Sermões Online

A fé vem pelo ouvir

Epístolas Pastorais – BTCast 634

Epístolas Pastorais – BTCast 634

Epístolas Pastorais – BTCast 634

Compre o livro aqui: https://amzn.to/4s7l3kR

Adquira sua Insider nesse link
Favoritos | Creators Insider

O cupom Bibotalk te da descontos que se somam a outros no site!

#insiderstore

Muito bem, muito bem, muito bem! Está no ar mais um BTCast!
Neste episódio, Rodrigo Bibo, Luiz Henrique e Pedro Dulci conversam sobre as Epístolas Pastorais de Paulo de Tarso, explorando seus temas centrais, conselhos ministeriais e alertas para a vida da igreja. O que essas cartas revelam sobre liderança, doutrina e maturidade espiritual? Como elas continuam atuais diante de desafios modernos? E, afinal… como identificar quando aparece um lobo em pele de ovelha tentando dar aula na escola dominical? Essas e outras perguntas são respondidas neste BTCast!

Torne-se mantenedor ou mantenedora do Bibotalk: https://bibotalk.com/mantenedores/
Compre na Amazon pelo link do Bibotalk: https://bibotalk.com/amazon
Torne-se um Prime na Amazon: https://amzn.to/43cww5F
Vantagens de ser Prime: (1) frete grátis nos produtos enviados pela Amazon; (2) séries e filmes originais e um variado catálogo de outros filmes e séries; (3) descontos especiais; (4) tudo isso por cerca de R$20 mensais

Acompanhe as novidades nos nossos canais:
Instagram https://www.instagram.com/channel/AbZi28Coo0zurkY4/?igsh=MW0xeG1uaXRleXB2dw==
WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va9mh5j9Bb66vk6dFT1P

Playlists legais para você maratonar:

– Série Gigantes: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYAK7V6Bz-YUuESPPiCi6Gy2B
– Série Os Outros: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYALUz4ZnUbe1id7GI4BVDs-O
– Série Aliança: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYALKeBBgfaSYx_7eWJWPKN3k
– Série Parábolas: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYALmTOownlMJJ_SGOsn1R0Mr
– Série Origens Cristãs: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYALjBXZp2y9551ayHWhdKBS5
– BTCasts MC: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYAInhfKseQ-DMuNBW1V081oF
– BTCasts ABC2: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYAJQRa75AUS1NKO-lWMikCot
– BTPapo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrTwIXAcjYAIbR1ZXQYUseXslZ75CGud9

Legendas automáticas:

Começa agora o BT.
Teologia é nosso esporte.
Muito bem, muito bem, muito bem. Começa
mais um BTC de número 634.
Eu sou Rodrigo Bibo e Paulo, muito
obrigado por título 2, 11 e 12. Muito
obrigado Paulo.
>> Eu sou Pedro Dult e hoje nós não vamos
falar nem de mitos, nem de fábulas e nem
discussões inúteis.
>> Olha aí. Acabou o podcast. Acabou o
nosso podcast.
Apesar de um podcast ser exceu metade.
80% do conteúdo bibotal exclui do do
YouTube.
>> Ai Paulo, tu me quebras.
>> Eu sou o Luís Henrique. Toda carta do
apóstolo Paulo é uma carta pastoral.
>> Boa. Já já chegou pela teses. Exato.
Exato. Gente, estamos aqui com Pedro Dut
mais uma vez. Esteve aqui e recentemente
inclusive falando sobre a grande obra de
Van Ruser, né? A sua hermenêutica. nem é
pura e nem tão simples.
Foi isso aí.
>> Complicadíssima, né? Sempre bom estar
aqui com vocês falando de coisas puras e
impuras.
>> Boa. É isso. Isso. A gente publica as
puras, né, meu? Quem vê não, vamos parar
uma pausa aqui. A gente de vez em quando
fala isso aqui nos podcasts. Aí a galera
fica, mano, o que que essa galera
conversa dos bastidores? O pessoal acha
que a gente é um bando de pervergente.
Não é nada disso. Não é nada disso. É
que às vezes a gente fala mal de alguém.
Isso é verdade, tá? A gente tem essa
opinião de nós mesmos. Exato. Às vezes a
gente fala de alguém assim, tipo, mano,
pô, pois é, não, aquá não, aquil lá não,
entendeu? E é isso.
>> As pessoas ao qual geralmente nós
falamos mal são das nossas igrejas,
entendeu?
>> É pura também tem isso.
>> O Pedro deve tá falando mal. Não, não
vão falar mentira não. Não, porque ele
tá sumiu. Igreja nova, por isso queja
nova. Exatamente. Não deu tempo de nada
ainda. Por isso que eu antes eu só falei
de mim para eles.
>> Exato. Então assim, galera, a gente faz
essas brincadeiras, a gente faz essas
brincadeiras, mas só para, né? Enfim,
enfim, enfim. Mas vamos lá, gente, ó.
Hoje vamos falar sobre as cartas
pastorais de Paulo, que não são todas as
cartas como o Luiz tá dizendo. E será
que o Luiz tá certo? O que que o Luiz
quis dizer com isso? Mas a gente vai
falar hoje sobre primeira e segunda
Timóteo e também a carta de Tito, que é
comumente chamada de epês, como diz o
nosso autor Douglas MU, né? as epístolas
é epístolas, ele fala de EP, né?
Epístolas pastorais ou é TP?
>> Epístolas pastorais, é as EPs. Então
vamos falar sobre isso. Eu quero começar
esse papo. Eu acho que a entrada do Luí
ela é provocativa, né? Todas as cartas
de Paulo são pastorais.
>> Eu concordo com isso, porque Paulo tá
todo momento agindo mesmo como um
supervisor, né, dessa dessas
comunidades, orientando essas
comunidades nos seus dilemas locais.
Aliás, como eu sempre digo, a igreja
primitiva, ela não é um exemplo para nós
em última análise, porque ela tá cheia
de problemas, né? Então assim, o exemplo
para nós sempre será Jesus, entendeu? E
a igreja primitiva, obviamente ela nos
inspira, mas ela também nos alerta em
comportamentos complicados. E as cartas
de Paulo em boa medida, estão ali para
nós, para resolver problemas. Mas Pedro
Dut Luiz nos provocou aqui no começo
deste episódio.
>> Começou
exato. Mas tecnicamente na divisão que
nós fazemos do nosso canon no Novo
Testamento, ainda que seja uma divisão
mais artificial, ela, né, é uma divisão
mais artificial, a divisão não é
canônica, né? ela é algo bem teológica e
bem posterior. Então, a divisão não é
canônica,
>> mas enfim nos ajuda a entender, né, a
separar o Novo Testamento, né, nos
Evangelhos, no livro histórico, nós
temos, né, a o o a revelação e nós temos
as epístolas. E aí nós temos ali no meio
das epístolas que tradicionalmente são
atribuídas a Paulo, as pastorais, que é
as duas, a Timóteo e a Tito. Por que que
o Luiz faz essa provocação? Parece que
ele tá certo, mas por que que a gente
resolveu chamar de epístolas pastorais?
>> Muito bom, muito bom. Eu concordo com
Luiz. Eh, a gente só o gênero literário
de epístola já deixa claro que se
tratava eh de uma intenção bem
circunscrita de resolver questões nas
igrejas ou que o apóstolo Paulo já
conhecia ou que ele gostaria de
conhecer. Então, ele não escreveu
grandes tratados, ele escreveu cartas,
tá certo? que ele usa esse gênero
literário às vezes com de uma forma
muito peculiar, na saudação ele já vai
colocando conteúdo, mas em última
instância as epístolas do apóstolo Paulo
são pastorais. Pensa, por exemplo,
Gálatas, ela ela lida com um falso
ensino também igual as pastorais, ou
então segundo aos Coríntios, que é uma
carta assim, eh, muito visceral, ele
onde ele chora, onde ele ele se coloca
ali, aquilo é muito pastoral. Só que eu
entendo que essa divisão que foi feita
didática, é porque são as únicas cartas
dirigidas a uma espécie de representante
apostólico. A gente sempre pensa em
Timóteo e Tito, como se eles fossem, ah,
o jovem pastor Timóteo na igreja de
Éfeso, mas ele era mais do que isso,
tinha pastor lá. Ele era uma espécie de
um delegado apostólico. A, o Douglas M
inclusive fala de uma correspondência
eh de um oficial para outro. carregando
a autoridade apostólica num contexto que
provavelmente daqui a pouco os apóstolos
não estariam lá mais. Então, acho que
por isso que eles deram o nome de
epístolas pastorais. É interessante
notar que lá no começo a das comunidades
eh primitivas, né, essas comunidades
cristãs, nós temos eh de maneira
definida pelos historiadores eh e por
teólogos, dois tipos de comunidades que
aparecem, né, as comunidades petrinas e
as comunidades paulinas. E muitas vezes
uma leitura mais crítica desses textos
vai contrastar a literatura que é
produzida pela comunidade petrina e a
literatura que é eh que é produzida pela
comunidade paulina. Eu tendo a ser eh
muito desconfiado desses critérios de
pegar determinados esses autores e falar
de que eles estão em aparente
contradição. Eu acredito que não. Eu
realmente acredito que não. Mas entenda
que ah, e eu gosto muito do que o Luke
Timothy Johnson fala a respeito das
epístolas eh gerais, né? Ah, é como se
eles, se essas epístolas elas surgissem
um contato eh direcionado aos
representantes da teologia do apóstolo
Paulo. Eu acho que eh isso já consegue
para pro pra audiência, né, isso já
consegue esclarecer algumas coisas,
porque imagine as escolas de plantação
de igreja. Eh, hoje você tem CTPI, eh,
Cir Siri, você tem outros eh núcleos de
de plantação de igreja com filosofias
muito distintas de como você deveria
organizar, de como você deveria tratar a
disciplina, qual seria a melhor forma em
determinado contexto e tudo mais. Aqui a
gente tá vendo uma comunicação de um
plantador com uma filosofia para outro
plantador que segue essa mesma
filosofia. no caso Timóteo e Tito.
Então, ah, quando vemos essa
correspondência, essa correspondência
ela tá dentro do corpos paulinos,
porque, eh, faz parte da filosofia
paulina, da teologia paulina. E aí, por
isso que nós conseguimos identificar e
fazer essa separação entre epístolas
gerais e as outras epístolas. Toda
epístola paulina é uma epístola
pastoral, vai ser pastoral, mas ali
existe algumas informações nas epístolas
gerais que são eh informações que você
não encontra nenhuma outra, que são
características de como deve ser o
ministro, de como deve ser a
organização. Eu tô sério, ô Luiz, eu tô
viajando, eu não tô entendendo porque tu
trouxe epístolas gerais para conversa.
Eu não, eu não tô conseguindo, eu não tô
entendendo
>> epístolas pastorais. Desculpa, gente.
>> Ah, tá.
>> Desculpa. Desculpa, gente. Então,
existem as epístolas pastorais e as
epístolas ah comum que são mais seriam
mais doutrinárias assim. Tá agora então
tu só errou o termo. Beleza? Tá.
>> Isso é só substitua epístolas gerais por
epístolas pastorais.
>> Tá beleza. E o que tu quer dizer, e por
que tu veio com esse lance de comunidade
petrina e e também isso eu não entendi a
relação. Me me escapou aqui.
>> Porque nem todas tô prestando atenção.
Sim. Não, porque nem todas as
comunidades do primeiro século são
plantadas por pelo apóstolo Paulo.
>> Sim, sim, sim, sim. Você tem várias
comunidades que nascem fora ali e que
tem, por exemplo, um contato posterior
do apóstolo Paulo, um exemplo claro.
Romanos,
>> a epístola aos Romanos é uma carta
posterior a uma igreja que já existia
antes do ministério ah paulino, né? Tá?
>> E aí a gente precisa levar em
consideração de que o apóstolo Paulo,
por ter uma filosofia ministerial em que
ele não leva tão a risca a divisão entre
judeus e gentius e trata isso, faz com
que ele forme determinadas comunidades
no mundo gentílico que meio que se
afastam de algumas questões secundárias
das comunidades ali do primeiro século
que foram feitas predominantemente
por eh judeus, por uma por
eh predominantemente por pessoas que
estão ainda ligados a Israel e essa
descendência de Abraão. Então, ah, claro
que você vai ter ali naquele meio
prosélitos, você vai ter aquele meio que
pessoas que foram convertidas ao
judaísmo e depois reconhecem que Cristo
Messias é de fato o Messias prometido
ali na Bíblia hebraica. Mas é importante
a gente levar em consideração que
existiam escolas de plantação de igreja.
é é fazer um anacronismo do que nós
fazemos hoje aqui, como dei o exemplo da
CTPI, da Sir Siri, ao primeiro século. E
aí, por isso que quando nós observamos
as epístolas pastorais do apóstolo
Paulo, nós estamos vendo uma das poucas
correspondências que nos foi preservada
de contato direto, em que demonstra
muito da praxis, mas também do etos
pastoral que o apóstolo Paulo possuía e
que desejava relegar, deixar para
aqueles que seriam seus representantes.
Por isso que eu trouxe o Timothy Johnson
de que essas epístolas são epístolas aos
representantes do apóstolo Paulo.
>> Legal. Ó, o Douglas MU, gente, nós
estamos usando aqui a boa parte do que a
gente vai falar. É inspirado aqui pelo
Douglas Mu teologia de Paulo e suas
cartas, tá? Ó aí, ó. Ó, todo mundo.
Coisa linda, hein? Eu tenho que acender
a minha luz aqui. Pera aí que eu tô vou
eu vou ficar mais iluminado igual a
vocês. Pera aí. Eu preciso de mais luz.
Luz.
É, não sei se vai resolver muito, mas
aqui, ó, ó, olha aqui, todo mundo com
teologia de Paulo e suas cartas, tá?
Grande lançamento da Thomas Nelson
Brasil, gente. Uma obra, é um catatal,
tá? Então assim, a você vai entrar lá.
Nossa, mas eu eu eu esperava um livro de
R$ 40. Esse aqui é um pouquinho mais,
gente, mas esse aqui é um livro de mais
de 700 páginas. Ele é um tamanho grande,
tá? E é assim um manual, gente. Isso
aqui é aquele livro para você carregar
pra sua vida e estudando, sabe?
Degustando aos poucos. E é o Douglas Bu,
um grande teólogo, sabe? Assim, muito
respeitado no meio. E muito do que a
gente vai falar aqui hoje tá pautado
nesse livro aqui, tá? A dádiva do novo
domínio em Cristo, uma teologia de Paulo
e suas cartas, teologia bíblica do Novo
Testamento. Aliás, só um parêntese aqui,
tá, galera? Eh, esse livro aqui do
Douglas Mu, ele faz parte de uma coleção
muito amada nos Estados Unidos
>> e que muitos brasileiros querem que
venha para o Brasil. Só que, gente, é um
material grande, ele não é denso, é uma
teologia até bem acessível para o povo
de forma geral. É realmente uma
introdução aos temas que se propõem. E
eles trouxeram esse primeiro do Douglas
Mo aqui. Então, né, vamos ajudar aí eh a
quem sabe esse livro se estabelecer e
eles trouxerem aí, eles trazerem ah,
mais um volume dessa coleção. Mas vamos
lá, jabá feito. Olha o que o Douglas
fala aqui, que é bem o que o Pedro eh
ventilou em um momento aqui, ó.
Ah, a instrução de Paulo a Timóteo e a
Tito, pera, deixa eu me arrumar aqui
para ficar mais perto do microfone. A
instrução de Paulo a Timóteo e e a Tito
assumem a forma de mandatos de um
governante.
>> Isso,
>> né? Ou seja, o mandata princípios, uma
correspondência enviada pelo rei, na
qual um superior escreve a um
representante ou delegado com instruções
sobre a missão do delegado. Então é uma
coisa muito específica para o
supervisor, né, que é como o Douglas Mu
gosta de traduzir a palavra, enfim, o
presbítero, né, o bispo, ele é a ideia
de um supervisor, né, de alguém que está
ali supervisionando a comunidade. Depois
a gente
>> e aquilo que o Henrique, o Luís Henrique
falou sobre a diferença das comunidades,
eh, quando o apóstolo Paulo tem uma
ênfase tão grande no evangelho, numa
relação com a lei muito específica, e
ele ou lida com comunidades que ele não
plantou, ou mestres dessas comunidades
chegam até as comunidades aonde ele
plantou, a a visão, na opinião do
apóstolo Paulo equivocada quanto à lei,
vira um problema. Eminentemente, esse é
o problema de, por exemplo, eh, primeiro
Timóteo e Tito, porque o há uma questão
ali envolvendo a lei, o tipo de falso
mestre ali era um falso mestre de uma
falsa compreensão da relação de Cristo
com o Antigo Testamento. E aí o apóstolo
Paulo era outro evangelho.
>> Uhum. O o Pedro Dut, ele pode falar um
pouquinho mais a respeito disto, assim,
com certa propriedade, porque
recentemente ele fez uma mudança de
igreja, agora ele assume. E é comum,
gente, que determinadas culturas
eclesiásticas,
principalmente questões muito
secundárias, as questões secundárias ali
da administração local, elas acabem
conflitando. Você que faz parte de uma
igreja há mais de de alguns anos, já viu
algumas mudanças de pastores, pastores,
você vai observar esse conflito
acontecendo. Por quê? Porque é uma
questão de cultura. Eh, e nós adotamos
uma cultura, estamos em uma cultura e
dentro das nossas igrejas nós temos
culturas eclesiásticas já estabelecidas,
ao qual consciente e inconsciente nós
afirmamos, tá? E toda vez que aparece
alguém de outra cultura que às vezes não
afirma a mesma coisa ou vai afirmar a
mesma coisa, mas de uma outra forma,
isso pode gerar um conflito. É um
problema tipicamente relacional. E é
importante termos aqui, pelo menos no
corpus paulinos, e que o Espírito Santo
acabou preservando ao redor da história,
um cuidado de um supervisor a um jovem
pastor, a jovens pastores que estavam
lidando em um contexto que poderia, a
princípio, ser hostil por conta da sua
própria a por conta da própria condição,
né, de missão, por conta da própria
condição de de eh anunciar o evangelho
ali e os problemas que eles vão
apresentar. eh serão apresentados, né,
serão expostos no dia a dia ali do
Ministério Pastoral.
>> Muito bom, galera. A gente não vai
discutir aqui sobre autoria das
pastorais, ah, porque todos nós aqui a
gente aceita a autoria paulina,
>> ainda que a gente tenha consciência de
que alguns eh defendem, né, que na
verdade são talvez discípulos de Paulo,
né, uma uma autoria mais tardia da carta
e tal. Eh, gosto. Eu, por mim, eu não
sei se querem comentar alguma coisa
sobre isso, mas eu fico até só bom falar
que no livro, se alguém tiver mais
interesse nisso, o livro ele ele vai
tratar, ele vai lidar com os argumentos,
vai sinalizar eh
>> bibliografia e ele também assume isso
que não, que é o apóstolo Paulo, eu
concordo com ele. E o grande jogo disso
é entender como que as cartas se
localizam no relato de Atos das Viagens
missionárias do apóstolo Paulo.
>> Sim, sim. É. Então, aí vem o lance o
seguinte, o parece que Paulo aqui nas
pastorais ele tem uma eh a gente poderia
dizer que as pastorais t um tema
central, assim, a gente concordam com
essa ideia de que a o combate ao falso
ensino, ele seja uma preocupação eh
central de Paulo, ainda que ele trate de
outros temas, mas parece que tudo que
ele trata nas pastorais
eh de alguma forma e circunda
específico, né, falso ensino, né, até a
brincadeira que o Pedro eh tá falando
ali é justamente o que Paulo começa na
na primeira Timóteo, assim, nesse
sentido, é primeira Timóteo, se me falha
a memória, né, cara? Tem falso ensino.
Hétero de Dascalel aparece nas três
cartas.
>> Olha só. Hétero de Dascalel que é
>> aparece em primeira Timóteos se
>> outro ensino é
>> seis. Segunda Timóteo 2 e Tito 1.
>> É outro ensino assim. É uma preocupação.
>> É uma palavra que o apóstolo Paulo
cunhou. É um é um é um termo dele assim
para dizer assim, ó. Isso aí não é que é
uma perspectiva, uma outra maneira de
enxergar a mesma coisa. Isso é outro
ensino que não foi o que vocês receberam
dos apóstolos. É um falso ensino.
>> Uhum. Uhum. Então tá. A gente
>> agora você você tava perguntando se tem
um centro, né? Eu gosto muito de usar
uma passagem específica de Timóteo, eh,
que é Primeiro Timóteo 3:15, aonde ele
fala o por que ele escreveu aquilo. E aí
o Douglas Mu é bom quando a gente acha
os nossos heróis endossando as coisas
que a gente acredita. E aí ele ele
menciona isso tem salvaguarda pros
nossos pensamentos inclusivos. Agora tem
referência bibliográfica, não são só
vozes na minha cabeça, né? De onde eu
tirei isso? Confia.
>> Farial 12, né?
>> Ele ele fala como que o apóstolo Paulo
usa a imagem de casa, convívio familiar
e casa. Eh, ele fala isso em Timóteo, em
Tito, mas ele também usa lá no no 3:15
colocar a casa em ordem. Eu escrevo
essas coisas porque eu espero estar aí
em Éfeso, mas se eu demorar, você ensine
as pessoas como se comportar na casa de
Deus, que é coluna e fundamento da
verdade. Bon demais isso aí, né? Então,
eu acho que é isso, assim, é, ele tá
ajudando a colocar a casa em ordem. Como
é que coloca a casa em ordem?
estabelecendo obreiro e o o ensino
correto, fazendo falso mestre calar, eh
lembrando da salvação, da centralidade
do evangelho. É isso que ordena uma uma
igreja, né, e ajuda as pessoas a a
viverem ali nessa nova vida em Cristo.
É, até ganha reforço isso que tu
acabaste de falar no sentido de que
quando Paulo vai instruir Timóteo nas
características, né, de um obreiro, né,
de um supervisor, de um presbítero, tem
o lance de o cara governar bem a própria
casa, justamente por conta desse
reflexo, né, da casa de Deus, do povo de
Deus, essa coisa levando em consideração
que as comunidades elas já não começavam
com pastor ordenado, com presbítero
ordenado. Às vezes as comunidades elas,
principalmente as as plantações
paulinas, né, elas começavam com algumas
famílias. Então, começava com as
famílias, essas essa uma, duas, três
famílias acabavam ganhando essa posição
de liderança, eh, sendo reconhecido como
os mais velhos, mais experientes na fé.
E aí, posteriormente, se você pega, por
exemplo, as viagens missionárias do
apóstolo Paulo, você tem ele visitando
umas, na primeira algumas viagens,
algumas cidades. Aí ele retorna,
revisita essas cidades a qual ele já
iniciou algum trabalho, amplia para mais
outras cidades e na terceira ele
revisita todas aquelas que ele eh
visitou e e realiz
na primeira e na segunda e amplia um
pouco mais. Então, era comum que você
não começasse logo ordenando, logo tendo
um presbítero, logo impondo as mãos,
porque era necessário ter um um tempo de
maturação, sabe, da própria comunidade
de fé, até onde ia chegar, o que iria
acontecer, o quão essa igreja eh
conseguiria sobreviver a hostilidade
do ambiente ao qual elas estavam sendo
plantadas, né? O próprio Timóteo, a
maneira como ele conhece Timóteo, muito
provavelmente na primeira viagem
missionária que ele passa por Listre
Derbe, ele deve ter conhecido ele lá,
Eunice, Lord, avó, a mãe dele. Aí na
segunda viagem missionária, Atos 16, é
quando ele chama Timóteo para viajar com
ele, quando ele passa pela segunda vez
na na cidade, né, como você falou,
cooperador para vida, né?
Exatamente. Aí depois ele vai deixando
ele nas cidades. Ele fez isso. Ele não
fez isso só em Éfeso. Ele deixou
Timóteo, deixou outros colaboradores em
outras cidades. Era era o modo que o
apóstolo Paulo tinha de garantir que o
ensino apostólico perdurasse.
>> E isso não é uma coisa qualquer, né?
Realmente você tá lidando com uma
comunidade nascente. Você tem lá o
espírito da da igreja de Jerusalém. É
uma igreja que perseverava de coração,
né? perseverava na doutrina dos
apóstolos. Atos 2:42. Então, não é uma a
o ensino ele não é uma coisa eh pouca na
igreja primitiva. O ensino ele é algo
realmente que tem a ver com a
preservação do cristianismo. Então a
gente até na mentalidade do apóstolo
Paulo, o cristianismo ele se preserva
quando a o ensino é aprendido e
transmitido. Ou seja, e por isso que o
falso ensino ele é tão eh pernicioso,
ele é tão perigoso, né? Tanto que para
aos gálatos ele vai dizer cara anátima
quem ensina outra coisa tipo maldito.
>> Ele chama de ensino demoníaco, né? Ou
seja, é ação diabólica dentro da igreja
via ensino. A gente que tá aqui no
Brasil acostumado com aquela batalha
espiritual assim mais pirotécnica, eh, o
que o apóstolo tá falando assim: "Olha,
tem gente ensinando outra coisa, outra
relação de Jesus com a lei, de Jesus com
o Antigo Testamento, as promessas e o
cumprimento. Isso é o diabo agindo na
igreja. Ele não poupa adjetivos, né, pro
falso ensino e pro pros falsos mestres.
É, por mais que o o tema comum das
cartas seja realmente colocar a a casa
em ordem, os opositores eles são um tema
que ganha uma certa eh relevância ali em
todas essas três cartas.
>> Uhum. justamente por conta do problema
que é uma igreja receber um falso ensino
e tentar andar na missão ou tentar dar
continuidade à missão que somente o
evangelho, a mensagem do evangelho pode
empoderar, pode fazer. Empoderar. Pode,
eu posso utilizar esse termo aqui
empoderar ou
>> depois das referências que ele fez, né,
no último podcast, se você quiser olhar,
é só você botar no podcast.
>> Ol lá, você não sabe o que a gente tá
falando, vai lá no o é como que é o
hermenêutica pura e simples lá.
>> Ó, o o Douglas fala o seguinte aqui,
Douglas, porque eu já me sinto íntimo
dele, né? Como eu sou amigo do
Guilherme,
>> é o Doug, como o Guilherme Nunes já deu
carona pro Douglas e eu sou muito amigo
do do Guilherme, então
>> até pegou na mão dele já. Então,
>> exato, eu já tô sou amigo do Doug aqui.
>> 2 graus, tá? 2 graus do gra.
>> Olha só, esse falso ensino incentiva
especulações controversas em vez de
promover o plano redentor de Deus. A
tradução da NVI, promover o plano
redentor de Deus obscurece a imagem que
Paulo usa aqui. Então ele não curte
muito a tradução da NV nesse aspecto.
Ainda que olha gente, olha só que é
maturidade teológica, galera.
>> Tá? Aqui ele não concorda com a NVI, em
outros lugares ele concorda
>> porque é assim que se faz teologia
pessoal, não é jogando tudo no lixo.
>> Joia? Vamos, vamos combinar assim. Ah,
essa
>> fica aí, fica aí essa lição pra gente.
>> É, porque no o Brasil tem uma geração aí
de teólogos de internet que Deus o
livre, mano.
>> É tudo ou nada.
>> É tudo ou nada. Não, essa tradução é o
lixo. Por quê? Porque naquele versículo
traduziu isso.
>> Tá
>> sim.
>> É sério isso? Tipo, e como se toda a
tradução fosse perfeita, né? Todas elas
deixam um buraco ou outro, gente. É
normal, é muito complexo, entendeu?
Então assim, por favor, viu? Você pode
não gostar de uma coisa e gostar de
outra e tá tudo bem. Pronto. Tá bom. Aí
ele não concorda com a NV nesse aspecto
aqui. Porque
>> Mas se é NTL brincadeira. Vamos lá,
continua aí, mano. Quando eu falo não,
dependendo do círculo que eu tô aí, eu
sempre defendi a NTLH. Há, cara, há
décadas eu defendo a NTLH. Há décadas.
Eu preguei muito para jovem, ainda prego
para jovem, né? E e mano, e eu sempre
indiquei e eu sou do tempo que só se
usava Almeida Corrigiva. Eh, Almeida é
revista e corrigida. Não, não. Na
assembleia sempre foi a revista e
corrigida, né? Sim. que é a de 1986,
alguma coisa assim.
>> E eu já falava da NTLH em Assembleia de
Deus. Eu falava assim: "Jovens, jovens,
NTLH, jovens, tem que ler NTLH." Eu li
ela várias vezes quando eu converti, eu
li na NTLH assim muitas vezes antes de
ir pra NVI, só depois que eu fui conver.
>> Aí dependendo do círculo que eu tô, o
pessoal vem criticar, fal assim: "Mãe,
você sabiam que o Nicodemos em aula de
mestrado recomendava NTLH em aula de
mestrado?" do pessoal Nicodemos. É
Augusto Nicodemos. Ele não demoniza NTLH
porque tem lugar que ela acerta ara e
nth no logos ele abria.
>> Olha aí, ó. Viu? Então assim, e tem hora
que a nth acerta demais, erra em outros
lugares. É, acho que ela poderia fazer
uma opção melhor, mas nenhuma é erro,
cara. É opção, entendeu? Opção do
tradutor.
>> Mas vamos lá.
>> Mas v lá.
>> Vamos lá, pessoal. Queria deixar,
>> eu senti, eu senti um desabafo aqui, mas
beleza.
>> É, foi, foi, não é a terapia, a sessão
aqui, ó, que agora voltando aqui pro
>> Não, e sabe o que que é? Eu quero pedir
desculpa agora, porque isso não é nem
injusto com a nossa audiência, que
geralmente quem ouve BTC já sabe disso.
>> É, não é exato.
>> Ouvinte do BTC não comete esse erro.
Desculpa, galera, foi mal, é que a
internet ela ela adoece a gente. Vamos
lá. Aí ele diz o seguinte: eh, promover
plano redentor de Deus obscorece a
imagem que Paulo usa aqui. Ele se refere
a promover a casa ou economia. De novo
aquele lance, plano redentor de Deus é
algo muito muito etéreo, né? Não, o
negócio é a casa de Deus, né? É a é a e
a economia é isso, né? Eh, ordem na
casa, né? O economia, a lei da casa, né?
Econom, né? O economia, que é esse termo
para ordem da casa, lei da casa. é a
casa de Deus ou a economia de Deus na
fé. Essa imagem estabelecem o tom da
carta que apresenta a igreja como uma
casa espiritual que precisa ser
protegida, bem guiada e servida. Ou
seja, eis o papel de um líder, né? Eis o
papel de um obreiro, de um supervisor,
de um pastor, de um bispo, conforme o
apóstolo Paulo.
>> Ex. Quando ele, quando ele fala isso aí
lá no primeiro capítulo também de
Timóteo, ele fala sobre isso, ele fala:
"Olha, as discussões inúteis deles não
promovem a fé, o amor". Aí ele continua,
ele fala da lei. Aí ele volta no
capítulo 1, no versículo 18, ele fala:
"Você não, Timóteo, você eh escute esse
conselho aqui, combata o bom combate."
Geralmente quando essa expressão é
usada, na outra menção que ele faz no
segundo, é é versículo de velório, né?
Combate o bom combate, guardei a fé, mas
na verdade qual que é o bom combate? O
combate assim honroso, a verdadeira
batalha? É por isso, é para manter a
casa de Deus em ordem. Uhum. E isso,
inclusive, é a coluna vertebral da
teologia bíblica do do Douglas Mu aqui,
né? A teologia bíblica é essa disciplina
que organiza o dado bíblico numa numa
linha eh cronológica e ele vai colocar
como a dádiva do novo domínio de Cristo.
Ou seja, eh não é essa coisa etéria,
igual o Bíblia falou de ah, o reinado de
Deus, tal, é o domínio dele. Estar no
oicos de Cristo, estar dentro do do
oicos era a propriedade como um todo,
não era só a casa, as quatro paredes
assim, era o quintal inteiro da
porteira. para dentro, assim, era o ó
oicos de Cristo. Como é que é viver
nesse óicos? Como é que é tá debaixo
desse domínio, dessa dessa desse domínio
do filho? E e aí faz todo sentido o
apóstolo Paulo inteiro.
>> E aí tem o lance que a gente pensa muito
assim, né? Tá, mas beleza, proteger
contra falsos mestres quer dizer que é
dentro da própria comunidade que eles se
criam e eles surgem.
>> Sim.
>> Entende? Então assim, é claro que a
gente tem ataques de fora e sim, a gente
tem ataques de fora e às vezes a gente
até precisa se defender desses ataques,
dependendo como for, tá? Eh, eu ia fazer
uma colocação sobre o que aconteceu
recentemente agora no carnaval, mas não
farei, né? Não vou, vamos, vamos cons
aqui. Esse vai ser lá no indicativo do
YouTube. Esse vai ser o ponto alto,
assim, todo mundo entrou aqui
>> falar, eu acho que Mas o fato é que a
gente sempre vai ter ataques externos.
Entendeu? É normal ter, só que nem de
todo ataque externo a gente tem que se
defender, entendeu? Porque, cara, às
vezes é só o ataque pelo ataque, é só
barulho, não afeta em nada, entendeu?
Não quer dizer nada.
>> Agora os internos, meu amigo, esses
>> como diz lá no Rio de Janeiro, falso
mestre também é cria, né? É cria da
igreja.
>> Cria da igreja. Cria da igreja.
>> Não é, não é só de fora, não.
>> É. E eu queria falar um pouquinho sobre
isso, tá? Eu queria falar um pouco sobre
isso, porque às vezes a gente não para
para prestar atenção o do como e o
porquê a gente internamente temos ah na
nossa na nossa comunidade de fé um um
solo fértil para que falsos mestres
possam florescer. E, e eu acho que passa
por uma palavra, o amor. E o amor sendo
desenvolvido em generosidade. A igreja
cristã desde sempre foi eh muito
generosa. E essa generosidade não só
para com bens materiais, mas para com
reputação social, para com dignidade,
para com todas as esferas e e tudo
aquilo que um ser humano precisa, tá?
Tudo aquilo que um ser humano precisa. E
a igreja nunca e nas observações do
próprio apóstolo Paulo, você nunca verá
ele falando para uma igreja, uma
comunidade de fé ou até mesmo os seus
cooperadores deixarem de ser generosos,
deixarem de ser amorosos. Você nunca
verá essa esse você nunca verá esse
imperativo, nunca verá. Mas a os falsos
mestres eles sabem que a igreja ela é
generosa e por isso eles se enfiam
dentro para poder obter determinadas ah
vantagens, vantagens sociais, vantagens
materiais, vantagens relacionadas a
prestígio, a poder. E eu acho muito
interessante que quando o apóstolo Paulo
vai eh descrever os os falsos mestres,
vai descrever como quê? Como ovelhas,
como lobos. em pele de ovelhas. É,
>> é, é nas pastorais que Paulo fala dessa
galera que anda na casa das viúvas
perdidas seus desejos e tal.
Devoram, que devoram tudo, né? Isso. Na
segunda carta, aquela passagem que às
vezes a gente cita fora do contexto, ah,
o amor ao dinheiro é a raiz de todos os
males, ele tá falando para falso mestre,
ele tá falando do cristão e o membro da
igreja que ama o dinheiro. O amor
específico ali era esse assim do ventre,
do do mestre que ele quer tudo para ele.
é a próprio, os próprios verbos que o
apóstolo Paulo utiliza em relação aos
falsos mestres. É, é é tudo relacionado
ao devorar, é tudo relacionado a esses
afetos baixos, esses desejos de querer
dá, dá, dá, dá, dá, eu quero, eu engulo,
eu engulo, engulo. Por quê? Porque a
igreja ela promove eh uma generosidade
eh sem tamanho, a verdadeira igreja, tá,
gente? É uma generosidade sem tamanho
que faz com que seja um prato cheio para
aqueles que são fals eh falsos mestres.
>> E é por isso que
>> um dos ah um um uma da um dos adjetivos
adjetivos não, né? Mas uma das
aparências do falso mestre é esse ser ah
que ostenta em cima do trabalho dos
outros, tá? ele vai ostentar em cima do
trabalho dos outros, porque ele vai
ganhar tanto, vai receber tanto, que por
sua vez ele vai encontrar em um em um
lugar tão cômodo que a que as suas ah os
seus ensinamentos, a doutrina qual ele
traz, servem única e exclusivamente para
beneficiar a si mesmo e não para
necessariamente levar o evangelho
adiante. Agora, é aquela coisa também,
se eles têm campo, se eles têm espaço, é
porque existe uma membresia
que também acaba acolhendo e entendendo
aquilo como verdade, né? O falso mestre,
o falso profeta. Ah, se a gente traz,
né, o falso pregador e a gente trazendo
até pros dias de hoje, né, eles têm
espaço porque as pessoas estão
despreparadas para entender e absor e e
julgar aquilo que se ouve, né? Por isso
que nas pastorais Paulo tem tanto esse
cuidado de dizer, cara, olha essa ele
fala, acho que é eh no capítulo 4 da
primeira Timóteo ou segunda, agora já
não, é a segunda Timóteo, né? No
capítulo 4. Olha, nos últimos dias
virão, eh, as pessoas juntarão mestres
para si mesmo.
>> É a primeira,
>> é primeira Timóteo 4, né?
>> Consciência cauterizada, proíbe o
casamento, consumo de alimentos, eh,
todas essas coisas.
Não, não, não, não é, não, não é isso
aqui não é, mas primeira Timóteo 4 é é
nessa linha também que, que que é assim,
ó. O espírito diz claramente que nos
últimos tempos alguns abandonará a fé e
seguirão espíritos enganadores e
doutrinas de demônios também. Aqui é é,
ou seja, Paulo tá, cara, isso aqui é
muito forte, né? Isso aqui é muito
forte,
>> né? E só que num primeiro momento isso
parece que é de Deus, mas no fundo é de
demônios, né? Porque de alguma forma
isso deve descentralizar o sacrifício de
Cristo. Deve ser alguma relação
complicada com a lei, né? A gente não
sabe ao certo o que que Paulo tá, qual é
o ensino errado aqui. Infelizmente o
Timóteo sabia, né? Só que Paulo não se
deu conta que a gente já tá lendo essa
carta para Timóteo também. Aí ficou
ficou devendo esse esse plus aí, tá? Mas
provavelmente é uma relação complicada
com a lei de Moisés. alguma coisa que
foi um problema bem bem eh premente,
bem, sabe, eh bem forte, bem presente no
na primeira na igreja ali dos primeiros
eh 30 anos, 60 anos depois de Cristo,
né? Essa relação com a lei sempre foi
muito complicada, tá? Mas não, cara, é
segunda Timóteo, eh,
>> capítulo finalzinho ele também fala
isso, né? Ele fala isso, ó. Ele fala o
seguinte, eh, ô Jesus,
versículo três. Isso, versículo três.
Segunda Timóteo, capítulo 4, versículo
3. Pois chegará o tempo em que não
suportarão a sã doutrina.
>> Uhum.
>> Ao contrário, segundo os seus próprios
desejos, juntarão para si mesmos mestres
que lhe digam que os seus ouvidos
coçando desejam ouvir. O coçando aqui é
justamente essa ideia de, cara, me dá
um, eu preciso de uma parada nova aqui,
sabe? Eu preciso de um ensinamento, tá?
Eh, mestre, que lhe digam o que os seus
ouvidos coçando desejam. Eles se
recusarão a dar ouvidos à verdade,
voltando-se para mitos. Você, porém,
seja moderado em tudo, suporte os
sofrimentos, faça a obra de um
evangelista, cumpra plenamente o seu
ministério, né? Da aqui ele vai se
despedindo e tal. Aliás, segunda Timóteo
é provavelmente a última carta de Paulo,
né? É uma coisa assim, é uma carta, tem
quando você sabe isso, você entende
algumas coisas que ele tá dizendo ali.
Mas voltando pro assunto, cara, como
primeira, segunda, Timóteo e Tito tem
essa preocupação, sabe? Olha,
>> pra igreja, né? Não é só pra gente pode
pensar assim, ah, parece que é para
alguém que é ministro ou para alguém que
tá na obra, não. É pra igreja, pra
igreja poder identificar as marcas de um
verdadeiro ministro. O apóstolo Paulo,
ele já começa a se saudar, ele fala:
"Olha, Paulo, apóstolo, segundo o
decreto de Deus". Ou seja, eu não me
constituí líder, eu fui feito líder. A
Timóteo, meu verdadeiro filho na fé, ou
seja, ele também não é um impostor. A
igreja sabendo quem que são os
verdadeiros pastores e mestres da igreja
e quem que são os falsos. Então isso é é
importante porque quando a gente tá
falando de problemas que nascem de
dentro da igreja é porque não foram
criteriosos suficientes para
reconhecerem isso e acabaram sendo
levados. Inclusive, por exemplo, uma das
discussões que envolve muitas mulheres
nas epístolas de Paulo, parece que as
mulheres estavam sendo enganadas e os
falsos mestres usando muito essa força
das mulheres, que é que é maravilhosa,
que o Senhor Jesus usava suas primeiras
testemunhas e ali também pro falso
ensino, né?
>> Exato. Talvez isso até possa explicar
algumas falas mais duras de Paulo em
relação às mulheres não ensinarem, mas
aprenderem, né? Enfim, a gente não vai
entrar muito nesses detalhes aqui. O
Douglas entra até um pouco nessas
discussões. Ele tem até uma posição eh
em que realmente ele acredita que as
mulheres não possam ensinar com
autoridade. Ele vai nessa linha, né,
dessa teologia que realmente a mulher é
nessa linha mais complementarista.
Exatamente. Tá, mas ainda assim a mulher
pode aprender, o que já é um grande
avanço, né, segundo o Lucas M para
época, né? O complementarismo do MU, ele
não tá tão pautado nesse texto, tá? Eh,
porque ele ainda consegue encaixar o
esse texto, eh, ou pelo menos essa
perícope ou esse trecho das escrituras
eh no contexto de falso ensino, porque
ele está ele reconhece que o apóstolo
Paulo está tratando o problema e não
necessariamente o sujeito por trás do
problema, sabe?
>> Uhum. Uhum. Uhum.
>> É o falso ensino.
>> E olha só como isso é é esse lance das
mulheres e tal, né? E claro que a gente
pode também agora esticar um pouco mais
para toda a membresia, né? Paulo tá
lidando, Paulo tá estrando para é a
igreja em Éfeso, gente. Então tem toda
uma questão cultural também. Eh, se eu
não me engano, acho que é em Éfeso, né?
Templo da deusa Diana, mulheres,
>> é, então, mulheres sacerdotisas e tal,
tem uma série de coisas locais ali que a
gente entende algumas questões. Mas
vamos lá. ela. E, mas eu quero, não
quero focar na questão das mulheres, mas
Paulo aqui tá criticando, né, essas
mulheres que são eh vulneráveis, né, e
carregadas de pecados aos quais se
deixam levar por toda espécie de
desejos. Então tem pecado ali, os falsos
mestres se aproveitam disso.
>> E e ele diz o seguinte, no versículo 7
de segunda Timóteo 3, elas estão sempre
aprendendo, mas jamais conseguem chegar
ao conhecimento da verdade. Cara, ou
seja,
>> veja como que essa isso que você tinha
falado mais cedo sobre o ensino, o
conhecimento, a a o apóstolo Paulo
sempre usa a metáfora do conhecimento
para lidar com a verdade e com a
salvação. Mas veja, ele às vezes a gente
também faz uma leitura muito apressada
do nosso contexto. Imaginem esses falsos
mestres o que que eles estavam ensinando
ali. Olha, você tem que chegar num
determinado conhecimento que só eu
tenho, que só eu posso te dar. Só quem
conhece as genealogias, só quem sabe dos
mitos eh judaicos que pode saber que é
ainda não é o gnosticismo. É errado a
gente colocar o gnosticismo aqui
anacronicamente falando, mas é um
protognosticismo. É, é sempre teve essa
coisa de um hermetismo, de você ter uma
comunidade assim, hermetismo é uma
comunidade fechada, que tem um tipo de
conhecimento que só aquele pessoal tem,
sabe? aquela piada de que diz que não é
seita, fala que não ensina só eles estão
certos, mas se comporta como seita. É
isso que o apóstolo Paulo tá combatendo.
Fala: "Olha, o conhecimento foi
revelado, as mulheres podem aprender eh
tá tá disposto. Agora, se não for esse
ensino, aí é outra coisa que vocês estão
aprendendo, não é o evangelho."
>> Vocês estão vendo aí como o falso mestre
lhe engana, né? Como o falso mestre
chega com essa aparência e piedade, vai
enganando o pessoal. Propaganda
enganosa, velho. E olha, e propaganda
enganosa é uma coisa horrorosa, porque
você acha que é uma coisa e na verdade é
outra. É tipo aquela influencer, né, que
fazia propaganda para uma marca, acabou
o contrato, ela começou a fazer, né,
apareceu, ou seja, o gosto pessoal dela
não era a marca que tava patrocinando
ela, era a da concorrente. Uma coisa eu
digo para vocês, eu uso Insider mesmo
quando eu não faço públ da Insider,
sempre estou retiro de carnaval agora,
né? Fui para retiro, congresso, um monte
de coisa. três estados, quatro igrejas
diferentes. Se você me acompanha no
Instagram, eu tava lá com a minha Tech
Rev, com a minha calça Future Form, eu
tava lá de Insider, meia cueca, viajaram
comigo, usei todo o feriado de carnaval,
tá ali, ó, direto camisetas usando duas,
três vezes a mesma camiseta. Por quê?
Tecnologia antiodor, eu transpiro, né?
Você vai transpirar aquele congresso lá,
aquela coisa. Eu até transpiro, mas
muito menos. E outra, por quê? Porque a
tecnologia que tem no tecido da Insider
lida bem com o suor, ele evapora rápido.
Então, sério, aqui não tem propaganda
enganosa. Eu faço publ da Insider porque
realmente gosto dela, acho ela muito
prática. Galera, olha aqui, tá? Eu vou
sair daqui com a minha camiseta, com a
minha Tech T-shirt, tá? Vou com a minha
future form, eu saio daqui, eu posso ir
pra academia se eu quiser, entende? E tá
de boa, por São roupas que ficam bem no
escritório, ficam bem na academia, ficam
bem na caminhada. É uma peça multiuso,
cara. multiuso. E se você lavar
direitinho a sua Insaida, você tem roupa
para anos, cara. Sério, para mais de 5
anos. Lava direitinho, segue as
instruções da marca e você vai ter
camiseta, é calça. Gente, eu falo muito
aqui pra homem porque eu sou, né? Eu uso
as roupas, mas a minha esposa usa muito
Insider também. E, cara, ela é
apaixonada pela tecnologia, pela
praticidade. Sério, meninas, dei uma
entrada no departamento feminino da
Insider lá, tem muita coisa, tá? Então,
sério, e é a versatilidade vale para as
mulheres também. Insider é tecnologia,
versatilidade, durabilidade, confiança.
E eu digo para vocês, eu falo pros meus
amigos da Insider, gente que convive
comigo. Você acha que se fosse uma coisa
ruim eu ia falar para os meus amigos que
podem me cobrar? Ô mano, né, aquele
almoço lá, velho, olha aqui essa
camiseta já toda larga, toda desbotada,
porque eu falo que a Insider não
desbota, entendeu? Então eu convivo com
meus amigos mais de um ano que já estão
com a Insider. E ó, a gente chega lá e
mano, aí ó, tá preta ainda, hein? Ó, não
tirou a cor, hein? Porque Insider não
tem só preto, né? É minha cor preferida,
mas tem outras cores. Então, sério, ó,
com o meu cupom Bibotalk, você tem 20%
de desconto se for a sua primeira
compra, tá? Se se o CPF não foi usado na
Insider, vai ter 20% de desconto. Se já
foi usado, o desconto é um pouco menor,
tá? E outra, a Insider faz promoção todo
dia. Pode ter pagar mais desconto se
pagar no Pix, se junta com outras
ofertas que estão no site. Sério, o meu
QR code te leva pro site. Tem o meu link
na descrição e no primeiro comentário
fixado. Então não perca tempo, adquira
logo as suas peças da Insider. você não
vai se arrepender. E olha só como que o
Pedro falou faz muito sentido. Por no
mesmo capítulo 3 da segunda carta, lá a
partir do versículo 14, ele começa a
falar para Timóteo: "Cara, tu, porém,
permaneça nas coisas eh eh permaneça nas
coisas que aprendeu e das quais tem
convicção." Ou seja, aprendeu.
>> Uhum.
>> Pois sabe de quem as aprendeu. Então
você vê aqui uma questão sucessória, não
é algo escondido, né? Revelado a poucos.
É algo que é transmitido na comunidade,
né? Porque desde criança você conhece as
escrituras que são capazes de torná-lo
sábio para a salvação. Cara, isso aqui é
muito louco.
>> Ele usa uma, ele usa uma expressão forte
também na segunda carta, na primeira
carta, no segundo capítulo, quando ele
tá falando sobre oração, ele fala para
orar para todos os homens, para que
todos cheguem ao pleno conhecimento. Ele
não usa só gnóstico lá, ele usa
epignósico, que é assim o
reconhecimento, a assimilação, o
discernimento espiritual. Ou seja, todo
mundo pode chegar a isso. Ora por todos
os homens, porque qualquer homem, eu
entendo junto com o MU aqui que ele tá
falando de todo tipo de pessoa, todo
tipo de pessoa pode chegar. Não são só
os eleitos, os os iniciados no mistério,
os iniciados assim no conhecimento
específico. Qualquer ser humano pode
chegar a isso. E é ensino transmitir.
>> Não, não. E com base nisso, o capítulo
um, eh, da primeira carta, lá no
versículo 15, ele fala, né, que esta
afirmação é fiel e digna de toda
aceitação. Cristo Jesus veio ao mundo
para salvar os pecadores, dos quais eu
sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei
misericórdia, para que em mim o pior dos
pecadores, Cristo Jesus, demonstraste
toda a sua grandeza da sua paciência,
usando-me como exemplo para aqueles que
nele haveriam de crer para a vida
eterna. E é é a preocupação pastoral
passa por esse caráter do líder, né? é
por esse caráter de quem foi formado e
chamado segundo o evangelho e que agora
está cuidando de outras pessoas que
também foram e chamadas pelo evangelho,
né?
>> Isso que o que o Luiz tá falando sobre,
por exemplo, o caráter não tá
desvinculado, por exemplo, do ensino. A
gente também não pode ter aquela
concepção de que se eu sei as doutrinas
corretas, eu posso viver de qualquer
forma. O, a heresia aqui de Éfeso, ela é
um pouco diferente da de Gálatas, porque
e de Colossenses, que não é um negócio
muito filosófico, ele é eminentemente
prático. A carta tem muitas questões
práticas porque a falsa compreensão que
eles tinham da lei e da relação delas
com a obra de Cristo os levava a
praticar uma série de iniquidades. É por
isso que tem uma tem um termo no Novo
Testamento que é piedade, que a gente
usa muito, é Zebeia, mas ele é
eminentemente um termo das pastorais.
Ele aparece umas três vezes no Novo
Testamento, nove ele aparece aqui. Ou
seja, eh, e a e a piedade eia não é
aquela coisa assim ser piedoso, né,
bonzinho, falar baixo, é você ter
concordância com aquilo que você prega e
como você vive. Você é o Zebeia e e os
falsos não
>> cocia, né? Aquela questão, a o chamado a
coerência, integridade, né? eh, cristã,
que é a a não são duas partes eh de uma
de uma ação, mas os dois lados da mesma
moeda
constituem o mesmo ser, né?
>> Examente. E aí vem o lance que eu falei,
né, que Tito 211 me ensinou muito sobre
a graça de Deus, porque de fato quando a
gente vem do legalismo e descobre a
graça de Deus, a gente quase tem um
sentimento meio antinomista, cara, não
preciso mais de ler. Ah, quer saber?
Orar, jejuar, ler a Bíblia, eu sou
livre, entendeu? É isso. Cristo me
salvou. Ele me ama do jeito que eu sou
mesmo. E é isso. Eu escorreguei, mas
Cristo me levantou e assim a gente vai
vivendo, tal. Mas aí calma, não é graça,
não é isso, né? Graça não é ticket,
passaporte para uma vida impiedosa. E aí
foi lendo Tito 211 que eu falei: "Epa,
pera aí, rapaz, né? O legalista tá
errado também, mas o libertino também
tá. E foi pra liberdade que Cristo nos
chamou, né? E a liberdade de Cristo, né?
Aí ele diz assim, ó, 2:11 Pois a graça
de Deus se manifestou salvador a todos
os homens. Ela nos instrui a renunciar à
impiedade, aos desejos mundanos e a
viver de maneira sensata, justa e
piedosa nesta era presente, né?
>> Eu gosto muito do
>> Pode falar, pode falar,
>> pode falar.
>> Não é o o Tim Keller, eu acho que ele
entende bem isso aí que o Bib falou de
falar assim: "Olha, não é nem um
legalista e nem um antinomista também. O
evangelho é outra coisa. Ele não é o
meiotermo entre esses negócios, ele é
ele é de outra natureza.
>> Boa, boa. É porque é faz muito sentido
isso, cara. Não é nem colocar na mesma
na mesma sequência, né? Tipo, ou como se
é como se o É muito bom isso, cara,
porque o é como se o legalismo fosse uma
uma visão exagerada do evangelho e uma e
o e o e o libertino e o dinnomismo, uma
outra visão distorcida. Não, cara, não é
nada do evangelho, é outra coisa. É
outra coisa.
Éterascalel.
>> Agora, agora imagina, Bibo, você sem
esse entendimento de Tito, da epístola a
a Tito, eh indo ensinar jovens em uma
igreja, indo eh ter sendo incubido de
plantar uma igreja, sendo incubido de
administrar uma igreja. Ó, o quão seria
danoso você ter a falta dessa
informação, dessa doutrina, dessa, na
verdade, dessa admoestação.
E e ou imagine o quão seria também
ruidoso pra própria igreja você ter uma
administração eh em outro sentido, você
ter incentivado a falar coisas que
fossem contrárias àquilo que você
compreendeu das escrituras. Eh, eh, mais
uma vez, eh, a gente tá falando do
contexto, por mais que sejam eh cartas
pessoais, são as únicas cartas que nós
temos de uma comunicação tete a tete, no
sentido de pessoa a pessoa para eh do
apóstolo Paulo, eh, que foi nos
preservada. Eh, ainda assim isso serve
paraa igreja como um todo. É uma
orientação sim a líderes. É uma
orientação sim a a pessoas que estão
iniciando o ministério ou estão lidando
com contexto eh novo no ministério, mas
também é para igreja. é para igreja,
para que ela possa assimilá-la e falar:
"OK, eh, podemos entender melhor um
pouco que as doutrinas elas não estão
desvinculadas da nossa própria
organização. A nossa organização precisa
partir disso."
>> É tanto que ele vai falar lá em título,
ele fala para um ensinar outra, as
mulheres, as mais velhas ensinar as mais
novas, tem uma uma cadeia,
>> vai usando o plural, vai colocando as
coisas no plural. Vocês, vocês, vocês é
porque era para todo mundo.
>> Exatamente. Pedro, a gente tem uns
minutinhos de gravação aqui ainda. Eh,
não quero que tu perca o teu próximo
compromisso, mas, cara, né, a gente tá
falando de cartas pastorais que tem aí
como, né, talvez um cerne essa ideia de
lutar contra, né, ou preparar a igreja
para identificar e lutar, né, preservar
a casa, proteger a casa de Deus contra
falsos mestres e tal. E a gente vive num
tempo extremamente complicado com muitos
falsos mestres. Eh, eu queria uma, já
que é uma epístola pastoral, eu queria,
a gente queria uma palavra pastoral
agora nesses minutos finais aqui.
>> Boa, obrigado pela oportunidade. Então,
eu claro, as repostas pastorais tratam
sobre muitos temas, mas talvez um
critério
mais evidente na carta toda é a relação
desses líderes com a igreja. Acho que a
gente vive um tempo de muitos falsos
mestres, que as pessoas estão muito
centradas em si mesmo, no seu
ministério, no seu chamado. E a igreja
de Cristo assim, ela passa longe ou a
maneira como eles se referem à igreja. E
o tempo todo o apóstolo Paulo tá
escrevendo a Timóteo, preocupado com
aquele ministro, mas ele tá falando da
igreja. Ele fala: "Olha, esse tipo de
comportamento deles não leva ao amor. O
Luís falou sobre o amor aqui, o amor, a
edificação, a como que isso vai cuidar
da casa de Deus." E ele usa uma
expressão forte, porque muitas vezes,
principalmente a gente que gosta de
teologia, quem tá ouvindo Bíbl te, eh, a
gente gosta da verdade, né? a gente
gosta de ler sobre e tal, mas ele fala:
"A igreja é a coluna e o fundamento da
verdade." Quem sabe de Isso é uma
metáfora da construção civil e que
coluna você não pode mexer, senão cai e
fundamento, se você gasta pouco, a casa
cai também. Então a igreja ela ela é no
que diz respeito à verdade, a esse
anúncio do evangelho, as colunas e o
fundamento. Então nós, a gente perde
muitas vezes de vista, esse é um bom
critério pra gente julgar. os nossos
líderes, se eles são falsos ou
verdadeiros, é, se eles creem na igreja,
eh, a igreja é objeto de fé também. A
gente acha que é só pertencer, só
frequentar. Lá no CRO apostólico fala
que crê no Pai, no Filho e no Espírito
Santo. E ele crê na igreja. A igreja é
alvo da minha fé. Eu não posso desistir
da igreja, eu não posso abandonar a
igreja, não posso bater na noiva de
Cristo, o jeito que eu falo dela, como
eu a sirvo. Então, dentre muitos
critérios que a gente pode utilizar do
comportamento deles, dessas dessa fome
insaciável que o Luiz lembrou, a gente
olhar bem simplesmente como ele lida com
a igreja já é muito significativo.
>> Bom, gente, muito bom. Obrigado, Pedro,
pela tua presença mais uma vez aqui no
BTCh.
>> Eu que agradeço,
>> tá? Estamos junto.
>> Me chamar é só me chamar que eu venho,
né? Não.
>> Ah, aqui, ó. Verdade.
>> Não, sempre vem. É verdade. Isso. Quando
a gente ama a gente, né? Se tá se se
>> é porque é porque fica falando que eu
sou invisível, que não sei o quê. Blá
blá.
>> É o in falar isso é o bíbot. Tá.
>> Não, para mim, para mim tu nunca foi.
Não, não. Era um grupo que eu
participava que o Pedro também tava lá
>> e que lá o pessoal reclamava: "Ô, Pedro,
te chamei e tu não respondeu". Porque
sabe o que acontecia aqui, ó? A galera
mandava mensagem pro Pedro. Aí de
repente o Pedro aparecia lá no grupo
comentando alguma coisa do grupo e a
galera, ô Pedro, aqui tu aparece, né? E
aquela mensagem que eu te mandei semana
passada, aí era o invisible Peter,
entendeu? E era era desse jeito.
Infelizmente era assim.
>> Mas que bom, mas Pedro sempre me
respondeu. Glória a Deus por isso. E e
tendo pauta, a gente volta, galera. O
Pedro Topô tá aqui com a gente para
falar desse livro aqui, uma teologia de
Paulo e suas cartas, tá? Uma teologia
bíblica do Novo Testamento focada no
apóstolo Paulo, tá? Então aqui vai ter
uma introdução às cartas e vai ter um
uma longa sessão sobre a teologia do
apóstolo Paulo. É dividido em três
partes. Esse livro aqui não é um livro
acadêmico, tá bom, galera? Sério, não é
um livro acadêmico. Ainda que em alguns
momentos ele dá um mergulhinho ali,
dialoga com as fontes e tal, mas a Mas
ele fala: "Galera, ó, parei aqui sobre
isso. Vê meu outro livro lá sobre isso
aqui, ó. Aqui outro livro.
>> É só uma aspersãozinha assim em águas
mais profundas.
>> Então é um livro de uso mesmo pra
igreja. É, é um livro que você que é
líder, você que se interessa por
teologia, você que prega, você que eh eh
dá eh grupo pequeno, tá aqui uma boa
teologia do apóstolo Paulo, tá? Tem uma
teologia muito boa, tá? É uma teologia
eh não flerta com nada do liberalismo
para você que às vez é preocupado com
essas coisas, não tem aqui, ó, tudo não
tem espinho aqui, tá bom? Não tem
espinho. Não tem espinho. Só assim, você
pode ler aqui. Claro que, por exemplo,
eu discordo dele em alguns pontos, mas
assim, tipo, é porque eu tenho uma
visão, principalmente nesse lance de
mulheres e tal, a minha visão é mais
igualitarista, mas assim, tu percebe uma
coisa meio que eh sabe, mas ele é bem
favorável às mulheres. É marginal nesse
nesse aspecto e no na forma que ele
trata aqui é marginal. Mas cara,
teologia boa, tá bom? Pode ir. Douglas
Mul, teólogo respeitado. Vai sem medo,
vai sem medo. Ótima obra que a Thomas
Nelson traz para nós aqui. Uma teologia
de Paulo e suas cartas. O link para você
adquirir está aqui na descrição deste
BTC 634 em bibal.com ou aqui no nosso
YouTube. Vamos ficando por aqui, Pedro.
Até a próxima. Chamando. Tu vem, né?
>> Até a próxima, se Deus quiser. Obrigado
pelo convite. Bom te ver, Luís, de novo.
Jun.
>> Opa, coisa boa, Pedro.
Galera, fiquem todos na paz do Senhor
Jesus e até o próximo BTC, se ele quiser
e assim permitir.

Tags: