para casa acontece que no momento em que jesus desceu do barco várias pessoas viram que jesus estava ali e agora a notícia começou a correr veja jesus está aqui jesus aqui jesus o pregador ou milan aquele que faz milagres jesus aqui quando jesus chegou em casa para surpresa dele tinha uma fila de gente esperando para ouvir a voz dele a bíblia diz então que jesus entrar em casa e agora uma multidão entrou atrás dele e foi enchendo aquela casa completamente a casa ficou lotada a tal ponto que as pessoas não cabiam mais dentro da casa e ela já estavam do lado de fora pela janela tentando ver jesus falar apenas para ouvir a voz de cristo bom a notícia tinha corrido a cidade inteira ficou sabendo que jesus estava lá entre todas essas pessoas que ouviram a notícia de jesus havia um jovem especial que ele também ficou sabendo só que ele tinha uma dificuldade a bíblia diz que ele era paralítico ele não andar naquele tempo ser paralítico não é ter a sua mobilidade limitada não é não ter mobilidade ponto não havia cadeira de rodas tudo que um paralítico fazendo naquele tempo era deitado numa cama e sobreviver portanto quando aquele jovem ouviu falar que jesus estava ali talvez na mente deles surge uma esperança ocupa aquele que faz milagres em nome de deus está aqui talvez eu possa voltar a andar mas como ele vai chegar até lá não tem como a não ser que ele desce sorte de jesus passar perto de lille gritar jesus houve ele não tinha chance nenhuma só que a bíblia diz que aquele jovem ele não estava sozinho ele tinha amigos aprendi que ele tinha especial quatro amigos e esses quatro amigos também ouviram a notícia de que jesus estava na cidade e tiveram a mesma idéia daquele jovem nós podemos fazer nossa mãe voltar a andar a bíblia diz então que aqueles amigos foram até a casa desse rapaz pegaram a marca cama que ele estava deitado e levaram o jovem na aca até a casa de jesus com a esperança que jesus pudesse curar aquele jovem eles tentaram entrar na casa só que a multidão estava tão grande que não tinha como entrar ainda mais carregado em uma maca eles não conseguiam passar não conseguiu entrar na casa não conseguiu chamar atenção jesus até que um deles teve uma idéia eles subiram no terraço da casa no telhado que naquele tempo não era feito de material mas algo mais tipo palha feno uma coisa que era facilmente removível e agora eles chegaram exatamente no ponto onde jesus estava em cima de jesus estava lá embaixo no meio ea bíblia diz que eles abriram um buraco no meio do telhado e agora eles pegaram a marca daquele amigo deles e com uma corda e saram esse amigo até chegar em baixo jesus a bíblia diz que jesus viu aquele já vem descendo do teto por uma corda e quando ele chegou em baixo jesus olhou pra ele falou assim jovem seus pecados estão perdoados mas quer mais do que isso faz o seguinte levanta pega takami volta para casa diz que aquele jovem levantou pegou a caminhada dele dobrou e voltou para casa andando saiu pela porta da frente aquele jovem teve a vida dele transformada não só espiritualmente falando mas como um todo ele voltou a andar mas sabe porque encontrou cristo porque os amigos dele levaram até lá se aquele jovem viver sozinho sabe quando ele encontra cristo nunca mas ele vive em grupo ele vivia com os amigos e quando ele não conseguia chegar até cristo os amigos dele fizeram esse papel para ele mas os amigos levaram ele até cristo quando você vive sozinho talvez você só vê jesus passando de longe porque você não tem forças para chegar até cristo mas quando você vive em grupo os seus amigos levam você até jesus demarca se for necessário mas eles levam você é jesus deus não te chamou pra viver uma vida solitária deus sonha com o reino de amigos nós falamos isso todas as vezes experimente a vida em grupo e experimente dividir suas experiências mas também suas lutas experimente partilhar o seu crescimento e também sua queda deixa a comunidade de deus fazer parte de outros dias da sua semana além do sábado deixa essa rotina de comunidade e fazer parte do seu dia a dia você passou cinco sábados aqui ouvindo mensagem mais mensagem de convidando a viver em grupo a pergunta que faço é o seguinte o que você vai fazer agora o que você vai fazer com isso você vai continuar vivendo sozinho você vai continuar lutando sozinho não é esse sonho de deus pra você você possa sair daqui acompanhado por um grupo de amigos que você possa sair daqui comprometido com um grupo de amigos para que a sua vida não seja uma espiritualidade só no sábado de manhã mas que ela faça parte do seu dia a dia para que você possa ser abençoado por esse grupo que você possa abençoar esse grupo que você possa viver o plano de deus nós vamos terminar cantando ensino que cantamos todos os sábados esse hino que quando você olha pra pessoa do seu lado você entende o valor dela que você possa cantar e se não tomar uma decisão no seu coração de amar o seu próximo tomar conta dele você possa tomar a decisão de viver em grupo eu olho para o céu e lembro que nos criam amor você é com isso que você se parece com o der por dentro e por fora a dona ó andré o óleo não ser me lembro que deus não é meu jesus deu a louca no céu e pior por isso 10 é por isso que você s a assim como o irmão i am se você quer ver em grupos nós temos um ministério nessa igreja se chama o ministério de vida em grupo a fora possivelmente tem uma mãozinha onde você pode ter mais informações mas não deixe de ver em outros gálatas capítulo 6 verso 9 a 10 diz assim e não nos cansamos de fazer o bem de tomar conta de ter cuidado pois no tempo próprio colheremos se não desanimarmos portanto enquanto temos oportunidade façamos o bem a todos especialmente aos da família da fé faça o bem o time conta mas especialmente da sua família da sua comunidade senhor jesus nós louvamos por que o senhor conhece a gente também que o senhor sabe que a gente não consegue viver sozinha então se anos dá um privilégio de viver o teu reino cercado de amigos é obrigado que o senhor nos dá o privilégio de além dessa comunidade ainda ter outras pequenas comunidades das nossas casas para que nós possamos vivenciar essa experiência de grupos durante nossa vida intensa meu deus transforma o nosso coração nos ajuda a abrir o nosso coração para que outras pessoas possam entrar também e que nós possamos sair daqui não como um único indivíduo mas como um grupo que juntos formamos um sócio que quer transformar a nossa vida que nós possamos ir pro céu acompanhados daqueles que estão à nossa volta moramos em nome de jesus amém deus abençoe você tem uma feliz semana acompanhado de seu grupo de amigos